blog

domingo, outubro 26, 2008

SL Benfica - Naval : 2-1

Havia necessidade de tanto sofrimento para conseguir vencer a Naval em pleno Estádio da Luz? Eu acho que não.

Se o melhor treinador do mundo com uma equipa milionária cheia de vedetas tarda em pô-los a jogar à bola, quanto mais a jogar como equipa, não será este actual Benfica de Quique que me fará perder a cabeça no que á qualidade de jogo diz respeito, o treinador do Benfica continua a ter tolerância a minha parte para fazer a equipa ir crescendo mas a falta de atitude é que não aceito numa equipa do Sport Lisboa e Benfica. Dias bons e dias menos bons acontecem a todos mas falta de atitude em campo não pode, nunca, faltar. Na Alemanha contra o Hertha não rubricámos uma grande exibição mas a equipa teve atitude, lutou, teve espírito de sacrifício, hoje isso não aconteceu e é isso que se tem de lamentar. Tendo oportunidade de aproveitar a perda de pontos de um rival directo não posso aceitar que a equipa do Benfica entre em campo de uma forma tão apática, tão expectante tão pouco decidida. E hoje em dia já sabemos que as camisolas não ganham jogos, só as do apito e só mais a norte...e às vezes nem assim.

O Benfica até entrou no jogo com ocasiões de golo madrugadoras mas a bola não entrava e a toada tranquila da nossa equipa foi ganhando forma, havia circulação de bola, não jogávamos "à maluca", procurávamos jogar com cabeça, mas faltava garra, e quando não tinhamos bola não pressionavamos, não eramos fortes na marcação, deixámos a Naval "respirar" e com isso permitindo que os forasteiros fossem fazendo o seu jogo. Na segunda parte Quique arrisca ao tirar os dois elementos mais defensivos do meio campo, Ruben Amorim e Yebda colocando Katsouranis e Di Maria e substituindo Suazo por Cardozo. O mote era claro: atacar e procurar o golo; mas ao mesmo tempo a debilidade deste 442 clássico veio ao de cima com a saída de Yebda. O francês era o único jogador do Benfica que exercia pressão defensiva sobre o portador da bola da Naval e sem ele o meio campo ficou muito mais macio. Um 442 neste esquema ou é atacante ou é defensivo, conseguir o meio termo não tem sido fácil para Quique Flores.

Mais uma vez após alcançarmos o golo que nos dá vantagem fomos incapazes de gerir o jogo e continuar a procurar a baliza adversária, pelo contrário, foram eles que vieram para cima de nós, foram eles que nos pressionaram e, infelizmente, de forma previsível chegaram ao empate. Com pouco tempo para jogar o Benfica acordou e lutador Jorge Ribeiro conseguiu um cruzamento milimétrico para um cardozaço de cabeça do tal "homem alto" que, mais uma vez nos deu três importantíssimos pontos numa jornada muito positiva para as nossas cores.

Mais uma vez não acho que tenha existido exibições más dos nossos jogadores a nível individual, essencialmente falhámos como equipa. Gostei de Jorge Ribeiro, a dupla de centrais voltou a estar bem, Yebda continua a encher o campo, Reyes está a surpreender-me pela atitude positiva que tem em campo, Nuno muito batalhador mas novamente perdulário e Quim muito bem mais uma vez. O jogador que menos gostei foi Carlos Martins com imensos passes e decisões erradas.

O árbitro...enfim...mais um penalty claro a nosso favor que fica por assinalar. É impressionante como estes gajos não têm vergonha na cara e recusam-se a apitar faltas a nosso favor tão claras como estas. A Naval pode queixar-se de um fora de jogo muito mal assinalado que colocaria um jogador seu cara a cara com Quim.

Foi muito importante ter vencido hoje para se aproveitar os deslizes dos rivais mas também é muito importante que a equipa comece a encarar a competição de uma forma mais séria. A culpa aqui é de todos, jogadores, treinadores, dirigentes. É importante passar, definitivamente, a mensagem que somos o Sport Lisboa e Benfica e que quem envergar o manto sagrado tem que dar tudo pelas nossas cores enquanto estiver no relvado. Temos que ser mais batalhadores porque só assim iremos conseguir atingir os nossos objectivos. Temos que lutar por eles e não esperar que os outro lutem por nós.

72 comentários:

jose disse...

Pedro o cruzamento para o golo do Cardozo foi do Jorge Ribeiro

Pedro disse...

Já está corrigido. O gajo da rádio disse q o Reyes fez as duas assistências e induziu-me em erro.

John Billy #37 disse...

Pois, o cruzamento foi do Ribeiro.
O Carlos Martins esteve muito mal, e o Yebda também não esteve ao seu nível.
Foi assim que perdemos o meio campo. Acho que neste tipo de jogos o Binya faz falta, mas já está marcado pelo negativa.
Agora vamos ter uma semana para preparar a equipa para Guimarães, sem jogos a meio da semana, sem selecções, sem lesões, sem aniversários e sem objectivos dos 5000 golos.

Anónimo disse...

Algumas notas:

1) horário do jogo: a equipa joga quinta feira na alemanha e domingo as 19 entra em campo? braga e sportem jogaram e vão jogar depois de nós. não percebi.

2) meio campo do Benfica desespera por um Aimar em condições físicas aceitáveis. Não há um jogador que consiga segurar uma bola. C. Martins está numa fase claramente descendente. Ruben amorim na direita não dá.

3) aqueles defesas laterias do Benfica são uma anedota. o tempo q jribeiro dá ao jogador da naval é de iniciado e maxi é comido de cebolada "n" por jogo.

4) Cardozo. é lento? sim; tem ar cansado? sim; marca golos mais d que nenhum outro? SIM. digam o que disserem este gajo é titular de CARETAS neste benfiquinha...suazo ou o agora salvador da pátria nuno gomes: banco.

5) naval e leixoes correram como o crlh...nunca vi equipas a comerem a relva como estas...enfim...espero que joguem assim sempre contra outras equipas.

6) incrível como que após o 1-0 pela 3ª vez consecutiva, nos deixamos empatar...não pode ser. Aimar e Martins têm de os ter no sitio para segurar a bola e distribuir inteligentemente.

7) na 1ª parte principalemente, voltou o chuto à luisão...não pode. isso é dar a bola ao adversário.é preciso saber sair com a bola controlada.

8) em suma, Aimar tem de ser titular nesta equipa, mas NUNCA como 2ª avançado. tem de jogar a "10". Como Cardozo tb é titular de caretas, Quique vai ter de altarar este 4-4-2 manco na direita para um 4-3-3 com Aimar a 10 di maria e reyes ans alas e cardozo no meio.

David disse...

Não concordo com os elogios ao Yebda. Acho que hoje esteve muito abaixo daquilo que já fez noutros jogos. Ele e o Carlos Martins falharam muitos passes. Acho que a chave para o sucesso do sistema de Quique é o meio-campo e eu começo a pensar que o ideal neste tipo de jogos será jogar com Katsouranis e com Carlos Martins (ou com Ruben Amorim, caso o Di Maria seja titular). O Yebda pode ser muito importante, mas não a jogar como hoje.

Estou a ver o domingo desportivo e o Luis Freitas Lobo tem uma opinião que me faz pensar. Diz ele que o Benfica não consegue jogar com defesa alta porque tem um problema chamado Luisão. Ele diz que o Luisão em defesa alta é um central banal, apesar de dentro de área parecer um dos melhores centrais do mundo. Não sei se concordo ou não com esta opinião. Eu pessoalmente também acho que este 4-4-2 exige uma defesa mais próxima do meio-campo, mas inclino-me mais para pensar que ainda não o conseguimos fazer por inaptidão dos laterais. Mas a opinião do LFL é pertinente.

Anónimo disse...

Defensivamente este Benfica não me dá segurança nenhuma.

Não vejo este Benfica a fazer 3 ou 4 jogos sem sofrer um golo por jogo.

o Meio campo, a meu ver, a zona fulcral de uma equipa de futebol, te de ser mecanizada. Mas como o mister do SLB muda 256845 de jogadores é impossível. Katso e Yebda, nhum 4-4-2, tem de jogar sempre que possível. Amorim não pode jogar na direita...para inventar já chega um médio esquerdo a lateral e um ?!?!? a defesa direito (o rapaz é esforçado, mas há uma coisa que se chama classe ou categoria e essa ele nunca terá).

Não em está a agradar tanta mudança de 11 inicial. já contra o penafiel colocou 11 gajos que Nuncatinham jogado 10 minutos juntos. Erro crasso e de principiante.

Infelizmente a pesar de estarmos no comboio da frente, este Benfica não me convence. Não tem capacidade para gerir jogos nem resultados.

Contra o Leixões, após cair um golo do céu, pareciamos um bando acagaçado de juvenis...

o Penafiel teve NOVE cantos na luz e 90 minutos: só visto!!!!!!!!!

na alemanha deixamos o meio campo entregue a Bynia...um jogador de 21 anos e com pouco cérebro.

Hoje mais do mesmo...1-0 e chutão para a frente.

p.s: uma nota para a arbitragem nesta jornada: mais do mesmo: coboyada no dragay e roubo na Luz.

Anónimo disse...

O golo e uma das melhores oportunidades de golo nasceram dos pés dos nossos laterais... não percebo tanta má vontade.

Uma das coisas que falta nas análises dos comentários é que a distância dos nossos jogadores para os da Naval (o tal "tempo") teve que ser. Cada encosto era falta. Ou vocês não se lembram daquele gajo logo ao início à espera do Sidnei para se mandar para o chão?

Anónimo disse...

deste jogo ha uma coisa a reter: Katso e Cardozo SAO TITULARES, PONTO !

Ricardo disse...

Notas soltas:

- Uma vitória fundamental numa exibição aos repelões. O Benfica tem de entrar em campo, principalmente em casa, a procurar marcar o mais cedo possível, não pode ir esperando que as coisas caiam do céu. Com Porto e Sporting atrás de nós, espero que, definitivamente, possamos já na próxima jornada saltar para o primeiro lugar. E de lá não sair mais.

- Não é perseguição, é real: Maxi Pereira (mais uma vez) com culpas no golo adversário. Em vez de procurar defender o atacante entre a baliza e o adversário, fica a olhar para a bola feito tonto, quase imóvel, enquanto o jogador da Naval vai avançando até marcar. Pela positiva, um lance em que faz um grande corte e um ainda melhor cruzamento para o Gomes desperdiçar. Mas é pouco, muito pouco para um titular indiscutível deste Benfica.

- Não concordo nada com as apreciações positivas ao Yebda, pelo contrário, pareceu-me o pior jogo de todos os que fez com a camisola do Benfica. Lento, pouco agressivo, mal posicionado. Martins parece estar em fase descendente mas por não estar a jogar onde deve: não é jogador para ser um dos dois únicos médios do miolo, será sempre muito mais um 10 com dois médios mais defensivos atrás. Tal como Amorim na direita: dá maior estabilidade mas as opções ofensivas da equipa ficam coxas, quase só aproveitando a ala de Reyes. Quique tem de rapidamente definir o que quer, já se percebeu que adora o 442 clássico mas esse sistema - está mais do que visto - não privilegia a inteligência na posse nem a capacidade para ganhar o meio-campo a equipas em que o miolo está povoado. Um 433 seria a melhor opção (mesmo que Suazo cumprisse defensivamente mais encostado à linha) mas já se percebeu que o espanhol não mudará a sua ideia. Esperemos para ver. Para quando Aimar?

- O homem alto lá resolveu outra vez. Entendo que neste sistema se privilegie a maior mobilidade de Suazo e Nuno Gomes em detrimento da "imobilidade" de Cardozo mas o paraguaio terá de ser sempre uma opção importante. Acho que pelo facto de termos tanta qualidade os jogadores não relaxam e portanto dão mais de si quando estão em campo. Primeiro foi Nuno Gomes, que andava há anos a saber que jogaria sempre, a melhorar substancialmente quando sentiu o lugar em jogo; agora Cardozo entra e marca. É assim que tem de estar apetrechada uma grande equipa que disputa várias competições numa época desportiva. Grande jogada no golo - primeiro recebe a bola, controla-a, recua um pouco e abre na ala para Ribeiro, enquanto corre para a área para receber o cruzamento e dar a vitória. Excelente, para quem não tem mobilidade. Obrigado, homem alto!

- Péssima arbitragem. Tanto o penalty não assinalado sobre Amorim como fora-de-jogo inexistente ao jogador da Naval são inacreditáveis.

- 45.000 pessoas num jogo com a Naval. A onda vermelha vem aí...

- Ó Americano, lembras-te do que te disse no nosso blogue? Pois é, começou o princípio do fim. Há quanto tempo o Chelsea não perdia em casa? Há 5 anos? Muito bem Scolari, um belíssimo record está batido.

André Leal disse...

O Cardozo deve ser o único imóvel que ainda valoriza hoje em dia...

Anónimo disse...

Grande vitória irmaos benfiquistas....

Olhem a nova:

http://www.record.pt/noticia.asp?id=809753&idCanal=17

o record avança que o carro de rodriguez foi apedrejado e o próprio cebola terá sido insultado!
cebola és fraco em historia, antes de assinares por esse clube falavas com o mourinho ou com o assunção!

Anónimo disse...

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=151414

tb podem ver por aqui na Bola

BENFICA WARRIOR

João Bizarro disse...

Vitória dificil mas merecida.

Mais 3 pontos dados pelo "homem alto"!
É assim mesmo!
Agora que a merda da selecção não está cá para chatear a ver se a equipa começa a carburar. A equipa continua a não saber estar em vantagem e tira o pé do acelerador quando isso acontece, dando todo o espaço do mundo ao adversário.
Isso não pode acontecer.

Parece que lá pró norte anda tudo em brasa. O cebola foi apedrejado! AH gostas?
Mais uma vez se confirma que o balneário está todo lixado por causa do contrato galáctico do cebolada.
Quiseram-nos lixar... pode ser que quem se lixa são eles!!!

João Bizarro disse...

Ah, e convém salientar que o homem alto é importantissimo nos 2 golos.
No 1º leva os defesas para deixar livre o Luisão, e no 2º inicia a jogada, dá para o Jorge Ribeiro e desmarca-se para ir finalizar!

Não presta...

Pedro disse...

O Yebda não fez uma exibição ao nível que nos tem habituado mas não deixou de lutar e ter a sua atitude habitual em campo.

O 442 revela limitações conhecidas: Com Katso e Yebda ficamos fortes defensivamente mas pouco ágeis ofensivamente. Com Martins ao lado de um deles perdemos capacidade defensiva mas ganhámos ofensivamente. A opção de Quique tem sido colocar Ruben Amorim na direita que ajuda a fechar o meio campo libertando Carlos Martins para a distribuição de jogo. Com isso perdemos fluidez na ala direita. É a velha questão do cobertor curto. Aqui é curto não por falta de opções mas por uma táctica que não será a ideal para a nossa Liga. Principalmente se jogarmos com a apatia que revelámos ontem...

Cardozo não é um jogador para se desgastar em correrias para os flancos ou vir buscar a bola atrás. Cardozo é jogador para lutar com os centrais adversários e receber a bola em posição frontal para fuzilar a baliza com os seus cardozaços!!! Se alguem tem que correr não é ele. Ninguem vai pedir ao Maxi para ele distribuir jogo ou para o Carlos Martins ser homem de marcação..

Anónimo disse...

Notas soltas :)

- Mau jogo, bom resultado, era fundamental passar à frente dos corruptos (e mais tarde da filial de Lisboa), e isso foi conseguido, mas a jogar muito mal

- Piores: Maxi (quem acha que é má vontade tenha a coragem de dizer que ele jogou bem), e a dupla de médios centro. Carlos Martins parecia que estava a fazer frete, quanto a Yebda fez um jogo horrível, mostrando falhas num capítulo que ainda não me convenceu e que é fundamental: o passe

- Ricardo, não te excites já, Scolari perdeu um jogo, frente a um rival directo, foi-se o recorde, mas vi o jogo e o Chelsea jogou bem e merecia o empate. Simplesmente foi um fim de semana muitopouco azul pela Europa fora :)

- Falando em azul, espero bem que o acréscimo que o Cebola teve no ordenado dê para pagar o guarda-costas que vai ter de contratar. Parabéns Jaco, já vi que vocês estão a tratar o nosso "ex-melhor jogador" como ele merece...

P.S. - Cardozo marcou e resolveu, essa é a função dele, mas de resto até fez impressão o mau jogo que fez.

João Bizarro disse...

"mas de resto até fez impressão o mau jogo que fez."

Queres que repita:
"Ah, e convém salientar que o homem alto é importantissimo nos 2 golos.
No 1º leva os defesas para deixar livre o Luisão, e no 2º inicia a jogada, dá para o Jorge Ribeiro e desmarca-se para ir finalizar!"

Se calhar é pouco!
Claro, estás habituado ao chelsea do Scolari!!
Por acaso teve o 2º jogo (em casa) com equipas que lutam pelo titulo e foi o que se viu...
Azerbeijão, Cazaquistão, Arménia... isso até eu!

Tiago disse...

americano, o lance mais perigoso de golo foi do Xabi ALonso. Livre directo ao poste com Petr Cech totalmente batido

Anónimo disse...

Bem, ir buscar o Chelsea quando se está a falar do Cardozo, parece-me um bocado rebuscado, mas compreendo que quem estava há uma dúzia de jogos à espera duma derrota perca o bom senso.
Quanto ao Cardozo, não precisas de repetir nada, eu estava no estádio e vi a exibição miserável que ele estava a fazer. Perdeu todas as bolas divididas, e em metade delas nem se esforçou. Mas tem calma, eu sou defensor do Cardozo, e como pessoa objectiva que sou fiz questão de deixar bem claro que ele marcou e resolveu, e se fizer sempre isso tolero bem as merdas que faz no resto do jogo.

Antes também não disse, mas ainda vai a tempo, a jogar assim não ganhamos nada, excepto se o Porto voltar a ter uma época como a última vez que fomos campeões, algo que até parece provável. Há é um "problema", nessa época o apito dourado teve alguma vergonha (não muita, apenas alguma), nesta época, especialmente neste fim de semana, já ficou claro que não vão ter, logo o Benfica vai ter que ser muito melhor que os corruptos, e não apenas melhor. Felizmente temos condições para isso, mas é preciso jogar mais, porque se é verdade que Sapunaru, Fernando e Cebola ficam a léguas de Bosingwa, Paulo Assunção e Quarema, também é verdade que Paulo Baptista, o irmão de Paulo Costa e outros vão continuar a fazer tudo para ocultar essa diferença...

Anónimo disse...

t, eu vi o jogo todo, não disse que o Chelsea foi muito superior, disse que por aquilo que jogou merecia o empate. O Liverpool marcou por acidente, e a partir daí limitou-se a defender e tentar lançar alguns contra-ataques. Como acontece em muitos jogos, a equipa que está em vantagem com mais espaço consegue criar mais perigo, mas face ao jogo jogado penso que o empate seria mais justo. No entanto até aí Scolari foi digno, admitiu que eles foram melhores. Mas o campeoanato é longo, e o Chelsea ainda está à frente daquele que eu considero o verdadeiro rival.

jaco disse...

É pa, todos de pau feito por estarem uma posição acima do FCP, deve ser só champanhe para esses lados, nota-se nos comentarios.... Vida de adepto de equipa que não ganha nada, ninguem fala do lance em que o jogador da naval ficou isolado frente a baliza??? Sejam coerentes, ou não, voces é que sabem.

Diogo disse...

O Maxi nunca pode jogar bem quando tem o Di Maria à sua frente. É impressionante a falta de vontade de defender daquele rapaz. Nem o Daniel Alves consegue fazer muito melhor.

Mais uma vez o Quique aposta num 442 com extremos, bem sei que não começámos assim, mas acabámos com o credo na boca. O Benfica a jogar assim perde o meio campo e obriga a um desgaste maior. Talvez com Aimar e apenas um ponta-de-lança, possa fazer sentido jogar desta maneira.

Ontem tive no estádio e é impressionante ver como os adeptos levam a equipa para a frente. Como disseram aqui, está mesmo criada a onda vermelha. Podemos conseguir ter uma média de 50 mil na Luz ;)

Cumprimentos

Anónimo disse...

Jaco, parece que houve jurisprudência feita na véspera que dizia que o avançado tinha de estar pelo menos 5 metros atrás, caso contrário era fora de jogo...
Infelizmente no lance do Amorim já não seguiram a jurisprudência de faltas na área da véspera...

Já foste aplaudir o teu ídolo cebola hoje?

Anónimo disse...

diogo, o Maxi já estava a jogar mal antes do Di Maria entrar, e quando fica a marcar o adversário com os olhos (como no golo), não me parece que o Di Maria tenha alguma coisa a ver com isso.

Esqueci-me doutro off-topic, que saudades de Simão, gosto muito do Reyes, do Suazo, e de outros, mas o nosso ex-capitão é uma máquina incrível, espero que ele acabe aqui a carreira. Será que o Aguero não pode meter uma cunha para trocarem o Di Maria pelo Simão? :)

jaco disse...

Não me custa nada admitir que o rodriguez foi uma banhada, disse-o logo aos meus amigos no dia que ele assinou pelo FCP, desde de quando é que o melhor jogador do SLB é uma contratação acertada po FCP??? Voces queixam-se muito das arbitragens, mas quando é preciso, o arbitro la da a maozinha, não houve falta no vosso 1º golo??? Não interessa, tambem não vos quere estragar o momento, se o campeonato acaba-se hoje, voces ficariam uma posição acima do FCP, parabens.

Diogo disse...

americano, concordo que não é grande defesa direito, mas tendo um jogador que ajude tanto a atacar como a defender, não comprometia tanto. O Simão é um caso desses em relação ao Leo.

Anónimo disse...

Jaco, houve falata no primeiro golo, devidamente assinalada e exemplarmente cobrada pelo Reyes para a cabeça do Luisão.

Pedro disse...

Volto a repetir q Cardozo não é jogador para fazer correrias junto à linha ou a vir buscar jogo ao meio campo. Ele é jogador para lutar com os centrais, para os "prender" e libertar colegas e para finalizar, e isso ele faz MUITO BEM.

PS: Sobre o Chelsea-Liverpool. Grande jogo e vitória justa para os reds. Só no final é q O Chelsea conseguiu criar perigo e mesmo assim só alguma displicência no último passe dos jogadores do Liverpool é q permitiu alguma crença dos londrinos em chegar ao empate.

jaco disse...

Dass, uma posição acima do FCP e ficam logo a cantar de galo, faltra de humildade.

João Bizarro disse...

incha....

jaco disse...

Não sei porque estão tão mal educados, eu admito que a derrota do FCP foi justa, como digo que voces não jogaram grande coisa, mas ganharam, eu sou coerente, admito as coisas como elas são, não sou fanatico como voces, eu sou um icon aqui no blog, no fundo voces têm inveja da minha maneira de ser.

Tiago disse...

oh jaco... vai comprar um boné da PLUS

João Bizarro disse...

Vai mas é trabalhar!!!! Cavar cebolas, por exemplo!

Anónimo disse...

Maxi (quem acha que é má vontade tenha a coragem de dizer que ele jogou bem

Com muita coragem eu digo que jogou bem e também acho que é má vontade.

Francamente, estou farto da mania de encontrar um,dois ou tres jogadores por semana e atirar a culpa em cima deles.

Com equipas como o Naval (com Paços e Leixões não foi diferente) perdemos as batalhas todas em todas as zonas do campo e não foi por culpa dum ou outro jogador. Quem falhou foi a equipa toda inclusive o banco.

Se o Benfica precisa um lateral direito de topo para ganhar a Academica ou o Naval, então precisamos mais de 100M de investimento para ganhar alguma coisa.

Anónimo disse...

Americano, gostas de criticar o Maxi e até o Cardozo neste jogo mas sobre o Nuno nem uma palavra.
Gostava de saber em que aspectos te baseias para avaliar um jogador.
Vi o Maxi a meter uma bolinha mesmo no pé do Nuno Gomes, e este mais uma vez mandou para fora com a baliza aberta. O próprio Suazo fartou-se de falhar, como o Reyes já agora. Mas a culpa é do "homem alto".
E a vitória do Liverpool foi justíssima.

João Bizarro disse...

O americano já se sabe enganchou ali pró lado do Maxi já não há nada a fazer.
É o Scolari é Deus e o Maxi o diabo.

Relativamente a ontem até acho que o Nuno Gomes foi dos melhores em campo, falhou aquela a passe milimetrico do Maxi, mas durante o resto do jogo teve uma grande atitude.

Anónimo disse...

John, como qualquer adepto tenho as minhas preferências, e as críticas reflectem isso, mas tento ser o mais imparcial possível. E aceito o desafio, por isso falo dos jogadores que referiste:

- Maxi: não percebo como acham que jogou bem. Tem aquele excelente lance que acaba com o falhanço do Nuno, tirando isso foi um caos na construção (normal), e como se não bastasse defensivamente fica ligado ao golo adversário. Claro que é fácil dizer que a culpa é da equipa toda, mas só lhe faltava uma cadeirinha para ele assistir mais confortavelmente ao lance.

- Cardozo: repito o que disse desde o início, já que há pessoas que parecem ter dificuldade em ler:
"Cardozo marcou e resolveu, essa é a função dele, mas de resto até fez impressão o mau jogo que fez."
Ou seja realço primeiro que ele resolveu e cumpriu a função dele. Faço um elogio, depois uma crítica, mas se não se pode criticar o menino passo a não fazê-lo, para não ferir susceptibilidades.

- Nuno: foi dos melhores, apesar do golo que não devia ter falhado. No entanto fez boa dupla com Suazo (jogou melhor que ele, não é por acaso que ficou em campo), e é dos poucos que se percebe que quer ganhar do início ao fim, luta, pressiona, mostra atitude, algo que os outros não fazem. É nisto que ele é diferente de Cardozo, mesmo sem marcar arrisca-se a fazer um jogo bom, já o Tacuara salva-se pelos golos, apenas.

- Suazo: não gostei, achei que esteve apenas um pouco melhor que os 3 que citei. Mas se já por citar 3 como os "piores" me atacam, fará se eu incluísse um quarto jogador...

- Reyes: gostei da exibição, falhou mas foi de longe o que mais tentou, em muitos períodos do jogo. Alia a qualidade à atitude, algo que poucos colegas se podem gabar.

E desculpem eu não conseguir "iludir-me" de tal forma que uma vitória apague o mau jogo que fizemos. Quando uma equipa com um orçamento como a Naval vem à Luz e consegue em muitos períodos jogar melhor futebol que nós, não esperem elogios da minha parte. É que muitos daqueles jogadores da Naval (a maioria) também não jogavam lá o ano passado, e vêem-se mais rotinas que no Benfica, mas enfim, eles não devem precisar de "tempo", isso é uma exclusividade nossa...

Pedro disse...

Por acaso não achei nada q a equipa do Naval tivesse mais rotinas q nós ou mesmo que tenhamos apresentado falhas de rotina. Não foi esse o problema do SLB. Foi sim um problema de atitude.

Começamos o jogo tal como contra o penafiel com a ideia q mais cedo ou mais tarde marcaríamos um golo. Não fomos pressionantes, não fomos rápidos sobre a bola, não atacámos rápido. Tivemos boa troca de bola, mudanças de flanco, jogadas combinadas...os automatismos e rotinas, desta vez, não falharam. Falhou sim a atitude.

Americano se atacas o menino eu tenho q "difendê o minino"...por isso pôe-te a pau!
:)

PS: Americano e q tal, para o ano, Reyes na esquerda e Simão na direita?

Anónimo disse...

"quer ganhar do início ao fim, luta, pressiona, mostra atitude"
Isso qualquer adepto preenche os requisitos. Alias o Maxi também luta e mostra atitude mas para ser jogador de futebol também é preciso ter jeito. E isso de todos os avançados que temos, sejam eles o Suazo, o Nuno ou o Aimar, o Cardozo é o que tem mais.
Irritou-me a campanha que está já lançada para por o Nuno a titular. Espero que o Quique não vá na conversa.
Não me choca ver o Nuno a titular. Mas tem que lutar para isso e tem que mostrar resultados.

Anónimo disse...

John, nenhum avançado luta mais que o Nuno para ser titular, esse argumento é fraco. E para quem se preocupa tanto com a minha implicância com o Maxi, a tua com o Nuno é semelhante, com a diferença de ser contra um jogador que já deu mais ao clube que o Maxi alguma vez pode sonhar, sequer.

Pedro, eu não estou a atacar o minino, já disse aqui que Cardozo tem tudo para ser um dos melhores avançados na Europa, mas tem de mudar a atitude. É um jogador que parece fazer frete em metade dos jogos, o castigo de Quique não terá sido por acaso.

Quanto a Simão e Reyes, não me faças sonhar!!! Infelizmente o Simão só volta em fim de carreira, é demasiado bom para sair antes, ao Atlético de Madrid saíu-lhe um jackpot que nem eles imaginavam ser possível!

Anónimo disse...

americano,

a tua ultima analise mostra que es mesmo americano...

Fazer uma lista de jogadores e dizer gostei/não gostei revela uma maneira muito superficial de ver o futebol.
Até aceito avaliação dos sectores em vez da equipa toda mas assim não dá.

Pedro disse...

Com ele a jogar assim será dificil o Atlético abrir mão dele. E é esse o único entrave ao regresso do Simão.
:)

A esta hora os colchoneros devem benzer-se todos os dias por terem ficado com o Simão e não com o artista de circo...
:)

Anónimo disse...

estrangeiro, desculpa a minha superficialidade, sabes que nós americanos somos assim, aliás os comentadores desportivos lá são todos assim, bem tentamos importar génios portugueses como Rui Santos, Luís Freitas Lobo, e outros que tais, mas não temos hipóteses, por isso continuamos superficiais.
E com a mesma leviandade com que classificas a minha análise, permite-me que superficialmente te diga que esse teu comentário foi báscio, para não lhe chamar estúpido.

Anónimo disse...

americano,

não ficas ofendido e mal educado por falta argumentos.

Anónimo disse...

estrangeiro,

Dispenso "diálogo" contigo, ok? Este blog serve para falar do Benfica, não da qualidade dos meus comentários. Não gostas, passa à frente.

Anónimo disse...

off topic:
Falei agora com uns elementos do Super Dragões e a história do carro do Cebola não é nada.
O gajo levou na cara, juntamente ao Lisandro e o Reinaldo Teles.
Hehehehe

André Leal disse...

Não concordo, mais uma vez, com a análise do Ricardo e Americano ao Maxi. É certo que falhou no lance do golo da Naval mas este surge dum lance do lado esquerdo em que o Jorge Ribeiro se fartou de meter água. Aliás não me lembro de lances da Naval pelo lado do Uruguaio, enquanto do outro lado era um ai jesus. De resto o Maxi esteve simplesmente muito bem, inclusive ofensivamente.

O Cardozo não esteve bem, esteve sublime. É isso que eu quero dum avançado: golos. Também aceito avançados como o Nuno que permitem aos outros marcarem-nos (enquanto vai marcando uns ele próprio).

Quanto ao meio campo, até aos 15 minutos foi da Naval, o que nos podia ter dado alguns amargos de boca. Era incrível como, até aí, não conseguíamos sair com a bola jogada e dávamo-la constantemente aos figueirenses. Para mim temos que jogar como penso que diz o Ricardo: em 433 com um triângulo no meio campo (dois trincos e um médio ofensivo) e com os alas e o avançado lá na frente, sendo que o Suazo ou o Nuno Gomes podem descair para um lado, jogando o Reyes no outro e o Cardozo no centro.

Anónimo disse...

1. Americano versus Estrangeiro!
Deixem-se de "merdas" e haja fair.play!

2. Ninguém me pediu opinião mas cá vai a minha:

- Gosto do Nuno mas há que reconhecer que ele deve ser um dos maiores responsáveis por acidentes cardíacos de benfiquistas. Falha com cada golo daqueles que, a mim, parecem fáceis que faz exasperar qualquer um.

- Cardozo é o que é. Também os falha (não me esqueço de um Milan-SLB em que falha uma cabeçada a meio metro da baliza), mas lá vai marcando em quantidade que justifica a sua presença em campo.
No entanto alheia-se com frequência do jogo. É o tipo de jogador que, se não marcar, dir-se-á que não esteve a fazer nada ali.

- O Maxi é um caso perdido de falta de empatia com alguns adeptos. Faça ele o que fizer. E em qualquer golo que o Benfica sofra tem de haver maneira de o co-responsabilizar. Ontem, a bola é centrada da esquerda, sem oposição. O central (os centrais?)não consegue o corte. A bola roça na cabeça de um atacante da Naval, ganhando uma trajectória imprevisível e apanha um avançado da Naval em quem a bola bate para entrar na baliza. Culpado? O Maxi , claro! Tem seleccionador do Uruguai que é cego!

Pedro disse...

Eu acho q o Maxi podia e devia ter feito mais no lance do golo da Naval. Tinha q ter atacado a bola e não o fez. Se foi o único culpado no lance? Não. Mas teve a sua culpa. De resto fez uma exibição normal com muita entrega q cumprindo bem a sua tarefa defensiva.

Anónimo disse...

algarviu, a selecção do Uruguai tem como arma secreta o Kinder Bueno, acho que isso diz tudo sobre o seu valor...

Sei que poucos concordam, mas naquele meio campo acho que falta é um jogador como o Petit, daqueles que nunca marca com os olhos. A "macieza" do meio campo chega a enervar...

João Bizarro disse...

Americano, que é que a selecção do Uruguai tem a ver com isto?

E a selecção das Honduras, se calhar é boa, não?

Pela tua lógica o Schevchenko não vale nada porque joga na ucrania!

Anónimo disse...

João, foi uma resposta ao último comentário do algarviu, só estou a demonstrar que jogar na selecção uruguaia não é sinónimo de qualidade, obviamente.

Anónimo disse...

falta de humildade, caro jaco é insultar os adversários no decorrer dum jogo!

Já agora, venho aqui para demonstrar uma critica forte aqueles que dizem que o FCP tem tido uma direcção que tem feito uma grande gestão. a verdade é que nao é bem assim. apesar das vendas bem efectuadas de anderson, pepe, bosingwa entre outros a verdade é que tb existem maus investimentos.
Vamos concentrar-mo-nos desde a época posterior em que o FCP foi campeao europeu, isto é, 2004/2005 até hoje (2008).
desde entao o FCP teve 5 treinadores: Neri, Fernandez, Couceiro, Adrianse e Jesualdo - será que o holandes é o unico que se aproveita?! mas mesmo assim adrianse foi mto contestado. e os outros?
Vamos falar agora de jogadores! Comecemos pela época 2004/05 os negócios do luis fabiano e do diego? foram vendidos por um valor muito menor do que ao que actualmente dispoem. sao jogadores de grande classe. Seitaridis terá sido bem vendido? e entao o Areias terá sido um investimento válido? e o Hugo Leal? e o Postiga? e o Leandro Bonfim? e o Leandro?
Na época 2005/2006, há investimentos de novo - Sonkaya, Sokota, alan...
Na época 2006/07 novos jogadores entram (por custos dos quais nao tenho dados): cech, ezequias, joao paulo, diogo valente...
Na época passada, destaque para os 3 milhoes que o fcp despendeu em stepanov, mais ou menos o mesmo custou bollati (que até agora nem deveria ser titular numa equipa de meio da tabela), 4 milhoes por um farias (que só marca contra equipas de mta fraca qualidade ou equipas de segunda ou terceira divisão da taça)

ainda vieram jogadores que ainda nao mostraram que sao jogadores para um grande: Lino, Kazmierzack, Edgar...
será um magnifico acto de gestão deixar um grande médio como o ibson de fora do plantel?! será que luis aguiar (a brilhar no Braga) nao faria falta ao fcp?
e nesta época, 7 milhoes por um simples extremo esquerdo (fora salário anual e prémios)? 5 milhoes por um trinco colombiano? 3/4 milhoes pelo Mariano Gonzalez? Mais 3 milhoes pelo mediano suparanu? 3/4 milhoes pelo Benitez? mais 4 milhoes por um tomas costa? mais 6 milhoes por um hulk?

Quanto gasto, somando tudo, estará aqui representado?

ps: atenção nao sei se os valores das transferencias sao os que afirmei (mas penso que sim) - se estiver enganando, emendem-me.

Conclusão - a meu ver, nao há uma grande gestão no fcp mas uma gestão razoável...

Anónimo disse...

Americano, o Sidnei tentou pressionar no início do jogo. O outro gajo assim que o viu por perto mandou-se para o chão, e foi falta com algum perigo. É impossível que o Benfica não acuse isso, é muito difícil pressionar quando o adversário se manda para o chão com qualquer toque e o árbitro vai na cantiga. Então perto da área é fatal como o destino. Nós vemos os jogos da liga inglesa antes do Benfica e depois esquecemo-nos que cá o futebol é diferente.

Já nem falo do que fizeram ao Di Maria, que entra com a pica toda naquela jogada que apanhou o Suazo em fora de jogo. Logo a seguir começa a levar porrada, incluindo uma entrada para cartão de outra cor. Acabou o jogo com queixas e a fugir dos contactos. Não é à toa que só faz jogos de jeito contra clubes estrangeiros.

Anónimo disse...

Claro que não se acerta sempre, mas o que é real é que o FCP no final de cada época consegue fazer sempre receitas com as vendas dos seus jogadores, isso não podes contestar. Não se pode dizer que se falha com este ou com aquele, se calhar se o fabiano não tiversse saido o lisandro não teria vindo por exemplo, o que é certo é que o FCP domina o futebol nacional a decadas, uma epoca ou outra corra menos bem, que pode ser exemplo esta, mas de certeza que se isso acontecer para o ano tamos outra vez no topo, e esses valores, mesmo não sabendo ao certo, parecem-me muito inflacionados.

Anónimo disse...

E já agora, quando eu insultei no decorrer de um jogo??

Anónimo disse...

jorge, em relação ao Di Maria isso não é desculpa, o Yebda também teve uma entrada bem dura aos nos primeiros minutos que podia lesionar o adversário e nem cartão amarelo foi. O critério do ábritro a nível disciplinar foi relativamente equilibrado.

Anónimo disse...

Americano,

a selecção do Uruguai é provavelmente melhor que a dos EUA...

o Uruguai tem tradição futebolística (já foram campeões do mundo, long ago, mas foram...) e não deve ser difícil encontrar no Uruguai um defesa direito.

Anónimo disse...

Algarviu, encontra-me uma participação do Uruguai nos 1/4 de final dum Mundial recente e talvez concorde contigo, mas independenteente disso não me viste a dizer que qualquer internacional americano tem qualidade para ser titular no Benfica, pois não?
Não me interessa "tradição", interessa-me a realidade actual, e como te disse nessa o Uruguai conta com um avançado que não serviu para o Sporting. Aliás, eu vi-os à rasca para empatar com uma equipa que tem o Roland Garcia como indiscutível, acho que isso diz muita coisa...

O Hugo Almeida é titular na selecção nacional, significa isso que é um grande jogador?

Anónimo disse...

Americano,

eu estava a "provocar-te" para ver se falavas do Adu...
Essa tal selecção do Roland Garcia empatou (ou ganhou?) recentemente com a Argentina?

Anónimo disse...

Já imaginava algarviu :p

Tiago disse...

americano, isso do "não serviu para o clube X" tem muito que se lhe diga..

É Mostovoi, é Luís Fabiano, é Mario Stanic... e a lista continua!

André Leal disse...

Gira está a discussão no "portistas de bancada"... Zangam-se as comadres, sabem-se as verdades (a maior parte já era sabida, mas agora admitida pelos próprios) :

- O Mourinho ia às putas
- Os SD são a tropa pretoriana da SAD corrupta
- Foi um administrador da SAD que deu o número de telemóvel do Mourinho
- A SAD pôs, numa vinda da Madeira, os SD no mesmo avião do plantel
- O Paulo Assunção foi ameaçado pelos SD
- Estão fartos de "Caldeiradas"
- Nas Putas sabem bem eles quem anda...

Vai lá dar uma ajudinha Jaco, senão daqui a bocado estão a descrever os encontros amorosos entre o corrupto mor e os bois do apito.

Anónimo disse...

Pronto t, então vou reformular:

"...o Uruguai conta com um avançado que não joga um caralho e faz o Makukula parecer um matador..."

Assim já percebes? :)

Tiago disse...

Eu gosto que as pessoas se expressem correctamente, americano :P

John Billy #37 disse...

Americano, a questão é que toda a equipa jogou sem chama e sem garra, para não dizer mal.
Destacar negativamente jogadores só pode ser perseguição. Ainda me lembro das exibições do Nelson e do Luis Filipe o ano passado. Ao lado desses dois, o Maxi parece o Sérgio Ramos! Não me parece que o Benfica falhe por aí. Se formos as compras em Janeiro, espero que venha um extremo direito.

Ricardo disse...

"Não me parece que o Benfica falhe por aí. Se formos as compras em Janeiro, espero que venha um extremo direito."

John, por mais que gostes do Maxi, parece-me evidente a necessidade de possuirmos um lateral-direito de qualidade inegável. Nem compreendo como podes pôr de parte essa mesma necessidade.
E, sim, um extremo direito também vinha bem. Gostava era de perceber como é que fomos gastar 4 milhões num Balboa (claramente o erro estratégico maior até ao momento).

John Billy #37 disse...

Ricardo, gosto do Cardozo, do Reyes e do Katsouranis. Dizeres que gosto do Maxi é bastante exagerado. O que quis dizer é que a posição mais carente do plantel é a de extremo direito. Muito mais que a de defesa direito.

Ricardo disse...

Eu disse "por mais que gostes do Maxi", o que pode só querer dizer "gostas um bocadinho do Maxi, o que já é muito mais do que eu".

Quanto à posição mais carenciada, depende: não concordo que joguemos em 442 clássico, com dois alas puros, isto se o ala direita tiver a mesma sede ofensiva que o Reyes tem. É que se assim for, podes ter a certeza que esse 442 (imaginando que vinha um extremo estilo Reyes e que jogaria a titular na ala direita) daria estradas para (ainda) mais golos sofridos. O Benfica neste momento só tem duas hipóteses: jogar num 433 (hipótese que me agrada mais) ou num 442, em que na direita tens alguém com mais cultura táctica a ajudar o miolo. O extremo direito que se pretende - caso pensem nisso em Janeiro - terá de ser um jogador ofensivo, sim, mas com outra capacidade de leitura de jogo e disponibilidade para zonas mais interiores e ajuda ao lateral-direito (que é fraco, lá está). Um Simão, por exemplo. O problema é que "Simões" há poucos...

Ricardo disse...

...enquanto que a posição de defesa-direito está inegavelmente carenciada. Maxi Pereira não pode ser o nosso titular, muito menos a única solução no plantel.

David disse...

Aquele lateral-direito do Leixões, o miudo Vasco Fernandes, é mesmo do Leixões ou pertence aos quadros de algum outro clube? Será que tem futuro? Tem estado em excelente nível.

Anónimo disse...

o Benfica nao precisa de nenhum reforço até ao fim da época. o Benfica tem que manter esta equipa, senao estaremos sempre a mudar de jogadores e assim nao vamos a lado nenhum. falta um lateral direito (é verdade) mas agora espero que só venha no fim da época.