blog

quinta-feira, julho 30, 2009

Um Olho à Benfica #15

Boas sensações

O meu amigo Pedro Ribeiro, assinou na Tertúlia benfiquista um texto, onde nos dá conta de qualquer coisa que anda no ar. Não sendo a águia Vitória, nem o Jardel a voar sobre os centrais, só posso concluir que seja a possibilidade do Benfica ser campeão.

Acho, francamente, que o Pedro tem razão. Anda mesmo qualquer coisa no ar. Não é a mesma euforia descontrolada dos adeptos, não é o somatório das promessas de Verão, do desfile entusiasmado dos novos reforços e muito menos uma sequela eleitoral da vitória do actual presidente nas urnas.

É outra coisa. Não sei o que é, mas sei que vale a pena senti-la. Não passa por nós, fica connosco, aloja-se e permanece num leve sentimento de que alguma coisa grandiosa está para acontecer.

Quando escrevo grandiosa, é grandiosa mesmo, não é Taça da Liga. É campeonato, é Taça de Portugal, é Liga Europa. É um regresso de um superior Benfica ao Benfica que existe e que vimos languescer em classificações desonrosas.

Não é tanto Keirrisson, muito menos Saviola, talvez um pouco de Ramires, mas o que sobra desta sensação é uma amálgama dificil de explicar e boa de sentir.

Será o Benfica campeão? Como escreveu o meu amigo Pedro Ribeiro, anda qualquer coisa no ar.

44 comentários:

Anónimo disse...

o Benfica está mais forte no sector ofensivo, mas nao podemos descurar no sector defensivo. nao temos laterais nem guarda-redes que oferençam segurança defensiva e os centrais (exceptuando o Luisão) são irregulares!

iBenfiquista disse...

"Good Vibrations", Yeah, mon!

Já agora, que estamos com a mão na massa musical, acho que o Benfica devia (atenção dj´s da Luz!) tocar as músicas do conjunto norte-americano, THE EAGLES (OS ÁGUIAS), que por sinal têm músicas fantásticas!.

Chama-se a isso, juntar o útil ao agradável. Pelo menos, para mim, é.

Saudações Benfiquistas

Anónimo disse...

isso passa-te assim que o apito começar a apitar!!

Helder disse...

Mas é que anda mesmo caro José Marinho:) e eu sinto! Mas é preciso cuidado muito cuidado.........porque eles andam aí........

PS: Você embirrou mesmo com o Saviola;)


Um Abraço

Fernando disse...

O ano passado depois de jogos, como por exemplo em Guimarães, ou com o Sporting na Luz, também se sentia isso...

É ver para crer, mas não é na pré-temporada que se fazem campeões.

Phant disse...

Caro José Marinho, espero sinceramente que tenha razão e que essa coisa se mantenha no ar por bastante tempo.

Já agora pergunte ao Freddy Adu no Twitter como foi o treino hoje. =)

Um Abraço

Rosmano disse...

Como disse outro anonimo... Quando o apito comecaar a apitar isso passa.
Prefiro permanecer pessimista apesar de ja termos uma equipa com estrutura montada e optimoss jogadores.
Temos os arbitros contra nos.
O porto controla pelo menos 3/4 clubes no campeonato o que lhe da 18/24 pontos de mao beijada.
E juntemos-lhe pelo menos metade da imprensa nacional hostil ao benfica.

Sérgio_alj disse...

Luisão já tem tudo acertado com a Fiorentina!!



http://visaodemercado.blogspot.com/2009/07/luisao-forca-saida.html

NN - Nuno Nunes disse...

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=143768

Ha qualquer coisa no ar, diz bem. Mas esse qualquer coisa vai andar no ar até 2020 pelos vistos. E se calha de não dar em nada não sei onde vamos parar.

americano onde andas tu?

João Tomaz disse...

Eu também ando entusiasmado e parece-me que é um entusiasmo mais sustentado que aqueles que senti nos últimos anos.

Pedro disse...

Em relação ao SLB sou optimista por natureza mas este ano o factor Jesus está a dar-me um alento que noutros anos não tive. É verdade q o ano passado com as contratações e com o discurso de Quique tb fiquei empolgado mas conheço melhor Jesus do q conhecia o Quique e sei q o treinador português, ao contrário do espanhol, conhece bem a nossa realidade.

As contratações dão outra motivação e ainda bem q a familia benfiquista acredita. Este espírito em alta é para manter e encher a Luz e passar o calor para os jogadores.

Mas não tenho ilusões. Os corruptos e os amigos submissos de verde têm os seus funcionários (leia-se os Lucilios, os Olegários, os Proenças, os Costas, etc) prontos a "disparar" para matar...

Americano disse...

Nuno Nunes, estou aqui, porque pergunta?

Tiago disse...

NN-Nuno Nunes:

Se é para pagar uma dívida, não me incomoda minimamente. Incomodar-me-ia se tivessem a antecipar essa receita para, por exemplo, reforçar a equipa

Anónimo disse...

Luisao sai, o Benfica não é campeao. lapidem isto!

Glorioso11385 disse...

Infelizmente, não consigo sentir o mesmo. Não estou particularmente entusiasmado...

Anónimo disse...

Bom dia

Sergio_alj, quando paras de inventar coisas?!

Concordo consigo Jose Marinho...tmb sinto isso. Mas existem 3 coisas que gostava de sentir em TODOS os jogos desta epoca...e nâo "no ar" mas no relvado:

-Raça

-Vontade de vencer

-Dedicaçao e profissionalismo

Se assim for n tenho duvidas...seremos campeoes!!!!

Daniel.

Presidente da Junta disse...

Como é possível acreditar que para ser campeão basta ter um grande treinador e um bom plantel (falta um Gk indiscutível) em Portugal?!?

fc corruptos
proenças
xistras
jorges sousas's
manos costa
o mocito do Benfica-setúbal do ano pasado
olevigario
lagartitos submissos que baixam as calças pelo segundo lugar (espero sinceramente que o twente os despache já com 3 ou 4 bolas)

até a besta que arbitrou o Benfica-patético de madrid nos roubou no nosso próprio estádio em dia de apresentação.

Claro que o plantel é finalmente competitivo (continuo a frisar que falta um GK de indubitável qualidade) e temos um treinador que percebe da poda...mas relembrar que estamos em PORTUGAL!!!

Luís A. disse...

O valor deste Benfica esta em Jesus!
Infelizmente, vamos ter mesmo de jogar o dobro para superar a mafia que governa o futebol.

O meu pensamento: "O Apinto continua em acção e vamos sofrer muito para acabar campeão."

Americano disse...

T, e quem te garante que não é para pagar uma dívida que cobre o endividamento que resulta da actividade corrente?
Eu não tenho grandes dúvidas que a próxima Direcção que vier chegará ao clube e encontrará muitas, mas mesmo muitas receitas futuras já gastas.

André Leal disse...

Sobre o Luisão, três notas:

Primeiro: concordo com o anónimo das 10:28. Apesar de não dar o título como perdido acho que perderíamos grande parte das hipóteses...

Segunda: Não valerá mais uns esforçozinho financeiro tentar manter o capitão e o melhor defesa central a jogar em Portugal desde o Ricardo Carvalho? Corremos o risco de deitar a perder todo o enorme investimento que fizemos no ataque e meio campo, desguarnecendo a defesa.

Terceira: Gostaria de fazer uma sondagem. Quem é mais velho: o Luisão ou o Grunho Alves? Não vale ir consultar, apenas gostaria que respondessem com base na ideia generalizada que nos é oferecida pela comunicação social.

José Marinho disse...

Meu caro André Leal, sobre o Luisão, uma coisa posso dizer: NÃO SAI. E no final verá o seu contrato melhorado, porque é a única boa decisão possível neste caso. É o chefe do balneário e porque é necessário ter uma liderança indiscutível dentro do balneário, já que fora dela a liderança é frágil e parece confinada ao treinador. Se falham as vitórias, falha tudo e o desmoronamento colectivo dá-se num ápice. O Benfica precisa muito mais de Luisão do que muitos adeptos imaginam. É como digo, trata-se do "chefe", numa liderança bem aceite pelos outros jogadores.

Meu caro Americano, todos sabem, mas todos parecem esquecer, onde nos levou a desmiolada estratégia de outras direcções de antecipar receitas para fazer face a dívidas correntes e dessa forma aliviar a pressão sobre as contas do clube e sobre a sua tesouraria. Só há um caminho para Vieira e para os seus administradores financeiros. Ganhar, ganhar e ganhar. Não há outra hipótese. Se isto não se verificar, então, a factura vai ser paga. O Benfica tem de ganhar, tem absoluta, crucial, necessidade de ganhar. Porque aquilo que tem sido feito, a pretexto de uma aposta nos resultados desportivos, não é um investimento, é desespero.
Mas está feito e não há forma de voltar atrás. E não esquecer nunca, mas nunca mesmo, que foi uma estratégia validada por mais de noventa por cento dos sócios votantes nas últimas eleições. Se um dia tivermos de responsabilizar Vieira por alguma coisa, não será o único que deve ser responsabilizado. Há muita gente, actualmente, por quem deve ser distribuida essa responsabilidade. O voto é uma responsabilidade adquirida, desde o momento em que se faz uma escolha.
Posto isto, eu acredito que o Benfica pode ganhar, deve ganhar. Meus caros, não tenhamos ilusões, depois de quase cem milhões de euros gastos no reforço constante do plantel do Benfica, que outra solução tem o clube, senão ganhar? Nenhuma. Com este dinheiro investido, não há desculpas. Nem árbitros, nem apitos dourados, nem fruta nem chocolate. O Benfica reuniu os meios que lhe permitem lutar pelo título e ganhá-lo. Contra tudo e contra todos. Tem de ser assim e há muito tempo que todos sabem que as regras do jogo são estas: CONTRA TUDO E CONTRA TODOS.
É isso que anda no ar. Uns chamam-lhe intuição, eu chamo-lhe necessidade. Temos de ganhar e vamos ganhar.

André Leal disse...

Eusébio o ouça, caro Luís Marinho.

No entanto quero fazer aqui um mea culpa pois dei a entender que o Luisão seria mais novo que o Grunho, o que não é verdade, porém, estava enganado pela Wikipédia inglesa (ainda vou caindo nestas) que tirava um ano de vida ao Luisão. De qualquer forma, reiterando novamente o meu erro, acho que a ideia generalizada que passa é de que o Luisão está acabado para o futebol quando é com esta idade que muitos defesas centrais têm os seus melhores anos, ao passo que o Grunho é tratado como se ainda pudesse jogar nos sub-21 sendo apenas meses mais novo que o nosso capitão.

iBenfiquista disse...

Concordo com quase tudo o que o Zé Marinho diz, já que só não concordo com a palavra desespero. Prefiro que essa palavra não entre no nosso vocabulário, não entre no Benfica. Nem seja utilizada a propósito do Benfica. Pela simples razão de que não é verdade. E não me peçam para explicar porquê. Cabecinha fria, meus amigos...

Desespero poderá haver mais para os lados de Alvalade....

Vamos unir as mãos (e os pés, se necessário for) e fazer jus ao nosso lema, um por todos e todos por um. E virar as críticas para fora. Isso sim é que é importante.

Saudaçoes Benfiquistas

José Marinho disse...

Meu caro Ibenfiquista, eu acho que é desespero que se trata, do género "ou ganhámos ou é o caos". Por isso, desculpe, mas acho mesmo que é desespero. Sabe, são oito anos a vender promessas que nunca se realizam. Por isso o desespero. Por isso temos de ganhar. E continuo a acreditar que vamos ganhar. Com desespero ou sem ele.

Anónimo disse...

Agora n é tempo de falar...é tempo de agir e demonstrar no campo a superioridade do nosso plantel, e se ha alg que sabe bem disso é Jesus.
Se ha alg que esta DESESPERADO para ganhar...é Vieira,acreditem.

Daniel.

Anónimo disse...

Chamem-me o que quiserem, mas eu já tenho idade demais para não alinhar nestas euforias, todos os anos é a mesma coisa. Esta pre-época é um cópia excta da de há um ano.
Troquem Suazo por Keirrison, Reyes por Saviola e Aimar por Ramires.

José Santos

NN - Nuno Nunes disse...

Americano, perguntei por ti por saber que és um dos únicos que se preocupa com a situação financeira do benfica. Acontece que tanto a notícia do Sol sobre os negocios euroaerea (penalização de 12M de euros, entre outros) e esta noticia das receitas sagres estarem gastas até 2020,são preocupantes. Mas só são preocupantes para alguns.

Daqui a uns meses, a preocupação poderá estender-se a todos.

Benfica 73 disse...

"E não esquecer nunca, mas nunca mesmo, que foi uma estratégia validada por mais de noventa por cento dos sócios votantes nas últimas eleições. Se um dia tivermos de responsabilizar Vieira por alguma coisa, não será o único que deve ser responsabilizado. Há muita gente, actualmente, por quem deve ser distribuida essa responsabilidade".
Mas também caro José Marinho, é não esquecer nunca mas mesmo nunca, que se o Benfica for campeão não venham todos reclamar que tinham razão em votar em Luis Filipe Vieira.

José Marinho disse...

Meu caro Corsair, quanto a mim pode estar descansado. Mas se formos campeões, nunca, mas nunca me esquecerei que antes mesmo do início da época proclamei a minha confiança na possibilidade do Benfica ser campeão. E vou continuar a fazê-lo. E se o Benfica ganhar, terei de fazer um exame de consciência e chegar a uma conclusão diferente da que tenho actualmente sobre a capacidade do presidente reeleito de devolver o Benfica às vitórias, aos títulos e à sua grandeza.
Porque uma coisa é eu não gostar do actual presidente do Benfica. Não gosto e não faço disso um segredo mal guardado. Outra coisa é não apoiar, não confiar e não desejar o Benfica campeão. Quero, desejo e acredito.

Mr. Shankly disse...

""E não esquecer nunca, mas nunca mesmo, que foi uma estratégia validada por mais de noventa por cento dos sócios votantes nas últimas eleições. Se um dia tivermos de responsabilizar Vieira por alguma coisa, não será o único que deve ser responsabilizado. Há muita gente, actualmente, por quem deve ser distribuida essa responsabilidade".

A grande questão é: e havia alternativa?

Pedro disse...

Sobre este assunto quero opinar sobre algo: O Moniz ganhou enorme simpatia junto dos benfiquistas e passou a ser, talvez, a principal figura presidenciável da familia benfiquista para daqui a 3 anos. Mas a postura recente da TVI e os ultimos comunicados preparam-se para deitar tudo isso a perder...com muita pena minha.

O Benfica tem toda a razão no braço de ferro q está a ter. A forma como certa comunicação social, com o grupo média capital à cabeça, trata o Glorioso tem q ser punida. Se ninguem o faz, o Benfica tem q o fazer. E na nossa casa só entra quem nós queremos!!!

Helder disse...

Eu obviamente espero e desejo que o Benfica seja campeão. Mas se não for campeão este ano não sei o que será de LFV! O Benfica e os benfiquistas não aguentam (acho eu) mais 3º e 4º lugares.
O Benfica enquanto ganhar jogos vai ser tudo muito bonito o pior vai ser á primeira derrota ou á primeira má exibição......vai cair tudo por ali abaixo porque o que esta por detrás da equipa de futebol é uma organização fraca e muito mas mesmo muito fragil. Mas atenção: Eu acredito num Benfica Campeão!!!

PS: Caro José Marinho espero que tenha razão em relação á não saida do Luisão

Anónimo disse...

Perante o cenário do nosso Benfica, julgo que os sócios devem demonstrar todo o apoio á nossa equipa.
TODOS
Rumo ao Estádio da Luz, vamos torná-lo um Inferno Vermelho.

Está na hora dos simpatizantes Benfiquistas abdicarem de 2 cafés, de 2 minis ou de 1/2 maço de tabaco por dia e tornarem-se sócios do Benfica.
Vamos empolgar esta onda vermelha e levar tudo á frente.
Bora lá malta passar esta mensagem

PESSANHA, SILVES

forteifeio disse...

O próximo presidente do Benfica e seguindo a linha dos comentários deverá ser uma figura benfiquista presente e não intermitente. Rui Costa que ainda é um jovem se for bem assessorado será certamente um excelente presidente durante muitos anos é essa a minha convicção.

André Leal disse...

Eh pá, isto já merecia um post:

http://www.transfert2foot.com/Cissokho-contre-la-Coupe-de-la-Paix-3297.html

É que esta corja safa-se sempre às parangonas dos jornais, por isso cabe à blogosfera denunciar estes corruptos nojentos.

A tradução encontra-se no Fórum Benfica:

http://forumbenfica.blogspot.com/2009/07/pre-epoca-da-corrupcao.html

dead or alive! disse...

josé marinho,

Queria so lhe fazer uma pergunta, senao se importar responder. Quando Anunciou aqui que lhe tinham dito que jorge jesus tinha assinado pelo benfica, essa pesso foi o proprio jorge jesus? visto que mais tarde tambem escreveu aqui " fui consultor pessoal de imagem e de comunicação de Jorge Jesus"

é so uma pequena curiosidade

Pedro disse...

André mas isso não é novidade nenhuma. Isso é o habitual. São corruptos, os amigos são corruptos, as panelinhas e negociatas são as habituais. É o flautulento q está sempre sob investigação, ora são as contas na Suiça, ora é o casamento de fachada, ora é o tráfico de droga...enfim...é o habitual. Não há qqr novidade nisso.

O Aston Villa não foi em arranjinhos e a fruta ao árbitro não foi a suficiente e qual foi o resultado disso? Perderam. Sem ajudas os corruptos não ganham um único jogo. É o habitual.

José Marinho disse...

Meu caro Helder Rocha, respondo com todo o gosto: Como é evidente não foi Jorge Jesus. Se tivesse sido ele, não teria escrito, pois estaria obrigado a um dever de confidencialidade. Aliás, já expliquei que apenas escrevi porque suspeitei da forma como a informação me tinha sido dada e da estratégia que estava por detrás dessa inconfidência. E a estratégia era criar ruido e dificuldades ao negócio e à possibilidade do Benfica vir a contratar o Jorge Jesus.
Um abraço, meu caro.

Anónimo disse...

Não partilho totalmente, mas percebo o entusiasmo à volta deste plantel. Acima de tudo parece que há mais low profile. No entanto, continuo a achar o Porto muito forte. Do Sporting confesso não ter medo nenhum. Agora o Porto devemos ter sempre atenção a eles. Não considero que estejam a fazer uma má pré-época, em termos de resultados até estão iguais a nós. Podem não estar a jogar maravilhosamente, mas também têm muita malta nova como nós e estão a criar rotinas. No ano passado também foi assim e depois acabaram por jogar bem e ganhar, potencialmente este ano também me parecem estar fortes.

Devemos seguir o nosso rumo é certo, mas nos últimos 4 anos ficamos sempre atrás dos nossos rivais, o que faz com que seja imperial estarmos mais fortes, mas se eles estiverem um nadinha mais fracos também era uma grande ajuda. Espero também que nos concentremos nos factores desportivos, de nada valerá gastarmos as nossas energias a comentar arbitragens. Os árbitros são maus, já se sabe e não vão mudar nunca, por isso concentremo-nos no jogo jogado.

João Costa

Anónimo disse...

Se aquilo que vem hoje no CM de 1-08-09 for verdade, é muito grave.

iBenfiquista disse...

Anónimo das 16.20, o que vem no CM? Que um bébé morreu em água a ferver? Também acho que é muito grave.

André Leal disse...

Claro, Pedro, mas isto bem divulgado e nunca mais punham os pés na peace cup e muitos outros torneios com prestígio. Porque na realidade a única prejudicada desta situação é mesmo a organização do torneio, que pagou meio milhão de euros por um jogo de futebol tipo wrestling. É que se os tribunais não os punem, punimos nós.

OBlau disse...

1
http://www.youtube.com/watch?v=7mwoFfEgEMM

2
http://www.youtube.com/watch?v=w25cLD2JSRE

3
http://www.youtube.com/watch?v=8QcvCvE3NHI

4
http://www.youtube.com/watch?v=ARJ9sl2U4h0

e mais não digo!

Benfica 73 disse...

"Meu caro Corsair, quanto a mim pode estar descansado. Mas se formos campeões, nunca, mas nunca me esquecerei que antes mesmo do início da época proclamei a minha confiança na possibilidade do Benfica ser campeão. E vou continuar a fazê-lo".
Ainda bem que é assim e espero que assim continue.
Gosto muito de ler os seus comentários ( mesmo não concordando em alguns deles ),gostaria ( se assim o entender )de saber a sua opinião acerca da entrevista dada ao record pelo seu amigo José Veiga.