blog

sexta-feira, setembro 11, 2009

Um Olho à Benfica #18

UM TEMA CENTRAL

Acho que vale a pena retomar o assunto central de há dois posts atrás. Luisão? Indiscutível na equipa. É o chefe, dentro e fora de jogo. Tem defeitos? Tem. São graves? Não. Conheço treinadores que não dariam a titularidade a Luisão, eu não a dispenso. O seleccionador brasileiro também não. São muitos anos a ser convocado para a melhor selecção do Mundo. Comparações com Mozer, Ricardo Gomes e Humberto Coelho? Desnecessárias, porque todos estes, eram de uma classe a que Luisão nunca conseguirá aspirar. Note-se, classe, não importância na equipa. Voz de comando é uma coisa, classe é outra. Espero que consintam na diferença.

Não sou treinador do Benfica – graças a Deus é o Jesus – mas se o fosse, quando começasse a desenhar o onze inicial não começava pelo guarda-redes, começava pelo Luisão. A sua voz ouve-se no topo das bancadas centrais, mesmo com o estádio cheio. Aliás, quando necessário, Luisão não grita, troveja. Se há coisa que é bonita em Luisão é o respeito que ele impõe aos colegas e aos adversários.

Todavia, Luisão não é melhor defesa-central do campeonato. É, claramente, o melhor e mais autoritário chefe de equipa, mas o seu vizinho do lado, quando não exila demasiado à esquerda, David Luiz é o jogador que me enche todas as medidas. Será, com mais alguns anos de Benfica e de aprendizagem, dos melhores centrais do Mundo. Exagero? Não creio.

Encontro em David Luiz toda a composição de factores de sucesso num defesa central. Garra, talento – chega a esbanjá-lo – velocidade e autoridade. É um potencial capitão e um valoroso jogador. Tem uma certa cupidez no ataque à bola e ao adversário.

Ele e Luisão, mais do que imperfeitos exemplos de uma linhagem histórica de defesas no Benfica, têm sido vítimas, no clube, de uma razão táctica que os impede de oferecer segurança máxima. Jogam numa linha paralela entre eles, o que estabelece um risco maior para a baliza do Benfica e um desgaste inevitável da sua imagem.

O actual treinador do Benfica, astuto e tacticamente brilhante, está a mudar as coisas. Foi uma das coisas que mudou nos movimentos defensivos da equipa. No modo como interagem entre si, os centrais jogam agora com um pouco de profundidade entre eles. As coisas estão a mudar e o Benfica dispõe da melhor dupla de centrais do campeonato. E com a garantia dessa dupla ter a possibilidade de multiplicar identidades. Porque Sidnei não tem menos potencial que Luisão e Roderick terá um futuro grandioso pela frente. E até Miguel Vítor é uma solução de razoável fiabilidade.

16 comentários:

Hugo disse...

Exactamente o que penso do Luisão e do David Luiz.
Identifico-me a 100% com esse seu pensamento, José Marinho. Excelente Post.

Pedro disse...

Concordo. Dizer q Luisão é líder e, talvez, imprescindível a esta equipa não quer dizer q seja o melhor central do mundo. Da mesma forma que dizer que não é o melhor do mundo não significa q seja um mau central.

Luisão é um bom central q compensa algumas limitações q tem com uma postura autoritária dentro de campo. É líder. E ser líder é diferente de classe, mas igualmente importante.

João Bizarro disse...

A liderança do Luisão é essencial. Pelo peso que tem na equipa espero que fique mais uns anos.
O mesmo digo do David Luis, embora neste caso talvez seja mais difícil de segurar. Tem um talento enorme e quando não tem "brancas" (talvez devido ainda a uma certa imaturidade) não dá hipóteses.

Sei que o José Marinho não concorda com o que vou dizer mas com estes defesas se tivéssemos um grande GR dificilmente sofríamos golos.

Jorge de Gaia disse...

Não sei, não tenho grande opinião do David Luiz, não me parece nada de extraordinário. É polivalente e dá jeito mas...

É uma questão de gosto. Também achei o Gamarra muito fraco no Benfica (embora fosse imperial na equipa do Paraguai). Tem muito a ver com o tipo de jogo que preferimos. Gosto de um central que não complique e que marque golos.

JP disse...

Sempre achei o Gamarra um grande defesa central, com muita classe e dos mais limpos que vi jogar.

M disse...

concordo...

pessoalemnte ate nem simpatizo com o estilo do futebol do Luisão. gosto de centrais com classe, com cortes pelo chão sem recorrer à falta, com corte pelo ar sempre jogáveis, pouco pontapé para a bancada...no fundo, gosto de ferraris, como todos nos presumo...

mas a mais-valia do luisao acaba por ser (alem de nao ser tosco nenhum naturalmente) a capacidade de liderança, a presença em campo e balneario, os anos de clube sempre a jogar...assim se fazem os simbolos..e ele caminha a passos largos para o ser.

o David Luiz acaba por ser o companheiro ideal, pois tem a tecnica, a velocidade, que o Luisão nao tem...desde que se fixe de uma vez por todas a central, que ganhe a maturidade que ainda leh falte (isso de desatar a correr campo acima e perder a bola...era simpatico evitar...), temos dupla de futuro.

saudaçoes benfiquistas, todos ao restelo!!!

José Vieira disse...

Concordo inteiramente.

Quanto a Luisão, está tudo dito;

Partilho igualmente a opinião que o David Luís tem qualidades ímpares que poderão fazer dele dos melhores centrais do mundo.
Aliás, julgo que a aprendizagem de que fala foi sobremaneira prejudicada não só pela lesão sofrida mas essencialmente pela constante "deriva" à esquerda.
A propósito de evolução, julgo que o "reparo" de Jorge Valdano dirigido a Pepe aquando dos primeiros jogos do luso-brasileiro no Real assentam que nem uma luva no David: não pode querer estar em todo o campo e resolver todas as situações.
Quando refrear alguma da sua impetuosidade e corrigir outras (pequenas) imperfeições nas suas actuações David Luís será um central de classe mundial.
Temo, infelizmente, que não faça essa demonstração de talento durante muito tempo com a nossa camisola...

Unknown disse...

O David Luiz tem de melhorar os seus índices de concentração no decorrer do jogo. Por vezes desconcentra-se e comete erros infantis e que por norma põem em risco a equipa. Como por exemplo o penalti do Marítimo.

E tem que deixar de se aventurar tanto no ataque e inventar menos. Como DE compreendia-se, mas como DC não deve fazer isso.

Se corrigir estes dois defeitos, será sem dúvida, um dos melhores centrais do Mundo.

Rosmano disse...

Concordo com o Jose Vieira! O David Luiz e demasiado impetuoso. E necessario que se refreie mais. embora tenho classe e grande potencial precisa de amadurecer. Algo que creio que acontecera nesta epoca.
O Luisao, para mim ja e um simbolo do Benfica. E alguem que sente a camisola (comparou vestir o manto sagrado a camisola do escrete), lider incontestado do balneario (Nuno Gomes so e o capitao pq tem mais anos de casa) e tem qualidades como jogador obviamente.

Quanto aos outros defesas centrais: Sidnei tem imenso potencial mas ainda esta menos maduro que David Luiz. Miguel Vitor tem imensa raca, sua a camisola e optimo central para marcacao. Mas para mim o Roderick e o que me enche mais o olho - este e o defesa do Benfica que para mim tem mais classe. ponham-no a rodar num clube da II liga ou mesmo da 1a e daqui a uns tempos pode ocupar lugar como titular.

Anónimo disse...

Boa tarde.Não tendo este assunto a ver com o post,poderiam dizer-me quanto custam os bilhetes para o Belenenses-Benfica? Desde já agradeço.Saudações benfiquistas!!!

Helder disse...

Mais uma vez um belo post do José Marinho. Acho que quém tinha dúvidas ficou agora esclarecido quanto á qualidade e á importancia do Luisão no seio da equipa do Glorioso.
Eu nunca duvidei das qualidades dentro e fora de campo do Luisão. Nem eu nem os treinadores que passaram pelo Benfica porque fosse qual fosse o treinador o Luisão jogou sempre no onze inicial.

Caro José Marinho não sei se me poderá dizer ou não, mas gostava de saber quais os treinadores que você conhece que não colocariam Luisão no onze inicial....


Obrigado e um Abraço

Anónimo disse...

José Marinho desculpe-me mas diga-me onde é que o D.LUIZ é melhor q o sidnei? O D.Luiz tem potencial? tem e muito! Mas porra inteligência não conta? o homem é maluco, adora entrar à queima e sair a jogar de uma forma +- débil. Mas são opiniões desde que o Benfica ganhe.. Nunca mais me vou esquecer do jogo em que o Sidnei anulou por completo o HULK e de um dos jogos em q D.LUiz foi "comido" à força toda pelo Pereirinha

VIVA O BENFICA!! 9º? se nao fosse os 90's eramos 4º.. ahah SLB!

Vasco

Pedro disse...

Vasco se não me engano o DL foi "comido" pelo Pereirinha a jogar a lateral e não a central. Isso faz diferença.

E acho que o DL sai a jogar muito bem.

Anónimo disse...

Senhor Pedro okay são opiniões já vi o DL sair a jogar e fazer a diferença como fazer merda
mas olhe desde que ganhemos é q vale
SLBENFICA!

Benfica 73 disse...

"É, claramente, o melhor e mais autoritário chefe de equipa, mas o seu vizinho do lado, quando não exila demasiado à esquerda, David Luiz é o jogador que me enche todas as medidas".
Concordo plenamente.Agora, nesta fase, neste Benfica, jogadores que me enchem as medidas são o Xavi Garcia e o Ramires, que jogadores.

Anónimo disse...

Abraço Marinho, já não passava por cá faz tempo mas é sempre um prazer voltar.
Redady