blog

quinta-feira, setembro 29, 2011

Aprender com os erros

Recentemente o Bizarro, algures, disse que Jorge Jesus dava a entender que tinha aprendido com os erros do passado.

No que diz respeito à Champions, concordo em absoluto. Este jogo na Roménia é um bom exemplo de como a estratégia de Jesus, na Europa, mudou drásticamente. O Glorioso apresenta um estilo de jogo muito mais comedido, onde só se ataca com segurança e sem correrias malucas atrás da baliza adversária. O Otelul Galati foi um adversário frágil a quem os benfiquistas pediam um Benfica muito mais forte, muito mais rápido, muito mais pressionante em busca de uma goleada. Jesus de outros tempos tinha dado esse Benfica aos adeptos e, provavelmente, até daria a goleada desejada mas, quantos de nós não pensamos o mesmo quando defrontámos o Hapoel? Jesus concerteza que não quer repetir tal "façanha" e mudou, a meu ver, muito bem, a estratégia europeia. Contra os romenos o Glorioso controlou totalmente o jogo e teve futebol para vencer por números mais folgados. Perante tal contexto de jogo esteve muito bem Jesus e a equipa em não jogar "à maluca" e fazer um controlo de jogo que lhe permitiu gerir esforços, gerir intensidade, etc. É nestes jogos que a gestão tem de ser feita. É nestes jogos que estão totalmente controlados que se deve gerir esforço e pensar nas restantes competições. E, repito, o Benfica teve futebol para não ter que sofrer tanto naqueles minutos finais.

Já contra os turcos, com a eliminatória na mão e a jogar em superioridade numérica, Jesus preferiu optar fortalecer o meio campo e não apostar no ataque à vitória. Esta estratégia, acredito, dá mais garantias de sucesso nesta comeptição do que o ataque doido e desenfreado do ano passado que nos pode dar, é verdade, goleadas maravilhosas mas também nos pode "oferecer" resultados como a fase de grupos do ano passado. Jesus parece ter ficado mais humilde nos confrontos europeus e isso meus amigos é bem positivo.

7 comentários:

RockDaLinha disse...

Mas há uma coisa que o JJ não muda... a teimosia.
O JJ deve rodar a equipa, não digo jogar com um 11 diferente todos os jogos, mas deve apostar noutros jogadores. Gostava que dessem oportunidades ao Nelson Oliveira, mais tempo ao Rodrigo (como já tinha aqui comentado, o Saviola anda numa forma miserável), rodar o defesa esquerdo, não podemos estar sempre a jogar o Emerson. O Witsel precisa de descansar. Gostava de ver jogar o Mora.
Espero que aposte nestes jogadores no campeonato e não na taça da liga e/ou Taça de Portugal contra os "mija na escada". Estes jogadores querem mostrar o que valem por isso é apostar neles.

Deixem Passar o Maior
Carrega Benfica

Anónimo disse...

Não concordo com a atitude da equipa com o resultado em 1-0. Savou-nos o Artur duma perda possível de dois pontos. O Jesus deve informar os jogadores que não é a estatística que decide o resultado. Chutar muitas bolas para a frente, mesmo que acerte no guarda-redes ou nas pernas dos defesas, não dá nenhuma taça. No Benfica quem chuta à baliza quase sempre tem um ou mais colegas em melhor posição para o fazer.

Pedro disse...

Rock, todos nós queremos que Jesus rode o plantel mas, tirando o caso Emerson/Capdevilla, ele até tem rodado a equipa.

Nolito, Bruno César, Saviola, Amorim, Matic, Aimar, têm tido uma boa rotação entre eles. Rodrigo começa agora a ter minutos e espero que assim continue. Nelson Oliveira está lesionado pelo que não pode jogar agora. Até o Javi Garcia já teve descanso. Não tem sido muito mau esta época nesse aspecto.

John Wakefield disse...

Assino por baixo este post do Pedro. O Benfica fez bem em não arriscar mais e evitou assim qualquer contra-ataque dos romenos. O único lance de perigo do Otelul resulta duma bola parada e na confusão, quase que a sorte grande lhes ia saindo. Mas de resto, nunca importunaram o Benfica.
Como é que queriam que o Benfica fizesse uma exibição deslumbrante, se os romenos mesmo a perder 1-0, defendiam todos atrás da bola, fechando os espaços para a sua baliza??? Já para não falar do relvado que não iria permitir um excelente espectáculo...
Foi a vitória possível e não valia a pena arriscar mais no jogo. Tivemos que ser pragmáticos, algo que não fomos no ano passado em Israel...


offtopic - 2 notícias que orgulham os benfiquistas:

1- Benfica, 8ª melhor equipa de sempre na Liga dos Campeões para o jornal L'Equipe!

2- A marca Benfica está no top 30, sendo avaliada em 56 Milhões de euros! Isto segundo, a consultora Brand Finance!

RockDaLinha disse...

Ok Pedro, vamos ver quando o Nelson estiver operacional se o JJ aposta nele... Não acredito muito, mas vamos ver...
e 10 minutos não dá para nada.

RockDaLinha disse...

Messi:

"O meu ídolo era e é Pablo Aimar"
Melhor jogador do Mundo voltou a manifestar admiração pelo número 10 do Benfica.

Gostaria muito de jogar ao lado de ‘Burrito’ Ortega, mas o meu ídolo era e é Pablo Aimar. Gosto muito de o ver jogar”, sublinhou Messi ao canal argentino, citado pelo jornal A Bola.

A figura do Barcelona disse ainda que segue a carreira de Pablo Aimar “desde miúdo”, quando o número dez do Benfica defendia as cores de River Plate.

----------------

RockDaLinha:

"O meu ídolo é Pablo Aimar" :-)

Vermelhusco disse...

Nem mais Pedro!! Fico á espera da tua crónica ao jogo de hoje. :)