blog

domingo, agosto 17, 2014

SL Benfica - Paços Ferreira: 2-0

Finalmente o enguiço das primeiras jornadas foi quebrado.

Boa entrada do Glorioso na luta pela revalidação do título de campeão nacional. Sem ter feito um grande jogo fez um bom jogo, enquadrado no típico arranque de temporada onde foi notória a vantagem de jogar com uma equipa que se conhece e conhece bem os desejos do treinador. Apesar da forma física de alguns jogadores ainda estar longe da ideal os movimentos do colectivo foram quase sempre bons e poucas hipóteses deram ao adversário de conseguir, sequer, ripostar no jogo jogado.

Jorge Jesus fez alinhar um onze com os reforços Talisca e Eliseu disposto numa espécie de 433 onde Talisca fazia de médio mais avançado surgindo muitas vezes a apoiar Lima. Bom controlo da bola, sempre em posse, fazendo-a rolar, com Amorim e Enzo nas costas de Talisca a fecharem bem os espaços ao Paços. Após a lesão de Enzo Perez, Jorge Jesus colocou Jara em campo e fez recuar Talisca jogando no 442 típico do treinador. Jara, individualmente, entrou bem em campo mas colectivamente a equipa ressentiu-se. Não só Talisca não é Enzo como Jara estava mais adiantado em campo que o médio brasileiro e isso permitiu à equipa do Paços ter mais espaço e mais bola na segunda parte. Mas o Benfica estava forte e as suas individualidades com Gaitan e Sálvio à cabeça resolveram o jogo com tranquilidade. Dois golos de vantagem e consumada a entrada triunfante do campeão.

Eliseu precisa de ganhar melhor forma física e quando o fizer acredito que será um bom reforço mantendo algumas dúvidas quando defrontar adversários de valor superior. Lima a sofrer do mal de Nuno Gomes, não pode ser a referência atacante do Benfica, falta-lhe a capacidade de finalização para tão importante função. Gaitan e Sálvio em bom plano tal como a dupla de centrais. Muito bem Jardel no timming de "encosto" aos adversários impedindo sempre que eles conseguissem arrancar. Talisca tem bons pormenores e com o tempo, espero, irá ganhar mais "raça". Amorim e Maxi certinhos como costume. Artur a defender o penalty e a dizer presente neste arranque de temporada.

Adorei ver Jorge Jesus a gritar para Eliseu chamar Artur no momento do penalty. Quando o guarda redes brasileiro olha para ele, Jesus grita e gesticula para Artur se atirar para o seu lado direito. Delicioso. Jorge Jesus defendeu aquele penalty. Não concordei muito com a entrada de Jara, por mim podia ter entrado Ola John, Gaitan ía para o meio e Talisca recuava à mesma e a equipa mantinha a mesma táctica.

Como é possível uma arbitragem tão má num jogo tão fácil de arbitrar? E, curiosamente, na decisão mais difícil ajuizou bem, Eliseu empurra o adversário. Agora, tudo o resto, foi demasiado mau para ser "um dia mau". A facilidade com que Enzo levou amarelo foi impressionante.

Entrámos a ganhar como era pretendido. Um empate nesta fase não vinha nada a calhar dado ainda existir um clima de desconfiança para com a qualidade dos reforços. O Estádio com pouco mais que meia casa, numa altura em que o normal é ver os emigrantes a encherem a Luz, também não ajuda a afastar esse clima por isso nada melhor do que vencer. E vencer. E vencer. É isso que se pede a quem enverga o Manto Sagrado.

Os primeiros três pontos já cá estão. Agora o regresso ao Bessa para conquistarmos os próximos três. 
Carrega Benfica!!!

8 comentários:

Anónimo disse...

Uma pequena nota. O árbitro vinha com a mensagem clara do Antonino Silva, tentar prejudicar o Benfica para o condicionar no primeiro jogo da época. Como o mesmíssimo árbitro já fez anteriormente.
Sendo presidente da casa do Porto em Famalicão é de admirar?

Assim, logo que pôde, mostrou o amarelo ao motor do Benfica, Enzo, condicionando-o.

Depois tira um offside inexistente que colocava os avançados do Benfica sozinhos face a face ao guarda deles.

O penalty foi escandaloso, o Eliseu coloca a mão nas costas do avançado do Paços que em desequilíbrio, quando se voltou, mal sentiu a mão nas costas deixou-se cair. Foi uma simulação grosseira. Nunca era pénalti. Mas escreveu-se direito por linhas tortas.

A cara do árbitro do fim do jogo mostravam bem o seu desapontamento, para quem estava atento ou se interessa por essas coisas.

Pedro disse...

O árbitro errou em quase tudo em prejuízo do SLB mas o penalty é evidente. Eliseu empurra, claramente, o adversário. Foi mesmo na "minha" baliza. Sem qqr dúvida.

Felizmente Artur, com a ajuda preciosa de JJ, defendeu o remate.

Morgado disse...

O Jardel na supertaça no fim do jogo alivia em cima da linha com um bilhete contra a barra... e ontem depois de um bom corte assiste um avançado do Paços... É um bom suplente.

Pedro disse...

É pá...menos. É impossível criticar o Jardel por esse lance na supertaça. Artur faz borrada da grossa a um metro do Jardel. Muito conseguiu fazer ele ao evitar que a bola fosse para um adversário.

E ontem vi o Luisão entregar a bola a um jogador do Paços criando um lance de contra ataque q apanhou a nossa defesa desprevenida. Todos falham de vez em quando. Jardel dá-me toda a segurança. Se vier ou tivermos melhor, óptimo mas se for ele o titular fico tranquilo.

José Vieira disse...

"Jardel dá-me toda a segurança".
Eu nem me atreveria a escrever isto sobre Luisão...
Jardel tem um problema: enquanto os outros jogam de chuteiras ele parece jogar com um par de tamancos. Impressionante como a bola lhe sai dos pés aos repelões.
O jogo de ontem deu para perceber que não há "mestres" que resistam a Jardeis, Almeidas, Jaras e Taliscas.
Vi Fernando Santos apresentar bom futebol com Andersons, Betos, Karyacas, Manús e Paulos Jorges.
Mas é como sempre de digo quando discutimos "Jardel": para o Paços dá e sobra.

Pedro disse...

Grandíssimo José Vieira, se os meses que Luisão esteve afastado por castigo não foram suficientes para mostrar que não é por Jardel que a equipa quebra nada mais posso dizer para defender o jogador.
:)

José Vieira disse...

Enormíssimo Pedro, acabas de elogiar o fabuloso Garay e não de defender o Jardel :)

Anónimo disse...

Tá certo ó Zé!
Durante o castigo do Luisão, jogámos com o Garay. O gajo do lado era um fantasma. Durante as lesões e impedimentos de Garay jogámos com o Luisão, mais uma vez o fantasma lá foi cumprindo a função!

Bem hajas pá! Afinal o Benfica que venceu todas as competições em Portugal - nem falo do "latrocínio" na liga europa - não jogou reduzido a dez só nos jogos com os corruptos. Jogou reduzido a dez para aí 19 jogos. Será?