blog

domingo, janeiro 04, 2015

Penafiel - SL Benfica: 0-3

Mais três pontos.

Depois das vitórias dos clubes imediatamente abaixo de nós o Benfica tinha uma pressão acrescida para vencer não fosse o jogo em Penafiel uma deslocação de má memória para nós. É verdade que não estava presente o mais difícil adversário da equipa, Pedro Proença, mas também já não estava o motor do meio campo, Enzo Perez que já anda por Espanha a aviar Ronaldo, Bale e companhia. A opção de Jesus, desta vez, foi recuar Talisca para a posição de Enzo e dando a Cristante a titularidade a 6. A maior surpresa acabou por ser a titularidade de Lisandro em detrimento de César.

O jogo não foi fácil nem bem jogado mas a fraca qualidade do adversário nunca provocou grandes problemas aos campeões nacionais. A quantidade de passes falhados é inadmissível para uma equipa como a do Benfica e penso ser visível a todos que houve uma quebra qualitativa, em geral, do plantel do Glorioso que precisa, urgentemente, de algumas pinceladas de qualidade para repôr os níveis. Seja o regresso dos lesionados, seja aposta na equipa B ou seja a compra de novos jogadores algo tem de acontecer para não ficarmos com o credo na boca. Hoje o adversário foi o Penafiel mas amanhã será alguém mais forte e a coisa pode complicar. Só depois da expulsão de Tony é que o ascendente do Benfica foi total e foi com total tranquilidade que se chegou ao segundo e terceiro golo vincando, acima de tudo, a enorme diferença entre as duas equipas. Tenho para mim que se não marcamos o segundo golo Jorge Jesus não fazia substituições.

Cristante tem muita qualidade técnica, trata bem a bola e procura jogar de forma inteligente. Faltam-lhe rotinas de posição e de equipa que, naturalmente,irá adquirir jogando mais vezes. Talisca, mais uma vez, a mostrar que tem faro de golo. É um jogador curioso este jovem brasileiro, ao mesmo tempo que revela fragilidade tácticas consegue demonstrar autoridade em posse e uma facilidade de aparecer nas zonas de finalização que poucos com a sua idade conseguem. O remate de primeira pode parecer simples mas quantos e quantos não procurariam controlar e depois rematar? Mais um grande jogo do sempre combativo Maxi a quem fica tão bem aquela braçadeira. 

Golo anulado ao Penafiel bem ajuizado e a expulsão de Tony também não levanta dúvidas com dois amarelos justos. 

Mais três pontos, menos uma jornada para o final. É vencer até ao fim e o 34º será uma certeza!

3 comentários:

Anónimo disse...

"Golo anulado ao Penafiel bem ajuizado e a expulsão de Tony também não levanta dúvidas com dois amarelos justos. "

Já os dois amarelos justos do Maxi Pereira, transformaram-se só num, pela 357ª vez desde que chegou a portugal.

Pedro disse...

Sim, só pq tu queres. Vindo de um adepto do Bruno Alves... hilariante.

Anónimo disse...

Já que, mais uma vez, o clube gastou dinheiro à toa na pré-temporada e agora não o tem para investir num trinco de qualidade (é incrível como não se contratou um bom 6 até por causa da lesão do Fejsa...) talvez colocar o Almeida a 6 o Samaris a 8 e o Sílvio numa das laterais. Com o Fejsa e o Amorim de fora talvez seja melhor deste modo. Pelo menos para jogos mais complicados. Para além disso, treino, mt treino, com a equipa fora da Europa e com uma partida por semana, para se conseguirem rotinas e a integração do Talisca, Sammaris, ou Teixeira, ou Pizzi e Cristante no sistema que Jesus pretende.
a.p.