blog

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Ano novo...vida nova?

Luis Filipe Vieira diz que sim. O presidente do Glorioso diz que 2008 será o ano de mudança do clube em relação ao aproveitamento da sua cantera. Acho muito bem mas já estou cansado de palavras. Ao contrário de muitos não vou na moda de se apostar nos jovens só porque outros também o fazem. É preciso que os jovens sejam merecedores dessa aposta, se assim for tudo bem. Como qualquer um outros, também gosto de ver jovens benfiquistas singrarem na equipa principal, mas se isso não acontecer não vem mal ao mundo, quero é ter uma equipa forte e competitiva.

Nuno Gomes volta a falar aos jornais e a dar recados em várias direcções. Também já me cansa. Do Nuno quero é mais trabalho e menos conversa. É o jogador que conheço que mais oportunidades teve/tem e mais condescendência dos adeptos tem. Tem é que trabalhar e mais nada.

Gostava que 2008 fosse de facto um ano de viragem no clube, um ano onde o trabalho começasse a ser o principal objectivo do clube e não o alimentar de vaidades e egos. Que todos trabalhassem em prol do clube, que honrassem o simbolo. Definir estratégias certas e segui-las sem andar ao sabor das páginas dos jornais.

Este fim de semana regressa o futebol, vamos a Setúbal defrontar uma boa equipa. É hora de começar aliar às vitórias as boas exibições. É altura de a equipa mostrar que os benfiquistas podem acreditar nela e aspirar a conquistas.

Uma coisa 2008 não irá alterar, doa a quem doer: Continuamos a ser os maiores, continuamos a ser o Glorioso Sport Lisboa e Benfica.

25 comentários:

Anónimo disse...

"Gostava que 2008 fosse de facto um ano de viragem no clube" - O orelhudo disse que a partir de agora só queremos excelências no Benfica. Ou seja reconheceu que tem posto muita merda no Benfica.

Mas 2008 será igual a 2007.Só quando o vendedor de pneus e de banha da cobra sair é que poderemos ser grandes outra vez. Ele faz muitas promessas, mas resultados é que nem vê-los...

Quetzal Guzman disse...

Condescendência dos adeptos? Desculpa Pedro mas isto não corresponde à verdade. A "Amélia", "Cristina", "Susana" e outros nomes que constantemente repetem à minha volta, é constantemente criticado. Com e sem razão. Quando chuta devia passar, quando passa devia chutar, quando vai para a área devia estar na linha, quando cai na linha deveria estar na área. Se queres que te diga, a existir condescendência é do Nuno Gomes relativamente aos adeptos que chegam à bancada já com ódios formatados. no ano do Koeman, aliás, vivia-se a sitruação inversa. Como estava lá o Beto para malhar, o Manuel Fernandes podia fazer toda a merda possível e imaginável que era sempre elogiado.

zorg disse...

Não acho que o Nuno Gomes mereça qualquer tipo de condescendência por parte dos adeptos do Benfica, antes pelo contrário.

Aliás, nenhum jogador do Benfica merece qualquer tipo de condescendência por parte dos adeptos: ou começa a render mal chega e nunca mais para até se ir embora, ou ao fim de 10 minutos menos conseguidos, já está a ser assobiado. Aliás o que o Nuno Gomes disse do Lizandro (que se estivesse no Benfica, tinha sido dispensado ao fim de 6 meses) é absolutamente verdade!

Não há qualquer tipo de tolerância dos adeptos para com qualquer jogador do Benfica e isso só nos prejudica.

Pedro disse...

Eu acho q vocês, Quetzal e Zorg acabaram por exemplificar essa condescedência. Não conheço nenhum outro jogador q tenha tão fraca prestação para tão alto ordenado como Nuno Gomes e mantenha tanta quantidade de adeptos do seu lado.Dizes q lhe chamam isso tudo, é verdade, mas para cada um desses há outro q o elogia, apoia, fala nos golos q já marcou etc. Uma rápida leitura pelos blogs benfiquistas e chega-se facilmente a essa constatação.

Até aceito q os benfiquistas têm pouca paciência para esperar pelos resultados de um jogador, são implacáveis, mas Nuno Gomes não se pode queixar da paciência dos mesmos...

Quetzal Guzman disse...

Oh Pedro, envia-me esses gajos para o pé do meu cativo. É que não há lá ninguém que elogie o Nuno Gomes. Até quando marca é menorizado com expressões do género "era fácil" ou "até eu marcava". E olha que estás a cair num erro garve: o Nuno Gomes não pediu paciência para ele. O Nuno Gomes falou como capitão, como representante da equipa de futebol do Benfica, e foi a pensar em todos os jogadores que compõem esse grupo que disse aquilo.

Já agora, eu e o zorg personificamos essa condescendência porquê? Nem sequer fizémos uma análise à prestação do jogador! O meu problema é com as atuitudes desporporcionadas e incoerentes dos adeptos. Quando o Nuno Gomes está mal, os apupos (nem são assobios... com ele ultrapassam-se os limites do razoável, com sonoros "filho da puta" e afins...) - são generalizados. Como acontecia com o Moretto e com o Quim (para este último então, até estando bem tinha que levar com a imbecilidade dos Moreiritas logo no aquecimento...). Mas alguma vez houve assobios quando o Manuel Fernandes se andava a arrastar no relvado? Não. Batia-se no Beto que deixava a pele em campo. Há para Petit que atravessa um péssimo momento? Não. E atenção que não estou a defender assobios a ninguém. Como bem sabes, sou radicalmente contra os apupos no nosso estádio. O lugar dos frustrados é no sofá a aturar o Manha e outros da mesam espécie.

Um 2008 Glorioso para a malta do Mágico SLB! ;)

Pedro disse...

Se calhar não há assobios para o Petit pq todos temos a consciência q ele tem direito a ter fases menos boas. Agora todos nós conhecemos o Petit e sabemos o q ele vale.

Eu tb sou contra os assobios e nem o NG os levou mesmo qd falhou aquele golo contra o Espanhol. Não podes negar q o NG tem uma falange de apoio apenas igualável pelo Rui Costa q é um caso à parte como todos reconhecemos.

Um bom ano para ti tb amigo.

Anónimo disse...

Um jogador como o Nuno Gomes que custa balurdios de ordenados ao clube; que nunca foi o melhor marcador da liga; que ja teve varios anos para mostrar trabalho e que nunca justificou o enorme investimento nele todos os meses; e que tem a lata de dizer que os adeptos do Benfica (os mesmos que há anos que aturam os seus golos feitos falhados e a sua enorme e frequente falta de motivação para representar o maior clube do mundo) não perdoariam o lisandro. Entao e ele que faz papel de corpo morto e que falha mais que qualquer avançado mediano da liga não tem merecido paciência da nossa parte? Melhor que podia acontecer á nossa equipa era este jogador ser vendido e pouparmos as dezenas de milhares de contos para pagarmos a um avançado que forneça mais garantias! Agora a maior parte vai contra-atacar com o facto de ele ser importante para o balneário...muito bem! Para isso temos o Rui Costa, Luisão, Petit, Quim,Moreira, Katsouranis! Não duvido que sinta muita a camisola que veste mas a determinada altura o Argel também sentia e chegou seu momento de sair. Não me peçam é que aguente os constantes falhanços clamorosíssimos que a não terem acontecido, provavelmente, fariam com que estivessemos no 1º posto e que provavelmente tivessemos estado presentes na final da UEFA no ano passado. Este ano temos: falhanço de baliza aberta com o scp (+2pontos), 2 falhanços impressionantes contra o helton (+ 1 ou 3 pontos e menos 2 ou 3 pontos que o fcp tinha); falhanço contra o guimaraes que nos dariam +2pontos! somando tudo a esta hora estavamos a frente da liga ou na pior das hipoteses, em caso de empatar com o porto na luz, estariamos no 2º lugar em igualdade pontual. E agora voces dizem: entao e os golos que ja marcou? Ora 2 golos contra o boavista quando ja venciamos por 3-1 e mais um golo contra o estrela quando o jogo tava ganho...não faz dele um elemento útil para o nosso plantel! Principalmente quando ganha dezenas de milhares de contos de salário por mês! É que se ele fosse letal como liedson ou lisandro, eu nem me importava que ganhasse tanto, até porque as despesas do clube baixaram imenso com a venda de simão e karagounis! Um pequeno(!) comentário para os defensores do NG meterem a mão na consciencia e decidirem se querem um clube de caridade (nem vou falar do mancorras porque senão inda parto o portatil de nervos) ou um clube vencedor!

Quetzal Guzman disse...

Falaram no Karagounis. Outro que foi constantemente criticado durante o reinado do Koeman. Depois ficou tudo muito admirado quando se chegou a Agosto e ele disse que queria ir embora. A nossa sorte, e do Nandinho, é que o Pana, naquele momento, não quis pagar ao gajo o que ele queria e os criticos puderam aprender a saborear o futebol do grego.

Pedro, achas mesmo que o Nuno Gomes tem uma falange de apoio superior à do Petit, à do Luisão, à do Moreira (que não calça a sério há mais de um ano), à do Léo? Não digo que a mereça ter, mas estou certo que o Nuno Gomes, em termos de adeptos, pelo que vejo e oiço semanalmente na Luz, está longe do consenso aqui apregoado. Esse consenso poderá acontecer entre jornalistas, porque o Nuno tem na realidade boa Imprensa, mas não o encontro na massa associativa.

Pedro disse...

Passa, por exemplo, pela Tertulia e vês lá a quantidade de indefectiveis do Nuno, no blog do D'Arcy tb há lá uns qts...

De apoio e oportunidades o NG não se pode queixar.

zorg disse...

O NG é um excelente jogador e é consistentemente o melhor marcador da equipa. Não é um grande finalizador, mas os avançados vivem de confiança e o ser assobiado e insultado constantemente não ajuda a ganhar essa confiança. Vide Cardozo, que ao segundo jogo já era "um cepo", "um fiasco", etc para a maioria dos Benfiquistas.

Mas a questão nem sequer é o Cardozo, ou o Nuno Gomes: é a atitude que os Benfiquistas têm para com os seus próprios jogadores. É sempre negativa e de uma exigência que é impede que qualquer criatura abaixo de um deus consiga estar à altura. Sucedem-se os casos de tipos assobiados pelos adeptos e que depois se revelaram grandes jogadores. Avançados então, é ao pontapé.

Esta atitude só prejudica os nossos jogadores e, por arrasto, o nosso clube. Como disse o Nuno Gomes, o Lizandro, que chegou há 2 anos e fez 2 épocas apagadas, para não dizer outra coisa, no Benfica não teria durado 3 meses. No porto teve tempo e agora é o que se vê.

Pedro disse...

O NG é um bom jogador (excelente será exagero) e não tem sido o melhor marcador da equipa de forma consistente (nos ultimos anos tem sido o Simão).

Estamos em desacordo em relação aos assobios...NG é dos jogadores mais aplaudidos...qd falha aqueles golos q qqr um marcaria é q a malta se passa. Mas depois qd é substituido leva sempre uma enorme salva de palmas...

De resto estamos em acordo. Os benfiquistas deviam ser mais tolerantes com os novos jogadores (coisa q NG não é), dar tempo para eles se adaptarem, darem-lhes tranquilidade e, principalmente, não encherem os ouvidos com as tretas q os jornais e comentadores vomitam.

Em relação ao Lizandro...se calhar se o NG tivesse 5/6 golos irregulares validados tb estaria nos pincaros e cheio de moral...Nunca é saudável ir buscar exemplos a norte...

Mr. M disse...

O Nuno tem razão no que disse, e aponto 2 lances semelhantes para mostrar que o que interessa é cair em cima deles quando falham:

Contra o sportem este ano, Nuno Gomes está sozinho à frente da baliza, e apenas encosta o pé. Stojkovic toca ao de leve na bola e coloca-a fora. Comentário geral: "Mas porque é que este gajo encosta o pé em vez de mandar uma bomba?"

Algumas semanas depois, Cardozo tem uma oportunidade semelhante e envia um tiro à trave. Comentário: "Tava-se mesmo a ver que assim nem na baliza acertava... Ali é dar um toquezinho para a meter lá dentro".

Agora digam-me, é mentira o que eu disse? Pois... o que o Nuno disse também não é...

Anónimo disse...

Eu não sou de andar a bater no N.Gomes e até o defendí bastante quando era preterido na Selecção face ao Pauleta. Mas não podemos escamotear a realidade que ele falha muitos golos de baliza aberta. Pior do que isso, não me recordo sem esforçar a memória, de o ver marcar golos decisivos, daqueles que transformam empates em vitórias ou derrotas em empates.

E época boa dele só me lembro a do Koeman onde não foi melhor marcador pq o lesionaram no jogo contra o Belenenses, com o àrbitro dourado a fazer vista grossa (era expulsão e penalty).

Não é uma questão de bater por bater, mas ele tem falhado tantos golos de baliza aberta que a malta até se passa. Afinal marcar golos é a profissão dele. É para isso que lhe pagamos.

João Bizarro disse...

Pedro, como é que ao fim destes anos todos continuas a dar ouvidos ao que o presidente diz.
Aquilo que exijo deste é o mesmo que aplicas ao Nuno Gomes, mais trabalho, menos palavras.

Se te referes ao que o NG disse do Lisandro, acho que é bem verdade.
Basta lembrarmo-nos do Kikin que ao fim de 6 meses era trocado pelo... Derlei.

O jogo em Setubal é obviamente para ganhar. Não será fácil, mas se com uma equipa de 2ª iamos conseguindo, se os titulares se esforçarem a vitória não nos fugirá.

Glorioso11385 disse...

Quetzal Guzman,

Não me importo de juntar-me a ti. Estou na bancada Sapo, sector 23, piso 3, superior, e à minha volta não faltam críticos do Nuno Gomes. Há lá um que nem sequer consegue aplaudir os seus golos. E também há por lá, umas filas acima, uns imbecis que passam os jogos a insultar todos os jogadores. Mas, verdade seja dita, há outros que estão sempre do lado dos jogadores. Enfim, há um pouco de tudo...

Alexandre disse...

Pedro, lá estás tu a inventar. 5 ou 6 golos irregulares!? É sempre mais fácil do que admitir que o porto tem mais um grande jogador.

E não comparem o lisandro ao nuno gomes. Por um lado temos um jogador português que há anos no nosso campeonato e cada ano que passa joga pior. Por outro temos um argentino que precisou de um tempo de adaptação e de ultrapassar uma lesão provocada pelo karagounis para finalmente se impôr.
E não se esqueçam que o lisandro marca mais porque mudou de posição.

No entanto, durante alguns anos, pelo menos entre o euro2000 e o mundial 2006, sempre defendi que o nuno gomes devia jogar no lugar do pauleta. Deu-me algumas alegrias na selecção, mas é bem verdade que ele anda mesmo fraquinho.

João Bizarro disse...

Alexandre, acho que ninguém (nem o próprio NG) quer comparar os dois jogadores.

Depois falas na lesão do Lisandro como se esse jogo tivesse sido na 1ª jornada. Aliás o jogo foi para ai na 6ª ou 7ª jornada e o Lisandro já levava uns 15/20 golos marcados...

A comparação é sim feita com jogadores como o Bergessio, dispensado depois de 56 minutos jogados. É obra.

Alexandre disse...

joão, na altura da lesão o lisandro tinha começado muito bem a época. E depois, a juntar à paragem também houve a mudança para 4-2-4 do adriaanse ao qual o lisandro nunca se adaptou.

Tens razão, a comparação com o bergessio tem muito mais lógica. Mas sabes que no benfica há mais pressa em obter resultados rapidamente e exigem muito mais dos reforços. No porto, como a equipa vai se mantendo e vai ganhando é mais fácil os jogadores integrarem-se aos poucos. Não há tanta exigência. Senão o mariano gonzalez ja tinha levado um biqueiro nas costas.

zorg disse...

O Lizandro teve 2 épocas apagadas, antes desta em que está, de facto, a jogar muito bem. Em qualquer delas e durante os vários períodos em que jogou a ponta de lança, falhava mais golos de baliza aberta por jogo, do que o NG. Lembro-me de um amigo meu do porto comentar que o NG ao pé desse Lizandro, era um matador.

É concebível no Benfica um jogador estar 2 anos em subrendimento, sem ser dispensado? Nem 2 meses!

Ainda por cima, é frequente os jogadores sul americanos chegarem sem ter tido direito a férias e depois de disputarem várias competições, quer pela equipa onde jogavam, quer pelas selecções. Ou seja, para além da natural adaptação ao futebol e ao país novo, ainda têm de lidar com o desgaste e o cansaço. Este fenómeno foi evidente no Cardozo, mas também em muitos outros. O Bergessio, por exemplo, teve o azar de se lesionar pouco depois de ter chegado, o que o fez perder a maior parte da pré-época.

Mas os adeptos querem saber disto para alguma coisa? Não. O que interessa é que se jogam e não fintam toda a gente e marcam golo, é porque não prestam e têm de ser corridos o mais depressa possível...

Pedro disse...

Nem 80 nem 80. Eu não preciso de esperar dois anos para ver se um jogador é bom ou não. Eu reclamo tempo e tranquilidade ao Cardozo pq nota-se logo, de imediato, q temos ali jogador. Só não teremos matador se não quisermos.

Agora Bergessio, simplesmente, não teve tempo para se mostrar. Por isso custa-me dispensa-lo desta forma, sem poder ter opnião formada. E dispensar Bergessio sem ter alternativa confirmada é um profundo disparate...se calha a não conseguirmos contratar ninguem como vamos ficar?

Vamos buscar um refugo à pressa como é costume...e para isso era preferível ficar com o Argentino.

Quetzal Guzman disse...

O pior do Bergessio nem é a sua dispensa. É ser recambiado para a Argentina!!! Que ganha o Benfica com isso? Imagine-se que ele chega lá e desata, como era normal, a marcar golos. Mandam-no regressar em Julho e voltamos à estaca zero porque o jogador reinicia a sua adaptação ao futebol português...
Mas o Benfica ainda precisa de avaliar o real valor do jogador? Só se a contratação tiver sido feita em cima do joelho! Urgente seria perceber se o jogador se consegue habituar à realidade futebolística portuguesa e igualar o nível qualitativo que apresentava na Argentina. E isso só seria possível perceber mantendo-o por cá. Os Vitórias ou o Belenenses não o recebriam de braços abertos?

Glorioso, estou no mesmo piso mas do lado oposto. PT, Sector 4.

João Bizarro disse...

Alexandre, quais eram os nomes daqueles 475 jogadores que entraram e sairam na época do Del Neri/Fernandez/Couceiro?

É ridículo dispensar jogadores que jogam apenas 3 jogos e mesmo assim incompletos.
Agora preparamo-nos para despachar mais um que nem sequer jogou (Diego Souza).
O Coentrão lá vai ser craque para outro lado. Já não temos laterais esquerdos.
Sorte tem tido o Maxi de nem todos os adeptos serem "americanos" (hehehe), senão também já tinha ido.

Enfim...

Anónimo disse...

Antes de mais bom ano a todos.
Quanto à provocação do João, digo que ao contrário de muitos fico feliz por o Bergessio ter sido dispensado, comparar as exibições dele com as do Lisandro, enfim. Bergessio é daqueles que não engana, o homem não faz nada bem, absolutamente nada, não foi melhor que o Derlei na Luz. Para apostar nele prefiro de longe que se aposte em Dabao ou outros putos da cantera. Quanto ao Coentrão não aproveitou as oportunidades, por isso vai rodar e muito bem, talvez saia craque do outro lado como João Coimbra, não é? Muito mais jogador que o Coentrão é o Helder Barbosa e também anda a rodar.
Quanto ao Maxi mantenho o que sempre disse, não serve nem para jogar a médio centro, muito menos a médio direito, onde deverá jogar hoje. E também hoje lá devemos ter Rui atrás do ponta de lança (ele já explicou que não gosta de jogar aí, e já toda a gente viu que não rende) e lá teremos Di Maria e Adu no banco. Apetece-me dizer: "Ano novo, vida velha".
Já só espero ansiosamente pelo jogo da Taça a ver se finalmente o Camacho tem tomates para dar titularidade a quem merece e não aos "suspeitos do costume".

João Bizarro disse...

Americano, bom ano para ti e para os teus.
Quanto à "provocação" era mais em relação ao Maxi. Apesar de não ser um prodígio é um jogador muito útil e já fez grandes jogões.

Na comparação H. Barbosa/Coentrão, acho que o Helder é um jogador mais completo e o Coentrão mais explosivo (embora não tenha provado nada disso - mas quantos minutos jogou?).

PS. Grande jogo entre o bacalhau e a lagosta, com o bacalhau a não deixar os créditos por mãos alheias...

PS2. Alexandre, parece que o Braga anda a pagar ao Pedro Roma e aos outros defesas da Briosa!!!!

Alexandre disse...

João, o que é certo é que bem ou mal jogou o guarda redes do costume, o que não aconteceu com o benfica.