blog

segunda-feira, maio 24, 2010

Época 2009/2010: Figuras

Jorge Jesus: Indiscutivelmente a grande figura da época do Sport Lisboa e Benfica. Quando chegou disse que ía triunfar e não falhou na sua promessa. Pôs o SLB a jogar como há muito não se via, potenciou todos os jogadores, arrasou a concorrência e deu aos benfiquistas o Benfica que aprenderam a gostar. Pessoalmente cometeu a proeza de me fazer "esquecer" do Special One e isso diz quase tudo sobre a qualidade do trabalho que Jesus aplicou no Glorioso.

Óscar Cardozo: Foi pelos seus golos que o Benfica deu expressão ao futebol maravilha que practicava e foram os seus golos que deram ao Benfica o melhor marcador da maior prova nacional ao fim de largos anos. Aos seus detractores responde com golos e mais golos. Desde que chegou ao clube que não parou de os marcar, esta época cresceu e passou a ser um jogador de equipa como as várias assistências que teve o prova. Um goleador nato como qualquer super equipa precisa ter.

Di Maria: Provavelmente será um dos jogadores com mais qualidade técnica do futebol actual, é delicioso vê-lo a receber a bola e a partir para cima dos adversários com fintas que maravilham qualquer um. A qualidade técnica sempre esteve lá mas este ano explodiu como jogador de colectivo e colocou toda a sua mestria em prol da equipa e assumiu-se como o principal quebra cabeças dos adversários. Será practicamente impossível de o segurar e irá, certamente, quebrar o recorde nacional de valor de transferência. Para muitos o melhor jogador do campeonato.

Saviola: Um daqueles nomes que nunca pensámos ser possível ver a jogar no nosso campeonatozinho, é um jogador de outro nível e rapidamente calou aqueles que diziam que vinha em busca de uma reforma dourada. Fundamental na movimentação ofensiva da equipa e elemento preponderante em tudo o que a equipa fez este ano. Acredito que se não se tem lesionado o Liverpool não teria tido qualquer hipótese.

Rui Costa: O Presidente numa recente entrevista colocou-o numa posição complicada mas é inegável que o seu benfiquismo foi importante na união de todos e foi fundamental na contratação dos pesos pesados Saviola e Javi Garcia. O seu prestígio abre portas e o seu benfiquismo une os jogadores em torno do sagrado símbolo da águia. A postura low profile até o pode ajudar. Espero que consiga aguentar as "bocas" do Presidente porque estes primeiros anos de aprendizagem serão fundamentais para o seu futuro como elemento importante na estrutura directiva do Glorioso.

Javi Garcia: Uma das mais importantes contratações do Glorioso esta época. A importância táctica que Jesus lhe deu foi cumprida na perfeição cobrindo todas as subidas dos centrais, sendo o primeiro "tampão" defensivo da equipa e marcador de um dos golos mais importantes da época. Espanhol, jovem, ex merengue fala de uma forma apaixonada do Benfica que cativa o coração de qualquer um de nós. Ele quer ficar e nós também queremos que fique.

Jorge Sousa: Um dos mais fracos árbitros portugueses, ex membro de uma claque do clube corrupto, com um historial assustador contra o Benfica fica ligado à conquista dos dois trofeus desta época ao apitar a final da Taça da Liga no Algarve em que ignorou por completo o festival de porrada que os azuis forneceram e foi dele o apito final que nos garantiu o tão desejado título. Imagino a azia que lhe terá invadido a alma...

Benfiquistas: Os elogios dos jogadores foram muitos ao longo da época, o treinador acaba de reconhecer a importância que os adeptos tiveram no sucesso alcançado. Tudo merecido. Os benfiquistas tiveram um aquecimento na época anterior mas esta foi brutal em termos de apoio, desde o primeiro minuto que nunca pararam de apoiar e puxar pela equipa, mesmo nos momentos menos bons disseram presente e estiveram ao lado dos jogadores para ajudar a meter a bola lá dentro. Ninguem mais do que eles merece este título. Foram uns verdadeiros campeões.

24 comentários:

André Leal disse...

Aparte o post:

Alguém viu como o Nojo se refere ao jogo do Benfica contra o Pana?

"No Canadá a brincar aos túneis"

Acho que era tempo de dar uma resposta cabal a este pasquim!

Que corruptos e lagartos cheios de azia venham com a história dos túneis ainda vá que não vá, está-lhes no sangue. Agora um órgão de comunicação vir, completamente a despropósito, falar de túneis é que já é inadmissível. É que:

- Não houve nenhuma agressão em túneis de jogadores do Benfica (a não ser o Cardozo e da qual não há imagens)

- as cenas de ontem foram em pleno campo

- Quem começou as agressões foram os gregos, tal como vem no mesmo jornal.

Finalizo com uma piada sobre os lagartos:

Eles dizem, sobre a época do Benfica e acontecimentos que afectaram os corruptos e Braga:

"Não havia necessidade"

Nós respondemos-lhes, já que foram beneficiados indirectamente pelos mesmos castigos aos corruptos e Braga, ficando mesmo assim a 20 e 23 pontos destes clubes:

"Não havia possibilidade"

Telmo disse...

Excelente e oportuno post.

Bem lembrado o facto de Saviola ter estado indisponível contra o Liverpool, logo a história poderia ter sido outra...

Faltou lembrar que, salvo erro, jorge sousa apitou o Sp. Braga - Benfica, logo foi o responsável pela manutenção do Braga a lutar pelo campeonato até ao fim....

Claro que faltam muitos jogadores que mereciam referência mas já sabemos quais são.

Telmo disse...

Em relação à capa do "jogo" é hora de o Benfica cortar relações com aquele pasquim e impedir a entrada de pessoas armadas em jornalistas na catedral...

Anónimo disse...

o jornal o Jogo é o pior, não há volta a dar.

Anónimo disse...

http://youtube.com/watch?v=bC1SuxvYqVI&feature=player_embedded

o porto deveria ter descido, segundo Rui Santos.

Helder disse...

O jornal O Jogo de hoje é verdadeiramente nojento! É a cena dos túneis, é a entrevista da puta Falcona que só sabe falar de túneis e mente ao falar que no túnel de Braga o Benfica não foi prejudicado! Não tenho dúvidas que foi uma entrevista em que algumas respostas não foi ele que as deu! Tal e qual a entrevista do Mossoro. Nojento este gaijo. Só diz alarvidades!! A azia a cada dia que passa é cada vez maior.....
E para a próxima época vai ser mt cumplicado para o Benfica.
O campeonato da próxima é VITAL para a sobrevivência de alguns clubes e algumas pessoas.....
O Benfica que se prepare em terra antes de ir para o mar.......

Pedro disse...

Hélder, pensa só no terror que deve estar no pensamento daquelas alminhas só de pensarem num SLB ainda mais forte na próxima época...

Ficas logo com um sorriso na cara.

Telmo disse...

Eu imagino é as conspirações que estão a ocorrer para fazer a Liga regressar ao domínio da máfia....o Benfica devia ser inteligente e fazer de tudo para impedir que isso acontecesse, porque já sabemos que a exemplo dos últimos 30 anos, por mais forte que a equipa seja, uma Liga controlada por mafiosos decide o campeonato...

Imagine-se por exemplo se este ano não houvesse um Ricardo Costa a agir com TODA A JUSTIÇA, por mais forte que o Benfica de Jesus fosse, se não houvesse uma Liga isenta pela primeira vez em décadas, o Benfica não teria sido campeão.

E não concordo nada com o apoio do Benfica a Fernando Gomes, podem dizer que ele é isento, é isto é aquilo....pois bem....ele esteve no fcporto e assistiu a toda a máfia dos últimos 30 anos, e nada fez, nem nada disse....LFV vai cair na armadilha?

REDAVENGER disse...

Não podemos esperar que vamos ter sempre facilidades como tivemos esta época, para o ano temos que ser campeões incontestados!!!

Carrega benfica!!!

Pedro disse...

Nós somos CAMPEÕES INCONTESTADOS. E basta ler as declarações do ex presidente da Liga para perceber as dificuldades que tivemos de enfrentar para sermos campeões.

Mais uma vez o meu clube enche-me de orgulho. Ao contrário de outros nós podemos andar na rua de cabeça erguida dizendo a todos q somos CAMPEÕES pq fomos melhores, mais fortes. ORGULHO que outros não têm!!!!

Helder disse...

Pedro, o que me preocupa mais é que eu tenho a certeza absoluta que a próxima época já vem sendo preparada há muito tempo por esta máfia napolitana. ELES não se vão distraiar nem um segundo nem se vão apoiar num Braga qualquer que apareça.
Acredito que para o ano vamos estar muito mais fortes mas se não nos prepararmos em terra para ir para o mar essa nossa força pode não chegar. Depois de ganharmos este campeonato o próximo tem um importância nunca antes vista.

iBenfiquista disse...

Esses FDP estão aziados e desesperados com o crescimento do Benfica. Nada que eu não soubesse e já o tivesse afirmado há bem mais de um ano.

E mais irão ficar quando ficarem a saber que o Ronaldinho Gaúcho vem para o Benfica. Motivado e em forma é o melhor jogador do mundo. Mais nada!

Helder disse...

iBenfiquista:

Ronandinho Gaúcho no Benfica? Fdx.......colocaste-me a sonhar bem alto....!

Pedro disse...

IBenfiquista, já ouvi isso de várias fontes mas quero pensar,de momento, q é apenas invenção da imprensa...
:)

APLANE disse...

Amigo Zé Marinho..

E o tal segundo reforço argentino, onde anda...?

Alguma pista?

João Bizarro disse...

"E o tal segundo reforço argentino, onde anda...?"

Reforços argentinos: 2 (Jara e Gaitán)

iBenfiquista disse...

Não é invenção da imprensa. E mais não digo.

Pedro disse...

"Não é invenção da imprensa. E mais não digo"

Não precisas dizer mais nada! :)

Sinceramente não sei o que pensar de tal hipótese. Se por um lado seria mais um sonho por outro não sei até que ponto ele estaria disposto a seguir as pegadas de Saviola e Aimar em termos de empenho.

Helder disse...

"não sei até que ponto ele estaria disposto a seguir as pegadas de Saviola e Aimar em termos de empenho."
Que remédio terá ele em trabalhar se vier para o Benfica. Com o JJ não há tangas.

M disse...

ronaldinho era engraçado.....

mas presumo que será escusado alimentar tal especulação, tal será o custo do jogador.

penso que se ele quisesse vir, ele viria, rico já ele está, seria somente pelo aspecto desportivo...uma aposta pessoal, ao nivel de aimar e saviola, quem sabe...

teria ele empenho? o gajito gosta de farra, mas mesmo assim, produziu futebol em Milao...Milan vs Benfica? desportivamente? o milan tb vai a champions...

hum..vamos achando engraçado que é melhor, sem entusiasmos....e achar engraçado imaginar os dribles e passes na catedral...

:)

Anónimo disse...

Acho este um dos posts mais injustos que fizeste.

1º metes o Rui ali ao barulho, quando aquilo que dizes relativamente a ele, só com uma grande lupa e muito boa vontade se pode ver...(é como atribuir os louros das últimas vitórias dos porcos ao Baía)
O Rui serviu para agregar os sócios à volta do Vieira quando foi preciso. Agora é quase só figura decorativa (infelizmente) como nos tempos em que o Eusébio se sentava no banco de toalha branca enrrolada na mão.

2ºDestacares 4 jogadores (dos quais só se poderá dizer bem) e deixares de fora outros que terão tido igual ou maior contributo no sucesso da época, volto a dizer é muito injusto!!!!!!!

Pedro disse...

É claro que mais jogadores poderiam estar ali mas a querer escolher apenas alguns escolhi Di Maria por ter tido um boom esta época que nos valerá uma transferência milionária; Cardozo melhor marcador; Javi importantíssimo na solidez defensiva da equipa; Saviola q veio rotulado de velho e acabado e fez uma época soberba. Podia ter falado de outros mas acabava por ter que falar de todos e não era esse o sentido que queria.

Falei de Rui Costa pq foi elemento fundamental na contratação de Saviola (como de Aimar o ano passado) e pq soube estar sempre presente sem conflitos apesar da clara posição secundária que o Presidente lhe deu esta época. Deixou que os interesses colectivos vingassem sobre os individuais e isso mereceu o meu registo.

APLANE disse...

João Bizarro...

"O Benfica já pescou mais dois jogadores na Argentina. Um deles, é o Gaitan, um esquerdino de muita qualidade. Mas já está contratado outro."

O Zé Marinho twitou isto em abril, dia 21..

Já o Jara estava contratado há 3 meses...

lj disse...

Na minha perspectiva, Di MAria custara 40 milhoes ao Benfica. Nao consigo celebrar transferencias de jogadores importantes nossos com base na verba que entrara no clube, por muito que essa mensagem passe na imprensa.
Ha algum tempo foi a saida de Petit a custo zero que nos "rendeu" o que se poupava de ordenado... Ou seja, um ponta de lanca no jornal A Bola a justificar a sua "contratacao".
Tenho alguns receios quanto a capacidade de gerir tanto dinheiro por parte dos nossos dirigentes; num passado recente, contratavam cinco avancados razoaveis quando havia dinheiro em caixa, em vez de um de grande qualidade, talvez por momentaneo esquecimento que so onze podem entrar em campo.
Saindo Di Maria, por exemplo, sera dificil encontrar quem faca o que ele faz disponivel para vir para o campeonato putagues, perdao, portugues. O mesmo aplico a David Luiz.