blog

terça-feira, agosto 18, 2009

O Autocarro

Uma das maiores pragas, a seguir ao sistema corrupto, do futebol português é o chamado "autocarro" que se define pelo acto dos treinadores colocarem os seus 11 jogadores em cima da sua área recusando-se a jogar futebol e practicando anti-jogo puro. Assume proporções de "praga" porque a maioria dos treinadores nacionais adopta essa táctica, principalmente quando se deslocam ao Estádio da Luz.

O Benfica vê-se assim, com elevada frequência, obrigado a derrotar mais um adversário. Não basta a equipa adversária, não basta o árbitro manhoso, tem também a sina de ter que lutar contra o "autocarro". A bem ou a mal pelo menos o "autocarro" não viola nenhuma lei do futebol e é uma táctica como qualquer outra. Por isso cabe ao Benfica encontrar soluções para ultrapassar este obstáculo.

E é aqui que entra a astúcia e conhecimento de um treinador. Acho que o Benfica este ano irá dar-se muito bem contra as equipas que procurem atacar e joguem um futebol mais aberto mas, como já se comprovou, continua a sentir imensas dificuldades quando confrontado com o "autocarro". Parece-me pacífico que a melhor forma para abrir uma defesa "autocarro" seja jogar rápido e pelas alas, procurando alargar o jogo e assim abrir espaços na defesa contrária. E jogar para as alas faz sentido se tivermos capacidade de ir á linha e realizar cruzamentos e, como consequência, alguem na área que dê sequência às jogadas. Aimar vir pegar o jogo a meio campo é muito bom mas depois precisa de ter linhas de passe à sua frente e não apenas um molho de jogadores todos afunilados no meio.

O Benfica tem que ser capaz de vencer estes esquemas super defensivos e acredito que Jesus tem essa noção. Terá sido, talvez, apanhado de surpresa pela postura ultra defensiva de Carvalhal visto este ter boa matéria prima ao dispôr para fazer melhor mas contra equipas mais pequenas o treinador do Benfica deverá saber que é isto que nos espera.

54 comentários:

Helder disse...

Mais preocupante que os autocarros é Pedro Proença no Guimarães-Benfica!!!! Vai ser bonito vai!!! o sistema a mostrar a sua força......

dezazucr disse...

"Terá sido, talvez, apanhado de surpresa pela postura ultra defensiva" ?!?!

Olha, a mim não me surpreendeu nada e eu não treino o Benfica.

Mas há dúvidas de que será assim em todos os jogos? É isso e os erros de arbitragem, são garantidos até ao final, por isso, temos é de estar bem mais fortes e preparados para o que nos espera, jornada após jornada. Temos de treinar muito para não ser necessário 30 oportunidades para meter um golo.

o Esquemático disse...

caro pedro, falta aí o hospital. só viram o autocarro á frente da baliza?

ps: Mourinho nao gostou que Lippi desse favoritimos á Juve. este é o mesmo Mourinho que garantia campeonatos para o fcp antes do campeonato começar. enfim, mourinho...

Provedor dos blogs sobre futebol disse...

Querem ver que so há autocarro nos jogos do benfica?

Mais grave que autocarros é arrumar já com o melhor jogador do campeonato durante duas jornadas. Os lugares conquistados na liga continuam a dar frutos.

Pedro disse...

O Aimar lesionou-se??

Mister provedor disse...

Não Sr. Pedro, estava a falar do melhor jogador depois de todo o plantel do benfica, dispensados incluidos. Tirando esses todos que têm feito grandes campeonatos todos os anos e conquistado tanta coisa, o que vem a seguir foi castigado 2 jogos, mas isso nao interessa falar muito.

Pedro disse...

Não estou a ver quem é... até pq quem foi arrumado foi o Carlos Martins e esse está longe de ser o melhor jogador do nosso campeonato...

Provedor zézé disse...

Castigado no meu dicionario de português não significa arrumado. Mas pelo que tenho lido é prática corrente neste blog assobiar para o lado quando se fala em assuntos delicados. Interessa é chegar ao fim e falar em sistema, em corrupção, em polvos... mas sem lembrar estes castigos cirurgicos em casa dos outros.

Olhe que este fim de semana vi um moço a fazer uma entrada para vermelho directo e para além de acabar o jogo, ainda vai estar em campo na segunda e quiçá na terceira jornada do campeonato.

Eu dou uma dica: foi o melhor jogador do campeonato (ex-aequo com os outros 20 e tal jogadores da equipa dele).

Pedro disse...

Meu caro velho amigo aqui não se assobia para o lado qd se fala em corrupção azul.

Castigos cirugicos? Só me lembro daqueles q o Bruno Alves anda a ser perdoado à várias épocas por agredir barbaramente colegas de profissão.

Eu vi um moço a fazer uma entrada para vermelho directo e o dito ser-lhe perdoado pela terceira vez no mesmo jogo. Ficou-se por um amarelo que teve os mesmos efeitos prácticos mas com uns 50 minutos de atraso... E para compensar e tentar ainda safar o café com leite da noite o homem do apito resolveu inventar um fora de jogo ao adversário impedindo este de marcar o golo da vitória nos minutos finais...

Uma maçada...

Por acaso é giro um adepto corrupto azul puxar estes assuntos neste blog. Masoquismo?

Saloio disse...

O cargo de Provedor merece-me o maior respeito. Por isso mesmo gostava que o caríssimo comentasse aqui para nós “o caso Adriano”.

Quem lhe parece que encomendou o “trabalhinho cirúrgico” de forma a impedir o jogador de comparecer ao treino? Ele há cada coincidência lá para aqueles lados!

Anónimo disse...

Fico espantado que se publique comentários corruptos neste espaço. Um adepto de um clube que paga por engano facturas de viagens ao Brasil a árbitros com o nome disfarçado na documentação. De um clube cujo presidente recebe árbitros em casa antes dos jogos. De um clube cujo presidente manda putas para o quarto de hotel dos árbitros antes dos jogos. Tudo isto é verdade, tudo isto foi provado sem punição que se visse.
Quando vos faltar o velho, vai vos faltar tudo. Neste espaço ninguém vos reconhece mérito nem valor. Uma vez corruptos, sempre corruptos.

O provedor soi eu disse...

Amigo Pedro, Essa conversa da corrupção azul em dia de castigo patético ao Hulk tem a sua ironia. O Bruno Alves tem sido perdoado? Não mais do que o seu estimado david luiz no ultimo jogo, ou ainda um tal de cardozo.

Quanto ao fora de jogo, nota-se que o sr pedro só lê o jornal oficial do benfica (aka a bola). Caso ninguem neste país tenha reparado, foi assinalado um fora de jogo EXACTAMENTE igual ao ataque do porto, ainda na primeira parte, EXACTAMENTE no mesmo sítio. Claro que não foi a acabar, e claro que não foi para beneficiar o fcp, logo não interessa pra nada.

Não viu o jogo porque estava a caminho da sua festa, compreendo, está perdoado.

Do provedor para o saloio disse...

Sr. Saloio (?), será o primeiro a dizer-me se foi o fcp que meteu um funcionário que pegava às 10h numa discoteca às 6h da manhã?

Se me explicarem como é que conseguiram la meter o homem contra a sua vontade, talvez eu possa entender como é que lhe deram umas chapadas a seguir.

E depois disso, poderei ainda dizer quantas vezes vi esse senhor adriano em lugares parecidos e horas parecidas, se é que isso interessa a alguem.

É obvio que dar porrada em adrianos não rendem campeonatos como dar porrada em adeptos rivais no jogos de júniores, daí ser mais complicado de explicar.

Provedor para o anonimo, seja ele quem for disse...

Já agora, para o sr. anonimo.

Quando quiser ver aqui um ficheiro em pdf sobre o caso calabote, basta enviar-me o seu e-mail (a nao ser que seja anonimo@naodigoonome.com) que eu remeto-lhe tal documento. Depois poderemos discutir essa do "Uma vez corruptos, sempre corruptos." quando começar por me explicar o que é que fazia o adjunto do slb no banco da equipa que recebeu o fcp nessa fatídica tarde.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Por acaso esta dica do "autocarro" é um bocado a imagem mais pálida do Zé Meirinho.

Quer dizer, eu quando vou a jogo, vou com as armas que tenho.

É lógico: apesar de haver aqueles que gostam de arriscar e outros que são conservadores, até... Tudo bem.

Mas acho que todas as estratégias "legais" (é verdade que o anti-jogo por vezes não é punido devidamente) são aceitáveis.

Concordo, por exemplo, quando JVP diz n'O Jogo de hoje qualquer coisa como "o Marítimo foi muito inteligente por não ter ido à Luz armado em campeão, jogar de igual-para-igual".

Se me perguntam: "Preferias como"?

Que viessem jogar normalmente, sem abdicar de certos princípios, claro! Seria um "dois em um": o Benfica espetava três ou quatro e assistiriamos um jogo rápido e aberto.

O mesmo penso em relação à arbitragem.

Suspeito que esta época o Benfica vai sofrer um pouco (reconhecendo que o lance do Cardozo seria vermelho) com este aspecto, mesmo assim considero não ser desculpa para nada.

Nada. Já se sabe como é, não vale a pena ligar mais a isso.

Pelo conjunto, e apesar de não me rever nesta Direcção, acho que o Benfica - se continuar a evoluir dentro do caminho agora iniciado -, pode ter muitas hipóteses de ser campeão.

Mas terá de ser consistente, qualidade que tem faltado bastante nas últimas épocas.

Então este é um dos principais desafios de Jorge Jesus: construir uma equipa sólida, rápida, eficaz.

Pedro disse...

Edson, por ser uma táctica perfeitamente legal é que eu digo que temos que saber viver com ela e a conseguir ultrapassar.

Caro anónimo aqui tens o pq de alguns comentários corruptos serem permitidos. Ão fim deste tempo todo eles ainda falam do Calabote sem fazerem a minima ideia do q estão a falar...só se enterram. Achas q ía desperdiçar a possibilidade de todos nos rirmos da figura de parvo q eles fazem?

André Leal disse...

É lógico que o Marítimo adoptou uma postura bastante defensiva, no entanto acho que seria suicídio jogar doutra forma na Luz, pelo menos nesta altura. Além disso, apesar de quase o não terem conseguido fazer, lá foram tentando atacar quando o Benfica deixava.

Considero que autocarro é quando uma equipa vai jogar a casa de um grande quando este esteja em má forma e só defenda, o que, sendo muito típico no futebol português, não penso que tenha ocorrido neste jogo.

O adepto do clube corrupto está um pouco mal habituado, coitado. Agride o adversário e ameaça os árbitros e queria que, mais uma vez, a situação passasse impune. Azar que o Hulk não esteja na situação do Deco em 2003, quando estava em vias de ser chamado à selecção, e conseguiram, através duma pressão infame sobre a Liga e FPF (devidamente comprovados com escutas telefónicas - já sei, são ilegais, mas existem) e com notícias falsas de jornal, que o castigo fosse reduzido, apesar do homem ter atirado uma chuteira ao árbitro.

Pedro Villa disse...

Sr Pedro, venho pela 1ª vez manifestar a minha indignação e repúdio por algo que li neste blog, sendo que a minha maior estupefacção partiu do facto do comentário ter sido escrito por si, pessoa com responsabilidades neste espaço!

Então o amigo Pedro, apelida um adepto do FC do PORCO de Parvo! Apenas porque ele acha o castigo do hulkzito injusto!!! Ou porque fala de coisas que não sabe!!!

O castigo do hulkzito, segundo parece deveu-se a palavras "mais" próprias dirigidas ao árbitro. Segundo ouvi dizer, chamou-lhe "Papai Hulk" ao que o Sr Juiz não gostou e respondeu com um cartão vermelho e uma interjeição parecida com "vai chamar papai hulk a outro dos 125 que paparam a sua mamãe hulkeza!"... (É importante referir que todo este diálogo foi proferido com sotaque do "Brásil" para o hulkzito perceber!)

Aliás, 2º parece, o hulkzito já no Japão gostava de chamar "papai" ao 1º Juiz nipónico com quem se cruzasse pelos estádios daquela região asiática! Em Portugal, foi necessário 1 ano, para o Juiz tuga perceber o que o hulkzito dizia! A propria TV portuguesa não tem registos ou qualquer imagem de arquivo em que seja visível o hulkzito barafustar com o Sr Juiz! Impossível!... Ao que parece o Porco da Costa mandou apagar tudo!

Segundo parece também, a pena estabelecida em Portugal, para estes casos vai de 2 (dois) a 5 (cinco) jogos de suspensão. O hulkzito, coitado, vitima de todos os árbitros portugueses que não gostam de receber abono de família, levou 2 (dois), ou seja, o mínimo contemplado pela lei. Está mal! Isto é roubar, isto são os chamados "castigos cirurgicos" que este adepto apelidou e muito bem! E é aí que condeno a tua atitude por ofender o adepto corrupto que frequenta este blog! É óbvio que qualquer adepto ligado ao FC do PORCO reage mal a estes castigos e com mta razão. Pois não é normal eles acontecerem com o seu clube, sobretudo de forma (quase) justa (pois podiam ter sido 3, 4 ou 5 jogos). E depois quando acontecem, eles revoltam-se e com muita razão!!! Eles recordam-se muito bem dos "Kostadinovs" que "peitavam" e corriam atrás de árbitros corajosos e complacentes como o Sr José Pratas (de Évora)... Ou jogadores como a BESTA Alves a dirigirem-se de forma verbalmente "digna" aos árbitros, assim como tantos outros... só pra citar mais um, o MASCARRADO Merdeles... De repente castigam 1 jogador do FC do PORCO só por isto!!!

Portanto, mais uma vez venho repudiar de forma veemente a sua conduta, assim como de todos aqueles que fazem perseguição a este ou outros adeptos do FC do PORCO. Porque honestamente, acho injusto! Acho!... Acho injusto!... porque vem aqui este adepto na qualidade de blogger e adepto de um clube imaculado como o FC do PORCO, de forma sensata e honesta, assinar os seus comentários de forma galharda, dando a cara e um nome corajosamente, como é apanágio, aliás, de toda aquelas gentes ligadas ao FC do PORCO, sem recurso a qualquer espécie de provocação barata, inclusive; Ou a métodos menos baixos e mesquinhos... E depois, o que lhe fazem?! Rebaixam o adepto, ofendem o adepto!!! ...

Sinceramente, não posso ser complacente com esse tipo de conduta! E acho errado que o tipo de tratamento prestado a todos os adeptos que gostem de presenciar jogos no Estádio do Ladrão seja este!

Pedro Villa disse...

...Quanto ao tema inicial deste topico/post... Não me oferece dizer muito, além de que me fez lembrar 1 pouco aquelas linhas editoriais de certos jornais que não têm muito para escrever, mas precisam de "vender"... :)

O "autocarro" é algo tão comum como licito. Logo é quase como discutirmos a existência do pontapé de canto no futebol...

Muitas equipas utilizarão esta arma. Sobretudo contra outras que concorrem com muito mais verbas envolvidas e portanto, é a arma que dispõem e lhe permite tentar fazer frente a 1 adversário, teoricamente mais forte.

A questão poderá ser que na sequência do uso desta "arma" vem em geral o anti-jogo. Também ele contemplado pela lei, mas punível. Agora quanto muito, o que se pode questionar é a complacência que alguns árbitros podem manifestar nestas situações...

Em suma, ele existe, é viável e clubes como o BENFICA têm de saber lidar e ultrapassar situações relacionadas com toda "Rede Nacional de Expressos"...

Pedro Villa disse...

Esqueci-me de comprovar como todos os se insurgem contra o "menino hulkzito" são injustos. Este rapaz é um incompreendido...

Aqui está o texto que comprova:
http://www.maisfutebol.iol.pt/desporto/hulk-porto-japao-disciplina-maisfutebol/1083040-4062.html

E aqui um dos videos em que ele diz, que afinal "papai está em Portugal e chama-se Carlos Xistra..."...
http://www.youtube.com/watch?v=GnPhA7E7VF0&feature=player_embedded

...Vai daí fez as malas e decidiu vir para cá.

Unknown disse...

Oh provedor, o melhor jogador da Liga é aquela figura verde que, na época passada, só marcou mais dois que o Nuno Gomes, mas com mais 350 minutos de jogo do que o Benfiquista?

João Bizarro disse...

O novo Mourinho é muito fraquinho, coitado.
Sistema nojento esse do autocarro.

Onde andam os orgasmos com o melhor jogador do mundo (e arredores)? O incrível Hulk?

Não hesitaram em mandar abaixo o Cardozo e o Di Maria mas o Hulk é intocável. Coitado. O rapaz não fez por mal.

André Leal disse...

Hehehe.

Pois, Pedro Fernandes, e não te esqueças que antes ainda passou pelo clube que o Figger usa para lavar dinheiro: o Rentistas do Uruguai. :)

Pedro Villa disse...

André,
epah! Não digas que o homem é "filho do mundo"! 8|

Anónimo disse...

hulk é mais uma raça de porco preto mas brasileiro. Tem boa carne para fazer rações para cães.

o Esquemático disse...

o hulk corre corre corre finta finta mas pouco marca...

bailarino disse...

A única situação estranha no castigo do Hulk foi o árbitro ter tido a coragem de escrever no relatório o que ouviu. Já todos vimos o filme de um jogador ser expulso e depois de expulso cascar no árbitro de alto abaixo. Eles não estão é habituados a castigos desses, é lixado.
Lembro que o Nuno Gomes o ano passado conseguiu ser expulso por palavras ditas no balneário e o Katso por palavras ditas na flash interview depois do jogo.
Depois disso, algum castigo por palavras (ainda por cima em campo) vai parecer estranho?

Eles tão é mal habituados. mas já se está a preparar o choradinho todo para o resto do campeonato ser um vale tudo. Mais do mesmo.

O prubedor está com pressa hoje disse...

Só de passagem para responder da maneira maneira que o faz o adepto benfiquista comum, desconversando.

Ora bem, respondendo então a alguns, o hulk é aquele bonequito verde que brilhou naquela competição que vocês ja nem se devem lembrar como se chama.

Ainda ha dias foi citado pelo dr maradona como um dos dois jogadores a nível mundial que mais o impressionam neste momento. Mas pronto, esse é o mesmo que já elogiou o di maria, por isso não conta.

Ricardo disse...

Não concordo com a ideia que defendes no post; aliás, não só tu, muita gente tem defendido a tese de que este Benfica sente dificuldades com equipas demasiadamente defensivas. Não concordo porque, do meu ponto de vista, isso não corresponde à realidade. O jogo deste fim-de-semana serve de perfeito exemplo para o que estou a dizer: a equipa não só soube explorar bem os poucos espaços que tinha como construiu variadíssimas oportunidades de golo. Ora, se as criou foi porque soube explorar e atacar de forma organizada e paciente contra o autocarro madeirense.

Uma equipa que cria o volume de jogo e os lances de perigo que o Benfica criou está muito longe de ser uma equipa com dificuldades para enfrentar adversários fechados. Falhou, sim, na finalização mas isso nada tem que ver com a incapacidade para explorar os espaços.

Problemático seria se a equipa não criasse oportunidades de golo. Assim, estou bastante confiante. Até porque jogos com aquele azar acontecem geralmente uma vez por ano. O nosso deste ano já passou. Tudo certo, portanto.

Pedro Villa disse...

Nisso tenho que concordar com o adepto do FC do PORCO, aliás, já tinha dito num post anterior. O hulk é um óptimo jogador, tem é de aprender a comer e calar. Até porque o estilo de jogo dele é propício a isso, não pode é querer que lhe estendam a passadeira. O árbitro é que tem que ajuizar se é falta ou não...

Até porque também é bom nos saltos pra relva. Um Liendsonzinho com cabedal, digamos...

Não marca 20 golos, ok!... Mas desgasta muito uma defesa e ganha muitas faltas pra equipa e cartões para o adversário... (e pra ele, também, mas essa é a parte enquanto benfiquista, aprecio...)

João Bizarro disse...

Assino por baixo do que escreveu o Ricardo.

Anónimo disse...

o ricardo nao poderia ter mais razao no post...

em anos anteriores, concordo que tivemos imensas dificuldades com equipas de autocarro e anti-jogo nojento. Mas este ano, dpois do massacre que foi aquela 2a parte... nao estou minimamente preocupado, até porque se concretizavamos as oportunidades de golo, não era escandalo nenhum se chegassemos aos 4-1 ou 5-1.

Nunca mais é Domingo para ver o meu Benfica ganhar aqui em Guimaraes :D

- Nunivs -

Ricardo disse...

O Hulk, o melhor jogador do campeonato? Melhor do que ele há uns quantos: no Porto, Fernando e Meireles; no Sporting, Carriço, Moutinho, Izmailov e Liedson; no Benfica, Amorim, Ramires, Aimar, Saviola e Cardozo.

O Hulk tem um potencial fantástico mas tarda em aprender que o futebol é, antes das fintas e das correrias desenfreadas, um jogo colectivo, de inteligência e de procura pela melhor solução a cada momento. E isso o Hulk não tem. E parece-me que nunca terá.

Anonimo para o provedor corrupto identificado mas não sei bem onde disse...

" quando começar por me explicar o que é que fazia o adjunto do slb no banco da equipa que recebeu o fcp nessa fatídica tarde."

essa tarde só foi fatídica porque o campeão foi o Porto o que diz tudo sobre o caso. Agradecia o ficheiro pdf sobre o caso mas receio que o ficheiro esteja corrompido.

Pedro Villa disse...

Bem falo quanto a mim, não entro nessas coisas do melhor nem do pior, cada cabeça tem o seu preferido, digo apenas que é um óptimo jogador...

Na minha óptca o hulk é dos melhores do campeonato. Por exemplo já provou mais que o Ramires e que o Saviola em Portugal. Isto pra citar só os do BENFICA que o Ricardo enunciou...

O Izmailov é um jogador com muitas lesões, pode ser bom, mas não o queria no SLB e mesmo em condições, gosto + do hulk...

Mas a maior parte são joadores de posições e características diferentes...

Pedro Villa disse...

...Já agora, ainda a temática do autocarro, não vi o SLB com um caudal ofensivo tão grande assim como podem fazer supor os últimos comentários... Vi sim, 10, 15min finais avassaladores, mas pelo facto de não terem mais regularidade ao londo da partida, não me satisfez ver o SLB jogar, independentemente do empate...

É óbvio que não poderíamos ter o mesmo caudal (avassalador) dos 10min finais, mas pderíamos em vez de concentrar 80 ou 90% das oportunidades de golo nos últimos minutos, ter tido mais oportunidades nos outros 75-80min.

Se o WELDON tivesse jogado mais tempo, acho que poderia ter acontecido. Mas é só 1 "se", porque o CARDOZO independentemente de ter desculpa da viagem, não deveria ter jogado nem metade da partida. Viu-se muito tempo antes da falha do "penalty", que não seria o dia dele...

Mas agora também é fácil falar...

Pra próxima será melhor.

Anónimo disse...

Não, esses lamentos não chegam aos ouvidos de quem tem vôos particulares e bla-bla-blá na banca de emprego é na banca suja , os covardes corruptos é máfiosos são assim em cedofeita...

Saloio disse...

“O Hulk, o melhor jogador do campeonato? Melhor do que ele há uns quantos: no Porto, Fernando e Meireles; no Sporting, Carriço, Moutinho, Izmailov e Liedson; no Benfica, Amorim, Ramires, Aimar, Saviola e Cardozo”.

Vales mais do que isso Ricardo, não te menosprezes aos nossos olhos. Sem demagogia o debate fica mais apelativo.

Gualter Lemos disse...

Breves considerações sobre o jogo de amanhã:


– Continua a saga das convocatórias esquisitas. César SIM vs. Miguel NÃO. Alguém sabe porquê?
– Qual o plano B caso o zero a zero persista por mais de 45 minutos?
– Se o Rúben Amorim quebrar qual a alternativa para a lateral direita?
– Onde vai jogar desta vez o David Luiz?
– Por mais quanto tempo vamos levar com a titularidade do Quim?
– Vamos ter mais dez minutos de Weldon e noventa de Cardozo?
– E quanto ao Fábio Coentrão? Depois de uma afirmação categórica que papel lhe vai ser distribuído desta vez?

André Leal disse...

Também discordo ligeiramente da tua opinião, Ricardo

Para mim o Hulk é o melhor do Porto a seguir ao Grunho. Meireles e Fernando são sobretudo mais regulares mas com muito menor capacidade de desequilíbrio.

Do Sporting são melhores o Liedson e o Moutinho.

Já do nosso glorioso são mais que muitos. A saber: Luisão, Ramires, Javi Garcia, Cardozo, Aimar e Saviola. Dou de barato o Sidnei, o David Luiz e o Maxi, porém, não os trocava por ele. O Ruben Amorim é que não posso concordar. É um jogador completo, mas falta-lhe a capacidade de explosão do esverdeado.

Pedro disse...

Acho exagerado dizer q o Meireles é um dos melhores do fcp...ou então não e a real qualidade dos gajos está nivelada por baixo... Melhor q o Hulk é o Cebola. Muito mais completo como jogador de futebol, é rápido, forte e bom tecnicamente como o esverdeado mas muito mais inteligente, muito mais jogador de bola.

Gualter, não sei quais serão as opções de Jesus mas em relação a Quim acredito q iremos tê-lo a titular bastantes jogos. Cardozo poderá ir para o banco para descansar o q fazia sentido tal como a titularidade de Coentrão.

Pedro Villa disse...

Percebo que algumas pessoas não gostem de mts dos jogadores dos Queques ou dos Corruptos, que mais não seja pelas camisolas que são horriveis e asquerosas... O que não percebo, e vão certamente desculpar-me a honestidade, é como 4 ou 5 jogos depois (sendo que apenas 1 foi oficial) podem dizer que certos jogadores do SLB são os melhores da Liga...

Jogadores como o RAMIRES, JAVI GARCIA, SAVIOLA, isto já para não falar noutros e apenas nas contratações sonantes, podem ter feito uma grande pré-época, mas a verdade é que em termos oficiais, no SLB pelo menos, não provaram nada...

Também é verdade que alguns desses jogadores têm um passado que reflecte alguma da sua qualidade. Se me disserem que por isso e pela pré-época realizada parecem ter potencial, tudo bem... Mas agora é que começou a sério, o futuro dirá se são mesmo bons no BENFICA e na respectiva liga...

Além do mais, não nos podemos esquecer que nas pré-épocas a forma física tem muita importância, um jogador que não páre completamente nas férias pode chegar com um nível muito superior a outros e parecer um GRANDE jogador. Começa a época a sério, todos ficam equilibrados fisicamente e muitas vezes as coisas invertem-se... O que parecia bom, já não parece assim tanto e algumas vezes o que parecia estar mal, sobe exponencialmente o seu rendimento...

Os "hulks" apesar de tudo o que se possa dizer já mostraram o seu futebol na última época... Na minha óptica até muito superior a 1 ou outro jogador do SLB do qual se dizem maravilhas, mas tem mais "arestas pra limar", já vai para a 3ª época de BENFICA e bem expremidas as exibições não fez meia decente... Mas se calhar vou concluir por aqui porque posso estar a ser polémico... ;)

Pedro Villa disse...

Parece-me que algumas pessoas aqui só apreciam o jogador tecnicista, ou o goleador, quando na realidade, cada posição no campo terá as suas exigências. Por outro lado, um jogador bom ou importante em determinada equipa não tem de ser forçosamente aquele que marca mais de 20 golos, faz mais de 15 assistências ou que dribla 5 na "cabine telefónica"...

Pessoalmente concordo com o André, o MASCARRADO Merdeles é um dos jogadores mais importantes do FC PORCO e na sua posição eventualemente foi o melhor da Liga 2008/09. É dos jogadores que destrói e recupera mais jogo e para a posição que ocupa, marca muitos golos, tem 1 bom pontapé e sentido de oportunidade a aparecer próximo da baliza...

(ai, o que fui dizer...)

As vezes dá-me é a sensação que algumas pessoas só vêem os jogos do BENFICA e depois têm dificuldade em falar de outros clubes...

Pedro disse...

Pedro concordo qd dizes q Javi garcia e Ramires ainda não mostraram nada. Podem ter potencial mas, verdade seja dita, têm q mostrar em campo.

A questão é q eu não vi nada do Hulk para estar muitos patamares acima destes dois e, pegando no exemplo q citas, ainda não vi nada do Hulk q me faça dizer q é melhor q o Di Maria. É mais explosivo? Certo. Mas Di Maria tem mais toque de bola no mindinho q o Hulk no corpo todo. A única coisa q o Hulk mostrou até agora é uma enorme bajulação pela imprensa...parece q temos o a repetição da novela do Bluff.

Não se trata dos jogadores do clube corrupto serem todos maus. Lucho era um fantástico jogador, Cebola é bom, Lisandro era bom. Mas jogadores como Meireles e Bruno Alves só são "bons" pq os árbitros permitem. O Meireles é um caceteiro de primeira q passa sempre impune aos olhos dos árbitros. Assim é fácil ser importante e decisivo no meio campo corrupto. Destruir qd se tem luz verde para bater em tudo o q mexe é facílimo.

Pedro Villa disse...

Pedro, percebo o que dizes relativamente à porrada do MERDELES e da BESTA Alves, mas esses mesmos jogadores jogam internacionalmente, quer pelo FC PORCO, quer pela selecção, e também não são assim tão castigados... Das duas uma, são inteligentes e não dão tanta porrada nesses jogos, ou em alternativa, digamos, não têm o mesmo fulgor (leia-se agressividade); o que também pode revelar inteligência, visto que saber lidar com o árbitro tb é importante...

Quanto ao HULK, também compreendo qdo falas em bajulação por parte da imprensa, se calhar empolaram as suas qualidades, ok. Mas também temos de pensar que se não forem questões como esta, então o FC PORCO não tem expressividade a nível de imprensa!...

Por outro lado, sabes... até prefiro que assim seja, enquanto falam deles, não tentam vender jornais a dizer mal do BENFICA... Além disso, quanto mais "Endeusarem" o Hulk, maior poderá ser a decepção. Considero que até teve 1 bom início na últ. jornada... ;)

Finalmente, DI MARIA vs Hulk... Aí é que discordo... Penso que ambos têm arestas a limar (mas o hulk é mto mais jogador).

A MELHORAR:

DI MARIA: concentração; regularidade exibicional; egoísmo; entrega (parece-me que melhorou neste últ. capitulo, a avaliar pela pré-época)

Hulk: contenção verbal e egoísmo (se bem que dado o tipo de futebol e físico do jogador é desta forma que ele sabe desequilibrar melhor), portanto esta caracteristica nele não se revela um defeito tão grande como no caso do DI MARIA;

Por outro lado:
DI MARIA vai para a 3ª época na nossa Liga, Hulk 2ª;

DI MARIA nunca se impôs em termos de titularidade, Hulk fê-lo;

Finalmente e com menos uma época, Hulk já leva mais golos e lances decisivos (não estou certo, mas desconfio), dos quais me recordo de alguns. 1 contra os QUEQUES, outro com o Estrela da Amadora, no ano transacto, por exemplo... DI MARIA, por favor não me falem no lance do golo do Olhanense que era da 2ª Div e esse jogo foi diferente para o jogador...

Parece-me que sobrevalorizam em demasia a técnica que concordo ser o ponto a favor do DI MARIA, mas que por si só não torna um jogador influente, decisivo, maduro... Hulk, neste momento é mais jogador...

Pedro Veloso disse...

Pedro, o Meireles até pode dar porrada...mas jogou muito mesmo na época passada, pagando até a irregularidade do Lucho (jogador mais brilhante, sem dúvida). Foi para mim o melhor jogador do campeonato

Ben Az disse...

Boas

Caros benfiquistas, podem ver uma previsão do Benfica x Poltava de hoje em:

http://discutir-futebol.blogspot.com/

Abraços

André Leal disse...

Está bem, Pedro Fernandes, o Javi Garcia e o Ramires ainda não mostraram nada no Benfica, mas têm passado e, pelo que tenho visto e sabido, têm demonstrado ser excelentes jogadores, especialmente o brasileiro. Sobre o Javi Garcia é que pode estar a ter uma análise um pouco mais precipitada, mas quando vejo um jogador sozinho a segurar o meio campo fico logo muito bem impressionado, ainda que no jogo contra o Marítimo não tenha sido tão preponderante do que na pré-época. O meu pai está sempre a dizer e acabo por concordar com ele que já não vê um jogador a segurar sozinho o meio campo do Benfica desde o... Paulo Bento. Pode ser que o Javi agora o consiga.

Quanto ao Meireles, que é um jogador que sempre apreciei, quero ver como lhe corre a época sem o Lucho a seu lado, porém, considero-o um excelente jogador e extremamente regular, tal como o Fernando.

Quanto ao Di Maria, também não o trocava pelo esverdeado, mas apenas porque acredito muito na sua capacidade de evolução. Apesar de achar que o Hulk também a tem, acho que o Di Maria tem mais, porém, actualmente, o Hulk é capaz de ser melhor jogador.

O Grunho Alves é, de facto um excelente defesa, que usa atributos extra-futebol na Liga, mas já não o faz na Champions nem na selecção... Porque será?
Quando joga por Portugal impressiona-me a sua capacidade de elevação e só entendo que seja por maldade que usa permanentemente as costas dos adversários como escadote na Liga Sagres, pois não precisava de o fazer para chegar às bolas. Acho que se ele se lesionasse gravemente ou saísse dos corruptos íamos vê-los a lutar pela Liga Europa (isto sem ajudas descaradíssimas dos árbitros, claro está).

Pedro Villa disse...

Em suma, André... Acho que desta vez estamos em total sintonia.

Em relação à BESTA Alves e MASCARRADO Merdeles também me surpreende essa mudança comportamental consoante o contexto, mas isso, parece-me inteligência dos jogadores, como referi anteriormente.

Quanto ao resto, cito apenas duas frases tuas se me permites, para ajudar a esclarecer/complementar a minha ideia...

«Sobre o Javi Garcia é que pode estar a ter uma análise um pouco mais precipitada, mas quando vejo um jogador sozinho a segurar o meio campo fico logo muito bem impressionado, ainda que no jogo contra o Marítimo não tenha sido tão preponderante do que na pré-época»

Reafirmo mais uma vez, em contexto de pré-época, com Marítimo já não me pareceu tão bem e agora vamos ver para o futuro. É muito cedo para conjecturar... Espero vivamente que seja como todos queremos...


Quanto ao Di Maria, também não o trocava pelo esverdeado, mas apenas porque acredito muito na sua capacidade de evolução.

Bem, isso já é outra discussao. Não disse que o trocava ou não, disse apenas que até ao momento, o esverdeado tem se revelado mais jogador. Potencial? O DI MARIA tem, sem dúvida, mas enquanto não se mostrar pralém do potencial, para mim será sempre e apenas a TI MARIA...

Mas sinceramente, acho que o trocava, prefiro um jogador praticamente feito, a uma promessa adiada... Contudo, isto é uma mera opinião e confesso, alguns anticorpos que que criei relativamente às exibições menos conseguidas desse jogador. O quanto adoraria enganar-me!!! A minha esperança é que futurologia não é o meu forte :P

...E ainda acrescentaria que, se o DI MARIA fosse tuga, já estaria a rodar num outro clube qualquer, à imagem do que aconteceu ao COENTRÃO... Enfim, daria nova discussão...

Pedro disse...

Pois...a questão dessa mudança de "postura" de Meireles e Alves lá fora quando comparado com o q fazem cá dentro deve-se analisar as exibições deles com árbitros internacionais...e não são grande espiga...

Pedro Villa disse...

Oh, Pedro... A nível de selecção confesso que não consigo ter grande memória, pois os jogos são muito espaçados e com a campanha que temos estado a fazer, é também natural que o desempenho deles seja pior que no FC PORCO...

Agora a nivel internacional pelo FC PORCO, não me parece assim tão mau, pois 2 jogadores tão influentes naquela equipa, se não jogassem muito, acho que se notava nos resultados...

Rui Pinho disse...

Quer-me parecer que se está a dar atenção em demasia a quem não a merece...

Grunhos? Não, obrigado! Já chega ter que lá passar quase todos os dias e aquela merda nunca mais cair.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

Vasco disse...

É só treinadores de bancada loll
Hoje quinje a jero!

Blog do Tavares disse...

Esse é chamado aqui no Brasil de futebol-moderno. Eu o chamo de anti-futebol.

Existem táticas defensivas que são muito boas de se ver, principalmente aquelas que têm uma saída forte no contra-ataque e geralmente levam bastante perigo para o time que cai na presa.

Mas tem times que fazem justamente isso que comentastes: apenas se defendem, não praticam futebol, praticam sei-lá-o-que.

Mas deixa estar que os times mais organizados e que saibam usar as alas com qualidade, vão conseguir vantagem em relação aos autocarros.

Abraços!