blog

segunda-feira, abril 05, 2010

Naval - SL Benfica: 2-4

Que susto!

Estava com receio do jogo desta noite depois da roubalheira que se assistiu na pedreira de Braga na sexta feira ainda para mais quando o árbitro da partida era o Elmano Santos. Se a isso juntássemos uma equipa da Naval muito aguerrida e o cansaço inerente de uma jornada europeia intensa tínhamos os ingredientes necessários para um jogo muito complicado para o Benfica. Mas nada que fizesse prever os piores 15 minutos da época com dois golos sofridos em outras tantas jogadas de ataque da Naval. A minha cabeça estava a 200 à hora a pensar em mil e um cenários quando o Tadeia, na RTP1, diz que o resultado de 2-0 seria "um teste a este Benfica". Não sei porquê mas aquilo deu-me uma confiança na reviravolta ao resultado negativo e não foi preciso muitos minutos para o Benfica voltar a pôr as coisas em igualdade com dois golos do regressado Weldon e a deitar ao chão a equipa da Naval em termos anímicos. A partir daqui só deu Benfica e foi com naturalidade que chegámos à vantagem com Di Maria a corresponder na perfeição a uma assistência magnífica de David Luiz que se redimiu das culpas no primeiro golo sofrido. Pelo meio oportunidade também para Quim se redimir do mesmo golo com excelente defesa a um remate com selo de golo da Naval que poderia deitar por terra os esforços da reviravolta.

Na segunda parte com o Benfica a controlar o jogo sem qualquer problema era uma questão de saber por quantos o Glorioso ía vencer e rapidamente Cardozo marca o seu 20º golo no campeonato nacional, o 50º em três épocas e o 70º com o manto sagrado em jogos oficiais, e nenhum deles com a mão. A partir daqui o Benfica entrou em modo de gestão pensando claramente no jogo de Anfield Road mas mesmo assim teve oportunidades para aumentar a vantagem com o destaque principal para uma bomba de Martins à barra a provar que o material da baliza é bom.

Jesus fez entrar Martins para o lugar de Weldon uma substituição que não gostei. Weldon estava bem fisicamente e motivado pelo jogo que estava a fazer, o resultado estava tranquilo pelo qu podia ter feito mais minutos, quer para ganhar ritmo quer para fazer descansar outros jogadores mais utilizados e acredito que a sua velocidade poderia ter feito mais estragos no decorrer da segunda parte. Mas Jesus é que manda e mandou também entrar Ramires para o lugar de Aimar e Sidnei para o lugar de Coentrão que me pareceu claramente esgotado.

A equipa começou mal com David Luiz a deixar-se bater logo no início do jogo mas depois quer ele quer a equipa conseguiram acordar e rubricar bons pormenores. A assistência para Di Maria vale milhões. Quim também me pareceu mal batido no primeiro golo mas depois tem duas defesas, uma na primeira parte e outra na segunda, fenomenais tendo dado um enorme contributo para esta reviravolta gloriosa. Maxi totalmente batido no lance do segundo golo compensou depois com uma entrega ao jogo que fica patente na forma como remata na recarga do remate do Di Maria que o guarda redes da Naval defende e culmina com o primeiro golo de Weldon. Aimar, Di Maria, Cardozo, Amorim, Coentrão e Luisão com nota positiva na globalidade do encontro sendo que me parece que Javi Garcia está cansado e a sua exibição ressentiu-se disso mas quando a equipa estabilizou ele também o fez e acabou em alta. Martins como tem sido hábito entrou muito bem, Ramires não sabe jogar mal e Sidnei a ganhar minutos.

Elmano Santos é medonho. O amarelo ao Maxi, para não jogar contra os verdes na próxima jornada, é claramente encomendado, não há ninguem naquele estádio que não tenha visto que aquilo foi um corte limpinho com o ombro, nem sequer foi preciso repetição. O amarelo ao Martins também é daqueles que só um jogador do Benfica leva. Um lance em que Coentrão e um jogador da Naval levantam os dois os pés ele marca falta contra nós, sempre foi assim, lances divididos sempre contra nós. Não me parece penalty um lance reclamado pelos nossos jogadores na primeira pois a bola, apesar de bater no braço do jogador este está de costas e o braço só se levanta porque há contacto físico. Mas não deixa de ser extraordinário que o Elmano Santos consiga ver este lance tão bem e depois confunda ombro óbvio com braço...Mas pode ser que faça bem ao Maxi descansar um jogo.

Vencemos e isso é o mais importante. Estamos com seis pontos de vantagem a 5 jornadas do fim. Ainda estão muitos pontos em jogo e ainda há muitas oportunidades para o Sistema dizer presente. Está a ser difícil nos deitarem abaixo por isso andam com outros ao colo de forma descarada. Ainda não estou refeito do que aconteceu na pedreira. Por muito que me custe dizê-lo penso que Jesus deve rodar a equipa em Liverpool para conseguirmos estar na máxima força na terça feira seguinte contra os verdes na Luz naquele que será o jogo mais importante da época até ao momento.

Unidos venceremos.
Força Benfica!!!

31 comentários:

TRAMONTANO disse...

Eu tambem tinha alguma preocupaçao, principalmente por causa do batatal, no naval.

RUMO AOS TITULOS...........

André Leal disse...

WEL(L)DON(E)!!!!!!

Anónimo disse...

Eu discordo, Benfica em Anfield na máxima força!!!!! temos 5 dias de descanso antes do jogo com as osgas, fadiga?? onde? eles não fazem mais nada na vida, não há desculpas, é aguentar, tem o resto de maio, junho, julho, e agosto para descansar.
Quanto ao jogo, eh pah aqueles 15 foi um autentico flashback do Benfica à Quique Flores, foram muito maus, se fosse com o Quique teríamos sido humilhados pela Naval, mas nunca com JJ :)

FORÇA BENFICA

Anónimo disse...

Também reparei no mau estado do relvado. E no vento.

O Elmano apitava sempre a nosso desfavor. Nem vou enumerar, foi evidente. Parece que querem e gostam de fazer parte de algo que não lhes diz respeito, é incrível. Carências?

Cardozo marcou um golo que vai dedicado aqui a um comentador residente. Ele que ponha os olhinhos naquela jogada. Recepção, boa abertura para Weldon e concretização "à matador". É disto que é feito o Cardozo. Joga com a equipa e para a equipa, e ainda marca 20 golos.

A prioridade tem de ser o campeonato! Em Liverpool é preciso perceber que pode não dar para tudo. Nós agradecemos uma boa prestação dos que jogarem, mesmo que percam. Contra o SCP é que tem de ser mesmo. Caso contrário, arriscamos em demasia.

Mas olha, o Jesus que se preocupe com isso. É para isso que lhe pagam. Eu só quero continuar a ver o futebol de encantar que temos praticado este ano.

Mas não acredito que o JJ não ponha a carne toda no assador em Liverpool.

dezazucr disse...

Parece-me evidente que o Benfica ganhará o jogo claramente contra o sporting. Por 3 razões: O Benfica terá 5 dias para descansar; O Benfica ainda não fez uma exibição de encher o olho contra o sporting esta época; o sporting virá todo inchado sendo que o sistema está completamente convencido que o Benfica perderá pontos essa semana.

A perder pontos, só o será contra a Académica, por por normal descompressão, depois de mais uma excelente série de vitórias consecutivas, mais um teste ao estofo do Benfica.

André Leal disse...

Pedro:

Nunca discordei tanto contigo numa coisa: Descansar a equipa na quinta???!?!?!??!?!

Anónimo disse...

Depois do que vi hoje em termos de atitude e de querer acredito que o título já não nos foge.

A equipa entrou muito mal. Completamente disposicionada e sem capacidade de reacção nos lances dos golos da Naval. Valeu o Weldon com dois golos plenos de oportunidade (a fazer inveja a outros colegas de sector). Para mim o actor principal saiu de cena cedo de mais.

Na próxima 5.ª Feira Weldon de novo a titular e Coentrão de fora por troca com Sidnei. Aimar, a jogar assim, nem no banco.

Helder disse...

Hoje apanhei cá um susto que já não me lembrava de apanhar. Daaaassssss!!
Mas a reacção da equipa do Benfica foi simplemente fantástica. Foi de campeão! Só uma equipa que confia totalmente nas suas capacidades e que tem uma força mental extraordinária faz o que o Benfica fez hoje. Isto é tudo obra do JJ.

Em relação ao jogo em Liverpol obviamente que quero passar a eliminatória mas vai ser muito mas mesmo muito complicado para o Benfica. Mas sinceramente o que interesa é que temos de ser campeões porque essa sim é a nossa guerra e eu não quero perde-la por nada deste mundo.......
O sonho esta perto.....perto.........pertinho mesmo.....

Helder disse...

Foi uma remontada.........à Benfica!

Dylan disse...

Porra, iria jurar que o Maxi, no primeiro golo do Benfica, estava 15 cm. adiantado à linha da bola...!

Só espero que a Naval mostre a mesma "cagança" quando defrontar o SC Braga...
Só faltam 3 vitórias e 1 empate.

Pedro Veloso disse...

27º jogo sem perder, 26º consecutivo a marcar, 110 golos marcados na época e a minha estatística preferida, 16º jogo seguido na Liga sem sofrer golos na 2a parte!! JJ não perdoa nas palestras ao intervalo...

Que orgulho nesta equipa. E quinta vamos passar.

Pena o Cardozo não ter marcado mais um para voltar a liderar a classificação. Vai ser uma luta bonita contra outro grande ponta-de-lança, que naturalmente espero que a equipa ajude o Tacuara a ganhar.

Finalmente, uma nota ao Weldon. Quando um jogador raramente joga, entra e decide desta forma, isso só mostra a´vontade e qualidade do jogador, mas sobretudo uma enorme saúde e união da equipa.

Anónimo disse...

já só falta 5 jogos pó benfica sedr campeão benfica ser campeaõ benfica ser campeão alezzz alezzz lalalalaalalalallalaall

André Leal disse...

Pessoal:

Bem sei que, ao contrário do que os outros dizem de nós, não gostamos de embandeirar em arco, mas há que ser realistas:

ESTE CAMPEONATO ESTÁ GANHO!

Estamos a 6 pontos duma equipa que não está a jogar um cú e a 11 dos corruptos. E ainda vamos ficar mais longe.

Esqueçam lá as cenas de poupar a equipa e tal, pois a fazer-se isso, caso passemos o Liverpool, deve ser a poupar no campeonato para jogar na Liga Europa.

João Bizarro disse...

A equipa entrou pessimamente no jogo, com erros atrás de erros mas felizmente ainda fomos a tempo de dar a volta.

Não dá pra facilitar ainda mais com a bandidagem que anda por aí a gamar à força toda.

E por falar em bandidagem, engraçada a forma como o Maxi fica afastado do jogo com a lagartagem. Às tantos o el mano não se lembrou que o Luisão também estava em risco.

O anormal desta Liga é termos aquele 2º classificado só a 6 pontos.

José Marinho disse...

Meu caro Pedro, é curioso que escreva que o Quim se redimiu de qualquer coisa parecida com o primeiro golo da Naval e no jogo com o Marselha nem se tenha recordado da necessidade de redenção do Júlio César, num lance de golo anulado aos franceses. E tinha ficado bem nesta crónica assinalar que o Quim, ontem, foi um dos jogadores mais decisivos no resultado. Quando evita o 3-0 e quando impede magistralmente que a Naval possa fazer o 3-2, depois da recuperação homérica do Benfica. Para quem normalmente escarnece do Quim, que não é grande guarda-redes, que não é isto ou aquilo, o Quim, ontem, mais uma vez, foi dos melhores e deu pontos ao Benfica. Como fazem os grandes guarda-redes. Como o Quim.
Quanto às alegações que se fizeram de que a expulsão de Izmailov era para beneficiar o Benfica, eu nem quero imaginar o que dirão as mesmas pessoas sobre o excêntrico cartão amarelo mostrado ao Maxi. Mas existe um erro de apreciação, quando se assegura que o Maxi não estará em Alvalade. Só não estará se o Benfica não quiser. Basta pedir a despenalização do amarelo. É simples e não custa nada. E o jogador será despenalizado.

João Bizarro disse...

Concordo com o José Marinho, acho que o Benfica devia pedir a despenalização da ridícula suspensão do Maxi.

John Billy #37 disse...

Fogo!
Ontem quase me parou a digestão a seguir ao segundo golo da Naval. Cheguei a perder a fé em Jesus e a imaginar o braga campeão...
Bem, só quero dizer que não podem fazer isso muitas vezes ao meu coração!
Mas se a mim me custou, só quero imaginar o tormento que passaram os antis! Da alegria do 2-0 ao desespero do 2-4!
No fim do jogo vi o Dia Seguinte e ver a má disposição do Dias Ferreira valeu a pena o sofrimento do jogo. Que valente azia tinha o homem!
Vamos lá ver agora se dá para recuperar os jogadores para quinta. Era tão lindo passar a eliminatória!

Caro José Marinho, como entendido no futebol estrangeiro, pode-me dizer se há mais algum campeonato onde o presidente do clube se senta no banco durante o jogo?

Pedro disse...

"Quim também me pareceu mal batido no primeiro golo mas depois tem duas defesas, uma na primeira parte e outra na segunda, fenomenais tendo dado um enorme contributo para esta reviravolta gloriosa."

Foi isto que eu escrevi sobre Quim, não me parece que tenha ignorado o papel dele nesta importante vitória.
:)

Disse q o Quim se redimiu como disse o mesmo do David Luiz e do Maxi.

José Vieira disse...

Quando nos ausentamos do país é sempre reconfortante percebermos no regresso que nada mudou e que o Glorioso está como o "Sistema": demolidor.
A acreditar no que li no "mágico", soares dias e elmano santos estiveram já a "mostrar-se" ao futuro "chefe".
Nada de novo. Por isso mesmo reitero o que disse há alguns meses atrás: a prioridade tem que ser o campeonato, que está longe de poder ser considerado ganho.
Rotação (máxima) de jogadores é o que espero de J.J. para Liverpool, por muito que me custe.
E é nestas alturas que nos lembramos do "amigo de Alex" e imaginamos como seria ter um presidente com o perfil de pinto da costa.
Tínhamos agora uma confortável vantagem pontual para a concorrência e apresentaríamos o nosso melhor e pujante "onze" contra os ingleses.
Mas o perfil de pinto da costa só pode ser encontrado na estrutura profissional de um outro clube ou (dizem as más línguas...) nos ficheiros da judiciária, pelo que não vale a pena chorar sobre o (café com) leite derramado.
Já as suas palavras podem ser livremente escutadas no "you tube", que por certo serão uma verdadeira fonte de inspiração para os seus admiradores.

Telmo disse...

Eu sei porque o Benfica entrou tão mal no jogo....não andavam a dizer que a equipa não conseguia dar a volta aos resultados? Ai é? Então marquem lá 2 golos seus cabrões que nós damos a volta a essa merda, nem o Marselha nem o Liverpool conseguiram evitar, não é a Navalzita que nos impede, damos 2 de avanço sem medo nenhum crl!!

p.s. É este o espirito da equipa neste momento ;)

Luis Ferreira disse...

E eis que, súbitamente, o nosso porta aviões sofre dois rombos no casco. Temeu-se o pior, mas, a nossa valorosa tripulação, sempre sob a superior orientação do seu almirante, reparou os estragos e tratou de contra atacar, com quatro certeiros torpedos (mais um que acertou violentamente no mastro), que afundaram o navio "inimigo". Naquele (felizmente curto) turbilhão de angústia e incerteza, lembrei-me daqueles dois pontinhos que, lastimávelmente deixámos em Setúbal.
FORÇA BENFICA!

André Leal disse...

Lamento bater na mesma tecla pela terceira vez mas gostava de compreender que conjugação de resultados temem vocês (Pedro,Luís, Luís Vieira e anónimo) para que o Benfica não seja campeão?

- Acham mesmo exequível que o Benfica vai perder 6 pontos até ao final, apenas com 2 jogos fora, sendo um contra a Briosa?

- Acham também exequível que, dentro dessa (im)possibilidade, o Braga, a jogar o que está a jogar, ganha os jogos todos, sendo que tem 3 fora, sem Vandinho e Mossoró? (Espero bem que ganhem pelo menos 4, para que fiquem à frente dos corruptos)

- Ou acham que o Benfica vai perder os 11 pontos para os corruptos?

Todos nos dão como campeões (até o Eduardo Raboso) e até os corruptos já começam a ficar incomodados com os roubos para o Braga, já que perceberam que eles não nos apanham.

Sinceramente eu já só penso na Liga Europa aguardando pacientemente pelo dia em que vou sair à rua, onde quer que esteja, para festejar o BENFICA CAMPEÃO!!!

E, perdoem-me, isto não é optimismo. Vocês é que estão extremamente pessimistas e, inexplicavelmente, com pouca fé no melhor Benfica dos últimos 20 anos.

Anónimo disse...

Não tenho a certeza mas acho que as despenalizações de cartões já acabaram. Há já algum tempo, duas ou três épocas.

Algarviu

André Leal disse...

Ontem li uma coisa engraçada num comentário no Record e resolvi averiguar a sua veracidade. Confirma-se, pelo que partilho convosco:

- A Taça dos Campeões Europeus começou na época de 1995-56.

- Nesse ano as federações deveriam indicar quem bem entendessem para nela participar, não sendo obrigatoriamente o campeão da época anterior.

- O Campeão de 1954-55 foi o nosso Glorioso.

- A equipa indicada para participar na Taça dos CAMPEÕES Europeus foi o... Sporting.

- Além disso o Sporting, por ter sido o primeiro a jogar ainda colhe os louros de serem, junto com os jugoslavos do Partizan, as primeiras equipas a jogar nas competições europeias oficiais.

- Honras que deveriam pertencer ao clube do regime... o Benfica

Como diria o saudoso Fernando Peça:

E esta, hã?

Tania disse...

Desde ontem que nao paro de pensar nisso....
Sei que soa a utopia mas ja pensaram o Messi a jogar no nosso glorioso daqui a uns aninhos???
Partindo do pressuposto que nunca esperaria ver um Aimar e Saviola com a camisola do manto sagrado,
com o Messi na nossa equipa seria um verdadeiro Ai Jesus.....:-)

Pedro disse...

André o "receio" prende-se por situações extra futebol. Pegando no exemplo de sexta feira no derby do Minho não acredito que o Braga perca pontos enquanto for matemáticamente possível ser campeão. Repara que ainda vamos ao Dragão, se até lá tivermos um percalço (na Figueira tivemos um grande susto) esse jogo no covil dos corruptos será complicadíssimo com o sistema a fazer com q o q se passou no derby da pedreira brincadeira de crianças.
Se tivéssemos vantagem sobre o Braga no confronto directo estaria muito mais tranquilo mas assim ainda não estou. Estou confiante mas não tranquilo.

André Leal disse...

Sim, Pedro, eu percebo o teu receio, mas se pensares bem (deixando as emoções de parte) tudo terá que se conjugar para que o descalabro no campeonato aconteça. Ou seja, os roubos de igreja só por si, não chegarão. O Benfica tem que começar a jogar 10 vezes pior, o Braga 10 vezes melhor e os árbitros a roubarem 10 vezes mais (para o Braga e contra o Benfica). E se acredito que a última situação que refiro possa acontecer, já não acredito, nomeadamente em conjugação, que as outras duas se verifiquem. E além disso a equipa ainda não demonstrou cansaço, apenas desacelerou em jogos ganhos.

Já para perdermos a Liga Europa basta amanhã perdermos por 1-0 o que, valha a verdade, num bom dia do Liverpool, é um resultado bastante possível.

Mas verás que amanhã o JJ me dará razão, jogando com a equipa toda os 120 minutos se for preciso. Se por acaso formos eliminados, na terça o Sporting paga a factura.

E que sentirias tu, se fôssemos jogar com a segunda equipa a Liverpool sendo eliminados e depois o Braga perdesse com o Leiria, antes de jogarmos com os lagartos?

Mas pronto, já deixei o meu ponto de vista e tu o teu, vendo que estás bastante escaldado com os anos anteriores.

Anónimo disse...

Pedro, estou confiante que o Braga vai perder pontos em Leiria e depois vai voltar a perder pontos ou no terreno na Naval ou no do Nacional da Madeira. perderá pontos em pelo menos 2 jogos.

John Wakefield disse...

os minutos mais dificeis em qualquer Grande clube inglês são sempre os primeiros 20.
vejam o arsenal contra o fcp, vejam hoje o manchester contra o bayern...
os jogadores do Benfica tem que manter a calma na parte inicial do jogo e manter a bola longe da sua área. a pressão inicial será muito forte bem como os adeptos do liverpool irão torcer forte pelo seu clube e poderão desmotivar e desconcentrar ainda mais os jogadores do Benfica, se sofrermos um golo. é preciso manter a calma.
o Benfica não pode fazer o mesmo que fez na Figueira da Foz. temos que entrar muito bem... e marcar se possível!

Anónimo disse...

A minha aposta:


Júlio César
...
Maxi
Luisão
Sidnei
David Luiz
...
Javi Garcia
...
Ramires
Carlos Martins
Fábio Coentrão
...
Di Maria
...
Cardozo

Pedro disse...

"vendo que estás bastante escaldado com os anos anteriores"

Muito mesmo. Mas pode ser que amanhã Jesus monte uma teia tão forte que consigamos suster o Liverpool e controlar o jogo sem grandes correrias(let me dream!!!).