blog

sexta-feira, julho 23, 2010

Venda(?) de Ramires

É o assunto do momento no seio da família benfiquista, a mais que provável venda de Ramires a um dos grandes tubarões europeus estando o Chelsea na pole para garantir a aquisição deste fantástico jogador.

Antes de mais é bom que os benfiquistas aceitem, de uma vez por todas, que a vinda de Ramires para o Glorioso estava condicionada a esta situação, que o Benfica seria um ponto de passagem do jogador e que os moldes do negócio estavam delineados desde o primeiro momento. Não sei de quem era o dinheiro, quais as partes que o clube detêm, etc, mas sei que o jogador só veio para o SLB porque o clube aceitou estas condições. E foi assim que tivemos a oportunidade de ter o contributo deste médio incrivel que nos permitiu ser muito mais fortes e ganhar o que ganhámos. E ainda vamos ganhar dinheiro com a venda, dinheiro esse que bem aplicado permitirá contratar um substituto de qualidade garantida. Nunca será um Ramires porque esses são raros, mas pode perfeitamente ser alguem cuja qualidade é inequívoca.

Claro que gostava que Ramires ficasse no Benfica mais este ano, adorava enfrentar a Champions e o próximo campeonato com a ala direita ocupada por Ramires e tenho a certeza absoluta que a sua cotação subia ainda mais mas também sei que os empresário são demasiado gulosos para dizer não aos milhões que estão a ser acenados por isso, e sabendo como disse anteriormene, do que ficou combinado no momento da aquisição do jogador, a probabilidade de Ramires sair é muito elevada. Jorge Jesus saberá disso (nem quero acreditar na hípotese contrária) desde o primeiro dia pelo que tenho a certeza absoluta que na sua cabeça já tem alternativas não só de jogadores para ocupar a posição como de sistema táctico da equipa para colmatar a ausência de Ramires. É importante que os benfiquistas aceitem as condições do negócio Ramires porque ou era assim ou não era, e acho que todos concordámos que ganhámos imenso com a presença de Ramires na equipa.

Se ficar será, a par da manitenção de David Luiz, a grande contratação da época. Se sair desejo-lhe as maiores felicidades e um muito obrigado. Tenho a certeza que ele leva este enorme clube e a sua massa associativa única no coração.

26 comentários:

Rui Pinho disse...

É muito simples de resolver a contento de toda a gente...

1. Fala-se com o jogador e vê-se da sua disponibilidade para ficar, com contrato revisto e cláusula aumentada.

2. Compra-se os 50% ao Kia ou não ia, por 50% do valor que o Chelsea ou outro dos que se fala oferece(m).

3. Vende-seuns 20% ao fundo por 6 ou 7 milhões. Se não quiserem, melhor.

Fica-se com o jogador mais difícil de substituir no plantel durante mais dois anos, a brilhar na Champions e na selecção do Brasil e após esse tempo não falta quem pague a cláusula (40M, vá...)

Acho que era a melhor solução para toda a gente.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

JS disse...

"... dinheiro esse que bem aplicado permitirá contratar um substituto de qualidade garantida." É isto que me preocupa.

Quando contrataram - ainda em plena época passada - Jara e Gaitan estava descansado com a boa capacidade do SLB na contratação de jogadores.

Mas depois dos estranhos - para não escrever outra coisa - 8,5M pelo Roberto e da venda do DiMaria acompanhada pelos rumores das "contra-partidas" alipio e rodrigo até ao "pesadelo" Simão, a saída do Ramires, embora esperada e inevitável, pode ser uma machadada brutal nas hipóteses do Bi-C (já nem falo da CL)

Anónimo disse...

Rui Pinho, a malta da Kia também deve mamar comissões e talvez mesmo dinheiro da formação do jogador. Para que não se sintam prejudicados provavelmente é preciso juntar mais uns milhões.

Se a compra dos 50% do passe por 6 milhões já estava acordada, no fundo o negócio Ramires traduziu-se em termos comprado 50% do passe por 1.5 milhões de euros. Podemos conseguir cerca de 10 vezes esse valor, e ainda tivémos direito ao jogador durante um ano.

John Billy #37 disse...

A ser verdade a oferta dos 35 milhões pelo David Luiz, para mim era assim:
Vendia-se o David Luiz e comprava-se o passe do Ramires.
Temos o Sidnei para o centro da defesa (no ano do Quique exibiu-se em grande nível), mas para o lugar do Ramires não vejo ninguém.
No entanto admito que 12/13 milhões por 50% de um jogador é muita fruta.

TRAMONTANO disse...

De acordo com o Rui Pinho.

Para mim, Ramires e o mais completo jogador do SLB. E um polivalente com classe que julgo ate a GR sera bom.

Rever-lhe o contrato e aumentar a clausula era uma boa medida, pois e das clausulas mais acessiveis perante o valor demonstrado.

Mentiroso disse...

1. Fatalismo

Estou careca de ouvir e ver escrito que a saída de Ramires é inevitável. Inevitável porquê? Que tipo de acordo foi assinado pela direcção do Benfica que a obriga a vender um jogador pelo valor que o comprador quer pagar?

2. Cláusula de rescisão

Os contratos e as cláusulas de rescisão desde que livremente assumidos e assinados são para se respeitarem. Isto numa perspectiva de reforço e salvaguarda dos interesses do clube e do atleta. Se o clube não pretende vender determinado jogador só está obrigado a fazê-lo se forem cumpridos os pressupostos que constam do contrato, nomeadamente o pagamento da dita cláusula de rescisão (sem descontos para amigos).

3. Má gestão dos melhores activos

Depois do que fizeram na última época era inevitável que Ramires e Di María, a par de David Luiz, despertariam o interesse dos grandes clubes da Europa. Eram os três jogadores mais valorizados do Benfica. Parece que já só resta um.

4. Substitutos para Di María e Ramires

Não há. Sem os dois jogadores que imprimiam velocidade e aceleração o Benfica fica bem mais fraco e quando chegarem os jogos a sério vamos ter oportunidade de comprovar isso mesmo.

5. Oportunidade perdida

A saída de dois dos nossos melhores activos desportivos e o reforço dos planteis dos nossos principais rivais não augura nada de bom para a desejada revalidação do título. O clube do Porto está mais forte e o Benfica com menos soluções.

6. Ter ou não ter dinheiro

Bastas vezes bate-se repetidamente na tecla que o Benfica tem de vender os melhores jogadores porque precisa de dinheiro para consolidar as suas contas. É verdade. Assim como também é verdade que o nosso clube é um esbanjador inveterado. Compramos caro e nem sempre bom, vendemos os melhores com descontos e ficamos com alguns que ninguém quer, nem mesmo por empréstimo e pagando-lhe o vencimento por inteiro.

Pedro disse...

O clube do porto está mais forte pq?

Temos menos soluções? Com Gaitan, jara, Kardec e Airton? Não me parece....

Anónimo disse...

O Cabeçudo do Maior LOL de Portugal


Muito boa a capa do Expresso com Costinha. Essa grande figura da história leonina que jogou sempre contra o Sporting que em Portugal fez carreira no clube aliado e que agora vai mais longe que o próprio Sá Pinto, o que serviu de escudo a JEB para acalmar a Juve Leo, e diz ao mundo que além de ser de um clube onde nunca foi visto enquanto jogador é antibenfiquista. Isto sim é verdadeiramente importante e de grande classe. Repito nem o Sá Pinto tinha ido tão longe.

Para os menos atentos lembro que a tradução desta entrevista é qualquer coisa como:

- Sim, eu desde que aqui entrei levámos 5 do "meu" Porto para a Taça, o Benfica veio aqui espetar mais 4 com a equipa de reservas na Taça da Liga e ficámos a uns históricos 28 pontos do Benfica Campeão. Consegui mandar para o "meu" Porto o puto mais regular que tem estado no Sporting nos últimos anos, não consigo contratar ninguém realmente convincente para o clube mas ainda tinha este trunfo para os topos do nosso estádio: HEI, EU SOU ANTIBENFIQUISTA!

A capa do Expresso de hoje é histórica porque resume de forma genial o que é o Sporting em 2010: uma filial lisboeta dos antibenfiquistas do norte. Sem presente, sem futuro e sem passado recente no futebol.
Costinha, nós queremos que aí continues muitos e bons anos!
Um cabeçudo é naturalmente um lagarto habituado a tudo perder. Um grande cabeçudo é um lagarto que não se orgulha só em ser lagarto e precisa de puxar o título de antibenfiquista para se afirmar no seu meio. Costinha, o grande cabeçudo que além de ver o futebol do Sporting em níveis embaraçosos tem que ver o seu ódio de estimação mais pungente que nunca.


li isto no REDPASS e achei tanta graça que tinha de vos mostrar,que broncos lolol...GENIAL

Mentiroso disse...

Pedro, o clube do Porto está mais forte porque até agora ainda não saiu nenhum jogador nuclear e já fez algumas boas aquisições para a próxima época. A par disso já conta com Varela e Hulk que estiveram afastados durante muito tempo.

Kardec e Airton já faziam parte do plantel na última época. Quanto a Gaitán e Jara nenhum de nós acredita que o seu rendimento imediato (e provavelmente futuro) se equipare a Ramires e Di María. Para já, contando com a saída de Ramires, estamos bem mais fracos e os nossos principais adversários bem mais fortes.

RMSoares disse...

Acho mais dificil resolver a possivel saida do David Luiz do que a do ramirez.

O simão seria um bom substituto do Ramirez, não tem a mesma velocidade mas é mais ofensivo.
Mesmo um jogador junior, com um com toque de bola/bons centros, tecnicamente bom, poderia fazer o lugar do Ramirez.

Refazer a dupla de centrais é mais complicado, pois é preciso encontrar um defesa central experiente (para a champions), que facilmente se adapte e que consiga transmitir confiança a defesa .

José Marinho disse...

Sobre o Ramires: Escrevi em Janeiro, neste blogue, que o passe não era, na sua totalidade do Benfica. Escrevi que o Benfica era uma espécie de barriga de aluguer e que só assim o clube tinha conseguido contratar um jogador de enorme potencial. Caiu o Carmo e a Trindade, com certos comentadores preferindo atacar o mensageiro, despreazando a mensagem. É assim, quando temos de ler o que não queremos e especialmente quando a cegueira clubística não nos deixa ver para além dos limites da nossm vontade.
Também escrevi, por essa altura, que Ramires era o jogador mais completo do plantel. Posto isto, considero a saída de Ramires,ruinosa para o projecto futebolístico de Ramires, embora considere a saída inevitável. Há documentos assinados, há protocolos e há dinheiro que não é do Benfica, envolvido na contratação do jogador e desde o início. Não contesto a sua contratação, porque ela permitiu-nos, durante uma ápoca, ter um jogador que foi crucial para ganharmos o campeonato. Agora, temos de perceber que não vamos conseguir substituir Ramires com a mesma garantia de qualidade, o que sucederá, igualmente com Di Maria. E devemos preparar-nos para um Benfica diferente. E sobretudo, também nos devemos preparar para um FC Porto muito mais forte...Meu caro Pedro, não se iluda. O FC Porto vai estar muito forte. Ainda agora contrataram o Walter, um jogador que o Benfica já seguia há um ano e que quis contratar por oito milhões de euros. Um grande jogador. O Hulk, a meu ver, será o melhor jogador do campeonato e o João Moutinho é uma contratação que eu gostaria que o Benfica tivesse feito. E teve a oportunidade para isso. Não se iluda Pedro, substituir Ramires e Di Maria será muito dificil e o FC Porto vai estar mais forte, bem mais forte. Mesmo que vendam o Bruno Alves, o Meireles e o Fucile, porque eram vendas que estavam previstas há muito tempo e já foram compensadas antes mesmo dos jogadores sairem.

Pedro disse...

Qd temos Aimar e Saviola dizer q Hulk, essa amostra de jogador, vai ser o melhor do campeonato... caro amigo, não me leve a mal, mas nem daqui a 100 anos...se é pelo Hulk q vocês estão assustados garanto-vos q estão a preocupar-se por nada.

Mentiroso, são opniões, nada a dizer. O único medo q tenho lá de cima são as arbitragens. Acho impressionante como se consegue dizer q gaitan e jara não são garantias imediatas de qualidade mas depois diz-se q os mecos q os corruptos contrataram os fazem mais fortes. Tudo bem, cada um sofre como quer.

Temos practicamente a mesma equipa, o mesmo treinador, jogamos já um futebol muito melhor q os adversários, temos mais soluções, somos campeões e mesmo assim conseguimos estar abaixo dos rivais? Sinceramente não compreendo.

Marinho demos 8 milhões pelo Walter e ele vai para o fcp por 3.2 milhões (se for)????

O Moutinho no SLB? Não me importava mas acho demasiado dinheiro por alguem q dificilmente entraria no 11...

Pedro disse...

"Mesmo que vendam o Bruno Alves, o Meireles e o Fucile, porque eram vendas que estavam previstas há muito tempo e já foram compensadas antes mesmo dos jogadores sairem."

Tais como as nossas vendas. Gaitan, Jara, Kardec e Airton foram reforços de futuro e até ver MUITO superiores a qqr um q o clubeco de contumil contratou. Podemos criticar muita coisa mas aqui o SLB actuou em clara antecipação.

E já agora quem é q o fcp contratou de jeito para substituir o Alves e o Fucille?

lj disse...

Concordo com o José Marinho relativamente ao perigo que o FC Porto representa. Alem dos factores por ele referidos acrescento aquele que me parece o principal: a fome. Os jogadores do FC Porto desta vez não partem para o campeonato tetracampeões, partem como terceiros e com vontade de mostrar que o título do Benfica foi, no que a eles diz respeito, um acidente de percurso, e que não colocará em causa a supremacia recente do seu clube no futebol português.
Por outro lado, tenho algum receio de uma potencial sobranceria do Benfica campeão, que a todos parece de certa forma atingir, dirigentes, técnicos, jogadores e adeptos. Temos que nos lembrar que temos acima de tudo que ter mais vontade, a tal fome, que o FC Porto - o que este ano não será fácil.
Este campeonato e importantíssimo. O Benfica precisa de o ganhar para definitivamente colocar em causa o recente domínio portista, apresentando um bicampeonato como cartão de visita. O FC Porto nas ultimas décadas perde um campeonato aqui e outro ali, mas rapidamente recupera. Se não os deixarmos, com certeza levantaremos muitas questões internas para aqueles lados, aquilo que no passado acontecia connosco. É imperativo por isso ganhar contra uma equipa que julgo estará bem melhor e acima de tudo mais competitiva. Ser campeão é bom mas ganhar sucessivamente será uma verdadeira lança no dragão. Com todo o respeito, ganhar uma vez até o Inácio conseguiu. Ganhar duas já é mais difícil. Espero que o nosso treinador não se distraia disto com, por exemplo, a montra da Liga dos Campeões. É para recuperar a hegemonia cá dentro, ganhando já no dia 7, e para isso temos que manter a “fome” no máximo, nunca por um segundo que seja menosprezando os adversários.

www.thebutterflyislate.blogspot.com

Pedro disse...

" tenho algum receio de uma potencial sobranceria do Benfica campeão, que a todos parece de certa forma atingir, dirigentes, técnicos, jogadores e adeptos"

É um argumento com o qual concordo em absoluto. Tb tenho esse receio mas parece-me q Jesus está a ter o discurso correcto.

lj disse...

Tambem acho, Pedro. Durante o defeso cheguei a assustar-me com a historia de Jesus querer ganhar a Liga dos Campeoes, lembrei-me do ano de Koeman e em como a ambicao pessoal do treinador se sobrepos ao interesse do Benfica no campeonato. No entanto, Jesus modificou o deu discurso e tem colocado a sua prioridade no campeonato. Espero que assim seja.

www.thebutterflyislate.blogspot.com

Miguel Lopes disse...

Caro José Marinho, não estou a reconhecer o teu discurso. Parece que sabes alguma coisa que nós não sabemos. O Porto tem um treinador novo e muito verde e ninguém sabe o que vai sair dali, nós temos o Jorge Jesus. Nós é que vamos partir muito mais fortes do que partimos o ano passado, o núcleo duro mantém-se e a equipa só pode evoluir. No Porto, para além do factor incógnita que é o miúdo Vilas Boas, as saídas quase certas de B Alves, Fucile e Meireles são três tiros no porta-aviões. E quanto ao Walter, não conheço o valor mas conheço o do Cardozo e do Kardec e sabemos que já vai ser uma boa dor de cabeça para o JJ, escolher o titular. O Walter não era para suprimir uma saída eventual de Cardozo? E o Moutinho será que tirava o lugar ao Carlos Martins? Já não falo no lugar de Aimar... Finalmente, o Hulk vai ser um dos bons jogadores do campeonato, não tenhamos dúvidas mas vai depender muito do que a equipa fizer. Vai ser a terceira época dele e depois do castigo, vem com vontade de provar pois é uma época decisiva para a carreira dele. Lembremo-nos que custou 5 milhões, 50% do passe e que daqui a um ano está no último ano de contrato. Mas muito sinceramente, temos Saviola e Cardozo com Jara e Kardec a prometerem dar muita luta.

A ver vamos mas José Marinho anda preocupado com alguma coisa, o discurso é muito mais cauteloso esta época. O que se passa José?

Anónimo disse...

muito bem MS

Baresi disse...

Ver uma equipa do FCP com o Moutinho Ruben Micael e Hulk a titulares, de longe os 3 jogadores mais sobrevalorizados do campeonato português é uma alegria para mim, como benfiquista ferrenho!

José Marinho disse...

Meu caro Pedro, nem vale a pena entrar em muitas discussões sobre o tema, porque não reconhecer o talento, a força e a potência de um jogador como o Hulk, elimina qualquer possibilidade de discussão útil. A minha opinião é a de que o Hulk será o melhor jogador do campeonato e sobre isto, não há, de facto, muito a comentar, apenas a esperar. E depois, veremos quem tem razão. Não me tenho dado mal com as minhas previsões, no ano passado, previ que o Di Maria seria o melhor jogador do campeonato e não me enganei e que o Cardozo seria o melhor marcador, o que aconteceu.
Sobre a questão do Benfica ter contratado jogadores para substituir os que saem, tudo certo. Mas já contratou a pensar nos que podem sair? Vejamos, se o David Luiz sair, está coberta essa saída? Não. Se o Ramires sair, está compensada a saída? Não. Foi a isto que me referi. Sobre estarem compensadas as saidas do Quim e do Di Maria, tenho as minhas dúvidas, especialmente na baliza, já que o Gaitan é bom jogador, tem talento, apenas precisa que as pessoas se convençam que é diferente de Di Maria.
Miguel, vou sabendo algumas coisitas, pelo menos o suficiente para não estar tão convencido, como na época passada, de que seremos campeões. Tenho as minhas desconfianças e as minhas razões para estar desconfiado de que este será um campeonato diferente. Mas, claramente, será um campeonato para Benfica ou FC Porto o vencerem, numa luta a dois. Mais tarde ou mais cedo.
E Miguel, as saidas do Meireles, do Bruno Alves e do Fucile estão a ser preparadas pelo FC Porto desde há muitos meses e a diferença é que não vês o treinador do FC Porto a dizer em todas as conferências de imprensa que espera que eles não saiam. Não são nenhum rombo no porta-aviões, porque foram preparadas e até desenhadas pelo FC Porto. E, se calhar, até desejadas.

Miguel Lopes disse...

Caro José, qual a tua opinião sobre Vilas Boas?

Pedro disse...

Marinho, acho que seria muito complicado ao SLB comprar meia equipa...é q meia equipa está a ser desejada por meia Europa. O SLB sente que pelo menos dois jogadores vai perder pelo que contratou e bem a pensar nisso. Os restantes serão contratados se for necessário...q o fcp já anda a preparar as coisas há muito tempo nós sabemos e temos a prova com a compra do Moutinho, mas nós tb estamos e não precisamos de usar as maroscas deles (inacreditável o silêncio das autoridades desportivas e não só após as declarações do Presidente do Marítimo).

Garanto aqui q se Ramires não saísse do SLB seríamos campeões com relativa facilidade. Com a mais que provável saída dele será um cadito mais dificil... Se Hulk for o melhor jogador do campeonato bem pode o SLB vender Aimares e Saviolas e Cardozos e David Luizes que não estão a fazer lá nada...não tenho dúvidas q os jornais tentarão elevar o Hulk a um jogasdor de futebol...mas tal como no caso do Bluff a mim não me enganam!!!

Não vejo pq não acreditar q o SLB tem a esta hora alternativas bem identificadas para o caso de alguma saída de um dos principais jogadores.

José Marinho disse...

Miguel, a minha opinião sobre o Vilas Boas é boa. Tem um bom perfil, tem boas ideias, teve o melhor professor e tem um clube estável e com uma estrutura profissional e que gosta de ganhar, tanto que, como sabemos, regularmente abusa dos meios para atingir os fins. É uma aposta de risco de Pinto da Costa, mas ao que sei, foi muito amadurecida, durante meses, porque durante esse tempo, o FC Porto foi mantendo abertas outras soluções, até chegar à decisão final de o contratar. Bem sei que muitos benfiquistas olham para esta solução como uma antecâmara de novo sucesso do nosso clube. Não conhecem a pessoa, não conhecem o contexto e não conhecem as condições que lhe darão para ter sucesso. E é isso que me assusta no Benfica e nos benfiquistas, o convencimento de que o Benfica, de um ano para outro, tornou-se numa das mais perigosas e imbatíveis equipas do Mundo. E aí, meu caro Pedro, peço desculpa: «Garanto aqui q se Ramires não saísse do SLB seríamos campeões com relativa facilidade». Estás a ver, Miguel, é a isto que me refiro. E o pior é que não são apenas os adeptos a pensar assim, internamente já muita gente no clube assume esta garantia antecipada de vitória. E francamente, o que quero é ver o Benfica ganhar o campeonato, no campo, não é assistir, todos os dias, a grandes vitórias no campeonato da fanfarronice( não, não é para si, Pedro, pois sei distinguir entre confiança e fanfarronice). E, nesta altura, gostaria de ver menos fanfarronice no Benfica e mais trabalho. Senão acontece-nos como na fábula da formiga e da cigarra. E por isso é que mudei o registo, porque, na época passada, tudo o que escrevia reflectia a minha confiança de que seriamos campeões. Desta vez, acho que alguém deve lembrar que a festa do título já acabou e que, no futebol, não há vencedores antecipados.

Miguel Lopes disse...

Concordo contigo, José. Devemos pôr água na fervura porque o nosso clube é de extremos. É muito importante ganharmos já a supertaça para semear insegurança na liderança do Vilas Boas. A mim o que me disseram foi que a opção de o contratar teve muitas resistências na administração da sad e ao primeiro desaire vão aparecer críticas. Afinal ele não foi a primeira opção, a primeira opção foi o Jorge Jesus...nunca nos podemos esquecer disso.

Quanto à equipa que estamos a fazer, se não sair mais ninguém, parece-me que estamos no bom caminho. Os golos sofridos têm mais que ver com a mudança na baliza e a ausência dos mundialistas. E mesmo assim temos ganho os jogos. A baliza preocupa-me mas confio no JJ. Se o Roberto não tiver preparado ou adaptado, vai jogar o Júlio César que é um bom guarda-redes que apenas falhou uma vez na liga Europa, em Anfield Road. Os 8 milhões não preocupam, o Roberto acabará por se afirmar e terá sempre mercado. Mas se sairem David Luís e Ramires, vai ser uma dôr de cabeça encontrar agora jogadores do mesmo calibre.

Pedro disse...

José eu digo isso pq acredito piamente na capacidade de Jesus em manter os niveis de concentração da equipa e, acima de tudo, manter ou aumentar a vontade de vencer do grupo de trabalho. O q eu quero dizer é que com Ramires e com a postura da época anterior seremos campeões!!!!!

Isto significa q a equipa irá lutar, em todos os jogos, até ao fim pela vitória. E a cada percalço se levantará e lutará a dobrar!!!

Anónimo disse...

Jose Marinho:

ora bem, como jornalista e como alguém ligado ao mundo do futebol deveria evitar certas afirmações. não concordo nada com esse convencimento de que fala e que os adeptos e profissionais do benfica têm neste momento. existe uma clara diferença entre ser convencido e ser confiante, não tenho a certeza de que vou ser campeao (convencido) mas que temos as condições todas para o vir a ser (confiante). criticar alguém dizer que «Garanto aqui q se Ramires não saísse do SLB seríamos campeões com relativa facilidade» é tão grosseiro como afirmar que o Hulk vai ser o jogador do campeonato. também o falcão, para mim, foi um jogador ao nível do di maria, com a vantagem de marcar muitos golos e não foi por isso que perdemos. a diferença, meu caro, é que o ponto forte é o grupo, a equipa, quando se perde toda a gente fala nisso mas quando se ganha parece que se esquecem de propósito. acredito k o fcp vai estar mais forte mas não consigo dizer k o slb vai estar mais fraco, a esta distância e com a certeza que o senhor tem. acreditou k o o slb seria campeao, acreditou k o di maria seria o melhor jogador, diz que acertou, se isso não é convencimento então.. também podia ir aos seus posts de há um ano atrás e envergonhá-lo com afirmações que fez e que a realidade o desmentiu mas isso dos prognosticos não é para mim. é verdade que devemos estar preparados para sermos mais fortes e para percebermos que os adversarios vão ser mais fortes mas não se esqueça que fomos campeões na ultima jornada e que nunca atiramos a toalha ao chão. se existem adeptos que têm a consciencia das dificuldades de ganhar, são os benfiquistas por todas as razões e mais algumas que não referiu. é importante ser exigente mas ser descrente não é coisa para benfiquistas. sabe muito bem que em condições normais a equipa do benfica seria campeão com 2/3 do campeonato. mas nós temos sempre de jogar contra adversarios diferentes dos outros. um abraço, é sempre util discutir o benfica. claudio domingos