blog

domingo, agosto 31, 2014

SL Benfica - Sporting: 1-1

Um dia tinha que ser. Um dia os verdes haviam de conseguir a proeza de não perder na Luz.

Jogo perfeito, mais um, para explanar tudo o que penso de Jorge Jesus como treinador do SL Benfica. Excelente na capacidade que tem de "ensinar" os jogadores em como se posicionarem em campo e que façam aquilo que ele pretende. Entra André Almeida e a filosofia de jogo da equipa não muda. Nisso Jorge Jesus é excelente. E acaba aí. Em todos os outros momentos do jogo é fraco e a única substituição aos 85 minutos num jogo em que está empatado em casa diz tudo o que há para dizer sobre o assunto. Substituições aos 85 minutos são para queimar tempo. É impossível o jogador que entrar conseguir entrar no ritmo do jogo e, muitas vezes, nem sequer chega a tocar na bola. E com mais de 20 milhões de euros a aquecer não faz mais substituições. É inexplicável. E o que dizer de Jara, titular e primeira opção nos jogos anteriores, desta vez nem no banco se sentou? Quantas vezes já vimos isto em Jesus?

Jorge Jesus não tem culpa do erro de Artur, não tem culpa dos falhanços de Sálvio e Gaitan na boca do golo mas tem culpa em não ajudar a equipa. Em não fazer nada que permitisse mudar o ritmo do jogo a nosso favor. Como sempre, é incapaz de ter um acto do banco que ajude a equipa. Mais uma vez se comprovou que os jogadores ficam entregues a si próprios e, como tal, ou resolvem ou não resolvem. Desta vez não resolveram e nem colegas frescos tiveram oportunidade de receber.

O erro de Artur quebrou a equipa que perdeu toda a confiança no seu guarda redes. Foi visível, várias vezes, em que os centrais deixaram de confiar no passe para o seu guarda redes e a perda dessa opção complicava e muito a decisão no momento do passe. Foi notório. Jardel era dos jogadores mais tensos na defesa do Glorioso. O Benfica estava completamente por cima, a vencer e a justificar na perfeição e esta falha e este golo mudou tudo. O Sporting aproveitou o desnorte e podia ter ido para o intervalo a vencer. Na segunda parte entrámos muito fortes e muito nos podemos queixar da falta de capacidade de finalização dos nossos jogadores. Foram uns 15/20 minutos de autêntico massacre com várias oportunidades claras de golo que podiam e deviam nos ter garantido os três pontos. A bola não entrou e, como em tantas vezes acontece no futebol, os verdes, sem nada terem feito para tal, podiam ter marcado à beira do final do encontro. Seria um castigo demasiado grande para os campeões nacionais.

Normalmente nos jogos grandes Sálvio e Enzo costumam ser preponderantes, desta vez não o foram e a equipa ressentiu-se. Apenas Gaitan, bem apoiado por Talisca e Lima, é que conseguia pegar no jogo do Benfica. Talisca teve uma exibição bem positiva pecando ainda no momento certo para largar a bola. Eliseu também esteve muito bem e André Almeida procurou não ser por ele que a equipa denotava debilidades. Os centrais sentiram bastante a falha do seu guardião e estiveram muito nervosos mas sem falhas de maior. Derley entrou sem tempo para fazer seja o que for.

Pedro Proença é um árbitro irritante. Sabemos perfeitamente que é uma questão de minutos mostrar um amarelo a um jogador nosso quando mostra primeiro ao adversário. Muito rápido a apitar contra nós e a permitir entradas duríssimas sobre os nossos jogadores sem a devia falta a ser assinalada. Talisca levou muita pancada sem que os autores fossem sancionados. Felizmente não houve nada de relevante excepto um fora de jogo assinalado a Lima mas aí a culpa é do fiscal de linha e não de Proença.

Perdemos os primeiros dois pontos e permitimos que o rival azul ganhe vantagem pontual. É possível que Artur tenha ditado a sua sentença no Benfica mas com Jorge Jesus e a sua teimosia nunca se sabe. Muito se falou nos corredores do Estádio sobre Júlio César ser o novo "Capdevilla". Espero que não.

Vem aí uma paragem para a Selecção o que pode ser bom para que os jogadores possam ganhar mais e melhores rotinas. E esperar que Enzo não saía e que entre um matador.

15 comentários:

joão carlos disse...

o talisca até nem esteve mal, principalmente nas bolas paradas, mas claramente devia ter saído mais cedo.
com o defesa direito deles, um adaptado e com pouca experiência, amarelado ter colocado um gajo fresco na esquerda era meio caminho para o segundo amarelo.
depois daqueles vinte minutos demolidores eles conseguiram respirar como era importante fazer ai uma substituição para mexer com o jogo e voltar a relançar-nos mas como dizes e a centésima vez que acontece e ele continua a fazer sempre o mesmo, nada.
um jogo empatado em casa que tens de ganhar e não esgotas sequer as substituições nem lembra a ninguém, e olha que no banco só em três gajos, samaris, ola e pizzi são 31 M.
o problema do guarda redes aqui não é só um problema do treinador demorar mês e meio para arranjar uma solução é muito.

Anónimo disse...

Só tenho isto a dizer: Hoje ficou provado que o JJ só é bom treinador com uma super equipa à frente.
O JJ não tem culpas no erro do Artur? então quem é que o meteu a titular? foste tu Pedro?

Antonio Vieira disse...

O que eu sei é que já estamos a 2 pontos da corrupção e já temos que ir atrás do prejuizo! Empatar com a lagartada em casa ainda para mais contra uma equipa de mancos, é deplorável! E que dizer de Artur? para mim esse gajo faz de propósito, já chega, basta! Ou começamos a jogar à bola e a marcar golos seriamente ou então vai ser mais um campeonato para o porto! Bem dizem eles que é so de 4 em 4.. oxala se arrepie caminho o quanto antes e enquanto estamos no inicio, porque senão vai ser o descalabro este ano! e não esqueçer a responsabilidade da liga dos campeões, cá estaremos para ver o que vai sair dali..

Pedro disse...

Em última instância o treinador é sempre o culpado por tudo o que os jogadores fazem pq é ele quem os escolhe mas isso é demasiado redutor. Não aponto culpas a JJ por aquele disparate de Artur. Mas, por exemplo, já aponto culpas a JJ pelos sucessivos disparates que são as execuções dos cantos a nosso favor.

Se JJ continuar a apostar em Artur então sim será culpado dos próximos erros.

Benfiquista no Norte disse...


Muito se discutiu nos últimos meses o quanto com a saída de 4/5 titulares o SLB tinha perdido qualidade.

Como o futebol não é uma ciência, estava difícil de quantificar essa perda.

Agora já não: perdemos qualidade para ficarmos ao "nível do Sporting".

:(

Johnny Rook disse...

Não acredito que entre mais algum jogador "que não seja refugo". Quem deixa tudo para o fim arriscasse a chumbar. É o que vai acontecer ao SLB neste mercado.

É inadmissível o recado que JJ quis passar ontem: "Só tenho 11 jogadores, por isso se algo correr mal a culpa não é minha" daí a estória das substituições. Jesus só se for forçado a isso é que porá a jogar alguém, para além de Júlio César e Samaris (descontando os lesionados mas estes quando estiverem disponíveis já vai ser tarde).

Ou seja, JJ quis dizer que passou de um plantel em que confiava em 15,16 jogadores, para outro em que no máximo confia em 12 (Samaris).Vai continuar a birra contra os jovens e o desperdício.

No imediato isto vai querer dizer uma péssima passagem pela CL, cagar para a LE, cagar na taça de Portugal e na Taça da Liga e ver se o campeonato pode dar alguma coisa, no mínimo o 2º lugar.
Não sei, mas cheira muito a 2ª época de JJ no Benfica.

Anónimo disse...

O Jara nem devia fazer parte do plantel. Nem para apanha- bolas serve.
a.p.

M disse...

ai Cardozo Cardozo..quanto tempo faltará para os detractores do paraguaio deixarem de morder a lingua (porque com a quantidade de jogos sem um matador que ja devem morder e bem..) admitirem a falta de nosso tacuara?

ai cardozo cardozo...

Anónimo disse...

O blogue que achava o Artur uma excelente contratacao
http://magicoslb.blogspot.pt/2011/05/artur-o-novo-guardiao-da-luz.html

Pedro disse...

Não era o blogue, era um dos autores do blog. Este que vos escreve agora nunca ficou convencido.
:)

Anónimo disse...

desta vez nem no banco se sentou? Quantas vezes já vimos isto em Jesus?
tas mesmo com azia ! não meu .

não sabias que estava lesionado ,não não de certeza absoluta .

quanto a mim o jogo estava controlado qualquer tentativa de substituição poderia dar no que deu .

ps: tens de comprar o livro das taticas modernas

Anónimo disse...

pois mas o jara na argentina marca marca marca porque não marca aqui

tem de ter tempo e saber o que tem de fazer porra ..

os lagartos fazem festa porque o boi de preto q se diz vermelho foi mais q padrinho foi um pai nas horas dificeis,investiguem bem o jogo e depois vão ver como este boi verde fez trabalho em prol dos legionarios do campo pequeno .

Anónimo disse...

No ANO PASSADO ESTIVEMOS A CINCO PONTOS DA CORRUPÇÃO E ANDAVA TUDO A TREMER ..

Mas eu assumo tudo o que digo, se todos fizessem o mesmo seria bom!

Mas ainda bem que um tipo que sempre defendeu a contratação do ARTUR tenha agora que se defender com outros!

Pedro disse...

O ano passado o fcp acabou em ...terceiro. :)

Ainda bem que assumes mas é fácil dizer isso sendo "anónimo".

Pedro disse...

"Jara não foi inscrito na Champions"

Deve ser por estar lesionado não?
:)