blog

sábado, dezembro 04, 2010

SL Benfica - Olhanense: 2-0

Numa noite fria uma exibição insuficiente para aquecer os adeptos mas que conseguiu o objectivo de conquistar os três pontos.

Apesar de ter estado condicionado durante toda a semana Jesus apostou em Aimar para ser o maestro da equipa poupando Martins para o jogo da champions na terça feira e manteve a Amorim no meio campo. A equipa revela consistência e segurança apesar de não ter sido imune a alguns calafrios fruto do adversário saber jogar à bola e estar bem estruturado em campo mantendo todos atrás da linha da bola e a sair rápido e preciso no contra-ataque. Foi mesmo a rapidez o principal problema do Glorioso nesta partida pois fomos muito lentos na abordagem dos lances ofensivos e mais ficava essa sensação cada vez que acelerávamos um pouco conseguiíamos chegar à área e criar perigo real ao Olhanense. Infelizmente foram situações pontuais pelo que foi preciso paciência e muita troca de bola para derrubar o muro defensivo dos algarvios. E à beira do intervalo tivemos a ajuda preciosa de Moretto que, ainda sem perceber como, permite que um cabeceamento fraco de Cardozo resulte em golo. Finalmente um frango de Moretto consensual.

Regressámos para a segunda parte sem Gaitan e com Martins com Amorim encostado à esquerda que, curiosamente, apesar da pouca apetência para a posição apareceu várias vezes em zonas de finalização. O ritmo de jogo era igual à da primeira parte e sempre que impunhamos mais velocidade o golo era possível como numa brilhante jogada entre Saviola e Cardozo que acaba numa bola ao poste. Pouco depois, num canto, finalmente, Saviola ao segundo poste como é seu hábito marca o segundo e garante a tranquilidade aos adeptos até ao final do jogo.

Cardozo a regressar da lesão numa boa forma tendo uma noção de equipa extraordinária, várias vezes procurou servir os companheiros em melhor posição do que procurar o golo de qualquer maneira, Aimar em boa condição física é um luxo, está em todo o lado e a procurar sempre a bola. É algo que adoro, um jogador que não se esconde e que procura sempre pegar no jogo. Saviola a marcar novamente é sempre bom apanágio. Gostei da entrada de Martins e do novo jogo de Amorim que é daqueles que não sabe jogar mal seja onde for. Coentrão a ressentir-se, provavelmente, do excelente arranque de temporada mas mantendo sempre a sua raça em campo. Roberto atento como é devido. Não foi uma exibição colectiva excelente mas individualmente não houve grandes pormenores negativos a salientar.

O árbitro...enfim, já satura falar disto. Será que não há um bom árbitro em Portugal? Não vi a repetição do golo anulado ao Olhanense mas na rádio disseram que era um fora de jogo por milimetros ou seja, estava em fora de jogo. Mas as faltas que ignorou sobre Aimar na primeira parte foram escandalosas de tão evidentes que foram e aquele amarelo ao Sálvio é de bradar aos céus. E o jogo foi sempre assim assinalando qualquer encosto dos nossos jogadores ao adversário e a perdoar sarrafadas às pernas dos nossos bravos. Uma arbitragem à portuguesa, todos eles marram no vermelho.

Vencemos, conquistámos os três pontos e isso era o fundamental. Agora é pensar na Europa e nos despedirmos da Champions com uma vitória e exibição dignas do Sport Lisboa e Benfica.

9 comentários:

Anónimo disse...

Exactamente, o fundamental era vencer, e isso foi feito!

http://forcamagicoslb.blogspot.com/2010/12/missao-cumprida.html

Telmo disse...

Uma vitória que embora não tenha resultado de uma grande exibição, foi conquistada com toda a calma que caracteriza quem quer ser campeão....aguardemos por deslizes dos corruptos...

Anónimo disse...

o fundamental era a vencer... mas a jogar sempre assim, decerto que não ganharemos nada nesta época. Mais uma vez, vejo um futebol sem alegria e sem motivação. o JVP (ex-glória benfiquista) diz mesmo, na sua análise, que não existe sequer alegria no festejo dos golos.
Valeu ROBERTO (que grande defesa na cara a cara com o jogador de Olhão) e a dupla SAVIOLA/CARDOZO (que resolveram, mais uma vez, a questão). todos os outros n deslumbraram, uns mais outros menos. É preciso mais e a equipa pode fazer melhor. não tenho dúvidas disso. os benfiquistas merecem.

André Leal disse...

Já sei que te vai apetecer responder, Pedro, mas cá vai (e olha que eu até gostava dele):

"Finalmente um frango de Moretto a favor do Benfica"

:)

Isto num jogo que eu não vi, nem sabia a hora... Em anos não me acontecia tal coisa. É o que dá jogos à sexta...

Pedro Veloso disse...

Pedro concordo com as críticas todas ao árbitro mas no amarelo ao Salvio infelizmente não podemos criticar.

A lei pode ser estúpida, mas quando o vi entrar com o colega que estava a sair ainda uns bons 5 metros dentro de campo vi logo que ia sair amarelo. Gosto do Salvio e se calhar estava cheio de vontade de entrar, mas qualquer miúdo dos infantis sabe (e ele também o saberá, claro) que não pode entrar antes de o colega sair. Tal como o João Gonçalves do Olhanense também levou um amarelo ridículo por vir com a camisola de outro jogador por engano ao intervalo.

Concordo com toda a análise de resto. Só acrescentava um bem-haja ao David Luiz que esteve bastante acima dos jogos recentes, com alguns cortes e antecipações ao seu nível.

Anónimo disse...

o mundo do futebol anda louco. nestas 2 ultimas jornadas, estou surpreendido com as arbitragens de determinados "juízes" que mereceram no passado a desconfiança dos adeptos do futebol por serem algo associados (e talvez continuem a sê-lo) a determinados clubes que acabaram recentemente por prejudicar de forma algo gravosa (espero que sem intencionalidade, pois defendo a verdade desportiva para todos e espero que os árbitros cumpram com esse papel).

nada disto comprova que existe uma maior credibilidade até pelo contrário, sinceramente cheira-me a esturro. há mta coisa a não bater bem neste sector.

só de me lembrar que ja nos (SLB)sonegaram 6 penalties, até me dá insónias. académica (1 pen), VSC (2 pen), Maritimo (1 pen), Nacional (1 pen) e Beira Mar (1 pen)

Sousa disse...

entretanto Jorge Sousa levou uma excelente nota por validar um golo em fora de jogo e perdoar uma expulsão a Maniche. Até devia levar uma taça, foi o segundo a conseguir tirar pontos ao líder.

Pedro disse...

Pedro Vagos, duvido q o Sálvio tenha entrado sem a autorização do quarto árbitro...o problema é sempre esse.

André, por mim, agora, o Moretto pode dar os frangos que quiser. Manterei sempre a opinião que tenho dele enquanto gr do Glorioso. :)

Anónimo disse...

VOTEM NA EQUIPA IDEAL DA UEFA.

DAVID LUIZ
COENTRÃO
DI MARIA

estão lá.