blog

segunda-feira, setembro 28, 2009

Um Olho à Benfica #23

O remédio contra a violência

Pode ser uma pomada, para as nódoas negras, pode ser um spray, para aliviar as dores, mas o melhor remédio contra o lado caceteiro do futebol ainda é um cartão. Se a cacetada for moderada, um amarelo pode resolver o problema, dissuadindo o autor de voltar a fazê-lo.

Se, por outro lado, a colisão deliberada e violenta contra o corpo mole e indefeso de um adversário, prejudicar a composição óssea ou ligamentar, o cartão vermelho pode ser um remédio santo.

Foi o que aconteceu no sábado à noite, no estádio da Luz. Antes mesmo que certos comentadores, atacados ferozmente por um anti-benfiquismo doentio e arrastado, se pronunciem, logo à noite, em vários canais televisivos, sobre a arbitragem errática do jogo do Benfica, convém distinguir, à cabeça entre futebol e wrestling.

Eu sei bem o que isso é. Os meus filhos obrigam-me a uma semanal liturgia de violência gratuita na televisão, com o espectáculo da WWE. Sei os truques e conheço os efeitos.

Por isso, nunca esperei ver o mesmo espectáculo num jogo de futebol, aceitando um adversário do Benfica, nivelar o jogo entre a tibiotársica e os joelhos dos jogadores benfiquistas, num exemplo prático de degradação moral do jogo. Em dez, quinze minutos iniciais, o que se viu em campo, não foi uma demonstração de agilidade táctica, foi uma sucessão de emboscadas aos melhores e mais criativos jogadores do Benfica.

Este jogo deve ficar para memória futura do campeonato. Para os árbitros, que não podem condescender com este holocausto futebolístico e para os próximos adversários, que não devem substituir estratégia e talento, por porrada e descontrole.

Este jogo com o Leixões comprovou ainda uma ideia que as mais recentes declarações do treinador do FC Porto e de alguns comentadores afectos ao campeão, deixaram escapar: Este Benfica assusta.

PS: De pouco adiantam as cirúrgicas comparações que se fazem em certos meios jornalisticos, entre o actual Braga de Domingos e o anterior de Jesus.

A diferença está na Europa. O de Jesus brilhou na Taça UEFA. O de Domingos caiu à primeira. Quem perceber mais de futebol do que de teorias parvas, sabe do que estou a falar. O desgaste de uma competição europeia, num clube de média dimensão, faz a diferença que muitos ignoram agora, numa tentativa revisionista e vingativa de demonstrar que o actual treinador do Benfica - e só por isso - já deixou de ser o bom Jesus de Braga.

29 comentários:

Tiago Pinto disse...

Mais, no final é que se fazem as contas e vamos ver se o Braga de Domingos (mesmo no campeonato) será melhor que o Braga de Jesus...Mas, como diz, o efeito europa e ainda para cima quem entrou na europa pela intertoto, teve repercurssões no abaixamento de forma da equipa no campeonato.

quanto ao nosso Benfica, é isso mesmo: assusta!

cumprimentos,
tiago pinto

www.benficadependente.blogspot.com

João Bizarro disse...

Lamentável que certos treinadores usem estas tácticas trauliteiras para tentar travar o adversário.

John Billy #37 disse...

Mas o que interessa que o Braga de Jesus seja melhor que o Braga do Choramingas?
O que interessa é que o Benfica de Jesus seja melhor ao Porto de Jesualdo, ao Sporting de Paulo Bento e até ao próprio Braga.
Em relação ao José Mota, com a sua xico espertice, levou 5 batatas, deu uma péssima imagem do Leixões e ainda ficou sem 2 jogadores para a próxima jornada.

o Esquemático disse...

o Braga nao tarda nada está cair de lugar mas prevejo que lute pelo 3º lugar com o Sporting.

André Leal disse...

José Marinho: Antes de mais gostaria dar-lhe os parabéns pelo palpite certeiro relativamente ao bis do Cardozo para esta jornada. Falhou apenas no resultado final, talvez porque não previsse que o Leixões viria com uma atitude tão negativa ou que, vindo, tal viria a ser correctamente punido pelo árbitro.

Quanto ao texto é o que eu já vou dizendo há algum tempo, apesar de achar que ainda não manifestei aqui no blog: Os adeptos do clube corrupto e os sportinguistas estão pouco habituados a ver os lances violentos serem punidos favoravelmente ao benfica, bem como estranham a marcação de certas faltas que antes não eram atribuídas ao nosso clube. Estão habituados a ver o Benfica ter em praticamente todos os jogos no seu Estádio um penalty espoliado, jogadas anuladas por supostos foras-de-jogo, golos que entram mas considera-se que não, golos anulados por mãos de jogadores que estão no chão e de costas, adversários a marcarem golos de livre indirecto marcado directamente, etc. etc.
Agora, quando vêem lances como o do Aimar em Leiria, o do 2º golo contra o Belenenses, o penalty em Guimarães não serem decididos contra o Benfica ficam espantados e acham que há favorecimento, não por comparação com o que é disposto nas regras, mas por comparação com o que se passava anteriormente.

Mas devo confessar que, por mais que a minha razão diga que, por exemplo, os dois últimos penalties marcados a favor do Benfica, o são na realidade, não deixo de ficar com um sentimento de desconforto porque estou imbuído por esse mesmo sentimento de que antes os lances seriam decididos contra o Benfica.

E também há o problema de, se o Benfica continuar a produzir o jogo que tem produzido a nível ofensivo e os árbitros continuarem a ir marcando os penalties mais óbvios favoráveis ao nosso clube, nós podermos acabar o campeonato com cerca de 20 grandes penalidades a favor. E isso vai ser usado durante anos contra nós, caso ganhemos o campeonato.

Mas é lógico que isso são problemas menores, eu quero é o Benfica Campeão e que os árbitros façam bem o seu trabalho.

Kitnoce disse...

Hà uma diferença entre os nossos pénaltis e os pénaltis "à la Jardel"....

Tambem fico um pouco chateado, preferia que os golos viessem em jogadas "corridas"... mas pronto... é assim. O que me chateia tambem são comentàrios estilo "so ganham contra 9"... mas as pessoas que fazem esses comentàrios nâo vêm como os adversàrios acabam com 9.... enfim.... palas nos olhos !

M disse...

o leixoes apresentou-se na Luz de um modo..tipo anos 80,canela ate ao pescoço..e o comentario da diplomacia em falta pelo arbitro, feito pelo zeze scooter, é ainda mais digno da cavernas do seculo passado...ainda ha treinadores a pensar e montar equipas assim....

enfim...

este ano o futebol nacional está simples, agradável e porreiraço de seguir...durante a semana anseia-se pelo dia do jogo do Benfica, no dia do jogo, disfruta-se de bom futebol e logo apos o jogo....anseia-se pelo novo jogo do Benfica!

nunca mais é quinta....

saudaçoes benfiquistas

Daniel disse...

Atenção que o zé do boné queixou-se da falta de pedagogia do árbitro!!

Em relação ao nosso glorioso não basta assustar, é preciso é ser campeão em Maio, porque no ano passado também assustamos e depois foi o que se viu.

Carrega Benfica!!

http://eusouomagnusson.blogspot.com/

Benfica 73 disse...

"O desgaste de uma competição europeia, num clube de média dimensão, faz a diferença..."

Completamente de acordo, e se reparar os dois jogos onde o Benfica teve mais dificuldades foram em Guimarães e Leiria, jogos esses seguidos da participação do Benfica na Liga Europa.

José Marinho disse...

Meu caro Corsair, o Benfica não é um clube médio e por isso não pode imputar à participação nas competições europeias uma eventual quebra de rendimento. Este clube, este plantel e estes adeptos, deste grande, grande clube, só podem desejar o maior número possível de jogos europeus durante a época.
Em relação ao jogo do Leixões gostaria igualmente de destacar que nenhum dos protagonistas, do lado do adversário, ousou contestar alguma das decisões mais controversas do árbitro. Queixas genéricas, abstractas mas nenhuma concreta em relação a algum episódio específico do jogo. E pela primeira vez assisti a uma conferência de José Mota, após um jogo com o Benfica, em que senti a resignação e até um certo ar submisso em relação ao actual poder de fogo da nossa equipa. Nunca o tinha sentido tão impotente nas declarações como no sábado à noite, depois do jogo. Claro que todos sabemos o que isso significa. Respeito, que é o que tem faltado nos últimos largos anos, muitas vezes com responsabilidade dos dirigentes do nosso clube, mas que agora, após este inicio de campeonato, parece restaurado. E é o respeito pelo Benfica que leva ao medo e é o medo que leva á derrota. O resto é talento, ordem e Jesus.
Meu caro John Billy, apenas recorrei à comparação entre os dois Bragas, o de Jesus e o de Domingos, porque ela tem sido utilizada como arma de arremesso contra Jorge Jesus, pretendendo diminuir o seu valor em comparação com o actual treinador do clube. E o que mais indigna é que os autores morais dessa campanha são os mesmos que, nos últimos dois anos, cortejaram sistematicamente o treinador do Benfica, com a ilusória expectativa de que viesse a ser, um dia, o substituto de Jesualdo Ferreira.
Eu, de todo o modo, tenho a fé e a convicção de que Jesus vai mesmo substituir Jesualdo Ferreira, no final da época. Como treinador campeão. E é isso que custa a engolir aos autores morais dessa campanha contra Jorge Jesus.

Pedro Villa disse...

O Zé da Boina, nesse jogo estava interessado em pedagogia. Mas a pedagogia deve partir do treinador. Não estamos a falar do campeonato de infantis, iniciados, juvenis ou tão pouco de juniores...

Este indivíduo só é parvo(?) ou quer fazer dos outros!!!

Não vi os "bebés da mota" com o mesmo tipo de conduta no Dragão! Porque será! E se a tivessem tido, se calhar o jogo tinha de ser interrompido porque acabariam com menos de 7 em campo...

Ele que vá consertar a Casal Boss e vá dar uma volta com todos os tripeiros e lagartos que o apoiam...

Pedro Villa disse...

Os tripeiros que levem o Paciência pra Braga já em Dezembro... Antes que ele comece a dar buraco no Braga.

Benfica 73 disse...

José Marinho,

Quando diz que não posso imputar à participação nas competições europeias uma eventual quebra de rendimento, eu digo-lhe, não devia acontecer, mas acontece e não é só no Benfica.

Só mais uma coisa, só hoje é que reparei que o Benfica não é um clube médio.... francamente...até parece que eu o disse.

dezazucr disse...

Caro José Marinho, o melhor remédio é mesmo marcar golos dos livres que essas faltas bárbaras nos dão. E o Benfica tem conseguido capitalizar um pouco isso.
Daí a azia de muitos comentadores da praça : "ah e tal, o Benfica leva 11 golos de bola parada..."
Não querem que o Benfica marque de bola parada, não cometam tantas faltas que jogar futebol não é distribuir porrada!

Destaco e concordo absolutamente com o comentário do John Billy: "O que interessa é que o Benfica de Jesus seja melhor ao Porto de Jesualdo, ao Sporting de Paulo Bento e até ao próprio Braga.".

Jorge de Gaia disse...

Isso dos penaltis tem muito que se diga. Temos mais golos marcados que Sporting e Porto juntos. Não surpreende que tenhamos mais penaltis a nosso favor que os dois juntos.

Pedro disse...

O Mota no flash interview ainda disse umas baboseiras mas depois na conferência de imprensa teve tino e apenas disse o disparate da "pedagogia"...

Concordo. Nunca o tinha "ouvido" tão resignado. Contra factos não há evidências...excepto se for o Coroado...

Edson Arantes do Nascimento disse...

Pois é isto mesmo e não há grande volta a dar.

Já aqui, neste mesmo espaço, tinha defendido que as equipas devem jogar com as armas que têm. Disse-o a seguir ao jogo com o Marítimo, e mantenho.

Só que este Leixões foi, com certeza, uma vergonha.

Aos 5 minutos de jogo o keeper deles caiu. Foram 2 ou 3 minutos agarrado à perna esquerda. E a seguir marcou um pontapé de baliza. Com a perna esquerda.

Está tudo dito.

Ressalvo também a questão da comunicação, aflorada pelo Marinho.

Nota-de claramente um rodopiar do discurso relativamente aos confrontos com o Benfica. Se nos últimos anos era natural um qualquer José Mota dizer, abertamente, que ia à Luz "tentar surpreender o Benfica", hoje as coisas começam a mudar.

Mérito para o Carlos Azenha: antes dos 8 e qualquer coisa a 1, chutou que não ia "jogar à defesa". Pois.

Disse e repito. Este Benfica, a jogar assim, vai ganhar muitos jogos. Se vai ser campeão ou não, não sei. E também não me interessa muito, agora.

Sei que vai dar luta e jogar sempre da mesma maneira contra quem vier.

Da mesma maneira que reafirmo que, quem assumir uma postura comezinha e agarradinha contra o nosso Benfica, de jogar à defesa com 6 defesas e quatro meio-campistas, arrisca-se a apanhar 4 ou 5.

Mlopes disse...

O empate da primeira jornada com o marítimo levou a que muitos treinadores pensassem que a solução é o autocarro. Só que já começam a perceber que para alem de n ser solução, ainda se arriscam a sair goleados e humilhados pela péssima imagem que fica.
Eu acho que o Mourinho fez o mesmo contra o Barça na champions com agravante de ter sido em Milão. Levou mais um banho de bola, sujeitou-se a ser goleado e no final festejou o empate com a desculpa de que tem uma equipa nova. Foi vergonhoso assim como o marítimo de Carvalhal na luz mas como o resultado foi positivo os adeptos perdoam.

Pedro Villa disse...

Velocipedes à parte... Mau, vai ser isto:

"Três baixas de vulto para Paços de Ferreira: a Associação de Futebol Argentina não liberta Aimar e Di María para o jogo de segunda-feira, a contar para a sétima jornada da Liga, sucedendo o mesmo com a congénere uruguaia relativamente a Maxi Pereira" (A BOLA)

Anónimo disse...

ruben amorim no lugar de maxi. aqui podemos estar seguros

fábio coentrao no lugar do di maria. tb creio que aqui podemos estar seguros

Agora o Aimar é insubstituivel. nao sei mas agrada-me felipe menezes ou Wéldon

Helder disse...

Mais em bom post caro José Marinho! Realmente aquilo foi só paulada. Tudo o que mexia era para deitar abaixo.....uma tristeza!

Caro Pedro V. Fernandes

Concordo totalmente com o seu último comentário. Os clubes é que pagam os salarios aos jogadores e depois não podem contar com eles porque há uma lei estúpida que os obriga a estar nas selecções 5 dias uteis antes do jogo. Depois se o jogador vem lesionado o clube é que tem a responsabilidade de recuperar o jogador continuando a pagar-lhe o salario.É por estas e por outras que por mim não ia nenhum jogador do Benfica ás selecções!!! Se em Paços de Ferreira o jogo já é dificil então sem esses três artistas vai ficar muito mas mesmo muito mais dificil ganhar esse jogo.

Pedro disse...

Não estou preocupado:

Fábio Coentrão substituirá Di Maria abrilhantará maus uma magnífica exibição com o seu primeiro golo oficial pelo Glorioso.

Felipe Menezes irá demonstrar que está cada vez mais adaptado ao futebol europeu e que pode ser subsituto à altura de Aimar.

Amorim dará a tranquilidade necessária à equipa na lateral direita como tão bem faz.

José Vieira disse...

Espero que este jogo fique mesmo para memória futura do campeonato pois o crime não pode compensar!
Preocupa-me o facto de haver muita "gente" interessada no contrário...

É o caso de um conhecido paineleiro que, jornada após jornada, teima em "coroar-se" (qual Napoleão) de estupidez.
Desta feita foi mais longe, permitindo-se lançar juízos de valor sobre o nosso n.º 10.

Como já referi num post anterior, o sistema vai atacar cirurgicamente e já tem alguns alvos (Aimar e Garcia) debaixo de fogo.

Saúdo a enorme pertinência deste post.

Galaad disse...

Pedro:

Por acaso, e acho que é das primeiras vezes, nãoconcordomuito contigo. Na questão do maxi também me parece que a coisa está resolvida convenientemente. No entanto, no caso dos argentinos, não é assim tão linear. Se me parece liquido que o Coentrão vá jogar á esquerda já no meio quem jogará? Menezes ou Martins? Em qualquer dos casos cheira-me que haverá uma quebra de rendimento em relação ao que a equipa habitualmente produz.
De resto, já era de esperar que isto acontecesse estando a argentina eo uruguai em situações dificeis.O brasil e paraguai estão já apurados. Felizmente. Senão tinhamos o mesmo filme com Luisão, Cardozo e Ramires. E aí sim!!! Perder estes seis simultaneamente seria uma desgraça!!!
Jesus ainda estudou a hipotese de se jogar no domingo, mas entendeu que seria pouco tempo de recuperação da equipa depois do AEK. Se ele está descansado com as opções que o plantel lhe dá para Paços, vmos então em frente!!!

Abraço

Pedro disse...

Galaad deixa-me estar em onda positiva!!!
:)

Kitnoce disse...

Vai ser o Menezes no meio, mostrou ser bom jogador, com boa tecnica. Precisa um pouco de tempo, é jovem, mas é bom !

bailarino disse...

Acho que o problema da indisponibilidade de Aimar, Di Maria e Maxi em Paços não pode ser um problema. É uma dificuldade. Mas como vai haver outras (lesões, suspensões, etc) ao longo da época. Há alternativas para esses lugares (não tão boas como os titulares, porque por alguma razão estes são os titulares) mas não me parece que seja desculpa para um jogo menos conseguido ou por perdermos pontos. Aliás, é nestas alturas que temos de provar que temos de facto um plantel superior à concorrência e mesmo com 3 baixas de peso ganhar!
Por outro lado, acho que os 2 jogadores chave neste Benfica são o Ramirez e o Javi Garcia (sem querer menosprezar o Aimar, mas são estes 2 que dão o equilibrio no meio campo) e esses, se tudo correr bem, irão jogar. Logo, pode haver oscilações, quem entrar pode não ter o ritmo dos outros, mas não se arranjem desculpas.
AEK e Paços é para mandar abaixo e seguir na crista da onda.

Abraços

OBlau disse...

Nao qual e a soluçao, mas para isso esta la o jesus, e confio a brava nele!!

Viva o Benfica!

Pedro Villa disse...

O maior problema destas 3 ausências parece-me o AIMAR. O SLB ainda não tem quem o substitua... Quem sabe o MENEZES a um prazo relativamente breve. Ainda que não tenha desgostado dele, acho que não tem a agilidade e velocidade do argentino. Além de que não pode ter as mesmas rotinas, visto que só chegou há pouco tempo...

Quanto ao MAXI, faz mta falta, mas a posição não é tão decisiva como a de um nº10.

Para o lugar do DI MARIA, parece-me que é onde conseguiremos que se note menos as diferenças. Acho até que em matéria de cruzamentos (livres e cantos) o COENTRÃO compre melhor.