blog

domingo, agosto 09, 2009

Pleno

Ao vencer o AC Milan no Estádio da Luz, o Sport Lisboa e Benfica faz o pleno de troféus conquistados na pré época, levando para o nosso museu o primeiro exemplar da Eusébio Cup.

E a noite até nem começou muito bem para mim ao perceber qual o onze que Jesus escolheu para o jogo. Era sabido que este onze será, na sua maioria, o onze titular para atacar o início de campeonato e ao ver Quim na baliza e David Luiz na esquerda fiquei um pouco aziado. Mas o árbitro deu início à partida e isso ficou para trás. Mais uma soberba exibição do Benfica nestes primeiros 45 minutos e desta vez contra um adversário forte que tem uma cultura táctica muito boa. O Benfica esteve sempre senhor do jogo, sempre pressionante e sempre à procura do golo. Jogadas ao primeiro toque, tabelinhas, iniciativas individuais, pressing sobre o adversários, apoios, coesão defensiva. Excelente. Simplesmente excelente. Se mantivermos esta qualidade muito dificilmente não seremos campeões. O golo não quis aparecer nos primeiros 45 minutos mas estava próximo.

Na segunda parte Jesus mexe na equipa e Carlos Martins e Shaffer entram muito bem no jogo e num fantástico cruzamento do argentino, Cardozo volta a facturar e a dar a justa vantagem ao Benfica. Mais mexidas na equipa provocaram uma menor qualidade na posse e controlo da bola mas mantiveram a vontade e atitude. Keirisson voltou a ter minutos mas infelizmente a bola deixou de aparecer lá na frente com tanta qualidade como na primeira parte o que impediu o brasileiro de dar nas vistas. Quem voltou a mostrar muito empenho foi Weldon.

Quando já se esperava o apito final para se fazer a festa eis que Pato resolve aparecer em jogo, partir os rins à defesa do Benfica e obrigar Sidnei a fazer auto-golo. E novamente a Eusébio Cup decidiu-se nos penaltys. E que dor de cabeça com 3 benfiquistas a não acertarem sequer na baliza. Felizmente os italianos também não estavam concentrados na marcação dos penaltys e ofereceram 3 defesas a Quim que ainda teve oportunidade para brilhar na defesa de um quarto penalty. E, desse modo, fez-se justiça. A taça ficou em casa desta vez com todo o mérito.

Acaba a pré época com uma sequência interessante de vitórias mas, mais que isso, uma consistente evolução na qualidade de jogo evidenciada pela equipa. Este ano os benfiquistas têm motivos para sorrir na antevisão do campeonato. Agora vai começar o futebol a sério e é agora que vai interessar ganhar.

41 comentários:

Starblade disse...

"Felizmente os italianos também não estavam concentrados na marcação dos penaltys e ofereceram 3 defesas a Quim "

Mas se fosse o Moretto já os penalties tinham sido bem defendidos...

Ai Pedro, Pedro...

Miguel Nunes disse...

muahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

Eu quero o Quique! O Problema do Benfica n era ter um treinador burro, com um sistema tactico ridiculo e sem qq dinamica! O Problema do Benfica é de fundo (Como diz o Jaime Pacheco dos clubes q enterra).

O problema é do Vieira! O Benfica n jogava um peido e a culpa era do Vieira! Trocar de treinador n faz sentido!

Nao quero o Jesus! N quero jogar com trinco! N quero jogar com o Aimar de frente para o jogo! MUAHHHHHHHHHHHHHHHH

John Billy #37 disse...

Um bom jogo frente a um grande adversário.

Positivo:
O futebol ofensivo apresentado pelo Benfica, as exibições do Aimar e do Javi. Pena o auto golo porque o Sidnei estava a efectuar uma exibição muito boa.
Boas entradas do Shaffer e do Weldon. Destaca-se também um estádio cheio num jogo amigável.

Negativo:
Comentários da Sic completamente absurdos. As vezes fico com a sensação que o Benfica é uma equipa estrangeira.
Exibição do Patric. Está muito nervoso, se não acalmar vai passar uma época em branco.
Reacção do Quim. Espero que seja severamente castigado.

Dúvidas:
Será que o Benfica conseguirá manter esse ritmo durante uma época inteira?

Certezas:
Vamos ganhar ao Marítimo (e sem sofrimento) e vamos passar a Liga Europa.

FORÇA BENFICA!

Pedro disse...

Starblade, se fosse o Moretto a defender os mesmos penaltys teria o mesmo relevo q Quim. Quim esteve muito bem mas só um dos penaltys foi dificil de defender. Os outros, por exemplo o do Ronaldinho, bastou atirar-se para o lado q a bola foi rematada devagar e para o centro.

RDS disse...

Os anos passam e a massa adepta continua a cometer de avaliação desmedida, e a deixa-se levar pela CS que quer vender notícias e sonhos...

No jogo de ontem foi visível uma equipa dominadora na 1ª meia hora, claramente sustentada por um esforço físico tremendo, emprestando ao 4-4-2 em losango um garra e uma pressão inusitadas para este princípio de época. No ultimo quarto de hora o Milan equilibrou e até teve 2 oportunidades flagrantes no final, devida aos equívocos da defesa encarnada…

Na 2ªparte, o trocou-se o interior direito e o lateral esquerdo, e a equipa voltou a arrancar para mais 15 minutos de bom nível, que culminaram num golo do seu melhor jogador (Cardozo tem de facto muita qualidade!) e depois… pufff!!! 5 substituições aos 5 miutos e aos 70 minutos chegamos a um dado curiosíssimo – o benfica tinha feito 7 trocas e o Milan apenas 1 - a entrada do apático Ronaldinho. Até aos 75 min o jogo ainda foi equilibrado, mas daí até ao final o Milan, que jogou sempre sempre sempre a passo, dominou, teve oportunidades, marcou, e podia até ter ganho mesmo no final num lance de Borriello. O Milan tem menos tempo de preparação, não ganhou um jogo nesta pré-época, não pode utilizar Seedorf, Inzaghi, Gatusso, Oddo, Kaladze, Ambrosini e Flamini, para além de Huntellar… tem uma média de idades muito superior, fez apenas 3 substituições e jogou perante 62mil adeptos e um árbitro português que deixou fazer faltas atrás de faltas e cortar todos os contra-ataques com faltas grosseiras – num jogo a sério, Garcia e Luiz não teriam estado 30 minutos em campo!

Mas há mais – alguém acredita que JJesus vai algum dia conseguir que Aimar e Di Maria consigam jogar 90 minutos ao ritmo que hoje jogaram os primeiros 30? E quem os substituirá? Mostrou Saviola mais futebol que Suazo? Di Maria que Reyes? Ramires que Katsouranis? Tenho muitas dúvidas… …

Para já esta ‘táctica’ de JJ estar a preparar equipas para 60minutos, ganhando tudo quanto é torneios é bonita para a imprensa, mas a partir de dia 15 só podem haver 3 substituições e as faltas poderão passar a ser sancionadas com cartões.

E os adversários vão saber marcar Aimar, que tem feito a pré-época livre… e essencialmente prever os movimentos daquele que é o único jogador encarnado de grande qualidade -Cardozo! O paraguaio ajeita 95% das vezes para o pé esquerdo, e nos cruzamentos foge sempre para as costas… tornando-se previsível. E as faltas a menos de 10 metros descaídas para a direita são de evitar…

E os adeptos embarcam nesta euforia desmedida sem questionar nada nem ninguém. Quem sai prejudicado? O benfica...

Está a equipa melhor que com Quique? Está. Estará assim tão demolidora, que até um director-geral do Porto a 'parabenize'? Mas alguém duvida das intenções desse tal de Antero?

Saudações

RDS

http://sportingseculoxxi.blogspot.com

Anónimo disse...

O gesto do Quim.

Publicamente, procuro defender todo e qualquer futebolista do Benfica, mesmo aqueles que não merecem defesa alguma.
Quim é dos futebolistas que publicamente defendi e defendo com sinceridade e sem grandes reservas.
No sábado, Quim podia, mais uma vez, ter reconquistado (se é que algum dia a perdeu) a simpatia da maioria dos exigentes adeptos benfiquistas. Defendeu 4 (quatro!) grandes penalidades de futebolistas do AC Milan. Podia ter sido o herói idolatrado, aquele que os adeptos conduzem ao altar não para o imolamento mas sim para a consagração. Podia, mas não foi.
Depois de ter defendido a quarta grande penalidade e de ter garantido a conquista da Eusébio Cup, Quim decidiu festejar não com os adeptos, mas contra os adeptos. Mandou-os calar. Mandou-nos calar.
No final do jogo “justificou-se” dizendo que o gesto foi de raiva, pois «Algumas pessoas diziam que tinha acabado a carreira, todos os dias estava dispensado, diziam que estava a perder qualidades.».
Enganou-se no alvo. Primeiro, os adeptos do Benfica não são as “algumas pessoas” que lhe antecipavam o fim da carreira e injustamente lhe apontavam a decadência das qualidades. Se benfiquistas houve que desse modo se manifestaram, foi uma minoria despicienda e sem que se lhes possa atribuir a importância de lhes dedicar tão ofensivo gesto. Depois, e se bem me lembro, esse tipo de sentença surgia repetidamente por parte de uns quantos opinadores de ocasião em canais televisivos como a SIC Notícias ou a patética TVI 24 e em prosas desprezíveis nos jornais do costume escritas pelos habituais palermas de ocasião.
Deste modo, não posso, enquanto adepto, deixar de lembrar o nosso guarda-redes de que o silêncio que, injustamente, pediu aos adeptos devia ser o silêncio que, justamente, ele próprio se devia impor na sua relação com aqueles que, na comunicação social, lhe anteciparam o fim da carreira.
Para finalizar, espero que o nosso Quim possa repetir este gesto dirigindo-se aos adeptos adversários quando, em casa deles, defender tudo, até aqueles penáltis à portuguesa que os Jorge Sousas da vida certamente se encarregarão de assinalar para agradar ao dono. Será bom sinal, será o sinal de que o Quim, além de bom guarda redes que é, estará a ser o porta-voz do grito dos adeptos benfiquistas… e nunca aquele que os mandou calar na celebração de uma vitória.

Pedro F. Ferreira

Unknown disse...

A defesa esteve muito mal na primeira parte.. Passamos grandes aflições desnecessariamente.
E continuamos com o mesmo defeito de sempre, sempre que um adversário consegue centrar para a nossa área do último quarto de campo, o pânico instala-se na nossa defesa! Centrais e GR andam sempre aos papeis sempre que isso acontece.

Saviola esteve ontem um bocado trapalhão e mau no domínio de bola. Se calhar estava nervoso, não sei.

Di Maria, voltou ao antigamente, egoísta.

Amorim vai aguentar a lateral até o Maxi voltar, até porque no campeonato caseiro não há grandes desequilibradores na extrema esquerda dos onzes.

Shaffer fez mais um centro teleguiado, nem o Drulovic fazia melhor!
Espero que seja titular e que o David Luiz substitua o Sidnei no centro da defesa.

E por fim:

Se fizermos contra o Marítimo os mesmos dez minutos iniciais de pressão e intensidade que fizemos ontem contra o Milan, marcamos um de certeza. Pois no Marítimo não há Nesta's.

Anónimo disse...

Li há pouco num site brasileiro uma crónica sobre o jogo de ontem. Não pude deixar de soltar uma gargalhada macabra quando li que antes do jogo foi guardado um minuto de silêncio em homenagem à mulher de Eusébio, “falecida” ontem. Estes brasileiros quando não sabem inventam!!!

Miguel Nunes disse...

esforço tremendo? LOLOLOL

os jogadores do Benfica estao a correr bem menos do q em qq jogo da época passada. É um dado certo! Fruto de um melhor posicionamento.

Q mania de pensar q por estarem a jogar mais À frente correm mais, qd isso n acontece,de todo.

Ja hj num qq jornal, numa qq opiniao miseravel, li q o Benfica seria como o Rochemback, qd chegou ao sporting. Era mt bom, mas estoirou.

Essa vai ser a banha da cobra que vao tentar vender... enfim.

sp da p me rir um bocado (ou chorar)


Para os q choram c as afliçoes da defesa, aposto aqui, com quem quiser q o Benfica vai sofrer, de certeza absoluta, mt menos golos q nos anos anteriores (e n sou o professor Bambo). Mas, basta perceber a organizaçao defensiva (colectiva) para se perceber isso.

Miguel Nunes disse...

ahhhhhhhhhh ja percebi a azelhice do comentario anterior, q eu tava a comentar... é azia. Enfim.

PS- Cardozo unico jogador de qualidade LOLLLLLLLLLLLLLL

o ridiculo a q esta gente se sujeita

Pedro disse...

Tal como respondi na Tertúlia, se fosse um adepto sportinguista (cruz credo) como o RDS tb estaria muito preocupado com as exibições do Glorioso...

José Marinho disse...

O tempo e a astúcia do treinador confirmaram as minhas íntimas previsões sobre o nosso guarda-redes residente da nossa equipa: Quim. Talvez o mais injustiçado jogador do Benfica nos últimos vinte anos. O tamanho da injustiça já é dificil de medir, porque são muitos anos de desconfianças, de assobios e de maldicência. Todos sabem o que penso de Quim. É o melhor guarda-redes português e é, de caras, o melhor guarda-redes do Benfica. É certo que não beija o símbolo do Benfica na camisola, não cuida da imagem - e como isso é decisivo no Benfica - não tem amigos na comunicação social e á uma espécie de patinho feio de sócios e adeptos do Benfica. E no entanto, os treinadores passam e o Quim mantém-se na baliza. Se calhar paga aos treinadores, ou então a escolha persistente de Quim é prova de estranha teimosia ou irremediável incompetência. Pois eu digo, GRANDE QUIM. É o meu guarda-redes e o silêncio que ele exigiu aos sócios e adeptos, eu entendo-o. Eu sei que os sócios usam de uma falsa protecção moral para se darem ao luxo de xingar, insultar e desmerecer os jogadores, porque sentem uma ilusória sensação de propriedade sobre a equipa e sobre o clube. Pois se são eles que pagam as quotas, pagam-lhes os ordenados. Este é o pensamento dominante. É pena que este pensamento não predomine quando o Benfica contrata por mais de dois milhões de euros um lateral inexperiente - vamos dizer assim - como Patric. Sobre isto ninguém pia, porque parece que se acaba subitamente o sentimento de propriedade sobre o seu dinheiro e o modo como ele é aplicado pelos dirigentes. Mas quando o Quim tem um gesto de revolta, humano e compreensível, logo salta, de novo, esse corporativismo financeiro, que aponta aos jogadores a existência de uma falsa e pouco credível mania de propriedade sobre os salários dos futebolistas. Eu, como benfiquista, não quero saber se o Quim mandou silenciar os adeptos, eu quero saber é se ele vai conseguir silenciar os adversários. Até porque, conhecendo pessoalmente o Quim, eu sei que ele sempre respeitou muito mais os sócios do Benfica do que o contrário. E não estou a falar de uma minoria, estou a falar de um estádio que assobiava o seu nome, quando ouvia a constituição da equipa pela instalação sonora. Grande guarda-redes, grande profissional e um homem íntegro e verdadeiro. Tão verdadeiro que a sua reacção não foi uma afronta aos sócios. Foi a demonstração de um estado de alma. Mas as pessoas tendem sempre a distrair-se com o acessório em vez de se concentar no essencial. O acessório, neste caso, é a reacção de Quim, o essencial é o apoio que o jogador já fez por merecer dos sócios e nunca o teve de forma maioritária e indiscutível.
Agora não se queixem, apoiem. Porque ele será o nosso guarda-redes no campeonato.

Unknown disse...

Caro José Marinho, quando levarmos de novo 5 na Europa, quando ele ficar colado à linha de baliza com as bolas a passarem a frente dele, quero ver se ele também vai mandar calar os adeptos.

Unknown disse...

PS: Já percebi porque é que o José Marinho defende tanto o Quim, "conhece-o pessoalmente".

Anónimo disse...

CONCORDO TOTALMENTE COM O JOSÉ MARINHO !!!

e sim, eu escrevi com "caps lock" porque fiquei extremamente contente e revi.me totalmente no gesto do Quim ontem! ... tal como me veria num gesto qualquer que o cardozo pudesse fazer a epoca passada, ou o katsouranis aos adeptos do "só veêm aquilo que lhes apetece"...

o Quim é de LONGE o melhor guarda.redes do Benfica! a vossa insistência no Moreira só porque é da "casa" deixa.me no minimo curioso ! ... claro que o Quim tem as suas falhas, mas desafio-vos a fazer a contabilidade de pontos que ele deu, e os que "fez perder"...

Adorei ver o Quim fazer aquele gesto, pq para alem de ser o nosso melhor guarda.redes ... nunca vi no SLB um jogador a ser tão mal-amado como o Quim...

Se o Cardozo não marcar mais de 10 golos este ano ... tb vão dizer que ele é mediocre ?! mesmo dpois das provas ja dadas, que é o nosso melhor Ponta de lança dos ultimos 15 anos (para não dizer mais) ?!

Força Quim, Força S.L.Benfica... Sempre contra os adeptos do Kit.Assobio !

- Nunivs -

João Bizarro disse...

José Marinho, se há coisa em que discordamos essa é o GR.

Par amim o Quim era o pior dos 3 (Moreira, Moretto, Quim).

Por mim o Quim nunca tinha vindo para o Benfica.
Veio numa altura que o Moreira se estava a afirmar e porque perdemos o Labreca (também escusado, diga-se)!
Veio. É dos nossos. Nunca o assobiei apesar de achar que o Moreira foi injustiçado quando ele ganhou o lugar.
Se o Benfica queria um GR na altura teria de ser um Preud'Homme. Como agora! Quins e Julios Cesares mais vale ficarem em casa!

Foi vergonhoso o gesto do Quim para os adeptos.
Quem manda os jogadores fazer a vénia aos adeptos também deve ter a decência de meter este menino na ordem!

REPITO (e não é de hoje, é de SEMPRE): Para mim o Quim NUNCA tinha vindo para o Benfica!

Kitnoce disse...

Enke, é quando tu quiseres !!!

Quanto ao adepto dos queques, é deixar falar...mesmo que sejam so 30 minutos de bom jogo, sempre são mais 29 que o que o SCP consegue produzir !!!!! Embrulha osga !!!!

E o Cassio, jà assinou pelos morcões ??

Pedro Villa disse...

Depois de ver este jogo acho que se podem tirar 3 ilações principais:

1) Embora ainda em período de pré-temporada, o BENFICA parece sem dúvida jogar mto melhor que em anos anteriores.

2) O João Ferreira continua a ser a mesma nódoa, pelos menos a apitar o SLB. (Se mete-se o apito num determinado sitio em vez de o levar tanto à boca...)

3) Os comentadores da SIC, continuam a não conhecer o significado da palavra "Imparcialidade"... O Guto Marques já é um clássico mau comentador, faltou a aberração do Nuno Luz para compor a mutação genética total, trissomia 21, encaixa perfeitamente nestes 2 casos...

Quanto ao jogo em si, acho que BENFICA teve uns 20min iniciais fabulosos que tiveram alguma continuidade no início da 2ª parte. No geral a exibição foi boa, confirmando a veia goleadora de Cardozo e o bom momento de AIMAR e JAVI GARCIA. Desta vez DI MARIA esteve mais trapalhão... Mas a maior surpresa para mim foi a grande exibição de LUISÃO!

As diversas alterações acabaram por não dar 0continuidade à exibição sbt inicial. Mais uma vez PATRIC revelou dificuldades, mas como li algures:

«A polivalência de Peixoto e tempo para Patric»

espero que sejam mais tolerantes do que são/foram com o QUIM

Pedro Villa disse...

Quanto ao gesto do QUIM, acho que a "carapuça" só serve a quem assobiou... Parece-me dos jogadores mais injustiçados no SLB e digo isto mesmo sem considerar que seja um GR extraordinário, que não é, mas também não é "franganeiro" tipo MORETTO, RICARDO (Betis), RUI PATRÍCIO... Também não tem imagem, e às vezes dá a sensação que para uns, isso é o mais importante... Do meu ponto de vista o QUIM sendo humano, é dos que justifica mais o gesto... Foi politicamente correcto? Não, não é! É compreensível? Sim, bastante!...

Até o pior jogador que me lembro no SLB (Michael Thomas) e tivemos bastantes nos últimos 10 anos, não era tão vaiado...

José Marinho disse...

Meu caro Luis, também conheço pessoalmente o Moreira, assim como muitos dos jogadores do Benfica. Desculpe, mas tem de arranjar uma desculpa melhor. Eu defendo o Quim porque aquilo que os sócios do Benfica lhe têm feito é indefensável. E agora, reagem como se fossem virgens ofendidas, como se nunca o tivessem vaiado, assobiado, insultado e desmerecido. Eu defendo o Quim porque se trata de um profissional completo e honesto. Eu defendo o Quim porque é uma pessoa transparente, podia fazer como outros, cuidar da imagem e enganar os sócios, mas prefere continuar transparente. Eu defendo o Quim, finalmente, porque ele é o o melhor guarda-redes português e o melhor guarda-redes do Benfica. E não sou eu apenas que o digo. Todos os treinadores do Benfica fazem o mesmo. É verdade que o Quim encaixou cinco na Grécia, mas o Moreira levou quatro em Belém. O melhor guarda-redes da história do Benfica, o Bento, também deixou entrar cinco na antiga União Soviética, pela selecção nacional. E nunca deixou de ser o melhor guarda-redes português que até hoje vi defender.
Eu defendo e defenderei sempre o Quim. Não há volta a dar. E sobre o gesto dele, repito que muito maior indignidade tem sido a dos sócios do Benfica que desconfiam dele, que não o apoiam e que pretendem impor a sua fraca força na altura das escolhas do treinador. O problema é que os treinadores escolhem sempre os mesmo. E é o Quim que leva por tabela.

Pedro disse...

Não vou discutir mais o Quim. As suas falhas q nos custam pontos atrás de pontos falam por si.

Nunca o assobiei nem assobiarei mas Jesus, como qqr outro treinador, será julgado no final por esta opção.

Agora isso de Quim ser o mais injustiçado...só pode ser brincadeira. Quim teve toda a protecção do mundo. Os sócios queimaram Moretto por causa dele. A tolerância para com Quim acabou, finalmente, qd ele enterrou a equipa demasiadas vezes seguidas.

João Bizarro disse...

"E não sou eu apenas que o digo. Todos os treinadores do Benfica fazem o mesmo"

O Camacho preferia o Moreira. O Trapattoni começou a apostar no Moreira e tirou-o nesse jogo do Restelo, onde não levamos mais porque o Moreira foi o nosso melhor jogador desse jogo. Koeman preferia o Moreira, mas este lesionou-se. E mesmo o Quique acabou por colocar o Moreira devido às várias fifias do Quim.

Nunca assobiei o Quim mas não gosto dele enquanto GR. Nunca gostei, não é agora que vou gostar.
Vai continuar a dar barraca, vai continuar a ser o nº1 e vai continuar com os choradinhos.

dezazucr disse...

"Mostrou Saviola mais futebol que Suazo?" - pois, o Saviola é velho :)

Caro Marinho, os benfiquistas como boa parte dos adeptos gostam de queimar jogadores, daí que Quim tenha sempre sido um dos mal amados, daí que qualquer jogador quando é contratado, mesmo antes sequer de vestir a camisola já tenha uma inusitada onda de críticas em cima. O que acontece com Quim já aconteceu com muitos outros. Quim sobreviveu e continua cá. Já defendi Quim em outras alturas. Sinceramente já não tenho tanta confiança nele. No entanto enquanto lá estiver eu o apoiarei. Repare que você também entra na mesma espiral que grande parte dos adeptos, fazendo uma observação maliciosa a respeito de Patric, que realmente não tem mostrado nada, mas é novo, é jogador com toda a escola das selecções do Brasil, sendo que até Leonardo o elogiou. Maxi também quando chegou tinha muita gente a criticá-lo. À segunda época explodiu. O Patric não vinha para ser titular. Vinha como suplente de Maxi e esperava-se que pudesse evoluir com calma e aprender com Maxi, como ele próprio disse quando se soube da sua contratação.
Na mesma onda se embarca quando se critica Yebda, que desconhecido de toda a gente, fez uma época razoável (devido aos altos e baixos) o ano passado e que Jesus tenta colocar a jogar de forma diferente este ano, quase como um terceiro central, algo a que não se tem mostrado tão apto, mas que acredito que irá evoluir.

Nós é que gostamos de enviar jogadores para a fogueira. Saviola antes de "calçar" já era velho, Aimar o ano passado não prestava (ninguém reparou no final de temporada que fez, após livrar-se das lesões que o apoquentaram os últimos 2 anos).

Para os benfiquistas, bom bom é o Nuno Gomes, esse portador da 'mística', qual central adversário. De resto é tudo para queimar.

Falando dos jogos feitos, o Benfica tem que melhorar imenso a forma como defendo e aí concordo com uma opinião do Luis "continuamos com o mesmo defeito de sempre, sempre que um adversário consegue centrar para a nossa área do último quarto de campo, o pânico instala-se na nossa defesa! Centrais e GR andam sempre aos papeis sempre que isso acontece". 1ª Solução: Não deixar centrar. 2º solução: treinar bem estas situações. É que se estivesse lá o Inshagui tavamos bem lixados.

Quanto ao Quim, também o Moretto defendia penáltis mas não era essa característica que preferia nele. Já agora, o Ricardo sempre foi um especialista em penáltis, isso faz dele melhor guarda-redes que Quim?

José Marinho disse...

Meu caro Dezazucr, eu não entro em onda nenhuma, apenas comento em função do que vejo. Patric é um grosseiro erro de casting. E custou caro. Não tem nada a ver com o tempo que os jogadores devem ter de adaptação. O Maxi,como diz. Tive algumas discussões internas, na Sporttv, com outros colegas, porque sempre defendi o Maxi. Mas do mesmo modo que sempre vi qualidade no Maxi, não vejo no Patric. Isto não é entrar na onda, é seguir a minha intuição e os meus limitados conhecimentos de futebol.
Ainda sobre o Quim, meus caros Pedro e João. Mantenho o que disse, aliás o dificil seria não manter. O Quim é o melhor guarda-redes do Benfica e nunca foi muito tolerado pelos adeptos e sócios do Benfica. O curioso é que a memória selectiva nos leve sempre para as falhas do Quim, parece que nunca nos leva para as grandes exibições que já fez na baliza do Benfica e para os títulos que ajudou a ganhar. E há um pormenor que se esquece quando se diz que alguns treinadores começaram com o Moreira. É verdade, começaram com o Moreira mas acabaram sempre com o Quim. Até o Camacho, que durante a sua primeira passagem pelo Benfica só teve Moreira - o Quim foi contratado quando Camacho saiu - quando esteve pela segunda vez no Benfica se rendeu ao Quim. E a memória selectiva continua quando se continua a falar de um célebre jogo em Braga, quando se omite propositadamente as condições em que o Quim teve de jogar nesse dia, completamente dimunuido ainda mal recuperado de um problema de hérnia inguinal mal resolvido. E quando o Koeman recebe o Moretto, meus caros, convém recordar que o Quim estava há oito jogos consecutivos sem sofrer golos e mesmo a jogar diminuido, por causa da lesão, porque o Moreira estava lesionado e o Rui Nereu era para esquecer. Eu não tenho memória selectiva, eu recordo bem em que condições é que o Quim aceitou jogar para defender a equipa e não se protegendo a si próprio. Porque os sócios que o criticam, o que teriam merecido, nessa altura, era que o Quim se tivesse recusado a jogar, porque não estava em condições. Se fosse outro, mais preocupado com a imagem, era o que teria feito.
Eu não digo que o Quim é o melhor guarda-redes do Mundo, mas é

Unknown disse...

Caro dezazucr, sim a primeira solução será essa, não deixar centrar, mas alguns cruzamentos acontecerão sempre. Por isso espero mesmo que JJ treine bastante essas situações e ensine tanto aos centrais como aos GR's o que devem fazer nessas situações. Porque é mesmo o maior defeito da nossa defesa.

É que jogar de frente para a bola e cortar quando os passes são feitos de frente é muito mais fácil.

Pedro disse...

Marinho, concordo em absoluto q Koeman errou (como o fez tantas outras vezes) ao substituir Quim pelo Moretto da forma como o fez. Quim terá feito a sua melhor sequência de jogos ao serviço do Glorioso e não merecia ser afastado daquela forma.

Mas isso não invalida a fraca qualidade q ele tem. É péssimo, repito, é péssimo na saída dos postes, quer a cruzamentos quer a adversários que lhe apareçam pela frente. Tem um péssimo posicionamento na baliza q leva-o a sofrer uma série de golos "iguais" q eu apelido de "golo á Quim". Como qqr gr do mundo, de vez em qd atina e faz boas exibições mas pouco mais q isso. Trofeus ganhos à conta dele? Não temos nenhum. Temos vários perdidos à sua conta.

Não é um gr q sofra muitos frangos mas tb não é um gr q ganhe títulos. A maioria dos golos q sofre fica sempre a sensação (e muitas vezes a certeza) q podia ter feito mais. E isso, para um clube com as aspirações do Benfica, é mortal.

Moreira, com todas as suas limitações, é superior a Quim. Júlio César chegou agora e terá q mostrar serviço mas duvido q seja pior q Quim.

Agora se Quim for o titular escolhido por Jesus terá todo o meu apoio como qqr um dos jogadores do Glorioso.

Pedro Villa disse...

Já que a onda é discutir os GR, para mim e dado que não conheço o suficiente do JÚLIO CÉSAR, também não o vou crucificar, o melhor é o MOREIRA, porque não compromete assim tanto, não me recordo por exemplo de sofrer um golo como o QUIM sofreu em BRAGA ao repor uma bola e depois levar um chapéu... Acho no entanto que todos são melhores que o MORETTO, que podia ser muito bonito p'ras meninas, mas se fosse só por isso queria o BYNIA na baliza, desde que defendesse!...

O problema, não está em qual é melhor ou pior, acho que todos com estabilidade são capazes de cumprir. Pois o BENFICA deveria ter equipa no nosso campeonato (pelo menos) para que os adversários chegassem a ter mto menos chances pra colocar a bola perto da baliza, do que têm conseguido nos últimos anos (e nisso td a equipa é responsável)... Só acho que assobiarem qdo ouvem o nome (e desculpem a franqueza, se ofendo alguém) não me parece inteligente! Como é óbvio não transmite segurança ao jogador, quem paga são os resultados do SLB e os adeptos benfiquistas que vão obviamente sofrer com isso...

Anónimo disse...

Esta discussão em torno da opção por Quim é completamente estéril. Não há nenhum guarda-redes melhor que ele no plantel. Nem no campeonato. E Jesus pensa o mesmo pelo que temos todos de apoiar o nosso jogador e terminar esta constante discussão e desconfiança que só beneficia os nossos adversários. Júlio César foi contratado a pensar no futuro e porque tem estatuto de comunitário. Dificilmente vai calçar esta época.
O Marinho quando diz que Quim é o melhor guarda redes português da actualidade sabe do que fala. É que está nos títulos todos recentes que o Benfica ganhou. Campeonato, taça de portugal e taça da liga, ah e já agora na taça EUSEBIO também. ;) Com JOAQUIM! Rumo ao 32º!

mlopes

João Bizarro disse...

"É que está nos títulos todos recentes que o Benfica ganhou. Campeonato, taça de portugal e taça da liga"

Qual Taça de Portugal?

Anónimo disse...

Boa tarde


Quim vai começar o campeonato e mal ou bem, merece todo o nosso apoio.
Tenho a sensaçao que assim que Julio Cesar esteja integrado no grupo sera ele o escolhido...a nâo ser que o Quim esteja realmente bem.
Mas Jesus tem gerido bem esta situaçao,sem que se dê muito por isso, o que é um bom sinal.

Daniel

Pedro Veloso disse...

"Trofeus ganhos à conta dele? Não temos nenhum."

Pedro, o seu a seu dono. A Taça da Liga só se deve ao Quim. E é um título que conta, não um torneio amigável.

Acho que se tem falado aqui muito no Quim e Moreira, mas penso que mais tarde ou mais cedo, até por uma ou outra mensagem subliminar do JJ, o Júlio César vai calçar e, se tudo correr bem, pegar de estaca. Porque já hoje é melhor, mais alto (sim, um gredes do Benfica tem que ter mais que 1,85m, a não ser que se chame Casillas!!!) e tem muito mais potencial que os outros. Claro que a maioria dos adeptos do nosso clube - que acham que ele não pode vir para nós por ter sido o gredes mais batido da Liga (como se o Belém tivesse sido campeão e fosse uma rocha defensivamente), que infelizmente só o viram jogar quatro vezes (cinco, com o jogo da Taça da Liga) em duas épocas(contra nós)e com isso formam logo uma opinião, e que acham que por ele custar só 500 mil euros (do Weldon achavam o mesmo) e ter uns frangos no youtube é uma merda - vai insistir em proteger o menino bonito, mas desta vez (depois do Moretto) espero que isso não resulte para queimar mais um guarda-redes.

A fechar, gostava de dizer que estou muito contente: quando o Rui Santos passa um programa a dizer bem do SLB é porque estamos mesmo fortes;) Até elogiou o LFV por "claramente roubar o Jesus ao Porto". Não há muitos jornalistas com tomates para dizer isto. Mas aliás, apesar de ele passar a vida a bater no SLB e eu não poder com ele nem pintado, honra lhe seja feita, é dos poucos que medroso nunca foi face ao FCP e ao papa em particular

João F outo disse...

o moretto sofreu muito mais que o quim e nunca se revotou e mandou calar os adeptos que são quem paga os ordenados principescos aos meninos que nao podem er criticados.

Anónimo disse...

Eu não sei assobiar. O meu pai nunca me ensinou pois sempre disse que o assobio só servia para chamar negativamente a atenção das mulheres ou para enxovalhar pessoas. Acho que tem razão! Mas a atitude do Quim não se justifica, eu pelo menos fiquei revoltado. Havia maneiras mais subtis e produtivas de expressar o seu estado de alma!

E o que os pasteís fizeram ao F.Bastos antes de ele entrar em campo ? Que adeptos de merda, pobres e mal agradecidos! Espero vivamente que desçam de divisão e que sejam goleados pelo Benfica, em casa e fora. Mas que o Bastos faça uma grande época, como demonstrou estar preparado para fazer.

DB

Unknown disse...

Concordo inteiramente com o Pedro, mas, como se vê, este assunto do GR não é de todo consensual - e este é o maior problema. Na baliza devia estar um GR que não gerasse estas dúvidas, um "Aimar" dos postes. Não havendo tal jogador, lá se tem de equilibrar as coisas com o que se tem, infelizmente.

José Marinho disse...

Meu caro Pedro, o Trapattoni começou a ganhar o campeonato no dia em que substituiu o Moreira pelo Quim, depois do desastre do Restelo. E sim, foi o Quim o guarda-redes que nos levou ao título. Portanto, está demonstrado que o Quim é um guarda-redes que ganha títulos ou pelo menos que os ajuda a ganhar. E é o único que temos, pois todos os outros que temos tido nos últimos anos nunca nos ajudaram a ganhar nenhum.
João F Outo, deixe lá a revolta para uma altura mais oportuna. Vai ter, seguramente, mais coisas com que se revoltar assim que o campeonato começar. E não leve muito a sério essa ideia de que os sócios é que pagam os ordenados aos jogadores. Meu caro, quem paga os ordenados aos jogadores é a Sportinveste, a Coca-Cola, a Adidas, a Sagres e por aí fora.

Chama Imensa disse...

Moretto rescinde contrato. O pior, portanto, vai embora.

Agora gostava de saber o que vale o Júlio César mas não me parece que tenha já uma oportunidade.

O César já cá está e agora o Rui já disse que não entra mais ninguém. Esperemos que mais ninguém abandone o clube pois vem aí valorização com o Mundial e possibilidade de ganharmos qualquer coisa e fazer boa figura na Europa.

Pedro disse...

O Quim levou-nos ao título?
Pq? Onde é q ele segurou um resultado?

Se devemos esse título a algum jogador individualmente é a Mantorras com os golos importantissimos q marcou na reta final do campeonato.

Ao Quim? LOL...

José Marinho disse...

Meu caro Pedro, não vou prolongar a discussão, acho que ela arrasta-se por esta caixa de comentários como o Michael Thomas se arrastava pelo campo. Mas não é justo não reconhecer a importância do Quim no Benfica e nos escassos títulos que ganhámos nos últimos anos. Não há nada que eu escreva que o faça mudar de ideias, bem como nada do que o meu caro alegue vai mudar o meu pensamento. O Quim é o melhor guarda-redes do Benfica e o melhor guarda-redes de Portugal. Quanto ao resto, sublinho uma vez mais, estou-me nas tintas para o gesto de Quim, o que eu quero, o que eu desejo é que ele possa fazer um grande campeonato e ajudar-nos a ganhá-lo.

Vasco disse...

José Marinho numa coisa vai ter que concordar comigo.. o Quim é um keeper de matrecos, o homem não safa nenhuma em cruzamentos, já o Bento que o senhor(e toda gente) gosta não era assim. Entre os postes é bom claro, mas quanto mais alto mais alcance tem, era tão bom que fossem buscar o Víctor do grémio, mas tãão bom.

SLBSLBSLB!

Pedro disse...

Concordo amigo José...deixemos o Quim em paz e q este dias q faltam para começar o campeonato passem depressa.

estrangeiro disse...

Em vez de falar mal do Quim ou outro jogador nosso, apostei na Betfair 100 euros Benfica campeão 2009/2010 @1:32