blog

terça-feira, outubro 28, 2008

As cores do Glorioso

Eu sei que muitos não ligam a estas coisas e acham que são irrelevantes. Eu pelo contrário fico bastante incomodado e acho que são pormenores que analisados como um todo levam à descaracterização do Sport Lisboa e Benfica.

As cores do Glorioso são o vermelho e branco. Principalmente o vermelho, sempre que se fala em vermelho pensa-se logo no Benfica e isso é bom. Então porquê o desvirtuar em coisas tão simples e evidentes? É inacreditável que o manto sagrado seja conspurcado por um sapo verde. É horrível ver um azul tão feio no centro do equipamento mais sagrado. E agora até a porra das cheerleaders vestem de verde para actuar no centro do Estádio da Luz? Mas isto faz algum sentido?

É assim tão estúpido achar que as cheerleaders do Glorioso vistam vermelho? Quem é a alminha que permite que as nossas cheerleaders vistam cores que em nada representam o clube? Alguem acha possível isto acontecer noutros clubes? Alguem imagina certos clubes com águias no equipamento?

Na Argentina a Coca Cola teve que fazer publicidade a preto e branco no Estádio do Boca Juniors porque o vermelho e branco são as cores do eterno rival...

79 comentários:

Luís A. disse...

Elas não deviam era vestir nada..:)

Ricardo disse...

O que me chateia mais nesta questão dos equipamentos não é tanto a publicidade mas a cor dos equipamentos secundários. Já tenho falado nisto por algumas vezes: faz-me imensa confusão ver o Benfica sem ser de vermelho e/ou de branco. E não acho que as questões financeiras tenham alguma coisa a ver com o assunto, como nos tentam tão afincadamente vender. Se o Benfica estiver bem, as camisolas podem ser brancas ou vermelhas que a malta adere. Além disso, não tendo dados certos, diria que a percentagem de empates e derrotas com estes equipamentos secundários aberrantes (laranja, preto, cinzento prateado, rosa, etc) é bem maior do que quando o Benfica veste com as suas cores tradicionais. Não sei se podemos fazer alguma relação directa sobre este facto mas diria que não é despiciendo pensar que os jogadores quando estão vestidos de laranja não sentem a camisola do Benfica como quando vestem com o equipamento primeiro, primário e o mais bonito de todos. É só uma ideia.

Anónimo disse...

Exactamente o que eu penso a publicidade é que deveria se adaptar e não o SLB .
O sapo é horrivel, mas o azul da tmn por amor de deus, não lhe fica atrás .
As vezes até dá impressão que jogamos com as camisolas que o patrocinador quer.
Se compararmos as nossa camisolas com as de alguns clubes então as nossa ficam a léguas só são bonitas pelo simbolo porque de resto muito mau gosto.

Galaad disse...

Já para nem falar de uma coisa que acho de particular mau tom:

O facto de as camisolas da presente época que se encontram á venda não terem as tres estrelas.

De resto acho que a análise do Ricardo é bastante acertada. Até os próprios adversários se sentem mais intimidados quando vêem o vermelho do outro lado.

Anónimo disse...

Deixa um rasto de um "trabalhador honesto", não passa despercebido a ninguem......Como foi possível enganar tanta gente?

"Vale e Azevedo processado por hipotecas ilícitas"

DN de 28.10.08

Tico

André Leal disse...

Não é um assunto que me preocupe, mas és bem capaz de ter razão.

Preocupava-me era se fosse lagarto, pois aquele equipamento que usaram na Ucrânia com o tmn azulão à frente fazia mesmo lembrar os equipamentos alternativos dos corruptos.

André Leal disse...

galaad:

É muita ignorância da minha parte mas o que querem dizer as três estrelas que referes?

Pedro disse...

André são 10 titulos de campeão por cada estrela.

PS: Viste a final de K1 Max ontem no Eurosport? Muito bom!!!

Anónimo disse...

A águia é amarela. O símbolo do clube tem uma risca azul com as letras SLB a amarelo. Por mim até podíamos ter um equipamento alternativo azul e amarelo, não vejo problemas.

O "E PLURIB" está sob fundo verde. Logo, mesmo o verde tem a ver com o Benfica. Agora rosinha e laranja não obrigado!

Anónimo disse...

Preocuparmo-nos com a moda, isto é, a estética dos equipamentos alternativos , é bom sinal... Lá para as bandas de Alvalade e de Contumil, as preocupações são outras.

Quanto às meninas, estou com o Luís: quanto menos melhor, de preferência nada!

André Leal disse...

Pedro:

As estrelas representam o que eu pensava, ainda que não tivesse certezas nenhumas.

Não vi o K-1 Max, mas já está agendado para gravar pois eles repetem os torneios n vezes.

Tiago disse...

Jorge: a associação corrupta tem vermelho no emblema. Estás a vê-los vestir de vermelho ?

João Bizarro disse...

Sendo o presidente sócio do Benfica e também das outras duas colectividades filarmónicas penso que quer prestar homenagem a essas!

Anónimo disse...

Estamos a frente dos corruptos e submissos.
Somos a única equipa invicta.
Estamos na 2ª fase da UEFA.
Temos o melhor ataque.
Como diz o Algarviu, os nossos problemas são mesmo extra-futebol.

Anónimo disse...

Estou como o Luís: "elas nao deviam era vestir nada".
Mas reparem bem que no nosso Símbolo, que é Sagrado, cabem todas as cores.
Quanto à publicidade, nao quero morrer sem ver o Manto Sagrado limpo dessa escória, tenha ela o nome que tiver.

João Bizarro disse...

De facto ter um bicho verde, pegajoso é traumático. Esse devia ser o símbolo dos verdes, em vez do leão. Representa melhor aquilo que eles são.

O jaco e o alexandre que não desanimem que o jogo de alvalade está quase e já podem ganhar outra vez. Afilhado girafa deixa!

jose disse...

Ca para mim as cheerleaders podem ir da cor que quiserem. Desde que seja ums peca de lingerie, e pequena de preferencia....

Anónimo disse...

A imagem do BES tb é verde e nao é por isso que andamos nas costas com uma estampa verde... realmente os patrocinios nao ficam mt bem, ao menos na uefa é em preto da MEO.. o sapo é que nao tem mesmo nada a ver

Tiago disse...

Os Colchoneros andam malucos com o nosso Simão. E como eu os compreendo...

Ricky_cord disse...

Bela foto

Tiago disse...

Pedro, permitam-me o off-topic mas gostava de colocar um texto dum blog dum amigo meu, sobre algo que eu concordo plenamente, pois não são só os resultados que fazem a grandeza dum clube:

Extraído de:

http://veultras.blogspot.com/2008/10/superga.html

SUPERGA

Há uns tempos atrás falei deste assunto no Blog e parece-me o momento certo para voltar "à carga"...

Sei que existem pessoas com responsabilidades no Benfica que passam por aqui. Sei também que bastantes notáveis do glorioso (leia-se: adeptos anónimos sem peneiras) por vezes passam os olhos honrando este espaço com a vossa presença diária.

O assunto que me tem feito alguma "comichão" é o seguinte:

No dia 4 de Maio de 1949 (ou seja, no próximo 4 de Maio fará 60 anos...) a melhor equipa de sempre do Torino Calcio regressava de Lisboa onde participou num jogo de homenagem ao jogador do Benfica José Ferreira.

Ao chegar a Torino, o avião que transportava a equipa embateu na colina de Superga e despenhou-se. Toda a equipa faleceu.

Essa equipa ainda hoje é recordada com saudade em Torino, já que foi a melhor equipa de sempre da capital do Piemonte, vencedora de 5 campeonatos consecutivos e recordada ainda hoje como saudade como o "Grande Torino".

Tenho verificado que ano após ano essa data nada significa para o Benfica. Muitos dos seus adeptos o desconhecem.

Lanço o repto a vocês, benfiquistas anónimos que frequentam este espaço para os quais este tipo de sentimento entre clubes históricos deve (ou deveria) ser respeitado que o debatam. Que façam chegar aos ouvidos dos responsáveis do Benfica esta questão.

Eu pelo menos orgulhar-me-ia de um Benfica que olha para estes pormenores. Garanto-vos que em Torino todos conhecem o Benfica e a sua ligação ao "Toro".

Anónimo disse...

T, desconhecia essa história, mas o que pretendes que a direcção faça?

Agora falando do notícia que me deixou alguma irritação. A notícia é do Record, mas vem em seguimento a um lobbie "Nuno Gomes a titular" vindo já da semana passada.
A notícia é "Suazo ou Cardozo" dando já com ponto assente que o Nuno é titular indiscutivel. Espero sinceramente que o Quique não ligue a imprensa que ponha a jogar os que servem melhor o Benfica.
A notícia não deveria ser "Nuno Gomes, Suazo e Cardozo, quem de três tira dois"? Isto assimindo que o Makukula não é opção, pelo menos para titular. Até parece que os outros avançados não são jogadores do Glorioso.

Tiago disse...

John, o River Plate, por exemplo, joga com as cores do Toro uma vez por ano. Parece-me uma homenagem que não me incomodaria nada. Fazer o primeiro jogo de maio com as cores do Toro todos os anos... Não era nada demais, e teria um simbolismo que me agradaria muito! Não só de resultados se fez a fantástica história do Benfica...

Luís A. disse...

isto anda muita calminho...

Ricardo disse...

Gosto da ideia, T. E já que falamos em equipamentos, o facto de nesse dia não jogarmos com o nosso tradicional seria superado pela força da homenagem que estava a ser feita (isto se explicarem aos jogadores a razão de estarem vestidos de outra forma, que é outra coisa que às vezes parece faltar - a pedagogia sobre o que é o Benfica).

Luís A. disse...

"O entrevistador quando lhe perguntou sobre o seu ídolo de infância, Messi não hesitou:

Em primeiro lugar e acima de todos, o Pablo Aimar, quando jogava no River Plate, ao lado de Javier Saviola e do Andrés d’Alessandro. Fascinava-me a forma como jogava, as coisas que fazia. Ele foi o meu grande ídolo, sem dúvida”, "

Pedro disse...

Tb concordo com a homenagem ao Torino até pq, infelizmente, foi após um jogo com o Glorioso q se deu a tragédia.

Seria um sinal de respeito pelo clube e seus adeptos. Acho q é muito importante essas ligações emocionais. Ainda hoje dura uma forte ligação entre os No Name Boys e a Torcida Split pela homenagem q estes fizeram qd cá vieram aos elementos da claque falecidos em acidente de automóvel no regresso da visita do SLB a Split.

Anónimo disse...

John billy, por acaso até acho que neste momento a questão é entre Suazo e Cardozo pois no apoio ao homem de área terá que ser o Nuno Gomes. Isto porque até ao regresso do Aimar não temos armador de jogo.

Com o regresso do Aimar o Nuno é bem capaz de voltar ao banco pois deu-me a impressão que o Suazo descai bem para os flancos. Poderemos jogar em 4-3-3 com uma frente de ataque formada por Reyes, Cardozo e Suazo.

João Bizarro disse...

O Nuno Gomes não vai a lado nenhum para entrar Aimar, Suazo ou outro qualquer!
Simplesmente porque é dos melhores jogadores da equipa neste momento.

João Bizarro disse...

E deixem-se da porra dos lobbies. Não há lobby nenhum. Ele está a jogar bem só tem de ser titular.

Luís A. disse...

"Nuno Gomes não vai a lado nenhum para entrar Aimar, Suazo ou outro qualquer!
Simplesmente porque é dos melhores jogadores da equipa neste momento."

não podia discordar mais João. O ultimo jogo do Nuno foi sofrível e miserável. A fazer recordar o Nuno da época passada. Acho que está na altura do Aimar justificar o salário!

Ricardo disse...

"sofrível e miserável", Luís? Neste momento, o Nuno é dos mais lúcidos, competentes e que "entende os vários momentos do jogo" (como pede o Quique) do nosso plantel. Não tenho quaisquer problemas em entender o Flores se quiser meter o Cardozo pelo Nuno contra o Guimarães - porque os nossos atacantes são bastante diferentes entre si e, portanto, faz sentido escolher as características que mais bem se enquadram na estratégia para cada jogo - mas há que assumir que o português tem sido dos melhores neste princípio de época. Quanto a mim, nos antípodas de "miserável e sofrível".

Luís A. disse...

Ricardo estou me a referir ao jogo contra o Naval. És capaz de defender a exibição péssima dele nesse jogo? É que se fores, vimos jogos diferentes de certeza

Ricardo disse...

Eu também, Luís. Falei de todo o princípio de época mas enquadrei o último jogo nessa análise. O Nuno Gomes esteve péssimo? Vimos mesmo jogos diferentes. Só se para ti péssimo é quando um gajo tem o melhor posicionamento e inteligência em campo de toda a equipa mas falha um golo relativamente fácil. Só se é isso. De outra maneira, não estou mesmo a ver.

Luís A. disse...

"um gajo tem o melhor posicionamento e inteligência em campo de toda a equipa "
e isso é jogar bem? Fonix. Isso para mim é andar a leste com medo de se meter no jogo. isso do posicionamento e inteligencia, é rétorica de Rui Santos

Ricardo disse...

Bem, se isto do posicionamento e inteligência é "retórica do Rui Santos", acho que nem vale a pena mais debate sobre o assunto. Já disseste tudo.

jose disse...

Parece que os avencados andam a tentar meter fel com o Cardozo outra vez
Agora e o Quique que nao gosta do homem
Isto de marcar golos tem que se lhe diga

Anónimo disse...

Mas quem é que disse que o Quique não gosta do Cardozo?
Ricardo, baseias-te em quê quando falas em inteligência e movimentação em campo? Isto é muito mas MUITO subjectivo. Só falat dizer que em inteligência o Nuno teve um 9, o Suazo um 7,3 e o Cardozo um 4. Depois nas movimentações o Nuno teve um 8, o Suazo um 5 e o Cardozo um 2. Assim é muito fácil por o Nuno como melhor avançado do Benfica.
Agora se os classificar por golos, assistências, recuperações de bolas, perdas, passe certos e falhados, achas mesmo que o Nuno está em 1º?

João Bizarro disse...

José, foi o Quique que te disse que não gostava do Cardozo?
É que eu não o vi nem ouvi (nem li) a dizer isso!

Ricardo disse...

John,

"Ricardo, baseias-te em quê quando falas em inteligência e movimentação em campo?"
Em quê? Em criar espaços para os colegas aparecerem, em fazer desmarcações para os sítios certos, em procurar defender e estancar o jogo adversário logo à saída do meio-campo adversário, em não fazer faltas estúpidas, em saber o que a equipa precisa em determinados momentos do jogo, se precisa de acelerar e procurar desenfreadamente o golo ou se precisa de controlar a bola, lateralizar e sair a jogar pela certa, em vir atrás dar linhas de passe aos médios, etc, etc, etc. É nisto que me baseio e em coisas que, sem palavras para as explicar, são perceptíveis para quem está a ver um jogo de futebol com dois olhos. O Nuno Gomes em feito grandes jogos, mesmo quando não marca e mesmo quando falha um lance relativamente fácil de golo, como foi o jogo contra a Naval. O problema é que se não marca, fez um jogo de merda e as movimentações e inteligência são "retórica do Rui Santos".
Se não vês isso, paciência, não preciso de comentar o teu sistema de pontuações; no próximo jogo que vires ao vivo do Benfica será mais fácil para analisares o que digo. Admito que pela televisão há coisas que não são perceptíveis.

"Agora se os classificar por golos, assistências, recuperações de bolas, perdas, passe certos e falhados, achas mesmo que o Nuno está em 1º?"
Bom, ou está em primeiro ou está em segundo. Não vejo outra alternativa. Tem 3 golos, Cardozo 4. Colectivamente, é muito mais importante que o paraguaio. Portanto é ela por ela. Um é mais matador (ainda bem), outro, além de já ter marcado 3 golos esta época, tem uma função mais recuada e colectiva (ainda bem).

Já agora, e uma vez que dizes que tudo é tão subjectivo, desafio-te a desenvolveres a tua ideia sobre o Maxi lá no blogue, porque ainda não a percebi. Fala dos golos que eu mencionei e da forma por que achas o Maxi um bom lateral-direito para o Benfica. É que isto de dizer só "é bom", "é mau" é muito fácil. Também é giro (e mais complexo) fundamentarmos as nossas opiniões.

Ricardo disse...

Onde é que o Quique disse que não gosta do Cardozo?

Anónimo disse...

Ricardo, falas que controlar o jogo, de marcar o ritmo, mas isso não é trabalho de ponta de lança. No esquema do Quique, esse trabalho é do médios centros. Se continuas a achar que é o ponto forte do Nuno, então no jogo contra a Naval esteve muito mal porque o Benfica não soube marcar o ritmo, nem soube controlar o jogo.
Dizes que ele pressiona o adversário logo a saída do meio campo. Eu perguntou-te quantas bolas ele recupera por jogo.
Falas de movimentações, eu perguntou-te quais. A única boa movimentação que fez, foi quando saiu da frente do Cardozo. Se não tivesse saido, estariamos agora a chorar um empate.
Mas repito que não me choca de o ver a titular. Choca-me é ver o Cardozo no banco.
Em relação ao Maxi queres que te diga o quê? No lance do golo da Naval vi um jogador da Naval passear no meio campo do Benfica com o Martins a marca-lo com os olhos. Esse jogador passou a bola para outro jogador do lado direito sem nenhuma pressão. O jogador da direita consegue centrar sem a marcação do Ribeiro. Outro jogador consegue cabecear, antecipando-se ao Sidnei e finalmente outro jogador consegue marcar o golo perante o Maxi e o Luisão que ficaram parados.
Afirmas que o Maxi é o culpado do golo apesar de pelo menos outros 4 jogadores terem ficado mal na fotografia.

Ricardo disse...

John,

"Ricardo, falas que controlar o jogo, de marcar o ritmo, mas isso não é trabalho de ponta de lança. No esquema do Quique, esse trabalho é do médios centros."
Não, John, marcar o ritmo é um trabalho colectivo. Alguns percebem isso, outros não. O Nuno percebe.

"Dizes que ele pressiona o adversário logo a saída do meio campo. Eu perguntou-te quantas bolas ele recupera por jogo."
A pressão exercida por um jogador sobre o adversário não significa necessariamente a recuperação de bola por esse jogador. Significa que esse jogador está em sintonia com aquilo que devem ser os movimentos colectivos da equipa. Se os outros não pressionam, nada a fazer; o que não invalida que um jogador esteja bem porque cumpre, colectiva e individualmente, aquilo que se lhe exige.

"Falas de movimentações, eu perguntou-te quais. A única boa movimentação que fez, foi quando saiu da frente do Cardozo."
Claramente viste outro jogo. Dado na televisão.

Quanto ao Maxi, não fundamentas nada a tua defesa de que é um jogador que tem de jogar no Benfica como defesa-direito - se tem estado bem, terá as suas virtudes. Eu pergunto: quais são? Ainda não respondeste. E não respondas disponibilidade física e dar tudo o que tem que essas são evidentes e eu falo nelas no blogue.

Depois... falas só do golo da Naval - 1 de 5 de que falo no blogue e em que digo haver responsabilidade de Maxi - para dizer que eu falo de Maxi como o culpado do golo. Não falo nem falei. Nunca disse que não havia outros culpados. Mas disse, sim, que ele é um dos culpados. Claramente. Isto numa lógica de análise que vinha fazendo e que tu retiraste do contexto - em 11 golos sofridos, 5 têm responsabilidades de Maxi Pereira. Em dados concretos, temos isto. Depois temos a análise "subjectiva", que consiste em falar da forma de jogar (que eu abordo no blogue). Em nada disto tocas. Quando quiseres um debate mais aberto, força, que estou à espera. Não basta dizer "é bom" ou "é mau". Maxi Pereira é bom em quê, afinal?

Já agora, alguém está a ver o Rio Ave-Braga, na SIC? Meu santo Eusébio, o Miguel Lopes, lateral-direito dos vilacondenses, continua a mostrar muuuuuuito mas muito.

Tiago disse...

Para quem não sabe (e não incluo o Ricardo neste lote), quando se pressiona na posse de bola adversária, o 1º que vai lá apenas faz contenção. O 2º elemento (ajuda) é que deve recuperar a bola, quando tal é possível. Assim sendo é óbvio que por norma nunca será o Nuno (ou o Cardozo) a recuperar a bola.

Luís A. disse...

"Assim sendo é óbvio que por norma nunca será o Nuno a recuperar a bola."

Aqui tens razão. Ele geralmente perde-a.

Acho uma piada a essas justificações teóricas , que na prática têm muito pouco resultado, ou nós os que vêm na tv, não têm o previlégio de vêr. Quero vêr se analisam o Aimar ou o Suazo com tanto preciosismo técnico

Luís A. disse...

A grande exibição do jogo contra o Naval em resumo:


40' - Nuno Gomes não consegue alcançar um excelente cruzamento de Jorge Ribeiro pelo lado esquerdo

51' - Após um grande centro de Maxi Pereira da direita, Nuno Gomes falha de forma incrível o primeiro golo do Benfica. O avançado encarnado, sem marcação, procurou rematar de primeira perto da pequena área, mas a bola saiu por cima da baliza da Naval.

86' - Golo do Benfica, por Cardozo.
Após um belo centro de Jorge Ribeiro da esquerda, o avançado paraguaio, depois de pedir para Nuno Gomes deixar passar a bola, fez um cabeceamento certeiro para o fundo da baliza de Peiser. Os dois jogadores encarnados estavam completamente livres no interior da área da equipa da Figueira da Foz

90'+ 3- Nuno Gomes, após um rápido contra-ataque encarnado, remata em arco da entrada da área, com a bola a passar ligeiramente por cima da baliza de Peiser.

Não haja dúvida. Um exibição de sonho coroada com 3 falhanços. E o burro sou eu???

Tiago disse...

O remate em arco e o cruzamento que não chega entram para o lote dos falhanços? OK... há jogadores para quem vale tudo para deitar abaixo.

Luís, vou ser o mais claro possível. No próximo jogo que vires o Nuno em campo, a partir dos 60 minutos, vê quem aparece constantemente a fechar o lado esquerdo a compensar o Reyes que já não desce. Aí talvez percebas o que nos referimos a nível de movimentação.

João Bizarro disse...

Luis, um jogo de futebol é muito mais que um resumo de 3 lances.

Luís A. disse...

Se nem com os factos querem vêr o óbvio, tudo bem, estamos num país mais ou menos livre. A todos os que defendem a exibição do 21 contra o o Naval, recomendo um visionamento do Blindness (Ensaio sobre a Cegueira)

Anónimo disse...

Afinal em que ficamos? O Nuno é um falso ponta de lança ou um ponta de lança falso?

Pedro disse...

Q o Nuno é um jogador inteligente não há a menor dúvida, q o Nuno é um jogador q foge do choque, q ataca pouco a bola e que falha bastantes golos tb não há a menor dúvida. Tendo em conta a posição q joga em campo estes "handicaps" são pesados...

E não se pode comparar Nuno Gomes com Cardozo pq são dois jogadores totalmente diferentes. Uma das principais diferenças é q é possível fazer uma equipa para Cardozo enquanto q nunca se poderá fazer uma equipa para Nuno Gomes. Nuno Gomes tem uma mobilidade q Cardozo não tem, Cardozo tem uma finalização q Nuno Gomes não tem, Nuno Gomes tem uma capacidade de pressão defensiva q Cardozo não tem, Cardozo tem uma capacidade de choque q Nuno não tem...etc etc etc

Ricardo disse...

Luís,

eu recomendo o livro em detrimento do filme. É mais complexo e tem uma visão bem mais abrangente. :)

John Billy #37 disse...

Duas taças de Portugal, uma taça de Itália, um campeonato e uma supertaça.
Grande palmarés para um gajo de 32 anos!

Ricardo disse...

John,

depreendo que o João Vieira Pinto seja uma merda.

John Billy #37 disse...

Ricardo, se fosse mesmo bom não teria triunfado no Atlético?

Ricardo disse...

John,

tenho dificuldade em entender essa forma de pensar tão rectilínea e autista. Quer dizer: primeiro estamos a falar da forma como o Nuno Gomes se movimenta em campo, tu decides dizer que ele não tem grande currículo (como se isso provasse alguma coisa!). Depois perguntas-me se fosse bom não teria triunfado como se no Mundo não houvesse imponderáveis, não acontecessem contratempos, maus timings, como se tudo tivesse de seguir o seu rumo natural, sem erros, sem hesitações.

Para que conste: acho o JVP um dos melhores jogadores de sempre da História do Futebol.

Ricardo disse...

*se o JVP fosse

John Billy #37 disse...

Ricardo, digo-te que o Nuno Gomes não passa de um jogador mediano mas com uma imprensa excelente. Primeiro mostrei-te os números miseráveis que nos brinda época após época. Em qualquer equipa com ambição já tinha sido despachado. No Benfica é glorificado. Fala-se de movimentações, inteligência e outros aspectos subjectivos que só serve para qualificar o Nuno. Os outros jogadores são sempre julgados por números. Se o Ronaldo vencer a bola de ouro, será pelos seus 40 e muitos golos ou pela sua inteligência?
O currículo ridículo não é a prova da sua mediania. É só mais uma prova.
Concordo contigo que o JVP é mil vezes superior ao Nuno. Agora acha-lo um dos melhores de sempre é um insulto até para o Figo, Rui Costa ou o próprio Ronaldo.

Ricardo disse...

Dá-me a impressão que estás a fazer confusão com alguém, caro John. Já disse aqui várias vezes que o Nuno nos últimos anos tem estado no Benfica com um estatuto que não é condizente com aquilo que faz dentro de campo (números, claro, são fundamentais). O que falei hoje foi que começou muito bem a época e a jogar assim para mim deve continuar a titular. ALiás, há uma semana falei mesmo que me parecia que o Nuno por estar pressionado, ou seja por não saber que será titular "de caras", está a dar mais e a jogar melhor. Jogando bem, é um bom jogador que pode ajudar muito o Benfica. E é isto. O teu alvo devia ser outro porque números não preciso, sei bem o que ele fez e sei bem o quanto já o critiquei quando na minha opinião não justificava a titularidade.

"Se o Ronaldo vencer a bola de ouro, será pelos seus 40 e muitos golos ou pela sua inteligência?" Não será só pelos golos. Se fosse, todos os que ganhavam o prémio de Melhor do Mundo seriam os melhores marcadores também e isso nem sempre acontece.

"Agora acha-lo um dos melhores de sempre é um insulto até para o Figo, Rui Costa ou o próprio Ronaldo."
Insulto? Porquê? João Vieira Pinto não deve a nenhum deles. Teve outra carreira por vários motivos (o Benfica aqui não está isento de culpas), o que não tem nada a ver com a sua qualidade. Paneira para mim não deve nada a Figo e nunca foi para o estrangeiro nem ganhou o prémio de melhor do Mundo. A vida não é assim tão linear, caro John.

Anónimo disse...

desculpem lá mas ganhar 3 titulos nao é um curriculo ridiculo. a maioria esmagadora dos jogadores de futebol nem sequer se podem gabar sequer de um titulo.
se o nuno gomes é tão mau, pk é k se fartou de marcar golos no Boavista e no Benfica e na selecção antes de ingressar na Fiorentina (onde mesmo assim fez uma primeira época boa onde apontou 10 golos). depois vieram as lesoes, e caiu mto de valor mas mesmo assim nao deixou de ser um jogador inteligente e mtas vezes decisivo. neste momento não é nada de especial é verdade, mas ainda consegue ser util e dar algo ao Benfica (basta ver estes primeiros jogos)...

Deixo aqui resultados da carreira do nuno gomes:

2008/09 Benfica 4(2) 2
2007/08 Benfica 20(5) 7
2006/07 Benfica 24 6
2005/06 Benfica 27(2) 15
2004/05 Benfica 20(3) 7
2003/04 Benfica 19(2) 7
2002/03 Benfica 27 9
2001/02 Fiorentina 22 5
2000/01 Fiorentina 30 9
1999/00 Benfica 33 18
1998/99 Benfica 34 24
1997/98 Benfica 34 18
1996/97 Boavista 34 15
1995/96 Boavista 28 7

ah e já agora o nuno gomes conquistou mais do que tres titulos:

Campeão Europeu de Sub-18

Vencedor Taça de Portugal pelo Boavista Futebol Clube;

Vencedor Taça de Itália pela A.C. Fiorentina;

Vencedor Taça de Portugal pelo Sport Lisboa e Benfica;

Vencedor da Superliga pelo Benfica,2004/2005;

Vencedor da Supertaça Cândido de Oliveira pelo Benfica, 2005;

6 no total

ps: agora o senhor quique tem que aproveitar bem o nuno gomes enquanto este estiver em forma, quando nao render, tem que dar lugar a outros. em qualquer clube nao deve existir lugares cativos!´
o banco mtas vezes até acaba por ser benéfico para o jogador!

Anónimo disse...

O tal Nápoles a que toda a gente achava que tínhamos que ganhar lá e cá continua à frente do campeonato italiano. E à nona jornada levam dois de avanço do Mourinho.

E parece que o tal avançado nosso que segundo alguns dos eruditos que aparecem aqui no blog não vale um corno até conseguir marcar a esses gajos e tudo.

David disse...

Concordo com o Ricardo. Em dois pontos:

o Nuno Gomes está a jogar bem e a continuar assim merece pelo menos ser uma opção tão válida quanto Suazo e Cardozo. Já o disse e reafirmo-o: para mim podemos e devemos encará-los os 3 como titulares que vão rodando em função do adversário e da gestão do plantel.

O outro ponto no qual concordo com o Ricardo é quando ele diz que o JVP não fica a dever nada ao Figo e ao Rui Costa. O JVP foi o melhor jogador português que vi jogar (só para se situarem, vi jogar o Paulo Futre, mas não vi jogar o Chalana), e só o Cristiano Ronaldo se arrisca a ultrapassá-lo. Aliás, devo dizer que sempre achei o Figo um excelente jogador, mas não o super-craque que tinha fama de ser. Ponho-o ao nível do Simão, por exemplo.

Voltando ao Nuno Gomes, eu acho que ele está em dívida para com os benfiquistas por tudo o que sempre prometeu e pelo pouco que fez para cumprir essas promessas. A certa altura, também eu defendi a sua saída. Mas a verdade é que ele continua a fazer parte do plantel e está a atravessar um bom momento. Quem dera que ele tivesse sempre jogado nas últimas épocas como está a fazer neste início de temporada! Talvez este ano ele consiga pagar parte da tal dívida...

jose disse...

Desculpem la pessoal. A estoria do Quique nao gostar do Cardozo li-a no Bola na Area, por isso e que disse que os avencados andan com a pica toda, porque o Cardozo, marca golos. O resto e para nos desconversarmos
Ja agora, a campanh do Record tambem nao e nada inocente "N Gomes +??"
Dando a entender que ainda ha lugares cativos para certos jogadores.

Pedro disse...

Toda a gente sabe a minha opnião sobre o "judas" JVP mas não tenho qqr problema em afirmar q ele foi o mais genial jogador da famosa geração de ouro e se tem saído para o estrangeiro como Figo e Rui Costa e ter a evolução q eles tiveram era, sem a menor dúvida, um dos melhores jogadores do mundo.

Ele falhou no Atlético? Não tenho de memória todos os pormenores mas acho q foi para lá com 17/18 anos e teve logo um problema de saúde grave q o impediu de fazer mais. Regressou a Portugal pouco depois disso.

Anónimo disse...

Expliquem-me lá isso dos números miseráveis.

O Miccoli esteve cá duas épocas marcou 14 golos em 39 jogos para o campeonato (média 0.36). Nessas duas épocas o Nuno marcou 21 golos em 53 jogos (média 0.40). Os números do Miccoli também são miseráveis?

Há uma grande diferença nos números do nuno da primeira passagem, 60 golos em 101 jogos (média de 0.6), e da segunda, 51 golos em 149 jogos (média de 0.34). Bastava ao Nuno ter marcado os penaltis nestas últimas épocas para ter mantido os 0.6 de média.

O que separa o Nuno de ser o melhor avançado do Benfica dos últimos 30 anos é ter sido o Simão a marcar penaltis.

John Billy #37 disse...

Agora já percebo melhor a vossa idolatria pelo Nuno Gomes. Quem acha o JVP tão bom ou melhor que o Rui Costa ou o Figo tem uma noção de futebol totalmente diferente da minha.
Enquanto uns brilharam na Champions ao lado de Zidane, Ronaldo, Kaká, Batistuta, Roberto Carlos, Shevshenko, Maldini, Hierro, Raul ou Guardiola outros brilharam na liga portuguesa ao lado de Tahar, King, Paredão ou Marcelo.

João Bizarro disse...

Meus caros, vocês é que querem por lugares cativos no Benfica. O Nuno Gomes está a jogar bem, só tem é que ser titular.

Para o Americano, o Adu diz-se encantado com o Benfica e quer voltar no final da época.

Anónimo disse...

Adoro o equipamento da uefa: meo a preto. Esse sim! Agora aquele azul cueca por favor... Para não falar do verde do sapo. No início da época fiquei feliz quando vi o branco regressar como alternativo, mas agora posso dizer que está horrível. Aliás, acho que a sapo podia alterar o logo...

Ricardo disse...

John Billy, lá estás tu, não consegues fugir das lógicas esquizofrénicas. Nós (ou, pelo menos, eu) estamos a falar do valor do jogador, da qualidade que demonstrava, daquilo que era como futebolista profissional, não estamos a falar da carreira que teve. O João Pinto teve um azar enorme: apanhou o Benfica, tirando os dois primeiros anos, no princípio do fim. Por isso andou agarrado ao clube com equipas nojentas e ele, coitado, a remar para outro lado. Quem viu pormenores do JVP, como em Alvalade e em muitos outros estádios e com jogadas geniais, sabe do que falo quando digo que ele não deve nada a ninguém. Mas para ti, John, que pareces não saber quem foi, fica aqui a minha preferida dele (ainda que incompleta):

http://www.youtube.com/
watch?v=xsPxxsdW3Bc

O gajo basicamente "só" fintou o Reuter, o Eilts, o Kohler e o Sammer NA MESMA JOGADA. Só assim de mansinho.

Anónimo disse...

Eu vejo futebol há mais de 30 anos e o JVP não fica atrás de outros grandes jogadores que tivémos. Viu-se quando saiu o tombo que a equipa deu... até irmos buscar o Simão. Cuja saída deu origem a outro tombo.

Mas o que mais me espanta nos pontas de lanças modernos em Portugal é (tirando o Benfica actual) não serem eles a marcar penaltis. É ques estamos a falar de números de golos assombrosos, só o Simão deve ter marcado mais de 40 no Benfica.

Já agora, pode ser impressão minha mas nos últimos 3 a 4 anos os érbitros andam a marcar muito menos penaltis que marcavam nos anos 80 e 90. Alguém sabe onde arranjar os números?

David disse...

O que define um bom jogador não é o clube onde ele joga, não é o currículo, nem são os troféus que ganha.

Segundo este critério o Maradona, para muitos o melhor de sempre, nem é dos que tem mais títulos e currículo, ficando muito atrás de alguns dos nomes que o Jonh Billy referiu.

O que define um bom jogador é aquilo que ele faz dentro do campo. E quanto a isto digo sem dúvidas: vi o JVP fazer coisas que nunca vi o Rui Costa e o Figo fazer. Vi o JVP carregar o Benfica às costas e resolver jogos sozinho, como nunca vi o Rui Costa e o Figo resolver. E podem alegar que era fácil sobressair nas medíocres equipas do Benfica do final dos anos 90, mas então podemos passar a um termo de comparação mais directo: para mim na selecção não foram poucas as vezes em que o JVP foi o melhor em campo. Foi o melhor marcador e jogador em fases de apuramento. Nas fases finais também esteve sempre em grande nível. Excepto em 2002, quando cometeu um erro grave e pagou caro por isso.

Para mim ele foi o melhor jogador da geração de ouro e é assim que o vou recordar. Aquilo que a "história" está a fazer é tornar o Figo o rosto da geração de ouro. Mas a história nem sempre conta aquilo que realmente aconteceu.

Ricardo disse...

Excelente, David. Nem mais!

André Leal disse...

O que eu tenho a dizer do JVP é que o vi fazer a melhor exibição que alguma vez vi fazer um jogador no 3-6 em Alvalade. Mas, à parte disso, acho que não chegou à qualidade do Rui Costa ou Figo, não tendo ficado longe, no entanto. Também concordo com o David em relação às suas prestações na selecção: não ficava a dever nada aos outros dois

jose disse...

O Joao Pinto no ano do 3-6 tee diversas exibicoes assombrosas
Nas Antas no 3-3, no Leverkusen no 4-4, e outros jogos assim

Anónimo disse...

"Para o Americano, o Adu diz-se encantado com o Benfica e quer voltar no final da época."


Para o João, eu já deixei de acreditar no Pai Natal, mas é apenas uma opção minha.

João Bizarro disse...

Americano, não fui eu que disse foi o próprio.

Anónimo disse...

Sim João, mas nem sempre o que os futebolistas dizem corresponde à verdade, sabias? Ele não se está a impor no Mónaco, face às possibilidades reais e crescentes do Mónaco não o comprar, é natural que ele fale bem do Benfica. Mas acreditar que ele está "encantado" com o Benfica é como acreditar que o David Luíz vai estar apto para o próximo jogo.
t, não me leves a mal mas as tuas fontes neste processo revelaram-se uma merda, há um mês que o DL deveria ter voltado sem limitações aos treinos. Pelos vistos confirmou-se a pubalgia aqui anunciada...

Pedro disse...

É evidente q o JVP não foi melhor q o Rui Costa ou o Figo. Ninguem disse isso. O q eu disse e mantenho é q se ele tem saído na mesma altura, para os mesmos campeonativos mais competitivos e exigentes q o nosso, q tivesse, como eles tiveram , a natural evolução de estar nesses campeonatos teria sido melhor q eles. E eu sou daqueles q acha q só há meia dúzia de jogadores q se possa dizer q foram melhores q Rui Costa.

Tiago disse...

americano, vai ver a conferencia de imprensa do Quique na semana passada antes de dizeres que são uma merda tá ? Ele nao teve pubalgia, teria se fosse integrado nos trabalhos, devido à descompensação existente na altura entre as 2 pernas.