blog

domingo, agosto 23, 2009

Há mais espancamentos no Porto hoje do que em Chicago nos anos 20

Por Ricardo Araújo Pereira, A Bola

QUAL é a profissão mais perigosa do mundo? Militar? Polícia? Não: funcionário do Porto. É incrível, mas os funcionários do clube da organização são os que se encontram mais vulneráveis ao crime organizado. Quem trabalha para o clube do rigor está mais perto do rigor mortis. Derlei foi ameaçado, Costinha ameaçado e insultado, Paulo Assunção ameaçado, insultado e perseguido. O carro de Cristian Rodríguez ficou com os vidros partidos, o de Co Adriaanse levou com um very light. As agressões são tão eclécticas quanto o próprio clube, e por isso não esquecem as modalidades: o basquetebolista Matt Fish foi agredido num escritório, e agora o futebolista Adriano, 11 dias depois de ter sugerido que iria fazer revelações polémicas sobre o Porto, foi espancado à porta de uma discoteca. A violência contra funcionários do Porto é tão frequente que devia ser contratualizada e comunicada à CMVM: «O jogador Adriano assinou contrato por três anos com a FC Porto SAD, ao longo dos quais vai auferir um salário de 35 000 euros mensais e enfardar duas cargas de pancada por trimestre».

O mais surpreendente é que tudo isto aconteça impunemente a empregados do clube da gestão altamente profissionalizada. O Porto não consegue proteger os seus trabalhadores, nem parece interessado em fazê-lo. Nunca os dirigentes do clube da competência e da estrutura vieram a público manifestar indignação contra quem agride os seus funcionários. Não se ouve um apelo às autoridades, uma intenção de agir judicialmente contra incertos, um pedido para que os bandidos vão agredir gente de outras colectividades. Nada. Mas talvez o problema seja a enorme quantidade de suspeitos: quem teria interesse em agredir um jogador que está a treinar-se à parte porque recusa há anos as soluções de transferência que o Porto lhe propõe e duas semanas antes da agressão, disse: «Quando eu decidir falar, saiam da frente»? Tanta gente.

Pelo menos, agora percebemos melhor o que Adriano quis dizer: «Quando eu decidir falar, saiam da frente, porque nessa altura já não devo ter dentes e sou capaz de ter dificuldades em controlar a saliva».

No final do jogo contra o Paços de Ferreira, Jesualdo Ferreira lamentou: «É fácil expulsar Hulk em Portugal». Alguém console o professor, porque está a chorar em vão. Na verdade, não é assim tão fácil. O que continua a ser fácil, em Portugal, é anular golos aos adversários do Porto no último minuto. Expulsar o Hulk é até bastante difícil, na medida em que, ao contrário do que sucede com os outros jogadores, Hulk só recebe ordem de expulsão ao fim da segunda infracção para vermelho directo: a bofetada a um jogador do Paços de Ferreira nem amarelo valeu, e a tesourada por trás justificou, com favor, um relutante segundo amarelo.

Embora ache que Hulk devia ter sido expulso ainda na primeira parte, gostaria de deixar claro que não condeno o seu comportamento. Pelo contrário, até acho ajuizado que os jogadores do Porto pratiquem actos violentos em campo. É uma maneira de mostrar a futuros capangas que também têm jeito para andar à pancada. Pode ser que os desencoraje.

Agradecimento ao blog RedPass.

8 comentários:

Anónimo disse...

Estas situações e outras estão a ser branqueadas pela CS.
Os Blogs Benfiquistas têm que denunciar esta campanha ridicula de protecção sobre o Hulk e o FCP.

Anónimo disse...

realmente como é que um jornal desportivo e um treinador podem contestar uma expulsao e um castigo justo a um jogador? não será por essas e por outras que os árbitros depois pensam 2 vezes antes de expulsarem um jogador do fcp?

Pedro Villa disse...

O(s) provedor(es) não apareceram pra comentar?!!

lol...

Palhaços!

Provedor disse...

No uso do direito de resposta, queria apenas dizer ao senhor pedro fernandes que qualquer tipo de moralidade vinda de um adepto cuja claque tem todos os seus líderes indiciados da prática de tráfico de droga e afins, é tão ridicula que nao merece o respeito de ninguem. Pelo menos no norte enquanto se espancam pessoas dentro da órbita do fcp, não se anda a parar autocarros na autoestrada para espancar adversário até ficarem em estado de coma.

Pedro disse...

Caro "provedor" estou a ver que continuas a cometer os mesmos erros do passado.

Então tu tens a lata de falar nesses assuntos? Tu que tens uma claque q só faz disturbios, envolvidade em tráfico de droga no norte de áfrica, nos homicidios da noite do Porto? Um líder q escreve um livro onde confessa uma série de crimes e passa impune?

Mais uma vez mostras o quão patético és. És adepto do clube corrupto e está tudo dito.

João Bizarro disse...

Pedro, não consegues a digitalização do cartoon que acompanha a crónica do RAP? Está muito boa...

Pedro disse...

Não tenho o jornal...não consigo.

Pedro Villa disse...

Provedor das 11:50, não era a ti que me referia... Era aos provedores com CLASSE que aqui aparecem por vezes, muito poucas por sinal...