blog

domingo, dezembro 01, 2013

Rio Ave - SL Benfica: 1-3

Finalmente no lugar que é nosso. 

É frustrante estar à quatro anos a reclamar para que a equipa se apresente numa determinada táctica, que se fundamente o porquê dessa táctica ser melhor e a demonstrar, cabalmente, as lacunas da táctica preferida do treinador. Ano após ano, jogo após jogo, o treinador continua sempre a apostar na sua táctica mesmo que nos jogos em que se vê "obrigado" a usar o 433 o jogo colectivo do Benfica seja categoricamente superior. Não muda, mantêm a sua teimosia. São muitos anos disto, já sabemos o que esperar dali, por isso, mesmo no topo da classificação, a crença é pouca.

Fejsa, Matic e Enzo, no meio campo, são um luxo que qualquer treinador gostaria de ter. Dão uma segurança à equipa muito boa e permite uma capacidade de transição ofensiva de qualidade superior. Queira o treinador perceber isso de uma vez por todas. Rodrigo na ala quando tem Suljmani, Ola John, Cavaleiro, disponíveis no plantel é algo com o qual não concordo, a teimosia das adaptações também é algo que já tem assinatura de Jorge Jesus. É aguentar e esperar que as coisas, como hoje, corram bem. Ajudou o Rio Ave ser um adversário pouco perigoso mas, mesmo assim, bastou uma falha para sofrermos golo. Não percebo muito bem o que o treinador do Rio Ave quer quando a sua equipa só por uma vez foi à nossa área. Adiante. Felizmente um livre directo muito bem marcado por Lima impediu que o Rio Ave ganha-se alento com o empate e trouxe o avançado benfiquista de regresso aos golos. Expulsão de um jogador do Rio Ave e pouco depois novo golo de Lima encerraram as dúvidas sobre a vitória do SLB.

Não foi uma boa exibição do Glorioso, bem pelo contrário, mas após o arrumo táctico em 433 o jogo melhorou bastante. Matic em crescimento exibicional, Lima de regresso aos golos tal como Rodrigo, Enzo menos bem que o habitual talvez fruto de um toque que sofreu, Fejsa a ser um tampão incrível no nosso meio campo.A defesa não está mal mas quando falha dá golo. A rever,obrigatoriamente.

Bruno Paixão tem uma facilidade incrível em mostrar amarelos a jogadores do Benfica. Pareceu-me que Enzo levou uma cotovelada que ficou por punir. Expulsão do jogador do Rio Ave acertada.

Estamos numa posição que achava muito difícil de alcançar. Aproveitámos um deslize do rival o que é coisa rara. Mas gostava de ter visto mais garra, mais atitude, mais vontade de alcançar o primeiro lugar. 

Estamos lá. Agora é aguentar até ao apito final da última jornada.

11 comentários:

Anónimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=LiwoVW2W_LI

http://aguiavitoria.blogs.sapo.pt/ disse...

Um passo de cada vez, o mais difícil já foi feito na recuperação dos cinco pontos de atraso, agora é encarar jogo a jogo como uma final, e não tentar embandeirar já em arco como de costume.
O balneário tem de ser completamente blindado, pois os ataques agora vão ser muitos e de todas as direcções.

João disse...

É vir o Cardozo e la vamos nos para o 442. Mas mesmo assim este nao é o melhor 433 que o benfica pode apresentar, e mesmo 442 nao me chocaria se fosse o losango que nos deu o campeonato 09/10. Alguém ainda duvida que enzo ou matic podiam ser o ramires desta equipa? com marco ou filip a fazerem de pablo? (já tou como o JJ a usar nomes próprios..)eu acredito que seria o regresso do rolo..

Antonio Vieira disse...

Eu só digo isto: se houvesse profissionalismo e vontade de vencer no SLB, este já podia vir a ser o tricampeonato do Benfica! E a esta hora a hegemonia do porto estava literalmente acabada, era o fim do reinado de 25 anos de horrores!

Anónimo disse...

nós em 4-3-3 somos muito melhor....

principalmente em situações de vantagem.

Hoje a não existir o erro do almeida, teriam sido 4 ou 5 da maneira que estava a equipa pre disposta e da maneira que o Rio Ave pouco ou nada assustou.

Pedro disse...

433 com Cardozo como avançado.

Em 2009/10 não jogámos em losango, pelo menos o losango que eu gosto e defendo: dois interiores. Di Maria não é nem nunca será um médio interior que eu acho que é fundamental para a táctica losango ser forte.

Acho que jogámos num 4132 com Aimar em paralelo com Di Maria e Ramires sendo que o Brasileiro pela sua resistência física conseguia fechar no meio campo quando a equipa defendia.

Este 433 com Enzo, Matic e Fejsa/Amorim/Gomes com dois alas móveis e Cardozo como referência atacante tem tudo para ser arrasador.

Benfiquista no Norte disse...


A entrevista do fim de semana do Carraça veio expor muita coisa sobre este J.J..

E digo isto considerando que nunca gostei muito do Carraça...

Teimosia, trabalho sem considerar o resto da equipa técnica e estrutura, egoísmo atroz, enfim, alguém que esteve por dentro vem confirmar o que se vê de fora...

SLB4EVER disse...

Foi um fds excelente para o nosso futebol, regresso ao 1º lugar nos séniores, a nossa equipa de esperanças a dizimar as eperanças dos corruptos e os juvenis a aplicar chapa 3 á lagartada, empate dos júniores a contrastar mas depois de mais uma vitória a meio da semana na champions youth league só posso dizer, muito bom!
Quanto ao jogo foi o qb para alcançar a vitória sem grandes sobressaltos, de positivo destaco Matic a regressar á boa forma assim como o Rodrigo a subir de rendimento e o regresso do Lima aos golos.
Quanto ao 433 ainda não estamos lá, ainda existe alguma resistencia do catedrático para a coisa ir realmente ao lugar e contra estas equipas mais fechadas preferia ver um jogador mais dinámico que o Fejsa a ser o terceiro elemento do meio campo, Ruben Amorim, André Gomes ou mesmo Bernardo para aumentar a qualidade da posse de bola e construção de jogo aspecto onde o Fejsa é limitado, curioso para ver com Matic castigado qual a opção, tou em crer que será mesmo o 442.
Tenho outra opinião em relação ao Rodrigo , este em 433 é um bom avançado para jogar na ala em 442 não porque as responsabilidades são outras.
Acho que não será necessário alertar que nada está ganho e que a partir daqui as arbitragens favoráveis ao clube corrupto vão ser ainda mais vergonhosas e bastará chegar a jogos chave para os trunfos da causa corrupta serem lançados, Proença e outros arautos já devem esfregar as mãos de contentes sabendo que mais uma vez o clube corrupto precisa desesperadamente dos seus serviços de manipulação de jogos e nestes tempos os extras a vir daí são uma boa noticia para esses vendidos do apito.
Era preciso esperar pelo útimo minuto dos descontos para tirar o Enzo? É que no golo sofrido a forma como ele não recupera dá toda a ideia que estava algo limitado, com o 3 a 1 feito e mais um homem em campo estava o basófias com medinho?

Anónimo disse...

https://lh3.ggpht.com/-5Skn3giHQV0/UpuLw6EE4OI/AAAAAAAABfs/RGgHmZOeG3w/s1600/paixao3.gif

São só os outros é que são corruptos. nós? não...nós somos gente de bem que mete o povinho tuga a pagar a dívida do nosso presidente.
Já agora isso é a falta que depois dá o golo de livre do Lima.

Pedro disse...

Anónimo, obrigado por mais uma vez mostrares o quão estúpido é um dragarto.
Como costume, mais um tiro ao lado. Vocês não têm vergonha de se enterrarem sempre que abrem a boca?
LOL

http://vozesencarnadas.blogspot.pt/2013/12/um-desenho-para-os-lagartos.html

Se não perceberes o desenho diz. Ok?

Mas é giro comparar uma suposta falta fora da área mal assinalada com os penaltys oferecidos ao fcp ou os golos em offside do Montero. Obrigado por demonstrares claramente a brutal diferença entre casos.

Anónimo disse...

Gostei do teu post, Pedro.

De JJ já sabemos o que esperar, e portanto nada a dizer. Mas tenho esperança que os jogadores lutem e tentem dar a volta às adversidades, como aconteceu ontem. Foi bom ver como reagiram ao golo sofrido, num jogo de grau de dificuldade muito elevado, mesmo que a exibição não tenha sido a melhor - que não foi.

É bom estar em primeiro, mas isso não significa nada de especial, falta muito campeonato. Gostei da forma como reagimos ao golo sofrido e procurámos a vitória. Queria mais, claro, como todos queríamos, mas acredito que a equipa poderá crescer nos próximos jogos, com a confiança que as vitórias trazem.

Um abraço,
J.