blog

domingo, outubro 25, 2015

SL Benfica - Sporting: 0-3

A Lei de Murphy no seu esplendor, tudo o que podia acontecer de mal, aconteceu.

A uma entrada forte, personalizada e autoritária do Benfica, o Sporting respondeu com um choriço para dentro das redes. À tentativa de resposta do Benfica, procurando reencontrar-se com o bom jogo inicial, o Sporting responde com o golo de Slimani e ao desnorte psicológico dos jogadores do campeão nacional, o Sporting responde com o terceiro golo. A partir daqui os verdes foram hábeis na gestão do jogo e o SL Benfica incapaz de ultrapassar as adversidades que o jogo lhe criou, muitas por culpa própria. Na segunda parte, seja por uma boa reacção do Glorioso, seja por falta de vontade (o que me custa a acreditar) do Sporting, o jogou ficou inesperadamente tranquilo para quem temia uma catástrofe épica sendo apenas agitado por aquele passe de Luisão para Júlio César que podia ter corrido muito mal.

Rui Vitória optou por manter a mesma equipa que jogou na quarta feira na Turquia. E tal como na Champions, as limitações do plantel são evidentes quando as coisas não correm bem e é preciso virar um resultado. Incapacidade total, quer táctica, quer técnica, quer psicológica em virar o jogo e ausência total de peças capazes de, ao sair do banco, alterar o rumo do jogo. Quando a primeira opção do treinador é um jogador que está fisicamente preso por arames está tudo dito sobre as opções que foram dadas ao treinador. Não sei o que valem Carcela, Cristante e Taarabt para não serem opções num banco onde estão Pizzi, Talisca, Victor Andrade e um "podre" Fejsa. São opções do treinador. Se são piores que estes então alguém terá que assumir a responsabilidade de os ter contratado, se são melhores então cabe ao treinador justificar e arcar com as suas responsabilidades. O que se vê é que não há opções de nível, com excepção da frente de ataque, para mexer no onze do Glorioso. Hoje, mais uma vez, isso ficou bem patente. Defender um bi campeonato fazendo figas que todos os putos sejam como o Nelson Semedo é demasiado arriscado e, raramente certeiro. E, naturalmente, uma crítica antiga: dois elementos no meio campo para um jogo destes é, claramente, insuficiente. Mas, admito, quem meter no meio e quem tirar na frente de ataque? Sinceramente não sei.

Nestas alturas, como tantas vezes no passado, estamos dependentes da genialidade dos jogadores e, hoje, infelizmente, Gaitan não foi capaz de levar o SL Benfica às costas e, desta vez, esteve mesmo só. Depois do caos valeu que Samaris conseguiu equilibrar-se e aguentou o barco no meio campo mas foi tudo muito mau depois do segundo golo dos verdes. Erros individuais atrozes, quer defensivos quer ofensivos. O que dizer daquela recuperação de bola de Jimenez para depois tentar marcar golo quando tinha vários colegas melhor posicionados? Remates sem nexo, sem acertar na baliza. Eliseu corre com a bola até a perder para um contra ataque fatal do Sporting. Assim não há equipa que resista.

Xistra foi demasiado simpático para os jogadores do Sporting. Não me pareceu falta sobre Mitroglou mas também não foi simulação de penalty por parte do grego. Fácil amarelar jogadores do SL Benfica em comparação com o mesmo para os adversário. O costume.

Durante o pré derby o Sport Lisboa e Benfica foi atacado como poucas vezes o vi ser nos meus quase 40 anos. Como resposta o clube optou pelo silêncio. Um silêncio incômodo porque os ataques eram constantes e graves à honra e dignidade do clube e porque permitiam uma crescente pressão sobre árbitros e entidades desportivas. A Direcção do SL Benfica liderada por Luis Filipe Vieira não sabe/não quer defender o clube nestes contextos "bélicos". O resultado é quase sempre este, o clube a sair derrotado. Agora, depois desta contundente derrota, qualquer defesa soará a desviar de atenções o que, mais uma vez, não favorece o clube. A tão proclamada estrutura não percebeu a importância desta época. 

Ninguém queria ganhar mais este título do que eu e é com enorme pesar mas cheio de pragmatismo que admito que não será desta vez que festejarei um tri campeonato do SL Benfica. Nem o empate do FC Porto abre uma janela de esperança. 

Não temos Presidente. Não temos treinador. Não teremos muitos jogadores de qualidade. Mas temos adeptos, dos bons, dos verdadeiros. Valeu por isso.

25 comentários:

POC disse...

Último parágrafo: resumo perfeito.

Abraço.

joão carlos disse...

o jogo foi muito mal preparado na parte psicologica e essa culpa não é exclusiva do treinador.

se reparares antes da supertaça já existiu um ataque, na altura só ao treinador, agora foi o que se viu o outro sabe muito bem o apoio que não era dado ao treinador, por experiencia propria, e as dificuldades que a equipa tinha/tem quando o clube é atacado e eles se sentem isolados e foi só explorar isso.

eu sei que é muito dificil deixar de fora um jogador como o jonas de fora neste tipo de jogos sobretudo quando as alternativas nos jogadores de meio campo são a pobreza franciscana que temos e a forma em que se encontram mas jonas nestes jogos passa sempre ao lado não marca não joga.

este era um jogo que tinhas de ganhar, por tudo, não era um jogo em que podiamos ganhar e por isso não meter o mitroglou e jogar com um jimemez que não tem golo foi um erro tremendo que ainda por cima tardou em rectificar.

Antonio Vieira disse...

Esta tudo dito nos 3 últimos parágrafos!! Foi nisto que deu a "ESTRATÉGIA DO SILENCIO".. Continuem assim na SAD do Benfica que vamos longe.. Não defendam o clube de todas as formas possíveis que não vale a pena!Deixem-nos continuar a atacar o nosso clube de forma rasteira, reles e vergonhosa, e depois queixem-se às estrelas.. Sempre ouvi dizer que quem cala consente.. Não se aprende nada no Benfica, foda-se!!

Anónimo disse...

Esplendor... como "o meu melão em todo o seu esplendor"

Anónimo disse...

É uma pena que tu não tenhas razão. Este Benfica regrediu bastante em relação ao que foi campeão no ano passado na mesma medida em que o sporting progrediu e a diferença é o treinador.


Ontem levámos um banho táctico. Levámos 3 golos, podíamos ter levado mais um ou dois e o que chocou mais foi a forma como o soorting conseguiu prender todos os nossos movimentos ofensivos e como despedaçava a nossa defesa a cada aceleração.

jM

Pedro disse...

Não tenho razão em quê?

Banho táctico? Não concordo. Já vi o SLB levar muitos banhos tácticos nos últimos anos e não foi isso que vi ontem. Mas com o peso de 0-3 sei que nem vale a pena alongar esta discussão.

Estamos mais fracos que o ano passado? Sem dúvida. Digo isso desde o principio. Perdemos jogadores feitos que foram substituídos por putos que precisam de tempo para crescer. Só no ataque é que tivemos reforços de jeito. O resto é fazer figas que os putos sejam "craques".

Gritinhos da Sharapova disse...


Humilhante; Humilhado.

Anónimo disse...

Este plantel é mais forte que o do ano passado. Perdeu o Lima e o Maxi mas recebeu o Raul, o Mitroglou, o Carcela, o Bilal, etc. O Benfica tinha uma equipa mais forte que o sprting no ano passado e gastou mais dinheiro em reforços este ano. E o spoting perdeu o Nani que era só o seu melhor jogador.

O que tu não queres admitir é que estás redondamente enganado na tua opinião do JJ. O sporting tem este ano hipóteses reais de ganhar o títtulo aprnas porque ele foi para lá. Hipóteses que nunca teve enquanto por lá andaram os super-treinadores anteriores de quem tu tanto gostas os tais que fazem substituições no minuto a seguir a levar um golo.

E pior o Benfica que é bi-campeão vai ficar em 3o lugar este ano e vai voltar ao tempo das travessias do deserto em que se encontrava há 7 anos atrás.

jM

Pedro disse...

jM,

Sinceramente não vou dar para esse peditório. JJ pode ganhar o que quiser no scp que não anula em nada as criticas que lhe fiz enquanto treinador do SLB. Até Inácio já ganhou no scp por isso...vale o que vale.

O SLB perdeu Lima, Maxi e Sálvio. Bilal e Carcela? Não sei o que valem. Quando souber poderei dizer se são melhores ou piores...até ver não contam para o treinador.

O SLB o ano passado tinha uma equipa mais forte que o scp e foi preciso um charuto do Jardel aos 92 minutos para nos safar de uma exibição medíocre em Alvalade. Eu sei perfeitamente bem disso.

O super treinador que lá esteve e que gosto está prestes a ser campeão na grécia, a fazer figura na Champions e fez os verdes regressar aos titulos após longo jejum. Aquele que deixou uma boa base de trabalho para o catedrático trabalhar. É o único que gosto e pedi para o SLB.

Naturalmente que uma equipa com as bases de Marco Silva ganha a uma equipa com as bases de JJ. :)

Luís1904_ disse...

"Naturalmente que uma equipa com as bases de Marco Silva ganha a uma equipa com as bases de JJ. :)"

Man, há limites para as desculpas a sério...

O espaço gritante entre sectores deve ser culpa do JJ, o (des)controlo de profundidade que existe na equipa é culpa do JJ também, o número de vezes que a equipa se desposiciona e aparecem constantemente os colossos do Arouca e do Moreirense isolados por incompetência defensiva é culpa do legado do JJ certamente...

Já chega a sério...Parem de falar no homem e deixem-no do outro lado da 2ªcircular...

Temos um presidente que não sabe nada de futebol e pior que isso um treinador que é incompetente... E esta merda não é culpa do JJ!!

Pedro disse...

Concordo perfeitamente. Deixem de falar do homem. Se fizerem isso eu tb faço. No post penso que não falei uma única vez do dito.

O pior é mesmo um presidente que não percebe nada de futebol e, pior que tudo, está-se a cagar para isso.

Ainda pensei que por uma questão de ego fosse abrir os cordões à bolsa e reforçar, a sério, o plantel mas aquilo deve estar mesmo mau.

zorg disse...

O Benfica não perdeu o sálvio. Está lesionado como esteve durante um largo período do ano passado e como estiveram Fejsa, ou Sílvio, por exemplo, que agora estão disponíveis. No conjunto, este plantel tem mais soluções e de maior qualidade do que tinha o do ano passado.

O problema ontem não foi a qualidade dos jogadores, foi a falta de qualidade da equipa e isso é que tu não queres perceber. Essa falta de qualidade colectiva fica evidente na distância enorme entre sectores que faz com que, por exemplo, a linha defensiva esteja exposta a situações que, em anos anteriores, nunca estaria e que trazem ao de cima os pontos fracos dos jogadores, em vez de os minimizar. É essa falta de qualidade colectiva que faz com que os desiquilibrios pelo meio não existam e a solução seja invariavelmente meter a bola na ala e ver no que dá. Revê o jogo e conta as vezes que o sporting conseguiu penetrações pelo meio com a bola controlada. E o sporting tem menos qualidade, na minha opinião, do que o Benfica, particularmente nos jogadores da frente.

Arrenka disse...

Vieira tem culpa na escolha do treinador. A falta de investimento é algo já esperado. Espera-se que o novo treinador TREINE (não a dor), que potencie, que evolua o jogo. Nada disto aconteceu.
RV não duvido que seja um grande benfiquista, mas não tem qualidade para o comando técnico. Precisamos alguém com ideias para o futebol atual, mais tático e em equipa, e menos individual e físico. Gaitán quando bem marcado, juntamente com uma posição mais fixa de Jonas deita por baixo todo o jogo do SLB e este treinador não sabe contrariar e potenciar as suas qualidades. Quer jogo na linha/corredor lateral, quer bolas em constante profundidade/cruzamento, mesmo que não lá esteja ninguém em condições favoráveis/superioridade. Quer começar com bola no chão, mas depois não potencia dinâmica para que se fuja eficazmente à pressão adversária, quer manter jogadores afastados uns dos outros, para potenciar o um vs um, linha defensiva descoordenada ou inexistente (uns põem em jogo, outros defendem a linha, outros vão atrás de adversários até ao WC) ... muito mais há a dizer.

Não são apenas reforços (que também têm papel determinante, se forem bem integrados num conjunto, numa equipa e não individualidades).

Para resolver? LFV menos ativo no futebol, delegando para quem percebe, da mesma forma que tenta ir buscar jogadores pelas suas qualidades, ir buscar treinador pelas suas qualidades e não por nome ou clubismo. Assim, a resposta: Paulo Sousa (não interessa o que aconteceu, desde que seja profissional) com uma fiorentina dominante, com fio de jogo, coletivo, potenciar criatividade dentro do coletivo; Vitor Pereira, futebol moderno, coletivo, no corredor central, domínio do jogo, o anti-JJ; Peseiro - grande mobilidade e criatividade atacante, mas pior nos momentos defensivos (não piores que com RV), Laudrup, Sarri (agora muito caro e com maiores ambições com certeza); o próprio Marco Silva; USO DE OLHEIROS tal como há para jogadores. Há treinadores que podem acrescentar qualidade à boa estrutura de apoio do Benfica (olheiros, campus, BenficaLab...).

PS: vejam só uma das formas de jogar da fiorentina de Paulo Sousa - Apoios próximos ao portador da bola. Preferência pelo futebol curto e apoiado (ideias e incentivos dele!):
http://4.bp.blogspot.com/-ZhdF2iezGn4/VhfQX1aIXsI/AAAAAAAABCQ/PMobLXgoCOo/s1600/rcYPmBN%2B-%2BImgur.gif

Que não queiram dar o braço a torcer, que queiram retirar valor ao JJ tudo bem. Mas o que de bom o Benfica fazia tinha muito a haver com a qualidade de trabalho de JJ e é isso que não podemos perder, o treinador a mudar, tem de ser por alguém com ideias ajustadas ao futebol moderno e não para treina(DOR).

Litmanen disse...

Bem na minha opinião há falta de qualidade táctica (Gritante) e Individual (Gritante).

O que me parecia o melhor do Rui Vitoria neste ano eram as soluções ofensivas: a equipa atacava pelos flancos, pelo centro, em tabelas rápidas, cruzamentos. O portador sempre tinha 3 opções de toque (principalmente com Jonas e Gaitan em campo), ontem viu-se que isso era a qualidade individual ofensiva (enorme).
Defensivamente É O CAOS, somos comidos sempre da mesma maneira (problemas defensivos e se ate agora não houve melhorias, duvido que haverão no resto da época).

Agora o problema individual: Almeida, Silvio, Guedes e Eliseu, por mais que se queira não são jogadores para o SLB. O Guedes ainda é o menos pior dos 4 mas é MAU! Podia ser um opção de banco e nunca um titular. Victor Andrade é pior que todos esses, Fejsa (sempre considerado um D. Sebastião) outro FRACO. O fato do V Andrade ser convocado e ter minutos tira toda a confiança neste treinador. O gajo não sabe nada, perde todas as bolas.

Samaris é elevado a um patamar que não é a realidade. é um bom jogador mas não resolve sozinho (como o Enzo ou Matic) e sempre leva o amarelo por faltas estupidas.

Junta-se um treinador, que defensivamente é FRACO, com jogadores mediocres e sempre vamos ter sofrimento e lutar por um terceiro lugar (ou segundo porque o porto está igual).

Para mim, o treinador era e é o Laudrup. Era ir resgata-lo às Arabias (!? o que ele foi fazer com a carreira), mas cheira-me que até ao final de 2016 ficaremos com o RV.
Oxalá eu me engane (e que o RV melhore).

Pedro disse...

Samaris é bom jogador mas não é craque. Com um bom jogador ao lado pode subir um patamar mas quando tem q ser ele o motor do meio campo, não é jogador para isso.

Guedes é jogador para ir substituindo o Sálvio, não para pegar de estaca e ter que resolver os problemas da equipa. Nem ele nem o Semedo nem o que agora todos aspiram, o Renato Sanches. Os putos para precisam de tempo para crescer e só se forem umas "bombas" é que fazem logo a diferença.

Havia opções melhores que RV. Foi a escolha de Vieira. Tem que se dar margem de manobra. Eu dei. Agora está muito mais reduzida, quase nula. Mas não ignoro a situação que não tem, nem de longe, um plantel como no passado o SLB teve. Podem chover todas as críticas ao homem mas chegar ao SLB e ter Gaitan e Jonas não é a mesma coisa que chegar ao SLB e ter Di Maria, Ramires, Aimar, Saviola e Cardozo.

zorg disse...

Ó Pedro, desculpa lá, mas não tem um plantel ao nível do do ano passado porque perdeu o Maxi e o Lima? O Benfica este ano tem muito melhores opções para a frente de ataque do que tinha no ano passado!

Ou é a saida do Maxi que faz a diferença entre perder 1 jogo com o sporting em 6 anos e perder dois em 3 meses?

E, já agora, o plantel do sporting é melhor do que o nosso?

Sharapova disse...


Humilhada não! Húmida...

José Vieira disse...

Lei de Godwin
"À medida que cresce uma discussão online, a probabilidade de surgir uma comparação envolvendo Adolf Hitler ou o nazismo aproxima-se de 1 (100%)."

Eu diria que à medida que cresce uma discussão online sobre o actual Benfica, a probabilidade de surgir uma comparação envolvendo JJ aproxima-se de 1 (100%).
O interessante desta lei é considerar que quem faz uso de tal comparação esvaziou o seu reportório de argumentos.
Caro Pedro, estou farto das comparações com o JJ. Não só porque são despropositadas mas, acima de tudo,porque inculcam a ideia que o parolo da Reboleira é o mestre de uma "ciência" que mais ninguém domina.
É caso para perguntar onde estava a ciência no ano a seguir ao título, onde ficámos a muitos pontos ( mais de 20?) de distância do Porto, com uma derrota logo a abrir em casa frente a uma académica reduzida a 10.
E não me venham dizer que esta equipa tem a mesma qualidade da do ano passado porque, insisto, para além de Maxi, Salvio e Lima, ficámos também sem Enzo (saiu em Janeiro). É pouco?!
Com Maxi, Salvio, Lima e Enzo nas primeiras 8 jornadas praticávamos um futebol miserável (salvos por um improvável Talisca), empatando com o sporting, perdendo com braga, zenit e bayer, neste último caso com laivos de humilhação.
Não estou a fazer a defesa de RV - ele não só pode como tem que fazer melhor, muito melhor - mas, por favor, assestem baterias a que proporcionou ao homem o pior plantel dos últimos anos.
E quanto a JJ (está como quer, com um plantel a pensar só numa competição), já era tempo de não ser argumento ou tema de discussão entre benfiquistas.
Se não conseguirem resistir à tentação do paralelismo, então escolham Béla Guttmann, treinador bicampeão, sim, mas europeu. O Benfica agradece.

Pedro disse...

TAU!!
:)

Pedro disse...

Lima, Maxi, Sálvio e...Enzo (bem lembrado).
Foram estes os jogadores perdidos. Jogadores experientes, de qualidade (alguns de MUITA qualidade) que conheciam o clube por dentro e por fora.

Tem melhores opções para a frente de ataque. Apenas e só.

Perdemos com o scp. E depois? Perdemos no Dragão mas jogámos bem melhor do que no ano passado que ganhámos. E depois? É futebol.

Se estou contente? Não. Se RV me agrada? Nem por isso. Mas não ignoro que chegar ao SLB e ter Gaitan e Jonas é diferente de chegar ao SLB e ter Di Maria, Ramires, Aimar, Cardozo e Saviola.

Seria engraçado ver o que se diria se o SLB tem ganho ontem da mesma forma que o scp ganhou...


zorg disse...

Mais uma vez: o Sálvio faz parte do plantel. Está lesionado agora, tal como esteve no ano passado, mas não só vai voltar em breve, como vai dar o seu contributo. O Fejsa também esteve ausente em grande parte do ano passado e este ano está disponível. E o mesmo acontece com o Sílvio.

A verdade é que este plantel é o do ano passado, menos o Lima e o Maxi. E para o lugar do Lima até entraram dois jogadores caros e que são, na minha opinião, melhores do que ele.

Tentar atribuir este resultado à qualidade do plantel é não querer sar o braço a torcer. Talvez por isso não tenhas respondido à minha perrgunta. Mas pergunto outra vez: em termos de qualidade individual o 11 do sporting que jogou ontem é superior ao do Benfica?

Anónimo disse...

O culpado é o LFV!!!!

Se ele perder este campeonato tem que ir para a rua! Já não há pachorra para aturar o homem!

k disse...

A IMPUNIDADE DO SCPORTUGAL ESTA A TER UM ROL DE SITUAÇÕES ESCANDALOSAS QUER NO HOQUEI QUER NO FUTEBOL QUER EM QUALQUER MODALIDADE E CONTINUAM TODOS A ASSOBIAR PARA O LADO

joão carlos disse...

onde é que o salvio esteve lesionado o ano passado seis meses ou mais?
o salvio esteve lesionado foi à dois anos.
o fejsa como se viu esta tão disponivel esta epoca como a epoca passada em quatro meses já vai na terceira lesão.

Litmanen disse...

Concordo com muito do que foi dito. No inicio do ano passado (e de ha dois anos quando limpamos tudo) tambem se jogava um futebol miseravel e tinhamos muitas mais opções (Markovic / Salvio, John, Gaitan, Lima Cardozo Rodrigo, etc).
Hoje, embora tenhamos um bom 11, foram-se perdendo as otimas soluções que tinhamos no banco e podiam dar a volta a um jogo. Sem Salvio, resta o Guedes e o Gaitan. Na frente estamos melhor que no ano passado, sem duvida, mas no meio campo é só o Samaris e o treinador não dá hipoteses para outros entrarem.

É impossivel que o treinador não veja nos treinos o que se ve do Victor Andrade nos jogos... ele vira-se e enfrenta 3 ou 4 adversários 90% das vezes... perde SEMPRE A BOLA. Isto é jogador? como é possivel que já tenha sido titular e joga mais que o Carcela, Bilal, Nuno Santos...