blog

sexta-feira, agosto 24, 2007

A questão pertinente

No meu posto de trabalho, a ganhar o tostão, recostado na minha cadeira rotativa azul e com o PC à minha frente, cheio de aplicações abertas, com vários documentos importantes para a empresa em construção, há uma pergunta que me assola incessantemente o cérebro:

- O Benfica tem de comprar mais um central?

E se inicialmente a minha resposta era um rotundo sim, porque afinal só há 3 centrais de raiz no plantel, quando mais me debruço sobre o assunto, mais esse sim emagrece e mais rotundo se torna o meu não! Aliás, ao pensar sobre o assunto, de olhos fechados, curvado sobre o teclado e emitindo o doce rugido da meditação profunda, concluí que esta pergunta encerra em si uma das mais perigosas e nefastas falácias que tem sido impingida à família benfiquista nos últimos anos: a suposta falta de qualidade do plantel, que na realidade não passa de um embuste para impedir que se aproveitem os produtos das escolas do Benfica!

Porque a verdade é que o Benfica não tem 3 centrais de raiz, mas sim 4! Para além de Luisão, Zoro e David Luiz, também há Miguel Vítor! E quem é Miguel Vítor? É um produto da formação do SLB! Mas, dizem vocês, tudo bem que é preciso apostar nos jovens, mas o Benfica tem os 3 centrais lesionados e, por isso, precisa de mais um, porque o Miguel Vítor é jovem, inexperiente e não se sabe o que vale. Certo?

Errado!

O Miguel Vítor é o 4º central do plantel! Isso significa que estão 3 à sua frente, na corrida para a titularidade. Ou seja, o seu papel será sempre treinar e aprender com os mais velhos... e estar à altura do que se exige de um jogador do Benfica, caso circunstâncias muito especiais exijam que ele jogue! E se forem procurar ao dicionário a definição de "circunstâncias muito especiais", encontrarão "situação em que os 3 centrais mais experientes do plantel se encontram lesionados, obrigando a que o 4º central seja utilizado".

Isto tudo para dizer que a posição de 4º central é a ideal para lançar um jovem produto das escolas: não há a pressão de ter de jogar sempre de forma consistente, mas há a oportunidade de mostrar valor quando a ocasião surge. E se, quando a ocasião surge, como é o caso, a opção é contratar mais um jogador, então isso é passar uma sentença de óbito ao futuro de um jovem produto das escolas como jogador do Benfica. Foi como 4º central, praticamente sem jogar, que Humberto Coelho se juntou ao plantel do Benfica, com os resultados que se conhecem.

No fundo, o que a dicotomia, contratar mais um central ou utilizar o Miguel Vítor, encerra é assumir-se de uma vez por todas se a aposta nos jovens e na formação é uma estratégia a sério, ou se é apenas mais uma frase feita para se atirar à fronha dos sócios em altura de eleições, para conseguir mais uns votos.

Porque a realidade é esta: não se pode apostar nos jovens e ao mesmo tempo ter jogadores experientes para todas as posições do plantel. É incompatível! Se é para apostar na formação, é preciso haver espaço para que os seus produtos se afirmem e isso só acontece se puderem jogar, mesmo que seja em circunstâncias muito especiais. Vão ver quem é o 4º central do Sporting, que é de facto uma referência no que diz respeito à integração de jovens das escolas na equipa principal, e vejam se dá mais garantias do que o Miguel Vítor.

E atenção, nada sugere que o Miguel Vítor não seja mais do que capaz de dar conta do recado! Ele não é um gajo normal, que trabalha durante o dia e joga à bola com os amigos de vez em quando, como eu ou vocês. É um profissional de futebol, que treina diariamente e não sabe fazer outra coisa na vida a não ser jogar à bola... e a central! E, ainda por cima, é um dos melhores jogadores de uma equipa de júniores que disputou o título do ano passado, ou não teria sido integrado no plantel. Está, por isso mais do que apto a fazer um jogo, ainda por cima em casa e contra uma equipa que acabou de subir.

Como é benfiquistas, apostamos nos nossos putos ou não?

Eu acho que sim, que eles merecem e até somos capazes de ter algumas surpresas bem agradáveis.



19 comentários:

D'Arcy disse...

Além de que se formos buscar mais um central com algum crédito (como por exemplo o Alex Silva), ficamos com demasiados galos para dois poleiros. Temos interesse em sentar o David Luiz? Não me parece. E o central que viria aceitaria de bom grado ficar no banco? Também não me parece. Aliás, já temos o exemplo do que se passou com o Anderson, que para mim só forçou a saída porque percebeu que esta época não passaria de terceira opção.

Anónimo disse...

Com a Santola Fedorenta, o Luisão entrava já, reincida na lesão -como em Paris- e depois ficava mais 2 meses sem jogar. E não foi só ele. Foi tmb o Rui Costa e o "Micle".

Todos lesionados porque o arremedo era (é) um merdas.

zorg disse...

Boas e más notícias, no meu entender: se por um lado o Miguel Vítor vai ser titular, por outro o Camacho diz que precisa de mais um central...

Pedro disse...

Concordo em absoluto. Ou se aposta nos jovens ou não. Ter um puto como quarto central faz parte dessa aposta, da mesma forma que manter o Dabao no plantel e o Romeu tb. São miudos q têm a consciência q não irão jogar tanto pois os outros estão à sua frente, vão trabalhar, vão aprender para qd surgir a oportunidade jogarem, sentirem q têm hipóteses de se mostrar.

Não dar hipoteses aos miudos, numa altura destas, é "matar" a formação.

Até pq, como dizes, podemos ter uma agradável surpresa. Sem ele jogar não sabemos se merece ou não fazer parte do plantel do clube.

Anónimo disse...

Inteiramente de acordo. há que apostar nos novos formados na nossa casa. a ida ao mercado, a ida ao mercado,só em situações extremas e com muito cuidado. temos um viveiro excelente! porque não tiramos partido disso? não há comissões... será o motivo?

Anónimo disse...

E se se fala em centrais e em Miguel Vitor, porque não falar também no Romeu Ribeiro como alternativa válida para o meio-campo?? E de certeza que também se arranjaria outro puto jeitoso nos júniores para jogar nas alas (como quer o Camacho) ou não?
Li em qualquer lado que nesta última convocatória para a selecção dos sub-19 o Benfica era o clube mais representado... isto deve significar alguma coisa ou não?
Ah e não esquecer que foi o próprio Camacho que apostou num miúdio vindo dos júniores chamado... Manuel Fernandes (que voltas dá a vida...), tal como no João Pereira (que agora até é o defesa-direito do Braga...), pelo que estou confiante em relação a uma maior aposta nos jovens.

playmaker disse...

Também concordo em dar opurtunidades aos mais novos e também ia dar precisamente o exemplo do Manuel Fernandes e já agora do David Luiz(este o santos quase foi obrigado a pô-lo a jogar).

playmaker disse...

"oportunidades", claro.

visconde gay disse...

«No meu posto de trabalho, a ganhar o milhão, recostado na minha cadeira rotativa azul e com o PC à minha frente, cheio de aplicações abertas, com vários documentos importantes para a empresa em construção, há uma pergunta que me assola incessantemente o cérebro:

Quem vou comprar a seguir?»

Assim repentinamente fizeste-me lembrar o Abrãomovich...:)

A aposta no futuro tem que ser (sempre) na formação, sob pena de vermos a nossa selecção cheia de decos, pepes, darleis e levezinhos...!

Já sabes quem é a próxima cheerleader do Benfica?

bomdebola disse...

CONVOCADOS para amanhã: Quim, Butt, Nelson, Léo, Luís Filipe, Miguel Vítor, Miguelito, Katsouranis, Petit, Rui Costa, Nuno Assis, Andrés Diaz, Freddy Adu, Romeu Ribeiro, Nuno Gomes, Oscar Cardozo, Fábio Coentrão e Bergessio.


Olho para este lote de convocados e vejo tanta fragilidade física, tanta inexperiência, que não augura nada de bom.

Os anunciados reforços do dia de hoje nada me dizem. Aliás, não acredito que Camacho embarque nestes números.

Prioritária, para mim, seria a contratação do central Alex Silva ou em alternativa do seu colega Miranda. Depois, um médio com arcaboiço para correr os 90 minutos, capaz de fazer os piques e as acelerações que o futebol de hoje exige. Ainda recomendaria um médio/ala direito veloz e com sentido de baliza, mas nada de jogadores franzinos ou daqueles que já falharam na Europa.


Zorg, a questão que levantas sobre dar oportunidade aos mais novos é mais complexa do que aparenta. O Miguel Vítor, o Romeu Ribeiro e outros, ou dão de facto garantias de que são bons e estão aptos a entrar na equipa (e nesse caso não estão à espera de lesões e castigos dos colegas para se afirmarem) ou então será melhor rodarem noutras equipas com menos exigências.

O caso que apontas do Humberto Coelho não tem nada a ver com o Miguel Vítor. Humberto Coelho saltou directamente dos juniores para titularíssimo da selecção nacional aos dezoito anos, e só saiu de lá devido a uma lesão que o obrigou a abandonar prematuramente o futebol.

MFQ

Anónimo disse...

Durante anos não tivemos um avançado esquerdino, mas se acreditarmos na comunicação social, além do Coentrão, o Di Maria, o Cardozo, e o Adu, ainda vamos ter o Cristian Rodriguez, e o Carlos Eduardo, esta gente é quase toda extremos esquerdos, se calhar é a minha mania das conspirações, mas parece que quem está a comprar jogadores para o Benfica é alguém do Bloco de Esquerda!!!...

... disse...

temos o miguel vitor e como 5ª opçao o katsouranis. nao é preciso mais.

mas o camacho ja disse que talvez venha um...

alex silva? era bom.

mas nao me importo de ir buscar um portugues de futuro, pois luisao e david luiz dao muitas garantias como titulares. rolando ou ze castro.

alem disso o alex silva custa uma fortuna.

Anónimo disse...

É por estas e por outras que este país não anda para a frente... No posto de trabalho, a brincar às escritas!!! Os do Norte que trabalhem!!!

Anónimo disse...

Qume anda a brincar às escritas são precisamente os tipos do Norte. (ver o caso dos documentos da PJ forjados, para quem não percebeu a indirecta)

E se no Norte cé que trabalham como é que a região de Lisboa e Setúbal e Algarve são as únicas que contribuem para o PIB? Estes morcões deveriam era andar caladinhos..

Anónimo disse...

Bounsong, Maxi Pereira, Christian Rodriguez, Carlos Eduardo, Nunes, Edcarlos, Nicolae Dica...
Fiz o levantamento e estes são os nomes que vem na imprensa de hoje como possíveis reforços (ou alternativas de reforços) para o Benfica.´
Para além do facto dos nomes dos futuros jogadores aparecerem no jornal já é muito mau, quando estes negócios deviam ser sempre tratadas no maior dos segredos, ainda é pior que os nomes dos jogadores em si não me causarem grande motivação... Os que para mim tem uma qualidade acima da média são os centrais (Boumsong e Nunes), posição para a qual já se viu que não está assim tão deficitária. Os outros ou são totalmente desconhecidos, ou já falharam na Europa ou são para posições que não precisamos deles! Porque não pegar no dinheiro todo que iamos gastar nessa meia dúzia de gatos pingados e comprar um bom extremo direito, alguém que construa jogo e crie oportunidades, alguém que faça esquecer o simão!!!

bomdebola disse...

Com a devida vénia, transcrevo este fantástico post que recolhi no:

http://benfica-fc.com/slbenfica/


“ Excepcionalmente voy a escribir este post en castellano.

Si este blog estay siendo publicado en inglés y en portugués, hoy, más que nunca, se justifica que, por lo tanto, haya un post en castellano.

Es, en cima de todo, un tributo a D. José Antonio Camacho. Hombre, tus ganas son mis ganas y hoy solo quiero ganar. Todo lo que has ganado lo has hecho con el SL Benfica. Yo solo quiero que siga siguiendo así.

Es verdad que es también una manera de no borrar de la memoria las remembranzas de mi niñez cuando yo corría por las calles de Salamanca como tú corrías por el flanco izquierdo de Chamartín. Hoy corrimos en el mismo flanco.

Esto SL Benfica, hispano-hablante, de Camacho, de di Maria, de Oscar Cardozo, de Bergessio, de Andrés Díaz, y, se cree, cada vez más, de los Maxi Pereira, de Cristian Rodriguez o de Borjia Oubiña, no es el Benfica que yo estaba esperando. Pero, si tiene que ser así el Grande Benfica esto es mi Benfica. Si, como tu, tengo ganas de ganar, con o sen tranquilidad.”

tango disse...

Os dois pontos já são nossos

bah, a coisa não podia ir melhor, se a magia empata contra o segundo da liga de honra, à segunda ronda, em casa, quando, à primeira, não foi além disso, fora, contra o primeiro...

ou, assim vistas as coisas, há lá comparação para alguém achar motivo para o despedimento do segundo treinador à imagem do primeiro, nhm?...

por outra, já la vamos com dois pontos em dois jogos, dois a dois, o que mais se queria, maltosa?!

eu sei que há quem não se contente da lógica e talvez peça milagres, à maneira da multiplicação dos pães e dos peixes do evangelho, ter mais pontos do que jogos...

oh, ambição desmedida!...

Anónimo disse...

Ó Starblade, embrulha mais este empate, broeiro!!

Anónimo disse...

Em que é que o empate invalida o que o Starblade disse ?