blog

quarta-feira, setembro 27, 2006

Esgotado

Aqueles que defenderam que o empate em Copenhaga foi um bom resultado que digam de sua justiça agora...

Para mim, está esgotado o tempo de tolerância para com Fernando Santos. Não foi por ter perdido com o Manchester United apesar de não ter qualquer problema em os defrontar, amanhã, outra vez, se fosse preciso. Não assustam. São uma bela equipa mas não são nenhuns papões. Podiam perfeitamente ter perdido ontem.
A tolerância para com Fernando Santos está esgotada porque demonstrou uma total inépcia na preparação deste jogo e as substituições foram de uma atrocidade que raramente vi num jogo de futebol. Costuma-se dizer que quando alguem canta mal uma musica a está a assassinar, pois bem, Fernando Santos ontem assassinou o futebol.

Primeiro erro colossal: Não convocou Kikin. O mexicano é o nosso unico avançado que sabe jogar de cabeça, é forte fisicamente e é alto. Não faz sentido não ter ido, pelo menos, para o banco. Para precaver um eventual chuveirinho. Sendo os ingleses conhecidos por dominarem o jogo aéreo como é que um treinador prescinde do unico avançado que pode dar luta nesse jogo?

Depois as substituições...Tira Karagounis e mete Nuno Assis, tudo bem, seria substituição por substituição, refrescar aquela posição, dar mais velocidade. Tudo bem. Mas depois tira o Paulo Jorge e mete o Miccoli? Fazendo o Nuno Assis descair para a direita? Simão desaparece da esquerda? Fica tudo uma enorme salganhada com vários jogadores a entrarem pelo meio facilitando a tarefa aos defesas ingleses...Tira o Paulo Jorge? Aquele que a par de Léo conseguia dar profundidade lateral ao jogo do Benfica? E para culminar a entrada de Mantorras por Alcides....nem sei o que dizer. Meter mais um jogador para o meio da confusão, meter mais "carne no assador", Miccoli, Nuno Gomes, Mantorras, Simão...tudo no meio...Quando vi Nelson a aquecer ainda pensei para com os meus botões " tiras o Katsoranis ou o Petit, metes o Nelson, passas a jogar com 3 centrais e o Nélson joga como ala nestes ultimos 10 minutos. Abriamos assim o jogo com Nelson e Léo nas alas, Nuno Assis a apoiar o meio campo e 3 jogadores a deambularem no ataque....era arriscar mas era arriscar com inteligência....Mas não..mete Mantorras para resultar em absolutamente nada.
Das piores leituras tácticas que alguma vez vi...mau, muito mau. Não gosto dos assobios e dos lenços brancos mas Fernando Santos mereceu-os desta vez.

O Benfica nem estava a jogar mal. Na primeira parte mostrou claramente que não temos que ter medo deste Manchester United, conseguimos metê-los sempre lá atrás, o Cristiano Ronaldo mais uma vez sentiu o peso do Inferno Vermelho. Mas as jogadas ofensivas do Benfica eram sempre desperdiçadas por uma tabelinha mal feitam, um passe defeituoso, um remate disparatado. Mas sentia-se que se podia lá chegar. Mantendo o ritmo e a pressão na segunda parte podiamos chegar ao golo. O United não assustava. Uma coisa inteligente que o Benfica fazia era que Quim punha a bola jogável sempre para os seus defesas, não a pontapeava para a frente, assim o Benfica conseguia sair sempre com a bola controlada. Espero que tenham aprendido nem a lição.

A segunda parte começou da mesma forma, com algumas incursões perigosas do Benfica junto da área do United mas os problemas de concretização eram sempre os mesmos até que após um remate de Karagounis que bate em Paulo Jorge o United faz um contra ataque e marca o golo da vitória. A partir daí o Benfica acabou e o treinador tratou de enterrar o que sobrava com as magnificas substituições. Mais uma vez se prova que os 2 pontos que ficaram em Copenhaga nos vão fazer muita falta. Santos agora diz que os dois jogos como Celtic são para ganhar....devia ter pensado nisso logo no primeiro jogo.

Há pelo menos 4 jogadores que não mereciam de todo esta derrota: Quim que fez uma excelente exibição defendendo o impossivel já perto do fim do jogo; Luisão que foi dono e senhor de todo o jogo defensivo do Benfica, instransponivel, um autêntico muro de betão; Léo que fez uma exibiçãoao melhor nível das que fez o ano passado. Simplesmente perfeito a defender, coitado do Ronaldo, sempre acutilante aatacar sendo o principal impulsionador do ataque benfiquista; e Paulo Jorge que mais uma vez realizou uma exibição cheia de garra e vontade conseguindo imprimir velocidade no jogo benfiquista.
Em bom plano esteve também Karagounis mas ao contrário do que é habitual não esteve perfeito na recepção das bolas aquela que é uma das suas maiores qualidades mas mesmo assim era quem pautava o jogo do Benfica e conseguiu muitas incursões atacantes e sacou várias faltas.

O resto esteve muito fraco com especial relevo para Simão que não pode acontecer nestes jogos. Contra adversarios deste calibre precisamos de um Simão em grande. Não aconteceu e a equipa ressentiu-se disso. E mais uma vez se demonstra que Petit e Katsoranis juntos não funcionam....um problema que Fernando Santos terá que resolver..(tá bem abelha).

O árbitro começou muito bem o jogo quando aos 10 minutos já dois ingleses tinham o amarelo mas depois foi uma autêntica palhaçada ao perdoar uma série de entradas duríssimas dos ingleses sem a devida punição. O proteccionismo habitual da UEFA...a eliminação do poderoso United o ano passado ainda está bem fresca na memória dos tesoureiros Uefeiros...

Tenho pouca fé no apuramento do Benfica para a próxima fase, temos que ganhar na Escócia e, francamente, esta equipa não me dá confiança para isso. É incrivel ver um conjunto de tão bons jogadores ser desperdiçado por um treinador fraquíssimo.

15 comentários:

jbernardo disse...

Infelizmente estou 100% de acordo, acho que a única forma de ainda termos alguma hipótese é o Fernando Santos demitir-se...

João Bizarro disse...

Perfeitamente de acordo.
Este engenheiro já chateia. O que mais chateia é que até gosto do homem. Assim como gostava do Koeman. Mas gosto deles lá longe.

Fora. E era já pra ainda irmos a tempo de fazer alguma coisa. Senão... para o ano há mais.

5 pontos perdidos em 9 possiveis para o campeonato. 1 empate e uma derrota na Champions que podiam ter sido 2 vitórias... enfim.

E tudo isto com exibições mediocres.
A equipa parece que já entra derrotada, não se esforça.

Como é possivel dominar o Manchester na 1ª parte e só criar uma oportunidade de perigo?
Na 2ª só não fomos goleados porque não calhou. Nem quero imaginar o que foi dito ao intervalo!!!

Glorioso11385 disse...

Daqui a três jornadas, estaremos com 10 pontos e o apuramento garantido. E todos a aplaudir o engenheiro...

João Bizarro disse...

Nuno, quanto a mim saia o treinador, o presidente e mais que todos o Zé da Beiga.

Mas o Benfica que era o único clube democrático dos 3 grandes está a entrar na fase Saddam/Pinto da Costa. Por isso vamos ter de levar com estes por mais 3 anos. E levamos também com um treinador que não levante muitas ondas, que deixe o Veiga mexer os cordelinhos dentro da equipa.

E enquanto isto acontecer os resultados vão ser estes.

Vail disse...

Quando sair o Fernando Santos e o Veiga tudo no benfica irá melhorar. Concordo a 100% com a tua mágica Pedro

Anónimo disse...

Quanto a sair Veiga e FS concordo, mas parece-me que o trabalho feito por LFV não deve ser alvo de ingratidão, ou imaginam um presidente que tivesse tido melhor desempenho que ele?

Claro que nomear FS foi um erro de casting mas daí a dizerem que LFV devia sair do Benfica é ter memória curta do do estado do nosso clube antes dele...

João Bizarro disse...

Telmo, quem mete o Veiga dentro do Benfica tem alguma culpa, ou não?

Além disso continua a dizer que o Veiga está firme e é intocável.

Anónimo disse...

Percebo que Veiga está no Benfica porque entrou em guerra com pinto da costa, e isso pode ser prejudicial ou pode ser benéfico, afinal é um trunfo que sabe muito sobre a máfia de pinto da costa, e este já se mostrou várias vezes incomodado.

Por outro lado, responsabilizamos Veiga por trazer FS, mas não responsabilizamos Veiga por Camacho ou Trapattoni, Veiga está a mais, mas que tal agradecer uma quota parte a ele por termos ganho o campeonato e por termos visto o nosso clube regressar às vitórias como não acontecia há muito?

Responsabilizamos LFV por Veiga e FS mas não responsabiliamos LFV por tornar o Benfica no maior clube do mundo em sócios, por recuperar o clube financeiramente, por fortalecer as modalidades, por devolver credibilidade ao clube, pelo novo estádio, pavilhões e centro de estágios, por tentar combater o sistema, etc....não me parece nada correcto apenas analisarmos o desempenho das pessoas com base no que a equipa de futebol faz em campo...parece-me mesmo que um falhanço de Simão ou Nuno Gomes é mais decisivo para o julgamento sobre o desempenho de LFV que todas as coisas positivas que referi acima....

zorg disse...

O empate em copenhaga não foi um mau resultado (embora também não tenha sido bom). Esta derrota em casa é um mau resultado.

Desta vez, no entanto, o Benfica não jogou mal, pelo contrário. Até sofrer o golo controlou completamente o adversário, empurrou-o para trás e, apesar das dificuldades em furar a defesa do Man Utd, ainda conseguiu causar alguns calafrios aos ingleses.

O golo do Man Utd surge completamente contra a corrente do jogo, quando nada o fazia prever. Foi um enorme balde de água fria para os adeptos, mas também para os jogadores, que a partir daí nunca mais se reencontraram. É injusto, mas é futebol. Esta derrota complica as contas, mas nada está perdido. Há que conseguir rectificar o mau resultado já na próxima jornada.

rsa disse...

O empate na Dinamarca só foi bom na prespectiva que empatar fora na CL é sempre um bom resultado.
Agora quanto ao resto perfeitamente de acordo as substituições neste jogo transformaram o Benfica numa enorme confusão jogadores fora do lugar uns em cima dos outros, nada que eu não esperasse, quem deixa o unico avançado ( Fonseca ) que têm capacidade para jogar de cabeça e poder fisico fora dos convocados demonstra ao que vai.
Não há comparações com outros treinadores Koeman nunca deixou um jogador de fora por opcção tecnica ,quanto a Trappatonni bem acho que o "engenheiro" nem aos calcanhares lhe chega.
Sinceramente e infelizmente penso que esta época vai ser penosa voltamos a regredir,demos um pequeno passo atrás pode ser que seja para tomar balanço ....

Pedro disse...

Glorioso se daqi a 4 jogos tivermos 10 pts e a isso se dever algum trabalho de Fernando Santos é com todo o gosto que faço a minha "mea culpa" mas sinceramente acreditas nisso?

Zorg...já reconheces q o resultado em Copenhaga não é bom...nada mau
:)

João Bizarro disse...

Telmo, Veiga entrou e logo disse que Camacho não tinha ganho nada (este tinha 1 ano de Benfica e no fim da época ganhou a taça).

Zorg, o Benfica na 2ª parte foi totalmente sodomizado. Sodomizou na 1ª, foi sodomizado na 2ª.
Não sei o que o engenheiro lhes disse ao intervalo.

Hermione, desde que saiu o Camacho temos estado a dar passos atrás.

zorg disse...

>>Zorg...já reconheces q o resultado em Copenhaga não é bom...nada mau
:)
---
Eu nunca disse que era bom, disse sim - e repito - que não é mau, como foi dito aqui repetidamente.

>>Zorg, o Benfica na 2ª parte foi totalmente sodomizado. Sodomizou na 1ª, foi sodomizado na 2ª.
Não sei o que o engenheiro lhes disse ao intervalo.
---
O Benfica controlou e mandou no jogo - embora criando poucas ocasiões reais de golo, é verdade - até ao golo do Man Utd que, repito, foi completamente injustificado pelo que o clube inglês não tinha produzido até aí. A partir do golo, a equipa descontrolou-se e o Man Utd podia ter marcado mais um.

visconde gay disse...

Pedro, enviei um mail para o magicoslb com o subject "banner SWFText", recebeste?

Pedro disse...

Visconde ...recebido e respondido!!!