blog

quinta-feira, maio 13, 2010

Época 2009/10 - Rescaldo

Liga Sagres - O objectivo principal desta época foi concretizado. Conquistámos o título de campeão nacional e regressámos ao lugar que nos pertence. Mas a conquista deste título não se fica "apenas" por esse facto pois a campanha protagonizada pelo SL Benfica foi fantástica. Melhor ataque, melhor defesa, melhor marcador, melhor futebol justificaram plenamente o título e o porquê de batermos recordes de espectadores quer em casa quer fora. No Estádio da Luz o Benfica esteve imparável não vencendo apenas um jogo, logo o primeiro, contra o Marítimo que conseguiu a proeza de empatar na Luz e ainda hoje não saber como. Goleadas atrá de goleadas, o rolo compressor da Luz foi travado apenas por duas vezes e em condições muitoi peculiares da nossa Liga: em Braga com um golo anulado e uma confusão ao intervalo onde os nossos jogadores foram agredidos e castigados sem terem feito nada; no Dragão com uma arbitragem pavorosa e um ambiente terrorista com a cumplicidade das autoridades. Mas foram incapazes de travar a caminhada triunfal do Glorioso que acabou numa festa ímpar pelo Mundo inteiro. Jesus cumpriu o que prometeu e o Benfica voltou aos títulos. Perfeito.

Liga Europa - Cair em Anfield Road nunca será desprestigiante mas se pensarmos na campanha que fizemos e na qualidade da nossa equipa a eliminação deixa um sabor amargo. O Benfica realizou uma campanha europeia fantástica arrasando um histório inglês, eliminando o campeão francês e encostar o Liverpool às cordas dando a volta a um resultado adverso com goleadas pelo meio conseguindo restaurar a imagem na Europa que a época transacta manchou um pouco. Fica a sensação que se tivessemos forçado um pouco mais a conquista deste troféu europeu era possível, ainda para mais se olharmos para os restantes adversários que teríamos de defrontar. A goleada ao Everton na Luz e a reviravolta em Marselha serão momentos para recordar durante bons tempos mas, o mais importante para o presente, é ter visto um excelente futebol que pôs em sentido qualquer um dos possíveis adversários europeus. Orgulho.

Taça de Portugal - A mancha negativa da época. Não ir ao Jamor é sempre uma dor no coração, adoro a festa da Taça, adoro ir ao Jamor, adoro conquistar este troféu. E caímos em casa o que custa ainda mais. Mas, mais uma vez, uma derrota do Glorioso esta época fica marcada por um erro de arbitragem validando um golo precedido de falta do V.Guimarães que penalizou um jogo menos conseguido dos pupilos de Jesus. Foi curta a campanha benfiquista na Taça de Portugal. Frustração.

Taça da Liga - A reconquista do troféu da cerveja foi um aperitivo para o que se seguíria mas serviu na perfeição para demonstrar a enorme superioridade do Glorioso perante os seus adversários. A caminhada até ao Algarve levou-nos a defrontar sempre adversários complicados fora da Luz, fomos a Vila do Conde, a Guimarães e a Alvalade. E em todos mostrámos a nossa força, quer no relvado quer nas bancadas derrubando os opositores. Goleadas em Alvalade e no Algarve aos nossos habituais rivais carimbaram o selo de melhor equipa ao Sport Lisboa e Benfica explicando o porquê do sucesso alcançado esta época. A tranquilidade da equipa perante as agressões do adversário na final foi uma lição para muitos. É um troféu com pouca relevância mas a campanha que fizemos, os adversários que eliminámos, a exibição quase perfeita na final, faz-me ter enorme orgulho na conquista da Taça da Liga, a segunda para nós. Satisfação.

Melhor Marcador - Não é nem nunca será um objectivo mas o SL Benfica tem que ter sempre um dos seus jogadores a disputar este prémio até ao fim pois isso significa que estamos a jogar futebol ofensivo, que estamos a marcar golos e que temos um homem golo. Cardozo mereceu este prémio e ainda mais quando no momento da celebração não se esqueceu de agradecer aos colegas dizendo que sem eles teria sido impossível tal feito. Muitos anos depois um jogador do Glorioso conquista este troféu. E a forma como o conquistou, no último jogo, após o principal adversário ter marcado dois golos no dia anterior e passado para a frente, grande Tacuara. Prazer.

29 comentários:

Anónimo disse...

Aquele jogo com o Guimaraes foi para mim o pior desta época, parecíamos tal e qual o Benfica do Quique sofrer, e ficar encostado sem fazer nada à espera do minuto 90.
por falar em Quique, ainda me custa acreditar que ele conseguiu ganhar a Liga Europa com aquele plantel e treinados por aquele acéfalo... Há coisas fantásticas não há? nem sei o que dizer...
Aquele empate com o Vitoria de Setúbal foi um autentico balde de água fria, e o que mais me custa é que o Setúbal poderia ter ganho esse jogo se não fosse o golo que lhes anularam (e mal), mas o cardozo ter falhado aquele penalti no fim foi simplesmente vergonhoso.
E claro, o jogo em Anfield, cujo o resultado a culpa recai toda no Jesus! adoro o JJ, mas ele esteve muitíssimo mal, deveria ter jogado com a equipa B frente à Naval e com aquela equipa fresquíssima frente ao Liverpool, assim não o fez, perdemos por goleada, mas mais uma vez... se tivéssemos a sorte do Quique, o Tores estaria lesionado e quem sabe, não teríamos ganho a eliminatória.
Estes foram para mim os 3 piores jogos esta época

André Leal disse...

Anónimo:

Não esquecer que apesar do Setúbal ter tido realmente um golo mal anulado, também o Benfica se pode queixar de dois penaltys claros não assinalados.

Quanto ao Quique, Simão, Reyes, Tiago e Paulo Assunção resta-me dar-lhes os parabéns. Estava por eles, mas tenho que admitir que o Atlético beneficiou de muita sorte e de decisões arbitrais favoráveis nos momentos chave contra Galatasaray, Sporting, Valência e Liverpool. Até na final o primeiro golo foi fora de jogo, apesar de depois terem havido alguns erros contra o Atlético.

Sobre o post acho que apesar do score fantástico no campeonato, acho que a Taça da Liga foi onde mostrámos maior superioridade, mormente nos jogos contra os rivais. A Liga Europa foi a principal desilusão pela fase em que fomos eliminados (não confundir com maior falhanço que foi a Taça) e por ter consciência que podíamos ter ganho aquilo.

Anónimo disse...

mas a diferença é que o penalti pode não ser golo, como depois o cardozo provou isso, e aquele remate do setubal entrou mesmo na baliza...

Telmo disse...

Não sei quem fez o vídeo, só sei que está excelente...

http://www.youtube.com/watch?v=CFLLmQZPCkg

lj disse...

Apenas nao concorda na Uefa, que a mim me deixou com uma certa desilusao, especialmente porque demos o ouro ao bandido devido a um (raro) momento Jesualdico e totalmente escusado do nosso treinador que tao bem esteve em quase tudo o resto (excluindo o mau jogo da Taca, mas que pode acontecer).

Um reparo: para o ano quero a Taca de Portugal, temos ganho poucas relativamente ao que o nosso historial exige.

REDAVENGER disse...

Liga sagres: Penso que depois do que tudo o que aconteceu tinhamos obrigação de ser campeões muito mais cedo, fiquei com a sensação que mais 4 jornadas, e perdiamos o titulo.

Taça da liga: A competição que ganhamos mais a vontade, ao contrario dos adversarios não rodamos muito o plantel, a vitória acabou por ser logica, fomos o que mais levamos a serio a competição.

Liga europa: Não achei nada de especial, eleminamos o marselha que é uma equipa banal da champions, fica sempre em terceiro na fase de grupos, e depois acabamos goleados por um Liverpool fraquissimo, numa eliminatoria que muitos diziam que era a final antecipada, o que não foi, o Liverpool acabou por ser eliminada por uma equipa que foi eliminada pelos tripeiros.

Taça de Portugal: Nem aquecemos.

Melhor marcador: Sinceramente o Cardozo não é o melhor ponta de lança da Liga, safou-se pelo aproveitamento dos penaltys e marcou muito em jogos que já estavam decididos e goleamos.

dezazucr disse...

Ó anónimo, jogar com a equipa B contra a Naval?! Ainda tinhamos perdido o jogo tal a vontade e a agressividade dos figueirenses e depois queria ver se o campeonato não fugiria. Jesus optou e a meu ver bem, pelo campeonato, nunca o escondeu.
Só espero que este ano o Benfica continue por optar em ganhar o campeonato. Ainda recordo com alguma mágoa o facto do Koeman ter menosprezado a hipótese de tentar o bi-campeonato entregando quase o título ao porto, com isso abrindo caminho a mais um tetra do porto. Não podemos deixar isso acontecer desta vez.
Rumo ao BI!!! E desta vez com dobradinha. A Europa pode esperar. Se o Benfica estiver a ganhar campeonatos com regularidade, a Europa vem naturalmente por arrasto.

Anónimo disse...

eu acho que houve pouca confiança na nosso equipa b, até o weldon marcou a eles lol e o weldon é um cepo, nesse jogo até o nosso maior cepo o eder luis fazia hat trick

REDAVENGER disse...

Se nós deixamos a uefa para segundo plano para apostar tudo no campeonato e mesmo assim só fomos campeões na ultima jornada, quero ver como vai ser para o ano, com a prometida conquista da europa.

Pedro disse...

Deixamos a Uefa para segundo plano pq não nos deixaram ganhar o campeonato mais cedo. Bastava não termos sido roubados contra o Braga e terías sido campeão bem antes. Se o Braga não fosse levado ao colo como foi tinhas sido campeão na jornada 20ª e com isso poderias ter apostado na Liga Europa...infelizmente em Portugal passam-se sempre coisas estranhas e tivemos q lutar até ao fim.

Pedro disse...

E ninguem prometeu conquistar a Europa...

Alexandre disse...

Pedro, é bom lembrar que anularam 4 golos legais ao Falcao. Se quiseres tirar aquele marcado com a mão... contam 3. Cardozo só foi melhor marcador porque até isso manipulado.

Red, a solução passa por tirar os jogadores aos adversários logo no início, nomear o Bruno Paixão para os jogos do FCP logo nas 5 primeiras jornadas, e passar a jogar 50% dos jogos contra 10 ou 9, e não apenas um terço. Se falhar o plano A, aplica-se o plano B e mete-se o Ricardo Costa no TAS para tratar dos adversarios europeus.

John Billy #37 disse...

No campeonato fomos brilhantes. Se não fosse os Jorges Sousas e os Soares Dias, era um autêntico passeio.

Na liga Europa, acho que o Jesus inventou demasiado. Não concordo em NADA com a rotatividade dos guarda-redes. O titular do campeonato tem que ser o titular das competições europeias. Foi um perfeito disparate.

Na Taça foi mais uma desilusão. Para o ano tem que ser uma prioridade.

Na Taça da Liga, foi onde provamos a nossa inteira superioridade sobre a concorrência. Tivemos de longe o calendário mais difícil: só tivemos um jogo em casa e ao contrário do que diz o Jaco tivemos que poupar jogadores muitas vezes devido às competições europeias.

O troféu de melhor marcador diz-me pouco. Mas fiquei muito satisfeito por duas razões. A primeira foi por ter tirado o grande objectivo da época do Porto. O segundo foi para calar os anti-Cardozos.

Como já foi dito anteriormente, para o próximo ano o bi campeonato tem que ser o principal objectivo. A Champions não pode ser uma distracção.

Pedro disse...

4 golos? Não foram mais? Arranja lá mais uns qts...marcou golos com a mão, teve autogolos que foram considerados golos dele, marcou golos de penalty inventados pelos árbitros...enfim. Mais do mesmo.

Pois...estás muito mal habituado. O normal é eles poderem bater nos joagdores do Glorioso e ficarem em campo tipo Bruno Alves e Meireles na final da Taça da Liga...este ano nem isso foi suficiente. Não reforçem o stock de fruta e para o ano levam da mesma medida. Dá-me um gozo tremendo ver-te a usares esses argumentos. Nem imaginas...
LOL

Hugo disse...

Pedro... porra!!!!
Ainda perdes tempo com o Bobby e o Tareco????

Repara que a seguir a um vem outro...
Para mim, era rua com o cão!!!!!

Highlander disse...

Nada como uma Águia para mostrar a raça e querer.

http://www.youtube.com/watch?v=OnlTrq6wLf0&feature=player_embedded#!

RUMO ao 33º

Highlander disse...

Folgo em saber:

http://www.slbenfica.pt/Informacao/Futebol/Noticias/noticiasfutebol_futcomunicadodesmentidoeduardo_130510_61976.asp

Alexandre disse...

É isso Pedro. 3 golos mal anulados por fora de jogo inexistente, e um golo anulado por falta de Hulk inexistente em Belem. Auto-golos? Onde? Penaltys? Quantos?
Deves estar a falar de penaltys tipo o 3-1 do benfica contra o nacional que deu multa para o mergulhador.
Não arranjas desculpas, ofereceram o premio ao segundo melhor marcador do campeonato. Mas sinceramente, fica lá com a taça. Eu não trocava um falcao por 3 cardozos.

José Marinho disse...

É, de facto, espantoso o modo como o Redavanger tenta - sem sucesso - reescrever a história. Mais quatro jornadas e perdiamos a Liga? Mais quatro jornadas e o Benfica não tinha 5 ponto de diferença, tinha o dobro...O Benfica foi campeão batendo o recorde de pontuação do campeonato. Eu escrevo outra vez: O BENFICA BATEU O RECORDE DE PONTUAÇÃO NA LIGA SAGRES. Meu caro Redavanger, espero que tenha tido, pelo menos, o decoro de não ter festejado este título do Benfica, já que o entusiasmou tão pouco. Já lhe disse uma vez, o meu caro não demonstra desportivismo, demonstra um estado avançado de cinismo, que tenta disfarçar de desportivismo, o que é diferente. Nada, para si, está bem nesta equipa do Benfica. São os túneis, são os penalties, é o final de campeonato, é a Taça da Liga, são os pobres dos nossos concorrentes, é tudo um miserabilismo que não rima com o esplendor do futebol que esta equipa praticou e que a tornou inacessível aos rivais. E, por fim, é o assunto recorrente para alguns benfiquistas, o Cardozo. Deus queira que ele seja transferido para outro clube e que venha um Karadas qualquer, daqueles a que nos habituamos a ver no Benfica, nos últimos vinte anos, para o substituir.
De resto, o Benfica foi campeão, como sempre escrevi que ia ser. Desde o início e todos os que leêm este blogue e comentam neste blogue, sabem que é verdade. Um futebol dominador, um futebol de grande e inigualável qualidade, um futebol que enfeitiçou os adeptos e os adversários.
Meu caro Alex, acredite, está cada vez mais parecido com os adeptos do Benfica, que, nos últimos anos, encontravam nesse choradinho o amparo para as derrotas consecutivas. O que é muito bom sinal.

REDAVENGER disse...

Caro Jose Marinho, tenha calma, eu apenas não engulo aquilo tudo o que me tentam impingir, se sou isso tudo o que me chamou por ser assim, eu assim o seja. Já agora Sr. Jose, explique-me porque se guardou estes anos todos o Mantorras, sendo pago a peso de ouro, e de repente é atraiçoa-do, e de um momento para o outro já aparece todo contente? Isto para mim é marosca, mas diga-me de sua justiça o que está por detrás disso.

Alexandre disse...

Caro José Marinho, está a falar de que parte? Dos golos tirados ao Falcao para dar a bola de prata ao Cardozo ou da minha resposta ao Red?
É que dá-me ideia que o José Marinho quando me responde vai apenas buscar as minhas afirmações "à la Pedro" e nunca fala do que realmente interessa.

Pedro disse...

Basta ver o último golo apontado pelo Falcao no campeonato...i rest my case.

LOLOLOLOL

Só se enterram. É lindo!

Alexandre disse...

E já agora, choradinho é dizer "4 golos? Não foram mais? Arranja lá mais uns qts...marcou golos com a mão, teve autogolos que foram considerados golos dele, marcou golos de penalty inventados pelos árbitros...enfim. Mais do mesmo."

Isto é demagogia sem qualquer fundamento. Já o que eu disse é a verdade. Subtraindo o golo marcado com a mão, o Falcao deveria ter mais 3 golos. Isso não é choradinho, são factos à disposição de todos aqueles que têm o bom senso de se informar antes de dizer uns bitaites.

Pedro disse...

"Já o que eu disse é a verdade"

LOLOLOLOLOLOLOL

Daniel disse...

Só rir!!

Acho que o falcao ganhou o prémio de melhor cabeceador da liga!! Afinal sempre ganhou alguma coisa.

Adorava ver a cara dos corruptos que festejaram o 2º golo do falcao em Leiria, quando o Tacuara meteu a 2ª batata ao Rio Ave.

1ª edição dos Prémios Michael Tomas em http://eusouomagnusson.blogspot.com/

John Billy #37 disse...

Alex e Jaco (ou Red), eu contribuo com 5 euros para dar uma tacita ao Falcão. Mas prometem que parem a choradeira.

Miguel disse...

José Marinho, ainda não percebeste que o Redavenger, Alexandre, Alex e o anónimo são pseudónimos do mesmo cretino? O Pedro pode confirmar isso através do ip dos emails dos comentários. Estão-se a divertir à custa da criançola? Só pode...

João Bizarro disse...

Foi o campeonato ganho com limpeza apenas equilibrado pelos senhores do costume.

Tivemos alguns jogos pessimos, como o de Olhão e contra o Belém em casa, mas aquele que me chateou completamente foi o empate com os donos do Alvalade XXVIII. Esse sim, para mim foi uma goleada que sofremos num jogo que teve o melhor remate de meia distancia do mundo e o maior "quase-golo" de todos os tempos.

Podiamos e deviamos estar na final da Taça e ao ver a final da Liga Europa até me deu uma dor na alma... e a seguir adormeci.

João Bizarro disse...

Eu já nem modero os comentários deste imbecil quanto mais responder-lhe...