blog

sexta-feira, setembro 23, 2011

FC Porto - SL Benfica: 2-2

Finalmente um clássico no Dragão sem casos, sem violência, sem grande confusão. E, consequência natural disso o SL Benfica não perde o jogo.

Jorge Jesus meteu em campo o melhor 11 do Glorioso, com Witsel no meio a apoiar Javi, deixando a construção de jogo para o Mago Aimar com Nolito e Gaitan nas alas a servir Cardozo. E a equipa começou muito bem, tendo posse de bola e metendo o Porto afastado da nossa área. Aqueles minutos iniciais que tanto receio alguns dizem ter não existiram e o Benfica mostrou que desta vez estava com a atitude certa para este confronto. Após uma perda de bola o Porto consegue criar o seu primeiro lance de perigo e aí a equipa da Luz abana um pouco deixando que os azuis dominassem durante alguns minutos. Infelizmente para nós, foi nesse período que eles chegaram ao golo na marcação de um canto. E foi aqui que se viu que este Benfica era diferente, mais forte, pois não abanou e não permitiu que o Porto ganhasse a moral habitual após o golo. Claramente estavamos à procura do empate e o adversário sentiu isso. O empate só chegou na segunda parte, pelo inevitável Cardozo que podia ter bisado num outro lance em que ficou cara a cara com Helton. Não tivemos muito tempo para festejar o empate porque numa falha inaceitável da nossa defesa, onde vários jogadores do Benfica não conseguiram desviar a bola da pequena área , Otamendi marca o golo que coloca os azuis novamente em vantagem.

Jesus mexe na equipa, tira Aimar e Nolito e coloca em campo Saviola e Bruno César. Com Witsel muito preso no meio Saviola teve que recuar para ter jogo e pedir movimentações a Gaitan na esquerda e Bruno César na direita. Aos poucos fomos conseguindo levar o jogo até à área do Porto e numa assistência fabulosa de Saviola, Gaitan, que estava a fazer um jogo péssimo, consegue um golaço que nos permite regressar à Luz com um empate que, admito, tendo em conta o desenrolar do jogo acaba por ser um bom resultado. Nos minutos finais a entrada de Matic por Cardozo para queimar tempo e ganhar músculo no meio campo.

Não houve uma exibição individual de encher o olho em termos de qualidade de jogo mas todos tiveram nota máxima em entrega e empenho. Emerson merece um elogio especial pois tinha todos os olhos sobre si e esteve muito bem tapando, totalmente, o Hulk que só conseguiu jogar à bola quando conseguiu utilizar a sua força e velocidade e, mesmo assim, sem grande resultado efectivo para a sua equipa. Cardozo volta a marcar e novamente com um pormenor técnico individual muito bom para quem é tão apelidado de tosco. Aimar e Witsel pouco em jogo. Maxi teve alguns problemas e não aproveitou aquele toque de cabeça de Hulk para o expulsar. Ingenuidade ou honestidade? Gostei, mais uma vez, de Bruno César. Brutal defesa de Artur.

Não sei se foi pela presença de um Delegado da Uefa para analisar o trabalho do árbitro mas Jorge Sousa terá feito a melhor arbitragem que o vi fazer e, talvez, a melhor arbitragem de um jogo na casa do Porto que eu tenho memória. Lembro-me de dois erros: o amarelo ao Otamendi é justo mas o lance é precedido de uma falta sobre Hulk e o amarelo a Javi foi injusto pois parece-me que o espanhol não toca no adversário. De resto boas decisões em lances normais de futebol. Dois lances que podiam ter sido decididos de forma diferente: a "cabeçada" de Hulk a Maxi Pereira e a "palmada" de Emerson a um adversário (Álvaro Pereira?). Podiam ter sido ambos expulsos da mesma forma como podiam perfeitamente ter continuado em jogo como aconteceu. Fosse sempre assim. Como eu queria que fosse sempre assim.

O empate acaba por ser justo tendo em conta o jogo. O Porto teve uma excelente oportunidade que Artur defendeu e o Benfica por Cardozo também teve um lance na cara de Hélton. Algum ascendente do Porto sem grande consequência em termos de perigo mas com o SL Benfica sempre a responder com objectividade.

Saímos do Dragão como entramos e isso tem que ser positivo. Não deixamos o adversário fugir na calssificação e com isso colocámo-los numa posição em que não estão habituados e, como tal, podem acusar alguma pressão. Estamos nós mais habituados a ir atrás do prejuízo do que eles e isso pode ser decisivo nestas jornadas seguintes. Assim esperemos.

Como é bom fazer este texto sem estar irritado e ofender quer árbitros quer o adversário. Como é bom termos assistido a um jogo de futebol e não a um conjunto de actos selvagens.

Parabéns aos 1500 bravos que estiveram na bancada a apoiar o Glorioso. Fizeram-se ouvir bastante e practicamente controlaram o estádio. Mesmo a perder foram bem audíveis as vossas vozes. Espero que regressem bem a casa.

CARREGA BENFICA!!!

31 comentários:

redeagle69 disse...

Correcção...forma 2500...heheheh...!

Mica disse...

O primeiro golo não nasce de um canto mas sim de uma falta, na minha opinião inexistente... De resto, e apesar de achar que Jorge Sousa esteve pior do que descrito, concordo com a opinião!

John Wakefield disse...

Foi um bom jogo de futebol, com um ambiente decente nas bancadas. Isto sim, foi um espectáculo de futebol...
De resto, considero que o empate foi justo. O fcp foi melhor na primeira parte, enquanto que na segunda, os azuis retraíram-se e o Benfica não se fez rogador e por isso, subiu a sua produção de jogo. Parabéns aos jogadores que resistiram psicologicamente a um ambiente hostil (mas que se enquadrou nos limites aceitáveis).
Este jogo permitirá ao Benfica crescer como equipa.
Em relação às exibições individuais dos novos reforços, creio que as dúvidas ficaram dissipadas em relação a Witsel, Nolito e Emerson. São todos mais-valias! Artur também cumpriu.

John Billy #37 disse...

Grande SportTV, nem uma repetição da cabeçado do Hulk, contrastando com as 500 repetições dos lances do Cardozo e do Emerson...

Anónimo disse...

Pelo ambiente que imperou durante esta semana previa-se que o jogo iria ser sereno, ainda bem!
O empate é justo para o desempenho das duas equipas.

Zita

Helder disse...

Conseguimos sair vivos do antro da corrupção!! grande resultado...

Anónimo disse...

O único caso que poderia ter ocorrido foi quando o artur levantou a perna ao guarin, tivemos sorte e ele foi anjinho, podia perfeitamente ter sacado um veremelho directo ali.

dezazucr disse...

Benfica entrou borado e deu 1 parte de avanço aos corruptos, trocou as cuecas ao intervalo e equilibrou na 2ª parte.
Temos de melhorar psicológicamente para estes jogos.
Este resultado tem de ser moralizador para os nossos jogadores. Eu quería a vitória como sempre, mas pelo decorrer do jogo o empate só pode ser moralizador e dar forças para o que falta do campeonato!
Os corruptos neste campeonatozito da treta não vão ter equipas que lhes queiram tirar pontos (tirando sporting, ilhas e guimarães), pelo que nós não podemos desperdiçar.

RockDaLinha disse...

Alguns pontos que queria deixar aqui:

- Os jogadores do aborto parecem umas meninas, sempre a fazerem teatro, tocavam-lhes nas pernas e queixavam-se da cara.
- Jogo fraco do Maxi, apesar do grande atitude/vontade que sempre demonstra.
- Emerson, não fez um mau jogo, mas só consigo ter esta opinião passado 1 ou 2 horas depois do jogo. Durante o jogo irrita-me que é uma coisa parva. Continua lento com a bola no pé, tem que ser trabalhado.
- Cardozo continua a marcar, é ao sporting, é ao porco é ao manchester... é quem aparece à frente
- O Saviola tem feito um arranque miserável, mas hoje entrou bem e teve no segundo golo com um grande passe
- O JJ teve excelente, foi muito mais esperto e a táctica que montou baralhou o treinador do aborto.
- Artur. Uma palavra. Excelente!!
- Nolito teve bem gostei
- Gaitan, quando quer é dos melhores do Mundo, mas precisa de correr para defender, não pode só correr para o Ataque, mais um que precisa de ser trabalhado

Em suma o Benfica teve bem. Gostei.

Parece-me que na segunda parte se o Benfica aperta mais ganhava o jogo. Mas um empate é justo e não foi muito mau para o Glorioso.

DEIXEM PASSAR O MAIOR DE PORTUGAL
CARREGA BENFICA

Anónimo disse...

Pessoal, como não vejo ninguem falar nisso... Revejam o lance que dá origem ao primeiro golo dos corruptos: A FALTA É INEXISTENTE! E já agora não se arranja a agressão (ou tentativa de agressão) do Vaginildo (à cabeçada) ao nosso Maxi Pereira!?

Ps- Depois das declarações do Fucinho, do Vaginildo e do Vitó Tá(LOL) quero ver se os arbitros tb vao boicotar os jogos deles como fizeram aos lagartos por declarações bastante mais leves...

Abraço
VIVA O SLBENFICA!

Anónimo disse...

Melhor resultado para nós que para eles.

Excelente jogo, sem grandes lances para golo mas muito disputado. Aimar um pouco fora do jogo, mas acho que Witsel fez um grande jogo. Emerson cumpriu, mas teve lá alguns lances em que se pôs a fintar na nossa area que se falhasse a finta dava golo ao Porto.
Cardozo mais uma vez a marcar.
No 2º golo grande combinação de Cardozo/Saviola/Gaitan/.
Tenho que ver melhor o lance do 1º golo de Porto, mas não me pareceu falta.
O VP veio dizer que o Cardozo devia ser expulso. LOL para ele. Nem amarelo devia ter levado.

Jotas disse...

Antes de mais destacar tal como fez o nosso treinador, o modo como decorreu o jogo, foi de facto um exemplo, todos os clássicos e derbys fossem assim e era lindo.
Julgo que o empate é o resultado mais justo, sendo de destacar a capacidade e a força anímica que a equipa teve para recuperar de 2 vezes a desvantagem no marcador, algo que pode significar uma injecção de confiança tremenda.
Espero que o desempenho do Benfica, impulsione de nova a onda vermelha, ela que tão forte e decisiva foi no ano do título.
Julgo que pelo menos ficou uma certeza, estamos mais fortes e podemos não vir a ser campeões, mas caso nos deixem, temos todas as condições para discutir o título.

Calvin disse...

- Benfica entra medroso, como sempre o faz no antro da corrupção, e dá uma parte de avanço.

- super dragão Jorge Sousa inventa uma falta perigosa (ninguém reclama no Benfica ?!?!) e nasce o golo. quantas vezes já fomos comidos desta maneira pelos nojentos??

- Artur protagoniza o lance mais provocador e corajoso que vi do Benfica nos últimos 30 anos de deslocações a casa dos badalhocos. embora desnecessário (ou precisamente por isso) aquele gesto (apenas ameaçador e nunca perigoso) com a perna levantada para o Guarin revela o carácter que deveriamos ter, e nunca temos, qd defrontamos aqueles fdp.

- gostei do Emerson. e cada vez gosto mais. apanhei 2 ou 3 sustos qd resolveu fintar em zonas perigosas mas gosto de ver um jogador fazer o que eu não faria, para evitar ficar a pensar (como tantas vezes) que para jogar à bola daquela maneira tb eu servia.

- estamos mais fortes e eles estão mais fracos. era importante capitalizar isso em pontos antes do novo carregamento de jogadores e fruta que o PdC vai fazer avançar.

- FPF. Fernando Gomes?! Soares Franco?! Tavares Teles?! e o Benfica não faz nada, não diz nada?!?!?!?

jbs disse...

Sinceramente, não concordo com a tua avaliação ao super-dragay do apito. É verdade que foi menos mau que de costume, mas cada mergulho para a piscina das bailarinas servia para inventar falta. Basta lembrar que foi assim que chegaram à vantagem, e foi assim que o Javi viu amarelo, e foi com aquela fita vergonhosa do fucile que o Cardozo viu amarelo sem razão.
Foi bastante influente para encostar o SLB na primeira parte, com todas as faltas inventadas e faltas por assinalar a nosso favor.
Na segunda o SLB já conseguiu ser mais forte que ele, mas continuou a atrapalhar.
Resumindo, mesmo sendo menos mau, foi mau e caseiro como se esperava.

Pedro disse...

Esse lance do Artur devia ter acontecido 5 segundos antes, quando ele agarra a bola. A forma como fez o gesto podia perfeitamente ter sido sancionado pelo árbitro...A falta do primeiro golo deles é, para mim, aceitável. Maxi mete a mão no peito do Álvaro Pereira. Está lá o gesto. O amarelo ao Cardozo também não me choca porque no lance corrido os dois jogadores embrulham-se quezilentos. Na repetição vê-se claramente o teatro do Fucille mas no lance corrido não é assim tão perceptível.

Eu não acho que tenhamos entrado a medo. Entramos bem e os primeiros 10/15 minutos foram nossos com controle total do jogo. Depois eles foram mais fortes mas nós conseguimos ser responder à altura. Em momento algum fomos asfixiados.

John Wakefield disse...

Fucile e Hulk andam ver se cavam um sumaríssimo para o Cardozo... É incrível, o brasileiro andou envolvido com o Maxi enquanto que o primeiro é um actor puro. Eu não digo que o Tacuara não agrediu, mas também cuidado com os telhados de vidro.

ps: A sport tv mostrou a partir de todas as câmaras o lance maldoso do Cardozo. Gostaria porque não o fizeram no ano passado em Braga quando o Javi foi expulso por uma alegada agressão a Alan??? A sério...

Pedro disse...

Jonh, o Tacuara não agrediu. Não houve absolutamente nada...ainda agora na SIC mostraram as imagens e a unica coisa q se vê é o teatro do Fucille...de rir.

Mas patético é ninguem mostrar a cabeçada do LOLK ao Máxi...aí sim há claro contacto.

Unknown disse...

Concordo com o Pedro que não vale a pena mascarar os erros próprios, pôr o maxi a marcar o kléber, com pseudo-erros de arbitragem, o futebol não se joga com as mãos e o maxi jogou o braço porque se tinha atrasado e perante a inversão de sentido do outro jogou-lhe a mão para se equilibrar, mas fez uma falta desnecessária. Também concordo que entrámos personalizados e a controlar o jogo, mas depois da segunda arrancada do hulk, o movimento dele é sempre fugir da direita para o meio, ou seja nada tem a ver com marcações do emerson, que obrigou o artur a uma boa defesa, o porco intensificou a pressão até à nossa área fazendo-nos perder mais bolas porque estávamos constantemente em desvantagem no meio campo, os médios (witsel, aimar, nolito, gaitán) subiam demasiado rápido e os defesas ficavam sem linhas de passe originando passes deficientes e consequentes perdas de bola. O Jesus fez um bom trabalho em termos de preparação psicológica pois a equipa nunca se desuniu depois dos golos e apesar de uma ou outra falhas nas compensações, apenas os erros das bolas paradas nos custaram os golos (é certo que em mais uma arrancada do hulk em que dá ao varela e este para o palhaço para uma soberba defesa do artur podíamos ter sofrido um golo de bola corrida). em termos tácticos já não achei que estivéssemos muito bem, pois enquanto o hulk teve gás, as arrancadas para o meio nunca foram muito bem compensadas e a defesa ficava um bocado aos papéis, mas mais grave que isso foi que com a pressão alta homem-a-homem do porco, sem os médios baixarem para receber as bolas dos defesas, perdemos demasiadas bolas no nosso meio-campo impedindo-nos de ser perigosos e criando o domínio territorial para a tripalhada. O nolito é um craque, além dos 2 passes para o cardozo, tem 2 passes para o emerson que resultam em maus cruzamentos em grande posição. O gaitán é um génio mas trabalha muito pouco defensivamente. Quem diz que o cardozo é um tosco e o queria fora do Benfica, ou não gosta do Benfica ou não percebe de futebol. O witsel parece-me que anda demasiado cansado para fazer bem o trabalho dele, tem ajudado mal a defender e não tem aparecido a atacar nos últimos jogos, e para mim é por falta de frescura física. O Emerson cruza mal, atrapalha-se com a bola nos pés, passa mal, não tem grande velocidade, ainda para cima abriu a rata no lance do segundo golo. O Vaginaldo não estava em boas condições físicas e os movimentos dele foram sempre da linha para o meio e nunca junto à linha e se o emerson foi menos comido foi porque o garay lhe protegeu sempre as costas, seguido do javi. O maxi anda completamente roto e devia ter umas semanas de descanso, mas como o plantel está mal estruturado não temos alternativa a ele, por isso temos que louvar o grande jogo do luisão que só falhou numa saída de bola. Podíamos ter ganho se, não tivéssemos errado nos 2 lances de bolas paradas, se tivéssemos um pouco mais de ambição e se os erros tivessem sido corrigidos antes dos tripas estoirarem fisicamente. Seja como fôr, eu que não sou fã do Jesus, e que acho que tacticamente falhou um bocado, deixo a minha homenagem pela personalidade com que a equipa se apresentou e como reagiu aos golos, sempre fria, sempre consciente do que tinha que fazer e sem perder a cabeça apesar das imensas provocações dos tripeiros (o emerson também devia ter mais cabeça pois se tem acertado no plhaço era expulso de certeza). A minha homenagem à Uefa que vindo ver o jogo evitou que o Jorge Sousa, apesar de alguns erros, levasse o porco ao colo, como costuma nos jogos com o Benfica - penalties e expulsões, e como gosta. Proponho que os observadores da uefa sejam nomeados de véspera sem que os árbitros saibam se vão ser observados para garantir melhores arbitragens

Álvaro Martins disse...

O primeiro golo dos porcos também me parece que nasce duma falta inexistente. Até porque se essa é falta a do ser verde ao Maxi também devia ser sancionada. E acho que aqueles teatros das meninas azuis deviam ser sempre sancionados com amarelos, sejam do porco do Benfica do Sporting ou doutro clube qualquer.

John Wakefield disse...

Lá está Pedro. Eu também tenho as minhas dúvidas nesse lance entre o Tacuara e a estrela dos Morangos... E até me admira que o Coroado, o P. Henriques e o Paraty tinham concordado com a acção do árbitro nesse lance.
Mas como tu salientas e bem, ninguém quis mostrar o lance entre hulk e maxi.
É por isso que temos de deixar a Sport tv. Nem que outra agência nos pague apenas o mesmo.

Anónimo disse...

Não fosse o Jorge Sousa estar a ser vigiado pela UEFA e estavamos tramados. Devia era haver mais destas em todos os palcos nacionais e sobretudo no Dragão. Só acho é que não deviam avisar e depois castigar feio consoante a roubalheira que se fizesse!

Anónimo disse...

O Coroado, o P. Henriques e o Paraty não concordaram com o lance, nem com muitos outros mas como ele foi observado pela Uefa não convém manchar a exibição do super dragay para ele poder ser nomeado para os jogos da uefa e por isso é que o Bimbo anda tão caladinho em relação ao super dragay e todos os outros tentaram dizer que apesar de uma falha aqui e ali até esteve bem.

Benfiquista de Baguim

Anónimo disse...

Resultado mediano, exibição bipolar.
A defesa do Benfica é um buraco. O Emerson é uma nódoa, o Garay é quase sempre ultrapassado. Defensivamente, o SLB é parecido a uma equipa da 3ª Divisão. Sofre-se golos em quase todos os jogos e, mts vezes, de forma anedótica. Assim sendo, fica complicado ganhar alguma coisa de jeito esta temporada.
O Aimar não existiu.
A jogada que originou o golo do Gaitan(finalmente, o argentino não quis adornar o lance.)foi o melhor.
Em termos de liga, foi mau. O Benfica perdeu pontos para os outros concorrentes ao título.
a.p.

Anónimo disse...

Off topic: Andam aí pessoas a difamar o nome do Benfica, alegando que o Benfica tem negócios com um clube fantasma que se chama Brasa, ao qual os encarnados devem 900 000 euros.
Eu até nem ponho as mãos no fogo pelo Vieira, mas a verdade é que essa sociedade-clube fundada em 2008 possuía quase toda a percentagem do Patric... Mas como a inclinação para a difamação é tanta...

http://best-of-futebol.com/2011/09/benfica-negoceia-com-clube-fantasma/

John Billy #37 disse...

Claro.
Empatar no Dragão é um mau resultado.
E o Garay foi sempre ultrapassado (como é possível escrever isto!!!!).
E o Cardozo não presta.
Bom é o Fucile.

Anónimo disse...

«E o Garay foi sempre ultrapassado (como é possível escrever isto!!!!).»

Se calhar é a diferença entre ter uma TV da Philips, Sony ou outra marca de renome e uma Electric Co.

a.p. diz lá qual a marca da tua TV que queremo-nos uma dessas também. Daquelas que só passa comédia a tempo inteiro. Por acaso tu e o Bcool não usam a mesma marca?

Anónimo disse...

Estou triste. Então este blog tão defensor da "verdade desportiva" não tem aqui nenhum post sobre o escândalo da jornada? A de um jogador que, a meio de um jogo, e do nada, agride duas vezes um adversário, vê o cartão vermelho directo, e fica impossibilitado de, no próximo jogo, defrontar...o clube ao qual pertence! Andam a falhar na vossa cruzada...

Pedro disse...

O escândalo da jornada é um jogador ser expulso por agredir DUAS VEZES um adevrsário???

LOL

Estes adeptos corruptos são um pagode...

Unknown disse...

anónimo estás equivocado, o porco alves já não pertence ao porco, acho eu ...

SLB4EVER disse...

A diferença entre um homem (Maxi) e um rato (fucile) ficou bem patente neste jogo. O resto são pormenores.

E hoje venha essa vitória contra os romenos.

Carrega SLB

Anónimo disse...

Os meus comentários sobre a defesa do Benfica mereceram reparos.
Os 2 golos do FCP foram consequência do mau posicionamento da defesa.
O que eu escrevi e reafirmo é que o Garay é quase sempre ultrapassado na chegada aos lances.
Depois, o Benfica sofre sempre golos, qq treinador adversário sabe que marca pelo menos um golo ao clube da Luz. As excepções foram os jogos em Alvalade e no recinto do Nacional. Tirando estes 2 casos, foi sempre a sofrer golos. Parece que isto é normal para uma equipa como o Benfica.....
O sistema defensivo dos encarnados deixa mt a desejar e o treinador está todo contente.
Eu não fiquei satisfeito com o empate no Dragão.
a.p.