blog

domingo, agosto 23, 2009

V. Guimarães - SL Benfica: 0-1

90 minutos de muito sofrimento que acabaram num golaço de Ramires.

Quando Pablo Aimar falha escandalosamente um golo feito após magistral assistência de Di Maria pensei que estavamos tramados. Quando Cardozo falha, novamente, um penalty ainda cimentei mais a convicção que mais dois pontos iam voar das conta do Glorioso. Mas quando Fábio Coentrão pegou na bola para marcar o livre acreditei e Ramires lá bem no alto carimbou a primeira vitória do Benfica no campeonato nacional.

Há que ser sincero, foi uma vitória muito difícil, num jogo que deixou a nu a evolução que a equipa ainda precisa de ter e a penalização dura e cruel que numa competição destas se paga caro por falhar golos feitos. O Vitória esteve muito bem no jogo comandados por um excelente Nuno Assis e nos primeiros 30 minutos tivemos um jogo bem aberto, com sinal mais do Benfica mas com o Vitória sempre perigoso e rápido. Ramires conseguiu dar estabilidade a meio campo mas a equipa perdeu o repentismo de Coentrão. Num jogo muito equilibrado o Benfica ía conseguindo afastar situações de perigo da sua área mas o falhanço de Aimar parece ter procado uma quebra anímica na equipa. Na segunda parte Jesus tira Saviola e coloca Keirisson que pouco se viu durante os 45 minutos. Foi mesmo necessária a entrada de Coentrão para o Benfica voltar a ser mais irreverente no ataque e pouco depois o lance decisivo do jogo em que Meireles faz um nítido penalty e é correctamente expulso. Nilson defende e o Vitória fecha-se na sua defesa. Por incrível que pareça nos 20 minutos seguintes o Glorioso não consegue criar uma oportunidade de golo enquanto que o Guimarães, aproveitando fífias de Quim e Luisão, não marca por incrível azar e na segunda por mérito de David Luiz. O empate ganhava cada vez mais força até que na cobrança de uma falta lateral Coentrão volta a fazer uma primorosa assistência para uma cabeçada triunfante de Ramires que se estreia da melhor forma como titular do Glorioso e dando ao clube três pontos muito preciosos. Muito preciosos mesmo.

David Luiz que voltou a estar em excelente plano e com aquele corte primoroso, cheio de garra e qualidade safou o Benfica de uma derrota e Ramires pela exibição sóbria e segura coroada pelo excelente golo foram as figuras de destaque. Coentrão parece não saber jogar mal e Nuno Gomes voltou a entrar de forma positiva na equipa. Cardozo voltou a falhar um penalty. Um dos jogadores que melhor marca penaltys falha novamente e sempre em situações críticas para a equipa. A rever. Quim e Luisão com os erros na parte final quase que comprometiam tudo. A rever. Keirisson teve a primeira oportunidade e pouco se viu. A rever.

Proença assinalou um penalty a favor do Benfica. Aléluia. Foi tão evidente que nem ele podia olhar para o lado. A expulsão também é inequívoca se bem que Meireles, tendo em conta o critério do amarelo a Javi Garcia, já devia ter ido para os balneários mais cedo. Teve decisões patéticas sempre contra o Benfica tais como a defesa de Nilson a remate de Aimar transformada em pontapé de baliza e um corte claro de Moreno para canto que o árbitro resolveu ignorar. Quase que cumpria a sua missão mas o voo de Ramires trocou-lhe as voltas...

Jesus diz que foi uma vitória à campeão. Nem sempre podemos jogar bem como nos outros jogos mas é sempre fundamental conquistar os 3 pontos. Foi isso que o Benfica conseguiu hoje. Mas fica o aviso, temos que ser mais certeiros, a nível do passe e da concretização. Não podemos falhar tanto.

Mas cumpriu-se a tradição. Vimos da cidade berço com os três pontos e isso é o que importa.

46 comentários:

o Esquemático disse...

1º parte/ 2 º parte: equilibrio total

expulsao acertada de meireles e penaltie bem assinalado

expulsao de nuno assis exagerada mas sem reflexo no jogo

Vitória injusta mas é para compensar o empate injusto contra o Maritimo

o vitoria tb irá ganhar jogos neste campeonato sem o merecer.

dezazucr disse...

Este jogo volta a colocar um ponto de exclamação nas dificuldades que o Benfica terá para ganhar neste campeonato, com as equipas adversárias a estudarem bem o Benfica e a saberem bem como o travar. Nestes 2 jogos isso foi evidente. Cabe ao Benfica montar estratégias alternativas para não ser tão facilmente anulado.

Jogo em Guimarães é sempre difícil, mas quase sempre saimos vitoriosos.

Agora vem uma série de adversários mais acessíveis (setúbal, belenenses e leiria) em que é imperativo ganhar todos para acumular confiança para o ciclo difícil que se seguirá (equipas do sistema).

João Bizarro disse...

Vitória muito difícil. Mas o querer da equipa foi recompensado pela excelente cabeçada do Ramires.

Não sei do que se queixa o Guimarães? Das 2 expulsões perdoadas, ainda na 1ª parte? Dos n cantos a nosso favor transformados em ponta de baliza? Sinceramente não percebo.

Para finalizar: Os grandes são aqueles que mostram serviço das poucas vezes que o adversário lá vai. Quim das poucas vezes qeu o Guimarães lá foi... fez merda! É incrível como joga o pior GR do Benfica. Mas alguém há-de saber porquê!!!

Helder disse...

Este jogo valeu essencialmente pelos 3 pontos. Jogamos mal muito mal mesmo. Mas acredito que foi só neste jogo e que nos próximos vamos estar ao nosso nivel. Vi o jogo na casa do Benfica em Gaia e quando o Benfica marcou.......parecia que estavamos no estádio....que loucura! que emoção!!

O Tacuara tem que reaprender a marcar penaltis.

Dioptrias disse...

O Cardozo não falhou, o GR é que defendeu, infelizmente....
A bola ia na direcção da baliza mas por sorte o GR defendeu. Força Cardozo, eu ainda confio em ti camarada! À terceira é de vez.

Dioptrias disse...

É acima de tudo uma vitória que moraliza. Gostei bastante do Quim que voltou a não sofrer golos e de Cardozo pela sua movimentação, velocidade e técnica.
Os mais fracos foram o Ramires (muito fraquinho) o Javi (muito gordo) e o David Luiz (sem qualidade).

Igor van der schlick disse...

Como seria de esperar, faltou aí realçar que a falta que originou o golo é daquelas que valha-me deus.

É daquelas que se fossem sobre o boneco verde, a falta era marcada ao contrario com cartão amarelo, isto se já não tivesse sido expulso. Ah, e principalmente se fosse o xistra com o apito.

Anónimo disse...

igor, fale do jogo do seu fcp nao?

o penaltie a favor do fcp nunca era marcado se fosse a favor do nacional no dragao como deu a entender bracalli (gr do nacional).

Pedro disse...

O Igor tem razão. As leis dizem q é permitido puxar a camisola aos jogadores do SLB. O Proença falhou...

Enfim...

Saloio disse...

Ao contrário de outros jogadores que alternam grandes exibições com uma ou outra menos conseguida, Quim e Cardozo não enganam: são a personificação da regularidade na mediocridade. O pior é que já deu para perceber que quando não há Weldon não há uma alternativa consistente lá na frente.
Ramires já tinha justificado a titularidade antes do golo fantástico que marcou. Mereceu-o e de que maneira. Tal como Javi Garcia é um reforço que não engana.

Anónimo disse...

É incrivel como se ''deita fora'' um jogador Português criativo como o Nuno Assis e se procuram alguns que falam castelhano e não conseguem fazer a diferença.Mas alguém duvida que o Assis é um grande jogador, alguém põe em dúvida que ele foi o principal motor do Benfica no último ano em que fomos campeões.?O Coentrão é um jogador que está a evoluir nota-se a olho nú.Vamos prá frente Benfica

Anónimo disse...

Parabéns Pedro Proença, parabéns às filiações que se criam com outros clubes.

Anónimo disse...

será que nesta semana aparecerá na capa do jornal "o Jogo" a indignaçao pela expulsao dos dois jogadores do nacional (um foi pela falta e o outro foi por palavras - engraçado o hulk valeu por estes 2 na semana passada!)


será que em vez de aparecer xistrado, surgirá Ferreirado? E será que em vez de hulk, surgirá os 2 pobres jogadores do Nacional?

Quero ver se há coerencia? ou o Jornal o Jogo só vem para a praça publica defender os jogadores expulsos do fcp? isso tb nao é pressionar o trabalho dos árbitros?

André Leal disse...

Esta gentinha anti-benfica não está habituada a ver o Benfica não ser prejudicado e depois, com uma arbitragem como esta, com alguns erros de parte a parte, como 2 cantos incríveis sonegados ao Benfica ou a falta assinalada ao Assis que acabou por provocar a sua expulsão, mas sem qualquer influência no resultado, ficam doidinhos a dizer que o Benfica é levado ao colo...

Pedro, bem sei que às vezes pareço o advogado de defesa do Luisão, mas não vejo que a fifía tenha sido dele no lance salvo pelo David Luiz. Ele apenas não conseguiu arrancar tão rápido como o Targino, que tinha a vantagem de estar de frente para a baliza. A não ser que te estejas a referir ao facto de não ter conseguido impedir o vimaranense em falta para vermelho, sacrificando-se em prol da equipa.

Unknown disse...

Ai Quim, ai Quim... felizmente a fortuna esteve do teu [nosso] lado.

André Leal disse...

Anónimo das 0:02:

O Nuno Assis mostrou ontem o que na realidade é, na maior parte das vezes: um artista inconsequente e que continua tremendamente ressentido por ter saído do Benfica. Os exemplos que ilustram esta minha opinião podem ser o lance em que deu um nó cego, salvo erro, ao Shaffer e que terminou com um passe muito mal medido, quando tinha tudo para causar muito perigo e o lance da sua expulsão, em que não consegue ter cabeça fria suficiente para não se envolver com todos os jogadores do Benfica que lhe aparecem à frente.

Americano disse...

Vitória importante, com a pontinha de sorte que nos faltou na 1ª jornada. Acho que temos os (4) pontos que merecemos ter ao cabo de 2 jornadas. Tenho pena é que ontem não se tenha visto o futebol da pré-temporada, espero que regresse na 2ª feira.

Pedro disse...

Sempre gostei do Nuno Assis. É um belíssimo jogador e fez muita falta ao Benfica de Santos.

bailarino disse...

Eh pa, quem diz que o Nuno Assis faz falta ao Benfica não se deve lembrar das ultimas épocas do Assis na luz (quando voltou depois do castigo).
O Assis escondia-se sempre. Faz muitos passes de calcanhar e muitas fintas inconsequentes mas chegar-se à frente, zero. Claro que quando joga contra nós, espuma-se todo, mas azar. O ano passado quando saiu ainda mandou a boquita que ele pelo menos ia jogar 2 liga na liga dos campeões: bem se lixou que esteve lesionado nos 2 jogos :)
Quanto ao resto, não gostei nada do jogo. Quase ninguem esteve bem na frente neste jogo (o Coentrão e o Di Maria a espaços lá fizeram umas arrancadas) e assim é complicado criar desequilibrios. O weldon fez muita falta neste jogo.
Acho que a lesão do Maxi continua a fazer moça, porque no nosso lado direito não se passa nada. O Ruben bem se esforça mas ve-se que aquele não é o lugar dele. Mas pronto, ficam os 3 pontos que é o que interessa.
Entretanto, no dragão, uma bola que bate na mão, é penalty. Em alvalade, não é, com o Maritimo na luz também não foi. Siga a dança.

Abraços

PS - gostava de ver os responsáveis do sporting manifestarem-se revoltados com o penalty do dragão depois do lance do Liedson não ter sido. Ah, espera, o porto não veste de vermelho. Peço desculpa por esta divagação parva.

Pedro Villa disse...

Hoje, quando entrei neste espaço senti de imediato as más vibrações!... Por estas bandas, cheira a adepto corrupto travestido de vermelho!...O vermelho fica-vos tão bem, suas badalhocas!

O cheiro a PORCO ou a SUÍNO, como queiram, era por demais evidente! A partir de um certo comentário então, isto parecia já uma vara!... Só fiquei na dúvida quanto à raça suina... Se seria apenas SUÍNO corruptus ou se estaria misturado com SUÍNO Queques... Belos presuntos aqui se faziam...

...Melhorou depois...

Antes de comentar o jogo, queria aqui deixar uma palavra para aqueles com responsabilidades na liga. Sim, as sumidades que marcam jogos para as 16h e 18h de um mês de Verão... Pode ser que venham ao MÁGICO, ou tenham amigos que o façam... Independentemente da contrariedade ser igual para as 3 equipas que entram em campo áquela hora, acho que sim... Óptima promoção para futebol, parabéns ao "idiólogo"...

O BENFICA, jogou 5ª à noite e ontem com menos de 72h... Não é desculpa, o SLB tem de ter equipa para bater qualquer rival português ainda que nestas condições... e bateu! :P
Para mim foi um óptimo sinal! Ainda que o CARDOZO me obrigue a ofender a sua mãezinha, continue a não jogar bem e a falhar penalidades... Ainda que o jogo de ontem tenha dado mais uma vez razão aqueles que "mimam" o QUINITO... Ainda que o SLB tenha tido a sorte que não teve com o Marítimo... E ainda que o GUIMARAES dê porrada de "3 em pipa" e à imagem de outras equipas se esfolem contra nós, o importante é que ganhámos num campo complicado... e soube bem! ;)

Quanto jogo, o SLB sabe e vai fazer muito melhor... Dever-se-ía ponderar a continuidade o QUINITO na baliza, pelo menos para já... Dever-se-ìa ponderar a a continuidade do CARDOZO a marcar penalidades e sim, vou dizê-lo pela 3ª vez numa semana... O WELDON faz tanta falta... "Matador" é ele... Não é estático como o CARDOZO, corre, tem força, faz jogar a equipa e não está cansado!... Esperemos que recupere depressa...

Pedro Villa disse...

Nuno Assis!... Puxa!!!
«Vão di recto!»

Não é mau jogador, mas já o gramamos 3 anos... Para além de se lesionar muito, também acusava por vezes substâncias proíbidas...

O jogo dele ontem só aconteceu porque está ressabiado. Não sendo um mau jogador, também não é assim tão bom para a posição que o ocupa e para o SLB! Acho que no Guimarães ou no Braga está bem...

Já agora, a sua expulsão não fez muito sentido, apesar do mau feitio demonstrado no lance, acho que o árbitro exagerou...

André Leal disse...

Pedro:

Eu também GOSTAVA até ele começar a ter estas atitudes em campo e até fora dele, como no ano em que o Guimarães ficou à frente do Benfica, tendo ele dito que pelo menos iria jogar dois jogos pela Champions. De qualquer forma queria ter ressalvado no meu comentário que lhe estou muito agradecido pelo excelente contributo que deu no ano em que fomos campeões. Isso também não esqueço.

Pedro disse...

Não digo q o Nuno Assis faça falta ao actual Benfica mas na época de Santos fez muita falta.

André ele com essas declarações mostrou que não vale nada, é um palhaço. O Benfica e Vieira defenderam-no sempre, contra tudo e todos, e o parvalhão tem uma tirada daquelas? Por mim pode partir as duas pernas q fico com um sorriso nos lábios. Isso não impede q o considere um belíssimo jogador.

Pedro Villa disse...

...pode ser inteligente (embora não me pareça assim tanto)... pode ser tecnicista, embora tb não seja d'outro mundo... Mas quem é que quer um jogador que não sabe controlar os ânimos e não joga 40 ou 50% da época devido a lesões ou ao que quer que seja...

No "meu" SLB estou farto de ter a "brigada do reumático" e os "deficientes das forças armadas" a ganharem como se jogassem 80 ou 90% dos jogos.

Gosto de jogadores como um SIMÃO, como um MAXI... Jogadores bons, que lutem e se lesionem muito pouco! Já agora quando tiver de acontecer que seja por motivos traumáticos e não fraqueza física!

Mas por que é que se discute o ASSIS, ele nem merece! É um ressabiado e como todos, tem necessidade de falar no trauma que o assola...

Pedro Veloso disse...

André, o nó cego foi ao Di Maria e nao ao Shaffer. Já agora, sublinho uma coisa que disseste, concordo que não foi fífia do Luisão, é um arranque rapidíssimo, de frente, do Targino, qualquer central ficava nas covas (alguns recuperavam era depois). Mas o que queria mesmo reforçar é o que alguns aqui disseram, não dêem crédito a quem não o merece (Nuno Assis), só mesmo pelo desempenho no ano do título - e mesmo aí discordo muito do propalado facto de ele nos ter dado o campeonato. Fez um grande jogo na estreia contra o Moreirense (em Guimarães, bem a propósito) e depois o resto foi mediano. A questão é que antes de ele entrar ainda pior estávamos, por isso é que se salientou. Mas nos restantes anos na Luz, então...tem pés obviamente, mas não se esqueçam da gritante improdutividade que sempre revelou, os toques de calcanhar parvos, a irritante falta de pé esquerdo (nunca lhe vi fintar para a esquerda, puxava sempre para o meio!!!). Ele é um jogador razoável mas para clubes de meio da tabela que jogam em contra ataque - pior que isso, é um ressabiadinho de primeira por ter saído do Benfica, como as suas atitudes dentro e fora de campo demonstraram.

A terminar, três notas: 1 - ontem achei as declarações do JJ sobre o Guimarães ter jogado para o pontinho injustas (como injustas foram as críticas deles à arbitragem), acho que nos encararam sempre de frente e com uma táctica até interessante. Excepção foi a meia hora final naturalmente...pese embora ainda terem conseguido duas grandes chances. Não teve nada a ver com o autocarro do Carvalhal.
2 - Dizer que não temos alternativa para quando o Weldon não está não faz sentido, o Keirrison é craque e pouco a pouco, com um pouco mais de ritmo, vai prová-lo. O Nuno também tem entrado bem. Mas também dá-me um certo gozo ver que o ar de nojo que tanta gente fez com a contratação do Weldon ("que horror, só custou 280 mil dólares, é jogador de clube pequeno, já começam as comissões do Jesus")agora se converteu na conclusão que de que ele é bom
3- Naturalmente já começa o endeusamento do Falcao na imprensa avençada, vai dar vómitos

Luís A. disse...

Algumas soltas de ontem:

O Quim não tem remédio! Ontem naquele cruzamento e naquele ressalto à figura revelou toda a sua "classe".
O Cardozo por mim não marca mais penalties ate se atinar.
O Ramirez é um diabo.
O Coentrão é um jogadorzão.
O Luisão bem que podia ser vendido.
O Saviola anda com paragens cerebrais.
O Javi é um jogador fenomenal.

O meu Benfica ontem esteve mal, mas va la, 3 pontos é o que conta. Carrega Benfica e ha que separar as ervas daninhas do resto da equipa. Aquele Quim...FONIX pró raio do homem.

Anónimo disse...

O PENALTIE A FAVOR DO FCP É IGUAL AQUELE QUE FICOU A MARCAR NA LUZ CONTRA O MARITIMO EM QUE O WELDON IA PASSAR A BOLA E ESTA FOI PARAR Á MAO DO JOGADOR DO MARITIMO!

André Leal disse...

Exacto, anónimo das 12:46, e com a agravante de o do Nacional ainda ter batido na perna primeiro, ter sido mais perto e com mais força. O facto de a bola ir para a baliza é aqui irrelevante, o que interessa é ser dentro de área. Eu, por acaso, sou daqueles que não consideram penalties estes lances, no entanto sei que a opinião generalizada é que são, tal como também deveria ter sido o lance em Alvalade (caso tenha realmente batido na mão, o que ainda não consegui ver). Portanto a história continua a mesma: para os corruptos marca-se, para o Benfica e para os lagartos, assobia-se para o ar.

De qualquer forma, apesar de tudo, já temos dois penalties (claríssimos, diga-se) assinalados o que está a fazer confusão a muita gente. Não lhes interessa se são ou não são. O que interessa é que o Benfica não está a ter os 2 ou 3 penalties por jogo por assinalar, como foi tendo em muitos jogos das épocas passadas.

Quanto a este jogo, e para aqueles que aludem que o Benfica ganhou por causa da sorte, aqui vai o comentário que deixei na "Tertúlia Benfiquista":

"Sorte, para mim, é marcar logo aos 15 segundos de jogo. Aqui foram 90 minutos de esforço constante recompensados só ao minuto 90: Oportunidades flagrantes (não muitas é certo) falhadas, lembro-me assim de cabeça de 2 cabeceamentos na linha da pequena área do Javi, do lance do 3 para um que o Aimar resolveu fazer tudo sozinho, o lance do Ramires pela direita ainda na primeira parte e, obviamente, o penalty. Os lances do vitória são realmente perigosos mas o azar seria realmente se entrassem, já que um sucede por um erro invulgar do Quim (entre os postes) e no outro do Targino não considero sorte termos ao nosso serviço um defesa central com a qualidade do David Luiz.

Agora sou obrigado a concordar que este foi dos jogos menos conseguidos desde o início da época, no entanto temos várias atenuantes como os poucos dias de descanso e a falta do talismã Weldon, que teve que transferir essa função para o Ramires.

Também gostei de ver que, principalmente após o penalty e expulsão do Flávio Meireles, instalámo-nos, ainda que sem criar grandes oportunidades, no meio campo do Guimarães, obrigando-os a recorrer unicamente ao contra ataque."

Pedro disse...

André, este tipo de lances é sempre penalty pq os braços aumentam a área de acção do corpo. A intencionalidade só conta para questões disciplinares. Não se podem cortar os braços mas tb não se pode fazer aos lances com os braços abertos e assim aumentar a área de acção do corpo.

Infelizmente a maioria das pessoas não é coerente e varia de opnião consoante as cores que beneficiam do dito penalty. Ainda não vi o lance do fcp mas o lance no jogo do sporting é penalty.

André Leal disse...

Pois, Pedro, eu acabo por admitir isso no meu comentário. O que quis dizer é que se fosse eu a mandar, estes lances não seriam penalty. A mandar, entenda-se, quero dizer legislar e não arbitrar. Os 3 árbitros dos lances ocorridos teriam que fazê-lo da mesma forma tal como vem nas regras, ou seja, penalty para os 3.

Pedro Fernandes:

Concordamos em relação à qualidade do Weldon, no entanto não estou seguro que produzisse tanto entrando logo de início. Gostaria de o ver jogar na Ucrânia no onze inicial para ver se é tão bom contra as defesas frescas como é com as defesas desgastadas.

O Cardozo falhou a 2ª de 3, mas seria injusto esquecer todas as que marcou anteriormente sem um falhanço sequer. A sua falta de mobilidade é compensada por outras qualidades e por momentos em que "se passa" e faz coisas magníficas. Também não podemos esquecer a sua evolução a jogar de cabeça, como atestam os golos contra o Milan e o de ontem que foi anulado, em que marca na linha da grande área, depois de mais um centro à Figo do Shaffer. É certo que não contou mas o movimento foi soberbo. Nos livres esteve muito mal.

Pedro disse...

Cardozo é um daqueles jogadores que nós sentimos que a qualquer momento pode fazer um golo e isso é importantíssimo num clube como o Glorioso. Falta de mobilidade depois do que ele fez contra os ucranianos? Depois do movimento q fez no golo anulado? Sim falhou os lances de bola parada, esteve mal. Mas isso acontece a todos.

Weldon cumpre as tarefas para as quais foi contratado: ser suplente. É um jogador muito eficaz para os ultimos 25 minutos quando as defesas contrárias já estão desgastadas e a sua velocidade permite rasgá-las e criar muitas situações de perigo. Felizmente para todos nós pegou de estaca nas primeiras oportunidades q teve. Não invalida q Jesus lhe dê a titularidade em certos jogos.

Pedro Villa disse...

Sim, pode ser como vocês dizem... Mas nada garante que o seja, porque nunca o vimos a titular...

Espero que no SLB não haja titulares indiscutiveis, só pelo nome ou pelo salário...
Lá porque foi dos últimos a ser contratado ou porque foi barato (WELDON), não quer dizer que tenha de ser suplente, sobretudo se verificarmos que está em melhores condições que o respectivo colega, sejam elas devido a motivos psicológicos, físicos, ou o que quer que seja...

Por essa óptica, pra entrar nos últimos minutos e fazer 1 golo atendendo ao que jogava, já lá tinhamos o MANTORRAS... lol

Na verdade, em vez da tática ser a que dizem, podemos ver a coisa pelo prisma inverso. Experimentar colocar o WELDON de ínicio, visto que corre mais e é mais forte, desta forma rebentaríamos a defesa alheia... e depois já que o CARDOZO é tão bom... jogaria apenas os últimos 10-15min, a ver se teria a mesma eficácia... ;)

Parece-me que depois disto, a confirmar-se uma eficácia da parte do CARDOZO (igual ou superior à do colega) poderíamos então retirar a ilação que vocês referiram...

Pedro Villa disse...

Só mais uma nota, já agora, o que sugeri para grau de comparação entre CARDOZO vs WELDON, só valia caso os colegas fossem os habituais titulares. Pois comparar 1 a jogar com o AIMAR e SAVIOLA e outro com CARLOS MARTINS e NUNO GOMES não seria propriamente a mesma coisa...

Quanto às questões de (falta) de mobilidade do CARDOZO que se têm falado, embora não tenha sido eu a referi-las, penso que se prendem mais com os períodos de ausência do jogo, por parte do CARDOZO. É óbvio que quando marca 1 golo, o jogador consegue disfarçar essas ausências, mas quando à imagem d'ontem não o faz e além disso ainda falha a única oportunidade clara que tem....

José Vieira disse...

Gostaria de começar por "escalpelizar" o sistema táctico do Guimarães, que toda a imprensa foi unânime em identificar como um 3-4-3...
Para mim foi um descarado 5-4-1, ou seja, uma versão disfaçada do autocarro maritimista. Por muito que se tente "travestir", o Guimarães jogou (em casa!) com 3 centrais e 1 avançado, o que denota bem o respeito que incutimos.
Aí começaram as dificuldades do glorioso, aliadas (necessariamente) ao cansaço da jornada europeia.
Em todo o caso, temos que encontrar outra dinâmica para contornar esta forma (medíocre) de jogar dos adversários pois, pelos vistos, até nos jogos em casa estes vão-se meter no "casulo" e apostar em dois extremos rápidos, que tantos problemas nos trazem...
Três notas:
O "BerbeQuim" continua a ser uma aflição constante;
Actuação meritória de R.Amorim numa posição que não é (claramente) a sua, sacrificando-se em prol da equipa;
Patéticas as queixas da arbitragem do Nilson (o homem destilava ódio por todos os poros), ridículas quando secundadas pelo "Nelito" Vingada (só quero ver se vai jogar assim contra sporting e porto).

Anónimo disse...

Deu-me um enorme gozo mais uma vitoria naquele estádio ! É tão bom ver a azia que se instala nos adeptos dementes da minha cidade... e ficam com uma cabeça descomunal. entao aquele golo mm a acabar foi ... Lindo !!!

Quanto ao jogo, ontem pela 1a vez fui capaz de insultar pela 1a vez o meu jogador favorito ( Cardozo ) dpois do penalty falhado ... e o Quim já não tem mais perdão, venha dai o Julio Cesar na Ucrania s.f.f. ... o coentrao devia ter entrado logo na 2a parte e o saviola devia ter saido mais cedo. Pra mim o melhor em campo foi o Javi. o Ramirez vem a crescer de jogo pra jogo e prova que realmente é um ENORME jogador.

P.S.-> Pedro ... gostava de saber se os adeptos do Benfica se fizeram ouvir bem na T.V. ... pq ali no estadio ouve alturas que parecia mm o inferno da luz em menor dimensão, suportado pelos suspeitos do costume ((NN)) e a espaços DV tb LOL :P

Benfica 73 disse...

Aos comentários feitos pelos jogadores e treinador do V. Guimarães, dá-me a sensação que, das duas uma, são todos adeptos dos corruptos / lagartos ou então têm uma raiva ao Benfica de tal forma que lhes afecta a inteligência, e é estranho, para a raiva já há vacina à muito tempo.

joão carlos disse...

1-São um pouco exageradas as críticas ao cardozo, o que deve acontecer para é o jogador ser poupador durante uns tempos e ser outro a marcar os penalties.
2-O Cardozo não é nem nunca será um jogador de muita mobilidade o que não significa que seja mau jogador, mais um jogador que se movimente muito bem por si só não quer dizer nada se não marcar golos. Aliás o Keirisson é o mesmo tipo de jogador passa o jogo inteiro sem tocar na bola, só toca nela para rematar.
3-Uma coisa é certa já vimos que o cardozo no banco para entrar no fim não resulta ele é o tipo de jogador que custa a adaptar ao ritmo do jogo, isto não quer dizer que tenha sempre de ser titular. Já vimos que o Weldon é bom a entrar no jogo resta saber se é bom a jogar de início.

ATF disse...

...Amei aquele golo do Ramirez. Jogador com escola, a melhor escola do mundo, de selecção. Movimento perfeito, elevação áquila, direcção perfeita. Este golo mostra-nos uma equipa capaz de não nos decepcionar.

sloml disse...

gloriosachamaimensa.blogspot.com

novo blog sobre o nosso clube

Anónimo disse...

Para Memória Futura

Superfute: dois milhões de dívida ao Fisco ficam por cobrar
por Lusa in Diário de Noticias de 24/08/2009

O prazo de reclamação de quase dois milhões de euros de dívidas da Superfute ao Fisco prescreveu após a anulação da falência da empresa de agenciamento na área do futebol detida por José Veiga.
A insolvência foi decretada judicialmente a 05 de Junho de 2007 e a reclamação das dívidas de IVA, IRS e IRC de 1995 a 97 foi suspensa, mas o tribunal decidiu revogar a sentença em 2008, com o prazo para cobrança das dívidas prescrito no ano anterior.
Já os créditos relativos a 1998 reclamados pela Administração Fiscal e outros credores junto da empresa de José Veiga correm o risco de prescrever no decorrer deste ano e os referentes a 1999 em 2010.
Na altura em que o pedido de falência da Superfute deu entrada no Tribunal do Comércio de Lisboa, apresentado em 2006 pela Pragal Colaço & Associados, que reclamava cerca de 16 000 euros pela prestação de serviços jurídicos, pendia sobre a empresa de José Veiga dois processos de execução fiscal por dívidas de IRS, IVA e IRC.
O processo referente à cobrança de IVA dos anos de 1997 a 1999 e de IRC de 1997 a 1999 ascendia a dois milhões de euros, enquanto a execução fiscal por dívidas de IVA e IRC correspondentes a 1995 e 1996 ultrapassava os 700 000 euros com coimas e juros.
Avançou-se para penhora de bens da empresa, entre os quais um crédito de José Veiga, principal accionista, e da SuperSoccer Company sobre o Benfica e a SAD do clube, no valor de 2 543 869,28 euros, mais tarde substituído por 510 000 acções, que, nominalmente, valiam 2,5 milhões de euros.
Foram igualmente penhoradas 42 000 acções da Sporting, SAD detidas por José Veiga, accionista maioritário da Superfute, que, à data da queixa apresentada no Tribunal do Comércio de Lisboa, não tinha contas aprovadas desde 2001, fiscal único registado e quaisquer elementos de contabilidade.
A Superfute contestou o pedido de insolvência e pediu nulidade, invocando "falta de citação", além de argumentar que o crédito reclamado pela sociedade de advogados estava prescrito e de que a empresa tinha créditos superiores ao passivo.
A empresa de José Veiga advogou que era credora do Fisco em 10 000 euros e apresentou ainda créditos litigiosos - um processo judicial contra o futebolista Paulo Ferreira (519 934 euros), dois contra Cristiano Ronaldo (um de 800 000 e outro de 573 067) e outro contra Hugo Viana (512 000).
Depois de o tribunal decretar a insolvência da Superfute, a 05 de Junho de 2007, e ordenar a imediata apreensão de todos os bens, a empresa e José Veiga recorreram da sentença, suspendendo os actos anteriores de reclamação de créditos, incluindo as execuções fiscais.
Na assembleia de credores, o total apurado das dívidas da Superfute ao Fisco era de 4 396 966,45 e havia registo de terem sido accionadas 19 execuções fiscais contra a empresa de José Veiga.
Também foram reconhecidas as dívidas da Superfute ao Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa, por contribuições não liquidadas no valor de 212 666,58 euros, ao BPI, no montante de 282 796, e à TMN, num total de 24 676.
A 29 de Setembro de 2008, o tribunal revogou a sentença de insolvência e, mais tarde, a sociedade do advogado António Pragal Colaço vendeu o seu crédito a Paulo Santana Lopes, irmão de Pedro Santana Lopes, que desistiu do pedido de falência. O juiz homologou a desistência a 21 de Julho deste ano.
Contactado pela Agência Lusa, José Veiga recusou comentar o assunto.

Blog do Tavares disse...

O Ramires ainda vai dar muitas alegrias a vocês benfiquistas. Esse menino joga muita bola.

Abraços!

Anónimo disse...

criticar Cardozo é criticar o unico jogador do plantel que vale seguramente mais de 30 milhoes e é de longe o melhor jogador.

Pedro Villa disse...

Epah, então se calhar é melhor não se criticar o CARDOZO... Ainda que falhe penaltis e jogue de forma mediocre...

A falhar penalties desta forma, quero ver os 30 milhoes...

Anónimo disse...

caro Pedro V. Fernandes, o cardozo só falhou 2 PENALTIES. isso tb ja nao aconteceu ao Lucho?
o cardozo é grande jogador e nao percebo as criticas que lhe sao feitas. se ele nao presta mandem-no embora, mas garanto aqui que tão cedo nao voltamos a arranjar um avançado de tão grande qualidade.
engraçado NINGUEM FALA DO falhanço do Aimar que falhou uma especie de penaltie em guimaraes. o aimar é mto bom jogador mas a finalizaçao nao é o seu forte.
o CARDOZO tem que ser sempre titular e tem que marcar sempre os penalties. agora quanto ao seu parceiro, que saviola, weldon e keirrison decidam.

Pedro Villa disse...

Exacto, falhou "apenas" 2 penalties em 3 possíveis. E podíamos engordar a estatística negativa, se adicionassemos 1 outro falhado na pré-época (não estou certo mas também me parece que houve mais 1)...

Não me insurjo quanto à qualidade do CARDOZO, que acho que a tem. Agora quanto a não se poder criticar um jogador que ía sendo responsável pela perda de 3 dos 4 pontos que o SLB tem neste momento... Com a agravante de que não jogou nada nesses jogos... Não percebo! Pra mais quando a sua função principal é marcá-los. Não defendi nem critiquei (porque não calhou) o AIMAR nessa situação que fala, mas apenas porque não achei os seus desempenhos no global tão maus como os do CARDOZO...

Também discordo quando diz que tem de ser sempre titular... Espero que não existam titulares indiscutiveis no SLB, só porque se chamam CARDOZO ou porque ganham balúrdios. Estão a jogar mal, se calhar era bom pensar em ficarem de fora uns tempos...

Para finalizar, se todos nós nas nossas profissões estamos sujeitos a críticas quando erramos, porque é que os "CARDOZOS" que pra mais ganham rios de € e por conseguinte têm muito mais responsabilidade, não podem estar sujeitos à crítica?!

Pedro Villa disse...

Esqueci-me de dizer... quanto aos males do Lucho estávamos e continuamos a estar bem...

Aliás, há uns meses atrás, esses falhanços só me faziam gostar mais dele... Óbvio que nessas situções não o ía criticar!... Parece-me que o elogio seria o mais razoável... ;)

Por outro lado, não sei precisar obviamente, mas se calhar o Lucho nos jogos em que falhou os penalties até jogou qualquer coisita... Não foi o caso do CARDOZO nos 2 jogos da Liga... O problema não está apenas em falhar 2 penalties (todos faham), o problema está em falhar 2 penalties em 2 jogos consecutivos (da liga) e o resto da prestação nos respectivos 2 jogos ser mediocre...