blog

segunda-feira, agosto 10, 2009

Pré época 2009-10

Todos os anos o Benfica é apelidado de campeão da pré época. Todos os anos a euforia e esperança toma conta dos corações benfiquistas que, suportados por contratações sonantes, esperam uma época de conquistas e alegrias.

Este ano volta-se a repetir o fado, o Benfica é claramente o campeão da pré época e os benfiquistas estão super esperançados numa época de sucesso. Mas apesar de se repetir as palavras o sentimento é diferente. Este ano a esperança numa época de sucesso é diferente e tudo devido a uma super pré época como há muito não se via para os lados da Luz. Jorge Jesus quando chegou ao Benfica prometeu que a equipa ía jogar o dobro e que não precisava de tempo e nesta pré época o treinador português já cumpriu o prometido. O Benfica practicou um futebol fantástico conseguindo troféus e exibições muito elogiadas. A esperança benfiquista tem sustentação real: temos reais reforços e temos uma equipa a jogar à bola. A esperança é legítima.

O Benfica reforçou-se cedo e bem. Contratou laterais, contratou guarda redes, contratou médios e avançados. Para todas as posições há elementos novos que acrescentaram mais valia ao plantel. Mas mais importante que isso tudo é a capacidade de Jorge Jesus, em pouco tempo, ter conseguido colocar as peças nos lugares certos a practicarem um futebol vistoso e triunfante. As qualidades individuais de jogadores como Aimar, Saviola, Di Maria, Javi Garcia, Ramires, Amorim, David Luiz, Cardozo estão ao serviço das necessidades do colectivo. Ninguem foge ao trabalho, ninguem se resguarda no estatuto de vedeta, todos trabalham unidos para a equipa. E é essa a mais valia que o Benfica leva da pré época para o início do campeonato.

Jesus continua com dúvidas nas laterais. Acredito que mais jogo menos jogo Shaffer conquistará a titularidade na lateral esquerda e que será o lado direito o mais problemático até o regresso de Maxi. A aquisição que mais gozo me está a dar é Javi Garcia. A qualidade do espanhol está bem patente na forma como conseguiu suprir uma lacuna, imediatamente mal entrou, que se prolongava desde o início dos trabalhos. Não dá nas vistas mas está sempre lá. Claro que Saviola é um luxo e está a calar todos aqueles que diziam que vinha para uma reforma dourada. Ramires mostra qualidade mas precisa de tempo tal como Keirisson e Shaffer. Weldon entrou a todo o gás e será, concerteza, muito importante durante a época tal como o "novo" Coentrão que Jesus parece ter descoberto. O míudo está com uma raça e vontade contagiantes. Quem também teve uma ponta final de pré época muito interessante foi Carlos Martins que, a continuar assim, conquista um lugar importante no plantel sendo uma das principais alternativas ao onze titular. Cardozo está imparável como era previsível e Di Maria mostra-se mais crescido. Os centrais estão coesos e mais experientes existindo ainda a dúvida Luisão. Se não houver mexidas temos 4 centrais de total confiança. A baliza parece estar entregue a Quim com Moreira e Júlio César á espreita. É a posição que mais me preocupa mas Jorge Jesus, a grande estrela da equipa, tem toda a margem de manobra para escolher quem bem entender. Pode ser que faça de Quim aquilo que tem feito com Coentrão e Di Maria, por exemplo. Por outro lado a pré época mostrou claramente que Nuno Gomes e Mantorras terão um espaço muito reduzido na equipa.

Se estou eufórico? Não sei. Estou muito contente, isso estou. Os jogos em Guimarães encheram-me as medidas, a primeira parte contra o Milão foi soberba. Acredito que temos jogadores fantásticos e os jogos têm mostrado que eles estão em forma, entendem-se muito bem e estão com o treinador. Estamos a jogr muito bem e muito forte. As razões para estar contente são óbvias. Não estarei eufórico mas sim conscientemente esperançoso que este ano estamos mesmo muito fortes, estamos mesmo preparados para atacar os títulos dentro do relvado. Mas também sei que existem outros factores (viram o primeiro golo dos corruptos?) que muito influenciam o resultado final.

A pré época deu-me razões para sorrir. A lesão de Maxi Pereira foi o único revés impedindo a dita de ser perfeita. Pode ser que Jesus consiga colmatar a ausência do nosso "Zidane" com o que tem à disposição do plantel. Eu acredito que sim. A pré época foi muito boa, agora que comece o futebol a doer.

FORÇA BENFICA!!

69 comentários:

Unknown disse...

"(viram o primeiro golo dos corruptos?)"

Pedro não podemos apelidar tudo de corrupção e obra do sistema, senão nunca teremos razão. Temos que ser coerentes. Isto porque? Lembras-te do Benfica x Paços da época passada, em que o Cassio não agarra a bola e o Cardozo só teve de encostar? Pois, foi igual a ontem..

Gualter Lemos disse...

Confiança total em Jesus apesar de pontualmente ter ficado surpreendido com uma ou outra opção na definição do plantel e da sua equipa-tipo.

1.ª surpresa:
Quim nunca foi, não é, nem nunca será o melhor guarda-redes português. Nas últimas épocas comprometeu demasiadas vezes, ocasionou a perda de pontos importantes, mais do que isso, sempre transmitiu insegurança aos seus companheiros e por tabela, aos adeptos.
Não acredito na titularidade do Quim ao longo desta época, seria um sobressalto permanente que os sócios não iriam entender. Este é um filme revisitado com um argumento que não agrada às massas e Jesus sabe isso melhor que ninguém, por isso mesmo não acredito que esta seja uma opção para ficar;

2.ª surpresa:
Javi Garcia surpreendeu-me pela positiva. É um grande reforço;

3.ª surpresa:
Confesso que estava à espera que o lugar de Maxi seria entregue ao Miguel Vítor. É um desperdício deixar este jogador no banco (ou na bancada);

4.ª surpresa:
O renascimento de Aimar;

5.ª surpresa:
A unanimidade do apoio dos sócios e da crítica desportiva em torno de Cardozo mesmo quando saltam à vista algumas limitações importantes;

6.ª surpresa:
Nova aposta em Luís Filipe;

7.ª surpresa:
A contratação de Weldon (este é o tipo de reforço "à Porto": bom e barato).

Fabio Monteiro disse...

Olá caros amigos.

Eu sou do Brasil, da Bahia, a terra em que os portugueses descobriram o meu país. Bem, eu sou adepto do EC Vitória, clube que revelou este maravilhoso defesa central DAVID LUIZ. Gosto do Benfica e sempre que posso acesso o site do time para acompanhar as notícias. Fiquei feliz com a conquista da Eusebio Cup.

Conheçam meu blog

http://fabiomonteiro.wordpress.com

vasco disse...

http://forumbenfica.blogspot.com/2009/08/jose-veiga-fraude-fiscal-e-burla.html

o que é isto?

João Bizarro disse...

Bem vindo, Fábio.

E obrigado pelo David Luiz! :)

Pedro Veloso disse...

Pedro, concordo plenamente com o Luís. Não podemos achar que tudo o que corre bem ao Porto é fruto do sistema (sim, eu sei, não é tudo mas quase...) Foi daqueles erros de tão crassos que nem intencionais poderiam ser. O Cássio tem feito excelentes exibições no Paços mas de facto já na Luz (e em Alvalade)deu grandes casas.

Também estou a gostar muito do Javi Garcia, joga simples e bem, só terá que refrear o ímpeto físico porque já se sabe que a imprensa avençada vai carregar na tecla das faltas (apesar de ele fazer bem menos que o Fernando... que, há que dizê-lo, também é um grande jogador)e condicionar os árbitros.

Mas se tivesse que escolher um reforço (descontando o Aimar que é quase como se o fosse) seria o Saviola, acho que não sabe jogar mal e dá uma dimensão extra ao futebol do Benfica; parafraseando o JJ, é daqueles que faz a diferença entre uma boa e uma grande equipa.

Uma palavra especial também para o Carlos Martins: grande progressão em termos de maturidade competitiva, aliás o único problema dele é pensar que é o Zidane, fora isso sempre foi muito bom jogador

Nunca mais chega Domingo...

John Billy #37 disse...

Pedro, não falas do Ramires?
Ainda é um corpo estranho neste Benfica, mas não engana ninguém: É mesmo craque e se tiver bem fisicamente vai dar outra dimensão ao meio campo do Benfica. Já há muitos anos que não temos um jogador com essas características.

Até agora a pré época tem sido quase perfeita. Acho que estão reunidas as condições para vencermos o primeiro jogo do campeonato, coisa que quase nunca tem acontecido.

Anónimo disse...

A rever:

gás, conscientemente e revés!

Kitnoce disse...

O Benfica està em grande, hà muitos anos (93/94?) que não via uma equipa tão boa, e com os adeptos atràs !!! E lindo este sentimento, vamos ver como vai ser apos a primeira derrota...

Força JJ, fui contra a tua contratação...e espero que me tenha enganado !!!

Americano disse...

Eu estou optimista, mas não eufórico. Acho que estamos muito melhor que no ano passado, o que é natural já que estamos 20 milhões mais pobres. Continuo a achar que se repetem alguns erros primários, que face ao investimento dos últimos 2 anos devíamos estar ainda muito melhores, mas a verdade é que temos os ingredientes necessários para uma equipa vencedora. Por mim não é um "ano 0", mas sim um ano de tolerancia 0, o Benfica tem de ter ocmo objectivo mínimo ser campeão. Eu lá estarei a dar a minha contribuição.

Pedro disse...

anónimo: tudo corrigido. Gracias.

John: falei de Ramires. Tem qualidade mas precisa ainda de algum tempo de adaptação.

Pedro e Luis: Tudo o q vem daquelas bandas cheira a podre. Não acredito em nada "acidental".

Kitnoce: Derrota??? Qual derrota pá? :)

Fábio: Bem vindo e de facto tens bom gosto. David Luiz tem tudo para ser um fenomenal defesa central.

Gualter: Todos jogadores têm limitações, Cardozo não foge à regra. Mas as suas virtudes são muito superiores ás suas limitações. É um avançado goleador. E Aimar é aquilo q sempre foi: um dos melhores.

Anónimo disse...

Eu não estou com grandes esperanças, muito pelo contrário.


Sócio

Pedro Villa disse...

Penso que no BENFICA 2009/10 existem boas surpresas e por isso existem fortes motivos para os benfiquistas estarem optimistas (espero no entanto que não estejam excessivamente confiantes).

Honestamente, parece-me que já jogamos mais do dobro relativamente a anos transactos. Dirão alguns, também não seria difícil. É um facto, mas este BENFICA dá prazer a ver jogar futebol e já revela momentos de muito bom nível. Estou no entanto curioso para ver como se sai num jogo a sério e sem as inúmeras substituições típicas duma pré-temporada.

Além do mais, espero que tenha uma mentalidade forte para emergir após o 1º revés... Para superar a 1ª arbitragem encomendada pelo FC do PORCO e para adquirir consistência (exibicional, vencedora...)

O BENFICA vai ter sempre que jogar mais que outras equipas para ser campeão, penso que é importante que isto esteja presente, pois acho que temos condições de ter essa supremacia, desde que nos mentalizemos que entramos sempre em desvantagem...

Dexter disse...

Back to Town.

Depois de 1 mesinho fora completamente isolado de noticias estou de regresso.

Possa um gajo nao pode estar fora que quando chega tem 3 trofeus no bucho ?

Bom, ainda nao tenho grande opiniao sobre nada porque cheguei este fim de semana e ainda nao tive tempo de me actualizar.

Fabio Monteiro disse...

Obrigado pela participação em meu blog, Pedro. Estarei linkando este maravilhoso blog ao meu para acompanhar as notícias do Benfica.

Abraços,

Fabio

http://fabiomonteiro.wordpress.com

João Bizarro disse...

Dexter, bem re-vindo.

Não foram 3, foram 4 troféus: Guadiana, Amesterdam, Guimarães, Eusébio.

Dexter disse...

Pois é Joao ja nao me lembrava do Guadiana.

Tenho de me actualizar.

Que aconteceu ao ADU ? Nem calçou ?

Unknown disse...

Só há uma coisa que estraga esta pré época: as selecções esta semana!

Onde já se viu jogos de selecções com os campeonatos a começar!? fdx pra FIFA.

O Cardozo por exemplo, vai jogar à Coreia do Sul e só volta sexta.

Não há direito.

João Bizarro disse...

Dexter, o Adu nem teve oportunidade de se mostrar. Chegou e foi logo treinar com os dispensados.

Isto dos jogos de selecções nesta altura é uma palhaçada. Ainda por cima jogos a brincar.

Andamos há um mês a treinar os jogadores para o inicio da época e quando chega essa altura... lá vão eles prás selecções!

Hugo disse...

Estamos no bom caminho, é isso que nos deixa com esperança. Observamos uma equipa e não um ou outro valor individual.
Acredito nesta equipa, porque já não via o Benfica a jogar assim há muito...
O nosso ataque é a primeira defesa da equipa, os jogadores estão sempre em movimento, e quando temos a bola "ufff", é bom de ver.

Na baliza, até prova de contrário, acredito no trabalho do JJ e o que ele escolher terá o meu apoio.
Uma coisa é certa, até na baliza os mesmos jogadores estão a fazer mais, isto porque observei nos jogos, que tanto o Moreira como o Quim, já sairam mais vezes dos postes em cruzamentos.
Falta ver o Julio César, que mais cedo ou mais tarde, acredito que seja o titular.

As contratações, algumas são certezas como reforços, tais como Javi Garcia, Saviola e Ramires.
Outras, boas surpresas, como Weldon e Shaffer.
E ainda temos esperanças, como o Patric, Keirisson e Julio César.
Como Incognitas de rendimento no Benfica, aqui coloco o César Peixoto, pois dependerá muito do seu rendimento (forma) na equipa, de qualquer maneira é um bom jogador para o plantel.

Mas onde o Benfica está também mais reforçado, é nos jogadores que já pertenciam aos quadros.

Primeiro Aimar, o jogador acabado para muitos, é neste Benfica o grande "motor" desta equipa, em termos atacantes, que ajuda a recuperar muitas bolas. É espectacular ver este Homem a jogar, com ele o futebol é tão simples. Pauta o jogo do Benfica.
Segundo, Di Maria e Cardozo, o miudo que é considerado um flop para muitos, é outro jogador com JJ, desde a Alegria à Força, e meu Eusébio, o miudo a driblar parte tudo.
Tacuara, é o Golo em Pessoa, eu já o tinha referido na última época, evoluiu muito na recepção de bola e no dominio da mesma. Pode evoluir ainda mais, por estar totalmente adaptado, e a jogar ao lado de Saviola, Aimar e Di Maria está nas "nuvens", metam só lá a bola... Tacuara faz golo.
Terceiro, o David Luiz, Maxi, Coentrão e Luisão.
Estes jogadores terão também um papel importante a juntar aos já referidos Aimar, Cardozo, Di Maria e aos reforços Saviola, Javi Garcia, por serem Bons (não há duvidas), raça e espirito à Benfica.
O David, é para mim um dos melhores centrais do Mundo e tem tudo para ser o melhor, por isso defendo a colocação dele ao Centro, mas compreendo perfeitamente o JJ, pois é bom ter um jogador polivalente, e como o David é muito bom, joga em qualquer posição.
Para o Maxi, já não tenho palavras para o descrever, só lamento a sua lesão.
O Coentrão, porque está um Sr. jogador, irá ser muito importante, pois acredito que irá ser muitas vezes titular.
Luisão, porque é o patrão do Benfica, é como o Humberto Coelho, é o lider em campo, além de ser um grande jogador.

Força Benfica!

Unknown disse...

Só tenho medo que o "Sistema" dê ordens aos clubes satélites para partirem uma perna ao Aimar...

Pedro disse...

Hugo é um regalo ler o q escreveste!!!!!
:)

PS: Sempre renovaste o cativo no mesmo lugar?

João Bizarro disse...

Espero que o Luisão fique. É que não me apetece dizer mais uma vez que o presidente mentiu!

Dexter disse...

Pelo que percebo, 60 milhoes de euros depois, continuamos sem um lateral de jeito, é isso ?

João Bizarro disse...

Afinal qual é o problema do Shaffer?

Também não serve?

Unknown disse...

Shaffer só precisa de melhorar a sua capacidade defensiva, e tal acontecerá jogando! Além de que nos clube da Liga não há grandes desequilibradores nas laterais.

Porque a atacar é do melhor, e faz cada cruzamento teleguiado, meu Deus!

Hugo disse...

Sim Pedro. Estou no mesmo lugar. Não te vi contra o Milão.

Dexter, o Shaffer não presta?

Ao Patric também não lhe dás tempo?

Por essa maneira de pensar, quem não estava cá era o Maxi...
A lembrar a 1ª época...

60 Milhões depois, vejo finalmente uma equipa a jogar futebol...

Tenho pena de não ver o Rui Costa a jogar com esta equipa... deveria ser engraçado.

Dexter disse...

"Dexter, o Shaffer não presta?"

Nao sei, estive 1 mes fora. Pelo que vi da equipa inicial com David Luis na esquerda .......
Mas como disse, nao faço ideia nao vi um unico jogo dele. Apenas li.

Anastácio disse...

Eu sei que o assunto não tem nada a ver com a Pré Època 2009/2010, mas será que alguém me pode explicar esta situação?

Para espanto meu na 2.ª Jornada o FCP vai jogar em casa com o Nacional.
Mas segundo as novas condicionates do sorteio, essa situação não deveria ser impossivel??? Uma vez que o Nacional joga com o SCP na 1.ª Jornada.

Condicionantes do sorteio :

Nada de clássicos entre Benfica, Porto e Sporting, Guimarães e Braga, ou Marítimo - Nacional, nas primeiras 4 jornadas ;

Nada de classicos em jornadas consecutivas ;
Benfica e Sporting, Guimaraes e Braga, Porto e Leixoes, Nacional e Maritimo, irao jogar sempre desencontrados, quando um jogar em casa, o outro jogara fora de portas ;

NADA DE DEIXAS DE UM GRANDE PARA O OUTRO ;

Benfica, Sporting e Porto nao podem jogar dois classicos em casa, ou fora na primeira metade da Liga.

Começa bem esta Liga......

José Marinho disse...

Meu caro Luis, por acaso dá-se conta do contrasenso que é dizer-se que a melhor qualidade de um lateral esquerdo é cruzar bem e que só tem se aprender a defender melhor? Só? Meu caro, ele é supostamente um defesa, o que ele devia fazer melhor era defender, devia ser por isso que o Benfica o contratou e não por cruzar bem.
O futebol não mudou assim tanto, ao ponto de se dizer que um defesa lateral é bom porque cruza bem e só tem de aprender a defender. Meu caro, imagine um analfabeto que por defeito ou teimosia sabe escrever o nome. E que sabe escrever muito bem o nome. Só lhe falta aprender a escrever, mas que diabo, assina tão bem o nome. Mas não deixa de ser analfabeto. Se o Shaffer foi contratado em função das qualidades que já demonstrou, então foi mal contratado. Se foi contratado em função de características que ainda desconhecemos, então merece o benefício da dúvida.

Anónimo disse...

este Benfica está mto mais forte. bastou mudar de treinador...

Miguel Nunes disse...

deixem la o Shaffer em paz.

Tem um potencial incrível.

As dificuldades q tem mostrado, sao em funçao de nunca ter jogado numa defesa à zona. Joga demasiado perto do adversario directo, qd o Jesus quer q ele jogue em funçao dos colegas da defesa.

É uma lacuna, em termos posicionais, facilmente ultrapassavel. (muito similar as constantes dificuldades do David Luiz,por exemplo)

Tem técnica, é relativamente veloz, agressivo e lutador. Vai ser craque!

José Vieira disse...

Caro José Marinho:
Terei que concordar consigo quando refere que a um defesa (como o Shaffer) pede-se essencialmente que saiba...defender!
Em todo o caso terei igualmente que compreender a opinião do Luís porque o nosso sistema táctico privilegia (e muito) a subida dos laterais, que terão que centrar a preceito.Neste particular, o Shaffer tem estado sublime.
Por outro lado, não concordo quando se afirma que este apresenta graves lacunas defensivas simplesmente porque à sua frente está o Di Maria que não dá metade do apoio que, por exemplo, o Ramires/R.Amorim dão no vértice oposto.
Se a preocupação fosse somente defender neste momento não tinhamos qualquer problema na lateral direita pois o M. Vitor cumpre bem essa (exclusiva) missão.
Quer-me parecer que se o Miguel ou o Bosingwa fossem essencialmente competentes a defender nunca teriam saído de Portugal...

Gualter Lemos disse...

"Quer-me parecer que se o Miguel ou o Bosingwa fossem essencialmente competentes a defender nunca teriam saído de Portugal..."


Onde é que eu assino?

Unknown disse...

Exacto, a um lateral não basta saber defender. Senão o Miguel ainda cá estava. Ele é bom a atacar mas também não é péssimo a defender e acredito que melhorará.


Anastácio, não há sobras constantes. Mas ocasionalmente podem acontecer.

Pedro Villa disse...

Penso que o SHAFFER com um bom prof. como o JJ se vai conseguir fazer. É novo, ataca bem, mas acima de tudo o que gosto mais nele é a garra, aliás, à imagem de toda esta equipa do JJ.


«Bettencourt: há um fantasma em Alvalade chamado Benfica»

Jornal "i"

Estão sempre a criticar o BENFICA, o dinheiro gasto para nada, as aquisições, que ficaremos em 3º novamente... Mas afinal é uma questão de auto-mentalização, para afastarem os próprios medos. Já têm pesadelos connosco... lol

José Marinho disse...

Quer-me parecer que estamos a falar de jogadores que não se comparam. O Miguel na sua melhor época no Benfica era imbatível a defender, no um para um. Em relação ao Bosingwa, recomendo, se possível, o visionamento dos seus melhores jogos no FC Porto. Absolutamente intratável a defender e um prodígio a atacar. Por isso é que é dos melhores laterais do Mundo, coisa que o Shaffer jamais será.
Uma coisa é darmos o benefício da dúvida a um jogador que ainda agora chegou e às pessoas que o contrataram, outra coisa é comparar jogadores incomparáveis. E por favor, Shaffer tem revelado preocupantes insuficiências a defender. Se isso é conjuntural, óptimo, esperemos que corrija. Mas acho um tremendo mau ainal que tenhamos dispensado três laterais esquerdos - Sepsi, Ruben Lima e Jorge Ribeiro - com a convicção de que seria o argentino a melhor aposta e afinal é David Luiz que joga e o Benfica tem de ir a correr contratar o César Peixoto, após indicação de Jorge Jesus.
Portanto, repito, isto não tem nada a ver com a forma como se joga na Argentina ou na China, isto tem a ver com as caracteristicas do jogador e com a sua qualidade. Existem tantos exemplos de laterais esquerdos argentinos que se impuseram na Europa, mesmo habituados ao estilo de jogo do seu campeonato. Não tem nada a ver com isso. O jogador ou tem qualidade para jogar no Benfica ou não tem. E para mim só há duas hipóteses. Ou o jogador demonstra, no futuro, outra qualidade defensiva ou será sempre um erro de casting.
Só para terem uma ideia, quando se discutiu a possibilidade de contratar o Shaffer, discuti essa possibilidade com três treinadores e um director desportivo de clubes portugueses. Torceram o nariz a essa contratação e um deles foi peremptório. O melhor lateral esquerdo do Benfica chamar-se-ia Ruben Lima. Foi dispensado. Por isso reconheci a importância da contratação de César Peixoto. Pode não ser o melhor lateral do mundo, mas encaixa bem no Benfica de Jesus e é muito mais fiável do que Shaffer. Conhece a posição, defende bem os espaços, exterior e interior, interage bem com o defesa central do seu lado, define o tempo de entrada e de saída para o ataque, é fiável no um para um defensivo, porque usa a experiência acumulada. Tudo isto é uma espécie de composto de qualidades que definem um bom lateral. Defender bem e, se possível, ter capacidade de se projectar nas acções atacantes. Shaffer é um bom jogador na projecção ofensiva, mas tem revelado inquietantes problemas a defender. Ou as resolve, demonstrando uma qualidade que ainda não se viu ou estimo que nem sequer entre nas convocatórias de Jesus para os jogos do campeonato.

Pedro Veloso disse...

Caro José, concordo no geral com o diagnóstico do Shaffer embora o ache demasiado pessimista, não concordo é com o que já diz do César Peixoto. Conhece a posição...mas quase só de nome porque raramente na carreira fez jogos de forma sistemática a lateral esquerdo. Não tem rotinas que apesar de tudo o Shaffer tem. E é muito lento no arranque para que sirva para fechar o flanco a defender, embora minimize isso com grande sentido posicional. Continuo a pensar que foi contratado primeiramente para ser opção a 10 (ou do lado esquerdo do meio campo)

Dexter disse...

Eu continuo sem perceber é como é que 60 milhoes depois ainda nao temos o maradonna dos laterais esquerdos e direitos no plantel.

Pedro Villa disse...

O MIGUEL (Valência) nunca foi um jogador extraordinário a defender, compará-lo com o BOSINGWA quer a defender, quer a atacar, é comparar o Rio Tejo com um seu afluente qualquer... Ainda assim, a atacar o MIGUEL era bem melhor que a defender... E era mais pra "correrias" porque a centrar não chegava para atar as botas do BOSINGWA (bom a subir nos flancos e a centrar)...

(...)«Por isso é que é dos melhores laterais do Mundo, coisa que o Shaffer jamais será.»

Dos 3 laterais dispensados pelo SLB, não conheço o RUBEN LIMA, mas os outros dois é que certamente nunca seriam/serão dos "melhores laterais do mundo"...

Não percebo porque é que se quer sempre destruir o que nem se quer ainda se começou a construir... O SHAFFER, tem que idade? Fez quantos jogos pelo SLB? E quantos foram completos?

Hugo disse...

Miguel, Bosingwa e César Peixoto, têm todos algo em comum. Nenhum deles era lateral de raiz.
Miguel era médio/extremo direito, Bosingwa era tudo menos lateral e o César Peixoto era médio/extremo esquerdo. Todos ele quando foram contratados para não serem laterais, depois é que foram adaptados a isso.
Isto quererá dizer que todos poderão se adaptar a posições, para isso terão de ser bons, e isso pareceu-me ver no Shaffer ( a tal qualidade).
Não vejo isso no Sepsi, nem no Jorge Ribeiro, são jogadores que cumprem, mas não são jogadores para o Benfica.
Quanto a Ruben Lima, sim, tem muita qualidade para jogar no Benfica, no entanto não era desconhecido para o JJ, e mesmo assim ele preferiu rodá-lo.
O que eu já reparei no JJ, é que ele não prescinde de jogadores com experiência, deixando as "promessas" para segundo plano ou para integrá-los pautadamente.
Vejo os casos do Fellipe Bastos e Ruben Lima assim, prefere que ganhem "estaleca" de 1ª divisão.
O Urreta e Patric poderão também ser o mesmo caso, pois são jogadores que devem jogar e competir.

estrangeiro disse...

José Marinho,

Onde anda agora o R. Lima?

Se (segundo o teu amigo treinador) ele era o melhor lateral para um clube como o Benfica, como é que nenhum clube menor (todos são os Porcos incluidos) não fez proposta por ele?

Hugo disse...

O Ruben Lima está no Seúbal (emprestado).

André Leal disse...

Caro José, o Léo e o Roberto Carlos (salvaguardando as devidas diferenças na qualidade) também não eram (ou são) tão bons a defender como a atacar. É certo que seria mais pelo seu posicionamento ofensivo do que por falhas como as que tem revelado o Shaffer, porém, considero que estas, ao contrário da sua opinião, não são conjunturais, mas apenas derivadas da idade e da natural inadaptação à equipa. Já os cruzamentos à Figo não se aprendem tão facilmente. Acho também que é óptimo ter alternativas para que a concorrência faça progredir os jogadores. Por isso sou a favor do Shaffer e, pelo que vi, a titular, como também sou favorável à vinda do César Peixoto.

Pedro disse...

O Miguel nos tempos do Glorioso e primeiras duas épocas no Valência punha o Bosingwa a milhas. Era o melhor lateral na Europa na altura. De longe.

Como o Marinho recorda, o Miguel era implacável a defender no 1*1. Não me lembro de um único jogador q tenha conseguido ultrapassá-lo e nunca vi um lateral (à excepção de Roberto Carlos) conseguir dar tanta dinâmica a uma equipa como Miguel conseguia nas suas incursões ofensivas.

Mantenho a total convicção q se Miguel não se tem lesionado na final do Europeu seríamos campeões..

Pedro Villa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Villa disse...

Pedro, confesso que tento ser imparcial e a prova é que acabei de dizer que um jogador ex-PORCO, é melhor que um ex-BENFICA...

E uma vez que estas discussões de quem é melhor... nunca dão frutos, partindo da tua premissa, isto é, MIGUEL mto melhor que BOSINGWA, tenho que concordar com alguns pessoas, o nosso BENFICA é mesmo uma miséria a vender!...

José Marinho disse...

Meu caro Pedro V. Fernandes, quem me dera que numa das laterais do Benfica pudesse desaguar um afluente tão poderoso como o Miguel. E desculpe, mas acho que está mesmo esquecido daquela primeira temporada e meia de Miguel no Benfica. O Pedro já lembrou, mas gostava de reforçar. Além das suas excursões, o que mais surpreendia era a sua imbatibilidade defensiva no um para um. E o que distingue o César Peixoto, o Miguel do Shaffer, é que foram jogadores que ajustaram a sua qualidade a novos movimentos posicionais e defensivos em meia dúzia de jogos, apurando continuamente o conhecimento adquirido sobre a nova posição. Dá toda a ideia de que o Shaffer só agora é que começou a ser utilizado como lateral. Não é verdade, o Shaffer sempre foi lateral, é lateral há anos e já devia mostrar melhor qualidade defensiva. A mesma que o Miguel e o César começaram a demonstrar ao fim de alguns jogos apenas. É a diferença que alguns não pretendem ver. O Shaffer é defesa esquerdo de raiz, não é uma originalidade do treinador. Já devia estar num nível superior de afirmação defensiva. Porém, acho que não se pode esquecer que no meu primeiro post sobre o assunto relevei a parte em que o jogador pode ainda surpreender-nos com uma qualidade que ainda não lhe vimos. Uma qualidade que trouxe da Argentina e que ainda não terá potenciado em Portugal. Tenho dúvidas, mas é possível.

Pedro disse...

Pedro, não disse q Bosingwa não presta. Bem pelo contrário, é muito bom mas o Miguel era um fora de série.

Não se trata de vender mal ou bem. A questão não é assim tão linear. A propaganda ajuda muito a rentabilizar um jogador, as ligações de certos empresários, a exposição q esse jogador tem etc. Compreendo o q dizes em relação ás vendas pois vemos o fcp a fazer vendas por números astronómicos mas depois, as contas reais, o dinheiro q entra mesmo nos cofres do clube em nada condizem com os publicitados...

Mas sim, vendem melhor q nós. Basta darmos o exemplo de Simão Sabrosa...

Pedro Villa disse...

José Marinho, confesso que me lembro de um MIGUEL bom jogador, mas não tão extraordinário assim, sbt a defender. Pode ser um problema de memória, mas mesmo na selecção sempre achei o BOSINGWA muito melhor em todas as vertentes do jogo.

Quanto ao SHAFFER, acho que estamos esclarecidos. Também não sei o que o futuro lhe reserva, mas penso que todos aqui estamos em sintonia e independentemente das posições aqui defendidas/manifestadas, desejamos que saia dali um grande Def. Esquerdo... Pode ser missão pouco provável, segundo as suas palavras ou algum do meu cepticismo, mas ainda assim reservo as minhas esperanças legítimas.

Pedro Villa disse...

Pessoalmente vejo o BOSINGWA mais fora de série, e ainda que o BENFICA pudesse ter vendido mal o MIGUEL, talvez se fosse tão bom, em Espanha tivesse alcançado um clube de maior expressão ainda. Falo obviamente do BARÇA ou do REAL, eternos candidatos crónicos ao título. Eventualmente podia ser transferido pra um clube como o CHELSEA, MAN UNITED, LIVERPOOL em Inglaterra, ou outros da mesma ilharga em ITÁLIA.

De qualquer forma, tudo para dizer que assim que comentei pensei melhor e lembrei-me como o MIGUEL saiu do BENFICA, à imagem do TIAGO (Juve) e MANUEL FERNANDES (Val), instransigências dos jogadores e transferências mal mediadas, com prejuízo para o clube, porque os meninos fizeram uma birra, e/ou simplesmente porque precisavamos de dinheiro com urgência...

Miguel Nunes disse...

epa, deixem o Shaffer em paz.

A diferença n tar jogar na argentina, na conchichina ou em Portugal. Esta no diferente posicionamento defensivo que tem de adoptar, em virtude de defender à zona e não ao homem. É algo q se aprende com facilidade. Deixem-o crescer.

Já agora, desses directores desportivos ou treinadores, se n nenhum deles era o Rui Costa, a opinia n deve valor mt mais q zero.

espreitem no blog Entre Dez, onde escreve alguem q percebe realmente do q fala, ao contrário dos bitaiteiros do costume, um texto mt interessante sobre o Shaffer.

Gualter Lemos disse...

Lamento que o trabalho de sapa já esteja novamente em curso. Aparentemente, há entre nós (comentadores) quem pretenda dinamitar o excelente trabalho de pré-época feito pela equipa e pelo nosso Director Desportivo. Shaffer não é o melhor defesa-esquerdo a actuar na Europa mas já demonstrou uma boa evolução. Acredito que será o futuro titular, se for outro o eleito, certamente será porque foi encontrada uma solução melhor no plantel. É para isso que está lá Jesus, um treinador em quem confiamos.
Rúben Lima terá de evoluir bastante para entrar neste plantel do Benfica. É preciso perceber que nem todos os jovens da formação têm a capacidade de se impor na equipa principal com o mesmo sucesso do Miguel Vítor. Vamos aguardar e confiar nos profissionais que temos.

Fernando disse...

O Bosingwa a atacar não é melhor que o Miguel, muitos cruzamentos dele vão para fora, a questão é que em termos físicos (velocidade, resistência) o Bosingwa dá 10-0 ao Miguel que como tem pouco cuidado com o seu corpo já perdeu muita da capacidade que tinha quando foi contratado pelo Valencia.

O Shaffer não duvido que será um excelente jogador, na linha do Maxi. Vai precisar de um tempo a integrar-se na equipa e no ritmo de jogo europeu mas não duvido que será a médio prazo considerado imprescindível na equipa.

Lembro-me só de ver os primeiros jogos do Fucile em que era um autêntico passador e agora é imprescindível no Porto. Dêem tempo ao rapaz e tenho a certeza que temos ali lateral de grande qualidade...

José Marinho disse...

Ouça lá, meu caro PB e a si, de onde lhe vem essa presumível cátedra? Quantas equipas já treinou, quantos títulos já ganhou? Escolheu mal a sua vocação e só descobriu tardiamente a de treinador? E sabe quem são as pessoas com quem falei? E porque devem merecer menos consideração só porque não é Rui Costa? Olhe e já agora, você conhece o pensamento do Rui Costa sobre o jogador? O verdadeiro pensamento e não aquele que você imagina que é o verdadeiro. Além do mais, as pessoas com quem falo têm a obrigação de pensar melhor o futebol e com mais alcance para não me falarem de banalidades como as do posicionamento à zona ou marcação ao homem. Meu caro, teria tão bom remédio e, no entanto, não o vejo a procurar essa cura. Porque é que passa ao lado dos comentários dos tais bitaiteiros que o meu caro despreza. E quando quiser discutir marcação à zona e marcação ao homem, terei todo o gosto em disponibilizar-lhe alguns títulos de algumas obras internacionais sobre o tema, que eu acho que consideraria oportunas. É que nisto de comentários, convém ter a noção do que se escreve e do que se diz. De outro modo, dirão sempre que somos bitaiteiros.
Meu caro Gualter, ninguém está a dinamitar coisa nenhuma. O Shaffer não joga melhor nem pior porque eu ou outra pessoa escreve que o jogador tem falhas no seu jogo. Este é um espaço livre de opinião, eu tenho a minha e não abdico dela em nome de um suposto interesse geral e colectivo, que não passa pela blogosfera e muito menos pelas opiniões expressas. Futebol é discussão, desde que as pessoas não tentem rebaixar os outros, com argumentos esconsos de que os seus argumentos tem uma valia moral superior ao dos outros, chamando-lhes, no limite, "bitaiteiros", e pretendendo diminui-los em relação a "quem sabe do assunto".

Gualter Lemos disse...

Caríssimo José Marinho
A frase é sua, acaba de proferi-la: “Futebol é discussão, desde que as pessoas não tentem rebaixar os outros, com argumentos esconsos de que os seus argumentos tem uma valia moral superior ao dos outros”. Na prática nem sempre o vejo tomar como modelo este mesmo procedimento. Pelo contrário, parece-me haver recorrentemente nas suas intervenções um tom paternalista (talvez vaidoso, talvez sobranceiro, talvez de dono absoluto da verdade, sei lá) de quem está por dentro de todos os assuntos e raramente admite uma opinião que contrarie a sua. Não está em causa o seu benfiquismo mas é assim que eu vejo a sua participação bastas vezes. Desculpe se lhe estou a parecer deselegante, não é essa a minha intenção, acredite.
Saudações benfiquistas

Miguel Nunes disse...

O que eu gostava,era de perceber q interesses haverão por trás de determinadas opiniões. Bibliografia, dispenso. Mas, obrigado.

Ministro disse...

O sr Ze Marinho, c estas criticas tao explicitas aos jogadores do Benfica, só faz lembrar o outro maluco q se candidatou à presidencia.

Passou um tempão a maldizer a qualidade dos jogadores, só para criticar a direcçao... e depois, prometeu contratar/renovar, quem tanto criticou (Reyes/Gomes)

será q ainda vamos ver o Zé Marinho numa lista ao lado do Veiga, a prometer a continuidade do Shaffer no plantel?

no minimo seria divertido!

Unknown disse...

Caro José Marinho, diga-me, Álvaro Pereira, tendo custado 4.5M e Shaffer apenas 1.7M, é melhor que o nosso Argentino?

E qual a sua avaliação sobre o J.Cesar? Acha que, a curto prazo, vai tirar o lugar ao Quim?

ZecaDiabo disse...

oh Marinho, diga la q prazer tem em por em duvida o valor dos jogadores do benfica' ja na sportv era a mm merda, sp a atacar.

José Marinho disse...

Meu caro Gualter Lemos, é a sua impressão e ambos teremos de viver com ela. Talvez vaidoso, talvez sobranceiro, talvez dono da da verdade absoluta, ou então, se aprofundar a sua análise, verá que talvez nada disso. Talvez apenas um benfiquista que gosta de ter opinião, que gosta de pensar por cabeça própria e fundamentalmente um benfiquista que não muda de convicções só porque alguém discorda ou barafusta.
Meu caro, de todo o modo, a consideração é sua, aprecio a educação com que fez a sua observação e ficamos assim. O meu caro com a sua impressão e eu com as minhas convicções.
Meu caro PB, honestamente esperava maior criatividade na resposta. Esperava, pelo menos, que escapasse à tendência acentuada em certos meios vieiristas, de considerar que alguém que manifeste discordância sobre qualquer assunto da vida do Benfica, é logo uma espécie de Torquemada do poder vigente. Eu, pessoalmente, também gostava imenso de perceber o que é que as pessoas imaginam que o clube pode ganhar com este "benfiquismo" de sentido único, acrítico, sem que sejamos logo confrontados com supostos interesses conspirativos e malévolos. Meu caro, boa sorte para a sua busca pela verdade. Descubra lá os meus terríveis interesses e depois elucide-me. É que eu também adorava saber que palpitantes projectos pessoais são esses que, alegadamante, terei para o Benfica. Enfim, siga a banda, que não foi a primeira vez nem será a última, que sou confrontado com esses medonhos interesses que estarão por detrás da minha escrita. Ou interesses ou rumores.
Meu caro Ministo, fiz uma análise à compustura defensiva de um jogador do Benfica, não varri o plantel com críticas. Talvez por distração ou desconhecimento, não terá chegado ao seu conhecimento o que escrevi em outras ocasiões sobre o plantel, sobre o treinador e sobre a inabalável fé que tenho de que o Benfica vai ser campeão.
Também deve ser desconhecimento seu a parte dos meus textos neste blogue em que referi a minha completa indisponibilidade actual ou futura para exercer qualquer função remunerada no Benfica. E repito, é valido para hoje como para amanhã. O meu benfiquismo é indiscutível, mas a minha independência é crucial. E essa independência sairia irremediavelmente afectada no dia em que isso pudesse acontecer. Há muitas formas de ajudar o Benfica, de forma desinteressada e eu, pessoalmente, conheço várias dessas formas, porque já o fiz em inúmeras ocasiões. Não preciso de andar com cartazes a pregar as minhas benfeitorias ao clube nem preciso de me sujeitar a atitudes de incrível dependência financeira ou profissiona. No que me for possível, trabalhar para o Benfica, sim, como todos nós devemos estar disponíveis. Trabalhar no Benfica, nunca.
Quanto ao resto do seu comentário, é no mínimo divertido. E cómico. E impossível de acontecer.
Meu caro Luis, acho que o Álvaro Pereira é indiscutivelmente melhor jogador do que Shaffer. E por alguma razão, o Álvaro Pereira foi a primeira opção do Benfica e não a segunda.
Quanto ao Júlio César, se os adeptos do Benfica lhe derem o tempo que nunca souberam dar ao Quim e ao Moretto, acredito que pode fechar o campenato a titular. Até lá, será o Quim, o guarda-redes que continua a oferecer mais garantias ao treinador.
Meu caro Zeca Diabo, está completamente enganado. Agora já esclareci outros comentadores. Não sou lacaio de ninguém, assumo o que digo e assino o que escrevo. Era mais fácil assinar como Odorico Paraguaçú, por exemplo, mas assino José Marinho. Porque dou valor às minhas opiniões e sobretudo porque expressam o que penso sobre as coisas, não gosto de pedir ideias emprestadas a outros. E as pessoas que se dão ao trabalho de as ler, ou concordam ou discordam. Mesmo aquelas que partam do pressuposto errado de que eu tiro algum prazer do facto de "pôr em dúvida" o valor dos jogadores do Benfica.

Anónimo disse...

Caro Jose Marinho, esta história do Veiga e da divida de 4 milhões ao fisco é verdade? É verdade que o Veiga não tem um único bem penhoravel em seu nome? Nem sequer uma fonte de rendimento? A ser verdade e parece que é apesar dele ter dito que não é, torna-o numa espécie pouco recomendável aos órgãos sociais do nosso clube. O futuro do benfica não pode passar por gente desta. Cultura de exigência sim mas sem aldrabices. O que distingue o Benfica do Porto é que nós não pagamos facturas de viagens da cosmos por engano. Nós não temos dirigentes que recebem arbitros da liga em casa como visita social para tratar assuntos pessoais. Os nossos títulos não estão ensombrados por episódios com sabor a fruta ou a café nem com camisolas rasgadas e treinadores campeões com medo de voltar ao nosso estádio. Veiga está nessa categoria de dirigentes da qual prefiro que nunca venha a ocupar o nosso camarote presidencial. Mesmo que não ganhemos mais nada até ao enterro do senhor que manda nisto tudo. Temos 31 campeonatos, 24 taças Portugal e fomos bicampeoes europeus. Estou pronto para perder mais alguns anos para esses corruptos.

LC disse...

José Marinho, basta falar com um, o qual o JM considera o maior expert no futebol Mundial.
Aquele que proporcionou a bancarrota numa empresa que movimentou e ganhou milhões de euros, aquele que em 10 jogadores acertava 1, aquele que é portista mas o JM diz que é benfiquista, aquele que meteu o Benfica em tribunal, aquele que anda sempre a reboque quando sabe que há movimentações e mais, muuuuito mais, desse é que já devia ter feito um post em vez de andar aqui a falar do lateral esquerdo do Sport Lisboa e Benfica de maneira jocosa, e mais, vou-lhe pedir só 5 nomes de laterais argentinos que tenham pegado de estaca na europa e não me venha falar de Sorins porque eu estou a falar de jogadores de futebol a sério.

Saudações benfiquistas.

José Vieira disse...

Caro José Marinho, Gualter Lemos, Luís e demais ilustres benfiquistas:
Acabaram de demonstrar aquilo que de melhor e de pior tem o nosso glorioso, o fervor dos seus adeptos!!
Uma simples apreciação de um jogador não pode descambar neste autêntico "foguetório"...
Tanto mais que, a meu ver, todos temos (um pouco de) razão.
É indesmentível que o Shaffer tem algumas deficiências defensivas, que compensa com uma invejável capacidade de apoiar o ataque.
Sendo certo que no futebol a única verdade absoluta é que o Benfica é o melhor e maior clube do mundo, fiquemos, pois, cada um de nós com as nossas "impressões" e "convicções".
Essencial é que as críticas sejam expressas livremente e neste espaço pois domingo na catedral teremos que apoiar todo e qualquer jogador (mesmo o Patric...).
Cumprimentos.

José Marinho disse...

Meu caro LC, é pena que no seu afã de atacar uma pessoa com recurso à intoxicação barata não tenha acertado uma única referência. Uma coisa é uma pessoa não conhecer o que se passa, porque desconhece. Outra coisa é uma pessoa persistir no erro, apenas porque não se gosta, ou pior, pensa que não gosta da pessoa. E por isso actua por preconceito.
E, portanto, meu caro, não adianta vir com essas referências maliciosas sobre o José Veiga, porque a si digo-lhe o mesmo que disse, certo dia, a uma pessoa com responsabilidades no Benfica. As minhas amizades sou eu que as escolho, não são os outros. E o que penso sobre José Veiga não muda apenas porque meia-dúzia de comentadores aqui vêm despejar o seu veneno. E se não lhe agrada o que penso sobre José Veiga, é um problema exclusivamente seu. E se não escrevo um único post sobre ele é porque entendo que não o devo fazer agora, porque toda a gente sabe o que penso sobre ele. Aliás, o meu caro também sabe, de outro modo não teria trazido a esta caixa de comentários essas referências desagradáveis, como se, de súbito, tivesse conseguido destapar a carapuça a alguém.
Sobre laterais esquerdos, engana-se em vários pontos. Não fiz comentários jocosos sobre o Shaffer, apenas dei a minha opinião. Tenho direito a ela ou não? Até ver não me demonstrou qualidade para ser titular do Benfica. Quer mandar prender-me por isso? Desculpe, mas é a minha opinião, não tenho outra, lamento.
Laterais esquerdos argentinos: Placente, Heinze e sim Sorin, porque eu considerei-o sempre um jogador a sério, são exemplos de bons laterais esquerdos argentinos que jogaram ou jogam no futebol europeu, com demonstrações de qualidade.
Meu caro anónimo, confesso que não tenho tanta paciência para esperar mais uns anos para ser campeão. E sobre as noticias do Correio da Manhã, em especial a de hoje, meu caro, tem uma forma de comprovar a veracidade da notícia. Dessa e da outra de há dois dias. Vá à lista pública de devedores ao fisco e veja se consta lá o nome do José Veiga...Eu dou-lhe uma ajuda: Não consta. Desde Dezembro. Ainda hoje, após contacto telefónico com a Direcção Geral de Contribuição de Impostos, o José Veiga ficou a saber que a informação para o jornal não saiu do Fisco, simplesmente porque não há dívida. E o mais curioso é que quem escreveu a noticia sabia disso, porque foi informado da situação. Eu podia contar-lhe toda a história, era engraçado que as pessoas pudessem conhecer certas curiosidades sobre estas duas últimas noticias, mas depois ia perder a piada toda, porque desse modo muitas pessoas ficavam sem argumentos para continuar a elocubrar sobre as "vigarices" do Veiga. É o país que temos, em que se pode desgraçar, ou pelo menos tentar, a imagem de uma pessoa por revanchismo, por inépcia e por incompetência. E como o José Veiga foi aconselhado a não reagir agora, também não serei eu a contar toda a verdade sobre estas notícias. Ele fará isso, em devido tempo, quando for a altura e aí devo dizer que lhe gabo a paciência e a compostura, porque há coisas neste processo que metem tanto nojo que só dá mesmo vontade de perder a cabeça.

Anónimo disse...

Obrigado José Marinho. É importante desmistificar a fama do José Veiga que é de habilidoso e mentiroso. Todos sabemos que ele foi crucial em 2005 como você explica no livro que editaram mas as vitorias suspeitas e as manobras de bastidores desonestas que fiquem para o Porto porque o velho não vai durar para sempre e este Antero não tem mesmo nada a ver. É uma pessoa que não é obcecada por ganhar e que respeita os outros e basta isso.
Se me permite meter a colher nesta questão do lateral esquerdo, acho que o Schaffer foi uma grande aquisição. A comparação com Alvaro Pereira é injusta porque o nosso acaba de chegar à Europa e o deles já ca esta há 2 anos tendo inclusive experiência de champions. O schaffer mostra grande qualidade ofensiva que e deixe-me discordar da sua opiniao, é o que distingue os grandes jogadores que jogam nas alas. O Dani Alves, o Maicon, o Roberto Carlos levaram tempo a aprender a defender bem e a posicionar-se nas oscilações com e sem bola mas desde logo se destacaram pela qualidade com a bola nos pés e a cruzar da linha de fundo. A diferença entre Schaffer e Pereira é que o nosso poderá ser como estes e o Pereira não.

José Marinho disse...

Meu caro anónimo, entre os casos que citou, destaco que Maicon é intratável a defender, que Roberto Carlos sabia estar, o que é tao importante como saber jogar e o Dani Alves cumpre defensivamente. Estou à vontade para falar de Maicon e de Dani Alves porque fiz, na Sporttv, as suas estreias na Europa - em Sevilla e no Mónaco - e acompanhei o seu percurso. Eram jogadores que chagaram à Europa numa fase de evolução do seu jogo bem diferente da de Shaffer. De todo o modo, insisto num ponto que certos comentadores negligenciam deliberadamente. Eu não digo que o Shaffer não possa ser uma boa contratação, o que digo é que a sua demonstração de qualidade defensiva, por agora, não me convenceu. E que diabo, tenho direito à opinião. Assim como o meu caro tem direito à sua. Vamos ver, não assisti a essa inflamação de certos comentadores quando aqui defendi o Quim. Não é jogador também do Benfica? Também ele não foi ridicularizado por alguns comentadores, que exerceram o seu direito à opinião? Ondé é que estavam os comentadores que ficaram agora tão chocados com as minhas considerações sobre o Shaffer? Ou o Quim e o Shaffer pertencem a Benficas diferentes ou esses comentadores estavam de férias? Ou então só reagem em função do autor dos textos. Se calhar a culpa também é do Veiga. Se calhar é.
Meu caro, ainda assim na caracterização que faz dos laterais que fazem a diferença, lembro-lhe apenas o caso de Maldini. Bom a atacar, mas espectacular a defender. Entre muitos outros casos de laterais que jogam com a mesma facilidade nos dois tabuleiros, o defensivo e o ofensivo.
Um abraço e acredite é um gosto debater consigo. As suas opiniões podem ser diferentes das minhas mas são muito respeitáveis e no limite caracterizam duas formas diferentes de olhar para o futebol. Sem dramas, sem desconfianças e sem manias de perseguição que encolhem o Benfica na sua história e na sua grandeza.

Pedro Villa disse...

Brincando um pouco, se me é permitido, José Marinho...

As devidas diferenças de "inflamação" na defesa do QUIM comparativamente com SHAFFER, justificam-se porque o 1º já leva mtos anos de BENFICA e de "barracas" consecutivas, o SHAFFER, não pode, pois não teve ainda muito tempo para isso... lol

(Que fique mais uma vez claro, que nem sou daqueles que acha o QUIM assim tão mau GR, aliás, penso que os adeptos têm sido demasiado duros pra com ele. Mas também não o acho um GR assim tão extraordinário)

Abr

Anónimo disse...

Caro José Marinho, respeito a sua opinião e concordo em absoluto consigo no que respeita ao Quim. É o nosso melhor guarda-redes e pelo facto de ter tido alguns baixos na época passada, não me esqueço dos muitos e muitos jogos em que garantiu pontos. Quanto ao Schaffer a nossa opinião também não difere asim tanto. Eu também acho que há toda uma evolução defensiva e táctica que o argentino tem de fazer e pode não vir a fazer. Eu só achei injusto comparar com o Álvaro Pereira porque esse também é sul-americano mas já fez a adaptação à Europa. E se calhar vai ser um bom lateral tipo como o nosso Maxi mas o que eu acho é que o Pereira nunca irá ser como Maicon ou Dani Alves ou Marcelo mas vejo esse potencial no nosso Schaffer. Tem uma qualidade de passe e de cruzamento fora do comum e tabela muito bem para além de ser muito veloz a subir e a recuar. A pecha dele é o desarme e o posicionamento sem bola e não é pouco para um defesa como é óbvio.
Também tenho todo o gosto em debater estas coisas consigo. Um abraço!