blog

quinta-feira, agosto 16, 2007

Opiniões de valor

Ao percorrer os blogues benfiquistas deparamos às vezes com opiniões pertinentes as quais vale a pena partilhar, ainda mais quando essa opinião vai de encontro àquilo que eu penso.

Esta é de um conhecido benfiquista, que opina no excelente blog Tertulia Benfiquista.

"De como isto não promete nada de bom.

Um Benfica em que se contrata jogadores e se vendem outros sem que o treinador seja tido ou achado. Em que se diz num dia "Simão não sai por menos de 25 milhões" e 3 dias depois se vende por 20.
Um Benfica que percebe a valorização e utilidade desportiva de Manuel Fernandes, e não avança logo para a compra da totalidade do passe, requalificando a clausula de rescisão (como fez o FCP com o Lucho), nem que seja para garantir um futuro negócio realmente lucrativo.
Um Benfica que contrata um jogador da 2ª divisão sérvia, para depois o mandar pela porta dos fundos, sem que alguém se justifique.
Um Benfica que compra jogadores para emprestar a terceiros, sem explicações a ninguém, levantando as questões sensíveis: quem tratou dos negócios, quem ficou com as comissões, qual a politica desportiva inerente a estas operações.
Um Benfica que vai buscar um defesa que foi encostado sistematicamente por este mesmo treinador há uns anos noutro clube...
Um Benfica que perdeu o director desportivo (de quem eu nem sou adepto, mas era alguém que estava sempre com a equipa e percebia minimamente do mundo futebol), onde o presidente diz que assume ele o cargo e depois vai de férias e volta na véspera do jogo da Champions, que pode definir toda a época... (diz-se que foi de férias com Camacho para Ibiza...será???)
Um Benfica onde a equipa está sem liderança, o treinador está a ser deixado à sua sorte, a politica de aquisições cheira a La Redoute e o presidente proclama que este ano vai haver disciplina porque ele é que manda (e ninguém pergunta...mas não manda já há uma porrada de anos???)...

Já sei que me vai cair tudo em cima, mas um benfiquista não tem de ser cego e assobiar para o lado quando assiste a tudo isto.
A época não promete nada de bom. A menos que Adu, Cardozo, Bergessio e mesmo os jogadores que nem o treinador conhecia (Diaz, Butt, etc) tenham, afinal, categoria para disfarçar a balbúrdia que para ali vai...juntando-se a Luisão, Petit, Nuno Gomes, Leo, Moreira, Quim e sobretudo Rui Costa, que sabem o que é o Benfica...talvez a coisa se componha.
Mas eu, pela minha parte, digo já: não promete nada de bom. Das aquisições acho que só Fábio Coentrão parece prometedor, além de Cardozo, que me parece um bom jogador.

Mas para quem perdeu Simão e Miccoli, e vai perder Manuel Fernandes...é pouco."

10 comentários:

Anónimo disse...

pela 1ª vez em muitos anos nem me apetece falar sobre o benfica.

Hugo Carvalho disse...

Concordo inteiramente com o post.
Devo dizer que estava com grandes expectativas para esta época. As contratações pareciam boas. Manuel Fernandes, Cardozo, o Bergessio, as boas indicações de Di Maria. Enfim, tudo parecia bem.
A saída de Manuel Fernandes veio deitar tudo por terra. A equipa deixa de ter meio campo e ninguém consegue jogar à bola. Apesar de Cardoso ser um bom atacante, pouco pode fazer quando a bola não lhe chega aos pés. Pelo jogo que vi com o Copenhaga, percebi que estamos em muito maus lençóis. Fernando Santos não tem segundo plano. Não tem ideias e não sabe o que fazer.
A entrada de Adu com 3 treinos apenas é sintomático do desespero que se vive no futebol do Benfica. Não existe ninguém que seja capaz de levar a equipa para a frente e faça chegar a bola aos maravilhosos pés do Paraguaio. Quer dizer, tem o Rui Costa, mas todos os benfiquistas sabem que apesar de ser um jogador extraordinário, não vai aguentar uma época inteira com essas funções. Vai falhar muitos jogos e não tem capacidade física para aguentar um jogo inteiro quanto mais uma época.
Por outro lado, agora já podemos fazer uma análise mais crítica às contratações. E parece-me que o Benfica apostou em jovens, o que é bom, mas que são demasiado jovens para que consigam levar com a equipa ás costas. Ao Benfica falta-lhe um jogador experiente que lave a bola da defesa para o ataque. E não há. E estamos bem tramados, porque não havendo esse homem, o Benfica simplesmente não joga. E o Fernando Santos não tem capacidade para ter ideias novas que sejam soluções à crise de jogo da equipa. Nem Fernando Santos nem Chalana que parece que é pago para estar sentado sossegado no banco dos suplentes.
O luís Filipe não é nada de especial e não constitui, até ver, uma alternativa válida ao Nelson e não há lado direito.
Francamente, não é a três dias do início do campeonato que se percebe que existem deficiências na equipa. Não pode ser. Não podemos entrar no campeonato sem a equipa estar completa.
Estou desolado!

Anónimo disse...

Não querendo ser "chato", vou colar o comentário que fiz no post abaixo, porque vem a propósito do tema:
Infelizmente a época já começou, e muitos dos problemas extra treinador que referi transitam da época passada:
- Indefinição do plantel: o Sporting já tem o plantel praticamente fechado, até o Porto idem, e nós na véspera do 1º jogo oficial perdemos um elemento fundamental do meio campo )com a agravante de ser ele que estava a marcar muitas das bolas paradas), e continuamos à espera de 2/3 reforços!
- Falta dum director desportivo: entre ter o Veiga ou estar assim, digo sem hesitar: que saudades do Veiga!!!
- lesões/plantel curto: começámos com 3 centrais, ao fim de 1 (!!!!) jogo oficial já só temos 1, apesar de da maneira que o Kat está a jogar, acho que até joga melhor a central, mas assim ficamos quase sem jogadores para o losango, enfim. Até o Di Maria chega lesionado, é desesperante. E era pedir muito exigir o Zé Castro no negócio Simão??? A minha esperança é que ele não foi convocado para o jogo da UEFA, ainda vejo uma luz ao fundo do túnel!

Mais uma época, as mesmas preocupações. Claro que também não gosto do treinador, tem um sem número de defeitos, mas com estes problemas todos, acham que podemos exigir-lhe muito??? A quem eu exijo muito é ao Presidente que apoio (apesar de não ter ido votar), por isso resolva estas questões, e aí sim se as coisas correrem mal traga de lá o nosso amigo Camacho, caso contrário o meu voto não terá certamente!

João Bizarro disse...

É o que eu digo, esta época está a ser construída "à patada".

Também já tenho saudades do Veiga.
O presidente anda desvairado, já não diz coisa com coisa. O AD anda-lhe a fazer mal.

Anónimo disse...

"e aí sim se as coisas correrem mal traga de lá o nosso amigo Camacho, caso contrário o meu voto não terá certamente!"

mas o k mais é preciso para as coisas correrem mal?
não chega ficar em 3º?
não chega ser eliminado pelo varzim?
não chega ser eliminado pelo espanhol?
não chega ficar em 3º com os mesmos pontos que o 4º num dos piores grupos da LCE?
com a exibição da terça já era motivo para o despedimento com justa causa do santolas?
eu sei k a maior parte das parvoices que acontece no clube nem são culpa dele mas PORRA!!
o gajo não se queixa porquê? é muito bonito estar caladinho sem levantar ondas e receber o ordenado ao fim do mês mas PORRA não precisamos de um gajo assim! o santolas que reclame, que diga k sem o simão não temos equipa para mais, k falta um defesa central, k não se pode deixar ir embora um titular um dia antes do jogo da época, k o luis filipe não vale nada...
com esta atitude conformista, alem de contagiar a equipa que joga sem garra e ambição (tal e qual o santolas), só se está a enterrar.
que olhe para o mourinho ou para o camacho que não tiveram medo de lutar com a direcção para justificar os fracassos e com isso ganharam respeito e admiração dos adeptos.

Pedro disse...

Tivemos um defeso tão calmo e tranquilo para nas ultimas duas semanas antes da competição comelar deitarmos tudo abaixo...enfim...

zorg disse...

Eu acho que o problema nem sequer são as saídas e as entradas, mas sim a forma descontrolada como as coisas se estão a processar.

Eu acho que quando um jogador quer sair porque vai receber muito mais, é muito complicado mantê-lo no plantel. E creio que foi isto que se passou, tanto no caso do Simão, como no caso do MF. Os jogadores tinham ofertas salariais aliciantes e, naturalmente, queriam sair. E quando assim é, há pouco que se possa fazer.

Agora, o que eu não acho admissível é que no dia antes de um jogo importantíssimo, saia um jogador que foi titular durante toda a pré-época e com quem o treinador obviamente contava (ou não lhe teria dado a responsabilidade de marcar as bolas paradas). Isto é que não pode acontecer e demonstra o desnorte e a desorganização do futebol do Benfica! Agora é procurar um substituto à pressa para tentar colmatar a saída.

E este tem sido um dos grandes problemas da gestão desportiva de LFV: a instabilidade que rodeia o plantel, até ao fecho das inscrições. O sporting, por exemplo, já fechou a banca e Paulo Bento já trabalha com o grupo final há algum tempo. Toda esta instabilidade, nesta fase da festa, é estar a dar avanço aos rivais... e esse avanço pode ser difícil de recuperar mais à frente! Teria sido preferível incluir MF no lote dos transferíveis desde o início - afinal, ele nunca escondeu que queria sair - e ter contratado um substituto atempadamente. Agora é tentar remediar o mal que já foi feito, o melhor que for possível.

João Bizarro disse...

Concordo contigo Zorg.

Gostando-se ou não do treinador ficar sem um jogador essencial a um dia de um jogo importantíssimo é de doidos.

A bandalheira está instalada e vamos iniciar o campeonato sem o plantel estar fechado.

bomdebola disse...

Excelente post do João Bizarro e não menos valiosos os comentários do Zorg, do "americano" e do "hugo".

E assim se constrói um local de passagem obrigatória para os adeptos que vivem o seu clube como é o nosso caso.

Obrigado a todos.

MFQ

Anónimo disse...

Corram já com o LFV, Moura, FSantos e outros andrades infiltrados e verão que tudo entra na normalidade. De outro modo, é mais um ano de sofrimento.Os andrades estão infiltrados até em Roma. Reparem que até o Papa recebeu em audiencia o porco da costa, o azeireiro mor do norte, o RTeles e a carolina.