blog

segunda-feira, agosto 20, 2007

A notícia mais esperada...

Hoje o jornal A Bola faz manchete com a notícia mais esperada pelos benfiquistas, a saída de Fernando Santos do comando técnico do Sport Lisboa e Benfica. É de facto uma fantástica notícia mas eu não acredito. Só acredito quando for oficial, quando vir em conferência de imprensa, Luis Filipe Vieira com o seu ar de salvador, assumir o despedimento e, espero, assumir o falhanço total da sua escolha pessoal e (deixem-me sonhar) pedir desculpas aos benfiquistas. Portanto não vou entrar em euforias por causa desta notícia, tem tanto valor como os 589 jogadores que todos os anos os jornais colocam no Benfica.

Mas, assumindo como verdadeira, não deixa de ser surreal. Tudo o que se passa no departamento de futebol do Benfica á largos anos esta parte é simplesmente surreal...Após uma época onde tinhamos tudo para fazer história e acabamos por fracassar, de forma vulgar e amadora, em toda a linha houve quem defendesse a permanência do incompetente treinador por causa de uma qualquer ideia bacoca de tranquilidade e melhor conhecimento do treinador em relação ao clube/plantel e o mais parvo de todos os argumentos, o termos feito mais pontos que em anos anteriores... O facto de termos um treinador que cometeu erros atrás de erros, de forma simplesmente incompetente, um descrédito total nos benfiquistas, uma falta incrivel de ligação entre jogadores e treinador que culminou numa época de total fracasso não foi suficiente para se perceber, claramente, que o que aconteceu neste inicio de época iria, sem a menor dúvida, acontecer. Era demasiado previsível. Ou seja, por teimosia de Vieira e de alguns benfiquistas, perdemos uma pré época e, tenho profunda convicção disso, perdemos alguns jogadores importantes por causa da manutenção do treinador. Agora é apagar o fogo e desejar que seja verdade a notícia de A Bola.

Mas a culpa não pode ficar no treinador. Quem o foi buscar tem que assumir as culpas, quem transformou um defeso tranquilo num terramoto de proporções catastróficas nas vésperas do inicio da competição tem que assumir as culpas, quem contrata jogadores por atacado sem conhecimento do treinador tem que assumir as culpas, quem diz que ninguem sai excepto se pagarem as clausulas e depois fica admirado que isso aconteça tem que assumir culpas, quem perde os melhores jogadores e depois contrata miúdos e diz que tem o melhor plantel dos últimos 10 anos tem que assumir as culpas. Vieira tem que assumir as culpas e não aparecer com um novo treinador como se fosse ele, Vieira, o salvador da nação benfiquista e que não teve nada a ver com o fracasso total que foi a escolha de Fernando Santos como treinador principal.

24 comentários:

Anónimo disse...

Estou contigo, como digo há muito FS é apenas uma parte do problema, e nã o problema todo, e temo que nenhum treinador irá dar a volta ao caos instalado, mas por mim venga Camacho, se alguém consegue, será ele!

Pedro disse...

O "problema" é q assim não vem o Sargentão
:)

Só espero q tudo se decida rápido, rápido, rápido.

Alexandre disse...

Mais uma vez chego tarde e lá vou eu ter de escrever no post errado.

Relativamente aos jogos dos 3 grandes, vimos o seguinte:

1º No jogo do zbording, era impossivel outro resultado, depois de marcarem um 2º golo que nasceu de uma falta inexistente, de um 3º golo onde o tonel domina a bola com as mãos (!) e depois o defesa ainda empurra a bola pra dentro, ainda houve tempo de deixar passar em claro o penalty mais escandaloso de que há memoria.

2º No jogo do porto, apesar da máfia ja estar em acção (ja aí volto), viu-se um bom jogo de futebol, onde não houve casos e onde o jogo foi resolvido pelo menino do costume.

3º No jogo do Benfica, apesar do penalty que ficou por assinalar, o benfica nao fez nada para merecer a vitoria. Ja falaram nos 2 defesas direitos, ja falaram de tudo, por isso fico-me por aqui.

Voltando ao assunto mais hilariante do fim de semana, no fundo o que me dá mais gozo de ser adepto do FCP é saber que depois do jogo havia gente como os membro s da CD da FPF que estavam com uma azia enorme. O que se passou é o cumulo, podem vir com apitos dourados, mas enquanto houver gente com uma cara de lata como estes gajos, não me falem em isenção.

Vejam lá que eles até ja mandam mais que a FIFA!

João Bizarro disse...

Ainda lá está?

João Bizarro disse...

Alexandre, fala do Manchester City-United ou do Liverpool-Chelsea que foram os unicos jogos que vi este fim de semana.

Anónimo disse...

Pedro, o Sargentão não passa duma hipótese muito vaga, para já.
Alexandre, concordo que o Sporting foi beneficiado, o Benfica roubado apesar de ter jogado mal e não ter merecido ganhar, e o Porto não jogou nada de jeito, mas quando se tem o Quaresma inspirado, não é preciso mais. Eu sou um grande fã dele, apesar de me matar vê-lo de riscas, e sou daqueles que considero que pode ainda ser melhor que o Ronaldo, espero é que alguém num grande clube europeu perceba isso e o leve, para ele provar a minha tese noutro campeonato e na selecção, enquando ele andar por cá espero que ele jogue como o Tarik.
Quanto ao caso Lisandro, acredito que possa haver borrada, até porque percebe-se que há interpretações diferentes, mas vamos a ver as explicações, o CD não iria decidir sem uma fundamentação minimamente decente, penso eu.
Por último, uma nota interessante, uma nova figura ameaça sugir no futebol português, o menino Zequinha:
http://www.abola.pt/nnh/index.asp?op=ver¬icia=126454&tema=1

Nem vou referir a escola dele! :)

Nuno Gamito disse...

Aqui, não há volta a dar, ou vem o Camacho, e depressa, ou então o LFV que espere, em breve, manifs à porta de sua casa de benfiquistas indignados.

E o LFV que não me apareça com um Zé qualquer, é o Camacho, que também faz o papel de director em conjunto, sem problema nenhum. O LFV só tem que pôr o Camacho a comandar o futebol do Benfica se quiser salvar a pele e o próprio Benfica. Pedro, entre o Camacho, já, e supostamente, o Scolari, no final da época, prefiro sem a mínima duvida e desde já, o Camacho. O Scolari disse uma vez, Benfica nunca mais...e eu não gostei de ouvir (ponto final.

Ás vezes tenho a sensação que o LFV até lhe dava jeito que o FS borrasse a pintura toda neste início de época, para mesmo quem viesse depois já não ter capacidade para ganhar seja o que fôr. Muito sinceramente, às vezes dou comigo a imaginar, que daqui por 10 ou 20 anos ainda se vai saber que, afinal, o LFV andou este tempo todo a minar o SLB e a trabalhar para o porco da costa.

Se alguém conseguir ter pesadelos deste calibre ou piores que este, é favor ser solidário com a minha pessoa.

Miséria e pesadelo são exactamente as palavras que mais me ocorrem ao viver o dia-a-dia do SLB. Se isto continuar assim, juro pelos meus filhos que deixo de ver Futebol português à exepção da Selecção Nacional.

Alexandre disse...

pá, do manchester city-united só vi um golo de olhos fechados de um ex-jogador vosso e meia duzia de falhanços do tevez.

Do liverpool chelsea, gostei do golo do torres, e o chelsea está sempre igual, 11 ninjas em campo. Lá se vão safando.

Alexandre disse...

americano, o que se passou foi o que todos puderam ver. O Lisandro foi expulso (quanto a mim mal expulso, mas foi expulso), e a FIFA diz que o jogador tem de cumprir castigo no jogo amigável seguinte. O FC Porto cumpriu.

No dia 3 de Agosto a CD decidiu castigar o jogador em jogos oficiais. Entretanto houve um jogo oficial, a supertaça, mas o porto so foi informado do castigo na vespera do inicio do campeonato.

Ora se não há aqui outras intenções, há pelo menos uma grande falta de seriedade e competência. Para além de passarem por cima da FIFA, ainda demoram 8 dias a comunicar a decisão ao clube!?

Já agora não entendo uma coisa, o bruno alves tb não foi expulso num jogo amigável?

Anónimo disse...

Nuno, o Scolari fechou a porta ao Benfica naquele momento, e devido a certas atitudes de pessoas que já não estão no Benfica, nada o move contra o clube, pelo contrário. Para mim seria um sonho vê-lo no Benfica, mas precisamos duma solução imediata, e o Scolari está muito bem a tratar da Selecção até ao Euro 2008.
Volto é a dizer que mais importante que mudar de treinador é "mudar", ou melhor, arranjar, um director para o futebol! As declarações do Nuno NUNCA aconteceriam no tempo do Veiga, já para não falar na anedótica gestão do plantel.
Mais uma nota, a marca noticia que Miguel de las Cuevas poderá vir do Atlético de Madrid ao abrigo do negócio Simão. A parte boa da notícia é que a maior parte dos comentários que vi são de adeptos que só admitem o empréstimo, já que dizem que é o jovem com mais futuro do plantel, a parte má é que foi operado recentemente. Mas tendo em conta a nossa atracção por lesionados, não me parece que isso impeça o negócio. Eu queria mesmo era o passe do Zé Castro, e não quero o Rochemback, de forma alguma! Um gordo, mau profissional, a ganhar balúrdios, cheira-me a Derlei parte 2. Se bem que com o Camacho acredito que ele corresse e batesse a bolinha baixa, e aí podia ser útil, mas acho que precisamos dum médio rápido nas transições, e isso ele não é.
Vi 2 mins do Liverpool-Chelsea, já na 2ª parte, e vi jogadores correrem mais que os nossos num jogo. No dia que o Benfica jogar com metade daquela intensidade, serei um homem muito feliz.

Pedro disse...

"Pedro, entre o Camacho, já, e supostamente, o Scolari, no final da época"

Pois...é uma decisão dificil..mas custa-me perder novamente a oportunidade de ver o Sargentão no SLB. Não sei explicar pq mas tenho um bom feeling nessa ligação. E Nuno acho q ele não disse "Benfica nunca mais".

Alexandre : Diz-me só uma coisa imagina q eras treinador de futebol. Estavas a jogar contra o fcp e tinhas um livre contra como aquele do segundo golo. Qts jogadores punhas na barreira?
:):)

Em relação à lagartada já vi este filme na época dos 598 penaltys...agora q a pressão está em cima do fcp, e como não convêm q o SLB ganhe, o subalterno da Santa Aliança fica com as migalhas, mesmo q seja às vossas custas como na Supertaça...Mas atenção no lance do penalty do Polga há antes um controlo de bola com o braço por parte do gajo da Briosa...

Anónimo disse...

Alexandre isso não é tão linear, até porque se fosse obviamente os clubes podiam marcar mais jogos na pré-época para limpar castigos. A FIFA RECOMENDA, o que é muito diferente, mas deixa a aplicação do castigo para cada jurisdição local, e depende dos relatórios, se há ou não comunicação da Federação local, e de outros pontos. No caso do Bruno Alves, a Federação Belga (julgo eu) não comunicou nada à FPF, logo não há matéria para procedimento disciplinar.

João Bizarro disse...

Parece que o Santos já era. Pelo menos o Record noticia isso.

Esta também é interessante: "Pepe teve noite para esquecer na sua estreia no Santiago Bernabéu"

jbernardo disse...

E o santolas já foi... Quem será o próximo?

Pedro disse...

Coitado do Pepe...anulam-lhe golos, marcam falta qd mete o braço à bola, é expulso...pois...outro país, outra realidade.
hehehehehehe

Anónimo disse...

O Pepe esteve ao seu nível, o árbitro é que não. Mas será uma estreia para recordar, 5 golos sofrido no seu estádio. No final da época vai poder contabilizar e fazer contas com o amigo Baía a ver quem sofreu mais golos por jogo com a sua presença em campo, mas não vai ser fácil bater a marca do Baía!
Parece que podemos ter Camacho a caminho, o que é fantástico, até porque devido à sua liderança forte, a necessidade urgente dum director para o futebol diminui. E a grande diferença é que enquanto com o FS íamos ter assobiadela do início ao fim na luz este sábado, com Camacho acredito em estádio quase cheio a apoiar a equipa!

Alexandre disse...

Pedro,
1º quem faz a barreira é o guarda redes;
2º o livre era num sitio de onde normalmente se faz um cruzamento e não um remate;
3º a não ser que ele metesse 8 jogadores na barreira, o quaresma metia na mesma a bola no 2º poste;
4º no primeiro golo, mesmo com mais gente na barreira e a bola a 30 metros da baliza, foi golo.

americano, continuo a não perceber o porquê de castigarem o lisandro no 2º jogo oficial da época, principalmente depois de termos visto uma pre-epoca com varias expulsoes nas equipas portuguesas. A seguir a isto vão começar os sumarissimos.

Reparem nas agressoes que vao surgindo, a começar por aquela do ezequias, e vão ver que os sumarissimos vao surgir so no 1º esboço de agressão por parte de um jogador do FCP. Vai uma aposta?

Pedro disse...

O Quaresma faz sempre aquilo. Não precaver o mesmo é, para ser meigo, incompetência...

Sobre a questão do Lisandro. Sei q a FIFA/UEFA decidiu punir os castigos nos jogos amigáveis. Mas acho q não são todos os castigos, apenas casos de agressão como o do Lisandro. E a punição, segundo percebi, passa por cumprir castigo nos jogos oficiais.

Agora pormenores sobre o problema não sei.

Anónimo disse...

Alexandre, o despacho está no site da FPF, tem a ver com a chegada tardia do relatório traduzido, podes achar uma má desculpa, mas se quisessem prejudicar o Porto até era melhor o Lisandro falhar um jogo que dava um título, em vez de falhar o 1º de 30 que a Liga tem.
E é ÓBVIO que o Quaresma ia rematar, mas enfim.

Alexandre disse...

Pois é obvio que ia rematar! Mas contem os livres que ele marcou no ano passado e digam-me quantos é que foram à baliza??? Nem falo nos que entraram (foi so 1)... Ele remata nem que esteja atrás da baliza!

Mas apesar da obvia incompetencia do dani mallo, pois entendo mais incompreensivel o 1º golo, não me vão dizer que não foi um grande golo!!?

Sobre o Lisandro, ha agora um monte de desculpas, mas no fundo parece-me que a FPF, assim como a liga, funciona um bocado na base da bagunça. Quando vejo um juiz adiar uma decisao para ir jogar golfe e ainda dizer que o Quaresma "nunca prestou serviços relevantes ao futebol português", esta do Lisandro até nem é escandalosa, é apenas ridicula.

bomdebola disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre disse...

além de bomdebola inda é bomdeortografia

ispectaculo

bomdebola disse...

Pedro

Reconheço que o pouco tempo que tenho de contacto com este espaço (apenas há cerca de duas semanas o descobri) não dá para chegar aqui e começar a criticar quem quer que seja. Muito menos quem dá o seu melhor, sem qualquer recompensa financeira.

Já deu para perceber que és um valor com créditos firmados neste nosso meio. Talvez por isso, e porque habituei-me a exigir muito dos que já provaram ser bons, lanço-te um pequeno alerta para a necessidade de corrigires algumas breves lacunas ortográficas (acentuação, “á largos anos”…) que retiram brilho aos conteúdos. O post é excelente. Pena que os tais (pequenos) pormenores ofusquem o brilho das tuas ideias.

Um abraço.

MFQ

Pedro disse...

Amigo bomdebola eu é q agradeço as correcções.
Sem problema!!!