blog

segunda-feira, junho 30, 2008

Euro 2008: Notas Finais

- Espanha foi um justo vencedor. Foi a melhor equipa de principio ao fim. Com um meio campo genial e avançados fantásticos naturalmente venceu os adversários practicando um belíssimo futebol. Torres pelo excelente Europeu que fez merecia o golo final. E as discussões que tive com amigos meus por defender o Marchena como grande central...

- Modric e Arshavin foram dois jogadores que me encheram as medidas. O croata fazia tudo bem, todas as opções que tomava eram sempre as acertadas e quase sempre bem finalizadas. Que comece rapidamente a Premier League para o ver no Tottenham. Sobre Arshavin já foi tudo dito, aquelas exibições contra a Suécia e Holanda foram magistrais. Concerteza será dos jogadores mais cobiçados no momento.

- Este Europeu mostrou que ainda temos muito trabalho pela frente se quisermos vencer uma competição destas. Somos bons mas não somos os melhores. Temos lacunas, temos jogadores muito bons mas não tão bons como a maioria pensa. Se o próximo treinador conseguir manter a união do grupo e acrescentar cultura táctica damos um passo para nos aproximarmos dos melhores.

- Somos pequeninos mas realizámos um Europeu muito superior aos suiços e austríacos. Só de pensar agora no Mundial da Africa do Sul ...medo.

133 comentários:

Anónimo disse...

#1 Avançados fantasticos.

Se não me engano, nunca jogaram com dois avançados ao mesmo tempo.

Dá para pensar quando os Benfiquistas criam problemas para os nossos treinadores que não jogam sempre com dois á frente.

Com o Iniesta, Xavi, Silva e Fabregas no Benfica, jogavamos com o Mantorras e depois do intervalo com 10.

Ricardo disse...

Estou farto de treinadores-pais, de treinadores que, se for preciso, dormem com os seus jogadores para eles não fazerem chichi na cama; estou farto, em suma, de treinadores com a velha escola do «balneário». Quero gente competente a liderar tanto o meu clube do coração como o meu país. Para ganhar, não bastam rezas, santinhas, "salir a ganar", caravaggio, Roberto Leal ou Tony Carreira, como é óbvio para qualquer bípede. Para ganhar, é preciso... sim, isso mesmo, competência. Nem Scolari, nem Camacho revelaram tê-la para que saíssem alguma vez vencedores nos seus projectos portugueses. Um treinador não pode - que me desculpem os scolarianos, mas simplesmente NÃO PODE!!! - levar uma lição de como defender por parte da Grécia, sem ter planos ofensivos alternativos, sem ter uma ideia que fugisse do caos organizado que os próprios jogadores construíam, por sua iniciativa e qualidade, em campo. Não chega rezar a santas nem acreditar que um guarda-redes, por ter defendido penalties em eliminatórias importantes, serve, ad eternum, a uma Selecção. Não chega ir à final de um Europeu, quando esse Europeu é em Portugal e o adversário é uma equipa chamada Grécia, que defendia bem mas que tinha limitações evidentes. Não, não chega. Não me venham com os resultados de Scolari. Que resultados? Aragonés tem resultados; foi criticado por várias escolhas (entre elas, a mais polémica, a questão Raul) mas apresentou resultados no fim. E agora? Calaram-se as bocas? Claro que calaram. Quem ganha merece calar todas as bocas do mundo. Perder com a Grécia, em casa? Ser fraco, fraco, fraco a ler o jogo? Alguém viu os programas que foram dando antes do Euro, na SIC, sobre as campanhas de 2004 e 2006? Alguém viu aquele homem a falar antes dos jogos da Grécia (final) e da França (Mundial) para os seus jogadores? Estou convencido que até o Madaíl terá pensado: "isto é um treinador que estudou os adversários ou um pastor do Reino de Deus?". Absolutamente ridículo.
Não, meus amigos, no Benfica largámos um daqueles treinadores com teias de aranha e "cheiro a balneário" e trouxemos um jovem, que vê o futebol para além da proporção que conseguirão atingir as manchas de suor debaixo dos braços. Façamos, por favor, o mesmo na Selecção. Já chega de prestidigitadores. Queremos um cientista.

João Bizarro disse...

Estrangeiro, a Espanha jogou sempre com o David Villa e o Torres na frente.
Ontem não jogou assim porque o Villa estava lesionado.

Para mim o melhor jogador do Euro foi o Xavi e acho que o UEFA nem o nomeou.

o meu 11 do Euro 2008:
Casillas
Sergio Ramos
Puyol
Marchena
Pranjic
Marcos Senna
Arshavin
Ballack
Schweinsteiger
David Villa
Torres

João Bizarro disse...

É isso mesmo Ricardo.

Chega de Scolaris.
Ontem viu-se que afinal as melhores equipas também ganham. Selecções que jogam positivo e não estão com medo de perder mas sim com vontade de ganhar.

Tiago disse...

Oh João. Então nomeias o Xavi o melhor jogador do Euro e depois não o pões no teu 11? :)

João Bizarro disse...

LOL.

Tens toda a razão.
Fui na cantiga da votação do Mais Futebol e eles nem têm lá o Xavi.
Sendo assim tiro o Ballack e meto o Xavi.

Ricardo disse...

O meu onze do Euro 2008 (442 losango):

GR - Casillas
DD - Sérgio Ramos
DC - Puyol
DC - Marchena
DE - Zhirkov
MC - Senna
MD - David Silva
ME - Iniesta
MO - Deco
A - Arshavin
PL - David Villa

Anónimo disse...

É bem verdade Ricardo!
Claro que não temos selecção para sermos campeões. A qualidade da Espanha é nos muito superior. Mas tivemos uma sorte incrivel no sorteio. A final estava perfeitamente ao nosso alcance. E quando falam que nas selecções não há tempo para trabalho táctico, essas pessoas terão visto os jogos da Espanha? Ou os da Alemanha? Da Croácia? É que se a Espanha fosse só um conjunto de grandes jogadores, talvez não passasse dos quartos.

João Bizarro, tira o Pranjic (Zirtov), Arshavin (David Silva) e achei o Ballack melhor que o Xavi.

Anónimo disse...

"Não, meus amigos, no Benfica largámos um daqueles treinadores com teias de aranha e "cheiro a balneário" e trouxemos um jovem, que vê o futebol para além da proporção que conseguirão atingir as manchas de suor debaixo dos braços. Façamos, por favor, o mesmo na Selecção. Já chega de prestidigitadores. Queremos um cientista."

Vamos a ver o que é que o jovem que o Benfica trouxe e o que é que o sucessor do Scolari trazem a mais.
Ricardo, espero que andemos nestes blogs muitos e muitos anos, e ficarei surpreendido se o Quique alguma vez ganhar metade dos títulos do Scolari, ou se a Selecção Nacional voltar a chegar a uma final duma grande competição internacional. Espero que venha o cientista Queiroz, depois se virmos o Mundial 2010 pela TV, comecem já a preparar as desculpas...
Tantas merda e não percebem que bastava o Scolari ter um Casillas e certamente que também estava na final do Euro

Ricardo disse...

O melhor para mim foi o Iniesta. Pena ter passado 3 ou 4 jogos em funções que não eram as melhores para o futebol apaixonante que tem. Mas lá está - na altura certa, Aragonés "viu". E isso fez toda a diferença.

Hugo disse...

Americano, mas quem escolheu o Ricardo para a baliza?
Qualquer guarda-redes em Portugal é melhor que o Ricardo... essa é a verdade.

Hugo disse...

Os melhores para mim, foram o Iniesta e o Senna.

João Bizarro disse...

Pois, americano!!!
Quem andou com o Labreca ao colo durante este tempo todo?
Eu não fui.

Qualquer selecção que jogue em casa e seja mais ou menos boa, arrisca-se a ir à final.
Mais difícil é calhar-lhe uma Grécia e perder.

Como disse o Rui Costa, o nosso melhor Euro foi em 2000. Em 2004 fomos levados ao colo pelos adeptos e depois de chegar à final perder com a Grécia... Nem merece comentários.
Como disse o Aragones aos jogadores antes da final: "Ninguém se vai lembrar do 2º classificado"!

Anónimo disse...

Americano, essa conversa dos títulos é a mesma que têm os corruptos para glorificar o Balizas.
Se o Quique algum dia treinar o Brasil, talvez também seja campeão do mundo.
Em relação ao próximo seleccionar, só tenho medo que venha algum vendido da Oliveirinhadesporto e que voltamos à Selecção das negociatas.

Anónimo disse...

http://img299.imageshack.us/img299/2030/43gz6ag3.png

http://img299.imageshack.us/img299/9707/61hz5pg7.png

Ricardo disse...

"espero que andemos nestes blogs muitos e muitos anos, e ficarei surpreendido se o Quique alguma vez ganhar metade dos títulos do Scolari"

Nunca neguei que Scolari tem um currículo de qualidade. Falei no seu trabalho na Selecção, apenas. E sobre esse, achando que soube motivar os jogadores para boas prestações, não acho que tenha sido excepcional, como alguns pensam. Pelo contrário.

"ou se a Selecção Nacional voltar a chegar a uma final duma grande competição internacional"

Quantas vezes tinha Portugal recebido uma grande competição internacional? Com a conjuntura que Portugal tinha (base de campeões europeus que, Scolari, nem quis escolher, não fosse perder o primeiro jogo), achas tão estranho que passasse o grupo (que passou com muitas dificuldades), que passasse a Inglaterra (que nunca conseguiu ganhar, empatou e passou nos penalties)? Já estavas nas meias-finais. Depois foi o melhor jogo de Portugal no Euro: Holanda. Mas uma equipa que, como se viu mais uma vez, não tem apreendidas as acções defensivas de forma consistente na sua génese. Chegou a Grécia e foi o que se viu. Isto é o grande feito de Scolari? Pois para mim o grande feito do Scolari é conseguir perder uma final em casa, num Estádio e num País que tudo fez e tudo apoiou, contra a Grécia. Isso é inadmissível. É a oportunidade das oportunidades. Provavelmente não teremos outra tão cedo. Não quer dizer que não consigamos chegar a uma final; o que digo é que ter uma final, em casa, tem de ser motivo para ganhar. Ponto final. Ou, perdendo, fazer de tudo e deixar o azar ganhar-nos. Não foi isso que se passou há 4 anos. A Grécia atou-nos os braços, as pernas e tudo o mais que quiseres e Scolari nada fez porque não sabia mais. Já agora... títulos? Onde? No Brasil? E no resto do Mundo? Na Europa, prova de fogo de todos? Esperemos para ver o Chelsea de Scolari.

"Espero que venha o cientista Queiroz" - Ui. Eu falei em cientista. Não falei no adjunto do Ferguson. E, atenção, ser bom como técnico e leitor do jogo, não significa que tenha de ser um ser frio e distante. É o problema dos exemplos extremos e da fácil generalização.

"se virmos o Mundial 2010 pela TV, comecem já a preparar as desculpas" - Não vimos o Euro 2008 pela TV, porque um finlandês, no último minuto, decidiu mostrar a sua fragilidade como futebolista e, num canto, falhou por centímetros a baliza do Ricardo. Estar dependente de uma cabecinha loira, de um acaso, com um grupo daqueles, desculpa lá, mas não é grande coisa.
De qualquer forma, do próximo treinador espero que supere Scolari. O mesmo é dizer: espero que, pelo menos, nos ponha em todas as competições. E, já agora, consiga ganhar, se as apanhar no grupo, a Polónia, Sérvia ou Finlândia.

"Tantas merda e não percebem que bastava o Scolari ter um Casillas e certamente que também estava na final do Euro" - Não tinha Quim, antes de se lesionar? Ou Scolari iria utilizar o benfiquista? Bem, a lesão acaba por aparecer em boa altura. Podem (apoiantes de Scolari) sempre dizer que Quim seria o titular; ideia totalmente contrária aos indícios que foram deixados. Portanto, pelas tuas palavras, posso deduzir que se Scolari escolhesse Quim estaríamos na Final. Mas Scolari ia escolher Ricardo, meu caro Americano...

Anónimo disse...

Estão bonitas as camisolas! Onde é que arranjaste isso?

Anónimo disse...

Ricardo, Rui Patrício, Nuno, ou mesmo o Quim, todos talvez sofressem aqueles golos, não me venham com conversas. Ontem quase todas as bolas cruzadas para a área foram mortas por Casillas, e isso faz a diferença.
John, se o Quique alguma vez treinar a Espanha também se sujeita a ganhar, mas para isso têm de apostar nele, como o Brasil apostou com Scolari, e com os resultados que se conhecem.
Ok João, vamos reinventar as teorias sobre resultados, e se o Rui disse que perder nas meias é melhor que chegar à final, eu vou acreditar. Se calhar se o Quique ficar em 3º também posso dizer que ele fez um campeonato melhor que o Trapattoni, e assim cagamos de vez para os títulos e ficamos com as vitórias morais.
Pois, ninguém se vai lembrar do 2º classificado, mas ainda se vão lembrar menos de equipas que nem às fases finais chegam...
Não gostam do homem, estão no vosso direito, agora os melhores resultados de sempre na Selecção são dele, gostem ou não, e infelizmente desconfio que assim continuará a ser durante muitos e muitos anos.

João Bizarro disse...

Grande jaco, já sabe mais do Benfica que muitos benfiquistas.

É assim mesmo. Afinal os grandes clubes estudam-se...

Anónimo disse...

"A Grécia atou-nos os braços, as pernas e tudo o mais que quiseres e Scolari nada fez porque não sabia mais. Já agora... títulos? Onde? No Brasil? E no resto do Mundo? Na Europa, prova de fogo de todos? Esperemos para ver o Chelsea de Scolari."

- A Grécia atou-nos a nós, à Rep. Checa, à França, ou seja a todos os que estavam no seu caminho.
Quanto aos títulos, é díficil eles ganhá-los fora do brasil, já que treinou sempre no Brasil. Mas não deixou de ser campeão do mundo, mas talvez isso não seja prova de fogo suficente.

"Estar dependente de uma cabecinha loira, de um acaso, com um grupo daqueles, desculpa lá, mas não é grande coisa."

- Memória selectiva, coisa que não costumas ter, porque se fores honesto dizes que bastava o árbitro não ter validado um golo em fora de jogo escandaloso da Sérvia, e o jogo da Finlândia já seria apenas para comemorar.

Sobre os GR já respondi em cima, mas se achas que Quim ganhava qualquer daquelas bolas a Ballack, então estamos a falar de GR diferentes.

Anónimo disse...

Americano, não sei quanto tempo falta para começar a Premier mas aí vamos tirar a prova dos nove.
Estou curioso para ver um Chelsea-Man Utd, um Liverpool-Chelsea ou um Chelsea-Arsenal. E quero ver as desculpas que vai arranjar ;)

Pedro disse...

Eu não quero ser mauzinho para apetece-me dizer "vamos ver se Scolari irá conquistar mais algum trofeu novamente"

hehehehe

Scolari é um excelente líder mas um fraco treinador de futebol. E no Chelsea, para mal dos seus apoiantes, irá revelar toda a sua fragilidade.

PS: Belos equipamentos. Vamos ver se serão mesmo esses.

João Bizarro disse...

amerciano, estás a querer dizer que o Quim não ganhava aquelas bolas do Klose e do Ballack?
Talvez sim, talvez não.
Nunca o saberias porque mesmo que lá tivesse ficado o titular seria o labreca.
O Quim pode ter muitos defeitos mas até agora esse não é um deles.
Não é dos que costuma inventar nos cruzamentos.

Anónimo disse...

Eu apenas sou um adepto de futebol, longe de qualquer tipo de fanatismo, tudo o que digo, justifico com justiça.

Ricardo disse...

Americano, se os resultados são tudo, então o Scolari fez o que todos os outros fizeram: não ganhar competição nenhuma. Se é essa a tua teoria, então tens de levar a teoria até ao fim ou não?

É que eu não sou apologista disso. Acho que os resultados têm uma importância extrema na forma como se mede a competência ou incompetência de qualquer trabalhador. Mas não podes, como qualquer pessoa facilmente detectará, cingir-te única e exclusivamente aos resultados sem estudares os contextos. Quando falas que o Scolari conseguiu a melhor classificação de sempre da Selecção num Europeu, tens de analisar e estudar a questão - NADA ULTRAPASSÁVEL - de que esse mesmo Europeu se disputava sendo Portugal o país anfitrião.

Quanto ao homem, eu até acho o homem bastante castiço. De quem eu não gosto e nunca gostei foi do treinador Scolari. E muito menos do endeusamento que dele se faz, como se, entrando utro treinador em 2003, nunca conseguisse chegar à final do Euro 2004 ou às meias-finais do Mundial 2006. É essa ideia é que me assusta, porque totalmente desprovida de razão. Como se nos devêssemos curvar sob Scolari por ele ter perdido com a Grécia na Final. Isso é que põe os cabelos em pé. Ainda para mais quando a Selecção que ele escolheu para o primeiro jogo, mais de metade dela acabou a carreira ali ou foi posta no banco de suplentes para não mais voltar. Acho que isso diz muito do técnico Scolari, sinceramente.

Anónimo disse...

John, mas qual tirar a prova dos nove, o homem foi campeão mundial, não estás a falar do Quique, ou do Camacho, ou de gajos que nunca ganharam nada na vida.
Pedro, a ver, mas acho sinceramente que vai ganhar, e eu aí já sei quais são as desculpas que todos vão arranjar, vão dizer que é do maravilhoso plantel e que qualquer um ganhava.
João, o Quim não "inventa" nos cruzamentos, porque costuma ficar pregado à linha de baliza, por isso acho que era isso que ia acontecer nos livres da Alemanha. Iria de olhos abertos, mas duvido que fizesse mais que o Ricardo naqueles lances. Seja como for ele lesionou-se, não era opção.

Alexandre disse...

Não sei se alguém acompanhou os comentarios do carlos azenha nos jornais durante o euro, mas fiquei surpreendido por saber que um homem que até agora foi sempre adjunto percebia muito mais de futebol do que o mítico scolari.
É obvio que é facil falar quando se está em casa a ver o futebol, mas também é obvio que o scolari de tácticas não percebe nada. E a prova vai ser dada no chelsea.
Como disseram, somos bons, mas enquanto tivermos jogadores como ricardo, petit, postiga, nuno gomes, hugo almeida, etc, nunca vamos ganhar nada. A não ser que apareça algum treinadora que faça deles o que eles não são. À imagem do que o mourinho faz com muitos jogadores.

Anónimo disse...

Não Ricardo, não me posso cingir à questão do Euro ter sido em Portugal, porque logo a seguir o mesmo Scolari levou Portugal às meias finais do Mundial, algo que só tinha acontecido uma vez, e aí sim quando tínhamos a base dum bi-campeão europeu.
E acho piada criticarem a selecção que ele escolheu para o 1º jogo, como se vocês não pusessem também o Rui Costa a titular, por exemplo...

Ricardo disse...

"Memória selectiva, coisa que não costumas ter, porque se fores honesto dizes que bastava o árbitro não ter validado um golo em fora de jogo escandaloso da Sérvia, e o jogo da Finlândia já seria apenas para comemorar."

Não é uma questão de memória selectiva, é mesmo por não estar a falar de árbitros (nem me lembro desse lance, sequer), estar a falar de exibições e consistência futebolística que nunca demonstrámos. Não me digas que achas normal que Portugal tenha perdido tantos pontos contra equipas medíocres ou apenas razoáveis. Não foi sempre culpa do árbitro, pois não? Termos perdido na Polónia e empatado em casa? Termos empatado duas vezes com a Finlândia? O mesmo com a Sérvia? Não conseguirmos ganhar um único jogo dos 3 mais importantes revela um bom trabalho de Scolari? Mau trabalho dos árbitros apenas? Vá lá, Americano, podes admitir que foi sofrível a qualificação...

"Sobre os GR já respondi em cima, mas se achas que Quim ganhava qualquer daquelas bolas a Ballack, então estamos a falar de GR diferentes."

Então o Quim agora não defendia bola nenhuma daquelas? Com toda a certeza? Mas diz-me uma coisa, já que me acusas de seleccionar temas ou memórias: Scolari não deveria ter posto o Labreca no banquinho de suplentes, logo no início do estágio? Quim não era a solução evidente?

Anónimo disse...

Claro Alexandre, o sr. Azenha percebe mais que o Scolari. É como eu dizer que percebo mais de futebol que o Ronaldo, porque muitas vezes vejo que ele faz coisas erradas que eu certamente não faria. No sofá é tudo mesmo muito fácil. Escreve ao Chelsea, talvez eles ainda dispensem o Scolari e contratem esse génio da bola chamado Azenha.

Alexandre disse...

Pedro, acabei de ver que tiveste o bom senso de apagar os insultos no ultimo post. De facto podem criticar tudo o que eu digo, mas há limites para tudo.

Ricardo disse...

"não me posso cingir à questão do Euro ter sido em Portugal, porque logo a seguir o mesmo Scolari levou Portugal às meias finais do Mundial"

Não podes porquê? Quanto a Europeus, foi a melhor de sempre, mas com esse pormenor de ter sido em Portugal. Quanto a Mundiais, não foi a melhor de sempre. Apesar de ter sido uma belíssima prestação.

Anónimo disse...

Americano, vai ter que provar sim senhor! A maioria dos seus títulos foram ganhos com e no Brasil.
Tem agora a sua grande oportunidade de mostrar o seu valor no futebol europeu.
E nem precisa de ganhar para mostrar alguma coisa. O israelita não ganhou nada mas surprendeu-me pela positiva.
Na minha opinião o Scolari, além de não ganhar nada, vai lutar pelo 4º lugar e ainda vai ser corrido em Dezembro. Se chegar a Maio e acabar em 3º, para mim já é uma surpresa.

Alexandre disse...

americano, não fiques chateado com todos os que não gostam do scolari...
Se leste as crónicas dele e não concordas comigo, tudo bem. Se não leste, então não sabes do que falas.
De qualquer maneira o scolari deu tantos e tantos exemplos da sua incapacidade de mudar um jogo a seu favor. Não basta inventar tacticas "alternativas" ou "planos B" quando chega à hora de ter de mexer e nada resultar.

Anónimo disse...

Ricardo, a conversa das selecções "sofríveis" está gasta, todas o são, quando nos dão jeito. Scolari na qualificação para o Mundial 2006 deixou para trás a "sofrível" Rússia, goleando até por 7-1, essa mesma Rússia que deixou agora a Inglaterra em casa e foi uma das sensações do Euro, batendo claramente a agora toda poderosa Holanda, que também era "sofrível" em 2004 e 2006, já que perdeu 2 vezes connosco. Começámos ainda este Euro a bater a "sofrível" Turquia, que curiosamente também chegou às meias finais, e o mais engraçado é ver que o agora campeão Europeu, a "sofrível" Espanha, em 2004 ficou atrás de nós e da fraquíssima Grécia no grupo.
Não gosto de análises subjectivas. Scolari foi vice-campeão europeu, 4º do mundo, e chegou aos 1/4 do Euro. A 1ª é a nossa melhor classificação de sempre, a 2ª (quase) iguala uma proeza que só uma vez conseguimos e na altura tínhamos uma das melhores equipas de futebol do mundo (bi-campeã europeia, sem fruta), e só agora não chegou tão longe como podia. Volto a dizer que se o seu sucessor conseguir resultados parecidos, fico feliz. E nunca esqueçam que o mais difícil está feito, que é ter dado algum estatuto a Portugal, agora há que mantê-lo.
Para mim é assunto encerrado, podem juntar-se até com os portistas e dizer que o Barbas sabe mais de táctica que ele, eu voltarei a falar daqui a uns meses para analisar or resultados do Chelesa e de Portugal.

Anónimo disse...

Alexandre, o que me deixa chateado são esses disparates de dizer que ele não percebe nada, ou que um adjunto qualquer sabe mais que ele, isso faz-me lembrar quando chega um puto qualquer aos ídolos, ou à operação triunfo, e o júri diz que ela cantou melhor que a Madonna ou a Céline Dion.

Ricardo disse...

Não percebo muito bem essa tua forma de defender o homem, mas tudo bem. Ninguém está aqui a atacar ninguém. Debatem-se opiniões. Não tens de concordar, mas também não tens de exagerar no que dizes - essa do Barbas e do juntarem-se a portistas parece vinda de algum ressentimento com algum ataque, rapaz. Nada disso.

Eu acho que ele é fraco, como técnico, ao nível da sabedoria do e sobre o jogo. Tu achas que ele é bom. Mas não aches que nada tem a provar: tem e muito. Títulos na Europa não ganhou. No Chelsea terá de ganhar alguma coisa ou não? Por ser campeão do Mundo já não tem de ganhar mais nada?

Podias ter respondido à questão que te coloquei sobre o Quim, mas acho que não preciso de ler a tua resposta. Acho que é óbvio que não concordas que Scolari tenha decidido colocar Ricardo. Mas não o dizes abertamente. Como se por admirares o brasileiro não o pudesses criticar. Isso, para mim, é incompreensível.

Ricardo disse...

Em relação às camisolas: fico feliz que a alternativa seja branca, questão que para mim é essencial - equipamento tradicional como primeiro, todo branco, todo vermelho ou camisola branca e calções vermelhos como alternativo. Tudo o que saia de branco e vermelho, detesto. Não sinto que estou a ver o Benfica.
Dito isto, dizer que não gosto daquelas linhas laterais, que se parecem um pouco com o equipamento de há dois anos. A camisola é vermelha. Aquelas mariquices feias (ainda se fossem mariquices bonitas, tudo bem) não servem para nada. Não gosto.

Alexandre disse...

americano, eu não sou daqueles que ficou com o scolari atravessado na garganta por ter queimado o baía, se bem que o tempo lhe tirou a razão toda.
Mas lembro-te que tirando um euro 2004 onde perderam contra a única equipa verdadeiramente organizada que nos apareceu, tirando um bom mundial em que a selecção estava espremidíssima e depois de perder com a frança rebentou no jogo para o 3º lugar, e um euro2008 como todos vimos, houveram muitos mais jogos. Lembro-te de uma dezena de amigáveis com exibições de merda contra equipas do nível do koweit antes do euro 2004, lembro-te de uma fase de qualificação com equipas tão acessíveis e onde estivemos em dúvida até ao ultimo segundo, etc, etc...
Mas é como tu dizes, daqui a uns meses cá estaremos a debater os resultados do chelsea e de portugal. Mas eu sou daqueles que aposto 50€ em como ele nao ganha nada.

Anónimo disse...

"Mas não aches que nada tem a provar: tem e muito. Títulos na Europa não ganhou. No Chelsea terá de ganhar alguma coisa ou não? Por ser campeão do Mundo já não tem de ganhar mais nada? "

- Claro que tem, e ninguém quer mais isso que ele, mas no Chelsea parte em desvantagem em relação ao Manchester (especialmente se o CR ficar), e talvez mesmo em relação ao Arsenal, mas acredito que ele vai ganhar algo.

"Podias ter respondido à questão que te coloquei sobre o Quim, mas acho que não preciso de ler a tua resposta. Acho que é óbvio que não concordas que Scolari tenha decidido colocar Ricardo. Mas não o dizes abertamente. Como se por admirares o brasileiro não o pudesses criticar. Isso, para mim, é incompreensível."

- Já me devias conhecer o mínimo para perceber que critico o Scolari, o Adu, o Rui Costa, seja quem for. Acho que Scolari punha o Ricardo à mesma, e percebo porque ele gosta de dar total confiança às suas escolhas, e Ricardo sempre foi uma das que o ajudou a alcançar os resultados. Mas sei que ele desde o início sempre achou Portugal fraco a nível de GR (e tem razão), por isso eu disse que actualmente se ele tivesse um Casillas não teria sofrido nem o 2º, nem o 3º golo frente a Alemanha, e isso faz muita diferença.

Alexandre disse...

ricardo, o que interessa é que este ano compres a branca para juntar à cor de rosa do ano passado, e que para o ano compres uma amarela, e depois uma preta.
Já la vai o tempo em que a camisola alternativa era so para diferenciar as equipas que jogam da mesma cor. Agora é so pra vender, nem que o benfica jogue de azul e o porto de vermelho.

Ricardo disse...

Mas atenção: os golos sofridos não são da exclusiva responsabilidade do Ricardo (embora fique mal na fotografia). Sem estar a individualizar, o que me parece claro é que a estratégia para defender as bolas paradas (ponto mais forte alemão e mais fraco nosso) estava totalmente errada e pouquíssimo (para não dizer "nada") treinada. Ora, de quem é a responsabilidade de estudar o adversário e procurar anular os seus pontos mais fortes (ainda para mais quando esse é um dos nossos pontos fracos)? Do treinador, certo? Aquilo que via em Camacho (falta de preparação táctica, incapacidade de lidar com a evolução do futebol, pouca antecipação, etc) vejo em Scolari. Menos, porque Scolari é, ainda assim, melhor e mais "rato", mas é evidente que o brasileiro não está preparado para "inventar" soluções. Tenta a mesma. Se não consegue, os "bonecos" estagnam e ele não sabe o que fazer.

Anónimo disse...

Off topic:
Foi impressão minha ou a arbitragem de ontem foi péssima?
Este é o melhor árbitro da Europa?

Hugo Carvalho disse...

Em resposta ao Ricardo:
Ricardo, apesar de respeitar a tua opinião em relação a Scolari e também aos assuntos do Benfica que comentas amiúde e bem, deixa-me contestá-la.
Tens razão ao pensar nas competências tácticas do ex seleccionador. Portugal ao longo dos 3 torneios seguidos que participou (coisa que nunca pensei ser possível) apresentou uma equipa mal treinada. Percebia-se que não havia muito trabalho no que toca à defesa. Sempre se apresentou fraca e o Guarda Redes nunca ajudou. Tal como tu, contesto a forma como não houve qualquer esforço de Scolari em resolver esse problema. Contesto também a forma como apostou no Pauleta no mundial, quando Nuno Gomes era uma opção muito melhor, como se demonstrou de cada vez que jogou ao longo dos tais 3 torneios seguidos.
Mas se pouco dava à nossa equipa em termos tácticos, scolari compensava em paixão. Uma paixão que soube sempre, e muito bem, passar para os adeptos que se juntaram em torno das televisões para festejarem os golos e os jogos. Isso contribuiu para que sejamos mais exigentes para com a federação e para com a equipa. Ao contrário do que se passava em tempos passados, onde basicamente se estava tudo a borrifar, agora as pessoas falam da equipa portuguesa, apontam os erros e querem mais futebol. Isso é bom e parece-me ser o princípio de alguma coisa. Repara que com Scolari a presença portuguesa é assídua nas competições e é alvo de interesse por parte de todo o espectador. Toda a gente quer ver Portugal a jogar e não só os portugueses. É um fenómeno recente. Só passaram 8 anos desde que começamos a entrar na alta roda do futebol mundial. Equipas como Alemanha, França, Brasil, Itália, Argentina e até a Espanha andam nisto há muitos anos. Têm uma estrutura bem montada há décadas e décadas. Portugal foi sempre amador em tudo. Lembra-te do México e também a forma como se tira dum lugar um seleccionador fantástico como o Humberto Coelho (aí sim, Portugal jogava á bola como nunca jogou) para meter na cadeira o amigo do sistema (António Oliveira). Mais do que isso, repara como Artur Jorge foi escolhido para Seleccionador depois do que tinha feito no Benfica e de ser despedido em todos os clubes por onde passou. Tanto Oliveira como Artur Jorge tiveram à sua disposição a tal badalada geração de ouro. Resultados? Nenhum. Essa geração de ouro, perdida no meio de tanto amadorismo foi contudo aproveitada por dois homens, o Humberto Coelho, grande benfiquista e também por Scolari.
Por outro lado Scolari fez a transição da geração de ouro para uma nova geração. O trabalho está feito. Como tu dizes, falta um cientista da bola e acho que Queirós é dos poucos que tem capacidade para o fazer. Vamos lá ver se não voltamos ao amadorismo do costume e não chamamos um Manuel José ou um Zico.
Feitas as contas foram 8 anos extremamente positivos para o Futebol de selecção de Portugal. Repara que foram oito anos em que dentro do futebol português se viveu um clima de corrupção e, mesmo assim, Scolari conseguiu impulsionar uma selecção. Como? Afastando-se de tudo e fazendo as coisas à sua maneira. Só entrava no Balneário quem ele queria.
Por outro lado, a Selecção de Portugal é uma máquina de fazer dinheiro e novamente Scolari está por detrás disso. Pá, não percebo porque se critica tanto o Homem. Claro que o ciclo tinha de acabar agora, há necessidade de sangue novo, percebe-se que Portugal assim, com Scolari não vai passar dos quartos de final, eventualmente meias-finais dos torneios. Queremos todos mais. É aqui que entra o cientista de que falas.
No entanto, há uma coisa que me enerva francamente. Os críticos de Scolari falam duma forma como se só Portugal jogasse. Jogo de futebol tem duas equipas. Qualquer uma pode ganhar, seja contra a Grécia seja contra Alemanha ou França. Essa história de Portugal ter de ganhar os jogos todos e de se considerar um fiasco perder nos quartos de final contra a Alemanha é uma coisa que me deixa louco.
Seja como for, agora vamos é pensar no Benfica.

Anónimo disse...

Espanha esteve exemplar neste campenonato. Foi merecido!

Anónimo disse...

Relativamente às camisolas, alguem sabe o que representam as 3 estrelas por cima do simbolo ?

é uma estrela por cada 10 campeonatos ?

Anónimo disse...

Foi impressão minha ou a arbitragem de ontem foi péssima?

Eu diria estranha. Algo tendenciosa quase sempre a favor da Alemanha e em geral, o jogo sujo não foi punido.

João Bizarro disse...

Não dexter.
Corresponde ao campeonato, taça e taça uefa que vamos ganhar na próxima época.

João Bizarro disse...

"Algo tendenciosa quase sempre a favor da Alemanha e em geral, o jogo sujo não foi punido. "

O Marchena que não é alemão livrou-se de um vermelho directo.

Anónimo disse...

Estrangeiro, também tive essa impressão do árbitro a favorecer o jogo porco da Alemanha. Mas redimiu-se quando inventou uma falta no último minuto para a Espanha num lance de golo certo para os alemães ;)

João Bizarro: campeonato, taça e CHAMPIONS!

Anónimo disse...

Noticia:
A Liga reúne-se esta segunda-feira em Assembleia Geral, num encontro onde será debatida a instituição de penas mais pesadas para corrupção. A reunião começou esta manhã na sede do organismo, no Porto, com a presença da grande maioria dos clubes.

Em cima da mesa está um conjunto vasto de alterações, em propostas elaboradas pela Comissão Disciplinar da Liga. A corrupção consumada implicar exclusão das competições profissionais, e a corrupção tentada implicar descida de divisão são algumas das propostas.


Gostava de saber se o Porto vai votar a favor ou contra.

Pedro disse...

Dexter sim, cada estrela representa 10 campeonatos.

Sobre Scolari: Por acaso tenho a sensação q Quim seria titular. Toda a imprensa ficou com essa ideia por causa dos últimos treinos da equipa antes do primeiro jogo mas Quim revela os mesmos problemas q Ricardo na saída aos cruzamentos.

Scolari no Chelsea ou tem uma equipa tão forte q sozinha vença os jogos ou estás tramado. A sua grande arma é a motivação e união do grupo e isso será mais dificil de concretizar qd a lingua é um enorme obstáculo. Sinto q irá passar muitas dificuldades...mas não desejo-lhe mal nenhum.

Mas tb não tenho dúvida nenhuma q se voltarmos ao tempo de Oliveirinhas e afins, ao tempo dos compadrios e subalternices q iremos voltar ao passado não muito distante de ver as competições pela TV. Scolari passou e deixou um bom legado. Voltar ao passado é destruir esse legado invês de o aproveitar.

Luís A. disse...

Então e jogadores para o nosso glorioso!??? Hein??
porra que o Aimar e o Micolli de acordo com os jornais já estão por horas prái há duas semana...

e outra coisa. Quero que a Espanha e a Alemanha se FODAM!

Anónimo disse...

ok
parece-me bem
uma por cada 10 campeonatos
resta saber quando é que vamos conseguir preencher a proxima
LOL

Anónimo disse...

João,

Perdi alguma jogada? Não me-lembro lance para expulsão.

John,
Eu acho que era falta mas não estou a falar de lançes em que a equipa errou.
Parecia que era intenção dos Alemães de criar um ambiente de confronto e tirar proveito disso. O Ballack fez pelo menos 3 faltas com intenção de não jogar a bola.

MFQ disse...

O meu “doze” do Euro 2008:

GR - Casillas
DD - Sérgio Ramos
DC - Puyol
DC - Pepe
DC - Marchena
DE - Zhirkov
MC - Senna
MD - David Silva
ME - Iniesta
MO - Deco
A - Arshavin
PL - David Villa

Será que dá para jogar com doze?

MFQ

Anónimo disse...

luis, se for para chegarem Codina, Jorge Ribeiro, e Carlos Martins, deixa estar assim...

E infelizmente, devido ao historial de lesões, nem Miccoli e Aimar me deixam aos pulos...

A aquisição que eu sonho é o Rui dizer que o dono da 10 passa a ser o actual dono da 30 :))))

Anónimo disse...

Depois da vitoria deste fim de semana em FUTSAL ...... espero que as nossas primadonas do futebol tenham estado atentas ao que é raça e vontade de ganhar !
Eu estive no açoreana e digo-vos...IMPRESSIONANTE !
Aquilo sim é o BENFICA

Anónimo disse...

"Somos pequeninos mas realizámos um Europeu muito superior aos suiços e austríacos"

Os suiços e austríacos preocupam-se mais em manter a qualidade de vida e não deixar o futebol controlar tudo e todos.

Sugestão para o blog: um post sobre o futsal

Anónimo disse...

A aquisição que eu sonho é o Rui dizer que o dono da 10 passa a ser o actual dono da 30 :))))

lol

Anónimo disse...

Americano, quantas mais lesões tiverem o Aimar e o Miccoli, mais oportunidades terá o Adu.
;)

O Futsal não vi. Porra! Um jogo as 15h00 com o dia de praia que estava!

MFQ disse...

"E infelizmente, devido ao historial de lesões, nem Miccoli e Aimar me deixam aos pulos..."


Não podia estar mais de acordo.


MFQ

Anónimo disse...

MFQ,

acho bem que o ZHIRKOV está no seu 11 ou ....12.

Jogador a sério.

MFQ disse...

Ao contrário da corrente predominante, Miccoli neste momento, não obrigado.

MFQ

Anónimo disse...

John, mas eu quero que o Adu tenha oportunidades por acreditarem nele, se chegarem o Miccoli e o Aimar quero é que eles estejam cheios de saúde, talento não lhes falta!
Essa do dia de praia não serve, eu levantei-me de madrugada, apanhei uma fila do caralho para ir para a Costa, no entanto à hora do almoço voltei para ir à Luz ganhar um título! E é de facto incrível o espírito daquela equipa, percebia-se que tudo estava a sair mal, mas jogaram sempre com toda a raça, lutaram contra a desinspiração e o excelente jogo do adversário, e deram-nos o título!

João Bizarro disse...

estrangeiro, o Marchena teve uma daquelas "marotas" que passou despercebida.

João Bizarro disse...

Eis as escolha da Comissão Técnica da UEFA:

Guarda-redes: Gianluigi Buffon (Itália), Iker Casillas (Espanha), Edwin van der Sar (Holanda).

Defesas: Bosingwa (PORTUGAL), Philipp Lahm (Alemanha), Carlos Marchena (Espanha), Pepe (PORTUGAL), Carles Puyol (Espanha), Yuri Zhirkov (Rússia).

Médios: Hamit Altıntop (Turquia), Luka Modrić (Croácia), Marcos Senna (Espanha), Xavi Hernández (Espanha), Konstantin Zyryanov (Rússia), Michael Ballack (Alemanha), Cesc Fàbregas (Espanha), Andrés Iniesta (Espanha), Lukas Podolski (Alemanha), Wesley Sneijder (Holanda).

Avançados: Andrei Arshavin (Russia), Roman Pavlyuchenko (Russia), Fernando Torres (Espanha) e David Villa (Espanha).

João Bizarro disse...

Quanto ao melhor jogador, a UEFA escolheu o mesmo que eu: XAVI!

Ricardo disse...

Hugo, apesar de não concordar com algumas coisas que dizes, gostei muito do teu comentário (como vem sendo normal), porque as ideias são sempre bem apresentadas.

Respondendo a algumas:

"Mas se pouco dava à nossa equipa em termos tácticos, scolari compensava em paixão. Uma paixão que soube sempre, e muito bem, passar para os adeptos que se juntaram em torno das televisões para festejarem os golos e os jogos. Isso contribuiu para que sejamos mais exigentes para com a federação e para com a equipa" - Concordo totalmente. É uma das mais-valias que Scolari trouxe.

"Repara que com Scolari a presença portuguesa é assídua nas competições e é alvo de interesse por parte de todo o espectador." - Aqui discordo. Não foi com Scolari que Portugal começou a ter presença assídua nas grandes competições. Se analisarmos o que se passou, veremos que só Marc Batta impediu o que seria a normal participação no Mundial - 1998. Se nos lembrarmos que estivemos no Euro - 1996, Euro - 2000 e Mundial - 2002, podemos concluir que o trajecto vencedor de Portugal nas qualificações vem de trás - mais concretamente, 8 anos antes de Scolari liderar a equipa no Europeu (que, lembre-se, foi disputado em casa; logo, sem necessidade de jogar pela qualificação).

"Equipas como Alemanha, França, Brasil, Itália, Argentina e até a Espanha andam nisto há muitos anos." - É uma realidade mas isso não impede que outras equipas ganhem os campeonatos. Basta lembrarmo-nos da Dinamarca em 1992 ou da Grécia em 2004. Portugal tem e há já 12 anos capacidades logísticas mas, acima de tudo, futebolísticas para vencer um troféu internacional.

"Lembra-te do México e também a forma como se tira dum lugar um seleccionador fantástico como o Humberto Coelho (aí sim, Portugal jogava á bola como nunca jogou) para meter na cadeira o amigo do sistema (António Oliveira)." - Ainda bem que lembras o futebol de Portugal em 2000, porque às vezes fico com a sensação de que Portugal só existiu como Selecção desde que Scolari cá chegou. 2000 foi uma excelente campanha, com um futebol apaixonante. Em relação ao resto de que falas, não me parece que a courrupção tenha acabado. Ainda agora se fala nos movimentos que por aí andam, com Madaíl - sempre ele - a ser pressionado por todo o lado e gostando. Fala-se em Scolari e negócios mal explicados. Não acho que tenham sido debeladas todas as insuficiências organizativas que tínhamos há uns anos, mas é claro que estamos mais profissionais - consequência óbvia, também, dos tempos. Não somos só nós os que éramos amadores.

"Tanto Oliveira como Artur Jorge tiveram à sua disposição a tal badalada geração de ouro. Resultados? Nenhum" - Apesar de 4 ou 5 jogadores de excelência que essa geração de ouro teve, acho que, desde que Scolari cá chegou, tem tido as melhores soluções, em quantidade e qualidade, dos últimos anos. Quem era a geração de ouro? Baía, Couto, Sousa, João Pinto, Rui Costa, Figo. E depois? Nós levávamos gajos como o Paulinho Santos (sim, era titular!)ou o Oceano, para dar dois exemplos de jogadores que, tendo alguma qualidade, não tinham nem de perto nem de longe a qualidade e experiência dos jogadores que hoje temos. Havia um grande fosso entre grandes jogadores e medíocres.

"Por outro lado Scolari fez a transição da geração de ouro para uma nova geração. O trabalho está feito" - Qual trabalho? Que transição? Scolari, em 4 anos, mudou alguma coisa verdadeiramente estrutural na equipa principal a que se possa chamar "renovação" (já nem vou ao resto das Selecções, pelas quais era responsável e que simplesmente abandonou, deixando-as em péssima situação, como os últimos resultados que todos temos visto comprovam)? Vejamos os titular em 2004 e agora: que diferenças? Mudou o lateral-direito (Bosingwa), o central (Pepe), o trinco (Petit), o médio de transição (Moutinho), um extremo (Simão) e o avançado (Nuno Gomes). 5 em 11. Não seria uma grande renovação, mas ainda o é menos, se percebermos os motivos: Bosingwa entra porque Nuno Valente e Rui Jorge saem da Selecção (indo P. Ferreira para a esquerda), Pepe entra porque, além da qualidade que tem, Jorge Andrade não pôde, mais uma vez, jogar; o trinco porque Costinha deixou de jogar ao mais alto nível, entrando Petit, um médio de 31 anos (atenção que não se está a criticar a opção, mas a notarem-se factos); Simão entra porque Figo decidiu abandonar a Selecção, não porque Scolari quisesse renovar o que quer que fosse; Nuno Gomes entra por Pauleta pelo mesmo motivo.

Basta lembrar as selecções de 2004 e as de 2008 e, sem ter analisado seriamente mas apenas de memória ou de percepção, diria que Scolari foi dos treinadores que menos se preocupou em renovar e mais se preocupou em si e naquilo que o seu grupo podia dar até se esgotar completamente. Nada contra, é uma estratégia, mas não me venham dizer que Scolari renovou, porque isso é falso. Mais: não só não renovou, como fez sempre bandeira de que a "família Scolari" era mais forte do que escolher os melhores jogadores no momento - essa foi sempre a sua visão das coisas.

"Vamos lá ver se não voltamos ao amadorismo do costume e não chamamos um Manuel José ou um Zico" - Manuel José nem pensar, Zico causa-me apreensão; Queiroz é um nome melhor, dentro desse lote, mas não acho que devêssemos ir por aí. Procuraria alguém com grande capacidade (Hiddink, Lippi) ou alguém novo, mas com provas dadas de talento e qualidade (Bilic, Valverde).

Tiago disse...

americano, valente fila que apanhei para a costa, mesmo chegando lá às 8h50!
Às 13h já regressava a Lisboa.

João, suponho que tenha sido uma que ele deu no Klose, com o jogo parado por fora de jogo deste. Acertei?

João Bizarro disse...

Foi essa mesmo, T.

Anónimo disse...

"já nem vou ao resto das Selecções, pelas quais era responsável e que simplesmente abandonou, deixando-as em péssima situação, como os últimos resultados que todos temos visto comprovam)?"

Desculpa Ricardo, essa não percebi. A única selecção que ele deixou recentemente foi um Brasil perfeitamente mecanizado em 3-5-2 (deve ter sido o único maluco no Brasil que se lembrou de jogar com aquele esquema, completamente criticado, mas que lhes deu o título SÓ com vitórias), e esse sistema foi alterado (para não dizer destruído), pelo seu sucessor que decidiu tentar fazer um quadrado mágico com Ronaldinho, Káká, Ronaldo e outro avançado, e deu merda. Essa acusação é de bradar aos céus, sinceramente.

Anónimo disse...

t, a que horas saíste??? Eu saí às 8 e tal e cheguei já às 9 e muito, que caos!!!

Anónimo disse...

Americano, anda viver para o Porto e depois fala-me em não aproveitar os dias de praia!
A palavra "nortada" diz-te alguma coisa? Além disso se ainda fosse para ir ao pavilhão! Agora para ficar em casa a ver na TV, não obrigado.

João Bizarro, e a mão do Lehmann fora da área? As entradas brutais do Alemães? Viste como o Ballack se dirigiu ao 4º árbitro? Parecia o Jorge Costa!

André Leal disse...

Para mim, as duas diferenças essenciais entre o jogo de ontem e o nosso com a Alemanha foram as duas intervenções geniais do Casillas e o empurrão do atacante alemão, desta vez sancionado, no último minuto, numa jogada que daria o empate à Alemanha.

Mas a Espanha jogou bem mais que nós e não quero escamotear esse facto.

Ricardo disse...

Americano,

as Selecções de que falo são as Selecções jovens de Portugal, não as Selecções anteriores a Portugal.

Anónimo disse...

Desculpa Ricardo, não tinha percebido. Mas ele não é o responsável pelas outras selecções, há um director técnino nacional a quem isso compete, é semlhante à relação entre treinador/director desportivo num clube de futebol.
John, pelo menos no Porto deves demorar menos tempo a chegar à praia :)

Tiago disse...

http://www.football.fr/footballfr/cmc/scanner/transferts/200827/aimar-signe-au-benfica-_49402.html

N'en déplaise aux supporters marseillais, Pablo Aimar ne rejoindra pas le championnat de France. Le petit lutin argentin (1m70, 62 kg) du Real Saragosse s'est engagé avec Benfica. L'ancien joueur de River Plate et de Valence a répondu à l'appel de Rui Costa, nouveau directeur sportif des Aigles. Le Portugais s'était personnellement impliqué pour décrocher la timbale. La concurrence était rude. Newcastle, l'Ajax, la Lazio, Hambourg et l'OM étaient sur le coup.


Para os nao entendedores da lingua francesa, o Jornal L'Équipe dá a contratação como certa sem citar outros jornais. Aguardemos.

P.S. Americano, saí às 8 em ponto.

Anónimo disse...

Então e o Cristiano Ronaldo? Que é feito do melhor jogador do mundo? Ah e tal estava muito marcado. Ballack, Arshavin e Torres felizmente não sofreram do mesmo problema neste Europeu. Torres, um jogador superior ao Ronaldo a vários níveis, menos num muito importante, musculatura e peso, o que para já o impede de ombrear com Kaká e Messi. Mas marcou o golo que valeu o campeonato europeu e a Espanha assim como a Rússia de Arshavin, que eu já tinha visto destroçar completamente o Bayer Leverkusen e o Bayern Munique pelo S. Petersburgo, eram as minhas favoritas para ganhar o caneco, de maneira que fiquei muito satisfeito com a vitória da Espanha e especialmente pelo golo e bola ao poste do El Niño.

Anónimo disse...

Carolina Salgado acusada de prestar falsas declarações
13h30m
(Em actualização) Carolina Salgada foi esta segunda-feira acusada de prestar falsas declarações, no âmbito do processo Apito Dourado. O processo relativo ao jogo FC Porto-Estrela da Amadora foi arquivado.

O tribunal considerou que, ao contrário do que tinha declarado, Carolina Salgado não estava ao lado de Pinto da Costa quando este recebeu o telefonema do empresário António Araújo para combinar o encontro de árbitros com prostitutas.

O juíz do processo, após análise das escutas, concluiu que a ex-companheira do presidente do FC Porto mentiu porque, à hora do telefonema, não poderia estar ao lado de Pinto da Costa. O telefonema foi recebido às 13h00 e Carolina estaria, a essa hora, no cabeleireiro. Pinto da Costa estava a almoçar no restaurante D. Manuel.

Carolina Salgado pode incorrer numa pena até cinco anos de prisão.

Anónimo disse...

Sim ... tipico tuga...o cristiano nao jogou nada porque foi muito marcado
lol

pelo contrario, o Torres e o Arshavin ninguem os marcou. Nem ninguem deu pelas suas presenças no campeonato.

Enfim, enquanto houver este tipo de pensamento aliado ao do azar, das marcações, dos arbitros a roubarem......não vamos a lado nenhum.

Quando se conseguir perceber que os problemas estão dentro e não fora...aí talvez um dia portugal consiga ganhar a Grecia na final perante 60.000 portugueses a apoiar. Até lá vamos continuar com os bilhetinhos para os jogadores, com os Caravágios, com as nossas senhoras de Fátima, com os alhos nos balnearios, a meter o Postman porque dá sorte, a ter jogadores que estao na seleccao so para se promoverem, a ver os empresarios a passearem-se nos hoteis da seleccao ....... e bla bla bla

Anónimo disse...

Olhó Spam fresquinho!

Vamos lá a apagar uma postada que cheira a andrade corrupto. Ou que tem a vida conjugal do putanheiro senil mais a menina do alterne a ver com o Euro 2008?

Anónimo disse...

Exacto Mr Dex, deves ter reparado que estava a ser irónico e para mim o que fez com que a selecção tenha feito fraca figura foi isso mesmo do balneário que disseste, as macacadas que começaram com o próprio seleccionador mais o empresário, a anunciar que ia para o Chelsea. O Cris Ro mais a Nereida mais o Real Madrid foi só mais do mesmo, só pensava na peida da Nereida (não resisti lol) e depois não acertava na bola.

Anónimo disse...

Eu percebi a ironia Nando
Só me apeteceu deitar um pouco mais de lenha na fogueira
:)

Anónimo disse...

O Seleccionador e o empresário não anunciaram nada, quem anunciou foi o Chelsea, tal como fez o Fenerbache em relação ao Seleccionador que ganhou a competição.

Alexandre disse...

então a criolina mentiu em tribunal!?!?
Isso é muito feio

Anónimo disse...

americano....

desculpa mas lá por ter sido o Chelsea a anunciar isso iliba o SOCOlari de qualquer responsabilidade ?

Uma pessoa minimamente responsavel não teria exigido uma clausula no contrato que tornaria o contrato NULO caso o anuncio fosse feito antes de x data ?

Ou foram as libras que falaram mais alto ?

Anónimo disse...

É pena só ela se f****. Os outros podem mentir mas não acontece nada.
No Quartel de Abrantes está tudo como dantes!
Força Quique, teremos que jogar acima das nossas capacidades para lutar pelo título!

Anónimo disse...

A Comissão Técnica da UEFA, que esta segunda-feira revelou a sua escolha dos melhores do Euro 2008 e fez um balanço do torneio, analisou a campanha portuguesa, começando com elogios.

«Para mim, um dos melhores jogos do Europeu foi um Portugal A-Portugal B, que pude ver em Neuchatel, um treino aberto com 12 mil adeptos. Que grande exibição de futebol e qualidade técnica!», constatou Andy Roxburgh, da Comissão Técnica.


LOOOOOL

Alexandre disse...

Felizmente que temos uma liga que sabe mais do que os tribunais civis. Assim alguém pode fazer o trabalho sujo.
Vamos la chamar o platini.

João Bizarro disse...

Alexandre, afinal são inocentes?
Não receberam árbitros em casa?

Alexandre disse...

joão bizarro, este caso é do porto-estrela. Esse que tu falas é do beira-mar - porto.

No entanto, diz-me lá duas coisas.

1º A liga tirou 3 pontos ao porto por causa deste jogo. E agora?

2º Concluiram que a criolina mentiu em tribunal no primeiro processo. Sendo ela a única testemunha do 2º processo, pois não há escutas porque o encontro terá sido "ao vivo", e tendo ela concluido q o pinto da costa entregou 2500€ só ao terceiro depoimento, que credibilidade tem ela para castigarem o porto neste segundo processo?

Respondes se quiseres, claro.

João Bizarro disse...

Ainda se vai descobrir que não eram árbitros. Eram padres e o fardamento foi o que causou esta confusão toda.
O dinheiro era para as obras da paróquia!

Alexandre disse...

João não vou entrar em demagogias... já sabia que não ias responder.
Mas lembra-te que a única pessoa que fala nesse dinheiro é a tal criolina. Que mentiu em tribunal.

Só não entendo como é que todos sabem que há tanta corrupção e afinal é preciso mentir em tribunal. Depois queixam-se que o pinto da costa vem gozar para a tv.

Anónimo disse...

Sobre esse jogo há um réu que confessou tudo em directo na tv para quem quisesse ouvir: o árbitro do jogo ;)

Anónimo disse...

A todos os sofredores que sujeitam às maiores torturas para gozar uns minutos de praia (?), a minha infinita solidariedade e compreensão. Estou a dois minutos da Praia da Rocha, a três da Praia do Vau. Se quizer gastar um quarto de hora, ponho-me em Carvoeiro, Centeanes, Benagil (vizinho do Rui Costa), Caneiros (vizinho do Mourinho), Albandeira (vizinho do Figo)ou Marinha. Ah! a água está a 23 graus -23!- não há ondulação nem vento.
Chega para vos deixar vermelhos de inveja? Vou ali dar um mergulho e já volto!

Anónimo disse...

Americano,

O Podolski, miúdo da mesma idade do Cris Ro, também foi assediado neste Euro pelo Tottenham, mas ao contrário do Reinaldo sabes o que é que ele fez? Mandou-os esperar quinze dias até acabar o Europeu e depois sim conversavam, para já estava concentrado na Alemanha. São nestes detalhes que se fazem os campeões, a Alemanha foi à final, e a selecção do Cris Ro? Depois claro que se vão defender com os frangos que o Ricardo deu (dah!) ou com a falta que o Ballack fez sobre o Paul Ferreira (maldito árbitro lolz).

André Leal disse...

Uma alternadeira portista que já foi amante do Pinto da Costa mente em tribunal... E novidades?

Também o Pinto da Costa mentiu ao dizer que nunca tinha estado num camarote com ela e com o Major.

São todos uns mentirosos de merda, mas acredita, Alexandre, que não é por ela que eu acredito que o PC é um corrupto. Já se sabia. E se ela mentir muito para provar, por linhas tortas, que o PC é o corrupto que é, melhor.

Acho que ainda não percebeste que os Benfiquistas querem é ver o Pinto da Costa punido. Seja com prisão, seja com multas, seja com descida de divisão do Porto e consequente contestação interna, seja com uma carga de porrada (que lhe assentava muito bem no coiro). Até haverá, infelizmente, por tudo o que essa besta tem feito (e até muito para além do futebol), quem o queira ver morto, o que não deixando de ser uma ideia tentadora, não é o meu desejo.

Anónimo disse...

"Telmo disse...
Sobre esse jogo há um réu que confessou tudo em directo na tv para quem quisesse ouvir: o árbitro do jogo ;)

3:21 PM"

Tive o prazer de assistir a essa entrevista em directo na TVI num café apinhado de Porquistas. O meu argumento favorito dos cúmplices da corrupção assumida que se ouviam era que "a culpa é dos árbitros porque não recusaram o pagamento do jantar pelo Reinaldo nem as putas". LOLOLOL

Alexandre disse...

andré leal, tu até podes achar e querer isso tudo. Como benfiquista até acredito que sim. Mas agora quero ver no que isto vai dar. A liga castigou o porto, e o pinto da costa nem sequer vai a julgamento.

Digo-te uma coisa, se eu fosse presidente do porto, metia toda a gente em tribunal, a começar pelo ricardo costa da liga e a acabar no platini. Fodia-os a todos, e não pedia só 30 milhões.

André Leal disse...

Claro, Nando, Os frangos do Ricardo e a falta do Ballack não tiveram influência nenhuma na vitória da Alemanha.

Aliás, foi a qualidade do Torres que fez com que o Casillas subisse ao terceiro andar nos cruzamentos dos Alemães e que motivou o árbitro a marcar a falta, também por empurrão curiosamente, no último minuto quando ia ser golo da Alemanha.

Anónimo disse...

alexandre devias era tar agradecido a essas pessoas, não sejas hipócrita que te fica mal rapaz

Anónimo disse...

André, grande parte do jogo parecia-me que o árbitro se estava a beneficiar alguém era a Alemanha, pisadelas do Ballack foram umas três antes do árbitro mostrar o amarelo e não era o único a entrar duro entre os alemães. Sinceramente, acho que o árbitro esteve mal para os dois lados, mas sem influência, apesar de que se fosse eu o árbitro naquele jogo, eu tinha assinalado mão e penalty contra a Espanha na primeira parte.

André Leal disse...

O que eu estou a dizer, Alexandre, é que apesar de acreditar nos tribunais e na justiça, num sentido teórico, sei bem como as coisas são difíceis de provar, na prática. Nomeadamente contra uma defesa que meramente se preocupa com aspectos laterais e subterfúgios jurídicos.

E para mim (e creio que para ti também), o Pinto da Costa é culpado. E é-o de tudo o que acusam e muito mais. Mas mesmo que não fosse culpado disso tudo teria sempre culpas graves no cartório. Logo, e como muitos desses casos nem foram a tribunal ou já cairam devido aos já referidos subterfúgios jurídicos, não há qualquer problema moral em jogar com armas semelhantes.

O Porto pode levar quem quiser a tribunal, mas quando podia fazer um recurso da pena mais grave que já lhe foi aplicada, recusou. Ou seja, até no recurso preferem ir pelos subterfúgios em vez das vias normais.

André Leal disse...

Nando, eu acho que foi falta do Alemão ontem como foi falta do Balack há 10 dias. Ontem marcou-se, e bem, e há 10 dias não, e mal. Não acho que a Espanha tenha sido beneficiada, até porque levaram amarelos ridículos (os do Torres e do Casillas são uma anedota) e o Ballack, se não fosse ele próprio, tinha ido bem mais cedo para o balneário. No entanto acho também que o lance que referes era penalty para a Alemanha, se bem que também pouco depois, num lance estúpido, também um Alemão se encavalitou no Torres dentro da área e podia ser penalty para a Espanha.

Mas volto a repetir, a Espanha jogou melhor que nós e, dado que o Guarda Redes faz parte da equipa e assumindo que o Quim, mesmo sendo titular, está uns bons furos abaixo do Casillas, é melhor equipa.

Anónimo disse...

O TIC do Porto mandou arquivar novamente o processo do “caso da fruta” em que Pinto da Costa, Reinaldo Teles e António Araújo eram acusados de contratarem prostitutas para o árbitro Jacinto Paixão e os seus auxiliares. Mas, o TIC não se limitou a mandar arquivar o processo, mandou também extrair uma certidão para acusar Carolina Salgado de ter mentido quando afirmou que assistiu ao telefonema entre Pinto da Costa e António Araújo e ter descodificado a conversa que houve entre ambos.
Dando de barato a credibilidade de Carolina devido ao seu passado, posso perguntar desde quando é que António Araújo, Reinaldo Teles a até Pinto da Costa são pessoas em que se deve confiar?
Não colocando em dúvida se Carolina assistiu ou não ao tal telefonema e até o de ter mentido, também me apetece perguntar, se algum dos leitores, atentos a este processo, necessita de ajuda para descodificar o tal telefonema.
Parece que tudo andou à volta da mentira de Carolina e o facto em concreto foi esquecido. Houve ou não a contratação de três prostitutas, uma preta, outra mulata e uma outra branca, todas brasileiras, com nomes e declarações prestadas para memória futura? Todas assumiram que foram contratadas por António Araújo e que Reinaldo Teles foi levar o trio de arbitragem ao hotel onde elas estavam à espera. Nas declarações prestadas, não só pelas prostitutas, mas também pelos assistentes do Jacinto Paixão, houve bacanal nos quatros e a despesa foi paga por António Araújo.
Onde é que entra aqui a Carolina? Já agora gostaria de saber se o juiz, ou o MP mandou extrair certidão quando no Tribunal de Gondomar, na altura de acareação entre PC e Carol, o presidente portista disse que nunca tinha estado no camarote do Bessa com Valentim e depois foi publicada uma foto, clara e inequívoca, de que afinal tinham estado juntos nesse local.
http://www.blogdabola.blogspot.com/

Anónimo disse...

Caros,

O Antitripa tem notícias de última hora:

"1- Carlos Martins e Jonás Gutierrez na Luz.
2- Quaresma e burro alves no Inter de Milão, Lucho na Juventus.
3- Pelé, infelizmente Fabrizzio Miccoli e Pablo Aimar no fóculporto"

Podem ver aqui: http://oantitripa.blogspot.com/

A ser verdade... é mau!

Anónimo disse...

alma ... era mesmo isso k ia postar agora.

Lembram.se de ha uns dias atrás ter mostrado um post k o "NOSSO" miccoli podia tar a caminho do porto ?! ... pois.

de qualquer maneira, e apesar do blog ter fama de ser credível, acho tudo isto muito eskesito. se for verdade que vao todos pra puta k'os pariu, nao conseguem segurar lgo um jogador perdem tempo depois fogem todos, e fikamos com yebdas, ribeiros, "alvins" etc...

Alexandre disse...

andré leal, eu até posso achar que o meu vizinho é traficante de droga, porque até o vejo lá numa esquina do prédio a entregar umas cenas a uns drogados, e sei que ele não faz nada na vida e anda de mercedes. Mas daí a ir mentir a um tribunal para o condenar ha uma grande diferença. Se as escutas fossem claras e objectivas, não era preciso a criolina dizer nada.

Aliás, caso não te lembres, este processo foi arquivado numa primeira fase, já com as escutas. Depois, com a super-juíza, foram reabertos na altura da publicação do livro da criolina. Afinal começa-se a descobrir que era mesmo vingança e que tudo o que ela sabia afinal não passa de uma jogada para se vingar de quem a pôs no olho da rua.

Volta-se à estaca zero. O depoimento da criolina não vale nada, porque em 3 frases diz 8 mentiras, e o caso volta a ser arquivado. A vida dá muitas voltas.

O que está agora em causa, e que não deixa de ser grave, é que a liga baseou-se em certidões do tribunal para castigar o porto. O tribunal nao leva o pinto da costa a julgamento. Agora que venha o ricardo costa prestar declarações.

Anónimo disse...

O quê???
Alma não me f***!!

Anónimo disse...

John Billy,

Quem o diz é o Antitripa que costuma estar bem informado. Quanto a mim, estou à espera de ver se o Diabo Vermelho passa por aqui para confirmar ou negar estas notícias.

Não matem o mensageiro! :)

Anónimo disse...

Sinceramente preocupa-me mais a ida do Pélé para o Porto que a de Miccoli ou Aimar.

E a saída do Lucho seria um rombo enorme na equipa do Porto. Saindo Bosingwa, Bruno Alves, Paulo Assunção, Lucho, e Quaresma, estamos a falar de metade do 11 titular, logo seria parecido ao pós-Mourinho em que apesar da entrada de estrelas como Diego, Fabiano, e Quaresma, a equipa pagou a factura.

Anónimo disse...

Eh pá acredita nessa notícia do antitripa quem quer...

MFQ disse...

Algarviu,

Eu estou a 70 km da Comporta mas apesar disso considero-me um privilegiado. Pouco trânsito, muita areia livre e… (só para quem aprecia…) um espaço próprio para nudistas. Pena a ondulação excessiva em determinados dias. Quanto à temperatura da água é igual em toda a costa alentejana (17-18-19 graus).

MFQ


MFQ

Alexandre disse...

Eu estou entre aveiro e o porto, a 15km da praia, na terra mais sexy de portugal. Tá um calor do c*ralho mas eu estou aqui fechado no trabalho, por isso tanto me faz que esteja calor ou a nevar. Não sei onde a conversa começou mas sempre dá para variar.

Anónimo disse...

Terra mais sexy de Portugal???

João Bizarro disse...

E eu estou a 100 metros da praia mas como estou a trabalhar podiam estar 50 graus positivos ou negativos que era igual.

MFQ, conheço as praias do concelho de Grândola de lés a lés.
Prefiro mil vezes essa zona ao Algarve.

Pedro disse...

Mentir em tribunal? Isso lembra-me o Pinto da Costa q mentiu com todos os dentes e foi apanhado...
hehehe

Alexandre disse...

americano não conheces?

Não vou dizer onde é senão inda sofro um atentado terrorista.

Pedro... pois pois. Andaste toda a tarde para te lembrar dessa. Se fosse outro tipo de noticia tinha direito a post mesmo antes de aparecer na net.

Pedro disse...

É lixado não é Alexandre? Acredito q sim. Falar em mentir em tribunal e ter um presidente q foi apanhado a mentir em grande ao tribunal.

A ex mulher de Pinto da Costa mentiu? É pá...LOLOLOLOLOLOLOLOL

John Billy #37 disse...

Qual é a zona mais sexy de Portugal?
Olha, eu vivo a 5 minutos a pé da praia! E para quem conhecer sou vizinho do Macaco (o filho da p*** tem uma casa do car****)!

Anónimo disse...

Se isto fosse o Euromilhões apostava que o alexandre era de Espinho. Mas eu não jogo no Euromilhões. Heheh

Alexandre disse...

A zone mais sexy é uma terra cujo nome tem dois cus e mais não posso dizer senão tenho de pedir protecção policial.

John, por acaso não é um prédio senão gostava de ver as tuas reunioes de condomínio.

nando, não estás longe, mas não é nada disso.

Pedro, chama a PJ. Não sei quem mentiu, mas sei quem vai ser investigado por ter mentido. Vê lá se a vossa criolina, para não cair sozinha, ainda vai revelar umas coisas engraçadas sobre este processo. Era a cereja em cima do bolo!

Anónimo disse...

Se eu tivesse que apostar neste jogo "qual a terra do Alex", apostaria em Cucujães, concelho de Oliveira de Azeméis, no grandioso e lindo distrito de Aveiro!!!
:D

Alexandre disse...

ups....

Bem, www.ryanair.com ... budapest? pode ser...

Anónimo disse...

:D:D:D
É, mudar de cidade, de país, de continente.. Até podia ser uma bela ideia para muito boa gente!!!

John Billy #37 disse...

Não meu! Graças a Deus não há nenhum macaco no meu prédio! Mas não me importava de trocar o meu apartamento pela sua casa. Alias trocava-o pelo seu carro!

Alexandre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre disse...

john, tens de te filiar na seita dele. Depois ele empresta-te o carro para filmares um videoclip para o youtube. E um dia destes andas à caça ao segurança.

MFQ disse...

Fabrizzio Miccoli e Pablo Aimar no FCP?

Não brinquem comigo. Há uma enorme diferença no nível de exigência dos dois clubes. Actualmente nenhum deles interessa ao FCP.

MFQ

Anónimo disse...

João Bizarro, que heresia!
É meia noite e vim há meia hora vda praia! Onde é que tu, nas praias do litoral ocidental, consegues tomar banho às dez da noite?! Se não gostas do Algarve é porque se calhar só conheces os sítios onde toda a gente vai - Rocha, Albufeira, Vilamoura. O Algarve é muito mais do que isso.
E vou para o duche , que tenho a pele cheia de sal.
É pena a água e o sabão não puderem lavar a merda que há no desporto, em particular no futebol e ainda mais particularmente na justiça desportiva.

Tiago disse...

Carlos Martins é, oficialmente, jogador do Benfica.

Boa sorte e que seja o Carlos Martins "de Espanha"...

João Bizarro disse...

Algarviu, eu não disse que não gostava do Algarve.
Disse que preferia aquela zona. Até porque foi ali que cresci.
Do Algarve prefiro a zona de Sagres e a zona da Praia Verde e Manta Rota (que é para onde costumo ir).