blog

terça-feira, julho 13, 2010

Mundial 2010

Terminou o 19º Campeonato do Mundo de Futebol, realizado pela 1ª vez no continente africano, mais propriamente na África do Sul.
O Campeão do Mundo foi a Espanha, com todo o mérito pois é actualmente a selecção que apresenta melhor futebol.
Embora muitos não concordem, considero que passaram às meias-finais as 4 melhores selecções deste mundial, sendo que a grande surpresa foi o Uruguai.

Se nos baseassemos nos ultimos mundiais, onde se viu uma selecção agressiva, a jogar para não perder ninguém daria nada por este Uruguai. Mas a verdade é que foi desde o inicio uma selecção que apresentou um estilo de jogo agradável, jogando bom futebol e lutando sempre pela vitória.
Sem surpresa portanto a atribuição de melhor jogador deste mundial a Diego Forlan.A nível de desilusões confesso que esperava mais de Itália e Inglaterra, mas no caso desta última o azar foi ter apanhado uma grande Mannshaft e uma equipa de arbitragem com problemas oculares.
Jogadores que surpreenderam neste mundial: Muller, Ozil, Kedhira. Outros já conhecia e não desiludiram: Messi, Tevez, Forlan, Sneijder, Robben, Xavi, Iniesta, David Villa, Schweinstiger... De flops lembro-me logo daquele que muitos dizem ser o melhor do mundo mas quando chega aqui mostra não ter maturidade para tal. Um autentico desastre Cristiano Ronaldo, terminando este mundial de forma patética.

Quanto aos nossos mundialistas, dois grandes destaques para Maxi Pereira e Fábio Coentrão. 'Tacuara' Cardozo poderia ter ficado na história do 19º Mundial se tivesse marcado o penalty a Casillas (podia ter eliminado o agora campeão do Mundo). De Di Maria esperava-se muito mas não passou de 1 ou 2 jogos razoáveis.

O meu 11 ideal: Sketelenburg; Maxi Pereira, Puyol, Frederich, Fábio Coentrão; Kedhira; Muller, Sneijder, Iniesta; David Villa, Diego Forlan.

8 comentários:

Catenaccio disse...

O meu 11 ideal, 3m 4x2x3x1, sistema utilizado pelas selecções presentes na final: Casillas, Sergio Ramos, Friedrich, Puyol, Gio Bronkhorst, Xavi, Sneijder, Muller, Forlán, Iniesta e David Villa.

John Billy #37 disse...

João, somos todos benfiquistas mas o Maxi como melhor defesa direito?
O Maicon ou o Sérgio Ramos não foram melhores?
Depois o Casillas tem que estar no onze. Se a Espanha foi campeã do mundo, deve-lhe a ele.
Concordo com a nomeação do Forlan com melhor jogador. Esteve de facto fabuloso.
O Cr9 esteve mal, como estiveram Rooney, Gerrard, Lampard, Kaká, Messi ou Van Persi.
Quando não funciona o colectivo, dificilmente se destacam as individualidades.
Ainda em relação a Espanha, foi de facto a melhor equipa e um justo campeão. Mas aquela arbitragem da final foi muito tendenciosa.

João Bizarro disse...

John, o Messi fez um mundial de génio comparado com a vedeta Cris Ro. Tirando o ultimo jogo que esteve ao nível de toda a selecção argentina ele esteve muito bem e lá por não ter marcado golos (e merecia-os) não quer dizer que tenha estado mal.
No jogo com a Espanha o Cris Ro foi um autêntico "palhaço" dentro de campo. Além de ter feito ZERO, fez figuras ridículas.
E não é por Maicon ter nome que fez um mundial melhor que o Maxi. O Maxi esteve gigante. E pode o Sergio Ramos ter sido o melhor LD, mas no meu 11 tem de estar o Maxi.

Pedro disse...

A Espanha foi uma justa campeã como teria sido qualquer uma das semi finalistas. Foram as que melhor jogaram. A desilusão para mim foi a Inglaterra pq esperava mais do leque de jogadores à disposição de Cappelo, a Argentina tem um ataque fenomenal mas Maradona foi o maior no relvado, não no banco.

Não concordo nada com as duras críticas ao Cristiano Ronaldo, foi sempre dos melhores da equipa, nunca ao nível do Fábio mas isso nenhum esteve. Ronaldo nunca fugiu da bola, nunca se escondeu das responsabilidades como alguns pseudo "mágicos". Contra a Espanha foi sempre um dos mais activos e inconformados até que Queiroz tirou Hugo Almeida e o isolou no meio dos defesas espanhois...

Álvaro Martins disse...

Concordo com o Pedro, o CR não esteve assim tão mal, esteve foi ao nível do resto dos companheiros (excepto Coentrão que esse esteve fabuloso).
Onze ideal:
Casillas, Sergio Ramos, Coentrão, Puyol, Frederich, Xavi, Sneijder, Schweinstiger, Iniesta, Robben, Villa

João Bizarro disse...

Já estou a ver que o Álvaro e o Pedro é que escolhiam o melhor em campo dos jogos do mundial! :D

Melhor em campo do Espanha-Holanda: Cristiano Ronaldo...

Pedro disse...

O melhor do Mundial, seja no campo, bancada ou em qqr lugar: Larissa!!!!!!!!

Hugo disse...

Pedro, e a Larissa tem nome de jogador... Riquelme.

O Ronaldo é... o Ronaldo...
estamos sempre à espera de muito.
Com este seleccionador, só mesmo um jogador que vinha com um Grande andamento (Coentrão), é que brilhava.
Mas, ainda bem que aquilo acabou rapidamente, pois poderia ter perdido tudo o que aprendeu numa época.

A Espanha foi uma justa vencedora, pois joga mais que as outras selecções.