blog

segunda-feira, setembro 21, 2009

Um Olho à Benfica #21

Há qualquer coisa de novo no ar

É curioso o debate que, subitamente, eclodiu entre os adeptos de futebol em Portugal, sobre as grandes-penalidades que, alegadamente, têm levado o Benfica ao colo. É curioso que benfiquistas se entretenham a demonstrar a bondade da última decisão de Jorge Sousa, em Leiria, quanto obsceno é que os adeptos do FC Porto aproveitem o facto para passar uma esponja em duas derrotas consecutivas da sua equipa. Uma na Liga dos Campeões e outra no campeonato.

Sobretudo obsceno, porque os adeptos do FC Porto deviam saber, de cátedra, o que é ganhar jogos, recorrendo a um sistemático e, por vezes, sórdido, esquema de favorecimento das arbitragens.

Pois, o que verdadeiramente espanta, neste início de época, não é a enxurrada de grandes-penalidades que são assinaladas a favor do Benfica. Não, existe aí um engano e, provavelmente, alguma má-fé. O que espanta é que elas tenham sido assinaladas. E a favor do Benfica. Isto sim, é o que há de novo e relevante neste início de época na Liga Sagres.

Basta recuar ao início da época passada, primeiras cinco jornadas, como agora acontece, para constatar que no mesmo número de jogos, deviam ter sido assinaladas, a favor do Benfica, o mesmo número de “penalties” que agora, espantosamente, os árbitros nacionais decidiram cobrar aos adversários do Benfica. A diferença é que, na época passada, pelos vistos, o tema não era suficientemente aliciante para se debater. Agora que as grandes-penalidades são assinaladas em favor do Benfica, de facto, é um escândalo que deve merecer reprovação geral.

Sobre esta última grande-penalidade, em Leiria, o que foi dito por Jorge Jesus deve constituir a síntese do pensamento geral. Especialmente os benfiquistas, que não devem sentir-se envergonhados por um roubo que não existiu. É penaltie, é jogo perigoso, não me vou dar ao trabalho de reescrever o que está vertido numa das leis do jogo que confirma a tese do treinador do Benfica. Tudo o resto, como diria, Pinheiro de Azevedo, é só fumaça.

A ideia do favorecimento dos árbitros ao Benfica não cola. Não existem factos que a comprovem. É a tendência a que os adeptos do Benfica se devem habituar, deliberadamente menosprezando a qualidade da equipa, mesmo que para isso se comece pela depreciação dos adversários. O Benfica, segundo se julga, ou ganha porque os adversários são fracos, ou porque os árbitros são amigos.

Como qualquer benfiquista sabe, nem uma coisa nem outra. O Benfica é a melhor equipa portuguesa, é a que tem melhor plantel, melhores jogadores e melhor treinador. Isto custa a muita gente e vai custar ainda mais, há medida em que, no campeonato, se acentuar a diferença entre o Benfica e os outros.

De resto, basta olhar para os dois primeiros classificados da Liga. Duas obras de Jorge Jesus. O Braga que ele deixou construído e o Benfica que ele está a construir. Esta não é apenas a diferença entre o Benfica desta época e o do ano passado. É a diferença entre o Benfica ser um candidato à risada geral e um Benfica combativo, alegre, dinâmico e vencedor.

PS: Para acabar com a discussão iniciada no passado fim-de-semana, agora é oficial. O Benfica é melhor do que o FC Porto.

Porém, o mais interessante sobre este debate nem é assegurar para o Benfica a maior valia do seu plantel sobre os adversários. Isso está suficientemente confirmado. O que é novo é que o treinador do FC Porto seja obrigado a comentar o assunto, deixando de lado a pose de auto-convencimento de que a sua equipa é dona incontestada da hegemonia do futebol português. Normalmente, o que se discute é se o Benfica é tão bom como o FC Porto. Nesta altura, Jorge Jesus e os nossos jogadores conseguiram inverter a discussão. O que já se discute é se o FC Porto consegue ser tão bom como o Benfica. E é este esquema mental que perturba a situação e os donos da situação no futebol português. Perceber que a situação está a mudar.

30 comentários:

Calvin disse...

O que realmente me preocupa é que fizemos 4 golos ao Belém e agora só metemos 3 em Leiria..

dezazucr disse...

Este Benfica tem estado sem dúvida a fazer furor com as suas exibições de classe, entrega, inteligência e exigência.
No entanto é preciso ter calma, pois agora sim começa o ciclo difícil, começando no Leixões, continuando em Paços de Ferreira, Braga, sporting, Olhanense, etc, em que as 2 primeiras e a última por exemplo, serão adversários do nível do Leiria, muito difíceis de bater, apesar do menor nome.
Esperemos que os benfiquistas continuem a apoiar como têm apoiado, mesmo quando tivermos um resultado menos bom, pois o nosso apoio tem sido fundamental para impedir que a equipa adormeça.

Uma curiosidade: já experimentaram contar quantos remates enquadrados tiveram os nossos adversários até agora?

João Bizarro disse...

Na mouche. Embrulha...

Paulo disse...

Nem mais...!
Isto este ano promete muita azia para os lados do Dragay e do Lidl de Alvalade...

joao açores disse...

A azia já começou. E este ano até os aziados dos ex-árbritos do Jogo estão a contorcer-se. Uma coisa é certa. Ou o Jorge Coroado e o Rosa Santos não conhecem as Leis do Jogo (o que seria um escândalo, porque andaram anos e anos nos relvados), ou tentão deturpar as leis, só por casa de uma azia que nem 1000 Kompensans disfarçam.

Saudações benfiquistas e parabéns pelo excelente post.

Pedro disse...

Benfiquistas,

Está em marcha uma tentativa de intoxicação da opinião pública para que a evidencia não seja vista. Foi penalty e limpinho. Aliás, para o "sousa de lordelo" assinalar é porque foi escandaloso.

Temos de combater esta tentavida de intoxicação. Quem tiver os contactos dos comentadeiros da nossa praça (em especial os "afectos" ao SLB) que os coloque cá para os inundarmos com a lei 12 para que esta tentativa de intoxicação fique apenas pela tentativa.

E PLURIBUS UNUM

sloml disse...

Admito que não costumo concordar com muitos dos posts do José Marinho. No entanto, este é sublime.

Luís A. disse...

Grande José MArinho! Um post na moche!

Chama Imensa disse...

Sobre este Post parece-me bastante populista ou mesmo ingénuo.

Transparece a ideia de que o sistema anda a dormir e que em relação
aos anos anteriores tudo está diferente na arbitragem: TRETAS!

Não de deixem enganar por este início de época porque todos sabemos que todas as equipas têm altos e baixos durante a temporada e o Benfica também os vais ter. A diferença é que o porto está mal e sempre vai contando com empurrõezinhos como o penalty com o Leixões ou o adiar da vantagem do braga com o fechar de olhos ao penalty do Álvaro Pereira.

No momento de maior desgaste físico da nossa equipa vamos sofrer pressão das equipas de arbitragem e vai ser muito difícil vencer isso. Alías sempre foi e sempre será. Que o diga o Yebda ano passado no dragão.

Parece-me, sim, importante o apoio incondicional dos adeptos para empurrar a equipa e não a deixar ser vencida por cansaço nem esquemas nenhuns. Frescura física com rotação da equipa e apoio fervoroso da onda vermelha podem ser fundamentais para o sucesso desta equipa que promete muito.

Helder disse...

Que categoria caro José Marinho..... Sem espinhas!!

Abraço

Miguel Nunes disse...

Gostaria de estar tão optimista, mas tenho mt medo do sistema...e dp q pode fazer contra nós

Anónimo disse...

Perfeito

vasco;saudações benfiquistas

Pedro disse...

Estou como o Chama, não devemos pensar q o Sistema esta "morto" pq não está! Nem pouco mais ao menos. Basta ver a choradeira q se instalou pelo penalty limpinho de ontem. É sempre assim. Qd roubam o Glorioso é um silêncio, qd não roubam o Sistema ataca na mesma procurando influenciar a cabeça dos adeptos..

Qd se perceber q o clube corrupto não tem pernas para acompanhar este Glorioso a roubalheira vai ser terrivel...

Helder disse...

Pedro

Ser campeão mesmo sendo roubado era o melhor que podia acontecer ao Benfica. Era lindo!!!
Mas este ano o sistema vai ter que se esforçar bem mais que nos últomos anos. Vai ter que dar mais nas vistas.

Anónimo disse...

E mais uma coisa..se o Maxi ZIDANE Pereira é craque, eu sou galáctico e se o David BARESEI Luiz é suprasumo, as estatísticas confirmam-no: 3 jogos p o campeonato- 3 golos sofridos por causa do baresi baresi, oxalá que sejas vendido por 40M ou mais! e o Di Magia também

Vasco,saudações benfiquistas

MAFARRICO disse...

Meu caro Zé Marinho
Teremos de ter cuidado, o polvo ainda mexe.
Como muito bem sabe o nosso futebol é diferente e nem sempre ganha o melhor.
Esperemos que o Jesus saiba desarmar as armadilhas que lhe irão ser colocadas pelo caminho.
BENFICA SEMPRE

R 49699 disse...

Eu prefiro "esmiuçar" o motivo de tantos penalties!! Sendo verdade que o facto de eles existirem não é sinonimo que sejam marcados...

O Glorioso está a praticar um futebol que vai moendo os adversários durante 90 minutos!!! São obrigados a irem baixando o bloco, sempre e cada vez mais!! As faltas que no benfica de Camacho e Quique eram cometidas nas alas após lançamentos longos, agora são na área ou perto da mesma!!

Viva o Benfica!!

Benfica 73 disse...

Não partilho de muitas ideias do José Marinho, mas neste caso acho que acertou em cheio.

José Vieira disse...

Terminei o comentário que fiz ao último post com a frase "tenham medo, tenham muito medo, o gigante está a acordar".

Pelo seu post parece entender que o "gigante" não está somente a acordar mas que finalmente acordou.

Não consigo ser tão optimista, tenho razões de sobra para temer os "vendedores de soníferos".

O sistema está vivo e, pela amostra, recomenda-se. Covarde por natureza, vai atacar-nos cirurgicamente.

O seu post é pertinente mas algo temerário pois corre o sério risco dessa convicção virar ilusão.

Anónimo disse...

Relativamente à seriedade da nossa candidatura, para já está de pé, mas carece ainda de confirmação (é cedo para dar já algo por seguro).
Mas por falar em escândalo, depois das baboseiras que disseram por causa de um penálti existente só porque favoreceu o SLB, aguardo agora para ver o que dirão as virgens impolutas do penálti, esse sim escândaloso, que afundou o Olhanense e levou o SC Calimeros ao colo...
Abraço,
Zé Amaral

Gualter Lemos disse...

Caro José Marinho

Deixe-me que lhe dê os meus parabéns pela excelência deste seu texto.

Independentemente de podermos discutir saudavelmente a valia desta equipa comparativamente com a dos nossos rivais, este é um texto contagiante, que irradia confiança e alegria. Gosto dessa postura aglutinadora de várias vontades e facções que têm como denominador comum esta vontade indomável de vermos o Benfica lá bem em cima e por contraste, o clube assumidamente corrupto, lá bem em baixo. Como merece, diga-se.

Eu acredito que este ano é que é.

Anónimo disse...

Espectáculo degradante: Dias Ferreira palita os dentes em directo na SIC Notícias enquanto comenta as incidências do jogo do Benfica. Nojento.

Unknown disse...

Pérola do ano:

«A lei? Mas qual lei? Agora o árbitro ia andar a seguir as leis do jogo» Guilherme Alguidar

Rodolfo S. disse...

A intoxicação da opinião pública está em marcha, não tenhamos dúvidas, e consiste no recurso a "armas", fáceis de identificar por quem é capaz de desconstruir o "modus operandi" da comunicação social:
1. Repetir até à exaustão algumas mentiras, até que elas sejam a única coisa que os elementos da opinião pública se recordam. É o que está a acontecer com a história das grandes penalidades.
2. Avaliar as exibições do Benfica com base a um padrão rídiculo, de tão irreal. Ou seja, o Benfica não pode vencer de forma justa, ainda que mais trabalhadora que brilhante, como aconteceu em Leiria. Se não vencer com arte, a opinião publicada vai sempre desvalorizar as vitórias, o que leva a outro aspecto: Falta de memória: alguém se lembra das exibições pouco mais que sofridas de inúmeros jogos do tetra-campeão nos últimos quatro anos? Ninguém. Mas o Benfica só merece crédito se for perfeito e, mesmo assim... o adversário é fraco...
2. Valorizar os elementos que melhor contribuem para a concretização da estratégia de intoxicação. Neste caso, lembrar os penaltis que o Benfica beneficiou até agora (todos correctamente assinalados), esquecendo aquele que ficou por marcar, contra o Maritimo...
3. Colocar na opinião pública as opiniões "certas", no timming "certo". Neste aspecto, de notar que a Antena 1, hoje, segunda-feira, 21 de Setembro, no jornal de desporto das 12h30, abriu o bloco informativo com o senhor Rui Moreira, com um arrazoado ignóbil mais ou menos nestes termos: "A procissão ainda vai no adro, mas já levam o Benfica no andor". Desde quando é a opinião de Rui Moreira é relevante para abrir um jornal? Eu acho que nenhuma, a não ser que exista alguma tentativa de conduzir o pensamento...

dead or alive! disse...

so um pormenor, minutos antes deste lance do aimar na area, o jogador no leiria praticou jogo perigoso, indo joga a bola com cabeça junto ao solo, junto do pés do david luis, claro lance de jogo perigoso, que o arbitro deciciu marcar falta contra o benfica, quando devia ter marcado livre indirecto a favor do benfica...

isto so vem atestar mais ainda que vamos ainda sendo roubados, mas perante a CS, tamos a ser benificiados

Hugo disse...

Um senhor que escreve isto diz-se jornalista?
Quando o Braga foi eliminado da Liga Europa, a culpa era do Domingos. Agora que vão em primeiro,o mérito é do Jesus e nada do Domingos. Grande coerência...

José Marinho disse...

Caríssimo Hugo. Duas coisas. Em primeiro lugar não sou jornalista, porque já não exerço. Em segundo lugar, onde é que encontrou um comentário meu em que tenha escrito que a eliminação do Braga foi da responsabilidade do Domingos? Meu caro, para atacar alguém na sua credibilidade é preciso primeiro que asseguremos a certeza do que se escreve. Gastou dois tiros desnecessariamente, podia tê-los guardado para altura mais oportuna.
Meu caro Chama Imensa, sei perfeitamente o que é o sistema, aprendi bastante sobre ele e sobre o modo como actua, aí em Guimarães. Não me deixo iludir, mas sempre defendi que a melhor forma de combater o sistema é ter uma grande equipa de futebol e ganhar no campo. No dia em que o Benfica for capaz de ganhar dois ou três campeonatos seguidos, o sistema acaba. O Benfica actual de Jorge Jesus tem essa força e tem essa qualidade. Aliás, permita-me que lhe fale de José Veiga. Uma das ideias que partilho com ele é a de que o sistema não é tão forte como o pintam e muito menos é perfeito como o decantam. A concorrência é que tem sido fraca. Agora que a concorrência é forte, muito forte, não é só o Benfica que tem de mostrar o que vale, esta também é uma prova de força ao sistema. Agora, todos veremos quem tem mais força: um sistema que não é invencível ou um Benfica renovado, crente e combativo. Um Benfica à Benfica é o que basta para ganhar o campeonato e ao sistema. Acredite, o sistema já esteve mais forte, mais activo e o Benfica não deixou de ganhar campeonatos. O que nunca deu, nos últimos anos, foi oportunidade a que um treinador campeão possa continuar a sua obra. Se já o tivesse feito há mais tempo, há muito tempo que se tinha deixado de ouvir falar no sistema. Repito, no dia em que o Benfica ganhar dois ou três campeonatos, esqueça o sistema, puf, desaparece. O que é preciso é ganhar e não voltar de novo à estaca zero.

Helder disse...

"no dia em que o Benfica ganhar dois ou três campeonatos, esqueça o sistema, puf, desaparece"
Na mouche!!

João Tomaz disse...

Excelente post!

As dúvidas da pré-época estão totalmente dissipadas?

José Marinho disse...

Meu caro João Tomaz, as minhas dúvidas nunca se relacionaram com o treinador e com a equipa, como bem sabe. Falaremos disso um dia destes, ao almoço. Um abraço.