blog

domingo, julho 19, 2009

ÉS UN REFUERZO!

A previsivel contratação de Javi Garcia abriu a conduta de comentários nos sites oficiais dos jornais a Marca e As, de Madrid. Os comentários dos adeptos do Real Madrid são suspeitos e francamente desonestos. O que ali vi despejado tem mais a ver com a mania das grandezas de um clube que atingiu um nível galáctico de contratações do que com a realidade dos factos.

Eu conheço Javi Garcia, pela Sporttv fiz vários jogos - especialmente no Osasuna - em que pude constatar que se trata de um bom centro-campista. Não sei se resolverá os problemas do Benfica no meio-campo, para a posição seis, tenho as minhas desconfianças, mas o talento de um jogador que é internacional em todas as camadas jovens da selecção espanhola, não se discute, apenas se dá o benefício da dúvida. Ao jogador e a quem o contrata.

Foi o que fizeram os adeptos do Osasuna, quando Javi Garcia ali aterrou, apenas com dezanove anos de idade e sonhos por cumprir. Fez uma época admirável, num meio-campo de boa qualidade, com jogadores como Puñal e Delporte. Foi um dos melhores jogadores do Osasuna, deu nas vistas e no final da época, foi repescado pelo Real Madrid.

Não se tratou, porém, de uma repescagem qualquer. O Real Madrid pagou quatro milhões de euros, depois de ter transferido o jogador para o Osasuna por três milhões. O Real pagou para ter o jogador de novo no plantel, após as várias insistências de Bernd Schuster. O treinador alemão deixou-se encantar pela qualidade demonstrada por Javi Garcia numa época em que deixou sobressair as suas melhores qualidades: critério no passe, boa meia-distância, seguro nas bolas altas e especialmente conhecedor do jogo e da posição.

Também por isso Camacho se deixou enamorar pelo jogador e ainda no Benfica tentou contratá-lo para o nosso clube. O nosso antigo treinador ainda não perdeu de vista a qualidade de Javi e por isso está a tentar contratá-lo agora, preparando um novo regresso a Osasuna. Creio que já chegou tarde e pelo que me dizem o jogador está encantado com a possibilidade de jogar no Benfica. Não esqueçamos que, em Espanha, as pessoas olham para o Benfica em Portugal, como nós olhamos para o Real Madrid em Portugal. Por isso o actual fascínio de Javi Garcia em jogar no Benfica. Por isso não foi especialmente transcendental para o Benfica e para Rui Costa contratar jogadores como Reyes, Aimar e mais recentemente Saviola. E ainda Balboa. E agora, pelos vistos, Javi Garcia.

Porque a marca Benfica tem peso em Espanha, tem encanto, fascina e consegue arrastar grandes jogadores de futebol para os seus planteis. Nada de extraordinário, desde que o Benfica consiga convencer financeiramente os jogadores, o que, em alguns casos, tem sido possível.

Por isso, mais do que valorizar os comentários amargurados e enviezados dos adeptos do Real Madrid sobre a possibilidade do Benfica contratar Javi Garcia, talvez valha a pena aguardar pela chegada do jogador e perceber se ele tem tanto para nos oferecer como ofereceu aos adeptos do Osasuna que ainda hoje o reconhecem como um dos melhores jogadores da sua história recente.

E nada me garante que as coisas sejam diferentes no Benfica.

68 comentários:

JNF disse...

O João Coimbra também era titular das selecções jovens, relegando para o banco de suplentes um tal de João Moutinho.

Unknown disse...

Pois, parece que o Osasuna está a tentar desviar o Javi. Não me admirava nada que o conseguissem, visto que o jogador já passou por lá.

Vamos aguardar por noticias oficiais..


E aproveito para novamente alertar para estes dois posts do GB muito interessantes e importantes:

http://geracaobenfica.blogspot.com/2009/07/o-dinheiro-sempre-o-dinheiro-e-o-poder.html

http://geracaobenfica.blogspot.com/2009/07/boicote-ao-novo-rjfd-na-assembleia-da.html

Unknown disse...

Caro José Marinho, parece que o Javi prefere Espanha:

http://www.sport.es/default.asp?idpublicacio_PK=44&idioma=CAS&idtipusrecurs_PK=7&idnoticia_PK=630579

E é isso que normalmente acontece, os Espanhóis preferem claramente ficar em Espanha do que vir para Portugal.

A confirmar-se será o segundo jogador a rejeitar o Benfica, o primeiro foi Andujar. Aquele que teria resolvido os problemas da nossa baliza.

Anónimo disse...

O que conheço de Javi Garcia é muito pouco para formar uma opinião válida. Ainda assim, as referências que nos chegam vindas dos adeptos do Real parecem-me insuspeitas e não auguram nada de bom.

Tudo aponta para que estejamos perante um novo Yebda (morfologicamente avantajado, lento e com pouca técnica) o que me leva a concluir que não é nada disto que o Benfica necessita para aquela posição.

forteifeio disse...

Realmente eu também vi esses comentários sobre o jogador e como não o conheço, fiquei preocupado. É que são muitos os comentários a dizer que ele é muito fraco,mas a ver vamos só espero que não seja mais um Balboa.

Helder disse...

Caro José Marinho

Se o Benfica contratar mesmo este jogador espero que o José Marinho tenha toda a razão. Eu não conheço nada deste jogador mas quém sou eu para duvidar do que diz o José Marinho. Mas que faz falta um numero 6 de qualidade ao Benfica lá isso faz.

André Leal disse...

José Marinho:

Gostava que perguntasse lá na Sporttv se não conseguiam arranjar melhores imagens do Javi Garcia do que aquelas que exibiram no noticário a seguir ao jogo com o Olhanense. Basicamente foi uma falta a meio campo por entrada de pitons feita pelo Javi.

Já quando são jogadores que vão para os corruptos só mostram grandes jogadas e golos fantásticos.

GR1904 disse...

Então não é verdade que contra o Benfica os penalties são marcados com uma sobranceria digna de César? O Roderick nem sabe onde está a bola, quando esta lhe toca na mão e o árbitro marca logo penalty. O ano passado, contra o Nacional, o Miguel Vitor também nem sabia onde estava a bola qd esta lhe vai à mão e o árbitro anula o golo. Nem falo no caso do dragão em que ficariamos isolados no campeaonto. Casos escandalosos que nos prejudicam ainda nem sequer o campeonato começou, que podem marcar a diferença entre ser primeiro e ficar-se para trás, e o LFV quer que não se levante a voz aos erros de arbitragem?

Não valia mais estender uma passadeira vermelha aos árbitros e demais quejandos, cada vez que nos prejudicarem em campo? Tinha bem mais classe assim...

Anónimo disse...

O Benfica continua a cair nos erros do passado. Refiro-me aos laterais Patric e Shafffer.Onde raio foram descobrir estas 2 espécies? Só se devem comprar jogadores, no mínimo iguais aos que lá estão. Jogadores que substituam os colegas de posto, sem se notarem diferenças, principalmente para pior, como é o caso. Pelo que já se viu, o único reforça é o Saviola. Lá terá o David Luiz que continuar na esquerda e rezemos para que o Maxi faça nunca se lesione. Não me digam que em Portugal não existem laterais melhores que o brasileiro e o argentino! O Yebda, tem sido, para já, o pior perigo para a nossa baliza. Quando o vejo aparar a bola e pensar 1 segundo, até estremeço. O Carlos Martins deve jogar com chuteiras de chumbo, tal a força que imprime a alguns passes que, apenas precisam de um cheirinho. Alguém lhe deve dizer que não nasceu para marcar livres e não é por ter marcado 1 golo nas últimas 1300 tentativas, que deverá continuar a fazê-lo. Quanto ao propalado Javi Garcia, consultando os comentários de "nuestros hermanos", sobre a sua valia, no jornal "Marca", até me sinto envergonhado.

António Matos

João Bizarro disse...

Querem ver que temos de contratar os adeptos do Real como olheiros?

É como diz o Marinho, atingiram um estatuto de galácticos e qualquer jogador que não seja vedeta não interessa!
Mandem pra cá o Van der Vaart, sim!

GR1904, o penalty a nosso favor também deixa dúvidas, há que admitir!
Por falar em penaltys viram a ceifadela com que o Fuzile brindou um jogador do Mónaco, dentro da área com o resultado ainda em 0-0?
Assim é fácil brilhar!

GR1904 disse...

João Bizarro, não sei se levanta dúvida porque não vi imagens. Só tive acesso a imagens dos golos do desafio. Mas mesmo que seja duvidoso o nosso penalty, eu pergunto: o lance do Roderick é duvidoso ou é claro como a água que não pode ser penalty? A questão está precisamente aí. Uns são duvidosos e, por isso, ainda se pode dar o benefício da dúvida (a nosso favor). Outros não são claramente penalty e mesmo assim são marcados no proprio segundo (contra nós). É uma diferença muito grande.

João Bizarro disse...

Para mim nem um nem outro são penalty.

iBenfiquista disse...

Pois para mim foi penalty. Porquê? Porque o jogador do Olhanense não tocou na bola. O último a tocar foi o Aimar. E aí não há dúvidas pois as imagens são claras. O Aimar caiu po derrube do defesa (que não tocou na bola) e, se uma falta a meio campo é falta, dentro da área é penalty. E foi.
Quanto à falta do Roderick já é mais duvidoso. Mas na dúvida temos de dar o benefício ao árbitro. Portanto, penalty.

Saudações Benfiquistas

Tiago disse...

Quem usa a última época do Javi Garcia como referencia não está a ser sério, pois o jogador alinhou sobretudo a central para cobrir as lesões. Como médio defensivo seria um claro upgrade ao que já temos!

Saudações Benfiquistas!

Tiago disse...

Ah relativamente à diferença Javi Garcia e Yebda, para quem não conhece, há 2 coisas que os diferem. A qualidade de passe e simplicidade de processos, que abonam e muito em favor do espanhol

LC disse...

Anda aí um anónimo engraçado, ora vejamos isto do nosso prisma....

O que dissemos e dizemos nós do Cebolas?

Obviamente que o dizemos porque ficámos feridos no nosso orgulho, mas a qualidade está lá e é um jogador que faz falta em termos desportivos a qualquer equipa em Portugal.

O mal dos adeptos do Real é terem a peida cheia de dinheiro e para lá jogar é preciso ser amigo do Raúl e de mais uns quantos, ou então são os eternos relegados.

Um atrasado mental que diz que Saviola, Van Der Vaart e Owen são péssimos jogadores, só o dizem porque têm muitos milhões para dar por qualquer gajo que dê 2 pontapés na bola... é por terem esse problema (parecido com os benfiquistas na arte de mal dizer dos seus jogadores) que ganham 1 em 4.

João Bizarro disse...

Eu até era um gajo que gostava do Real no tempo do Butragueño, H. Sanchez, Michel, Valdano... Agora... É por estas e por outras que desejo que o Barça do Iniesta, do Xavi e do Messi... e do Guardiola os cilindre!

Anónimo disse...

Estes benfiquistas dão uma importância sobrenatural ao que dizem os adeptos de um clube que compra um só jogador pelo valor de quase todo o nosso plantel... Lembram-se do que diziam os adeptos do Barça quando o Simão foi vendido ao Benfica? "Que alívio... e ainda por cima dos deram 12 milhões" Pois foi bimbos... e com muito gosto!!!

Nota: A minha opinião não tem nada q ver com o jogador em questão, se é bom ou mau porque não o conheço, se acho que é o homem certo, e se deve ser emprestado ou adquirido... A opinião tem que ver com esta precepitação do que dizem os adeptos dos outros clubes... Será que ninguém foi ver que o rapaz fez 19 jogos numa equipa de galácticos...

ZUNDAP

Gloriosasfera disse...

A Gloriosasfera saúda todos os Benfiquistas no princípio de uma época que desejamos seja Gloriosa.

Glorioso, Dedicado, Apaixonado, Orgulhoso
EU SOU BENFICA
www.gloriosasfera.com

José Marinho disse...

Meu caro, João, desculpe mas o Real Madrid é o Real Madrid. Já fui sócio do clube, via jogos no Santiago Bernabéu e não consigo desligar-me afectivamente do clube. Gosto do Real Madrid, é o meu Benfica com sotaque espanhol e não há adeptos tontos que me façam mudar de ideias.

Helder disse...

O Real Madrid sera sempre o Real Madrid. É como o Benfica será sempre o Benfica. Não há hipoteses!! Dois dos maiores clubes do mundo.

Anónimo disse...

Prediger: Da Luz para o Dragão?

Ah pois é! Assim vamos longe.

Anónimo disse...

Para mim, o "único" problema do Real Madrid tem por nome "Ultras Sur". (Leiam o "Diário de um Skin" escrito pelo António Salas pseudónimo deste jornalista de investigação)

Quanto aos comentário não os li, nem os quero ler, já os conheço, se forem ao site da bola ou do record há lá parecidos de certeza.

Sobre o jogador em causa, não posso tecer grandes comentários pois não o conheço muito bem, mas confio nas palavras do José Marinho.

ZAPATA

John Billy #37 disse...

Não consigo perceber a tua ideia João. Queres que o Real perca porque os seus adeptos não querem lá o Javi Garcia?
Isso era a mesma coisa que os adeptos do Marítimo quisessem a derrota do Benfica unicamente pela dispensa do Makukula.

Ricardo disse...

Desconheço a qualidade do jogador em causa, mas teria preferido a opção por um jogador que fose uma certeza e não mais um jovem que pode ou não adaptar-se ao futebol português e ao Benfica.

Porque se a ideia é promover jogadores com potencial para a função, teria mais sentido apostarmos em Bastos. Ou mesmo ir buscar um júnior.


Dos jogs que tenho visto, Yebda não serve para função de "6". O estilo que JJ quer ver no Benfica, e o modelo que propóe, não se coadunam com um jogador que, na posição de trinco, tem uma alta percentagem de passes falhados, é impetuoso em demasia na procura pela bola e é demasiadamente lento nas transições para o ataque (quando se lhe pedia que rapidamente soltasse a bola).

O problema maior reside na ausência de opções credíveis e imediatas para esse lugar. Por isso eu teria preferido uma opção por um jogador experiente e que fosse inequivocamente uma mais-valia. Com Javi García, poderemos vir a ter uma óptima experiência como podemos ter um Balboa.

Já agora, em relação ao plantel: não acho que precisemos de mais um avançado. O regresso de Marcel seria uma boa notícia porque nos permitiria explorar a qualidade que o brasileiro tem e não conseguiu demonstrar na sua primeira passagem e, MUITO IMPORTANTE, não gastaríamos mais dinheiro.

Talvez só uma contratação mais, mesmo achando eu que não é fundamental: um GR de qualidade. Por exemplo, Stojkovic. Além de ficarmos com um belo GR, ainda bicávamos o velho rival. Perfeito, portanto.

Paulo Costa disse...

José Marinho, comigo acontece o mesmo: tenho um ódio de estimação ao Barça e um carinho especial pelo Real Madrid.

Aliás, não podia deixar de ser, adepto e sócio do maior clube do Mundo e simpatizante do 2º maior clube da Península Ibérica! Benfica e Real, respectivamente.

José Marinho disse...

Meu caro Paulo Costa, nem mais. O seu ranking está perfeito, no tocante à grandeza dos dois maiores clubes da Peninsula Ibérica. Meu caro Zundap, obrigado pela sua confiança e simpatia. Meu caro Ricardo, já tinha saudades dos seus posts assertivos e muito bem escritos. Porém, do que conheço do jogador, pelos vários jogos que comentei do Osasuna, na época que Javi Garcia deu nas vistas, já não o considero bem uma promessa, como por exemplo, Filipe Bastos. Quando o nosso jovem talento brasileiro fizer uma época tão boa e tão destacada como Javi conseguiu fazer no campeonato espanhol, o meu caro será o primeiro a concordar comigo que Bastos deixará de ser promessa para ser uma certeza. E que fique claro, gosto muito de Bastos e acho que deve ficar no plantel.
Meu caro André Leal, não preciso de dizer nada aos meus amigos da Sporttv, porque sei como as coisas acontecem, ao contrário da generalidade das pessoas que só conseguem ver más intenções onde só existe o bom profissionalismo das pessoas.
Eu explico o que deve ter acontecido. As imagens são pedidas pelo jornalista ou pelo editor de serviço ao Arquivo. A pessoa do Arquivo coloca as imagens num servidor, onde o jornalista vai procurá-las e editá-las para posterior emissão. É dificil encontrar melhores imagens de um jogador com tão pouco espaço na equipa titular do Real Madrid. Existirão seguramente melhores imagens de Javi no Osasuna, mas para seria impossível colocá-las no ar com tanta prontidão, porque o arquivo com os jogos de outras épocas não estão disponiveis no mesmo local e por isso, a sua utilização não é possivel de enquadrar tão facilmente com o imediatismo do pedido. Isso aconteceu-me inúmeras vezes, não há tempo para procurar as melhores imagens, há horários a cumprir, muitas vezes os pedidos de imagem são feitos em cima dos directos das noticias, um sem número de situações que não se conseguem controlar, a não ser com o melhor profissionalismo das pessoas que trabalham na Sporttv, para oferecer uma informação credível e de boa qualidade. Só isto, mais nada.

Anónimo disse...

Quer-me parecer, pelo (pouco) que conheço deste jogador, que mais uma vez vamos "atirar" dinheiro fora.
Tudo porque o que está na moda é dizer-se mal do Yebda (lento, faltoso, erra muitos passes, enfim...).
Posso até concordar que o Yebda seja um médio que se adapte melhor a um outro modelo de jogo que não a posição 6 do losango mas...tem potencial!!
É este Javi que lhe vai tirar o lugar?!
Porque é que este vale (a julgar pela imprensa) 3 milhões e é público que o glorioso já recusou 5 milhões pelo Yebda?!
São algumas questões que deixo em aberto...
Em suma, a contratar-se um "6", que tenha uma qualidade indiscutível (Javi não tem) assim se evitando aglomerados de suplentes de "luxo" (leia-se, caros).

Mr. Shankly disse...

José Marinho, no youtube foram 2 minutos para encontrar grandes golos do rapaz. E com isto não quero dizer que foi má intenção. Pode ter sido outra coisa, que não digo para não correr o risco de ser injusto.

Castro disse...

Boa tarde senhor José Marinho... é sempre um prazer lê-lo e partilhar este nosso amor pelo Benfica!!
do pouco que vi do Javi Garcia, gostei muito... simplicidade de processos, ocupação de espaços muito boa, bom no passe e importante nas bolas paradas defensivas ou ofensivas!! não comparem uma certeza como o Javi Garcia que já jogou ao mais alto nível no Osasuna, nas selecções jovens de Espanha e alguns jogos no Real!!! ao contrário do Balboa que apenas deu nas vistas num ou 2 jogos do Santader quando lá esteve emprestado e que saltava do banco, porque raramente era titular....
Senhor José Marinho, escrevo-lhe tambem para lhe perguntar se soube da abordagem que o Benfica fez ao GR Vitor do Grémio e que por pouco ele não veio para o Benfica acabar com a maldição das nossas balizas... Ao que sei, o que falhou foram as más relações entre os 2 clubes, desde a ida do Diego Souza para o Palmeiras!!! confirma??? Que pena, porque viria marcar uma década este Guardião brasileiro com uma qualidade tremenda...
Quanto ao avançado, o Mister Jesus gosta mesmo do Marcel e o Benfica está a fazer os possíveis para este regressar, até porque o dinheiro já não abunda....

Para terminar, apenas gostava que enquanto colaborador da Sporttv, transmitisse a um senhor(???), chamado Rui Pedro Rocha, que passa todo e qualquer jogo do Benfica, amigável ou final de uma Taça, a denegrir toda e qualquer coisa do Benfica!! ora os jogadores, ora as decisões arbitrais,..., vergonhoso mesmo; tal como a excitação com que comenta os lances dos adversários do Benfica em comparação com a tristeza de gritar um golo do Benfica!!! já na altura do Futsal na Sporttv, era uma vergonha o que esse supsoto jornalista soltava da boca para fora, jogo sim, jogo não...
um aviso a ele: Wally, o povo benfiquista já te topou a muito!!!

Unknown disse...

Todos nós criticamos as fugas de informação e a incapacidade desta direcção em fazer negócios em segredo. Mas quando temos alguma informação privilegiada, somos os primeiros a coloca-la cá fora. Ou seja, os Benfiquistas criticam mas no fundo adoram saber quem é o próximo jogador a entrar mesmo antes dele estar oficialmente contratado.

Já sei que o caro José Marinho vai dizer que já sabia das negociações com o RM sobre o Javi há muitos dias. Mas, do "praticamente contratado" ou do "por horas" ao "oficialmente contratado", vai uma grande distância. E é nessa distância que muitos negócios falham e é nessa distância que por vezes "os outros" nos roubam os jogadores.

Por isso as pessoas que têm fontes junto do Benfica e que são verdadeiros Benfiquistas, deviam ser os primeiros a dar o exemplo, ou seja, deviam ser os primeiros a calar-se e a não divulgar nada antes dos negócios estarem oficialmente fechados. Pois enquanto não o fizerem só estarão a prejudicar o Benfica.

Deixo só mais um exemplo, lembro-me do José Marinho ter dito neste blog que o Rui Costa e o LFVieira tinham ido a Londres negociar o Scolari, mas não só, disse que negociaram o Quaresma e que o Di Maria já estava praticamente vendido. Não sei se isso foi verdade ou não, mas se foi ora cá está mais um exemplo de uma negociação que o meu caro pôs cá fora e que acabou por falhar.

João Bizarro disse...

Meus caros, clube pelo qual eu sofro só o Benfica. Há outro clube que quero que ganhe 28 jogos da Liga e que vá às finais com o Benfica, que é a Académica (clube da minha terra natal)!
Por essa Europa fora há clubes pelos quais eu nutro simpatia! Principalmente o Liverpool.
Depois dependendo das épocas já tive várias simpatias: O Hamburgo (na altura do Kaltz, Hrubesh e Magath), Real Madrid (na altura em que virava eliminatórias de 0-4 em 6-1 - Butragueño, Hugo Sanchez, Michel, Valdano, etc.)
Nesta altura não gosto da politica do Real Madrid. Como não gostei da politica do Barcelona na altura do Van Gaal! Gosto da forma como o Guardiola construiu a equipa e a sua forma de jogar. Daí a minha simpatia para eles neste momento.

Anónimo disse...

Algo esta mal no futebol do Benfica, mostramos interesse pelo Andujar, porque era preciso um bom guarda-redes, ele rejeitou e não procura-mos mais nenhum guarda-redes.
Depois foi o Falcao. porque precisavamos de um avançado, ele fugiu-nos e já não procuramos mais nenhum avançado.
Agora se falhar o Garcia, que queremos comprar porque precisamos de um bom trinco, as tantas já não vamos precisar de mais nenhum.
Fica apergunta no ar, existe algum nexo na contratação de jogadores no SLB?

José Santos

José Marinho disse...

Meu caro Luis, respondo-lhe com todo o gosto. Não lhe vou dizer que conhecia há vários dias a possibilidade do Benfica contratar o Javi Garcia, porque não conhecia. Apenas soube dessa possbilidade no dia anterior, à noite, quando fiquei a saber da viagem de Luis Filipe Vieira e o empresário Jorge Mendes a Madrid. E a seguir, cruzando essa informação com alguns amigos que tenho nas redacções em Madrid, cheguei, nessa noite, à informação de que o Benfica tentava contratar o Javi Garcia. Guardei essa informação para mim e apenas a coloquei no blog, quando fiquei a saber que alguns dos nossos media iam publicar a noticia no dia seguinte. Nomeadamente, soube que iria ser a manchete do Record. E por isso decidi escrever no blog que o Javi Garcia seria o jogador que o Benfica pretenderia para a posição seis.
Agora, pergunto-lhe: acha mesmo que é a publicação destas noticias, ou nos blogues ou nos jornais, que acabam por influenciar o curso das negociações ou o aparecimento de interferências externas nos negócios? Nada disso. Meu caro, o que se passa é que os mesmos empresários que fazem negócios com o Benfica também o fazem com os outros clubes. E mais lhe digo, há empresários que trabalham com o Benfica, em várias transferências, e que informam o presidente do FC Porto ou o seu director-geral das pretensões do Benfica. E o contrário, quase nunca acontece. O FC Porto é a pootência dominante no futebol português e a sua influência estende-se à forma como controla a sua informação e à forma como tem acesso a informação sobre os seus adversários. Não é preciso consultar blogues nem deixar que as noticias saiam nos jornais, porque muito antes disso acontecer, o FC Porto já tem conhecimento das intenções do Benfica.
Meu caro Luis, o FC Porto e o seu presidente sabem primeiro do que os sócios e adeptos do Benfica, quem serãos os próximos reforços do nosso clube. E não o sabem pela imprensa nem pelos blogues. Vale uma aposta em como já sabem quem será o próximo avançado do Benfica? Sim, porque isso já se vai sabendo. Acredite, meu caro, isto não tem a ver com o benfiquismo de cada um, tem a ver com o conhecimento de como as coisas são feitas e de como uns clubes conseguem controlar a informação e ainda acedem à informação dos outros. Se eu tivesse a mínima suspeita de que as minhas informações podiam prejudicar o clube, não as escrevia neste blogue.
Sobre o que escrevi, há várias semanas atrás, a pretexto do Scolari e do Quaresma e Di Maria, está escrito. Só não está confirmado. Porém, garanto-lhe, não retiro nenhuma virgula ao que escrevi nessa altura. Podia era acrescentar-lhe mais algumas ideias, mas não é o momento adequado, até porque o Benfica já tem treinador - e até melhor do que Scolari - e porque Quaresma é jogador do Inter e Di Maria do Benfica. Mas, o que quer que tenha falhado, não foi, mais uma vez, responsabilidade nem dos jornais nem dos blogues. As negociações no futebol são assim, umas vezes correm bem, outras vezes correm mal.
Meu caro mr.Shankly, fazemos assim: o meu caro, um dia, dispõe-se a ir comigo visitar a redacção da Sporttv e terei todo o gosto em explicar-lhe a enorme diferença que é consultar imagens no youtube e pedir imagens ao arquivo, editá-las e emiti-las. É uma diferença enorme, de tempo, de possibilidades e de disponibilidade imediata das imagens.
Meu caro Castro, o que acontece com o Rui Pedro Rocha - de quem sou grande amigo - acontece com a generalidade dos comentadores que exercem a sua função com o seu profissionalismo. É que comentários igual ao seu devem chegar-lhe outros, igualmente chocados mas com outras tonalidades clubísticas. Eu, por mim, quando recebia emails e chamadas de assinantes da Sporttv, eventualmente chocados com os meus cometários, lamentava por um lado, porque a intenção é oferecer um serviço de qualidade aos assinantes, mas por outro sentia grande conforto por verificar que as várias queixas tinham sempre várias proveniências clubísticas. Fui de tudo, anti-benfiquista, anti-portista e anti-sportinguista. Bom sinal.

!nsurrecto disse...

Então podemos concluir que o José Marinho já sabe quem será o avançado?

LC disse...

"Prediger: Da Luz para o Dragão?

Ah pois é! Assim vamos longe."

Quem?

Mas agora também querem cães no Benfica?

De perdigueiros com pedigree já estamos nós fartos pah, queremos é jogadores de futebol.

Helder disse...

Caro Castro

Ao que sei o Rui Pedro Rocha é Benfiquista. Quém me disse isso foi um antigo colega meu de escola que agora trabalha para a Sporttv e paea a Antena1. Ele até me disse assim: O Rui Pedro Rocha é Benfiquista doente:):)

Abraço

Helder disse...

Caro José Marinho

Se o Benfica sabe que determinados empresários bufam para o porto tudo o que sabem das possiveis contratações do Benfica, porque é que o Benfica não deixa de trabalhar para eles?

Ai ai ai Benfica......ao que chegas-te......


Se eu estivesse lá até brincava com esta situação.....fazia-me de interessado em jogadores que não queria de maneira nenhuma e quando eles menos contassem já tinha contratado o ou os jogadores que realmente queria para o Benfica!

É por estas e por muitas outras que o Benfica esta condenado ao insucesso!!

Volta José Veiga enquanto é tempo......aliás nunca deveria ter saído.......

Unknown disse...

Caro José Marinho, eu disse aquilo porque penso que existem jornalistas que seguem as "pisadas" e os comentários dos bloguistas mais chegados ao Benfica e seguem também os sítios mais frequentados. Basta ver o exemplo do fórum serBenfiquista, muitos jornalistas já foram lá buscar noticias, comprovadamente!
Mas atenção, nunca quis colocar o seu Benfiquismo em causa.

Bem, mas segundo o que me acabou de dizer, então realmente isto é agulha num palheiro. E assim admito que o meu comentário tenha sido inocente e ingénuo.
Esse domínio do FCP a um nível tão alto é deveras preocupante. Mas agora faz sentido porque gastam tanto dinheiro em luvas e comissões. Eu pouco ou nada percebo de gestão desportiva, mas será que o Benfica não poderia fazer nada contra esse problema? Sei lá, alguma coisa deve ser possível de fazer para calar a boca a esses empresários!
Aliás, uma coisa muito simples que o Benfica podia fazer era contra-informação! Lançar nomes cá para fora para entreter a CS, contactar empresários e clubes por jogadores que não interessam mas apenas para despistar o verdadeiro objectivo, etc etc.

Já agora caro José, é claro que não vou perguntar nomes, mas aproveito para lhe perguntar se esse avançado chegará ao Benfica em breve. É que falta menos de um mês para a época oficial começar.
E será que vamos contratar um Guarda-Redes, ou esse dossier está oficialmente fechado?

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Pois, parece-me que o próximo avançado será o Pizarro, não sei porquê, mas tenho essa sensação.

Agora, fazia mesmo falta era um GR, daqueles três que lá estão, nenhum me convence, nenhum deles faz a diferença.

Castro disse...

o Rui Pedro Rocha está longe, muito longe de ser isento ou coisa que o valha....
e até pode ser benfiquista, mas para o esconder chega a um ponto verdadeiramente inacreditável!!! por exemplo, o Jorge Baptista, enorme benfiquista, está sempre a cascar no Benfica mas porque sofre como poucos este clube, conheceu o grande Benfica, faz críticas construtivas, mas não entra em exageros como o Rui Pedro Rocha tanto gosta...
tem todo o direito a ter clube e a sofrer por ele, mas em directo, que se contenha e trate todos por igual!!! é que o Benfica, com 4 jogos em 6 dias, mal ou bem, ganhou o 1º torneio da época....

Mr. Shankly disse...

Caro José Marinho, eu sei que é diferente. O que digo é que quem faz os videos do Youtube tem acesso fácil e rápido às imagens, a Sport TV (que detém o exclusivo das transmissões dos principais campeonatos) deveria tê-lo muito mais.
Claro que isto não invalida a tal visita :) até porque vivo e trabalho paredes-meias com a Sport TV :)

Anónimo disse...

Gostava que comentassem isto:

- Javi Garcia no Benfica;
- Prediger no Porto.

Cada um vai custar os mesmos três milhões, têm a mesma idade a mesma compleição física e actuam no mesmo lugar. Segundo os dirigentes do Colón, o Benfica interessou-se inicialmente por Prediger, depois apareceu o Porto e o Benfica saiu de cena.

- Qual deles será na vossa perspectiva a melhor opção?
- Fez bem o Benfica deixar cair a opção Prediger?
- O Rui Costa foi novamente comido pela capacidade negocial do Porto ou tudo obedeceu a uma estratégia do nosso Director Desportivo?

José Marinho disse...

Caro Insurrecto, garanto-lhe que não sei quem é o avançado, mas se fizer um esforço e umas chamadas, se calhar chego lá.

Daniel disse...

Sinto-me extremamente triste que isto aconteça com o clube do meu coração, como é possível o Benfica ser tão dominado nas negociações de jogadores. Este futebol é podre de mais para os anjinhos que andam no Benfica.

G disse...

Caro josé marinho, o facto de haver empresários que por interesse informam o FCP parece-me evidente, mas não invalida que muitas vezes capas de jornal tambem influenciam presidentes! Pessoalmente já assisti a uma capa de um jornal ter levado o Presidente do FCP a telefonar a um interncional portugues para este não ir para o benfica (assisti "in loco"). Por outro lado as clubites dos jornalistas não me fazem nenhum tipo de confusão! Sinceramente, faz me mais confusão o silencio de alguns jornalistas quando são ameaçados por dirigentes de clubes(e conheço várias historias visto ter varios amigos jornalistas desportivos).

Helder disse...

Caro José Marinho agora também quero saber quém o tal avançado:)

John Billy #37 disse...

O Javi Garcia já faz parte do Benfica.
Foi confirmado pela "Sexta".

Anónimo disse...

Nem o Rui Costa sabe quem será o avançado quanto mais.....

John Billy #37 disse...

Caro José Marinho, já não é a primeira vez que quando algum comentador critica os jornalistas da SportTV o senhor aparece sempre em defesa.
Até acho correcto, pois sempre se deve defender os colegas e os amigos.
Mas também tem que perceber que não somos estúpidos ao ponto de não conseguir reconhecer uma crítica lúcida e imparcial duns comentários nojentos e ofensivos como muitas vezes já ouvi na SportTV.
Tenho para mim que a grande maioria do jornalistas desportivos portugueses são uns avençados que sabem muito bem a quem têm que agradar.
Até lhe posso dar um exemplo:
Todos nós sabemos que o Porto deve ser o campeão mundial em termos de vendas.
Alias, o que não falta são artigos/crónicas sobre as capacidades negocias da "organização" do Papa.
Não há dúvidas que não existe nenhum clube no mundo que consegue vender um Pepe por 30 milhões ou um Cissokho por 15.
Quando olhamos para os outros negócios e vemos um Adebayor a ser vendido por 25 milhões, um Huntelaar por 20 ou um Luis Fabiano avaliado em 15, será que nenhum jornalista acha estranho um Lisandro Lopez valer 25?
Não cheira a negócios estranhos? Lavagens de dinheiro? Já reparou que são sempre os mesmos clubes os compradores?
Quando são vendidos para clubes que não fazem parte dos chamados clubes duvidosos os valores já andam próximo dos valores reais (tipo Lucho, Quaresma ou Deco).
Nunca vi nenhum jornalista a por em causa os valores dessas transferências.
Nunca vi nenhum jornalista a tentar perceber o motivo de só o Porto vender os seus jogadores por valores completamente absurdos.
Mas se calhar até sou eu que estou a ver grandes filmes onde não se passa nada.
Se assim é também nunca li nenhum artigo/crónica onde fosse explicado o motivo de o Porto, apesar de receber valores de transferências completamente fora do normal, andar com um passivo muito parecido ao do Benfica.
Isto quando não faltam críticas a má gestão do Benfica e aos 30 milhões gastos por época.

Não pensa que o estou a criticar, mas também não nós peça para acreditar na imparcialidade dos jornalistas portugueses.

forteifeio disse...

José Marinho

Vejo aqui que o Sr é benfiquista e aprecio de sobre maneira a forma como sente o Benfica.
Mas acha que o Quaresma assim como o Paulo Assunçaõ podem ir para o Benfica depois daquilo que nos chamaram da varanda do Dragão ?
Será que os benfiquistas não tem memória nem dignidade. Uma coisa é certa ficavam com três sócios a menos, Porque primeiro que os titulos vem a vergonha na cara, e quando o Benfica perder isso então perdeu tudo e passa a ser mais igual ao Porto.

André P. disse...

Caro José Marinho, faça esse esforço e revele aqui à comunidade Benfiquista quem será o nosso próximo matador ;)

dezazucr disse...

Cada vez fico mais estupefacto sobre quão ingénua é a massa adepta.
É óbvio que o porto domina o mercado e sabe tudo de antemão. Tem as melhores relações com os melhores empresários. Tem mais dinheiro, pode suportar melhor as luvas e só assim se explicam certos negócios astronómicos com jogadores que por bons que sejam não valem metade.
A teia do porto está muito bem espalhada, seja por empresários, seja por treinadores, presidentes, ártbiros, etc. É tudo uma questão de trocas de favores e é óbvio que estes 20 anos de corrupção, aliciamento, favorecimentos e etc. não são fáceis de vencer.
Por isso não censuro Rui Costa e apesar de discordar em algumas decisões, ele disse algo que fazsentido: "Só vêm jogadores que realmente querem o Benfica". Se são frágeis o suficiente para serem aliciados facilmente para o porto, então é porque não vinham com grande vontade para o Benfica... logo, não vêm cá fazer nada. Temos de ter mais amor próprio e deixar de dar tanta importância a esses vendidos (nota: compreendo que com propostas superiores se altere a opção, mas com propostas iguais não) que recusam o Benfica.
Temos de nos valorizar, algo que sinceramente me parece, os adeptos não o sabem fazer, dando demasiada importância a esses casos. Quem não nos quer, não nos merece.

Temos uma grande equipa, com grandes jogadores (algumas lacunas colmatáveis - GR, laterais, extremo direito e avançado extra), um bom treinador, mas há um factor que torna o inevitável quase impossível que é a tal "estrutura" do porto. E verão como funcionará essa "estrutura" em ano de penta. Será mais descarada que nunca. Tentará de todas as maneiras compensar as saídas do lucho e do lisandro. Cabe-nos a nós adeptos e principalmente bloggers fazer ruído de cada vez que formos espoliados e acreditem, vamos ser. Cabe-nos a nós valorizar o que é nosso de cada vez que tentarem deitar algum jogador nosso abaixo - e já começaram este ano com os GR e o Yebda. Cabe-nos a nós chamar a atenção à escandaleira que é a deturpação dos resultados com equipas com 5 ou 6 emprestados de determinado clube que comem a relva e tiram lasca dos nossos jogadores mas parecem carneirinhos contra o porto. Cabe-nos a nós carregar o Benfica nos jogos maus, que vai acontecer, mas se fizermos como em 2004/5 seremos capazes, nem que seja preciso o Mantorras meter umas das suas batatas. Cabe-nos a nós fazermos da Luz um inferno mas para os nossos adversários e não para os nossos jogadores, Balboa incluido.

Cabe-nos a nós, pois acredito que se fôr LFV, que ao contrário de alguns críticos já o fez, cairá em saco roto e será visto como choramingas.
Cabe-nos a nós, pois acima de tudo o Benfica somos nós.

Se há coisa que me irrita é ouvir dizer que somos os maiores do mundo, que temos muitos adeptos, mas na hora do "vamo'ver", piamos que nem pintos.
Como é possível sermos tantos e termos tão pouca influência?
Como é possível sermos tantos e sermos tantas vezes tão roubados por tão poucos?
Como é possível sermos tantos e sermos tão influenciáveis, virando-nos contra nós próprios, sendo tão nocivos contra todos os nossos propósitos?

Acorda Benfica, tá na hora! Temos uma grande equipa, não vamos deixar que este ano seja desperdiçado!

José Vieira disse...

Caro José Marinho

Parece querer apor um selo de qualidade no jogador quando refere que o Camacho se deixou enamorar por ele...
Eu, pelo contrário, desconfiava.
Afinal, foi Camacho o responsável pela contratação do Makukula (4 milhões!!) e, curiosamente, quem elevou à categoria de jogador de futebol um tal de Binya, jogador da posição... "6"!!
Daí que continue a defender que se deviam juntar "os trocos" e comprar um titular indiscutível (seja para a baliza, medio defensivo ou avançado), ainda que considere que poderia muito bem não chegar mais ninguém.

Pedro Veloso disse...

Já começa, também vi vários resumos e tinha reparado na total omissão de referência a este lance

http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt/

Ao que parece este senhor árbitro é filho do Martins dos Santos...

Rui Pinho disse...

7 milhões por uma incógnita...

Isto está bonito.
Com 7 milhões, trazia-se o Reyes e o Ruben Micael. Ou outro qualquer, que não faria pior do que este vai fazer.

Não acordem que não é preciso.
Anda alguém a encher-se à custa destas transferências inexplicáveis.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Americano disse...

7 milhões???
O tempo passa mas a festa continua, siga o circo...

Mr. Shankly disse...

Já tá. 7 milhões. Mas o Reyes é que é caro. Só me apetece dizer palavrões.

Anónimo disse...

7 milhões!!!???

José Marinho disse...

Claro que tudo o que escrevi neste post mantenho, mas gostava de deixar uma pergunta: não teria sido possivel contratar este jogador por menos de sete milhões de euros? SETE MILHÕES DE EUROS...Francamente, a este ritmo, se o Benfica contrata mais algum jogador ao Real Madrid, o Florentino Pérez recupera num ápice o investimento realizado em Cristiano Ronaldo...Meu caro Dezazucr, concordando consigo em algumas coisas, está o tipo de estratégia dos clubes que pode fazer a diferença...enquanto o FC Porto vende ao preço que estipula, o Benfica compra ao preço que os outros querem...É de loucos. Não é estranho que o Real Madrid só não tenha dificuldades em vender os seus jogadores ao Benfica? O Huntelaar está para ser transferido há uma eternidade. Outros jogadores também estão na rampa de lançamento para outros clubes, mas não saem de lá...porque o Real Madrid está com dificuldades em impor o seu preço. Isto devia ser um sinal para o Benfica, mas pelos vistos é entendido de uma forma contrária.

dezazucr disse...

Realmente também me escandaliza o preço a que foi comprado este jogador. É incrível que seja mais caro que o Saviola por exemplo.
Espanta-me os valores até porque com o que já se gastou, se LFV tinha pouca margem de manobra e era obrigado a ganhar o título este ano, agora então, será um desastre até financeiramente caso o Benfica não ganhe. Este ano tem quase "obrigatóriamente" do Benfica. É bom que os jogadores tenham isso em mente.
Graças a Deus que o Quique não ficou, porque senão seríam muitos milhões para ele desvalorizar.

Diogo C. disse...

Bem, quando a nossa prioridade era contratar um avançado eis que se gastam mais 7 Milhões num médio...

E não havia dinheiro para o Reyes... ah está bem...

Espero para ver... e espero também que este Javi Garcia seja mesmo uma máquina... caso contrário... seria mais um barrete enfiado pelo Real, à excepção de SaviGol...

DC

A.Saraiva disse...

Realço a confiança que colocam na capacidades de Rui Costa e, diria mesmo, na sua honestidade.

Com apoiantes assim o homem não deve necessitar de inimigos.

E ainda agora começou a época!!!

A.Saraiva disse...

Já agora pergunto: é verdade que Stojkovic bai assinar pelo Benfica (contratação a custo zero)?

João Bizarro disse...

Nã haviam 6M para o Reyes mas há 7M para o Javi Garcia?!?!?

É assim mesmo!

Mais um pouco tinhamos comprado o Cristiano Ronaldo!

Anónimo disse...

Bom dia.

Gostava de perguntar ao José Marinho, se não acha que na contratação do Javi Garcia por sete milhões vem já incluido os salários que este irá auferir durante os 5 anos de contrato?

Obrigado,

Figueirix

José Marinho disse...

Meu caro Figueirix, foi exactamente a minha suspeita inicial, quando, logo pela manhã, me esclareceram sobre o valor da transferência de Javi Garcia. E continuo a pensar que é bem possível que seja isso. De outro modo, é completamente irresponsável gastar sete milhões de euros num jogador que é promissor, seguramente, mas não será um jogador que protagonize uma indiscutível diferença no campo. Já a contratação de Ramires, por 7,5 milhões de euros, pareceu-me desajustada do nosso universo e da nossa escala financeira. Mais me parece um investimento de sete milhões de euros num jogador que vai tapar uma insuficiência táctica e posicional da equipa, mas não vai resolver nem decidir jogos.
Simplificando, o Real Madrid gasta muitos milhões no Ronaldo e no Kaká, porque são jogadores com um talento diferenciado e arrastam consigo a possibilidade de recuperação do investimento. Mas gastam muito menos em jogadores que ajudam a compor o plantel, com a sua qualidade e com a sua escala própria, mas não chegam para se distinguirem pelo talento excepcional. À nossa escala, sete milhões, deviam ser aplicados em jogadores que fossem os "Ronaldos" do nosso plantel. E não nos "Xabi Alonsos" do Benfica.
Mas existe a possibilidade dos sete milhões de euros incluir a remuneração ao jogador pelos cinco anos de contrato. Eu gostaria de acreditar que sim e que existe no Benfica senso negocial e respeito pelos recursos financeiros do clube, que não são ilimitados.

Nuno disse...

"Não esqueçamos que, em Espanha, as pessoas olham para o Benfica em Portugal, como nós olhamos para o Real Madrid em Portugal."

sem dúvida. é por isso que o real madrid contrata o melhor jogador português e o benfica contrata o pior jogador do real madrid.