blog

domingo, agosto 10, 2008

Apresentação 2008/09

O Sport Lisboa e Benfica apresentou-se ontem, no Estádio da Luz, aos seu adeptos para a época 2008/09 defrontando os holandeses do Feyenoord.

Perante mais de 43.000 benfiquistas sedentos de futebol o Benfica rubricou, finalmente, uma excelente exibição. Sinceramente gostei muito do jogo da equipa. Gostei da forma como os jogadores se apresentaram em campo, gostei da atitude, do jogo colectivo, das jogadas individuais, da filosofia que já se nota que Quique deu à equipa. Ganhámos 1-0 mas isso pouco importa, o que importa foi ver a equipa jogar muito bem. Os adeptos corresponderam enchendo as bancadas de alegria, como é habitual na Luz, e agora espera-se que a alegria se mantenha durante a época.

Há que admitir que Maxi Pereira está a portar-se muito bem na lateral direita, conseguindo inclusivê alguns pormenores técnicos bem interessantes o que prova que quando a equipa está bem e moralizada um jogador mediano pode tornar-se "bom". A defesa esteve bem, sólida e atenta. Léo , Luisão e Katsouranis mostraram aquilo que todos esperam deles com o grego a rubricar uma exibição bem positiva quer na defesa, quer no meio campo. Yebda mostrou que vai ser pedra fundamental neste Benfica, essencialmente no campeonato nacional, onde a luta física no meio campo terá muita importância, o francês é alto e possante mas ao mesmo tempo capaz de sair com a bola jogável, gostei muito dos seus primeiros 30 minutos. Ruben Amorim está a crescer de jogo para jogo e a dar uma consistência ao meio campo muito boa. É notório que não rende se estiver encostado á linha mas muito bom a marcar a bola. Carlos Martins esteve bem e se mantiver esta bitola exibicional e não se perder em quezílias parvas dará como justificada a sua contratação mas ainda está muito longe de toda a publicidade à sua volta. Já Pablo Aimar mostrou o que é ser um dos melhores na sua posição. Aqueles toques de primeira são deliciosos e reveladores de uma mestria técnica que poucos se podem gabar de ter. Mas, infelizmente, por não ser um jogador de trivelas e de fintar 5 jogadores de uma vez (apesar de o conseguir fazer...) preferindo jogar simples, fácil e directo corre o risco de passar uma imagem errada para os comentadores e adeptos. Espero que os benfiquistas percebam que Aimar é daqueles jogadores que acha que quem deve correr é a bola e não ele, que se um passe de primeira tiver o mesmo destino que uma corrida e 4 fintas, por muito bonitas q sejam, ele prefere o passe. Urreta já não é promessa, é certeza. E tenho a certeza que Quique terá algumas dores de cabeça quando Reyes se assumir como titular na extrema esquerda para optar entre Urreta e Balboa para a direita. Grande exibição do jovem sul americano. Quem tarda em me convencer é Balboa. O jovem espanhol é muito rápido e será bastante útil em alguns jogos da nossa Liga mas ainda não me convenceu que é "material" para os grandes jogos. Reyes entrou com ganas e ía tendo uma estreia de sonho. Se, durante a época, mantiver a atitude e qualidade revelada nestes 10 minutos de estreia com o manto sagrado irá disputar com Aimar o título de melhor jogador. Assim seja. Cardozo é Cardozo, 4 remates, um ao poste, duas grandes defesas e um golo. Todos os remates ao segundo toque. Tenho um feeling muito positivo sobre Sidnei e Nélson terá que trabalhar muito este ano para convencer Quique. Jorge Ribeiro, Makukula e Fellype Bastos estiveram pouco tempo em campo mas o suficiente para se verem envolvidos em jogadas de golo.

Foi um excelente jogo de apresentação que deu aos benfiquistas aquilo que eles mais pretendem nesta fase: Crença. A atitude da equipa, o discurso de Quique, a exibição dos jogadores, tudo junto permite que os benfiquistas possam acreditar que esta época será bem melhor que a anterior.

Segue-se agora o último jogo de preparação do Glorioso, será para a Eusébio Cup e o adversário será o Inter do Speciale Uno.

39 comentários:

Anónimo disse...

Boa apreciação Pedro, apenas com o senão de não incluíres o Balboa nas tuas preferências. Desta vez acertámos nas aquisições, não duvides.

Leandro Gomes disse...

Fizemos uma boa exibição!

Para mim Cardozo foi o melhor em campo e Aimar quando vem atrás buscar a bola faz maravilhas...

Reyes vai dar que falar...

Saudações!

www.vamdp.pt.vu

Henrique Maia disse...

O Urreta é um baril, rápido a atacar, voluntarioso a defender e com muito espírito de luta. Que os problemas do Quique sejam todos como o de ter jogadores como o Reyes e o Urreta a disputarem lugares. :D

João Bizarro disse...

Daquilo que vi pareceu-me uma exibição bastante agradável.
Começamos aos poucos a ter uma equipa e isso é que é importante. E depois temos grandes jogadores que podem fazer a diferença e pelos visto um grande treinador.
Estou confiante de que vamos fazer muito melhor que a época passada. E dar mais luta aos adversários.

John Billy #37 disse...

Não tenho acompanhado o Benfica durante os últimos dias (a não ser pelas novelas Luis Garcia/Reyes da Marca) mas depois de ler as opiniões dos meus blogues favoritos, vejo bastante optimismo. Ainda bem.
Notas positivas:
Reyes. Um jogador fenomenal! Nunca pensei que estivesse ao alcance do Benfica!
Saidas do Luis Filipe e Nuno Assis.
Notas negativas: o que faz ainda o Edcarlos no Benfica?
Outro facto foi começar a jogar o Cardozo e lá apareceram os golos.

Anónimo disse...

Ola Pedro.

Concordo com o que escreveste no teu post.
Apenas para dizer em relação ao Maxi que o meu espanto era ve-lo a actuar no meio campo, isto porque os jogos em que o vi a jogar pela selecção do seu pais sempre jogou a lateral direito, e bem.
Aproveitem e visitem este blog:

http://slb-glorioso.blogs.sapo.pt/

Saudações Benfiquistas.

Anónimo disse...

Notas negativas: o que faz ainda o Edcarlos no Benfica?


Nota negativa para quem?

Luís A. disse...

Apesar de estar muito contente com as aquisições e com o facto de o Glorioso dispôr de estrelas do calibre de Aimar e Reys, a grande contratação do defeso, não foram os jogadores. Foi sim um grande treinador de seu nome Quique Flores. Mais que os jogadores, destaco a forma como o Benfica ja joga em equipa e em bloco, mão de um grande trabalho por parte da equipa técnica. Este sábado, vi o Benfica jogar, como nunca o vi em toda a época passada...Agora aguardo com expectativa para vêr como se comportam os nossos bravos na Sexta ...
um aparte, onde se enfiaram os profetas da desgraça como o Starblade e o Americano? Gostava-o de os vêr aqui a reclamar com o jogo de ´sabado:)

João Bizarro disse...

Quem viu esse hino ao futebol que foi o golo da vitória da Argentina, com passe final do Di Maria?

John Billy #37 disse...

João para caso vi o jogo. O Di Maria está muito bem cotado em Espanha. O passe foi muito bom mas toda a jogada em si foi espectacular.

Luis, para caso também dou muito mérito ao Quique. Sem ele não acredito que jogadores como o Aimar ou o Reyes viessem para o Benfica.

Estrangeiro, negativo para quem ainda não o despachou ou pensas que tem qualidade para jogar no Benfica?

Anónimo disse...

John,

Calma pá! Não é como chamar um taxi e carregar as malas dele ate a estação do comboio que se despacha um jogador.

Tudo tem custos e não é sempre tão facil como parece chegar a acordos com outras equipas ou os proprios jogadores.

Anónimo disse...

Viva

Depois de uma semaninha de férias sem telefones, jornais e afins (para mim férias sao assim), estou de volta aqui ao blog.

Bom, eu não vi nada a semana passada sobre o nosso clube mas quando cheguei no sbado tratei de me por a par dos acontecimentos.

Reyes é uma grande contratação, espero que no final da epoca o consigamos manter.

A equipa parece aos poucos compor-se mas daí a estar afinada...é preciso ver mais jogos. Preocupa-me fortemente as carencias na defesa sobretudo na zona central. Temos o homem do dedo partido lesionado faz agora 1 ano e temos de recorrer a um medio (katso) para o substituir porque não temos centrais no plantel que o possam substituir. Por ai se vê a fragilidade dessa zona.

Luis, quanto aos profetas da desgraça.....é pelo magnifico jogo que fizemos contra o colosso Feeyenord a que se deve toda essa euforia ?
ALem disso as criticas que aqui foram feitas eram bem mais abrangentes do que tu queres resumir. Criticou-se toda a gestão desportiva do clube e não queiras resumir as criticas às vitorias e derrotas da equipa de futebol.

Luís A. disse...

Dexter: lembro-me claramente de : Yebda é da 2ª divisão, o Carlos Martins é lagarto, o Maxi Pereira é coxo, o Ruben Amorin mais coxo ainda, o Aimar é muito caro, o Director desportivo anda a reboque do Vieira....
enfim um monte de barbaridades pegadas e sem a equipa ter alinhado um unico jogo. Agora depois de uma exibição convincente e consistente ( 2ª vitória ) e em que ha vislumbres de uma grande equipa na forja, está tudo calado??? Quanto à gestão desportiva, são críticas de quem quer criticar por criticar. Para analisar situações não bastam os indicios. É preciso factos. E facto é, que o Benfica está a crescer e BEM! Abraço benfiquista

Anónimo disse...

Luis,

Nem tanto ao mar nem tanto à terra.
Agora Yebda é o melhor trinco do mundo, Carlos MArtins o digno sucessor de Rui Costa, MAxi Pereira o ronaldo dos defeas laterais e Ruben Amorim o maradona do meio campo.....POR FAVOR
vamos a ter calma e ver no que dá a epoca para depois sim julgarmos os jogadores, Director Desportivo, Presidente e Treinador.

Quanto ao facto dessas pessoas estarem caladas agora......há uma coisa que se chama férias.

Pedro disse...

Dexter acho q ninguem está a dizer isso. E o q tu pedes é o q eu, pelo menos, tenho pedido a quem critica o Rui Costa e as suas opções. Vamos esperar e depois criticar (positiva ou negativamente). Mas temos q esperar.

Eu não concordei com a dispensa de Adu e a contratação do Martins não me convenceu (ainda). Sempre gostei de Nuno Assis e sempre defendi Petit.

Mas sinto q estamos a trabalhar bem. A equipa técnica dá mostras de ser competente e não é apenas Quique, Pako vai ganhando pontos a cada dia de treino. Euforia não tenho mas gostei muito de ver o Benfica a jogar no sabado e constatar o desenvolvimento crescente do jogo da equipa. Isso é q me dá alento. Temos bons jogadores (alguns mesmo muitíssimo bons), contratamos com coerência. É impossivel agradar a todos por isso vamos aguardar q a equipa agrade a todos com as vitórias (se bem q alguns nem com isso ficarão agradados).

O q mais me incomoda é o tipo de critica q é feita. Acho incompreensível como é q o ano passado se criticou o gasto em Maxi e makukula, por exemplo, defendendo q esse dinheiro devia ter sido gasto em jogadores de craveira certos, e qd fazemos isso este ano com a contratação de Aimar e Reyes as criticas são q gastamos dinheiro demais na contratação desses jogadores...Sinceramente este tipo de criticas não é justa e não faz qqr sentido.

Henrique Maia disse...

Nem tanto Aimar nem tanto à terra, como disse o António Boronha no outro dia.

Mas foi muito bom ver o Benfica a fazer um jogo com pés e cabeça. Isto porque eu tinha ficado traumatizado no final da época passada.

Anónimo disse...

Pedro,

Todos nós temos direito a ter as nossas criticas relativamente à gestão desportiva do SLB. A mim não me incomoda critica nenhuma. O que me incomoda é estar lá sentado no estadio e ver lenços brancos e jogadores a serem associados. Agora, conversas de café ou de blogs onde são referidas opinioes para todos os gostos e feitios isso não me incomoda nada.
Eu não concordo da forma como foi planeada a pre-epoca, da forma como foram geridas as dispensas e como foram geridas publicamente as compras. E sobre isso não vou falar mais, já disse tudo o que tinha a dizer.
Agora, andar a cair em cima de quem critica não me parece muito bem. Até porque é um alto risco. Os ultimos tempos têm sido exemplo que sao os criticos que nao fim da epoca caem em cima dos euforicos do principio da epoca.

Anónimo disse...

Ó dexter,

"vamos a ter calma e ver no que dá a epoca para depois sim julgarmos os jogadores, Director Desportivo, Presidente e Treinador."

Quando foi para os criticar não tiveste calma nenhuma. Foste bem duro até.
Custa assim tanto fazer um elogio?
Eu não estou eufórico, mas que é que queres? Não consigo evitar este sorriso. :))
Sou do Benfica e isso me envaidece... :))
Anima-te rapaz, o futuro se calhar não vai ser assim tão mau.

Pedro disse...

Acho q todos têm direito à sua opnião e a expressá-la. Agora toda a opnião q é pública pode ser alvo de critica.

A questão é q as conversas de café e blog têm posterior seguimento no estádio e nesses tais lenços brancos e afins como falas.

O q eu acho q ninguem no Benfica sabe viver no meio, vive tudo nos extremos, no 8 ou 80. Repito-me qd digo q não vejo euforia alguma por parte dos benfiquistas. Vejo sim contentamento por, finamente, se ver bom futebol. E apesar de ser em jogos a brincar esse bom futebol, fruto de trabalho semanal, dá esperanças para os jogos a sério. Só isso.

Eu acho q a pré-época foi preparada muito bem. As contratações serão boas se acertarmos serão más se falharmos é sempre assim mas considero q no geral se trabalhou bem e, acima de tudo, satisfazendo os desejos do treinador q é algo muito importante para a estabilidade futura. As dispensas foram geridas da maneira q tiveram de ser, umas rápidas, outras mais demoradas por factores compreensíveis. Não concordo com todas as dispensas nem com todas as contratações mas no geral estou bastante satisfeito com o trabalho de Rui Costa e Quique. Se vamos ser campeões? Não sei. Acredito que possamos acreditar nisso em breve.

Fui critico deFernando Santos e fui critico de Camacho. Logo cedo disse q estavamos condenados ao fracasso. E tive razão (como outros tb na altura). Essas criticas não me impedem de sentir alguma esperança com o trabalho efectuado até agora nem de continuar a criticar o q não concordo.

zorg disse...

>Preocupa-me fortemente as carencias na defesa sobretudo na zona central. Temos o homem do dedo partido lesionado faz agora 1 ano e temos de recorrer a um medio (katso) para o substituir porque não temos centrais no plantel que o possam substituir.
-
Eu discordo completamente desta ideia. Acho que o sector defensivo do Benfica já era bastante forte, em termos de qualidade individual dos jogadores, no ano passado. Este ano, com a contratação de Sidnei e de Jorge Ribeiro, fica ainda mais forte.

Agora, ter jogadores de qualidade no sector defensivo, não quer dizer que a equipa defenda bem. Para defender bem é preciso organização, inteligência e concentração de toda a equipa... e isso só se consegue com trabalho.

>Por ai se vê a fragilidade dessa zona.
-
Não me parece. Acho que o Quique ainda está a ver onde rende mais o Katsoranis e onde é que o pode encaixar. Há alternativas de qualidade tanto para o centro da defesa (a minha dupla para o primeiro jogo oficial seria Luisão/Sidnei), como para a posição 6 do meio campo (Binya, Yebda e até Ruben Amorim, podem fazer a posição).

Luís A. disse...

"Fui critico de Fernando Santos e fui critico de Camacho"

Precisamente Pedro. também eu. E pelo facto de nunca ter visto o Benfica a jogar enquanto equipa no tempo desses senhores, é que agora manifesto o meu contentamento.

Sinceramente não me revejo nos grupos do 8 ou 80. A ínicio apenas confiei e acreditei nos indicios de honestidade, liderança e trabalho que estão associados ao nosso técnico. E fico satisfeito que esses indicios comecem(lentamente) a dar lugar a resultados (exibicionais).

É refrescante vêr em Portugal alguem revelar competencia e profissionalismo sem precisar de basófia. Só é triste que seja um espanhol a ensinar-nos isso...

Anónimo disse...

Zorg,

Achas mesmos que neste momento Sidnei é alternativa a David Luis ? É com Sidnei que vamos jogar nas primeiras jornadas contra o Porto e Sporting ?
Onde se acendem as velas ?

rasta,

As minhas criticas mantêm-se. Disse-as na altura. Não sou velho do restelo como alguns tanto repetem por aqui e fazer dessas criticas porta bandeira durante a epoca inteira.
Quanto aos elogios.....gostei do que vi do jogo de sabado. Antes disso não gostei de nada.

zorg disse...

>Achas mesmos que neste momento Sidnei é alternativa a David Luis ? É com Sidnei que vamos jogar nas primeiras jornadas contra o Porto e Sporting ?
-
Acho que, neste momento, David Luiz não é alternativa a ninguém.

Em relação ao Sidnei, confesso que não percebo o teu cepticismo. Gostei muito do que vi até agora e não tenho nenhuma razão para duvidar do seu valor. Não terei qualquer problema, antes pelo contrário, se ele for titular contra o porto e o sporting.

Anónimo disse...

Pessismo ?
Como pessismo se ainda não vi nada dele ? Em que jogo foi posto à prova ?
Já vi mais do Miguel Vitor do que do Sidnei.
E meter um jogador que é uma incognita ainda por cima nas zonas mais importantes do campo contra o SCP e contra o FCP.....parece-me no minimo arriscado.

Mas sinceramente parece que Quique não o fará. Não me parece mesmo

zorg disse...

>Pessismo ? Como pessismo se ainda não vi nada dele ? Em que jogo foi posto à prova ?
-
Eu disse "cepticismo" e não "pessimismo". :)

Eu vi os jogos do torneio de Guimarães e fiquei bastante bem impressionado. Não querendo ser injusto para o Miguel Víctor, que é um jogador trabalhador e concentrado, parece-me que o Sidnei é de outro campeonato. É rápido, posiciona-se bem e é muito bom no jogo aéreo.

Pode ser que não se consiga impor no Benfica, até porque ainda é muito novo e muitas vezes o talento não é tudo, mas parece-me sinceramente que pode ser um caso sério.

Pedro disse...

Tb fiquei com muito boa impressão do Sidnei. Coisa q, por exemplo, Luisão demorou muito mais tempo a dar...

Anónimo disse...

Pedro,

"Luisão demorou muito mais tempo a dar"

Atrevo-me a dizer que ainda está em processo de.
LOL

QUanto ao Sidnei é o que digo, nao fiquei com impressao nenhuma porque ainda nao vi nada que o ponha a prova.

João Bizarro disse...

O Sidnei não engana.

Anónimo disse...

João,

Espero que não. Nem quro pensar nisso num jogador de 10 milhoes de euros.

Anónimo disse...

Lá estão voces todos esperançados...... daqui a 2/3 meses só vão querer ver cabeças a rolar.

John Billy #37 disse...

Estou com o Dexter. Não imagino o Sidnei a titular contra o Porto e o Sporting.
E o Quique também deve pensar o mesmo.

Pedro disse...

O Fernando Santos tb devia pensar o mesmo do David Luiz...
:):)

Jotas disse...

Caro companheiro,visito este espaço pela 1ª vez e vejo que etá muito participativo.
Desculpem eu não alinhar no joga este ou aquele, a mim o que me vai agradando é o crescimento da equipa, com calma, por etapas, com cada jogador a começar por saber bem o que deve fazer, ruto do trabalho exemplar da equipa técnica, se assim for, mudando uma ou duas pedras na euipa esta manterá o seu nível, pois cada jogador saberá be qual o seu papel e isso é que é importante.
Assim como não entrei em pânico no início, tb agora não entro em euforias descabidas e para os profetas da desgraça que estão sempre à espera do mal que aconteça ao SLB, só digo isto: O plano traçado por Rui Costa não visa apenas o imediato, é antes um projecto médio/ longo prazo.,´Gastu-se muito pra no futuro se gastar pouco, por isso esta época os adeptos não podemexigir títulos, sim entrega uma equipa que vá crescendo, se houver essa paciência, então a partir do ano seguinte teremos equip para ganhar muito, muitas vezes. Com Rui Costa não vale a pena assobios ou pedir cabeças, para isso ele com a honestidade que se lhe reconhece, seria o primeiro a dizer, s é assim saio eu.

Anónimo disse...

"onde se enfiaram os profetas da desgraça como o Starblade e o Americano? "

O Americano não sei, mas o Starblade mudou de emprego, e agora é coordenador de equipa e com pouca disponibilidade para estas andanças. Pelo menos será assim nos primeiros tempos. Vir aqui hoje foi a excepção.

Mas tipos como tu conheço eu muitos; ficam logo com o grelo aos saltos assim que a equipa ganha dois jogos seguidos e esquecem-se de toda a merda que foi feita antes desses jogos e depois em Maio desaparecem. Há ainda dentro do benfiquinha os tipos tri-colores que em Maio festejam sempre. Vocês sabem de quem estou a falar...

Em 3 anos nada aprenderam. Basta o orelhudo dar-lhes um chouriço para os enganar, que se esquecem que andam a pagar para comerem um porco inteiro.

Agora compreendo a razão (no fundo já a sabia) de o clube estar como está. 2 vitórias em 3 anos e já está tudo bem outra vez.

Anónimo disse...

Pedro,

O Fernando Santos meteu o David Luis porque não tinha mais ninguem. Não havia outra alternativa convem não esquecer.
Alias essa foi a nossa sorte e a sorte do David Luis se nao em condicoes normais tinha sido recambiado para o brasil tal como muitos foram.

Convem sobretudo nao esquecer isso Pedro que nao tinhamos outros 4 centrais no banco e que FS decidiu dar uma oportunidade ao Puto. Não, nada disso. Não tinhamso mais ninguem. O Unico no banco que podia fazer o lugar era o Sheu.

John Billy #37 disse...

Dexter, falta ainda dizer que o santolas não deu oportunidade ao puto frente a uma das piores equipas da BWIN (acho que era o Penafiel).

Anónimo disse...

Desportivo das Aves

O David Luis ficou no banco, e o Katso jogou a central...

Pedro disse...

"O Fernando Santos meteu o David Luis porque não tinha mais ninguem."

Eu sei...por isso é q disse o q disse.
hehehehe

Anónimo disse...

Dexter,

Não gosto de injustiças. Fernando Santos afirmou desde o início que o David Luiz lhe fazia lembrar o melhor Ricardo Carvalho (o do FCP). Pareceu-me um elogio mas se tu não consideras assim...