blog

terça-feira, julho 14, 2009

Um Olho à Benfica #14

Um Benfica à Eriksson

Como todos os anos acontece, por estas alturas, os benfiquistas enchem-se de brios, esquecem o passado recente e desatam num optimismo exagerado. Somos crónicos campeões da pré-época, antes mesmo dos anúncios depressivos de que o campeonato é outra coisa e lá mais para diante, o realismo substitui o sonho.
Eu não sou nem mais nem menos benfiquista do que os outros. Também sou um sonhador e não perco nenhum dos jogos de preparação. E para mim, são mesmo de preparação: para o que der e vier. Após alguns meses de intenso debate sobre o futuro do Benfica, no plano da sua governação, está na hora de fazer o meu «back to basics». No meu caso, falar de futebol. E dos meus sonhos, como benfiquista.

Olho para este primeiro esquiço do Benfica de Jesus e não me deixo deslumbrar pelo famoso losango de que todos falam. Primeiro, porque não existe losango nenhum, nem nunca existiu na carreira de Jorge Jesus. Na época passada, discuti esse assunto várias vezes com o treinador do Benfica. Enquanto os críticos de futebol, que adora figuras geométricas para complicar as coisas simples do jogo, insistiam no pretenso losango de Jesus no Braga, pacientemente o treinador explicava-me o seu modelo e dentro do modelo os sistemas tácticos utilizados.

O Benfica não joga nem jogará em losango. Olho para o Benfica de Jesus da mesma forma lúdica que olhava para o Braga da época passada, depois das suas explicações. Um guarda-redes – é verdade, o Benfica joga com um guarda-redes, embora, por vezes, isso não seja facilmente perceptível – quatro defesas, um médio defensivo, três médios ofensivos e dois atacantes. Isto será o Benfica de Jesus.

Aquilo a que as pessoas teimosamente chamam de losango, Jesus substitui por uma ideia prevalecente de dinâmica. O treinador oferece aos jogadores uma cana de pesca, mas não vai pescar por eles. Dentro do jogo, os médios ofensivos tomam decisões, puxam o jogo para o lado da autonomia pessoal e descobrem as melhores soluções para desorganizar o adversário. Há apenas uma informação que se mantém sempre pendente nas suas cabeças: na transição defensiva, não pode haver espaços vazios e os jogadores devem estar disponíveis para ocupar o espaço mais perto de si. Isso evita grandes correrias, cansaço e desposicionamento defensivo da equipa.

Tendo nascido na década de sessenta, nem por isso, sou contemporâneo da fabulosa equipa de Eusébio, Coluna, Simões, Torres e outros. Porém, já foi como benfiquista deslumbrado que vi quase todos os jogos do Benfica de Eriksson, no primeiro episódio da sua história pessoal com o nosso clube.

Para os que não se lembram, o Benfica era assim: Bento; Pietra, Humberto Coelho, António Bastos Lopes e Veloso (Álvaro); Shéu; Carlos Manuel, Alves e Chalana; Nené e Filipovic.
Este foi o melhor e mais harmonioso Benfica que vi em toda a minha vida. Não jogava em losango, mas são incríveis as semelhanças que descubro entre o primeiro Benfica de Eriksson e o inaugural esboço do Benfica de Jesus. Um guarda-redes, uma defesa – o lado esquerdo continua a preocupar-me – um médio defensivo que será Ruben Amorim, três médios – Ramires será um jogador características semelhantes a Carlos Manuel, Aimar é um João Alves sem luvas pretas e Di Maria será um pequeno Chalana – o melhor jogador português de sempre, depois de Eusébio.
Recordo igualmente que Eriksson começou a descaracterizar este Benfica de sonho, quando permitiu que João Alves saísse do Benfica e o substituísse por Stromberg. O Benfica ganhou um estilo mais testicular de jogo, mas perdeu graciosidade.

O Benfica de Jesus não joga nem jogará em losango, mas tem uma patente táctica que o aproxima incrivelmente do primeiro Benfica de Eriksson. Primeiro, melhor e mais deslumbrante.

CARDOZO – Pode não ser gracioso a correr, mas é o melhor atacante da Liga Sagres. Vale dez “Falcões” e não precisa de arranjar um trinta e um para resolver. Dizem-me que é lento, mas eu não acho. Lento para mim é o Estado a pagar dívidas. Acho que o Benfica não contratou Cardozo para correr os cem metros. Contratou-o para marcar golos. É a minha aposta para melhor marcador do campeonato.

Não gostei, porém, de ver Saviola a marcar a grande-penalidade contra o Sion. Se foi para dar moral ao argentino, aceito, mas espero que não se repita. Em Portugal, ninguém marca “penalties” como Cardozo. Até hoje, não falhou um único remate dessa marca. Além do mais, Cardozo é a nossa melhor possibilidade – em muitos anos – de voltarmos a ter um jogador do Benfica a ganhar a Bola de Prata. E todos os golos contam, assim como todas as oportunidades de golo que a equipa consiga oferecer ao paraguaio para ele melhor exercer o seu oficio: marcar golos.

Não estou em pensar que o Benfica seja obsequiado com a mesma generosidade obscena que árbitros de Portugal ofereceram a Jardel e ao Sporting, no último ano em que os “leões” foram campeões. Nessa altura, se bem se lembram, em cada jogo do Sporting havia mais grandes-penalidades do que casos diários confirmados de gripe suína em Portugal.

No entanto, mesmo considerando que o Benfica não será tocado pela graça de uma hipotética enxurrada de grandes-penalidades, acho bem que possamos reciclar em golos de Cardozo, as pouquíssimas hipóteses que prevejo que os nossos árbitros possam conceder ao Benfica.
Por isso, repito: espero pela próxima grande-penalidade a favor do Benfica para tirar as dúvidas.

QUIM – Um dos guarda-redes mais incompreendidos da história do Benfica deve ser titular. Porque é o mais equilibrado, porque é o mais sereno e, por fim, porque é o melhor de todos. Vejam bem as fotografias dos três últimos títulos do clube e reparem no guarda-redes. É sempre o mesmo, é sempre Quim. Taça da Liga, Supertaça e Liga portuguesa.

Aceito a opinião de outros benfiquistas mas daqui não saio: Quim é o melhor guarda-redes do Benfica e é o melhor guarda-redes português da actualidade.

Não há nenhum guarda-redes do Mundo que não tenha um “frango” dentro de si, que ganha vida própria quando menos se espera e aparece a cacarejar sobre a linha de golo. O Quim não escapa a essa segunda natureza dos guarda-redes, mas mais do que ter um “frango” dentro de si, ele tem é um “galo” enorme com a maioria dos adeptos do clube. Mesmo assim, apesar da contestação, ele é o melhor. E estou completamente convencido que Jesus não precisa de nenhum milagre na baliza. Tem o Quim.

FALCÃO – Por curiosidade, acabou por ser Pinto da Costa, o autor do melhor movimento de mercado do Benfica, nesta pré-época. Gastar quase cinco milhões de euros num suplente de Cardozo, seria um dispêndio de dinheiro. Um bem-haja ao presidente do FC Porto e ao seu passatempo preferido de esturricar milhões de euros em jogadores que ele se ufana de desviar do Benfica para a cidade do Porto.

Também, de notar, que Falcão ainda se arrisca a trocar o FC Porto pela TVI, de José Eduardo Moniz. Depois da novela Benfica, o atacante colombiano é, de novo, uma peça central de uma nova e intensa novela. Sim, apesar do pudor de certa comunicação social, é preciso recordar que o FC Porto está para fechar o negócio Falcão há quase tanto tempo quanto a justiça portuguesa tenta extraditar Vale e Azevedo. Eu sei que isto pode parecer desagradável, porque a frágil consciência mediática deste país não acredita muito em falhanços da infalível máquina portista, mas o Falcão já deve estar entontecido com tantos voos falhados para Portugal.

Uma coisa é certa: este, pelo menos, não vai demorar quatro minutos a assinar contrato com o FC Porto.

72 comentários:

Hugo Carvalho disse...

Eu não concordo muito com o enfase que se está a dar a este assunto do Falcão. Tenho alguma pena que os benfiquistas fiquem tão incomodados com esta história do Falcão que os leva a escrever tanto sobre o assunto. O Benfica desistiu de Falcão, ponto final. Acho infantil e parvo estar-se a falar disso como se desejassem que o jogador não vá para o Porto. Não é um jogador que vai fazer a diferença. A história do Falcão é só para encher jornais e dar ao FC Porto o mérito de roubar jogadores ao Benfica o que é manifestamente estupido e sem sentido. Os empresários de jogadores fazem o trabalho muito bem feito. Apresentam o jogador aos clubes, neste caso ao Benfica e ao Porto e depois ficam a assistir ao circo pegar fogo. O Benfica, teve juízo desta vez (Rui Costa veio dar alguma estabilidade nesse aspecto) e abandonou o negócio qdo os valores ficaram fora de controle. Só à pala destas guerritas o Porto tem 70 jogadores contratados o que é, como toda a gente sabe, um exemplo de boa gestão.
Acho que o Benfica tem de olhar para si próprio e principalmente os adeptos olharem com mais juízo para as coisas e deixarem as acções do Porto em paz. Já vários jogadores foram oferecidos por empresários ao Porto e ao Benfica e o que acontece é que o Benfica fica com uns e o Porto com outros. A notícia é sempre os que o Benfica perde.
Acho que estamos a construir uma boa equipa que começou a ser bem desenhada por Rui costa a época passada e seria bom agora haver um olhar mais atento para a defesa que me parece algo debilitada. Deixe-se lá o Falcão voar para onde muito bem entender que duvido muito que marque mais golos que o Cardozo ou o Saviola.
Acho que devemos estar contentes por a equipa nestes dois jogos ter demonstrado vontade de ganhar de pressionar os adversários e a facilidade com que as jogadas de ataque surgem.

Unknown disse...

Para mim, e pela dificuldade que existe sempre em encontrar um guarda redes de top, a unica mexida que faria seria vender Yebda e tentar comprar mais um médio defensivo mas já com alguma rotina para jogar naquela posição que talvez seja das mais fulcrais no estilo de jogo que JJ quer implementar e sobre isso tou completamente de acordo com JM...qual losango qual caraças...

Se houvesse possibilidade também despachava Jorge Ribeiro e talvez mesmo o Sepsi e tentava comprar mais um lateral esquerdo e tentava perder pouco com Balboa e buscar o Alan ao Braga...

Para a frente penso que estamos bem servidos mas se surgisse alguma boa oportunidade de negócio não seria de descartar, desde que não implicasse muito dinheiro...

Quanto ao resto, parece me que se está a trabalhar bem nesta altura da pre temporada, em que apesar de não devermos embandeirar em arco, temos todo o direito de andar felizes por vermos que finalmente apareceu alguém que sabe o que é o Benfica...e esse alguém é JJ...Desde as vénias ao publico em todos os treinos e próprio discurso sem medo e de confiança, tudo mudou nos relvados onde a camisola sagrada se apresenta...

CARREGA BENFICA!!!

Tiago disse...

Caro José Marinho, algumas correcções. Cardozo já falhou um penalty na sua carreira, foi na Argentina e acertou no poste (segundo consta, a baliza manteve-se intacta, menos mau). E na Supertaça conquistada no Algarve jogou Moreira e não Quim [Quim perdeu a titularidade no jogo de preparação contra a Juventus]. E sim, para mim Moreira é o mais certinho dos guarda-redes.

Saudações Benfiquistas.

Klaudio disse...

Quase concordava com a totalidade deste POST, mas entretanto cheguei à parte do Quim, e aqui discordo completamente. Eu fui GR durante muitos anos tendo tido a infelicidade de uma arreliadora lesão me ter roubado a hipótese de outros voos, nesse tempo se eu ficasse parado na linha de golo metade das vezes que o Quim fica, passava o resto da época na bancada. O Quim tem 2 grandes problemas, não sai da baliza para não falhar e quando falha nunca mais tenta para não falhar novamente. Por isto eu penso que o Moretto tem muito mais coragem (que é um factor fundamental num GR). Tanto o Moretto como o Moreira podem evoluir muito mais do que o Quim.
No que diz respeito às fotos devo lembrar-lhe do seguinte, naquela que vê da Liga, lembre-se da forma como o Moreira saiu da baliza, Na taça da Liga o Quim apenas jogou a final e na Supertaça a foto está completamente desfocada, pois o nosso GR ostentava o n.º 1 e claro está chama-se José Moreira.
Ah! e a juntar a tudo isto há o facto do Quim ter feito várias birras no tempo do Koeman.

Saudações,

Cláudio Soares

!nsurrecto disse...

Ora aí está ele (Zé Marinho) e eu...

Unknown disse...

Bem... no guarda-redes já não bato mais... dos 3 prefiro o Moreira e pronto. O Quim nunca me encheu as medidas, reconheço-lhe alguma qualidade e algumas boas exibições, sem dúvida nenhuma (MAIS DO QUE A EDUARDO E A BETO), mas nunca me caiu no goto, pronto.
Quanto a Moretto... as melhores exibições do homem foram em Setúbal. Arrisco a dizer que lhe falta treino psicológico, mas isso será o mais fácil de providenciar.

Quanto à Crónica, começo por estranhar a falta de comentários do !nsurrecto... que tão preocupado estava com a ausência do José Marinho - LOL
em relação aos lugares em aberto na equipa, repito o que disse no post anterior, eu mandava regressar Marcel e Adu (Que pode ser alternativa tanto na frente como na direita), e já só contratava (até por empréstimo) um jogador com algum nome na praça, para contrabalançar juventude com experiência. O Real Madrid tem jogadores aos montes para dispensar, por exemplo, nenhum deles nos interessaria?

Anónimo disse...

Caro José Marinho

Um post com um final bem ao nivel do Ricardo Araujo Pereira no seu mordaz humor e ironia.

Mais um EXCELENTE TÓPICO!

PS- Mas não andava a escrever para promover Veiga? Não entendo. ;)

José Marinho disse...

Meu caro Hugo Carvalho, não deve ter lido com exactidão aquilo que escrevi sobre o Falcão. Especialmente a parte em que escrevo que o Cardozo é melhor do que dez "Falcões". Eu escrevi sobre o Falcão, apenas para tocar em duas questões a que os benfiquistas devem ser sensiveis: primeiro dos quais, para reforçar a ideia de que foi um bom acto de gestão não contratar Falcão, independentemente das verdadeiras razões que fizeram o Benfica desistir e a segunda, para que os benfiquistas percebam que as novelas não existem apenas no nosso clube. É verdade que existem demasiadas e muitas delas completamente inoportunas, mas o FC Porto e a sua decantada máquina de propaganda não estão imunes a ela. Aliás, a diferença entre Benfica e FCPorto está mesmo na propaganda. Enquanto Falcão para o Benfica é novela, para o FC Porto é apenas um ligeiro atraso na realização do negócio.
De resto, já escrevi anteriormente neste blogue e repito: como benfiquista estou-me nas tintas para os jogadores que o FC Porto contrata. Posso ter algum interesse, como pessoa que se interessa pelo futebol, mas como benfiquista não me interessa rigorosamente nada quem o FC Porto contrata.
Meu caro T, escrevi sobre as grandes-penalidades de Cardozo em Portugal e aqui o Cardozo não falhou nenhuma. E tem razão, como é evidente, o Moreira defendeu na Supertaça. Segui o meu conselho e fui ver as fotografias. Porém, isso não muda a minha opinião e vou mantê-la, até que alguém me prove o contrário: Quim é o melhor guarda-redes português e o melhor do Benfica.

Vasco disse...

Bem, confesso-me um recente admirador de blogs, Benfiquista dos "sete-ou-oito-ou-dez" costados e como é óbvio... Sócio.
Como recente admirador de blogs devo dizer também que hoje, 14 de Julho, entrei pela primeira vez neste que aproveito desde já para elogiar pela excelente escrita, assertividade e ausencia de falsos moralismos. Acho que os blogs são espaços excelentes para uma discussão aberta e sem reservas aos interessados num determinado tema. Neste caso falamos do Benfica, o Grandioso Benfica! Gostei de ler o post e, certamente, passarei por aqui todos os dias para continuar a acompanhar a vida do nosso Benfica.
Aproveito tambem para dizer que não concordo com a ideia do Quim ser o melhor Guarda Redes do plantel... e sinal disso é o facto de os defesas não confiarem nele...
Abraço

Éter disse...

Caro José Marinho,

na minha modesta opinião, apenas os predestinados (o que não é o caso do Quim nem do Moreira) podem ter menos de 1,85m e serem grandes guarda-redes. Basta fazer uma ronda pelas grandes equipas da Europa e ver a altura do dono da baliza.

Os únicos verdadeiramente baixos são o Valdés (que é um guarda-redes banalíssimo) e o Casillas (um predestinado).

Gostava de ver aplicada aos guarda-redes do Benfica a teoria de um grande treinador de volleyball, um cubano que pôs a selecção portuguesa a jogar como nunca, que dizia que preferia a altura à técnica. Os altos, podia melhorá-los tecnicamente, aos baixos nunca conseguiria dar altura...

Um abraço

dezazucr disse...

"Como todos os anos acontece, por estas alturas, os benfiquistas enchem-se de brios, esquecem o passado recente e desatam num optimismo exagerado. Somos crónicos campeões da pré-época, antes mesmo dos anúncios depressivos de que o campeonato é outra coisa e lá mais para diante, o realismo substitui o sonho."
Caro Marinho, julgo que, e a julgar pelos benfiquistas que conheço, não há "optimismo exagerado". Há optimismo. Normal. É óbvio que temos de acreditar na equipa. Qual é o adepto que não acredita na sua equipa? Somos benfiquistas. Não temos 11 cepos. Ninguém aqui já disse que vai ganhar o campeonato, mas obviamente se esperam, pelo menos melhores jogos do que os do ano passado (difícil fazer pior), o que por si, aumenta a probabilidade de sucesso. Agora euforias? Isso é conversa para vender jornal.
Quanto ao guarda-redes, discordo, apesar de já ter em outros tempos defendido muito o Quim, mas este Quim dos últimos 2 anos não foi o mesmo dos primeiros 2.
Quanto aos avançados, reitero que necessitamos de mais um competente, e podem vir com as conversas que quiserem, mas não considero nuno gomes opção.
Estamos fracos nas laterais e provavelmente daría jeito um médio direito mais competitivo para revezar com Ramirez. Parece-me que o Amorim vai para o meio e o Yebda será suplente.
A questão do penálti foi, obviamente para moral, como deves bem saber o Jesus não é burro nenhum e neste caso a confiança dos jogadores também conta muito.
Espero pelo melhor Saviola para te fazer mudar a opinião.

Pedro disse...

José eu defendo q é por o Quim aparecer tantas vezes nas fotos é q (também) só ganhámos esses trofeus.

Quim é daqueles gr's q no final do campeonato não nos dá pontos. Quim não faz defesas impossiveis, não salva jogos. Da mesma forma q qqr gr dá um frango, qqr gr de vez em qd faz grandes defesas. Mas um gr para o SLB tem q fazer muitas vezes grandes defesas. E Quim não faz. Quim é péssimo a sair aos cruzamentos, muito lento a sair dos postes, péssima colocação entre os postes nos livres, adianta-se demasiado e sofre muitos golos por alto...demasiados defeitos.

Sobre Cardozo concordo em absoluto. É o maior!!!

Hugo Carvalho disse...

Caro José
O meu comentário não era uma resposta a si ou ao post que escreveu, embora admita que a 1ª frase possa causar essa ideia. Concordo com as ideias q expressou no seu texto só estava a divagar sobre o tema. :)
Um abraço!

J G disse...

Marinho em boa forma.
Belo arranque de temporada.
:)

GR1904 disse...

Há uma coisa que me deixou arrepiado logo no 1º treino da época e que, pelos vistos, se repete quando os treinos são abertos ao público. O facto do treinador obrigar os jogadores a fazer a vénia aos adeptos. Isto era parte da mística, era um ritual pormanentemente repetido no antigo estádio quando a equipa entrava em campo e se virava para o 3º anel antigo e fazia a vénia. Sinal de respeito pelos adeptos. O facto de se ter perdido este ritual é uma das coisas que me faz confusão com esta direcção, pois há pormenores que mudam tudo e que diz bem da preocupação e do respeito pela história e tradição do clube. Por ter sido o treinador do Benfica a recuperar este hábito, pelo menos nos treinos, já me conquistou ao nível do respeito e consideração que tem pelo Benfica.

Há coisas impagáveis.

Anónimo disse...

Bom post.... sem potitiquices! É assim mesmo! Bola... Daqui até Maio só quero saber de bola! Mai nada!

Sobre as posições mais carenciadas, tb concordo, e por prioridades:

Médio 6: sem dúvida que precisamos de um 6 de classe... um Amaral, Paulo Sousa, tv um Petit porque Amarais Sousas já não se fazem. Se não vier é porque Jesus acredita que fará de Amorim um 6 à altura. E ele conhece-o. Como creio que o Ramires será, de caras, o médio que fará o lado direito (neste jogos de Martins), não acredito que um jogador como Amorim fique no banco. Não sei se me é possíveç sonhar, mas mais do que patricks vieiras, eu gostava muito, mas muito muito de ver por cá o menino outra vez - sei que já pediu desculpa ao Vieria - o Manelelé! Gostava que o Benfica tivesse a oportunidade de recuperar um grande jogador.

Avançado: nada de mobilidade. Disso já temos. Um homem de área, valia a pena. Tv um jogador de qualidade, mas jovem, que viesse para o Benfica com a noção de querer evoluir e sabendo que não pode ser sempre titular. Ou então, o contrário, um Juilio Cruz para dar uma perninha. (Até nem gosto mt do Julio Cruz, mas é um exemplo)

Guarda-redes: é quase como a posição 6, se for um preud homme... sim senhor. Caso contrário, estejam quietos.

ZUNDAP

José Marinho disse...

Meu caro Éter, percebo o seu ponto de vista, acho que a sua observação é muito curiosa, devia merecer até melhor estudo, da parte dos treinadores de futebol, mas o que é verdade é que as modalidades que compara são diferentes. A altura, ou excesso dela, pode estabelecer a diferença entre um grande jogador e um mediano, no voleibol. No futebol, acho que está comprovado que ter um centro de gravidade baixo é uma vantagem comparativa. Os melhores jogadores do mundo, alguns deles, eram mesmo baixos, de estatura meã ou de uma estatura que não provoque muitos risos na bancada. Claro que o nosso Ronaldo acaba por ser a excepção que confirma a regra. Nos guarda-redes concedo que altura pode ajudar a estabelecer a diferença, mas recordo que a possibilidade de utilizar as mãos dá-lhes uma vantagem adquirida. O resto é talento, bravura e agilidade. E, de repente, lembro-me de Manuel Bento, o melhor guarda-redes que vi defender a baliza de um clube português, que até era mais baixo do que o Quim. O próprio Vitor Baia, é praticamente da mesma estatura que o Quim. Por isso, desculpe a minha insistência: para mim, o melhor guarda-redes do Benfica é o Quim. E é o melhor guarda-redes português. Peço desculpa aos que não concordam comigo, mesmo sabendo que são a maioria dos comentadores deste blogue e doutros, mas não modifico a minha ideia. O meu titular chama-se Quim. A não ser que o Benfica contrate outro guarda-redes, de classe internacional e me faça mudar de ideias. De outro modo, vai ser dificil.

Helder disse...

Caro José Marinho

Parabéns por mais um belo post!
Concordo em quase tudo que diz. Só na questão do guarda-redes é que não. Para mim neste momento Moreira é o melhor embora entre o Quim e o Moreira não existe muita diferença. Quim baixou muito de rendimento neste último ano. Em relação a Moreto até acho que ele tem "cabedal" para ser um monstro na baliza mas infelizmente esse "cabedal não chega......
Mas o Benfica precisa de um guarda redes que seja titular indiscutivel, daqueles que valem entre 9 a 12 pontos por época.
Em relação ao Tacuara só tenho a dizer isto: para mim é o melhor avançado do Benfica dos últimos 10/15 anos! Carrega Cardozo!!
A novela que se esta a passar com o Porto por causa do Falcão se fosse com o Benfica era incompetência dos dirigentes mas como é com o Porto já é a excelente capacidade negocial do Porto que espera pela hora certa para dar o xeque-mate....enfim uma tristeza.

Um Abraço

João Bizarro disse...

"Acho que o Benfica não contratou Cardozo para correr os cem metros. Contratou-o para marcar golos."

É das coisas mais incríveis que tenho lido e ouvido, que o Cardozo não corre!
Quando era o Jardel (moço como se sabe muito ágil e veloz (só recentemente Usain Bolt se tornou mais rápido que Jardel), era o maior. Para sportinguistas, portistas... e até benfiquistas não interessava que o Jardel corresse. Bastava estar lá (como se diz: à mama), esticar a canela, mover o pescoço, para a meter lá pra dentro! Esse é que era bom... apesar de não correr!
Cardozo não serve... Não corre!

Quanto ao guarda-redes não concordo com o Marinho. Para mim o Moreira é o titular e Moretto o suplente.
Nunca apreciei as qualidades do Quim e até achei desnecessária a sua contratação pois se era para melhorar contratassem antes um guarda-redes de top.

Anónimo disse...

Saúdo o regresso em força do José Marinho.

Divido o texto em duas partes. A primeira, bem construída, neste regresso ao passado com o melhor Benfica (o primeiro de Ericksson) e a similitude do seu esquema táctico com o que nos é agora oferecido por Jorge Jesus.

A segunda parte já não me pareceu tão pacífica quanto à apreciação dos dois casos que enumera. Cardozo continua a facturar, é um jogador imprescindível neste plantel – porque não há outra opção para o seu lugar – mas não nos iludamos, Cardozo não é, nem nunca será, um avançado cobiçado pelas grandes equipas europeias. Quando digo cobiçado refiro-me a valer 30 milhões, que é no mínimo o que um bom avançado vale. No actual Benfica Cardozo é útil, num outro contexto de maior exigência é apenas um jogador banal, e vê-se isso quando sai de Portugal. Depois há aquela referência a Quim, que mais parece um louvor póstumo, tal o despropósito desta apreciação. Tecnicamente, Quim nunca foi um bom guarda-redes. E não me refiro aos frangos que dá, nomeadamente os mais recentes. Quim é incompetente na sua profissão, ponto final. Aquele seu posicionamento habitual (agachado e adiantado em situações de maior aperto) se bem explorado pelos adversários daria para digerirmos muitos mais dissabores. Não sou eu que o digo, é a comunicação social e são os adeptos. Podem alegar que não há muito mais por onde escolher no plantel, admito que sim, mas então que se vá buscar um verdadeiro GR, desses que defendem e ganham pontos.

Para que o plantel ficasse equilibrado o Benfica necessitava de um bom guarda-redes, um médio defensivo com sentido posicional, boa técnica e boa compleição física, e um avançado mais móvel que Cardozo mas com igual sentido de baliza e igual presença na área.

Anónimo disse...

Caro José Marinho, é a terceira ou quarta vez que lhe peço a sua opinião sobre Adu. Vou continuar a insistir até responder.

H. disse...

Caro José Marinho;
Assim sim. De volta à primeira forma.

Concordo com inteiramente com o post, excepto claro está com a parte do guarda redes. Quim, e como escreveu o Klaudio, não é corajoso a sair dos postes, e sim, lembro-me desse ENORME guarda-redes Manuel Galrinho Bento. Lembro-me de o ver voar por cima de toda a gente para chegar à bola...não se intimidava e intimidava ele próprio os adversários.

John Billy #37 disse...

Vamos lá ter calma que até parece que vencemos a liga dos campeões.
Ganhamos um jogo e empatamos outro.
Alias, até podemos vencer todos os amigáveis, que pouco valerá se não vencermos o Marítimo em casa.
Todos nós ficamos maravilhados com o bom futebol apresentado em apenas uma semana de trabalho mas as avaliações ao desempenho do treinador fazem-se em Maio.
Além disso acho que o trabalho do Rui deixa muito a desejar.
Não consigo entender a renovação do Nuno Gomes.
Não consigo entender a manutenção do Mantorras.
Com dois marretas desses no plantel é óbvio que necessitamos de outro avançado.
Em relação ao Quim só digo isso: não é com ele que voltaremos a ser campeões.
É outro falha que aponto ao Rui. Uma equipa campeã necessita um grande guarda redes. O Benfica não tem nenhum.
E deixando de falar de jogadores, espero que o Rui e o Vieira tenham este ano outro atitude em relação a certos "senhores" do futebol português.
Em Portugal não basta jogar bem e ter os melhores jogadores para ser campeões. Quando entrar em cena os Jorge Sousa, Benquerenças e Proenças espero reacções enérgicas da direcção. Se ouvir mais uma vez os votos de confiança ao Hermínio e ou Vitor Pereira, então podemos desde já entregar as faixas do Penta aos porcos.

Anónimo disse...

Quim- Inconstante e qd não joga é um mau elemento dentro do balneário, que o diga o Komen.
Moreira- Incógnita, mas regular.
Moreto- Se ele sentisse a confiança do grupo de trabalho e o apoio da massa associativa seria o melhor, caso cntrário torna-se muito instável.
Fundamental neste esquema é o tal nº6, a meu ver temos o Amorim, será suficiente???
Precisamos de alternativa ao ponta de lança, julgo que o jogador mais fixo.

PESSANHA

Chama Imensa disse...

http://www.maisfutebol.iol.pt/desporto/ramires-cruzeiro-benfica-libertadores-estudiantes/1075591-4062.html


Este Ramires está-me a meter uma caspa incrível. Já não tenho comentários para descrever a atitude deste senhor. Não sei o que pretende mas deve pensar que vem a Portugal fazer uma palestra na Universidade Nova de Lisboa e que pode mandar em tudo. A chama à Selecção deve ter-lhe feito muito mal.
_______________

Dizer-se que Quim nunca foi bom nem valeu pontos ao Benfica nos anos todos que defendeu a nossa baliza é da mais alta ignorância. Se houver alguém aqui alguém capaz de dizer que no ano do Trapattoni, o Quim não nos valeu muitos pontos eu começo a achar que alguém tossiu a massa cinzenta que a sua cabeça contém no interior.

Crucificar um guarda-redes que fez tanto pelo Benfica só porque vem de meio ano menos feliz é muito estúpido. Uma coisa é dizer-se que o Benfica precisa de um redes indiscutível, outra é considerar que o Quim nunca serviu para o clube.

Melhor é o Moreira que soca todas as bolas para a frente e que tem luvas que parecem transparentes ao mínimo remate com mais um pouco de força.

Pedro disse...

Chama, não acho q o Quim tenha tido papel fundamental no título. Não gosto dele e acho-o muito fraco mas sempre defendi q ele nunca devia ter saído da baliza da forma como o Koeman o fez. Quim estava muito bem (talvez a melhor fase desde q está no SLB), tinha feito jogos lesionado, não merecia sair daquela forma. E com isso Koeman acabou por queimar Moretto tb...

O Ramires tem tido algumas declarações menos felizes mas estas parecem-me normais de quem gosta do clube onde está e dos companheiros.

André Leal disse...

Caro José Marinho:

Concordaria inteiramente com este post se este fosse o Quim da época 2007/08. O problema é que os frangos que tem sofrido não são frangos de azar. São frangos de quem ou está a perder capacidades ou que atravessa uma grave crise de confiança, à imagem do Ricardo quando se aproximava o Euro-2008. Neste momento não confio em nenhum GR do Benfica, mas a escolher um, escolhia o favorito do Pedro: o Moretto.
Concordo consigo no que diz sobre o Falcao (sem til), porém, é apenas uma opinião baseada nas poucas imagens que vi dele e no que li.

Também achei piada às comparações que fez pois eram muito elucidativas. Fiquei na dúvida se queria passar alguma mensagem quando falou da "ida" de Falcao para a TVI do Moniz, no entanto parece-me que não, não é assim?

LC disse...

"era um ritual pormanentemente repetido no antigo estádio quando a equipa entrava em campo e se virava para o 3º anel antigo e fazia a vénia."

GR1904, eles não se viravam para o 3º anel, vinham a correr quase até à linha lateral.... que saudades meu Deus... e eu que já escrevi isso tantas vezes nestes blogs de benfiquistas e nenhum dá a devida importância.

G., tu como és do meu tempo, deves lembrar-te quem é que acabou com esse momento mágico... alguém que ainda há poucos dias o nosso consócio Marinho queria como adjunto do Glorioso... eu sou despassarado, mas desse não me esquecerei nunca.

Abraço G.

Kitnoce disse...

Falcão no Porto por quase 4 milhoes...por 60% do passe ! O Morcão-Mor tà louco...

José Marinho disse...

Meu caro LC, se está a referir-se ao Veloso, tenho a dizer-lhe duas coisas: em primeiro lugar nenhum jogador, por maior braçadeira que usasse na manga teria autonomia para acabar com um ritual de tão grande significado no clube. A responsabilidade é sempre da direcção e da estrutura que dirige o futebol. Ou vendo as coisas ao contrário, também acha que foi iniciativa do Maxi Pereira levar os jogadores a fazer a vénia no jogo com o Sion? Não, o que julgo passar-se é que o Rui Costa e o Jesus reconhecem a importância desse ritual para os adeptos. E os capitães fazem-no porque levam instruções precisas para o fazer. O que deixou de acontecer com Veloso. Mas seria com Veloso como seria com outro qualquer. Meu caro, ainda sobre o Veloso, vai ter de me elucidar onde é que leu que eu tenha defendido a sua colocação como adjunto do Benfica. Está a ver de que lado é que estava a intencionalidade, quando criticou a minha referência a ex-jogadores do Benfica que apoiavam o Movimento. Está do seu lado, foi o meu caro que apontou os tachos e ainda agora aponta, não fui eu. Eu nunca disse que o Mozer ou o Veloso seriam isto ou aquilo. Eram apoiantes e ponto. Toda a ficção sobre hipotéticos tachos no clube foi desenvolvida por si e por outros benfiquistas que deixaram de acreditar na simples intenção que as pessoas possam ter de ajudar o Benfica, simplesmente porque gostam do Benfica. Mas não, tudo esconde uma intenção. Era eu porque queria o tacho da comunicação, era o Mozer porque queria o tacho de treinador, era o Veloso que queria o tacho de adjunto. Eu sei que, ao fazer a avaliação da intencionalidade das pessoas, é sempre mais fácil intuir qualquer deformação de carácter do que reconhecer que, afinal, as pessoas até podem estar de boa-fé.
É como a história da proto-candidatura do José Eduardo Moniz. De repente tudo se compõe na mente dos benfiquistas - sobretudo para aqueles que pensam que descobriram a pólvora - tratava-se de uma terrível conspiração para atacar os direitos televisivos do clube. E o Movimento, todo ele, servia esse propósito. É o que continuam a escrever alguns bloguistas, com o raro acesso às mirabolantes fontes internas do Benfica. Uns porque se dão bem com um admnistrador, outros porque falam episodicamente com outro admnistrador. Mas sobre isto ninguém diz nada, aqui não há segundas intenções, a malta do Movimento é que é gente desqualificada, que não presta, que quis servir-se do clube e ainda quer, malditos sacripantas, era correr com todos eles de sócios do Benfica, essa escumalha, não é? Mas isto é o Benfica de hoje, validado por 91 por cento dos sócios votantes, um Benfica em que os direitos televisivos servem de escudo à direcção para esta e os seus pagens na blogosfera continuarem com toda esta montagem fictícia sobre um delirante ataque aos direitos televisivos do clube. Porque a esta gente não basta ganhar da forma como ganhou. É preciso destruir toda e qualquer hipótese futura de aparecer, finalmente e em condições, uma alternativa estruturada e credível, que possa ganhar umas eleições justas - já tenho saudades dumas no Benfica - se for essa a vontade dos sócios. Repito, para os mais susceptiveis, se for essa a vontade dos sócios.

José Marinho disse...

Caro André, a referência a Moniz tem a ver com a supremacia nas audiências das novelas da TVI. E a novela Falcao é uma boa novela, espacialmente esta última, apesar o menor interesse que ela suscita na comunicação social. Mas é uma grande novela.
Meu caro John Billy, não se desiluda com o Rui Costa, desiluda-se com o presidente. Ele é que manda. Se tem dúvidas, leia a última entrevista de Luis Filipe Vieira ao DN e Tsf. Numa coisa dou razão ao José Manuel Delgado, o filipismo voltou em força. Mas nem sequer é espanhol.
Meu caro anónimo, terá sido desatenção sua, porque já escrevi neste blogue o que pensava sobre o Adu; é um excelente produto de marketing, mas justamente porque perderam tanto tempo com o marketing, numa altura em que devia estar a aprender a conhecer o jogo, agora está irremediavelmente atrasado na aquisição de conhecimentos tácticos, que pudessem formatar melhor o indiscutível talento que tem. Acho sinceramente que já é tarde e francamente foi um mau negócio para o Benfica.
Quanto ao Quim, não gostaria de me tornar repetitivo, mas cá vai de novo: para mim é o melhor guarda-redes do Benfica e o melhor português da actualidade.

Anónimo disse...

“… agora está irremediavelmente atrasado na aquisição de conhecimentos tácticos, que pudessem formatar melhor o indiscutível talento que tem. Acho sinceramente que já é tarde e francamente foi um mau negócio para o Benfica”

José Marinho

Adu tem só 20 anos. Acha mesmo que aos 20 anos é tarde para se aprender “os conhecimentos tácticos que lhe permitam formatar o indiscutível talento que tem”? Será que haverá algo mais por ali que fez com que a sua carreira estagnasse? (irresponsabilidade? mau profissional? noitadas? álcool? drogas? …).
Agradeço-lhe que nos transmita a sua opinião sincera.

Luís A. disse...

"Não consigo entender a renovação do Nuno Gomes.
Não consigo entender a manutenção do Mantorras"

Tambem não entendo a renovação. É que se fosse uma questão de mistica podiam bem ter escolhido tornar vaca sagrada alguem com mais personalidade.

Quanto ao super Man, para o tempo que joga é bem mais eficaz que o "capitão".

Quim um bom guarda-redes??? Caro José esse agora arrepiou-me. E pelas reações não fui o unico.

Anónimo disse...

Como é que o porto conseguiu comprar o Falcão, com uma oferta inferior a nossa?

José Santos

Anónimo disse...

Quim, the best! Essa arrepiou-me.

Diogo C. disse...

Bom post.
Fiquei a saber que a táctica de Erikson se assemelha à de JJ. E são curiosas as comparações.

Obviamente que o penalty marcado por Saviola foi para dar confiança a este, pq ninguém tem dúvidas, que no campeonato, o marcador de serviço, tanto de livres como penaltis será Oscar Cardozo.

Também não concordo que o melhor GR seja Quim. Pelo menos neste momento. Acho-o bastante irregular e muito fraco a sair de entre os postes. Moreira, acho-o mais seguro e mais rápido a sair-se. Moretto, creio que o problema dele não será a falta de confiança, mas sim o excesso dela. Sempre me pareceu isso. Se melhorar este aspecto poderá tornar-se o melhor dos 3.

Por isso, a minha escolha para já seria o Moreia, não só por ser um homem da casa, mas pq no geral, acho-o o mais regular dos 3.

Se isto fosse no Dragon Ball, fazia-se uma fusão dos 3 e teriamos um GR de nivel mundial, que bem precisamos... lol ai ai Preud'Homme... =/

Neste momento, precisamos sim de um Médio Defensivo, como já tinha referido. Um pêndulo, um jogador que saiba ocupar espaços e fazer compensações. Gostava de ver o David Luiz, mas devido à lesão, poderá estar a atrasar a sua adaptação a essa nova posição, pq caso se desse bem, dificilmente seria preciso contratarmos um jogador p esse lugar.

Acho que o Fellipe Bastos é melhor que o Yebda e seria uma pena não ficar no plantel esta época. Visto ser uma boa opção para trinco.

De resto, considero tb necessária a contrataçao de um outro avançado, mas apenas como alternativa a Saviola e Cardozo.

DC

José Marinho disse...

Meu caro anónimo, a proposta do FC Porto ao jogador é superior à do Benfica. E, nesta transferência, a vontade do jogador é soberana. Mas eu continuo a insistir, a transferência de Falcão para o FC Porto foi o melhor negócio do Benfica neste primeiro mercado da época. E aqui estou de acordo com o Hugo Carvalho. Está na altura de nos preocuparmos mais com águias do que com falcões.
Sobre o Adu, é verdade que tem apenas 20 anos mas tem muitos vícios adquiridos. Na sua primeira época de Benfica, recordo que conversei com um dos treinadores do Benfica sobre o Adu e o que ele me disse é revelador: se futebol fosse português ou matemática, o Adu precisava de voltar à primária. Acho que isto responde às suas inquietações sobre este prodígio norte-americano. Mas é um prodígio de marketing. Sobretudo de marketing.

André Leal disse...

Deve ter sido, José Santos... Não acredite em tudo o que lê.

João Bizarro disse...

Só se fala em falcão? Para quê?

Não precisamos de aves raras quando temos uma águia!

Ainda temos é de emprestar o tratador da Vitória para que o Falcão aterre no dragão.

LC disse...

Meu caro Marinho, não vamos brincar com aquilo que eu considero muito sério.

Um dia que fale com o Diamantino, Humberto Coelho ou Néné, pergunte-lhes porque faziam aquela saudação... é que o José Marinho pode ter as suas informações, mas os outros também as têm e o próprio Diamantino é uma das pessoas que se intriga com isso, pois foi bem a meio do mandato de João Santos que isso aconteceu com a passagem da braçadeira de Diamantino para Veloso.

Mas até pode perguntar ao próprio Veloso que a resposta que terá não será aquela que afirma, pois já como capitão de equipa, de início lembrava-se de levar os colegas a fazer a saudação mas foi esquecendo aos poucos e poucos e na época de 91/92 acabou de vez.

E não é o José Marinho nem ninguém que me vai desmentir, pois sei muito bem aquilo que estou a dizer e se houver possibilidade faremos essa conversa em frente do próprio A. Veloso.

Mas ele prefere ir ver o Sporting a ganhar, já me esquecia.

Hugo disse...

Relativamente ao Adu, tb já me tinham transmitido essa informação que foi referida pelo José Marinho, mas mesmo assim, se ele for emprestado a um clube da Liga Sagres, poderá evoluir um pouco, tenho essa esperança, pois o Fernando Aguiar era mais velho e também aprendeu.

Quanto a tácticas, sendo losângulo ou não, o que eu vejo é a equipa em movimento e a pressionar logo o homem da bola... e essa é a atitude que uma equipa como o Benfica deve ter, não deixar "respirar". Mas não podemos esquecer, que para isso acontecer, a equipa terá de correr o dobro do meio campo para frente e uma defesa subida, para encurtar espaços. A defesa terá de ser tb certinha, relativamente aos fora de jogo.
As comparações quanto a outros tempos, não são possíveis, pois os adversários de hoje, treinam tão bem como o Benfica.

Quanto ao Guarda-Redes, se derem possibilidade e confiança ao Moretto, ele é o melhor, senão deverá ser o Moreira, pois é melhor e mais regular que o Quim.

José Marinho disse...

Meu caro LC, se não tivesse uma especial propensão para descobrir coisas que eu não escrevo, talvez conseguissemos desenvolver um debate mais construtivo. E assim, o meu caro, não teria de recorrer a essa bravata de considerar que não sou que o vou desmentir sobre um assunto que parece ser dominado por si e por mais ninguém. É que se reparar, ou isso lhe interessar, eu não o desmenti. Apenas escrevi que uma decisão dessas não depende apenas de um jogador, por maior que seja a braçadeira que use na manga, mas sim, no limite, terá de ter o consentimento tácito da direcção de um clube ou de uma estrutura para o futebol. De outro modo, como explicaria que o Maxi Pereira tenha recuperado esse ritual? Acha mesmo que foi o conhecimento aprofundado que o jogador tem da história do clube, acha que é o Maxi um benfiquista desde pequenino, ou acha que foi uma imposição do director-desportivo e do treinador? Está a perceber a diferença entre o que estou aqui a escrever e aquilo, bem diferente, que parece dar-lhe-ia mais jeito que eu tivesse escrito. Já não é a primeira vez que o meu caro tenta desconversar, tenta insinuar alguma coisa que pretensamente escondo atrás das ideias que exponho. Mas já lhe digo, não procure mais, porque vai ficar exausto de tanto procurar e nada encontrar. A última vez que isso aconteceu, foi quando escrevi sobre as claques e sobre a importância que lhes destaco na vida do clube. Pelos vistos não gostou, mas porque as ideias eram inatacáveis, optou pela surdina, pela insinuação e por deixar mensagens subliminares, incompreensíveis agora, mas que no futuro se revelariam. Se calhar descobriu mais uma conspiração contra os sacrossantos interesses do nosso clube. Há vários especialistas em conspirações, hoje em dia, na blogosfera benfiquista.
Entretanto, para não desconversarmos, continuo à espera que me elucide sobre o pedaço de prosa da minha autoria onde tenha defendido que o Veloso devia ser adjunto do Benfica. Só para não ter que o desmentir e não brincarmos com aquilo que eu considero muito sério: a verdade.
Meu caro Hugo, não fiz nenhuma comparação entre o Benfica de Eriksson e o promissor Benfica de Jesus. Não disse que um era melhor do que o outro. Agora, as ideias tácticas são muito semelhantes. E isso, meu caro, não muda, por muita evolução que exista no futebol. Porque os sistemas utilizados ainda hoje são iguais aos que eram utilizados há trinta ou quarenta anos atrás. O que mudou não foram os paradigmas tácticos, o que mudou foi a velocidade, a intensidade e também o conhecimento do jogo. O resto continua o mesmo. Se lhe disserem o contrário estão a vender-lhe banha da cobra. É como a história da periodização táctica. Há trinta anos, eriksson já fazia isso, só que chamava-se treino integrado. E outras modernices que alguns comentadores utilizam para criar uma ideia generalizada e artificial de saber táctico e técnico do jogo que afinal é igual ao nosso. Ao meu, ao seu e ao de todos os outros comentadores deste e doutros blogues que partilham o gosto pelo futebol e neste caso pelo Benfica. De outro modo, se soubessem tanto de futebol, não seriam comentadores, seriam treinadores. E não são.

Anónimo disse...

Caro José

Não queria ser repetitivo, e chato, mas como estamos a “conversar” e considero muito a sua opinião, gostaria de saber o que preconiza para o futuro imediato de Freddy Adu. Empréstimo? Venda? Rescisão do contrato?

Anónimo disse...

O prestigio que (não) temos lá fora:

"As four European clubs line up to take part in the Amsterdam Tournament from July 24 to 26, you will notice that it has lost the magic it once possessed. Big giants of European football (Manchester United, Arsenal, Internazionale, Liverpool, PORTO) dreamt of playing in this prestigious tournament at the Amsterdam Arena in the Netherlands, one of the most celebrated stadiums in the world. They would use this famous tournament to fine tune their teams for the upcoming European and domestic season but not any more, especially if you look at this year’s line-up.

The line-up for the 2009 Amsterdam Tournament is Ajax Amsterdam, Atletico Madrid, Sunderland FC (Yep! That very same Sunderland that was fighting to stay in the Premier League last season) and Benfica. If you look at this line-up you will see that it’s lost its previous pulling power and really starting to fade as a prestigious tournament. The four teams contesting don’t have the attractiveness that has always boosted Amsterdam’s tourism business in July and August when the tournament is played. "

Tirado do jornal The Guardian...

será que é desta que vamos começar a inverter isto?

José P.

Mr. Shankly disse...

"Como é que o porto conseguiu comprar o Falcão, com uma oferta inferior a nossa?"
Explica lá essa conta, anónimo. Pelas minhas a oferta foi ligeiramente superior. Além disso, o ordenado deve ser superior, e o Porto vai à Champions. Quem não os escolheria a eles?

José Marinho disse...

Meu caro José P. acredita mesmo que não se tratou de um lapso do articulista inglês, quando alega que os clubes participantes, esta época, não têm tanta capacidade de atracção turística como os anteriores. Se me falar do Manchester e do Liverpool, ou do Inter, até concordo, mas o FC Porto? Meu caro, só com os emigrantes portugueses, na esmagadora maioria benfiquistas, estaria resolvido o problema. O Benfica e os benfiquistas não têm que se sentir diminuidos por isso. O articulista que consulte os arquivos da UEFA e que espreite os números respeitantes ao recorde de adeptos de um clube visitante na Liga dos Campeões. Foi em Paris, no Stade du France, diante do Lille, com mais de 50 mil espectadores. Nunca, em toda a existência da Liga dos Campeões, um clube europeu, na condição de visitante, conseguiu atrair a um estádio tantos adeptos.
E para todos os efeitos, o articulista, como bom inglês que
é, esta condicionado pela observação que faz em relação aos participantes ingleses no torneio. Não é Manchester nem Liverpool, mas é o Sunderland. Isto, na óptica de um jornalista inglês condiciona a sua visão sobre tudo o resto.
De todo o modo, o Benfica está presente num dos torneios de maior prestigio em toda a Europa. E isso é que conta.

João Bizarro disse...

José P., quem foi o imbecil ignorante que escreveu isso?

OK. O Marinho já respondeu!

Anónimo disse...

quim é mau de mais, é o pior guarda redes dos 3

Anónimo disse...

Para o Jose P o foculporto, o Marselha e a Juventus é que dariam cor ao torneio de Amsterdão. Uma cor mais corrupta. Estes portistas dissumulados que aqui vêm destilar veneno. Bando de corruptos. Se este não fosse um pais onde a impunidade reina, estavam nas distritais a definhar...

Anónimo disse...

Caro José

Não queria ser repetitivo, e chato, mas como estamos a “conversar” e considero muito a sua opinião, gostaria de saber o que preconiza para o futuro imediato de Freddy Adu. Empréstimo? Venda? Rescisão do contrato?

José P. disse...

Meu caro José Marinho, qualquer articulista que não seja português dificilmente se lembra sequer do benfica sem ter de ir pesquisar essas tais estatísticas que dizem que fomos os maiores... um dia.

O que é certo é que o FC Porto participou nesse torneio enquanto lá foram outras grandes equipas, enquanto a nossa participação coincide com esses tais sunderlands e afins.

O torneio perdeu esse grande prestígio que já teve, e a mim parece-me que é tão ou menos importante como estes dois jogos da suíça.

O que me preocupa a mim é o prestígio do clube andar na lama. E para voltar a erguer esse prestígio são precisos muitos e muitos anos.

Caro anónimo, esses comentarios estão ao nível do nosso prestígio internacional. Lembro apenas que esses casos que cita, não impediram que clubes desses mesmos países sejam hoje em dia muitos mais conhecidos que o nosso benfica. Será que fomos os únicos prejudicados pela corrupção no mundo? Continuem a atirar areia para os proprios olhos...

Anónimo disse...

Diego Valeri
Radamel Falcao
Belluschi
Beto
Nuno André Coelho
Álvaro Pereira
Maicon
Miguel Lopes
Orlando Sá
Varela

O que me dizem a estas aquisições?

João Bizarro disse...

"Diego Valeri
Radamel Falcao
Belluschi
Beto
Nuno André Coelho
Álvaro Pereira
Maicon
Miguel Lopes
Orlando Sá
Varela

O que me dizem a estas aquisições?"

Publiquei este post só para poder responder: bela merda!

Luís M disse...

O José P. escreve o nome dos porcos corruptos com letra maiúscula, e o nome do Benfica com letra minúscula. Esse gajo não é benfiquista.

Anónimo disse...

É exactamente isso que eu penso. Com estas aquisições e a saída da famosa dupla "Luxo e Lixa" o Porto esta época não vai além do quarto (vá lá, do terceiro lugar) da liga. O Pinto da Costa está a ficar velho.

João Tomaz disse...

Também pensei o mesmo quando vi o Saviola a preparar-se para marcar a grande penalidade.
Já falámos sobre o "losango", concordámos e resta-me acrescentar que adoro quando um treinador encosta os teóricos às cordas e limita-se a falar na dinâmica. Joguei basket muitos anos e presumo que no futebol aconteça o mesmo, não há jogada que sobreviva a jogadores estáticos.
O exemplo mais recente foi o Benfica do Camacho 2, parecíamos uma equipa de matraquilhos de tão parados que os jogadores ficavam... havia o maestro...

Anónimo disse...

Excelente Post Jose Marinho Muito bom mesmo dos q gostei mais até agora!!!

Tirando A parte do Quim claro Lol Quim esta fraco ,sem confiança e parece estar a perder qualidade com o tempo ,o que é de estranhar já que nos guarda redes costuma ser o contrario!!

Agora Um off topic(ZITO)ainda ha aqui gente que pensa que o fucolporco fica mais fraco ao vender o lixandro "actor de teatro" ou mergulhador para a piscina ao melhor estilo xinês) e o lucho esse sim um grandissimo jogador!!!

Enganem se Meus Caros Benfiquistas o valeris, falcao belushis ñ serão nada a comparar com as contratações de sempre lucilios ,bencrenças e outros que todos nós sabems quem são !!!

Nada me demove da ideia que o ano passado erams campões com façilidade mesmo com o Quique

Viva O BENFICA!!


Luis Cebola "Verdadeiro"

jose disse...

Jose P, para os Ingleses (e posso falar a vontade, porque vivo em Inglaterra) se em qualquer torneio, nao entra um dos grandes Ingleses, ou u um dos grandes de Espanha ou Italia, o torneio para eles ja nao presta.

O egocentrismo dos homens e tao grande que nao se consegue medir.

De resto,a sua observacao sobre o "pestigio" perdido, e relevante de quem nao se informa sobre o que diz

Para os brits, so conta mesmo Man U, Chelsea (desde que o russo chegou), Liverpool, Arsenal, Inter, Juve, Milao, R Madrid e Barcelona (as vezes o B Munich)

O resto eles sao muito mal informados e condescendentes

Tiago disse...

Oh Jose P, o Benfica já havia sido convidado para o Torneio de Amsterdam há uns anos, tendo declinado por força da participação na Champions. Foi substituído pelo fóculporto... Correu mal essa teoria.

M Lopes disse...

José P. disse...
Caro anónimo, esses comentarios estão ao nível do nosso prestígio internacional. Lembro apenas que esses casos que cita, não impediram que clubes desses mesmos países sejam hoje em dia muitos mais conhecidos que o nosso benfica. Será que fomos os únicos prejudicados pela corrupção no mundo? Continuem a atirar areia para os proprios olhos..

Desde pequeno me ensinaram que antes pobre e honrado. Mas a vossa hora vai chegar. A hora em que vão pagar os pecados todos. Nessa altura voltam para o buraco de onde saíram.

PS-Vai-se continuar a deixar que os adeptos dos clubes corruptos venham para aqui poluir o ambiente? O maisfutebol espera os vossos comentários. Ide.

mlopes

Mr. Shankly disse...

"É exactamente isso que eu penso. Com estas aquisições e a saída da famosa dupla "Luxo e Lixa" o Porto esta época não vai além do quarto (vá lá, do terceiro lugar) da liga. O Pinto da Costa está a ficar velho."

Está tudo maluco. O Porto vai ganhar outra vez. Eu só peço que o Benfica jogue à bola, ao contrário do ano passado.

Pedro disse...

Não sei se o José P. é benfiquista ou não mas ao não insultar ninguem não existe motivo para não publicar o q ele escreveu. É uma opnião válida como qqr outra.

Concordo com o q o Marinho escreveu sobre o assunto mas não deixa de ser pertinente q um jornal inglês pense daquela forma do Glorioso.

Pedro disse...

Caro anónimo sinceramente as contratações que me preocupam são as do Glorioso mas respondendo ao teu repto digo q nenhum desses nomes me assusta. Acho q a maioria são jogadores para encher cartucho e para o fcp voltar a emprestá-los aos clubes amigos...

Hugo disse...

Meu caro José Marinho, engana-se, a táctica evolui e muito, teve de se adaptar às regras, antes jogava-se com muitos avançados, agora não.
Veja o exemplo dos guarda-redes, antes não precisavam de saber jogar com os pés, actualmente dá-se muito valor a um que saiba.
O próprio Nº10, verdadeiro 10, como o Rui Costa, tem vindo a desaparecer aos poucos e porquê, porque a táctiva está destinada a que um médio criativo, também saiba defender, saiba recuperar bolas. E então aparece o Nº8 (box to box), que faça um pouco de 6 e de 10.
claro que estes jogadores sempre existiram, por exemplo o Carlos Manuel, só que nessa altura o Benfica tinha um médio/extremo esquerdo (Fernando Chalana), que era o 10 e fazia mais que outro qualquer, e como referiu muito bem, foi um dos melhores jogadores portugueses, para mim o melhor, pois o Eusébio só o vi em videos.
Os conceitos sempre lá estiveram, mas a aplicação é que evoluiu, pois os jogadores estão mais bem treinados e preparados.

Velho Estilo disse...

A questão da vénia é importante. É um sinal de respeito e gratidão de uma equipa em relação à massa adepta. Uma das imagens de marca do Benfica. Que venha para ficar.

Se a ideia partiu do Rui Costa, do Vieira ou do Maxi Pereira pouco me interessa. Até podia ser o Bernabé. Agora, é importante EXPLICAR aos jogadores porque o fazem. E incutir nos nossos jovens jogadores também esse ritual. Desde as escolinhas.

Seria importante também explicar aos dirigentes do Benfica a importância do respeito pelas nossas cores tradicionais. A eleição do equipamento para a próxima época dá-me náuseas. O colete reflector, a camisola do PPD/PSD ou a da Fiorentina em nada reflectem a HISTÓRIA do Benfica.

Será difícil perceberem isso?

Outras questões pertinentes urgem para 2010/2011. O Benfica faz 50 anos da primeira vitória na Taça dos Campeões. Deveriam festejar essa efeméride com Orgulho.

(mais considerações em www.veultras.blogspot.com)

Um abraço José Marinho. Se quando nos conhecemos pessoalmente gabei a sua paciência, aproveito também para gabar o seu regresso e a qualidade da escrita.

Luís A. disse...

Se tivermos as arbitragens do ano passado, ate podemos contratar CR9's. Kakas e outros que tais. O poder do Apinto da Bosta esta nas contratações....de árbitros!

Dexter disse...

"Diego Valeri
Radamel Falcao
Belluschi
Beto
Nuno André Coelho
Álvaro Pereira
Maicon
Miguel Lopes
Orlando Sá
Varela"

Muita merda para emprestar aos amigos.

Quantos pontinhos nao estao aqui nestes nomes garantidos ?

Hugo disse...

"Quantos pontinhos nao estao aqui nestes nomes garantidos ?"

Já na época anterior, alguns desses deram o jeitinho...

Bola7 disse...

ora boas tardes...não vou falar do sistema de jogo se é losango ou paralelopipedo...mas a comparação com o fantástico Benfica de Erickson é um poco descabida...tirando o pressing que aparentemente Jesus quer implementar nada tem a ver...1º pq as caracteristicas dos jogadores nãpo têm nada a ver...Comparar o Carlos Manuel Com o ramires é um erro crasso...o homnem do barreiro era mesmo extremo direito e só mais tarde foi reconvertido a médio centro...depois Ericksson era fã incondicional do 442 puro do Liverpool e que tinha implemnetado com sucesso no Gotemburgo...o Shéu jogava quase lado a lado com o Alves...1º descaido para a direita que motivou alguns reparos dos media e depois um pouco sobre a esquerda um passinho atrás...não jogava junto aos cebtrais como tenho visto o Yebda...depois o Chalana embora deambulando como só ele sabia jogava mesmo a extremo-esquerdo...e atenção...depois do Eusébio o melhor jogador do Benfica foi o grande Coluna...quando dizes que a esquipa foi descaracterizada com a entrada do Stromberg esqueceste-te de dizer que foi graças á entrada do sueco que ganhando poder fisco foi possivel eliminar os romenos do Craiova em jogo épico...infelismente não há comparação possivel a qqr nivel entre esse grande Benfica e o actual...a menos que haja algum milagre do alto...
abraço...

Unknown disse...

Pessoal, chegei agora da escola. O exame correu-me muito bem, em princípio vou ter o 16 que quero, talvez mais até tenha mais. Obrigado a todos pelo apoio que me deram! Hoje já vou poder ver o meu Benfica totalmente concentrado no jogo e sem o livro de Matemática a atrapalhar :D

DB

benfiquista de vila real disse...

em relação á saudação julgo que devia faze-la sempre...
mas o que devia acontecer era voltar ao antigamente entrarem sozinhas as equipas e nao as 3 ao mesmo tempo... isso é que era lindo...que tal uma petição???

o JJ vai por o slb a jogar á benfica, tenho esperança de que é este ano...

força slb...
ps: este blog é impecavel...

forteifeio disse...

Belissimo texto, revela do muito que eu penso do que é que deve ser o Benfica.