blog

terça-feira, setembro 17, 2013

SL Benfica - Anderlecht: 2-0

Estreia com o pé direito na Champions.

Não desperdiçar pontos em casa e contra as equipas mais fracas é fundamental se queremos passar a fase de grupos e hoje o SL Benfica não quis permitir qualquer surpresa por parte dos belgas e tudo fez para vencer o jogo. Felizmente, mais uma vez, marcamos cedo e tornamos tudo mais fácil. Não foi um jogo brilhante, longe disso, mas foio um jogo adulto onde nunca esteve em causa a vantagem madrugadora e a conquista dos três pontos. Faltou, no meu entender, mais um golito, pelo menos, para ficar bem vincada a diferença qualitativa entre as duas equipas.

A nossa equipa está a crescer e para isso precisa de resultados positivos. Hoje tivemos momentos muito bons que fazem crescer água na boca para o momento em que tudo estiver afinado e adaptado. Por enquanto são apenas fogachos e é importante que exista coesão defensiva e que as vitórias vão aparecendo. Vencemos no sábado, vencemos hoje e é este o caminho. Quando a bola rola, de pé para pé, cuidado...e ainda faltam Sálvio e Gaitan, dois artistas por excelência. 

Fejsa veio trazer uma solidez ao meio campo que, admito, não estava à espera. Excelente atitude competitiva e excelente leitura táctica e só agora chegou. A sua presença permite libertar Matic e Enzo e todo o futebol do Glorioso ganha com isso. Não sei como Jorge Jesus irá fazer quando os jogadores regressarem das lesões mas parece-me difícil que abdique deste trio.

Cardozo regressou e parece querer mostrar ainda mais trabalho. Excelente exibição do Tacuara. Enzo novamente enorme. André Almeida muito seguro, Siqueira certinho a defender mas precisa de acertar mais no passe. Os centrais fortíssimos como costume. Djuricic não gostei assim tanto como os comentadores diziam no final do jogo e Markovic a exagerar nas jogadas individuais que dariam golos monstros.

Nada a apontar à equipa de arbitragem.

Antes do jogo discutia com um amigo meu as declarações de Jesus. Ele defendia que o SLB deve assumir o favoritismo ao primeiro lugar no grupo, eu defendia que Jesus esteve bem em meter essa pressão no PSG e a falar apenas no desejo e empenho em nos qualificarmos. É assim que tem de ser, ter os pés no chão e não pensar em dar um passo demasiado longo. No balneário a conversa será outra, concerteza, mas em público o SLB não pode assumir-se como mais forte que o PSG. Só teríamos a perder com isso. Espero que consigam perceber isso.

Conquistámos os três primeiros pontos e agora segue-se Paris, para o grande jogo onde, de certeza, os emigrantes farão uma enorme festa. Penso que será um jogo importante para decidir o primeiro lugar do grupo. Mas, primeiro, temos Guimarães e depois Belenenses na Luz.

Força Benfica!

PS: Assistência deplorável para um jogo de Champions.

7 comentários:

Vasco Duarte disse...

Começando pelo fim:
Assistências destas no Benfica só se deve à pouca chama que a equipa nos transmite, noutros tempos estávamos todos entusiasmados e neste momento vivemos em estado de depressão. Como todos sabemos nós Benfiquistas somos bipolares e tem de ser o tudo ou nada sempre. Mas lamento que assim seja.
Quanto ao jogo creio que disseste tudo, faltando apenas referir que o Artur andou novamente aos papeis nos cruzamentos e a jogar com os pés! Gostei muito de ver o A. Almeida que entrou desinibido e nunca comprometeu, e ao Cardoso faltou só e apenas o golo! E viram como ele correu? E com meia dúzia de treinos e menos jogos!!!
O Fejsa está a surpreender muito, não pelo que joga com bola mas pelo que joga sem bola. O homem está em todo o lado! Defensivamente exemplar.

zorg disse...

Assistências destas têm a ver essencialmente com o adversário. Se tivessemos jogado com o Real Madrid ou o Barcelona, o estádio estaria cheio com certeza. Contra o Anderlecht e neste clima económico, acho que é uma assistência perfeitamente normal.

Em relação ao jogo, foi uma exibição segura e tranquila contra uma equipa que tem qualidade e vai colocar-nos bastantes dificuldades na Bélgica. Apesar da onda de lesões, o Benfica conseguiu apresentar um 11 forte e a equipa acabou por não se ressentir das ausências de peso. Fejsa voltou a estar muito bem, assim como o Matic, o Cardozo e a dupla de centrais. Uma palavra também para o André Almeida que fez uma exibição muito segura e madura.

Antonio disse...

Achar uma assistência abaixo de 30.000 (só podem ter sido esses os numeros pois nem os anunciaram naquela berraria habitual do atrasado mental que temos ao microfone do estádio), num jogo da champions é normal e ignorar que, obviamente, tem a ver com o ambiente de paz podre que se vive no clube, é muita ingenuidade!!!

Em relação ao jogo: grande Fejsa e alguns sinais que o teimoso e chico-esperto do nosso treinador parece, finalmente, estar a aprender com as asneiradas dos anos anteriores. Vamos ver se é para continuar.

zorg disse...

Julgo que na televisão falaram em 34 mil espectadores, mas posso estar enganado.

Gritinhos da Sharapova disse...



Agora já posso dizer aos meus netos:

... e eu até vi o Cardozo driblar com a bola no pé...

:)

SLB4EVER disse...

Boa 1ª parte com futebol que pela 1º vez esta época chegou a entusiasmar, a 2ª para o fraquito talvez por quebra física mas tb por se continuar a não saber gerir o jogo com posse de bola e atacando pela certa, culpa nisto tb para muitos adeptos que acham que no SLB só se deve jogar a bola para a frente mesmo quando essa não é a melhor opção. O resultado podia ter sido mais dilatado mas tb se podia ter sofido 1 golo portanto é justo.

Os sérvios estiveram todos bem com destaque para Fejsa que tem sido uma agradável surpresa para mim. Nas laterais finalmente mais segurança, UFA! Já Artur continua não transmitir nenhuma e o seu semblante diz tudo, não acredito neste GR e acho que isto nos vai sair caro mais cedo ou mais tarde, é um desastre á espera de acontecer...
Luisão á ponta de lança, LOL

Assistencias a conjectura economica e o perder da confiança de muitos na dupla LFV/JJ (perda de títulos e negociatas e prioridades/amizades/apoios/falsas promessas) pode explicar, mesmo não sendo um tubarão para o 1º jogo europeu da temporada era expectavel melhor casa.

@António achas mesmo que sim!? Foi apenas devido ás lesões não poder inventar, mas vamos esperar para ver mais uma vez, pode ser que como na época passada esteja á espera do momento das decisões para ajavardar.

Anónimo disse...

Acabiu de sair o relatório e contas da época 2012/2013 (até 30 junho)

nada é referido sobre custos de passos novos jogadores sérvios bem como a % do passe... estou curiosos em relação a Markovic....

Um prejuizo de 10 milhões de euros, numa época em que foram registadas lucros de vendas de 50 Milhões (sim, é neste relatório 2012/13 que estão registadas vendas witzel e afins)... temo que esta época sem qualquer venda até agora os resultados sejam 40/50/60 milhões ou mais negativos..... ou então até 30 junho 2014 vamos assistir a vendas para balançar o exercicio.....