blog

quinta-feira, abril 15, 2010

David "O Rei" Luiz

Li a notícia que David Luiz, com a ausência de Luisão e caso Nuno Gomes não jogue em Coimbra, será o capitão da equipa do Benfica. Habituámo-nos a ver a braçadeira de capitão do Glorioso em braços de jogadores enormes, quer como homens quer como jogadores. David Luiz é um jovem que não terá a capacidade de liderança de um Luisão ou Nuno Gomes, nem o estatuto de um Simão, mas tem um coração e uma entrega ao jogo, á equipa e ao clube que o torna merecedor de tamanha honra.

David "O Rei" Luiz é um fenómeno. Um jogador fantástico que a cada jogo que passa melhora bastante o seu futebol e ainda, todos o reconhecem, tem um potencial de crescimento fabuloso. Para mim é o melhor central da actualidade. Comete erros dizem alguns. Gostava de saber qual dos centrais consagrados do futebol mundial não comete erros e já agora gostava de saber quantos deles eram melhores do que David Luiz com a idade dele? David Luiz bate-se com qualquer um em entrega, em capacidade de luta, em antecipação, em marcação, em pressionar, em cortes de bola pelo ar ou pelo chão, etc. Nenhum defesa central se bate com David Luiz em capacidade técnica com a bola nos pés. David Luiz tem técnica suficiente para envergonhar uns quantos "10" que por aí andam. Quem arrisca mais tem tendência a errar mais, quem não tentar um corte nunca irá errar um corte, quem não tentar uma antecipação nunca irá errar uma antecipação, quem não avançar com a bola quando a equipa não tem mais soluções nunca irá perder a bola. E, a história tem carradas de exemplos disso, são os melhores que mais arriscam. David Luiz é, claramente, um dos melhores. Dunga, felizmente para nós, está a dormir.

David Luiz irá sair um dia do Benfica. É impossível segurar tamanho jogador no nosso mercado mas o clube devia fazer todos os possíveis para que ele jogasse com as insígnias de campeão na Champions na próxima época. Pegava num milhão da venda do Di Maria e dava-o ao David Luiz, ele tem orgulho em ser jogador do Benfica, ele quer cá jogar e só as propostas milionárias é que o farão sair do clube, por isso, podemos atenuar essa questão, por mais uma época, fazendo o esforço de o segurar. Ele merece.

David "O Rei" Luiz, se estiveres a ler este post : FICA!

Obrigado JNF pela última foto.

43 comentários:

pmg disse...

Desculpem o off-toppic, mas que m**** vem a ser esta, pá?

http://www.youtube.com/watch?v=7zzJkOK35oc

Paulo disse...

Já há muito tempo que o David é o jogador que eu mais amo no plantel. Comete erros (às vezes só me apetece apertar-lhe as orelhas!), mas é um tremendo jogador!

E sim, David: FICA!

Paulo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=LaIhIiZc-D0

JNF disse...

Merece a braçadeira, tem uma entrega e um amor ao clube muito raros num jogador estrangeiro.

JNF disse...

Já agora, vê isto:

http://2.bp.blogspot.com/_y0G-NY0Jzbk/S8bv7LUBV4I/AAAAAAAAAQs/pmdtXxWTvNo/s1600/Faixa+pais+DL+Benfica+vs+SCP+09-10.jpg

Pedro Villa disse...

Eu sou fã!

Pode errar por vezes, mas a entrega, espirito de sacrificio, inteligencia que tem, são mto maiores que os erros comprometedores que tem.

Além do mais, pelos desequilibrios que consegue gerar, ora subindo no terreno, ora fazendo desmarcações, acabam por fazer dele o mais completo e decisivo central do plantel.

E a técnica do "menino" central... Enfim, acho que poderá vir a ser o melhor do mundo na sua posição...

João Bizarro disse...

ENORME

João Bizarro disse...

Aquele desarme depois de correr mais que o super-rápido Floribelo é fabuloso.
Depois de lançado precocemente às feras provou logo nesse jogo (2ª parte) que tínhamos craque.

Espero que fique entre nós!

Éter disse...

Acredito que ele fica mais um ano.

dezazucr disse...

também acredito, nem ele quer sair já, nem o Benfica o quer já vender.

Da Velha Guarda disse...

Sempre acreditei neste "minino".
É um defesa que já não tem nada a provar, mas ainda tem muito a aprender, um diamante que ainda não está lapidado.
As feras andam à volta dele, vamos haver se o "aguenta-mos" mais alguma (as) épocas.
Saudações Benfiquistas.

Baresi disse...

No inicio da época um amigo meu deputado do PP, ofereceu-me a camisola oficial do clube.
Sem hesitação fui á Adidas do Forum Algarve, e pus o nome David Luiz nas costas juntamente com o numero 23.
Ofereci a camisola ao meu irmão que está em Inglaterra, e sei que ele a usa por lá com imenso orgulho.
Apesar das 'estórias' que sei dos seus abusos, quando era mais novo, ele cresceu muito como homem e como jogador.
Ele adora jogar no Benfica, já o disse por mais que uma vez.
O Benfica deu-lhe tudo.
E ele está a dar tudo ao Benfica.

Fica DAvid Luiz.

Helder disse...

Obrigado David Luiz pelo que sentes pelo Benfica.........
Ainda assim devo dizer que o que ele sente devia ser a regra e não a excepção.

Anónimo disse...

A pergunta fica no ar, o escrutínio é vosso. Que vos parece:

David Luiz,

Vedeta ou Marreta?

Mário Lopes disse...

Oh, Anónimo das 22:44... Depois dessa questão o marreta só podes ser tu!...

Anónimo disse...

David Luiz é de longe o jogador mais valioso a actuar na liga portuguesa. Veste caso Vedeta é muito redutor. Os benfiquistas só vão perceber a qualidade deste jovem quando já estiver bem longe do estádio da luz.

Edson Arantes do Nascimento disse...

Junto a minha voz aos caros amigos, porque não pode haver dúvidas quanto ao valor deste jovem.

É um jogador tremendo.

Também concordo que sim, que o Benfica vai vender, mas que o David é para ficar mais uma época.

Será natural ele querer experimentar outras realidades e outras responsabilidades.

Mas, com a idade que tem, e com o futuro que (salvo algum imprevisto) já agarrou, a sua vida está destinada à glória futebolística.

Pela única vez concordo com o que disse um dia Fernando Santos (o treinador mais tótó que vi a liderar o meu amado SL Benfica): este rapaz é muito parecido com o Ricardo Carvalho que, clubites à parte, já foi um jogador de outra galáxia.

A nossa alegria é que um "já foi", enquanto o David Luiz "já é, e ainda vai ser" por largas temporadas.

Engraçada a dica do "número 10" - concordo a 100% com o autor do texto e costumo repeti-lo diversas vezes nas tertúlias futebolísticas.

O David é extraordinário porque é rápido, é forte, é duro, tem um jogo de cabeça muito equilibrado... e depois organiza o jogo a partir de trás com uma classe só vista nos predestinados.

Jogar com dois "números 10" - David Luiz e Aimar (outro a quem deixo a minha vénia, de joelhos) - é uma mais-valia que eu já não me lembrava de ter.

Talvez a última parceria deste género esteja nos "duplos 10" Ricardo Gomes e Valdo Cândido Filho (durante a primeira passagem pelo SL Benfica).

Chama Imensa disse...

Para mim actualmente o David Luiz é o melhor defesa central do MUNDO. Leram bem e o meu irmão pode aqui comprovar como eu digo isto há alguns meses. Estamos perante um jogador que quando sair do maior do Benfica e for transferido para um Barcelona, Manchester ou Inter ficará gravado na história do futebol como Koeman, Beckenbauer (nunca soube escrever o nome dele) Baresi e Maldini ficaram.

Nunca na minha vida vi um defesa central com tantas qualidades...não estranho ver aqui falarem que ás vezes parece um número 10!

É o melhor jogador da Liga e todos perceberão no futuro. Vai ser titular e capitão da canarinha não tenho dúvidas nenhumas.

Mas nisto tudo o que mais me alegra são as suas declarações de amor ao Benfica e a garra com que defende a nossa camisola e como mostra que os adeptos são a sua família (lembro a t-shirt dos NN que usou por baixo do manto sagrado no jogo com os azuis no algarve)^.

Admito vender o Di Maria por 40 milhões e admitia que vendêssemos o Cardozo acima dos 20 milhões, mas se nem o Simão ou Gamarra foram inegociáveis...eu colocava o David como o 1º de sempre porque de facto é um caso comparável apenas ao Rui Costa e nem português é!

Avé David Luiz #23!

Anónimo disse...

Vamos demonstrar mais uma vez o carinho que sentimos pelo David Luiz.
Ajudem a divulgar a petição a favor da permanência do David por pelo menos mais um ano no SLBenfica!


http://www.peticao.com.pt/david-luiz


Cumps

Pedradanocharco disse...

David Luiz é quanto a mim inegociável.
Para ser completo falta-lhe concretizar em golo as suas habituais arrancadas e diagonais.

André Leal disse...

Grande David Luiz! Fez um grande jogo e está a fazer uma grande época...

Continuo na minha - o Luisão é o melhor central do Benfica - embora considere que a evolução imparável do David Luiz o irá destronar, mais ano menos ano. Espero que seja já no próximo (pela evolução do David e não pelo declínio do Luisão) e que, a ser vendido, o seja por uma verba record e para um clube condicente com o seu valor.

Agora gostava de partilhar uma pérola que encontrei noutro blog, rogando um comentário do "desaparecido" José Marinho:

"aviso a quem interessar. neste momento os jornalistas do grupo Cofina estão a ser pressionados a escrever certo tipo de artigos com que não concordam e sem qualquer base de investigação, sob ameaça de sermos colocados de parte. por favor não tomem os jornalistas sérios que existem nos jornais desta empresa por aquilo que tem sido dado a entender pelo que é publicado

jornalista do grupo Cofina (anónimo porque tenho mesmo que o ser)"

Hélder disse...

Ajudem a divulgar a petição a favor da permanência do David por pelo menos mais um ano no SLBenfica!


http://www.peticao.com.pt/david-luiz

Já assinei, não custa nada!

Anónimo disse...

Sinto um aperto no peito quando imagino uma eventual saida do David Luiz do Benfica. Com 29 anos nunca vi no Benfica um jogador que tivesse tão ligado ao coração de cada um dos adeptos como ele.

É que não resume apenas ao facto de ser um enorme jogador, David Luiz sente o clube como um verdadeiro Benfiquista, é o jogador que mais ajuda na adaptação de colegas estrangeiros quando estes chegam a Portugal, está constantemente na linha da frente nas acções extra futebol em que o Benfica participa, sobretudo as de cariz solidário.


A cereja no topo do bolo surge na "dialogo" que existe nos jogos entre ele e nós adeptos, refiro-me à forma como olha para as bancadas antes, durante e depois dos jogos... David Luiz olha, mas olha com sensibilidade, não só compreende os adeptos, como tem "tiques" de adepto dentro de si enquanto está em campo, e é isso que o faz muitas vezes deixar a cabeça a àrea subir no relvado sem pensar e olhar para os lados...


Escrevo estas linhas emoçionado, porque se me apaixonei pelo Benfica desde que sei o que é futebol, confesso que nunca estive tão apaixonado por ele como neste momento...

Um Abraço a todos...

Saudações Benfiquistas & bom fim de semana a todos...

Viva o Benfica.

32º

joão manuel

José Vieira disse...

Jogador fabuloso.
David é rei e a braçadeira é a sua coroa.

Ricardo disse...

Gosto muito, claro, do David Luiz mas acho que há que ter alguma ponderação nos elogios que lhe fazemos. É um jogador com um potencial extraordinário, é certo, mas ainda lhe falta muito para ser, de facto e sem dúvidas, um jogador de topo europeu e mundial.

Nenhum grande central tem tanta desconcentração posicional como o David Luiz tem; nenhum grande central arrisca fintas aos atacantes (quando, atrás dele, só tem o Quim!) como o David Luiz o faz. A técnica acima da média que tem para um jogador na sua posição, a velocidade, o poder de arranque dão-lhe a falsa ilusão de poder ser tudo em campo. Não pode. As arrancadas dos centrais têm de ser feitas num contexto colectivo, ou seja, só podem aparecer num determinado momento, que passa por não ter a equipa desequilibrada. O que o David Luiz muitas vezes faz é arrancar em direcção à baliza quando tem os dois laterais colados aos extremos e os médios todos longe da linha defensiva (que, nesse caso, é só dele e do Luisão). Ora, isto, emocionando os adeptos, não é futebol inteligente. Aliás, é burrice pura, própria de quem ainda tem muito a aprender. A arrancada do central tem e deve ser feita quando pode ser colmatada qualquer perda de bola com o posicionamento inicial (no momento em que o central sai) de toda a equipa. O David Luiz geralmente não quer saber disso. Dá-lhe para sair a jogar, esteja a equipa em equilíbrio ou não. Isto não pode acontecer.

Depois a questão da simulação e finta ao adversário directo, quando está sozinho e sem ninguém atrás dele: ISTO NÃO PODE ACONTECER UMA VEZ NUMA PARTIDA, MUITO MENOS 5 OU 6 VEZES!!! Com o Sporting, o David Luiz fintou 4 ou 5 vezes o Liedson. Imaginem que o sportinguista ficava com a bola.

Além disto, quando o central está na zona defensiva lateral, NUNCA pode fazer passes para o meio-campo central, se não for um passe certo. Primeiro, porque permite uma recuperação de bola adversária, depois porque esse mesmo central está numa posição distante para abordar o lance de frente, como se lhe exige. O David Luiz faz isto em todos os jogos.

Com isto não digo que ele não é, sem dúvida, um jogador fisicamente brutal, de entrega ao jogo inexcedível, de agressividade positiva, de capacidade para empurrar a equipa, de liderança. Claro que é mas pode ser muito melhor. Se lhe explicarem que ele é "só" um central. Não tem de ser um central, um trinco, um box-to-box, um 10 e um ponta-de-lança ao mesmo tempo.

Diogo C. disse...

Do meu tempo... David Luiz é o melhor central que eu já vi jogar. Nunca vi central tão completo.

Não sei se é verdade ou não:
Ramires no Inter. 20M + Quaresma.

É verdade?

Pedro, qual o teu mail?

DC

Pedro disse...

Ricardo, o Jesus pelos vistos não pensa o mesmo pois não o vejo a refilar com o DL por causa dessas "subidas". A maior parte das vezes qd ele soube o Javi Garcia desce para cobrir o seu lugar. DL sabe perfeitamente q é isso q está treinado e que é isso q Jesus quer. Ou achas q ele arrancava por ali à toa e o Jesus (olha quem!!!) nada dizia? Até o comia vivo...mas não faz pq sabe que a subida de DL é treinada durante a semana como forma de desbloquear o jogo ofensivo do SLB qd ele está emperrado. O DL sobe pq sabe q o JG o vai cobrir.

Diogo o email está lá em cima (magicoslb@gmail.com). Não trocava o Ramires pelo Quaresma mas objectivamente parece ser um bom negócio...

José Vieira disse...

Questão prévia: Apesar de considerar D. Luiz um jogador fabuloso creio não podermos falar dele como o melhor central da actualidade, ainda...
Julgo que tem alguma margem de progressão, que deverá aproveitar para ganhar mais maturidade em campo.

Agora não posso aceitar que se transformem as suas potenciais virtudes em pecados capitais.
Sejamos claros: David Luiz não é um mero "central". Um "central" preocupa-se exclusivamente em defender e participar no jogo ofensivo da equipa através do recurso às bolas paradas.
David Luiz é muito mais do que isto e se os outros não fazem o que ele faz é porque...não conseguem.
Depois, se David Luiz decide subir no terreno e fintar um adversário, entregar a bola a um colega, rematar ou cruzar e se o faz 5 ou 6vezes por jogo é porque está devidamente autorizado pelo treinador! E compreende-se que J.J. queira aproveitar esta mais-valia.
O próprio Choramingos, ao dissecar a movimentação do glorioso, não se esqueceu de salientar os desequilíbrios provocados por D. Luiz.
Também é notório que, regra geral, as subidas com bola de D. Luiz são devidamente compensadas por J. Garcia.
O excesso de qualificações não pode ser (à boa maneira portuguesa) um obstáculo.

Compreendo as críticas que lhe são apontadas, objectivamente D. Luiz até pode ser responsável por alguns golos sofridos pela equipa mas também temos que perceber que foi a sua raça, impetuosidade e confiança que lhe permitiu, por ex., ganhar uma bola no meio campo do porto e "isolar" Saviola naquele que para mim foi o jogo mais importante da época.

Chama Imensa disse...

"Ora, isto, emocionando os adeptos, não é futebol inteligente. Aliás, é burrice pura, própria de quem ainda tem muito a aprender."

Ricardo como vês sempre o jogo no Estádio certamente, não tens a noção de que sempre que o David pega na bola o Javi Garcia imediatamente recua para central e o Carlos Martins vai para a posição do Javi. Todas as suas subidas são incentivadas pelo Jesus e feitas com o máximo cuidado. AGORA, porque no início da época a compensação não era feita devidamente e daí a tua desconfiança.

Hoje em dia as subidas do David, porque tem maior capacidade de drible quer do que Javi quer do que Martins, são mais um factor de desequilíbrio nas ofensivas do Benfica. E isto só poderia ter sido visto por um grande treinador como o Jesus.

Não só é decisivo quando defende como quando começam as jogadas ofensivas do Benfica. E isto vale muito dinheiro.

Anónimo disse...

Fico feliz pelo consenso. David Luiz é de facto o mais valioso jogador a actuar em Portugal. Antes deste post julguei que para a maioria dos benfiquistas o melhor era o Cardozo.
Fiquei aliviado.

José Marinho disse...

Começo pelo fim. Caro anónimo, o Cardozo pode não ser o melhor jogador mas é o melhor marcador e isso faz dele o mais decisivo. Porque os campeonatos ganham-se com os golos marcados e não com as notas artísticas.
Sobre o David Luiz, não vou repetir o que escrevi, há largos meses, neste blogue. É o melhor defesa central da Liga Sagres e será, em curto espaço de tempo, o melhor defesa do Mundo. E, quase seguramente, não será jogador do Benfica, na próxima época.
Meu caro Chama Imensa, uma coisa é o David Luiz causar desiquilibrios no adversário com a sua qualidade na primeira fase de construção. E, de facto, o Javi Garcia é fundamental para a reposição dos equilibrios na equipa. Outra coisa, diferente, é o que assinalou, bem, o Ricardo...Os exageros, o deslumbre próprio de um jogador que é jovem e que acredita em demasia na sua qualidade. Não creio que seja burrice, acho que é juventude. No futuro, onde quer que venha a jogar, a tendência será para desiquilibrar mais ainda os advsersários e desiquilibrar-se cada vez menos a si próprio. Por agora, David Luiz comete excessos que o tempo afinará.
E os desiquilibrios do David Luiz não são uma invenção do Jesus. O que mudou é que foi o Jesus que o fixou como central.
Também não gosto, francamente não gosto, da sua alusão a David Luiz, considerando-o o número 1, num fenómeno apenas equiparável ao Rui Costa. Gosto de um e outro. Um como jogador e outro como ex-praticante. Mas o que um e outro significam na história do Benfica não se compara com o que conseguiram outros enormes jogadores na história do Benfica. Acabei de escrever a biografia do Fernando Chalana. Meu caro, alguma vez viu jogar o Chalana? Temo que não. E quem diz o Chalana, pode acrescentar muitos outros nomes, bem mais importantes na história do clube, do que qualquer um dos que citou...Humberto Coelho, João Alves, Nené, Diamantino, Bento e tantos, tantos outros. É certo que nenhum destes é do tempo da Internet e dos blogues, mas por favor, convèm colocar as coisas em perspectiva.
Meu caro André Leal. Não estou desaparecido, participo no blogue em função do que a minha actividade profissional o permite. Sobre o que escreve, o que posso acrescentar. Sempre houve pressões, sempre houve maus jornalistas, sempre houve quem denunciasse ou silenciasse estas coisas. Mas isso não é um fenómeno exclusivo da Cofina. Isso passa-se, hoje em dia, em qualquer orgão de comunicação social. E por isso é que os jornais vendem menos e o jornalismo está desacreditado. Chama-se isso, interesses. E os interesses, no jornalismo, no futebol, nos negócios, são como Deus...estão em toda a parte. Não há nada a fazer.

Anónimo disse...

Mais uma tirada (de morrer a rir), do Cotonete:

"quando alguma sportinguista tiver a infelicidade de casar com um benfiquista, tem o dever de fazer com que o filho continue a ser sportinguista.
Este trabalho de sapa nas famílias é fundamental"

Então este animal acha que casar com um sportinguista é que dá felicidade?

LOLOLOL

Chorões como são aquilo havia de ser uma "casa de lágrimas"... LOLOL

E ainda não contente com isto ainda chama "sapa" às mulheres lagartas!!!...

LOLOLOL

Este gajo quer acabar connosco, mas é a rebentar de tanto rirmos com aquilo que diz cada vez que abre a boca!!!

Este ano os dirigentes lagartos estão imbatíveis nas tiradas humorísticas...

LOLOLOL

Pedro G.

TRAMONTANO disse...

Postei aqui um comentarioque realçava as qualidades vistas por um prisma que tambem o Ze Marinho veio defender.

Posso saber a razao da sua nao publicaçao?

Pedro disse...

Tramontano, só nos apareceu este comentário teu. Por vezes o blogger tem falhas...pode ter acontecido uma delas com este teu comentário.

TRAMONTANO disse...

Paciencia e obrigado pela atençao.

Anónimo disse...

David Luiz... "É o melhor defesa central da Liga Sagres e será, em curto espaço de tempo, o melhor defesa do Mundo".

E quanto ao Cardozo? Será que no universo de adeptos benfiquistas alguém ainda acredita que o paraguaio possa um dia vir a ser considerado o melhor avançado do Mundo? Bastante improvável, há que convir.

Pedro disse...

Mas alguem alguma vez disse ou defendeu q o Cardozo é ou seria o melhor do mundo???

Q raio de comparação...e argumentação bastante fraquinha.

José Marinho disse...

Anónimo, basta convir que o Cardozo é o melhor ponta de lança do futebol português e o melhor avançado que vestiu a camisola do Benfica, nos últimos vinte anos. E já com a titularidade assegurada na selecção do Paraguai, no Campeonato do Mundo. Não sou eu que digo, trata-se de uma declaração do seleccionador paraguaio...Dupla de ataque do Paraguai: Cardozo e Nelson Valdez. E já agora, o Di Maria também nunca será o melhor extremo do Mundo e, no entanto, é um craque.

Anónimo disse...

Penso que o David Luiz ainda ficará mais 1 ano no Benfica, e se isso acentecer...devemos agradecer ao Dunga.

Jose Marinho, pelo que se vai dizendo podemos perspectivar Quaresma no lugar de Di Maria na próxima época...que lhe parece?

Na minha optica...ficariamos a ganhar.

Abraço
Daniel

Anónimo disse...

"Cardozo é o melhor ponta de lança do futebol português e o melhor avançado que vestiu a camisola do Benfica, nos últimos vinte anos"

Estou nos antípodas desta sua opinião. Eu e mais alguns milhões, certamente.

A classe desta equipa está compaginada numa mescla que reúne Luisão, David Luiz, Javi Garcia, Ramirez, Di Maria e Saviola. Depois há carregadores de piano como é o caso de Maxi, Rúben, Carlos Martins e o próprio Javi, sem esquecer os trinta minutos de Aimar, a boa vontade do Quim e a garra de Fábio Coentrão. Cardozo é a peça solta deste puzzle que bastas vezes não encaixa.

Nuno Gamito disse...

Diria mesmo, achámos, finalmente, o novo Humberto Coelho.

Nunca na vida se pode vender um jogador assim. Fica David Luiz, és Grande tal como o Benfica!!!

Pedro Veloso disse...

Anónimo não acha que essas opiniões sobre o Tacuara já são ridículas? Obviamente não é o melhor do mundo (que raio de comparação com o David Luiz, como alguém já disse), mas acha que é razoável essa constante tentativa de desvalorizar um avançado que fez mais de 70 golos em 3 épocas (ainda não completas) no Benfica, vai em 33 golos oficiais na época e ainda na terça-feira, em sacrifício, resolveu um derby importantíssimo com um golo à matador? Você devia gostar muito das médias de golos dos avançados "tecnicistas" do Benfica dos últimos 15 anos...

Quanto ao post, não tenho muito a acrescentar. Basta ver esse link da exibição do David contra o Sporting para se perceber quão fabuloso ele é. Mas o Jesus tem que lhe continuar a dar na cabeça, às vezes o David ainda nos mata de nervos;)

Edson Arantes do Nascimento disse...

Estas peças soltas que fazem 21 em 27, nem aquela que acertou no Felipe Massa tem tanta pontaria.

Há "opiniões" muito engraçadas.