blog

quinta-feira, agosto 15, 2013

Início de mais uma caminhada rumo ao 33

Finalmente vai começar.

É este fim de semana que o Sport Lisboa e Benfica vai dar início à caminhada que todos esperamos que acabe na conquista do 33º título de campeão nacional que nos tem escapado por entre os dedos nas últimas temporadas. Depois da frustração da época passada os corações benfiquistas estão sedentos de vitórias mas, verdade seja dita, a crença está em níveis muito reduzidos. Sente-se um desânimo enorme na família benfiquista com uma alarmante falta de chama nos estádios onde o Glorioso jogou nesta pré época e nas conversas sobre futebol entre benfiquistas. Desconfiança na capacidade dos responsáveis não cometerem os mesmos erros e a quase certeza de uma razia no plantel com os melhores jogadores sairem sem que o clube seja capaz de os substituir acertadamente. Desde que foi realizado o sorteio para o campeonato que as primeiras jornadas causam um forte receio nos benfiquistas servindo já, para alguns, para desculpar possíveis desaires. Recorde-se que o Glorioso não vence na primeira jornada há uma série de anos e que Jorge Jesus, ao serviço do Benfica, nunca venceu na primeira jornada. Tendo em conta toda a tensão que existe desde o final da época passada, tropeçar logo no arranque poderá ser "mortal" para a equipa.

Olhando estritamente para a vertente desportiva o Sport Lisboa e Benfica arranca para época 2013/14 com um fabuloso plantel, repleto de opções de qualidade. Podemos discutir as opções e a qualidade de alguns elementos mas o treinador do SL Benfica tem um plantel equilibrado:

Guarda Redes: Artur, Paulo Lopes e ainda os miúdos Mika e Varela à espreita. Já se percebeu que não é o nível que o Glorioso precisa mas pode ser que não se cometam tantos erros este ano.

Defesas Laterais: Maxi, Sílvio, Melgarejo e Cortez. Ainda com André Almeida a poder tapar buracos. Podemos discutir a qualidade das opções mas a verdade é que elas existem, duas para cada lateral com ainda um joker disponível. Maxi é Maxi, Sílvio pretende mostrar valor, Cortez excelente na ofensiva mas uma incógnita defensivamente e Melgarejo com as virtudes que uns defendem e as debilidades que outros apontam. 

Defesas Centrais: Luisão, Garay, Lisandro, Vitória. Com Mitrovic e Jardel na B à espreita? Soluções, experiência e muita qualidade. Tranquilidade total neste sector.

Médios Centro: Matic, Enzo, André Almeida, André Gomes, Ruben Amorim. Opções de qualidade para permitir uma rotação entre experiência e juventude.

Médios Ofensivos: Djuricic, Markovic. Duas das estrelas contratadas para esta época que encantaram os benfiquistas durante a pré época. Será uma luta interessante entre os dois pela titularidade (dependendo sempre da táctica que Jesus escolher) mas tendo a equipa sempre garantido o selo de qualidade superior de cada um dos jogadores.

Médios Ala: Gaitan, Sálvio, Ola John, Sulejmani e ainda Urreta. Qualidade a rodos nas alas do Glorioso e daquelas dores de cabeça que qualquer treinador deseja ter. Resta saber se haverá competência na gestão de tão valorosos activos.

Avançados: Lima, Rodrigo ...e Cardozo (?). Não acredito que Cardozo conte para Jorge Jesus o que nos deixa apenas com Lima e Rodrigo o que poderá ser pouco mas tendo em conta a táctica da pré época com a utilização de apenas um avançado pode não ser preocupante. Fala-se insistentemente na chegada de mais um avançado. Num mundo perfeito em que Cardozo conte efectivamente para o treinador então estamos, mais uma vez, fortíssimos na frente de ataque e Tacuara com a táctica usada até agora com estas vedetas atrás de si não tenho dúvidas que seria ainda mais goleador.

Mais uma vez Jorge Jesus têm ao seu dispôr um plantel que mais nenhum treinador do clube teve oportunidade de trabalhar no SL Benfica. 

Quais as minhas expectativas para a época que vai começar? 

As mesmas que as da época passada. Não acredito no treinador, não acredito que seja capaz de gerir e aproveitar tamanha qualidade disponível. Acredito que a equipa irá ter jogos brilhantes, goleadas, jogadas de encantar, que irá alimentar o sonho daqueles que neste momento estão com pouca crença mas que, no final, nos momentos chave, contra as mais fortes equipas que defrontaremos o treinador, como tem feito ao longo destes anos, irá novamente falhar e nos impedir de ser felizes. Não tenho medo do arranque do campeonato, como já disse acho patético acharem que é mais difícil ir aos Barreiros na primeira jornada do que na décima, por exemplo, onde as rotinas do adversário estarão num nível bem superior. Vamos para a quinta temporada com Jorge Jesus, já todos o conhecemos e já todos sabemos quais as suas virtudes e os seus defeitos, já conhecemos o seu estilo e a forma como aborda as diferentes fases da competição. Acreditar que ao quinto ano mudará significativamente tem uma baixa probabilidade de concretização. Espero estar errado, espero que a equipa jogue sempre bem e que consiga ultrapassar os seus receios contra certos adversários, que consiga manter sempre o ritmo e nos levar às conquistas com que sonhamos. Seria lindo que 2014 fosse um ano vermelho. As expectativas são baixas, muito baixas, mas também sei como sou e quando a bola começar a rolar será jogo a jogo, vitória a vitória. Lá estarei, sempre, do lado dos bravos que envergam o glorioso Manto Sagrado mas igualmente estarei pronto a apontar todos os erros que veja que possam prejudicar o sucesso do Benfica. Apoiar não é apenas bater palmas, é indicar os erros para que possam ser solucionados e sermos sempre mais fortes. 

O campeonato nacional vai começar.
CARREGA BENFICA!!

6 comentários:

Anónimo disse...

patriarca disse:


Estamos A SOFRER golos demais para um Benfica que se quer campeão, pois o Artur Morais não tem "estaleca" para guarda-redes do Benfica, mesmo assim quando se sofre muitos golos, mas desde que se marquem mais do que aqueles que se sofrem, não é bem mas é importante para Ganhar, o pior é que não temos um "matador", ou o Cardoso fica e a situação melhora nesse aspecto ou então a coisa complica-se. Um Benfica à Jorge Jesus é UM BENFICA PERDEDOR e com ele mais uma vez não ganhamos nada e isso ainda o Presidente do Benfica NÃO quis ver, porque ele sabe tão bem ou melhor que nós que é assim, mas ainda para cumulo Renovou-lhe o Contrato. Vamos ver o que vai dar, mas estou pessimista, mas SEMPRE APOIANTE em Campo do Glorioso Benfica.

Anónimo disse...

Posso estar muito enganado, mas com base nos jogos que vi de pré-época e com base nas contratações que fizemos, o próximo campeonato vai ser um passeio para o FC Porto.

zorg disse...

Acho que ainda é muito cedo para tecer este tipo de considerações. Devem sair jogadores, é possível que ainda entrem outros... o 11 tipo do Benfica ainda pode mudar muito!

Se sairem, por exemplo, Matic, Sálvio e Garay haverá muitos mais problemas para resolver, do que se não sair qualquer um destes jogadores.

Acho que devias repetir este post depois do fecho do mercado. :)

Anónimo disse...

Expectativas abaixo de 0.
Faltam jogadores ao plantel, depois de tantas contratações....
O Benfica ainda não ter reagido ao caso Oblak, onde estão os advogados do clube?, mostra o estado da arte.
Espero estar enganado, mas acho que vou assistir a mais um tetra do FCP, com o alto patrocínio da dupla de "dragões de ouro", Vieira e Jesus.
A.P.

Morgado disse...

Não gosto deste plantel. Existem os "jogador à Benfica" e quando vejo nomes como Cortez e Melgarejo... Ninguém pode apontar ao Melgarejo qualquer virtude que seja tendo em conta que ele é defesa esquerdo...
Quanto aos médios centros... tirando o Matic e o Enzo continuamos com uns suplentes a anos luz.
E na frente sem o Cardozo... é como um Barça sem Messi :) Para não falar na Baliza...

Alexandre disse...

Este será provavelmente o inicio de época mais deprimente dos últimos anos.Por muito que se tente esconder,o estado de espirito da massa adepta do Benfica está muito em baixo.Toda gente já percebeu que Jesus é isto e nunca vai mudar.Continuo a defender a ideia que este treinador já deveria ter saído do Benfica após aquela humilhante segunda temporada,mas não,continua a ter plantel mais que suficiente para dominar e só não o faz porque não aprende com as burrices dos 3 últimos anos e acima de tudo sabe que pode fazer o que quiser porque ninguém acima dele lhe pede explicações.Mas claro os adeptos é que são atrasados e não compreenderam que o que é importante é valorizar activos ,potenciar jogadores,fazer transferências que depois encham os bolsos daquela corja de chulos que anda no clube,em vez de ganharem os títulos que nas duas ultimas épocas nos escaparam com a conivência do catedrático amigo do corrupto azul.