blog

quinta-feira, agosto 08, 2013

Acabou a novela Cardozo?


Foi preciso assistir aos avanços e recuos na venda do jogador, foi preciso os turcos apresentarem um avançado que lhes custou 13 milhões, foi preciso aparecerem notícias sobre processos disciplinares e impedimento de acesso às instalações do clube e foi preciso ouvir-se o nome de Cardozo ser entoado pelas bancadas da Luz para os responsáveis do SL Benfica fazerem algo que devia ter sido feito logo no dia da ocorrência. Sinal da enorme competência com que se trabalha o futebol para os lados da Luz.

Cardozo foi ao "Perdoa-me" na Benfica TV, pediu desculpas à equipa técnica e aos benfiquistas e, parece, que irá voltar aos treinos. Realmente era algo absolutamente difícil de fazer, era mesmo necessário toda esta novela para se chegar a este ponto. Obviamente que poucos acreditam que, nesta fase e desta forma, tenha realmente sido fumado o cachimbo da paz mas foi uma forma de agora ou o jogador ser verdadeiramente reintegrado ou de as negociações para a sua venda continuarem tranquilamente sem a pressão das bancadas como se viu na Eusébio Cup.

Poucos defenderam Cardozo como eu e poucos gostam dele como eu mas a sua atitude no Jamor é imperdoável. Óscar Cardozo tem que ser severamente punido pelo que fez. Um jogador do Sport Lisboa e Benfica não pode ter aquele comportamento. Eu, mero adepto, posso. Posso gritar, barafustar, dar calduços, etc (sofrendo, obviamente, as consequências de todos estes actos), um jogador não pode empurrar nunca o seu treinador. Não pode. Da mesma forma que um adepto pode (sofrendo as consequências desse acto) esmurrar um árbitro que nos prejudica, um jogador do Glorioso não pode, nunca, ser agressivo para com um árbitro. Há limites e Cardozo ultrapassou esses limites e, como tal, tem que sofrer forte punição e no limite sair mesmo do clube. Não me choca e nunca, durante este tempo, critiquei quem defendeu essa medida. Critico sim a falta de coerência porque se Cardozo ofendeu o clube também o treinador o fez diversas vezes e todos o perdoaram.

Logo após o caso o jogador devia ter sido obrigado a pedir desculpas públicas e ía tudo de férias com o caso resolvido. Os meses seguintes seriam os normais numa pré época com as notícias de eventual venda do jogador, como acontece todos os anos. Sem novela, com equipa e adeptos tranquilos dentro do normal para esta fase. No SL Benfica é tudo feito ao contrário mas, claro, há sempre quem ache muito bem e que assim é que é conseguindo arranjar todas as justificações possíveis. Depois, claro, 12 anos de liderança e apenas dois títulos é mera coincidência.

Desportivamente que efeitos isto tem? Sinceramente não sei porque duvido que Jorge Jesus aceite o jogador sem qualquer reserva e o torne novamente a referência atacante. Tenho a certeza que se Cardozo já era muito criticado o irá ser ainda mais nos momentos mau e não sei qual será a sua reacção perante isso e a possibilidade de ter uma posição secundária no plantel. Igualmente muito importante será a reacção do restante plantel a tudo isto. Conhecendo Jorge Jesus tenho sérias dúvidas que ele queira que Cardozo volte a ser decisivo, com golos atrás de golos, podendo dessa forma ganhar uma vantagem moral em toda esta novela perante si. Tivesse tudo isto sido resolvido a tempo e horas e todas estas dúvidas seria residuais.

Claro que se tudo começar bem, o SL Benfica começar a ganhar e a jogar bem tudo será esquecido. No futebol sempre foi e sempre será assim. O problema será vencer. 

7 comentários:

Anónimo disse...

E quem te diz que o Cardoso quis pedir desculpa antes do Fnerbace levar com a porta? Quem te diz que isto tudo nao foi jogada do Aldave, que lhe saiu pela culatra?

Pedro disse...

Lá está... mas quem manda no clube? Se o jogador recusasse era logo encostado, publicamente e treinava à parte até ao final do contrato caso o empresário não arranjasse clube com as condições desejadas pelo clube. Há valores bem mais altos dos os euros.

Gritinhos da Sharapova disse...


"...um jogador do Glorioso não pode, nunca, ser agressivo para com um árbitro..."

Ora, assim sendo, como Luisão não foi pela porta fora, por coerência e falta de substituto à altura, Cardozo também não tem que ir.

JJ que se amanhe. 4 milhões de salário oblige.

Maxi disse...

100% de acordo com o que escreveste.

A tese da eventual reintegração do Cardozo, choca inclusive com a contratação, que parece estar por horas, do tal 'Fodes Amori'...
Ou isso, ou o JJ está a pensar voltar à tactica dos 2 PL na frente que tanto fragiliza a nossa defesa... E se a pré-temporada toda com tácticas de 1 PL, a defesa já foi o que foi, fará com 2... Medo, muito medo (do que irá na cabecinha do mestre da táctica)...

Anónimo disse...

Não dou com adquirido que Cardozo fique no plantel.
Acho que, se Jesus sair, LFV não tem condições para continuar.
A.P.

Gritinhos da Sharapova disse...


E como interpretar mais este empréstimo de um jogador - Luis Fariña - recém-contratado?

Será que encontramos petróleo no centro de estágios?

Ou andam a brincar com a cara dos sócios do SLB?

Anónimo disse...

Gritinhos da Sharapova, é para rodar e ganhar experiência, nesse campeonato tão parecido com o português que é o do Dubai!