blog

terça-feira, fevereiro 12, 2008

O papel de Rui Costa

Li no outro dia que Camacho terá dito algo como isto "estou a preparar o futuro com o Presidente e com Rui Costa".

Com Rui Costa?

Acho que se está a cometer um enorme erro antecipando funções administrativas a Rui Costa quando ele faz, ainda, tanta falta à equipa. Rui Costa é um jogador fenomenal e como se tem vindo a constatar, jogo após jogo, continua perfeitamente disponível em termos fisicos para cumprir os requesitos de alta competição. Independentemente se ele irá continuar ou não, é errado estar já acumular funções. O treinador "manda" num jogador que "manda" nele? Não faz sentido. Nem para os restantes colegas. As coisas têm que ser perfeitamente transparentes e equitativas dentro de um balneário.

Rui Costa é um dos nossos, sente-se o prazer e orgulho com que ele enverga o manto sagrado, cada jogo que ele faz com a gloriosa camisola é o cumprir de um sonho, igual a qualquer um de nós que também sonha envergar o 10 nas costas jogando pelo clube do nosso coração. Rui Costa deve ter um papel dentro do clube, seja como Director Desportivo, Manager ou outro cargo qualquer. Ele tem que lá estar. São de benfiquistas como o Rui de que o Benfica precisa. Agora é errado Rui Costa associar-se a Vieira, Rui Costa tem que estar associado ao clube, Vieira pode sair que Rui Costa terá que permanecer, com esta ou com outras direcções. Rui Costa não pode deixar que seja utilizado como trunfo eleitoral. Ele é um trunfo do Benfica e não um trunfo de A ou B. É bom que todos percebam isso.

O papel de Rui Costa é ser jogador do Sport Lisboa e Benfica. O futuro papel do Rui Costa será um qualquer sempre em defesa do Benfica. Que não se misture conceitos.

37 comentários:

Anónimo disse...

"Agora é errado Rui Costa associar-se a Vieira, Rui Costa tem que estar associado ao clube, Vieira pode sair que Rui Costa terá que permanecer, com esta ou com outras direcções. Rui Costa não pode deixar que seja utilizado como trunfo eleitoral. Ele é um trunfo do Benfica e não um trunfo de A ou B. É bom que todos percebam isso"

Pedro, só agora é que viste isso? Eu já tinha alertado esse facto. O LFV queima tudo a sua volta. Já queimou o Camacho e o próximo vai ser o Rui.

Anónimo disse...

Há gente com muito pouco na massa cinzenta. Não cabe na cabeça de ninguém hipotecar a (ténue) possibilidade de Rui Costa jogar mais uma época com esta repentina ascensão do Maestro a futebolista-conselheiro de Camacho-director desportivo. Então, temos um jogador que é o único no plantel com laivos de genialidade e desviamo-lo do que é importante para andar a negociar jogadores, organizar a próxima época com o treinador, ter reuniões como Presidente? Eu gosto muito do Rui Costa, ele que daqui a uns anos seja isso tudo, mas agora quero é vê-lo lá dentro, com a bolinha nos pés, a fazer o que sabe. Que gestão é esta, senhores? E a comunicação do clube? Péssima. Se Rui Costa já tem outros cargos no Benfica (com os quais não concordo, no imediato), ao menos que se não soubesse assim, tão claramente, pela boca do Presidente e do treinador. Então o Camacho aceita mais esta? Diz ao seu patrão para correr mais ou para pressionar de outra forma, quando o adversário ataca? Não, não, meus amigos, este clube está cada vez mais parecido com um clube amador. Não tem sentido.

O Rui Costa, se fosse preservado, dando minutos a outros, principalmente a Adu e Assis, podia chegar ao final da época com capacidade para fazer mais uma. Tem 35 anos o homem. Agora há limite de idade? Nunca entenderei esses princípios. Velho é o Edcarlos. Esse é que é velho.

Pedro disse...

Ricardo: Rui Costa tem todas as condições para fazer mais uma época. E para mim ainda mais pq ter um elemento daquele nível no plantel, mesmo que fique no banco é um luxo ao qual o Benfica não pode desperdiçar...mas, infelizmente, há quem não perceba isso.

Infelizmente há quem não perceba q não se ganham titulos nem se criam grupos unidos apenas com 11 jogadores.

Anónimo disse...

Obviamente, Pedro. Podia fazer até mais que uma época. Estamos a "atirá-lo" para fora do futebol. É ridículo. É que se ele estivesse a jogar mal, já muito cansado, sem brilhantismo, sem nada que víssemos dele, aí, sim, aceitariamos que se dedicasse a outros assuntos e acabasse a carreira esta época; mas se o homem ainda é o elemento mais útil, desestabilizador e decisivo vamos mandá-lo embora da equipa? E, já agora, que não vá sozinho. Vai ele, vai o Léo (outro velhadas) e o Rodriguez (o cabelo é feio). O Edcarlos é que é bom.

Pedro disse...

Imagina o seguinte: daqui a duas épocas teres no banco jogadores como Léo e Rui Costa? Dois jogadores altamente profissionais, de uma qualidade extraordinária e, muito importante, capazes de passar aos mais novos a mensagem do q é ser Benfica. Isto é importantíssimo. Mas não...são trintões já não prestam...

Anónimo disse...

Ricardo não podes por o Rui Costa no mesmo saco do Leo e do Cebola.
O Cebola não deve ficar porque é um jogador caro.
O Leo a mesma coisa (a ridícula aposta da contenção salarial, mais vale pagar 100mil € a 3 aleijados do que paga-los a um jogador bom).
O Rui estão a transforma-lo a DD, porque é o último trunfo do LFV.

Anónimo disse...

Eu junto-me obviamente ao grupo que quer o Rui no relvado mais um ano, mas com outro treinador, de forma a que o Adu possa aproveitar realmente todos os ensinamentos do maior maestro do nosso futebol. Veja-se Káká e mesmo Pirlo que trabalharam com ele. Acho é que Camacho também o deve querer fora da equipa, com ele em campo fugimos um pouco ao plano ofensivo do espanhol, aquele trabalho táctico brilhante que é "chuta a merda da bola para a frente a ver se um dos gigantes faz alguma coisa". O Rui não encaixa bem nesse esquema, ainda tem a mania de querer jogar bom futebol.

Anónimo disse...

john billy,

o Cebola é caro? Tens razão. Com o dinheiro da diferença de ordenados entre o que ganha agora e ganharia se o comprassemos, mais a compra do seu passe ainda podemos ir buscar mais um guarda-redes que ganhe 100.000 euros por mês e contratar aí uns 5 ou 6 jogadores para emprestarmos.

americano,

a questão táctica é muito importante. Nesse sentido, Camacho é coerente. Ainda ninguém entendeu o génio que está sob o manto dessa táctica revolucionário a que a generalidade das pessoas chama de incompetÊncia. Há-de fazer escola esse plano teórico, com ajuda das novas tecnologias, que se baseia num esquema muito simples: o Guarda-redes envia a bola para a cabeça de um avançado (neste esquema só funcionam jogadores com mais 1m90) e este tenta a todo o custo, mesmo que entre 5 ou 6 jogadores, cabecear a bola para alguém que apareça a rematar. É de génio! Nesse sentido, e seguindo uma linha de gestão desportiva coerente, concordo contigo, o Rui Costa não entra. Proponho que para a próxima época se contrate um guarda-redes que saiba fazer passes teleguiados de área a área, um avançado-armário (aí o dobro do Makukula), alto (pode vir da equipa do Basket) e que saiba direccionar a bola no sentido de um ou dois jogadores que aparecem nas segundas bolas. Confio em Camacho e na sua visão diferente para o futebol. Pena é que os benfiquistas estejam sempre tão descontentes...

Anónimo disse...

Ricardo, espero que o Camacho não leia isto senão ainda leva as tuas ideias a sério :)))
Mas se for para levar a sério contratem o Beckham e o Crouch, o primeiro fica junto da nossa área defensiva a teleguiar todas as bolas para a cabeça do segundo!

Anónimo disse...

Ricardo quando disse que o Cebola era caro, tou-me a referir a política do Benfica. Eles é que preferem comprar jogadores de 1 ou 2 milhoes de €. Eles é que preferem pagar ordenados mais baixos a jogadores que não trazem nada ao Glorioso.
O Cebola vai ser mais um Miccoli (apesar de considerar o Miccoli muito superior ao Cebola).

Anónimo disse...

Pois, o Camacho é tão mau tacticamente que até conseguiu ganhar uma final a esse "incompetente" chamado Mourinho.

João Bizarro disse...

Está provado que o Rui Costa pode fazer mais uma época se assim o entender. E é ai que eu o quero, dentro do campo. Vindo de trás com a bolinha nos pés a colocá-la onde só ele sabe.

Anónimo disse...

John, foi o clone deste. "Este" Camacho era trucidado pelo Mourinho, até a treinar uma equipa da 2ª divisão.
Mas gosto de ver esse defesa acérrima, ainda espero que sejas tu a explicar-me o plano táctico do Benfica actual, eu e mais alguns colegas daqui não conseguimos percebê-lo. Ou melhor, percebemos, o Ricardo já o explicou de forma brilhante acima.

Anónimo disse...

john billy,

eu estava a ironizar contigo, não contra ti. Eu entendi que estavas a desancar na direcção. Eu só ajudei à festa... mas, diz-me uma coisa:

esta frase: "Pois, o Camacho é tão mau tacticamente que até conseguiu ganhar uma final a esse "incompetente" chamado Mourinho" é dita com ironia ou muito seriamente? Desta vez, confesso, não percebi.

Anónimo disse...

Só disse isso porque já chega de bater no Camacho! Ainda podemos ganhar muito este ano mas para isso é necessário união.
Estamos nos quartos da taça, no 1/16 da UEFA e em 2º do campeonato. Se não fossem os 15 golos irregulares do clube bordel, o título não era uma miragem.

"sejas tu a explicar-me o plano táctico do Benfica actual"
Americano, explica-me também o plano táctico de Portugal no jogo contra a Itália (passa ao Ronaldo que ele resolve).

Anónimo disse...

uma coisa eu sei.

se o Rui Costa for um trunfo eleitorial do LFV, não leva o meu voto.

ficarei desiludido se o Rui Costa se deixar ir nestes jogos, mas nao ha paciencia nem bom senso nem tempo para ficar com o LFV no Benfica.

em 7 anos, so lhe poderemos dar merito em relaçao as infra-estrutras pq em relaçao ao resto, o Veiga por mt q isto nos custe, é o grande obreiro do campeonato e taça que ganhamos em 7 anos - repito - 7 anos de LFV.

um novo ciclo urge no Benfica, tal como o LFV tanto gosta de dizer cada vez que as coisas correm mal, mas esta na altura de sair daquela cadeira.

as lapas sao boas, mas é para comer.

Anónimo disse...

john,

como em tudo na vida, há vários ângulos por que podem ser olhadas as situações. Tu dizes: estamos em 2º no campeonato, eu digo: estamos SÓ em 2º no campeonato (e porque o Sporting está péssimo!!!), tu dizes: estamos nos quartos da taça, eu digo: tendo em conta que quase só lá estão equipas da primeira divisão (dois grandes incluídos) tenho muitas dúvidas sobre a capacidade para ganhar a Taça, tu dizes: estamos nos 1/16 UEFA, eu digo: se nós não ganhamos ao Nacional em cada, não vamos ganhar ao Bayern de Munique. Ou ao Villarreal ou ao Leverkusen ou ao Bremen ou ao Marselha ou ao PSV ou ao Panathinaikos ou ao Hamburgo ou à Fiorentina ou ao Totthenham ou ao Bolton ou ao Atlético de Madrid ou ao... Nuremberga?

Todos os ângulos podem ser encontrados.

Racionalmente?

Temos hipótese de ganhar a Taça de Portugal. E vai ser complicado.

Por falar nisso: não é hoje o sorteio? Não foi já?

Anónimo disse...

Moreirense, em casa.

Espero que o plantel que o Camacho tem à sua disposição seja capaz de se bater, com dignidade, com a equipa de Moreira de Cónegos. É certo que não se fazem omeletes sem ovos, mas temos o dever de encarar este jogo com a crença de que podemos afastar o adversário. Fazermos "taça", no fundo. Há m facto que jogará a favor dos jogadores do Benfica: não será necessário que o treinador os motive; eles próprios já estão motivados, nestes grandes jogos. Que se transcendam e ganhem ao Moreirense!!!

Anónimo disse...

Sim, o Camacho tá com sorte, e nós naturalmente, já que estamos com um pé nas meias finais. O jogo vai ser a meio da semana, será que vai ter tomates para rodar um pouco o plantel? Duvido...
John, o plano táctico de Scolari existe e é evidente de há muitos anos, podes é não gostar dele, isso é outra coisa. 4 defesas, meio campo de 3 unidades com uma mais fixa (Costinha agora Petit), e 2 móveis encarregues de transportar o jogo e aparecer mais à frente (Deco e Maniche), 2 extremos bem colados à linha (Ronaldo e Quaremsa/Simão), sendo que um deles (Ronaldo) tende a encostar ao ponta de lança, quando a sua faixa é ocupada quer pelo lateral que sobre (normalmente o direito), quer por um dos médios mais volantes.
Isto está à vista de todos, agora ele tem feito a experiência (mal sucedida) de jogar com um ponta de lança mais fixo, tal como também chegou a experimentar 2 avançados.
Mas essa tua resposta diz tudo, não há nehhum plano táctico de Camacho, a tua única resposta é falar de outros.

Pedro disse...

Jogámos em casa com o Moreirense. Podia ser pior.

Se tudo correr "normalmente" as meias vão ser a doer...

Gostava de nas meias apanhar os azuis na Luz.

Anónimo disse...

Eu gostava de apanhar a Naval na Luz para pelo menos ter a alegria de ir ao Jamor este ano :)

Anónimo disse...

Americano, vou tentar explicar a táctica do Camacho.
Uma defesa de quatro, onde os laterais deveriam ser bastante ofensivo (não tem acontecido).
No meio campo temos o Petit que encosta aos centrais, o Kastouranis um bocado mais a frente (1º erro, devia estar a descair para uns dos lados e ser mais ofensivo) e o Rui ainda mais a frente atrás do ponta de lança (2º erro, o Rui devia jogar onde joga o Kastouranis), na esquerda joga o Cebola e na direita o Maxi (3º erro, não é jogador para essa posição). Depois temos um ponta de lança bastante isolado.
Em resumo o futebol ofensivo tem falhado porque temos poucos jogadores a frente: o Petit, Kats e Maxi ficam demasiado atrás.
O Rui nessa posição não consegue acompanhar o ponta de lança (esta era a posição ideal do Adu)
Desta maneira o ponta de lança só tem o apoio do Cebola, o que é muito pouco para os jogos em casa.
Isto é a minha opinião de adepto. Não sou treinador, não tenho nenhum curso de EF nem sequer sou jogador por isso é bem provavel que esteja enganado.

Anónimo disse...

Uma questão: quando foram apresentadas as camisolas para esta época, a principal tinha uma risca branca que percorria, de cima a baixo, a camisola, tal como a alternativa. No entanto, temos jogado sempre com outra (que eu acho mais bonita), mais clássica, com gola e sem a tal risca branca a percorrê-la. Deparei-me com a venda dessa camisola que foi apresentada, na Loja do Benfica, no outro dia e lembrei-me do assunto. Alguém sabe a razão para terem mudado o modelo da camisola principal?

João Bizarro disse...

Americano, no Jamor é com a Naval.

Pedro disse...

Viste essa camisola na Loja do Benfica?

Estás a falar destas?

Segundo consta esse vermelho nunca chegou a ser equacionado. Se bem me lembro na apresentação oficial dos equipamentos estava o rosa e o vermelho q habitualmente vemos...

Anónimo disse...

Sim, pedro, tens razão, a camisola que o Benfica tem usado foi a que foi apresentada. Mas essa tal da risca apareceu em vários sítios, antes da apresentação, e como tinha o recorte da linha, como a alternativa, parecia vir a ser, de facto, a principal; o que, posteriormente, não se verificou. Então nem sequer foi equacionada como oficial, essa camisola? Mas se apareceu (tal como mostras no blogue no Verão) há-de ter sido pensada, não? Pessoalmente, prefiro a que estamos a usar.

Alexandre disse...

pedro na proxima vez que fizeres um post com insultos (também) dirigidos a mim manda-me um mail a avisar. Já respondi.

Anónimo disse...

John, deixa-me ver se percebi: tu defendes que tacticamente o Camacho não é fraco, mas só na tua opinião expressas 3 erros tácticos.
Definitivamente não te percebo.
O que percebo é que o ano passado trabalhou-se uma táctica e implementou-se. O meio campo em losango, 2 avançados móveis, todos sabiam o que faziam, depois houve uma série de erros e factores que levaram a que não se ganhasse nada, mas havia uma ideia. Este ano não, porque tu apresentas uma ideia geral, mas esqueces-te que pelo menos Maxi, Di Maria, Rodriguez, Kat, e Adu já jogaram em 3 posições diferentes!!! Não há uma táctica concebida, não há movimentação dos jogadores sem bola, não há nada, não há ponta por onde se pegue! Já te disse, TODAS as equipas que têm ido à Luz nos últimos tempos mostram mais fio de jogo que o Benfica, simplesmente a maior parte delas não tem um Cardozo, um Di Maria, ou um outro qualquer jogador acima da média para resolver. O Porto tinha e sabemos o resultado desse jogo, infelizmente. Isto chegou a um ponto que vamos defrontar o penúltimo classificado do campeonato alemão e estou com receio! Que respirei de alívio quando saíu o Moreirense, porque era das poucas equipas no sorteio que não temia! Isto é degradante!!!

Anónimo disse...

De facto, também não entendi essa, ó john. Como é que alguém pode defender um treinador quando acha que esse mesmo treinador comete 3 erros tácticos no 11 que escolhe? Mais: os erros que apontas são erros recorrentes, desde o princípio do ano, ou seja há 6 meses. Ora, achas que o treinador comete 3 erros, que os repete, teimosamente, desde o princípio da época e, mesmo assim, defende-lo? E, mesmo assim, não o achas fraco tacticamente? Definitivamente, estou como o americano, não te entendo.

Pedro disse...

Ricardo: segundo percebi na altura foi alguem q "inventou" a camisola...

Alexandre: Um post a insultar-te??? Tu não andas bem...

Anónimo disse...

O ano passado com a táctica espectacular dos Santolas, onde todos os jogadores sabiam o que tinham que fazer levamos na pá de uma equipa da Vitalis, fomos eliminados pelo super Espanhol e fomos humiliados e montes de jogos (Manchester, Celtic, Braga, Boavista etc...).
A táctica só não chega, é necessário motivar os jogadores e saber gerir um plantel.
Se concordo com as opções de Camacho? Nem por isso. Mas o treinador é ele e presumo eu que deve saber mais do assunto do que eu.

Anónimo disse...

O Rui Costa vai ter o mesmo papel no benfica que tem agora, vender kits.

Anónimo disse...

John, já vi que não vale a pena quando queres desconversar. Para que é que discutes as opções de Scolari então, ele não sabe mais que tu? É que se é assim não vale a pena discutirmos nada, todos os treinadores sabem mais que nós, já que têm formação na área, os jogadores sabem mais que nós porque jogam melhor à bola, os médicos sabem mais que nós porque têm um curso de medicina, o director financeiro sabe mais que nós porque é formado e tem experiência na área, o Veiga sabia mais que nós pelos anos de futebol que tem, os árbitors sabem mais que nós porque conhecem as regras melhor, etc, etc.
Se é assim não discutimos nada, é mais fácil.

Pedro disse...

"Mas o treinador é ele e presumo eu que deve saber mais do assunto do que eu."

Tenho sérias dúvidas q ele saiba mais do q tu...

Anónimo disse...

""Mas o treinador é ele e presumo eu que deve saber mais do assunto do que eu."

Tenho sérias dúvidas q ele saiba mais do q tu..."

AHAAHAHAHAAHAAAAAAAAAAAAA!!!

Ricardo disse...

Nota de agrado para a exposição sobre o Benfica no Parlamento Europeu. O segundo clube a ter tamanha honra (não sei quem foi o primeiro). É bonito. Nisto, e já que desancamos o homem forte e feito noutras coisas (leia-se: futebol), há que dar a mão à palmatória: nisto o homem é bom.

Pedro disse...

O primeiro foi o Real Madrid...