blog

segunda-feira, abril 11, 2011

Segunda linha

O jogo de ontem com a Naval, a par do jogo com o Portimonense na Luz, serviu para Jesus pôr em campo um 11 totalmente composto pela chamada segunda linha de jogadores do plantel. O resultado, como seria de esperar, não foi positivo pelo que, como também não espanta ninguem, as críticas à qualidade da dita segunda linha sairam em força da boca dos benfiquistas.

Para os benfiquistas não há um suplente que se aproveite, nenhum deles presta. Dizem os benfiquistas que um clube como o Glorioso tem que ter uma segunda linha que possa substituir os habituais titulares sem qualquer quebra de qualidade. Serei só eu a achar o quão utópico é este desejo? Quem é que o Barça tem para substituir Messi, Xavi, Iniesta, Villa e Alves? Quem é que o Real tem para substituir Ronaldo, Di Maria, Carvalho e Xabi Alonso? Quem é que o Milão tem para substituir Pato, Zlatan, Seedorf? Etc etc etc...

As segundas linhas não podem ser analisadas quando entram todas ao mesmo tempo num jogo. Não têm rotinas de jogo, não têm ritmo de jogo, não têm as condições necessárias para uma análise justa. As segundas linhas têm que ser analisadas quando entram em campo com os "grandes", quando substituem um dos titulares num jogo com os restantes titulares. Eu tenho que analisar o se o Kardec é bom substituto de Cardozo quando ele joga com Saviola, Aimar, Gaitan e companhia; eu tenho que analisar se Carole é realmente reforço quando substituir Coentrão num jogo a sério, com Luisão e javi ao seu lado; eu tenho que analisar a utilidade de Luis Filipe quando substitui Maxi tendo o resto da equipa habitual a seu lado. Não há equipa alguma do mundo que consiga substituir 11 jogadores de uma só vez e mantenha o mesmo ritmo e dinâmica de jogo, principalmente se jogar contra uma equipa, mesmo mais fraca, que coloque o seu 11 mais forte em campo. Vejam em Inglaterra a quantidade de vezes que os grandes fazem profundas alterações no 11 e são despachados das Taças internas por clubes de divisões inferiores.

Não estou a dizer que as nossas segundas linhas são todas excelentes mas digo claramente que há lá jogadores que servem perfeitamente para os objectivos do Sport Lisboa e Benfica, jogadores como Peixoto, Airton, Jara, Martins (se assumirmos que é segunda linha), Kardec, Júlio César, Weldon, Nuno Gomes, já mostraram e bem o seu valor quando incluídos num 11 com os restantes jogadores titulares. Até o patinho feito Luis Filipe fez exibições excelentes contra equipas fortes quando foi chamado a jogar ao lado dos titulares.

Mas como perdemos, como é habitual neste enorme clube, pede-se limpeza de balneário... tem sido sempre assim ao longo dos anos.

15 comentários:

Anónimo disse...

nem mais!

para alguns benfiquistas, ou é besta ou bestial. hoje até já li alguém mandar o nosso treinador para o car#$@# e dizer que não é treinador para o benfica.

começo a pensar que certos adeptos é que não são adeptos para o Benfica.

já agora, ouço muito poucos criticar o Julio Cesar (que até considero ser um bom guarda redes) da forma como criticam o Roberto... nem os jornais mencionam o facto com tanto ênfase.

enfim, ainda não perceberam que com tanta crítica e com tanto barulho os únicos que se ficam a rir são os corruptos?

Hugo disse...

Pedro, podes ter alguma razão, mas há jogadores que tiveram essa hipotese e nunca o provaram.
Concordo que Jara, Martins e Peixoto são alternativas, até mesmo opção ao nivel dos outros, dependente do jogo, mas os outros nem por isso.
Este ano o Airton demonstrou o pior. Nos jogos que participou com a equipa base (não estou a falar como lateral), comprometeu sempre, com uma agravante, falha mais passes e recepções de bola que o Cardozo. A diferença é que os passes do Cardozo são passes de risco e as recepções são efectuadas à "queima".
O Kardec teve imensas oportunidades e tem vindo jogo a jogo a piorar. Falta-lhe qualidade para jogar no Benfica, é o pior avançado.
O Menezes, deverá ser o jogador que entrou mais vezes com o JJ na condição de suplente, o que se viu? Nada. Zero.
O Sidnei, é capaz do melhor e do pior. Parece-me que tem potencialidade mas falta-lhe o mais importante, a concentração e mentalidade. Por esse motivo, prefiro um jogador com menos potencialidade mas mais certinho, como é o caso do Jardel.
O Roderick, parece-me muito tenrinho para central, mas colocava-o a "rodar", dou-lhe o beneficio da dúvida.
O Luis Filipe é um jogador ao nivel de um Fucile ou Sapunaru...
O Weldon já provou que é alternativa, parece-me que se queimou com o JJ (porque será).
O Carole tem "toque", não é um Coentrão, mas quem é? Acho que poderá ser um bom suplente e com margem.
O Julio César é um bom suplente do Roberto, tal como o Moreira o é. A diferença é que tem mais oportunidades que o Moreira.
O Nuno Gomes não merece estar aqui, pois já provou que é alternativa suficiente e tem mais qualidade em 5 minutos do que os outros em 1000 minutos.

Jotas disse...

Concordo no essencial contigo, embora, um ou outro jogador não tenha qualidade para o Benfica, mas isso é normal em todos os clubes
Não há muito a dizer sobre este jogo, há muito que que a cabeça dos jogadores e treinador deixou de estar nesta competição e nem sequer vou aqui estar a dizer se é ou não correcto, certamente as opiniões dividem-se.

Pedro disse...

Hugo mas é isso que eu defendo, podes fazer essa análise tendo em conta os jogos que eles fizeram com os titulares, fazer a análise no jogo de ontem parece-me exagerado pq as condições de competição não são iguais.

Repara, se fosses analisar Jara pelo jogo de ontem o que dirias? Que não serve ao SLB, q corre muito mas sem nexo. E no entanto ele tem sido fundamental ao longo da época entrando nas segundas partes. É claramente um jogador com elevado potencial de crescimento que aos poucos tem vindo a crescer e a adaptar-se ao nosso futebol. Mas qd joga numa equipa daquelas parece q não evoluíu nada.

É evidente q um Menezes já teve oportunidades suficientes para demonstrar qualidade e não mostrou nada.

Unknown disse...

Concordo contigo... é muito ingrato estar a avaliar o valor da 2ª linha pondo-os a jogar todos ao mesmo tempo, e contra equipas que dependem em muito destes jogos para se manterem na prova. Ao contrário, para o Benfica isto já conta para pouco mais que para não desbaratar o prestígio. O valor destes jogadores mede-se quando entram numa equipa constituída maioritariamente pelos titulares. Aí sim, se vê se eles têm o que é preciso.
Pessoalmente, acho até que estes são os jogos ideais para chamar 1 ou 2 dos melhores juniores, para avaliar se poderão ficar no próximo plantel.
Mas já agora pergunto: o que raio se passa com o Argentino que comprámos em Janeiro, que nem nestas equipas "alternativas" tem entrado? Não foi contratado por indicação do treinador? É por isso que ^(parece) que ele não conta?

marley disse...

Concordo integralmente com o Hugo. Penso exactamente assim! E o que é feito do Fernandez? Porque é que ainda não jogou nada? Gostava de saber!
Acho que há jogadores que simplesmente não têm classe para vestir o manto sagrado e precisa-se encarar isso e resolver a situação.Ás vezes nem é só o jogarem mal( falta de entrosamento uns com os outros)é a displicência e falta de garra com que entram em campo e o acabarem o jogo a rir como se tivessem feito alguma coisa com graça!Isso é o que mais me doi!
Benfica sempre!

CatraBINAS disse...

finalmente alguém diz algo com sentido..

Football101 disse...

A razoes aqui.. nao acredito que se possa subestituir onze a jogar muito bem.. mas ontem os 11 nao tinham Garra.. O arsenal quando sutitui os 11 iniciais para os jogos da taca, jogam bem e ganham bem. o manchester tambem nao tem reforcos de grande nome mas ganha bem quando muda 9 jogadores com jovems... a que meter jogadores que vao produzir, e nao jogadores que querem ganhar so pelo nome ser Benfica. aqui esta o meu blog em ingles http://t.co/JzrnPpr para a minha observacao.

Anónimo disse...

cuidado caros benfiquistas, um determinado dirigente já anda a condicionar e a pressionar a arbitragem do jogo da segunda mão da taça de portugal...

Se o Benfica, não reagir vai ser como em Braga. Pressionaram o Xistra e foi o que foi...

André Leal disse...

Concordo totalmente contigo, Pedro.

Estou tão abalado com a derrota e com a exibição duma equipa que nunca jogou junta a sério, que até já estive a ver preços de voos para Eindhoven e Dublin...

Só não concordo numa coisa: se é para alterares resultados nos título dos posts, altera o do jogo contra os corruptos (era o teu apagão) e deixa lá o Mozer ganhar este jogo que bem precisa.

Pedro disse...

André, é a tal questão de o SL Benfica nunca perder, às vezes não ganha e vai daí, pimba, o coração leva a trocar os números do resultado. ☺

Pedro disse...

Só por causa dos disparates do anormal do presidente do Setúbal quase q valeu a pena a derrota de ontem...

Mafarrico disse...

Dos que jogaram ontem(titulares) quantos ficarão no plantel da próxima época?
Martins,Carol,Sidnei,Jara e Airton.
Estes ficam, portanto mais de metade vai embora,e se vão embora é porque não prestam e se não PRESTAM NUNCA DEVERIAM TER VINDO.
BENFICA SEMPRE

John Wakefield disse...

caro Pedro,

é que o presidente do Setúbal não tem muitas razões de queixa. Aliás, eu lembro-me perfeitamente do caso do minuto 58 que fez correr mta tinta...

Aproveito este comment para dizer que espero uma reacção forte por parte da direcção do SLB às recentes declarações daquele infeliz do Antero pois ele está a pressionar de uma forma bem expressiva a arbitragem do jogo da taça.
O homem tem a lata de se queixar de 2 penalties por marcar a favor do fcp e de ainda pedir 3 ou 4 expulsões de jogadores do Benfica. É esse modelo de "arbitragem isenta" que ele quer no jogo da taça... Até porque a desvantagem é de 2 golos.

E essas pressões até dão resultado. Veja-se o caso do Xistra, criticado pela direcção do Braga, antes do SCB-SLB!

Anónimo disse...

O Setúbal e as suas gentes é um clube todo pro-corruptos e anti-SLB. Torço sempre para que percam vão para onde merecem, ou seja, escalões inferiores.