blog

quinta-feira, março 07, 2013

SL Benfica - Bordéus: 1-0

Quase que era feita a vontade de muitos de o Benfica se centrar apenas no campeonato nacional mas o adversário vindo de França foi demasiado fraco para satisfazer tal desejo.

São jogos como os de hoje que fundamentam todas as minhas reservas em relação a Jorge Jesus, A falta de vontade de vencer, de esmagar um adversário que apresenta debilidades quer técnicas quer morais, de arrumar uma eliminatória já na primeira mão, é algo que tem sido característico neste Benfica. São oportunidades destas que moldam a cultura vencedora de um clube e mais uma vez o Benfica desperdiça. Não se trata de ter obrigação de ganhar, de golear, mas sim da obrigação de o querer e lutar por isso. E hoje o Benfica não teve. Muitos falam que Jesus trouxe o melhor Benfica dos últimos 20 anos, que nunca viram o Benfica jogar tão bem. Mas onde anda esse Benfica? Hoje não foi, na jornada passada também não, na anterior idem, contra o Bayer nem por isso. O ano passado tivemos fogachos, no ano anterior também...onde anda esse Benfica arrasador que se fala?

Claro que Jesus não tem culpa de tudo, os jogadores hoje pareciam que equipavam às riscas. Tanto passe falhado, um jogador corria para a direita e o colega passava a bola para a esquerda. Arrepiante. Pouca garra, pouca atitude. Inaceitável. Foi por isso que foram assobiados, pela falta de atitude, pela falta de vontade em vencer. Mas Jesus, Roderick? A sério? Outra vez? Roderick e Martins no meio campo? Um puto que nem no Corunha jogou é titular do SLB num jogos dos oitavos de final da Liga Europa com apenas Martins como apoio? Francamente...e o que é feito do Urreta? Jesus é isto, é de fetiches. Do nada aposta nos jogadores como a seguir eles desaparecem...sem qualquer nexo.

Não me apetece falar de individualidades porque foi tudo mau demais. Apenas sei que tivemos oportunidade de resolver a eliminatória e ir a França mais descansados já a pensar na deslocação a Guimarães. Provavelmente irei ouvir defender que devemos jogar com as reservas em França porque o que importa é o campeonato. E é isto ao que o Benfica chegou, uns oitavos de final de uma competição europeia serem uma maçada. Adiante.

Estamos em vantagem na competição. Alguns adversários complicados estão em vias de ser eliminados. Nova oportunidade de sucesso europeu nos é acenada mas a vontade parece não ser muita. Não percebo, sinceramente não percebo.

Para mim é sempre para ganhar, tudo. Sempre.

PS1: Falam mal dos petardos mas depois assobiam a equipa? Faz sentido...
PS2: E que reacção foi aquela dos jogadores no final do jogo a quererem que os restantes colegas fossem para o balneário sem se despedirem dos adeptos? Amuaram com os assobios?
PS3: Interessante postura de Jesus nas conferências a passar a roupa ao pelo aos benfiquistas e especialmente aos No Name.

17 comentários:

John Wakefield disse...

Boas

Eu não vi o jogo, pois estava a trabalhar. Mas pelo teu relato e já sabendo o onze que o sr. Jorge Jesus apresentou, é óbvio que o Benfica nem os adeptos se podem queixar da equipa.
Desta vez, e eu que até tenho defendido este ano um pouco o treinador, a culpa é somente do sr. Jorge Jesus.

Roderick é demasiado mediano. Não convence no Deportivo da Corunha, não convence no Benfica B e muito menos, na equipa A do Benfica. Será que ninguém vê isso?
Carlos Martins está sem forma física. Ola John e Gaitán no mesmo onze?
Enzo, Salvio e Matic (embora este estivesse castigado) se tivessem alinhado de início, a história seria outra e talvez poderíamos ter resolvido a questão hoje, com uma recepção acessível ao Gil Vicente que está em má forma.

Mas Jorge Jesus queria deixar a eliminatória em aberto para a segunda mão daqui a uma semana. Pois é meus caros, lá vai ter o apoio dos emigrantes, mas vai ter que jogar com a melhor equipa... e depois temos uma deslocação difícil a Guimarães (lembram-se do que aconteceu no ano passado após o jogo da primeira mão com o Zenit?)...

Pois é, a gestão danada do JJ, no seu melhor.

SLB4EVER disse...

Sábias palavras, estás lá.
Onde está Urreta e acrescento tb o André Gomes, alguém percebe?
Quanto a Roderick eu percebo, sem o Matic e com o Martins a 8 que nem defende nem ataca em condições tinha que colocar alguém a cobrir-lhe as costas e para mim tendo em conta tal tarefa e sua inexperiencia até se saiu bem, se o MArtins, Gaitan e o Olá estvessem concentrados como ele o jogo tinha sido bem melhor mas o grande problema é que estes 3 foram uma nulidade e temos que chamar os bois pelos nomes, a equipa toda não deve pagar pela exibição destes que apenas fizeram número.
Salva-se a vitória e o facto de a termos alcançado com tal paupérrima exibição. A não repetir, espera-se que limpem a imagem já contra o Gil.

Anónimo disse...

Se se confirmarem as eliminações do Inter, do Zenit e do Chelsea, qual é o único adversário que está ao nosso nível? O Totenham pois o resto está tudo ao nosso alcance.
Será que ninguém vê que este ano temos boas hipóteses de chegar a uma final europeia?

Antonio Vieira disse...

Completamente de acorodo, mas completamente! Enfim JJ é isto! já deu provas que não dá mais, e que niguém se iluda com o campeonato. A festa vai começar na ida a guimarães, como no ano passado.Tudo mais que visto portanto! Enfim eu já nem digo mais nada deste mestre da merda. Mais um ano em que vamos ficar a ver navios e taça de portugal veremos, é que nem taça da liga este ano dá pa salvar! enfim, só não digo que isto é um escandalo porque é demasiado e porque alguns jogadores ainda vão tendo brio mas a vontade de ganhar do JJ, Deus me livre, um treinador que ter de abicar de competições para ganhar um campeonato, LOL máximo. Eu ainda nem sei como é que estamos em primeiro no campeonato, palavra de honra! A ver vamos o que isto vai dar! CARREGA BENFICA!

Pedro disse...

SLB4EVER, eu tb percebo o Roderick, não percebo é que o deixe apenas acompanhado pelo Martins. Fazia todo o sentido abdicar de um avançado e colocar mais um médio. Assim, com o meio campo reforçado, as debilidades de Roderick não eram tão visíveis e o Martins podia fazer o que melhor sabe.

Só os dois, pareciam duas baratas tontas.

Mr. Shankly disse...

100% contigo Pedro. A Liga Europa é para encarar com seriedade. Mesmo que se poupe um ou outro jogador a equipa tem que ser competitiva. Lima, Sálvio, Maxi, Enzo, acho bem poupar: mas porque não jogaram Gomes, Aimar, Urreta? Roderick a trinco? Por favor. Mau demais, pela primeira vez não tive vontade de esganar um dos assobiadores.

vb disse...

Já agora o capitão devia ter obrigado toda a equipa a ficar ali no meio do campo a ser apupada. E ainda deveriam ter deixado estes "fantásticos adeptos exigentes" chicotearem um por um estes jogadores intratáveis que tiveram o desplante de vencer mais um jogo.
E era soltar os cães no treinador, eese lunático que tentou poupar alguns jogadores para não estoirar a equipa como o treinador do ano passado era acusado de fazer...
Pena o meu Benfica não poder trocar de adeptos!

Pedro disse...

"Já agora o capitão devia ter obrigado toda a equipa a ficar ali no meio do campo a ser apupada"

Por acaso essa teria sido a melhor atitude. Ir ao topo sul, por exemplo, agradecer o forte apoio. Teriam alterado, por completo, o sentimento no estádio. Mas para isso é perceber um pouco mais do que é futebol.

vb disse...

O topo sul bem sabe que a atitude do capitão nada tem que ver com ingratidão para com eles, os únicos que apoiam ruidosa e incondicionalmente. E isto também toda a equipa bem sabe.
E não me parece nada que alterasse o que quer que fosse. Como não alterou no passado, por exemplo a última taça da liga.
Se oa adeptos reclamam o direito à indignação na forma de assobios ou lenços brancos eu entendo perfeitamente o desagrado do capitão. Podem ler as várias declarações que espelham bem a sua tristeza.
Mas claro, isto sou eu, que não percebo bem o que é o futebol no seu todo e defendo que o adepto deve apoiar e incentivar. O resto é para os adversários.
Caramba, problemas e chatices já há de sobra na vida. A mim pelo menos o meu Benfica dá-me alegrias.

Pedro disse...

V.Branco, em momento algum defendo os assobios. Seja durante ou no final. Até os posso perceber mas sempre os condenarei. Mas acho que aos jogadores cabe um outro tipo de comportamento perante as manifestações de desagrado dos adeptos.

O adepto, para o bem e para o mal, é o principal. Sempre. É por ele que os clubes existem.

Maxi disse...

Acho que para fazer figuras destas, mais vale abdicar já desta competição! Sinceramente, se ontem tivéssemos apanhado um adversário ligeiramente acima do mediano, seriamos humilhados.

Roderick! C. Martins! Gaitán!...
Que meio-campo de merda é este! A bola nem aos avançados chega, para quê jogar com 2!

Se o 1º, tem desculpa por estar a jogar fora da posição habitual (Roderick), os outros 2, acho que começam a ter oportunidades a mais, sobretudo, se atendermos que há soluções muito melhores, mesmo para fazer rotação...

Ainda por cima, depois da nódoa que foi e tem sido ultimamente, o C.Martins ainda é daqueles que faz má cara cada vez que sai!!!

Juntamente com o Gaitán, começo a desejar que se lesione de forma a não integrar a próxima equipa do JJ... Nada de grave, mas p.f. algo duradouro!

Que é feito do André Gomes, Urreta, Aimar... Temo que o Aimar tenha morrido e tenham arranjado um sósia para colocar no banco!

Com este, conto 5 jogos (consecutivos) a jogarem miseravelmente:

Académica, Braga, Bayer Leverkusen (Luz), Beira-mar e Bordéus... E se nalguns podemos até queixar-nos das composições idiotas de plantel, que o JJ inventa, noutros, nem tanto...

A equipa de ontem com um SLB de há um ou dois meses atrás, era equipa pra levar 5 na pá, sem grande esforço! E vem o JJ dizer que isso já não existe!!! Não era melhor vergá-los agora, pra irmos descansados a França? Sobretudo se atendermos que no regresso temos uma deslocação a Guimarães, enquanto já no próx fim-de-semana jogamos em casa!

E sim, o JJ da 1ª época é que fez o SLB jogar o futebol que há muito não se via na Luz. Este SLB podia muito bem ser o de Jesualdo, Quique Flores ou Fernando Santos. E mesmo esses se calhar inventariam menos!!!

Mr. Shankly disse...

"Com este, conto 5 jogos (consecutivos) a jogarem miseravelmente:

Académica, Braga, Bayer Leverkusen (Luz), Beira-mar e Bordéus..."

Falta aí o Paços, e não acho que tenhamos jogado miseravelmente com o Bayer, por exemplo.

John Wakefield disse...

Falta uma alternativa a Matic e um médio centro box to box. Se acontece alguma coisa ao Matic, ao Enzo ou ao Salvio, estamos tramados. São os três pilares do meio campo.

Anónimo disse...

Duarte Gomes no Benfica-Gil Vicente

Quando o calendário aperta, aparecem os homens da casa. Sem vergonha e sem pudor.

SLB4EVER disse...

Pedro mas isso tb eu gostava de ver, agora com o JJ isso é para esquecer, ainda por cima agora anda com a conversa/desculpa que o campeonato é que interessa portanto vale tudo, se perder estupidamente noutra competição lá vai vir com essa conversa, refinar/ajustar a tactica ou assumir os seus falhanços esquece lá isso.

Maxi é tudo isso!

Anónimo, casa de quem? Receber apitadores em casa, eles darem camisolas aos adeptos e andarem aos beijinhos com os jogadores é prática comum no clube azul assumidamente corrupto, vai bater a outra porta que não queremos misturas!

Anónimo disse...

Ó Anónimo, antes pelo contrário... O jogo em casa com o Gil vencemos à vontade seja com que apitadeiro for...
Para colocarem agora o Duarte, é porque em Guimarães nos vão colocar o Soares Dias ou o Xistra, decerto que esses são adorados lá no Norte...

Pedro disse...

Duarte Gomes é mesmo um homem da casa. Mas deve ser do Belushi, que lhe dá peitadas e ele nada.

Duarte Gomes...o responsável pela maior roubalheira que vi num estádio de futebol. Esta malta fala mesmo da boca para fora..LOL