blog

terça-feira, setembro 18, 2007

AC Milão - SL Benfica : 2-1

Contra equipas deste calibre não se pode errar porque os erros pagam-se caro, e o Benfica pagou bem caro os erros que cometeu.

O Milão é a melhor equipa do mundo, Rui Costa afirmou e eu concordo com ele. Não tem a melhor equipa do mundo no que a jogadores diz respeito, tem do melhor que há mas também tem outros bem medianos, acontece que enquanto equipa colectiva são quase perfeitos. Tudo está muito bem mecanizado e tudo funciona como planeado. E depois com jogadores como Pirlo, Seedorf, Kaká e Inzaghi os erros dos adversários são aproveitados quase sempre bem. Foi isto que hoje aconteceu.

O primeiro golo resulta numa falta, quanto a mim desnecessária, que Pirlo converte em golo aproveitando uma das grandes debilidades de Quim. Mas não foi aqui que o Benfica perdeu o jogo. Foi no segundo golo logo após termos falhado, de forma incrivel, o golo do empate. Miguel Vitor faz um passe errado e a bola sobra para Kaká, com a equipa descompensada, com o melhor jogador do mundo embalado, pouco havia a fazer. A partir daqui viu-se o Milão a fazer o que melhor sabe, jogo de contenção explorando as costas dos adversários e o Benfica a tentar chegar à área do Milão.

Diga-se que gostei do Benfica. Gostei da forma como entramos em campo, sem complexos e podíamos até ter um outro resultado se aquele lance de Cardozo resulta em golo. Estavamos bem, pressionávamos o meio campo do Milão, conseguimos espaço para remates perigosos mas, infelizmente, sem concretizar. E gostei de ver miúdos como Di Maria em pleno San Siro a pegar na bola e ir para cima dos jogadores Campeões Europeus ou ver Miguel Vítor a marcar sem medo um ponta de lança como Inzaghi. Foi um resultado esperado que não envergonha ninguem e, assumo, que com a equipa do Benfica livre de lesões, jogamos olhos nos olhos com o Campeão Europeu sem qualquer problema. Gostei da atitude, gostei da postura, gostei da entrega. Podia ser pior se o Milão aproveita-se mais as oportunidades de golo que teve mas também o Benfica podia ter tido um bocadito mais de sorte nos lances que usufrui-o.

Camacho podia ter sido mais ousado nas substituições mantendo o Cardozo em campo tirando por exemplo Edcarlos e recuando Katsoranis para o centro da defesa porque senti que a defesa do Milão era permeável e podíamos aproveitar isso. Camacho optou por trocar os avançados e penso que ficamos a perder pois Nuno Gomes não teve o poder de choque que Cardozo tinha ao travar a luta com Nesta e companhia.

Marcámos no final e acho que merecíamos. É uma derrota que não tem razões para beliscar o crescimento que a equipa vem demonstrando desde que Camacho chegou ao clube, saímos de Itália de cabeça erguida. Vamos tirar ilações deste jogo, procurar emendar os erros e com esta atitude, com esta garra ir ganhar os próximos 5 jogos da Champions que faltam.

Os bravos nas bancadas fizeram-se ouvir e bem. Sempre presentes.

47 comentários:

Anónimo disse...

Pois...a equipa foi ingenua..mas já se esperava...é uma equipa com muitos "putos" e pouco rotinadoa ainda na equipa...da equipa do ano passado jogaram 4 jogadores...4!!! Enquanto que no Milan não é preciso dizer nada...jogam juntos há muito tempo e até já jogam de olhos fechados...de qualquer forma estou orgulhoso da equipa...gostei muito das exibições de Quim (apesar do 1º golo) do Di Maria e do Rodriguez...mas todos batalharam e deram o melhor de si...eu acredito nesta equipa e no apuramento.

Mr. M disse...

Pedro, reparaste como o estádio estava cheio de adeptos do Benfica ? Até houve alta ovação ao Rui Costa, era tudo filme dos jornalistas portugueses a dizer que ele ia ser homeageado!

P.S. Notar o tom irónico

Anónimo disse...

Com David Luiz, Luisão e Nelson não teríamos tantos sobressaltos na defesa.

Agora o que acho incrível é que o Nuno Gomes marca um golo em Milão e ainda tem que levar com isto:

"penso que ficamos a perder pois Nuno Gomes não teve o poder de choque que Cardozo tinha ao travar a luta com Nesta e companhia."

Ao Nesta e companhia interessava um jogador que lutasse com eles. O que não lhes interessava era um jogador que fugisse deles. O Nuno devia era ter substituído o Cardozo muito mais cedo.

Em 6 jogos pelo Benfica o Cardozo marcou um golo (+ um penalti) e mesmo assim foi preciso o guarda-redes contrário passar-lhe a bola. Não digo que devamos assobiá-lo ou algo do género mas não percebo tanto elogio. Pode ser que se faça bom jogador mas ainda não mostrou nada. Com um pontapé daqueles bastava-lhe um pouco de mobilidade.

Unknown disse...

Resumindo... foi um resultado que não envergonhou, e que afinal, podia ter sido bem pior (apesar de que podiamos ter marcado mais golos também). Com uma equipa em pleno... podemos fazer muito mais (mas não esqueçamos que o Milan também tem alguns jogadores lesionados). Daqui a uns meses, quando os recebermos na Catedral talvez a história se escreva de forma diferente.
Para o Jorge... que tanto mal disse do Cardozo... é preciso alguma paciência.. deixar o jogador adaptar-se ao futebol europeu, e deixar a equipa estabilizar e habituar-se ao Cardozo... E aí é que se verá... Eu cá acho que daqui a 1 mês a sua opinião já será diferente!

Anónimo disse...

se já na máxima força era difícil...com uma equipa remendada mais difícil seria.

equipas italianas=quem não mata, morre! falahnço surreal do cardozo, 2 min dps golo do milan...

quando é que o rui costa vai deixar o cardozo marcar livres? já chega!

agora dois jogos em casa contra os dimitris e os o'briens temos de ganhar ambos!

Anónimo disse...

bom resultado. podiamos ter levado 5.
mto melhor o resultado que a exibição. Aquele meio campo sem o Petit perde a força toda.
O Edcarlos...enfim.

GR1904 disse...

O Benfica não jogou bem, longe disso. E, em mha opiniao, teve até mta sorte na forma como o ACMilan nao converteu em golos muitas das oportunidades de golo que criou. Dava mesmo para sair dali goleado. Mas isso não me chocava. Tivemos uma dupla de centrais que em condiçoes normais nunca jogariam juntos (para nao dizer que praticamente nunca iriam estar no banco). Tivemos a lesão do Petit. Mas acima de tudo tivemos apenas 4 jogadores que vêm do ano passado e os que entraram são novos, não só de idade, mas ptincipalente nestas andanças europeias. E estamos a falar da Champions...

Em relação as criticas ao Cardozo, o golo que ele falha não é escandaloso. Se repararem bem ele estica-se ao limite para chegar à bola que ia numa trajectoria extremamente dificil e ainda consegue mandá-la ao poste. Ao contrario da maioria das opinioes, eu acho que neste caso o Cardozo ainda teve arte para lá chegar e mandar ao poste.

Para terminar, uma critica ao Camacho. Ele saberá melhor do que nós pq quis recuperar o Anyba (Gilles) ao E.Amadora. Depois do que lhe vi jogar nos minutos que ele teve em campo, não percebi pq razao o Camacho não o põs a jogar desde o início. É que assim, acabou por fazer duas alterações na estrutura da equipa que até vinha a portar-se bem face às condicionantes das lesões: tirou o Katsouranis da defesa e "puxou" o Maxi Pereira para o miolo do campo. Com o Gilles, apenas mudava uma pedra da equipa devido à saida do Petit. Tenho mesmo esperança neste Gilles.

Alguém sabe explicar de onde ele veio/quando é que foi contratado?

Anónimo disse...

Com tantas ausências não estava muito confiante, portanto o resultado não é surpresa.

Sou um defensor de Camacho, pela atitude positiva que transmite aos seus jogadores, e pela forma aparentemente simples que mete a equipa a jogar, mas hoje creio que cometeu um erro, tentou adaptar jogadores a posições as quais, os jogadores não estão rodados, falo do Maxi, correu muito, mas o resultado das correrias soube a pouco. Mais frustado fiquei, quando o Binya entrou, nunca o tinha visto jogar, mas pela amostra temos jogador, forte, agressivo, bom posicionamento, não é necessário correr muito para estar no sitio certo, e além disso seguro no passe curto, com um jogador destes no banco, porquê recorrer a adaptções?
O Di Maria mais uma vez, teve abaixo do nivel que já demonstrou poder fazer, os jogos onde esteve bem, jogou sempre a extremo esquerdo, tanto no meio, como contra a Naval, e hoje na direita, contra o AC Milão, esteve mais apagado, creio que o Cebola poderá fazer melhor a direita, do que o Di Maria.
O Luis Filipe foi o pior jogador, raramente acertou a marcação, e ainda mais raramente acertou um passe, apesar de tudo, creio que o Nelson é uma melhor opção.
O Quim não pode falhar, bolas como no primeiro golo, depois esteve bem, mas o mal estava feito.
Os centrais apesar de tudo estiveram regulares, com o EdCarlos a melhorar em relação, ao jogo da Naval, e o puto, a dar muitas vezes o corpo ao manifesto.
Do Katso esperava-se mais, apesar de achar que o Katso para jogar bem no meio-campo precisa de um trinco, a jogar atrás dele, com o Katso a fazer o Box-to-Box. Com o Maxi, e o Katso com medo de subir, a equipa perdeu apoio no ataque, mas na defesa, não melhorou, principalmente devido ao mau posicionamento dos dois médios, que criou muitas dificuldades aos centrais.
O Rui, e o Cebola, estiveram muito bem, enquanto tiveram pernas.
O Cardozo necessita de mais confiança no remate, e por favor, alguém tem que dizer ao Rui Costa que o Cardozo é o melhor marcador de livres directos do Benfica, deixem o rapaz marcar os livres directos!!!

O arbitro como eu já imaginava, foi ainda pior que o Luis Filipe, muito caseiro a começar, inclusive a marcar faltas ao contrario, sempre contra o Benfica, recordo um atropelamento do Cebola junto à area do Milão, que deu em falta contra o Benfica. Curiosamente no primeiro golo, esteve mal, porque poderia ter dado a lei da vantagem, já que após a falta do Katso a bola ficou com o Milão. Os cartões ao Cardozo, e ao Inzaghi foram ridiculos...

Anónimo disse...

O Binya, como ele gosta de ser chamado, é dos Camarões, mas jogava na Argélia, e era treinado pelo Eurico Gomes, além de trinco, já jogou a libero, num sistema de 3 centrais...

Anónimo disse...

Eu não disse mal, disse é que ainda é cedo para elogios e sobretudo para o contrapor ao Nuno Gomes.

O Cardozo veio por um valor que me levou a pensar que era chegar e marcar (tipo Miccoli). Já se viu que não e que vai levar muito tempo. O homem não sabe fugir aos defesas. Para a CL ainda não serve.

Contrariamente ao resto dos adeptos não lhe vejo qualidades (acho que é um cepo) mas ainda tenho esperança de estar enganado.

Pedro disse...

O golo do NG não altera em nada a questão de termos perdido capacidade ofensiva com a saída do Cardozo. E tb me irritou essa do Rui Costa não deixar o Cardozo marcar o livre...já é a segunda vez. Bolas!!

A arbitragem é uma arbitragem típica da Champions qd jogamos com equipas destas. Parecia a arbitragem do SLB-Barça...tudo era marcado a favor do Milão.

Anónimo disse...

"O golo do NG não altera em nada a questão de termos perdido capacidade ofensiva com a saída do Cardozo."

A capacidade ofensiva tinhamo-lo perdido a partir dos 35 minutos quando o Milão passou a jogar de forma mais contida. Os gajos estavam a deslumbrar-se e a criar muitas ocasiões mas abriam imensos buracos na defesa. Aquilo foi um reposicionamento táctico e aconteceu antes da entrada do Nuno Gomes. Entre os 35 minutos e a entrada do Nuno Gomes só me lembro de um remate nosso, por cima (sem contar com um outro de livre, ao lado).

Se o Rui marca os livres é porque nos treinos se mostra melhor que o Cardozo.

Anónimo disse...

Estar para aqui com merdas, que foi o árbitro, que foi o Cardozo, que foi o Quim, é redutor. O Milan é uma grande equipa e o Benfica hoje podia ter saído goleado.

dezazucr disse...

Pedro, acho quase "criminoso" não falares na tua crónica do Christian Rodriguez, que foi claramente o melhor jogador do Benfica, isto apesar de ter baixado um pouco o ritmo na 2ª parte.

Luis Filipe está claramente a mais nesta equipa. Volta Nélson, estás perdoado.

dezazucr disse...

Não se esqueçam, faltam-nos "só" o Petit, o Luisão, o David Luiz e o Nélson (será que ainda há alguém que acredite que o lugar de lateral direito é do Luis Filipe?).

Além disso era o Milan, logo, nunca sería fácil.

Não crucifico EdCarlos nem o MVictor, pois ainda são miúdos, logo macios, o Ed se não me engano tem 20 anos e não veio para ser titular e o puto só tem 18. Com o tempo poderão tornar-se bons centrais, ainda não o são.

Também fiquei com água no bico pelo Bynia (chamemos o homem como ele gosta). Pareceu-me bom jogador.

Anónimo disse...

"Milan Milan solo con te

Milan Milan sempre per te

Camminiamo noi accanto ai nostri eroi

sopra un campo verde, sotto un cielo blu

Conquistate voi una stella in più

a brillar per noi

e insieme cantiamo

Milan Milan solo con te

Milan Milan sempre per te

Con il Milan nel cuore

nel profondo dell' anima

un vero amico sei

e insieme cantiamo"


ps: levaram na bolha!

PiKiNiKi disse...

Epá digam antes que o Quim aparou dois golos se não tinha sido a Goleada...A sorte doi o Milão a certa altura ter tirado o pé do acelarador.Acho fazer melhor ...seria quase impossivel.

Alexandre disse...

Estou revoltado, mas primeiro vou falar do vosso benfica.

Como disseram já quase todos, o benfica fez o que pôde, com uma equipa remendada pouco havia a fazer, a diferença entre o benfica e o milan era enorme. Mas o apuramento vai se conseguir nos jogos mais acessíveis, nesses é que não podem desperdiçar pontos. Depois do que vi ontem, o celtic é totalmente acessível e o shaktar pode ser perigoso em casa, mas na luz nem um ponto consegue. Não vamos já desanimar na 1ª jornada.

Agora a revolta. Estou revoltado com o resultado de merda do meu porto. Nunca pensei ver um liverpool completamente dominado durante 90 minutos. É inadmissível fazer uma exibição destas e não ganhar. Faz-me lembrar o porto-chelsea da ultima época. Mas por outro lado, é bom ver o porto neste patamar numa competição onde ninguem tem desculpas esfarrapadas para não ganhar.

Pedro disse...

Deza o Rodriguez jogou muito bem e acho q tem tudo para vingar no nosso clube mas da mesma forma q não casquei em um ou outro jogador q merecia, preferi falar no geral e no facto de, apesar do resultado, apesar de poder ter sido bem pior, ter gostado da equipa, gostei da atitude, da garra. Houve erros, quer dos jogadores quer do treinador. Mas gostei. Perder 2-0 ou 2-1 com o Milão, com as adversidades com q a nossa equipa passa, tendo a postura em campo q tivemos não envergonha ninguem.

Mas como Camacho diz, nos próximos jogos a tolerância será menor pois aí não podemos cometer os mesmos erros e temos q ser mais fortes e mais ambiciosos e, principalmente, conseguir resultados positivos.

Pikiniki é verdade q o Quim safou mas tb é verdade q o Benfica podia ter marcado, perfeitamente, mais um ou outro golo. E se calhar o SLB terá algum mérito de muitas bolas terem ido parar aos piores jogadores do Milão na fase final dos seus ataques
:)

rsa disse...

Ontem não deu para mais o Milan é muito forte, já estava á espera, estava ansioso para ver como seria a reacção do Benfica e não posso dizer que não gostei.

Temos muitas baixas desde logo os centrais e o PETIT ui Jesus que falta fez ontem
São baixas importantes a alteração do Katsouranis para o meio campo se a eu percebo ainda perturbou mais a arrumação da equipa.

A defesa tremeu por todo o lado o meio campo não conseguiu estancar o jogo ofensivo nem depois servir o nosso maestro.
Cardoso deixa-me intrigado parece-me um bom jogador mas depois falha lances que nos dissemos que são imperdoáveis aquela bola ao poste se fosse o Nuno Gomes os nomes que eu lhe chamaria.

Enfim a nossa luta é com os ucranianos pelo segundo lugar e com o Celtic pelo terceiro, este era o jogo menos importante.

Destes jogos com Camacho “ Salir a ganar” verifica-se uma mudança de atitude mais garra (os uruguaios são bons nisso) mas temos um plantel como previa desequilibrado não há ninguém para o lugar do PETIT e temos alguns jogadores jovens como Di Maria que é preciso deixar crescer dar tempo para ser mais eficaz .

Uma nota final parece-me que deste jogo o Luís Felipe vai sair com pouco espaço de manobra, mas a culpa não é dele mas sim de quem foi buscá-lo.

Agora há que apontar baterias ao Braga e salir a ganar

Anónimo disse...

Positivo:
- Rodriguez foi o que teve menos "medo" do Milão
- O golo do Nuno Gomes, já que às vezes até no goal-average se decide a passagem
- Indicações de Gilles, gostei mais do que vi dele em 20 minutos do que do Pereira até agora
- Exibição e homenagem ao Maestro, justa e inesquecível

Negativo:
- Erro de Quim no 1º golo, se bem que depois foi dos nossos melhores
- Falhanço do Cardozo, simplesmente inacreditável, quando percebi que o Dida não chegava à bola, já estava a gritar golo
- Erros no 2º golo: primeiro Miguel Vitor falha um passe a um metro, depois Pereira teve um momento em que tinha de partir para cima do Káká, fazendo falta, apanhando amarelo, mas NUNCA deixando seguir, era óbvio o que ia acontecer
- passes do Luís Filipe
- Maxi Pereira: já formei o meu ódio de estimação, porque ontem percebi a polivalência dele, joga tão mal ao meio como ao centro. Esforcei-me para contar, e duvido que tenha feito mais de 2 recuperações de bola no jogo todo. Eu dizia que 1 milhão de euros pelo Ruben Amorim era muito, por isso nem vou comentar os 3 milhões por ele.

E infelizmente do que vi do resumo do Shaktar, as coisas vão ser muito complicadas neste grupo...

Nuno Gamito disse...

Vamos ver por quantos perdem os outros que lá têm de ir.

No geral, estivemos bem, um pouco infelizes como sofremos os golos e não marcamos o empate mas isso é futebol, e não estávamos a jogar com uma equipa qualquer.

Desfalcados da zona central defensiva , sem Petit, Luisão e André Luiz, acho que fomos dignos e estivemos à altura da camisola.

Homenagem mais que justa ao nosso 'maestro'. Palmas para Rui Costa.

Hugo Carvalho disse...

É um bocado ingrato fazer um comentário sobre este jogo. A verdade é que a equipa do Benfica jogou sem os seus principais jogadores na defesa e a partir daí pouca coisa havia a fazer. Todos nós, pelo menos os mais racionais, sabíamos que havia 99% de possibilidades de perdermos o jogo em Milão.
O jogo acabou por confirmar o que temíamos. Face a uma defesa inexperiente, a linha avançada dos italianos fazia o que queriam e o resultado acaba por ser lisonjeiro. Mal vi o EdCarlos e o Miguel Victor a serem sistematicamente batidos, temi o pior, mas graças a todos os santos, a noite foi de fraca inspiração para os milaneses no remate final. Já agora o Luís Filipe andava aonde? Cada vez que a bola ia para o lado direito não havia Luís Filipe. Esta defesa serve para os gastos domésticos, mas de pouco vale com equipas de carisma europeu.
O resultado dificilmente podia ser outro, mas seria interessante ver como as coisas podiam correr se o Cardozo marcasse aquele golo que até eu marcava. Fiquei muito desiludido com os dois falhanços do peruano. Cardozo já começa a estar na hora de aparecer definitivamente e a verdade, e por muito que doa a todos nós, anda a falhar muito, inclusivamente golos feitos.
A nota positiva para mim, foi a atitude do Benfica de ir para lá ganhar o jogo. Não jogar para o empate. Mas também, ao sofrer um golo aos 7 minutos outra coisa não seria de esperar.
Outra nota positiva foi o novo golo de Nuno Gomes, o que me veio a animar. O Homem voltou?

Pedro disse...

"O Homem voltou"

Quem dera.

Eu vou dar tempo ao Cardozo. E ao Di Maria. E ao Rodrigues.

São jogadores q se vê ao longe q têm futebol. Por isso merecem tolerância...mas é sempre complicado q se vê a falhar um golo daqueles apesar de não ser tão fácil como à primeira vista pode parecer.

Anónimo disse...

Maxi Pereira custou 3M?

Acho que não.

Emprestado penso eu de que.

Alquem sabe se estou errado?

estrangeiro.

Anónimo disse...

Pedro, eu também dou tempo a todos, e acho que Cardozo tem muito potencial, apesar de as exibições me terem desiludido até agora, o Di Maria tem futebol que nunca mais acaba, só precisa de crescer (tal como o Adu, apesar de este ter que o fazer no Seixal), e o Rodriguez tem me surpreendido e muito pela positiva, acredito que pode ser o reforço com mais impacto imediato. E mesmo em relação ao Pereira espero estar completamente enganado, mas não mostra qualidade para justificar os 3 milhões (sim, foi este o valor noticiado pela imprensa). É limitado tecnicamente, ontem a jogar a trinco quase não fez recuperações, é muito esforçado mas isso também o Beto era. Na minha opinião é claramente o elo mais fraco da possível equipa titular de Camacho.

Nuno Gamito disse...

Não percebo porque criticam o Cardozo e julgam que o lance era assim tão fácil.

Vejam melhor o lance e vejam como o Cardozo chegou um pouco atrasado à bola não lhe permitindo meter a cabeça de modo a que a bola voltasse para trás, infelizmente, bateu no poste.

Acham mesmo que se fosse assim tão simples e fácil, ele falhava!? Pensem um pouco antes de criticar o rapaz, muito menos afirmar sem espinhas que qualquer um de nós marcava esse golo.

Como dizia o orelhas, a ingratidão é dos piores sentimentos que se pode ter na vida.

Hugo Carvalho disse...

Oh Nuno, tu não sei, mas eu garanto-te que marcava aquilo.

Bruno Pinto disse...

O Benfica teve sorte em não ter sofrido uma goleada das antigas.

João Bizarro disse...

Com o desfalque com que iamos o resultado foi normal.

Com Luisão, David Luis, Petit... acho que teria sido diferente.

Estive ausente uns tempos por isso esclareçam-me: onde anda o Freddy Adu?

Justa e merecida homenagem ao Rui Costa.

Anónimo disse...

João, o Adu está onde estava quando te ausentaste, a treinar no Seixal, sempre fora dos convocados. Parece-me um erro enorme, mas o Camacho lá saberá...

Anónimo disse...

Enfim, eu não gosto do Cardozo mas reparem bem nos falhanços do Inzaghi. Somos demasiado exigentes com os nossos pontas de lança. Quando não se enviam centros em quantidade e qualidade suficiente não podemos exigir fartura de golos dos avançados.

O Adu só deve serlançado quando o Camacho estiver satisfeito com a equipa. Até lá é melhor guardá-lo, não queremos queimar um jogador que apesar de tudo foi caro. O Camacho lançou o Luisão quando foi preciso, apostou no Manuel Victor em Milão, meteu o Gilles a jogar. Ele nestas coisas não é medricas.

Anónimo disse...

Jorge, isso é conversa, o Di Maria já foi lançado, já marca as bolas paradas, e é 1 ano mais velho que o Adu, e também nunca tinha jogado na Europa. E não tem a ver com ser medricas, ou corajoso, ou "queimar" jogadores, tem a ver com opções. Se o Adu estivesse no banco com a Naval teria sido uma óptima oportunidade para lhe dar meia hora, o jogo estava ganho, o público bem disposto e completamente tolerante, e havia muito espaço para jogar, ou seja, todas as condições ideais para ele brilhar.
E exigir que o nosso ponta de lança marque um golo de cabeça de baliza aberta não me parece ser muito exigente, a menos que só se possa exigir ao Nuno Gomes, e aos outros todos não. Já disse aqui que confio no valor do Cardozo, mas ontem jogou pessimamente, não deu fluidez ao jogo da equipa, fez muitas faltas atacantes, e teve 2 oportunidades que não aproveitou. O Inzaghi falhou algumas, mas lutou muito mais que o Cardozo e matou o jogo.

zorg disse...

Não acho justo comparar a prestação do Cardozo com a do inzaghi. O Cardozo passou a maior parte do jogo sozinho entre 3 defesas, com o resto da equipa completamente na retranca.

Nessas condições é difícil fazer muito mais do que o que fez, ou seja, disputar as bolas com os defesas e tentar segurar o que der para segurar. A sua missão ali foi essencialmente fixar e dar trabalho aos centrais do milão. Uma missão ingrata e de sacrifício.

Já o Inzaghi foi o ponta de lança de uma equipa que controlou o jogo praticamente do início ao fim. Não teve como missão dar luta sozinho à defesa do Benfica. Antes, teve liberdade para deambular e procurar espaços, porque o Milão atacou quase sempre de forma apoiada. Marcou um golo, é verdade, mas dispôs de - e desperdiçou - muito mais oportunidades para o fazer, do que o Cardozo.

É verdade que o Cardozo ontem podia ter marcado um golo, mas falhar é normal num avançado. Não conheço nenhum que não falhe. E o problema do Benfica ontem não foi o lance de golo falhado, foi o recuo do meio campo defensivo, que encostou praticamente aos centrais com medo do kaká e partiu a equipa em 2. Para além disso, a equipa também estava muito nervosa e amedrontada perante o milão, o que até se compreende dada a inexperiência da maioria dos jogadores que entraram ontem em campo.

Era possível, com as condicionantes que existem hoje devido às lesões, fazer melhor do que perder 2-1 em milão? Talvez fosse, mas não era, de certeza uma tarefa fácil!

Jogámos desfalcadíssimos, contra um campeão europeu na máxima força e no seu estádio. Para conseguir melhor, parece-me que necessitávamos quase de um milagre.

zorg disse...

#americano

Em relação ao Adu, há que ter paciência. Se o Camacho não o convoca, é porque acha que ele não está preparado. O Anderson também passou um ano na equipa B do porto, a jogar só de vez em quando nos As, antes de pegar de estaca no 11 titular.

E o facto do Di Maria jogar, não quer dizer nada, porque é mais velho mais de um ano - e nesta idade isso faz toda a diferença - e tem outro tipo de características.

Se o Adu é mesmo bom, como tu dizes (e eu acredito), não tenho dúvidas que vai ter a sua oportunidade com o Camacho. Se há coisa que ele já demonstrou é que não tem medo de apostar em miúdos.

zorg disse...

#hugo

>Oh Nuno, tu não sei, mas eu garanto-te que marcava aquilo
-
Eu já tive o prazer de jogar à bola contigo e posso garantir-te que não marcavas aquilo! Para poderes marcar aquilo tinhas de te deslocar, pelo menos, desde o meio campo até à pequena área do Milão e quem já te viu em acção num campo da bola sabe tão bem como eu que isso é uma distância muito superior ao que tu consegues fazer, sem desmaiar. :)

Anónimo disse...

Zorg, completamente errado, o Anderson chegou no mercado de Janeiro, e esteve pouco tempo ausente das convocatórias. Foi integrando a equipa aos poucos, e na final da taça frente ao setúbal, menos de meio ano depois de ter chegado, já foi titular. No início da época seguinte passou a indiscutível e patrão do meio campo, até à lesão no jogo com o Benfica.
E volto a repetir que não tem nada a ver com medo, tem a ver com opções, e por muito bom que o Camacho seja, as dele não são infalíveis, evidentemente.
Dizes que tem "outras carecterísitcas", mas digo-te que pelo contrário, têm muitas semelhanças. As pequenas diferenças levam a que o Di Maria tenha mais tendência natural para jogar a extremo em relação ao Adu, mas no jogo da Naval o Di Maria jogou excatamente na posição onde o Adu gosta. E se o Coentrão fez uns minutos porque não o Adu que é muito melhor jogador? Daí eu dizer que são opções, apenas, não é pela maior maturidade de Coentrão que ele jogou.

zorg disse...

>Zorg, completamente errado, o Anderson chegou no mercado de Janeiro, e esteve pouco tempo ausente das convocatórias.
-
Tens razão. Chegou em Dezembro e estreou-se em Março, entrando na segunda parte.

>E volto a repetir que não tem nada a ver com medo, tem a ver com opções, e por muito bom que o Camacho seja, as dele não são infalíveis, evidentemente.
-
Claro que tem a ver com opções e claro que as do Camacho não são infalíveis. É óbvio que é uma opção do Camacho não convocar o Adu nesta altura e há de ter as suas razões para isso. O que eu estou a querer dizer é que não é por o Camacho ter medo de apostar nos miúdos, que o Adu não é convocado. Partindo do princípio que o Adu é mesmo bom e as razões têm a ver com adaptação a um futebol diferente e coisas do género - o que, repito, eu não contesto - é só uma questão de tempo até o Adu ser lançado.

>E se o Coentrão fez uns minutos porque não o Adu que é muito melhor jogador?
-
Isso terás de perguntar ao Camacho. Mas eu creio que tem a ver com adaptação ao nosso futebol e ao nosso país. O Di Maria e o Coentrão estão mais habituados a um ritmo de jogo forte. O próprio Adu diz que aqui tem de pensar e reagir mais depressa, porque o jogo é muito mais rápido e há muito mais pressão. Para além disso, creio que é mais fácil a um sul americano adaptar-se a Portugal, por causa da língua, cultura, etc.

Mas é como te digo: se o Adu é tão bom como se diz, mais cedo ou mais tarde vai ter a sua oportunidade. Só tem de continuar a ter a atitude que tem tido até aqui: humildade, disponibilidade para trabalhar e paciência.

Anónimo disse...

"Isso terás de perguntar ao Camacho"

Se eu tivesse essa possibilidade não andava sempre aqui a repetir isto :)

Espero que pelo menos na Taça da Liga seja dada uma oportunidade, penso que a competição deve ser aproveitada também para isso, apesar de a querer ganhar, logicamente. Mas se o Estrela jogar como fez este fds até pode jogar o Adu e os juniores!

Pedro disse...

"Só tem de continuar a ter a atitude que tem tido até aqui: humildade, disponibilidade para trabalhar e paciência."

É um ponto a favor do Adu. Veio rotulado de vedeta e cheio de publicidade. Podia usar isso a seu favor para pedir mais oportunidades e, no entanto, é vê-lo a rasgar-se em elogios ao clube e a dizer q precisa de trabalhar, de aprender, etc.

Q se mantenha assim e é capaz de fazer jus ao q esperam dele.

dezazucr disse...

Tenham calma que o Adu terá a sua oportunidade. E quando a tiver, mostrará porque veio.
O Camacho não é burro nenhum.

Nuno Gamito disse...

Concordo. O Adu está a ser devidamente preparado para quando estiver devidamente adaptado e ganhar algum cabedal, começar a jogar e a encantar.

Anónimo disse...

O exemplo do Di Maria não serve de contraponto ao Adu. Os dois a jogarem para já ao mesmo tempo seria ser problemático. Adapta-se um de cada vez. Claro que o Adu podia estar no banco mas nesta fase não me espanta que o Camacho meta a suplentes sobretudo jogadores que podem jogar como médioss. Espera até termos a defesa refeita, depois logo se vê a questão das promessas no ataque.

O Camacho preferiu começar a apostar no Di Maria, temos que confiar nele.

zorg disse...

A mim preocupa-me mais saber quando regressam Luisão, Zoro e David Luiz. Só isso já nos dava outra consistência!

Se não nenhum deles estiver apto para Braga, eu voltaria a meter o Katso a central ao lado do Miguel Vítor e a jogar com apenas 1 trinco, que podia ser o Gilles, ou o Romeu Ribeiro.

O Edcarlos não me convenceu ainda e o Maxi é para jogar no lado direito, bem aberto!

Anónimo disse...

concordo ctg zorg, o edcarlos tb não me convenceu.

Pedro disse...

O Edcarlos precisa de uma nova oportunidade mas ao lado de um Luisão mas, parece ser elemento de plantel com poucas hipóteses de lutar pela titularidade. Pelo menos nesta fase.

Luisão parece estar recuperado. Muito boa noticia.

Anónimo disse...

luisão e zoro já estão recuperados!
já podemos ter uma defesa de garantia para braga e sporting!
só falta o nelson voltar com mais juizo.