blog

domingo, novembro 11, 2012

Rio Ave - SL Benfica: 0-1

Vitória importante em terreno muito complicado contra uma equipa que demonstrou o porquê de estar onde está e ser a "revelação" do campeonato.

A táctica do costume, os problemas conhecidos: poucos elementos no meio campo, adversário sempre com superioridade naquela zona do relvado e dificuldade em fazer circular a bola obrigando a equipa ao futebol directo principalmente para Ola Jonh que esteve muito mais activo que Sálvio que, claramente, atravessa uma fase de menor fulgor. Lima e Cardozo como dupla atacante cabendo a Lima o desgaste de vir ao meio buscar jogo. Com a lesão de Enzo e a entrada de Bruno César o meio campo ainda mais desguarnecido ficou porque Chuta Chuta não só não sabe defender como está numa forma paupérrima. Salvou-se o jogão enorme de Matic que foi um autêntico tampão naquele meio campo. 

Fomos superiores na primeira parte e o golo tardio, à beira do intervalo, reconheceu essa superioridade que só por azar de Cardozo não foi obtido mais cedo. Mas na segunda parte o Rio Ave foi muito perigoso e conseguiu dominar o meio campo e obrigou a um sofrimento atroz até ao apito final do árbitro porque os seus ataques e contra ataques eram sempre rápidos e bem delineados. Jesus demorou muito tempo a corrigir esse problema no meio campo e quando o fez não foi da melhor maneira. Pedia-se um jogador fresco e forte fisicamente para o meio e Jesus colocou em campo Miguel Vítor na direita passando André Almeida para o centro do campo que estando já desgastado não provocou a alteração que se pretendia.

O árbitro considerou que a bola estava fora mas aquela defesa de Artur foi uma coisa monstruosa, daquelas que valem títulos. Cardoso criou três lances de golo mas a bola não quis entrar. Lima, como sempre muito batalhador e mortífero quando teve a oportunidade nos pés. Jardel e Garay muito bem. Ola John cada vez melhor, muito inteligente a jogar. Sálvio fraco. César fraco. Gaitan ... aquele alheamento da bola que permitiu um ataque perigoso do Rio Ave. O que foi aquilo? Inaceitável. 

Um central salta com um avançado e caiem os dois. Se o avançado é do Benfica, é falta contra o Benfica. Se o central é do Benfica, e falta contra o Benfica. Coerência. Tal como foi coerente nos ressaltos. Se um jogador do Benfica corta a bola e ela ressalta num adversário e vai para fora a bola nunca é do Benfica. Coerência. Arbitragens portuguesas pois claro.

Vencemos e continuamos na frente. Agora mais uma pausa no campeonato para a Taça de Portugal onde também queremos vencer. É importante corrigir a questão do meio campo mas sei que é inútil falar disso com Jesus.

CARREGA BENFICA!!!

PS: Neste momento o Braga perde em Alvalade naquela que será a primeira vez na sua história em que tinha pressão para vencer em Alvalade. A pressão é lixada. É isto que separa um grande de um não grande...

15 comentários:

FC disse...

"pedia-se um jogador fresco e forte para o meio-campo..." sim? quem? olhando para o banco, não vejo ninguém!

Daniel Martins disse...

O Gaitan estava fora-de-jogo, por isso é que ele não se fez ao lance.

Miguel Vítor entrou para a direita porque o Almeida já tinha amarelo e porque entrou o Tope que é rapidíssimo. Concordo que o meio-campo necessitava de maior capacidade de luta, mas também entendo o ponto de vista do JJ. Quanto ao aluguer do nosso meio-campo... Enfim, até Janeiro vai ser sempre assim. Ou será até Junho?

Melhor em campo: Matic. Sem ele não tinhamos ganho. Os nossos centrais estiveram muito bem, ao contrário dos nossos laterais. Quanto ao John, precisa de levar um calduço de cada vez que perder a bola. De resto, criou muitos e bons desequilíbrios. Temos um novo Di Maria no plantel.

Pedro disse...

FC, não me parece que esse problema seja culpa minha.

O Ola John é, pelo menos por enquanto, um jogador muito diferente de Di Maria. Mas estou a gostar. Muito.

Anónimo disse...

O jornal oficial do benfica continua a sua fantástica campanha de propaganda a tudo o que é do benfica.
Então agora quem não viu o jogo e vê os títulos da bola pensa que o artur salvou o empate com uma defesa do outro mundo. Só quem se der ao trabalho de ler minuciosamente a notícia é que percebe que a bola já estava fora.
A Bola: verdadeira máquina de propaganda.

Pedro disse...

LOL
Q cromo...

Jotas disse...

Foi um bom jogo de futebol antes de tudo.
Um bom Benfica na 1 parte, competente, decidido em marcar e que fez um belo golo no fim da 1ª parte,mas que já há muito merecia.
Na 2ªparte, foi um Benfica unido, de raça e querer que conquistou uma vitória justíssima, mas dificil, daquelas que fazem campeões.
Criticar como alguns fazem um treinador que perde no fecho e após o fecho do mercado o seu meio campo, sendo obrigador a reeventá-lo, perde o seu líder de campo, Luisão, perde por lesão as alternativas naturais do jogadores transferidos e agora ainda perde a alternativa por ele criada do meio campo Enzo e perante todas estas imensas contrariedades, ainda é tão mal tratatado por uma franja e benfiquistas, parece-me para além de tudo injusto e póprio de quem se julga um expert que nunca foi em materia de futebol.
Ainda bem que nesta fase é JJ o nosso treinador, porque aquilo ue alguns de forma leviana chamam de invenções, eu chamo de enorme capacidade em avaliar as caracteristicas dos seus jogadores e imensa capacidade e criar soluções, simplesmente porque não me centro nalguma arrogância que JJ possa ter, concentro-me no mais importante, a sua enorme capacidade técnica.

zorg disse...

Foi uma vitória merecida, num campo muito complicado (onde o porto, por exemplo, deixou pontos).

Apesar das muitas contrariedades, o Benfica continua a somar vitórias e isso é o mais importante. Mérito para os jogadores, mas também mérito da equipa técnica.

Pedro disse...

Tivesse eu a "pica" de outros anos e entrava nessa discussão dos méritos e capacidade técnica de Jesus.

Só espero que no final sejam vocês a dizer : eu bem te avisei.

zorg disse...

Desperdicei o petardo, então. :D

Anónimo disse...

Também apreciei bastante ninguém ter mencionado que o lançamento que resulta no golo de lima é irregular. Mas isso é apenas um pequeno pormenor. O que é grave são os fora de jogo mal assinalados.

Pedro disse...

Nunca desperdiças "petardos" mas, verdade seja dita, seria repetir uma série de frases que muitas vezes tenho escrito. Acho que as falhas de JJ são demasiado evidentes e demasiado preocupantes para poder ambicionar a algo positivo. Nos anos anteriores tb estivemos à frente, tb vencemos, tb fomos fortes até chegar à fase a doer e aí, todas as falhas, deram de si e foi tudo por água abaixo.

O lançamento lateral é irregular? Claro que sim...há claramente falta de Jardel na forma como assiste Lima e todos sabemos que é proibido rematar com tanta força na zona em que Lima rematou.
Estes mecos não têm vergonha nenhuma na cara...

slbforever disse...

Caros amigos, hoje fui confrontado por um tripeiro que me disse que o golo do Lima foi precedido de um lançamento executado de forma irregular, que houve um penalty do Matic e uma expulsão perdoada ao Enzo, é verdade?
Tambem me disse que houve dois penaltys no jogo contra o Beira Mar perdoados ao Benfica, um com mão do Jardel e outro do Melgarejo nos ultimos 5 minutos do jogo. Agradeço a v/ ajuda porque estou a ser massacrado.

Anónimo disse...

Lamento que não conheças as leis de jogo, nomeadamente a nível de lançamentos laterais. Mas isso interessa? Claro que não, as leis de jogo só interessam a partir de fevereiro, quando já estiverem para trás novamente.

zorg disse...

Nós apontamos causas diferentes para o insucesso no campeonato do ano passado.

Na minha forma de ver as coisas, nós fomos a melhor equipa do campeonato e perdemos porque a competição está viciada para favorecer o porto. Na tua forma de ver as coisas - e corrige-me se estiver a dizer alguma coisa errada - nós tínhamos o melhor plantel do campeonato e perdemos devido aos erros do JJ.

E esta diferença de análise prolonga-se para este ano. :)

Pedro disse...

slbforever, para os corruptos qqr golo do SLB é precidido de ilegalidade. Basta ler o que o anónimo anda para aí a despejar. Engraçado que quando eles falam de irregularidades em lançamentos laterais esquecem-se de referir um lançamento lateral do Fucille que acabou em golo na nossa baliza no 3-2 no tempo de Fernando Santos...aí, coitados, só interessavam os do Bynia.

Penalty de Matic? Claro...igual ao penalty de Yebda sobre Lisandro...ou seja, inexistente. Esquece isso.

Entrada de Enzo. Depois de Cardozo ser expulso por bater na relva é natural que eles peçam expulsão por qqr lance mais duro dos nossos jogadores. Siga.

Mas algum dia um adepto corrupto confronta um benfiquista???

Zorg, claro que perdemos por causa dos erros de JJ. E claro que perdemos por culpa dos árbitros. As duas coisas não se anulam. Se Jesus não erra os erros dos árbitros não seriam tão lesivos pq tínhamos equipa para resistir. Por exemplo, mesmo com todo o roubo do Proença no SLB-fcp do ano passado, se JJ não erra os corruptos não venciam. Ou então o Proença tinha que roubar muito mais.