blog

segunda-feira, março 10, 2008

O senhor que se segue...

Camacho finalmente deu por terminada a sua segunda passagem pelo Benfica que nos mostrou perfeitamente todas as suas limitações. Por muito que se defenda Camacho, foram 8 meses onde não se vislumbrou qualquer melhoria no plantel do Benfica nem no fio de jogo da equipa, nenhum jogador progrediu, bem pelo contrário. O espaço temporal de 8 meses é tempo mais que suficiente para se verem melhorias na equipa de futebol e, infelizmente para todos nós, nunca se viram. Assim, a saída de Camacho não só era inevitável como estava já a tardar.

Agora cabe pensarmos e analisarmos o senhor que se segue. Com a saída de Camacho nesta fase evita-se o erro que se cometeu com Santos ao deixá-lo concluir a época e começar a seguinte. Como eu avisei na altura mantendo Santos iria perder-se a pré época da época seguinte. Se Santos tem saído atempadamente, quando foi claro para todos que o insucesso era o que nos aguardava, até mesmo com Camacho a entrar no Benfica nessa fase as hitória teria sido diferente. Ninguem iria exigir conquistas a Camacho, ele teria o tempo restante até ao fim da época para conhecer os jogadores e a equipa e seria ele a pensar na nova temporada. Foi tudo feito ao contrário e mais uma vez pagámos bem caro.

Neste momento o ideal será utilizar a "prata da casa" até ao final da época. Eu propunha um trio de técnicos composto por Chalana, João Alves e Rui Águas. Penso que são elementos que conhecem o Benfica, conhecem os jogadores, conhecem o contexto nacional e acredito que seja possível orientarem a equipa até ao fim do campeonato sem descurarem as suas funções actuais. Até porque estão todas ligadas ao plantel principal. Ao mesmo tempo seria escolhido o treinador principal que começaria a trabalhar de imediato com todo o staff do Benfica preparando a próxima época de forma discreta, nos bastidores.

A escolha dessa pessoa terá de ser pensada por quem perceba de futebol e isso implica que Vieira apenas assine o cheque, nada mais. Nomes há muitos e rapidamente ocuparão as primeiras páginas, nomes nacionais e nomes internacionais. Sou sincero, a ir buscar algum estrangeiro que seja alguem que mereça respeito de todos os jogadores, alguem como Guus Hiddink por exemplo. Que se pague bem mas que se pague bem por alguem incontestável. Senão prefiro que se aposte em alguem cá do burgo, alguem que conheça a realidade nacional, alguem que conheça o Benfica, os jogadores, o nosso campeonato. E fazer acompanhar esse alguem por pessoas intrisecamente ligadas ao Sport Lisboa e Benfica, alguem que mereça toda a credibilidade junto dos benfiquistas, alguem que sinta a mesma paixão que nós.

Ao mesmo tempo que isto se resolve é importante definir toda a estrutura do futebol profissional do Glorioso para que erros que se cometeram não se repitam. É importante que Vieira se afaste definitivamente do centro de decisões do futebol profissional do clube. Escolher o treinador certo é importantíssimo mas igualmente importante é enquandrá-lo numa estrutura profissional e competente.

E resolver, de uma vez por todas, o problema do Departamento Médico. O que se passa no Benfica não é normal!

70 comentários:

Anónimo disse...

O actual momento do Benfica mete me nojo.
Foi mais uma noite mal dormida e já estou farto de preocupar-me com esses gandulos.
Estar aqui a discutir sobre o futuro treinador do Benfica tem tanta importância como um frigorífico no polo norte.
Vai ser mais um atirado para o matadouro da Luz.
Esperto foi o Trapattoni: foi campeão e pôs se logo a andar.

RMSoares disse...

John Billy, finalmente alguem com uma visão objectiva.
Seja qual for o proximo treinador, arrisca-se a ser comido vivo pelos adeptos, isso é o que eu tenho escutado nos ultimos 10 a 15 anos.
O Benfica actualmente não tem equipa, nem estrutura para vencer o campeonato nacional. E os adeptos tem de se mentalizar disso.
Não podemos querer resultados imediatos a qualquer preço, e colocar a cabeça do treinador e dos dirigentes logo no inicio da temporada.
Os adeptos não apoiam o Benfica, apenas apupam aqueles de quem não gostam.
É tudo uma questão de mentalidade.

Pedro disse...

Não posso concordar com uma visão tão derrotista como essa: os adeptos do SLB, nesse aspecto, são como todos os outros. Precisam de acreditar q se pode conquistar algo e para acreditar é preciso terem algo que lhes permita acreditar. E foi esse algo q Camacho foi incapaz de dar aos benfiquistas.

Koeman foi um fracasso total na nossa liga mas fez figura na Champions, isso deu esperança aos benfiquistas, Santos por momentos teve uma equipa a lutar por tudo e a ser implacável em casa, isso deu esperança aos benfiquistas. Camacho não conseguiu dar nada.

O próximo treinador terá exactamente o mesmo tempo de tolerância q todos tiveram, mas esse tempo, como em qqr clube, é limitado. Se os benfiquistas sentirem q se está a trabalhar bem, mesmo q os titulos estejam longe, a tolerância será maior.

Agora os benfiquistas não podem pedir mundos e fundos e depois votarem em Vieira....

joao açores disse...

Concordo com o Pedro. Não podemos ser derrotistas. Sempre fui muito optimista em relação ao Benfica mas nesta altura dificil o que precisamos é exactamente isso. Optimismo. Se formos para uma situção com um espirito derrotista nunca chegaremos a lado nenhum.

Anónimo disse...

Pedro, o Trapattoni pediu para sair, o Koeman pediu para sair e agora o Camacho pediu para sair. São coincidências a mais.
O único que foi corrido foi o chulo do Santolas que estava a espera de sacar dinheiro ao Benfica.
Já estou mentalizado que vamos assistir ao tetra do Porto. Vai ser mais um ano de pesadelos até finalmente chegar as eleições de 2009 e correr com esse incompetente (ou chulo pouco importa) do clube.
O resto é miragem. Não posso pedir a nenhum treinador para fazer um bom trabalho quando se vê um presidente que vende sempre os melhores jogadores.

Anónimo disse...

Soluções para o Benfica:

LFV - Deve remeter-se aos assuntos onde mostrou um bom trabalho: a parte financeira do clube, e não deixar morrer o apito dourado, a parte do futebol deve reconhecer que não tem competência e deixar para quem sabe do assunto.

Treinador - Humberto, Mozer, Álvaro, portugueses que conhecem bem a realidade do Benfica, acho preferíveis a vir mais um estrangeiro que não sabe nada do futebol português e que facilmente é comido pelas máfias do norte.

Plantel - L.Filipe, Edcarlos, Maxi Pereira, Butt pelo menos a andar, mas nada de cair no erro de sairem 10 e entrarem 10.......precisamos de um lat. direito, extremo-direito, nº10 e PL

RMSoares disse...

Pedro esse odio pelo LFV, não se pode sobrepor ao Benfiquismo.
Não quero outro Vale e Azevedo, nem Jaime Antunes & Cia.
O LFV é o presidente da SAD e tem reduzido o passivo e feito inestimentos no futebol. Podemos criticar a forma como o investimento foi feito, mas não o podemos criticar pelo trabalho feito, que tornou o Benfica num clube financeiramente estavel.
Falta o resto, uma estrutura tecnica estavel, formação, trazer adeptos ao estadio, mais receitas e por ultimo resultados.
Falta-nos cultura desportiva.

Anónimo disse...

Seja qual for o proximo treinador, arrisca-se a ser comido vivo pelos adeptos, isso é o que eu tenho escutado nos ultimos 10 a 15 anos.

Verdade.

Pedro disse...

Reduziu o passivo? Como? Ao passar de 8 milhões de cts para mais de 30 milhões de cts!?!?!? Era bom q conseguisse reduzir alguma coisinha com tanto recorde de receitas q apregoa.

Caro Rui eu não sou "engolido" pela máquina publicitária q Vieira tem à sua volta mas não quero aqui ter essa discussão antiga e q já não traz nada de novo à família benfiquista. Neste momento quero q cada um assuma as suas responsabilidades. Camacho assumiu as dele...e Vieira? Não tem culpa deste estado de coisas? Tem e muitas. Mas dele não estava à espera de outra coisa por isso a contestação terá de partir de quem acreditou ou ainda acredita nele.

john tens razão. Vieira tem q assumir culpas. Mas peço a qqr treinador q venha para o Benfica q apresente resultados, q demonstre trabalho e q isso se reflicta em campo. Camacho não mostrou nada e Vieira não tem culpa disso.

dezazucr disse...

Guuz Hiddink... e mai'nada. De resto, com o Rui a director desportivo e o Mozer a adjunto e o LFV caladinho, pode ser q se consiga algo...

Anónimo disse...

Acho uma visão bonita ver o Chalana, Rui Águas e João Alves a liderar uma equipa técnica. O Camacho não motivava os jogadores porque ele próprio andava desmotivado. Mas isto é engraçado. Todos queriam o Fernando Santos longe e o Camacho de volta. E na volta o Eng. teria feito bem melhor. Isto deve-se unicamente a um fiasco ao nível de gestão. Seja como for a saída foi no momento ideal. Apesar de termos ainda alguma coisa a ganhar, o certo é que contra o Getafe e Marítimo ninguém está à espera de vencer por isso ninguém vai cobrar. Mas era bonito que o Chalana tivesse sucesso. Fora estes é claro que a única solução é no estrangeiro. Farto de morcões ando eu!

Ricardo disse...

john,

"O único que foi corrido foi o chulo do Santolas que estava a espera de sacar dinheiro ao Benfica"

acho esta afirmação de uma injustiça sem par. É o que eu digo: Camacho foi PÉSSIMo mas sairá como mártir, o outro foi razoável, saiu como chulo. É o Benfica no seu melhor.

Anónimo disse...

Pedro, o Camacho podia ter feito melhor mas pelo menos deu um exemplo de benfiquismo a muita gente (Santolas e Orelhas).
Viu que não servia e foi se embora. Se o Orelhas tivesse um pingo de vergonha punha o seu lugar a disposição. Vamos lá imaginar, eleições em Junho. Dava tempo para os "notaveis" apresentarem um projecto (o Bagão a criticar o Camacho e a pedir o Jesus ou Carvalhal já mostrou que não presta) e ao próprio Orelhas mostrar o que ele pretende afinal para o Benfica. Ou estará ele a espera de um milagre em 2008/09 para continuar no poder?

Prefiro mil vezes um estrangeiro que um treinador português de meia tijela. O único de jeito é o Mourinho só que esse é impossivel. Os estrangeiros conceituados também não hão de vir. Resta a esperança de vir algum italiano conhecido do Rui. Era o ideal, rigor táctico e sem conhecimento das "estrelas" benfiquistas.
PS: quem dá muito valor aos resultados financeiros que compre acções da Galp e da PT. Eu prefiro resultados desportivos.

Anónimo disse...

Ricardo só estou a falar em termos humanos. O Camacho saiu como um senhor e o Santolas saiu como um chulo. Como treinadores são ambos fracos.

Ricardo disse...

O Camacho saiu como um senhor? Porquê? É que se é por não pedir indemnização, concordo, de resto discordo. O Camacho saiu entre duas mãos de uma eliminatória da UEFA. Curiosamente (ou não) o adversário é espanhol. Será que a Camacho não interessava arriscar a levar 3 ou 4 em Getafe, pondo em risco a possibilidade de vir a treinar a Selecção Espanhola? E se acha que vai levar 3 ou 4, a culpa não será (também e principalmente) dele? Pois. É que podemos fazer todo o tipo de análises. Essa do homem "digno", "honrado" que achou que o melhor para o Benfica era ele sair, ainda está para ser vista. Aliás, o mesmo homem digno, quando lhe acenaram do Real, pôs-se a milhas, na sua primeira passagem. Não questiono o seu clubismo e paixão ao Real, mas deixo a pergunta: também terá deixado o Benfica na melhor situação possível?

E o Santolas saiu como um chulo? Só se for porque os chulos, quando são apanhados pela polícia a baterem nas suas putas, levam na tromba. No sentido de ter levado no trombil, não há dúvida de que Santolas foi chulo. De, resto foi chulo porquê? Então o homem estava a trabalhar, prometeram-lhe este mundo e o outro, tiraram-lhe tudo, ainda o escorraçam a pontapé à primeira jornada e ele é que foi chulo? Não entendo, sinceramente.

"Como treinadores são ambos fracos" - Não. Não os ponhas no mesmo caso, faz-me esse favor. Camacho é PÉSSIMO, Santos é razoável. Alguma honestidade intelectual, por favor.

Jorge Borges disse...

Chalana, João Alves e Rui Águas? mas onde é que vocês têm a cabeça?
dos 3 o único que já demonstrou perceber alguma coisa, foi o Alves e há muitos anos. O Chalana não passa de um adjunto e é aí que se deve manter. O Rui Águas? quem é esse gajo? é o mesmo que mercenariamente trocou o Benfica pelo Porto? se eu mandasse esse nunca mais lá punha o rabinho. Nunca passou de um adjunto medíocre e o seu cartaz como olheiro é o Andrés Madrid, que por sinal nem titular é no Braga. Já para não falar que, segundo o presidente é este um dos homens que vai trazer de novo a mística ao Benfica. Só se for a mística de deixar o Benfica para envergar a camisola de um rival.

O Mozer não deverá integrar a estrutura técnica do Benfica, pelo menso enquanto lá estiver o Luisão. Já chegam os problemas que temos.

Quanto a nomes:
Português - Humberto Coelho. Sinceramente não vejo outro.

Estrangeiro - Hiddink, Quique Flores.

Se for para entrar a partir da próxima época: Rafa Benitez (que parece estar de saída do Liverpool), Scolari.

Apesar das minhas preferências, acho que o novo treinador virá de Espanha ou Itália.

Anónimo disse...

O Camacho saiu como o senhor porque admitiu que não conseguia fazer nada para ajudar o Benfica e pediu ELE para sair sem pedir nenhum dinheiro ao Benfica.
O Santolas é um chulo porque também não conseguiu ajudar o Benfica mas mesmo assim estava sempre com a lenga lenga do "vamos conversar". Foi necessário ser corrido para sair de lá. Claro estava a espera da choruda indenização.

"Camacho é PÉSSIMO, Santos é razoável. Alguma honestidade intelectual, por favor."
Claro, o Santolas não ganhou nada, foi eliminado da taça pelo Varzim, da UEFA pelo Espanyol, ficou em 3º mas mesmo assim é melhor que o Camacho!

Anónimo disse...

Camacho e Santolas: Dois treinadores que foram escolas PESSOAIS do cabrão do orelhudo.

Para reflectirem...


PS- Já agora temos que acabar com as mentiras que o orelhudo é bom nas outras áreas. MENTIRA. A parte do património é da responsabilidade do M.Dias e a financeira é do DSO. Como aí o orelhudo nessas áreas pouco toca ainda vão aparecendo resultados. No futebol, onde ele sempre se imiscuiu, mesmo no tempo do Veiga, os resultados estão à vista...

Anónimo disse...

escolas = escolhas. Falhou uma tecla.

Anónimo disse...

Já agora a propósito do Dep.Médico:

Tinhamos lá um grande médico e GRANDE BENFIQUISTA que era o Bernardo Vasconcelos. Enquanto o cabrão do orelhudo não o mandou embora (pois o cabrão só sabe trazer andrades para o Benfica), não descansou.

Obrigado por mais esta, ó cabrão dos pneus!

Ricardo disse...

"O Camacho saiu como o senhor porque admitiu que não conseguia fazer nada para ajudar o Benfica e pediu ELE para sair sem pedir nenhum dinheiro ao Benfica" - Porque é incompetente. Mas será Senhor largar a equipa a meio de uma eliminatória da UEFA? nÃO CREIO. A menos que ele já saiba que não tem hipóteses (ao contrário do que afirmou, depois do primeiro jogo). E um treinador que acha que não tem hipóteses já se sabe o que é.

"O Santolas é um chulo porque também não conseguiu ajudar o Benfica mas mesmo assim estava sempre com a lenga lenga do "vamos conversar" - As situação são de alguma forma comparáveis? O homem, enquanto treinou o Benfica, tinha horizontes, a equipa tinha horizontes, o futebol apresentado mostrava trabalho, dava credibilidade ao seu projecto, as pessoas tinham esperança (lembro o jogo contra o Espanhol, em casa... que esperança, que mística!). Confundir as duas situações é esconder deliberadamente a verdade. Com Camacho não havia promessa de futuro. Tudo era negro. Não se confundam situações.

Se tu não achas que o FS é melhor do que o Camacho, estamos conversados. Assunto encerrado.

Pedro disse...

jorge borges: depois da passagem de Camacho não vejo qual o problema em ter esse trio como ponte de passagem até chegar o novo treinador...

Anónimo disse...

"O homem, enquanto treinou o Benfica, tinha horizontes, a equipa tinha horizontes, o futebol apresentado mostrava trabalho, dava credibilidade ao seu projecto, as pessoas tinham esperança (lembro o jogo contra o Espanhol, em casa... que esperança, que mística!)."

São esses os teus argumentos? "horizonte","credibilidade", "esperança" ou "mística"?
Olha um argumento ao qual não respondeste: Santolas ZERO títulos!! 3º lugar! Onde estava essa tal mística e esperança no jogo contra o copenhague? Já há muito tempo que não via tantos lenços brancos na Luz.

Mas continuo a achar que é irrelavante discutir treinadores. O do Porto é um m****, é BI campeão e tem todas as hipoteses de ser TRI campeão (meu Deus, que vergonha!).
A diferença é que o Porto torna os treinadores e os jogadores campeões. No Benfica, estamos a espera que seja o treinador que nos torne campeões.

Ricardo disse...

john,

se leste as minhas ideias sobre FS ao longo do tempo saberás perfeitamente que sempre disse que FS não é treinador para o Benfica. Estou apenas a fazer uma comparação entre os dois. Para mim, FS é melhor do que Camacho. Para ti, é o contrário. Pronto. Não vale a pena discutir mais esse assunto.

Quanto ao resto, sim concordo. Precisamos de ter uma estrutura que acolha bem os treinadores e que os faça, como dizia Wilson, "correrem o risco de serem campeões" apenas e só por treinarem de águia ao peito. Quando essa estrutura estiver assente, até um treinador medíocre pode ganhar. Claro que se pretende que o treinador seja bom, ate porque o futebol mudou. Agora não chega apenas "gostar dos jogadores", "conhecer o cheiro do balneário"; são necessários outros atributos além desses, na minha opinião.

Antes de lançarmos nomes para a "fogueira", acho que devíamos esperar para ver o que dá. Respondendo ao Pedro, estupidamente (dirão alguns) acredito que, neste momento, LFV sentirá que tem uma única hipótese até ao fim. Nesse sentido, e com Rui Costa ao leme e gente à sua volta competente e do Benfica, ponho algumas esperanças no que poderá ser o futuro do Benfica. Admito que posso estar a crer no Orelhas mais do que aquilo que ele nos merece, mas quero esperar para ver. Também... até Junho, Julho dará para tirar as conclusões sobre esta esperança. Permito-me dar-lhe uma outra oportunidade até lá.

Pedro disse...

"Permito-me dar-lhe uma outra oportunidade até lá."

Não temos outro remédio. A unica alternativa é seguir o conselho do Starblade e correr tudo a pontapé...

Anónimo disse...

Finalmente chegamos a conclusão que o treinador não é o máximo responsavel da desgraça!
Em relação a outra oportunidade ao LFV, Pedro já respondeu :)

Ricardo disse...

Eu corria com ele a pontapé mas ia para lá quem? Se é certo que, desportivamente, estamos numa fase negra, não é menos certo de que não quero ver o Benfica a passar, além da questão desportiva, por crises financeiras, nenhuma credibilidade na Banca, inexistência de parceiros económicos que fomentem a capacidade de sermos sempre maiores ao nível financeiro. Claro que é a equipa de futebol que potencia grande parte da possibilidade de ganharmos dinheiro e nos tornarmos gigantes, financeiramente, mas quem, meus amigos, quem poderá chegar, continuar o bom trabalho de Vieira noutras áreas e revolucionar (para bom) a equipa de futebol? Apresentem-me nomes e estarei convosco no pontapé no cu ao Orelhas. Afastá-lo de lá e deixar o lugar à disposição de um Jaime Antunes (que já apareceu a debitar as suas alarvidades) qualquer não é, na minha opinião, uma solução viável. Talvez daí a minha esperança de que tudo se recomponha com Vieira. Talvez por não ver ABSOLUTAMENTE NINGUÉM ENTRE TANTOS MILHÕES DE BENFIQUISTAS que prove ter credibilidade, amor ao clube e conhecimentos, financeiros e desportivos, para fazer do Benfica o Benfica Glorioso que todos queremos. Enquanto não aparecer um PRESIDENTE "À BENFICA", prefiro isto: más decisões desportivas, mas um clube que solidifica as contas, de ano para ano. Porque se aparece um Jaime Antunes qualquer, além da questão desportiva, vamos ter andar preocupados com outras coisas, como, por exemplo, se os jogadores recebem ao fim do mês. Isso, para mim, é um risco. Apareça alguém competente e terá o meu apoio.

João Bizarro disse...

Por mim entrava já um treinador que estudasse a equipa no resto da época (e ainda há coisas a conquistar) e preparasse já a próxima vendo o que falta e o que está a mais.

O departamento médico era todo corrido e ia-se buscar de volta o Bernardo Vasconcelos. Desde que ele saiu que aquilo é uma bandalheira.

Se for preciso correr com o presidente eu estou lá.

Anónimo disse...

Correr o Orelhas a biqueirada no cú não. Mas isso não impede que se possa pedir eleições antecipadas. Foi o que fez o Soares Franco quando não o deixaram vender o património.
Era da maneira que esses benfiquistas da treta (Bagão, Antunes...) pudessem chegar a frente. Se não aparecesse nada de jeito sempre se pudia votar no Orelhudo e assim o homem tinha legitimidade para continuar a fazer me*** no futebol.
Em relação a esta época, continuava com o Chalana.
Vamos lá ver o resultado de 4ª. Pode ser que os jogadores queram provar ao Camacho que a culpa não era deles.

Pedro disse...

Se Vieira tivesse tomates e fosse homenzinho pedia eleições antecipadas e candidatava-se outra vez. Era assim q devia fazer. E dessa forma veria se os benfiquistas estão com ele ou não e os benfiquistas veriam que alternativas existem com tomates para dar a cara.

Isto é o q eu queria q acontecesse rapidamente. Para q a próxima época fosse trabalhada a sério desde o inicio. Q o treinador tenha o apoio incontestável da Direcção e q esta tenha base de apoio dos sócios.

Anónimo disse...

Acho que esta foi a altura ideal para Camacho sair, porque é a altura ideal para um novo e (competente) treinador estudar o plantel e preparar a próxima época com inteligência e com tudo bem planeado e coordenado com o Rui Costa. Ficar com um treinador provisório até final da época (Chalana) será um erro absurdo.

Anónimo disse...

Parabéns, "pedro", pela visão.
Finalmente, alguem tem uma opinião identica à minha (ou vice-versa :)).

Abraço.

Nuno.

Anónimo disse...

Só um assunto que nada tem a ver com a actualidade benfiquista: Acho uma vergonha a demissão do Camacho ocupar a 1ª página dos jornais e nova campeã do mundo ocupar só um quadradinho pequenino!

PS: Que estranho, são quase 17h e não há notícias no Record sobre o novo treinador do Glorioso. Assim não dão trabalho ao gajo dos comunicados!

Ricardo disse...

john,

TOTALMENTE de acordo contigo. Já é tão recorrente que deixamos de ligar, verdadeiramente, para essa vergonha mas não pode ficar impune: é um nojo.

Onde anda esse? Será que também saiu, solidário com o Camacho e farto de escrevinhar comunicados?

Ricardo disse...

Camacho, hoje:

«Vim com a máxima ambição. Quando cheguei algo não estava bem, mas isto é politica que se meteu no futebol.»

O que é que isto quer dizer?

joao açores disse...

Copiei este post de um outro blog mas por favor vejam a página. É só para descontrair. Leiam tudo. Não se precipitem. Quem afixou foi o AS no blog Eterno Benfica.

AS disse...

Será ???

http://24onthespot.com/newspaper.asp?id=234

10 Março, 2008 17:29

John Billy #37 disse...

Também achei estranho as declarações do Camacho. Só vejo duas hipóteses:
1ª Recado para o Rui Costa.
2ª Tradução mal feita.

Pelo menos o Orelhas acertou em dar a continuidade ao Chalana até ao fim da época.

João Açores, caíste nessa? Não vês que é brincadeira?

joao açores disse...

Claro que vi que era brincadeira. por isso copiei o post! Então não disse para não se precipitarem, para lerem tudo, que era para descontração!

joao açores disse...

A opção Chalana até ao final da época não é má, mas é importante já encontrar um treinador que começe e preparar a próxima época antecipadmente. Não se esqueçam que este ano tem o Europeu e o mercado é sempre muito confuso depois! Convinha já ter grande parte dos jogadores contratados antes senão......

Ricardo disse...

joão açores,

eu também gostava de acreditar nisso, mas parece inviável. Querer que em Julho tenhamos as contratações todas definidas, consumadas e para as posições certas é, neste momento no nosso clube, uma miragem ao alcance dos sonhadores. Com sorte, em meados de Agosto. Com sorte. E alguma competência, já agora.

John Billy #37 disse...

João Açores ainda bem que estavas a brincar!
Apesar de querer que o Chalana fique até Junho, não é motivo de a direcção ficar a dormir. Já temos que começar a procurar um treinador novo.
Quantos aos jogadores, se o Orelhas for fiel a si mesmo, havemos de estar a vender/comprar jogadores até as 23h59 do 31 de Agosto.

PS: Jaime Antunes, Humberto.. Parecem tubarões a cheirar sangue...

Tiago disse...

Eh pah, por amor de Deus não falem no Bernardo Vasconcelos... Quanto à equipa técnica até final da época, aplaudo a escolha... Já tinha saudades de aplaudir alguma decisão do Kadhafi dos pneus...

Mas como quem dá uma no cravo outra na ferradura, teve de vir com o discurso de não estar no seu horizonte começar já a pensar no próximo técnico (se fosse para enganar a imprensa até era positivo, mas duvido que seja...) ou o típico discurso do "sabemos o que está mal, etc etc"...

Ricardo disse...

Tudo nos acontece. Agora é o Zoro - que vinha jogando a melhor nível do que o cepo do Edcarlos e tinha ganho alento com o golo marcado - que está lesionado. E - pasmemo-nos! - logo num lance em que se lesiona porque leva uma entrada dura de... Quim. Além da incompetência de Camacho, não há aqui azar a mais também? Vão à bruxa, caralho!!!

E então lá teremos o Katsou com o cepo ao lado, num jogo fulcral, em que se pedia que a defesa estivesse sólida para o resto da equipa conseguir, inteligentemente, marcar dois golos. Enfim... é nestas alturas em que eu acredito mais. FORÇA BENFICA!!!

Anónimo disse...

amotebenfica.blogspot.com

Anónimo disse...

Futuro onze do Benfica com o grande Chalana a liderar:

Quim
Nelson, Luisão, Kats e Léo (com o guito que se poupa no ordenado do Camacho já podemos renovar com ele)
Petit, Binya e Rui Costa
Nuno Gomes, Cardozo e Rodriguez

:)

David disse...

Boa noite a todos! Já há algum tempo que sigo este blog, as crónicas dos jogos, as soltas e os comentários. Confesso que sou apenas um adepto não sócio e que vou pouco aos jogos (até porque só há pouco tempo comecei a ter rendimento próprio). Por isso o meu benfiquismo está de certo modo uns furos abaixo do vosso.

Mas tenho aprendido por aqui algumas coisas, a vossa opinião tem ajudado a consolidar a minha.

Hoje comento pela primeira vez, para dar a minha opinião no que se refere ao futuro do Benfica.

O Camacho é passado e, apesar de ter alguma simpatia por ele enquanto pessoa, a sua saída era inevitável. Agora tudo indica que teremos Chalana a comandar a equipa até fim da época. Isto pode querer dizer que já há um nome pensado, ou até apalavrado, mas que só estará disponível quando a época terminar. Nesse sentido, surgem novamente os nomes de Peseiro e Scolari. Nenhum dos dois me desagrada completamente, sobretudo se com o Peseiro tivessemos o Álvaro Magalhães. Mas por outro lado nenhum dos dois me sossega completamente. Mas a permanência de Chalana também pode indicar que o nome do futuro treinador ainda será estudado com serenidade durante os próximos meses. Pessoalmente, se é para ser português gostava (sempre gostei) do Carlos Queiroz. Acho que podia fazer um bom trabalho com os jovens, quem sabe até trabalhar em conjunto com o João Alves aproveitando a boa equipa de juniores que temos. Há muitos outros portugueses possíveis, mas o risco é grande e nesta fase gostava de um nome forte que não representasse um grande risco e que não fosse abaixo com a pressão dos primeiros desaires.

O meu maior medo é que apareça aí um paraquedista qualquer estrangeiro e maniento, tipo o Heynckes. Alguém que não conheça a realidade do futebol português, nem os jogadores do plantel. Ainda nos arriscamos a que apareça aí um tipo que ao primeiro falhanço do Cardozo ou ao primeiro deslize do Adu, os encoste... O plantel actual tem imenso talento por explorar e é preciso que o novo treinador se aperceba disso!

Tendo em conta o que disse atrás, há poucos nomes estrangeiros que eu conheça e que me agradem. O Guus Hiddink é claramente um deles (aliás, esse era um sonho)! Mas está na fronteira entre o possível e o impossível. Talvez o Rui Costa tire uma surpresa agradável da cartola. Porque se a decisão ficar a cargo do LFV, então é mais provável que a surpresa seja desagradável.

Agora o mais importante é a equipa estar concentrada para deixar a pele em campo lá nos arredores de Madrid! Ainda tenho alguma esperança...

Ricardo disse...

Caro david,

não sendo eu um dos editores do blogue, mas participante de forma assídua no mesmo, desejo(-te) que participes mais vezes pela perspicácia, boa escrita e excelente raciocínio que demonstras nas ideias que explanas. Sejas muito Bem-Vindo!

Gostei bastante de tudo o que disseste e, em linhas gerais, concordo. Só discordo de uma frase:

"Por isso o meu benfiquismo está de certo modo uns furos abaixo do vosso."

Podemos ter todos ideias muito contrárias às dos outros (o que no caso nem acontece) mas acho que o Benfiquismo de um nunca estará abaixo de quaisquer outros benfiquismos. Estamos aqui todos pelo mesmo: o Glorioso.

MFQ disse...

http://www.as.com/futbol/articulo/cata-diaz-semanas-baja-manu/dasftb/20080310dasdasftb_14/Tes



Tal como nós o Getafe está com sérios problemas para formar a equipa. Entre lesões e castigos são oito ou nove baixas.

Confiança.

EU ACREDITO.


MFQ

MFQ disse...

David,

Bem-vindo ao reino dos sofredores. Gostei da tua apresentação.

MFQ

Ricardo disse...

mfq,

é nestas alturas que o Benfica normalmente se transcende.

Estou contigo.

EU ACREDITO.

RMSoares disse...

"Agora é o Zoro - que vinha jogando a melhor nível do que o cepo do Edcarlos e tinha ganho alento com o golo marcado..."

LOL
boa Ricardo, no meio disto tudo até que nos podemos rir um pouco de nos mesmo.

O Zoro que todos apontavam como uma das piores contratações desta epoca, agora dizem que até estava a ganhar alento e era melhor que o cepo do EdCarlos, na proxima semana o que será ? "O Sepsi é melhor central que o cepo do Zoro" ?
É esse o nosso problema, sabemos que alguns jogadores não tem nivel para estar no Benfica é certo, mas devemos apoia-los ou queima-los ?

O Berguesio até marca golos e decide jogos, deviamos ir busca-lo de volta ?
Assim com a onda lesionados sempre tinham alguem a quem assobiar.

Ricardo disse...

rui,

eu acho o Zoro um jogador com pouca qualidade para jogar no Benfica, mas já que está no plantel, temos todos os (bons) centrais lesionados e o Edcarlos é uma nódoa, faz-te assim tanta confusão que eu diga o que disse? Não entendi a crítica.

Anónimo disse...

1) Vieira: finanças e projectos do clube.

2) Rui Costa PATRÃO, MANDA CHUVA do futebol encarnado.

3) Dept Médico DECENTE! já nem peço um milan lab.

4) Caríssimos isto não
é só uma questão de Treinador. enquanto tivermos buts, luis felipes, eds carlos, quins a titular, nulos assis e gomes NÃO PASSAMOS DA CEPA TORTA! São uns jogadores acomodados a grandes contratos e outros sem um pingo de classe para vestir o manto sagrado.

opinião pessoal:

Carlos Queiroz com projecto a medio/longo prazo, onde desde os infantis aos seniores todos jogassem com as mesmas variantes tácticas. cv invejável, conhecedor profundo dessa mina que é África, campeão em manchester, fez milagre em madrid com a merda de defesa que aquela equipa tinha, a nivel de camadas jovens não há melhor.

RMSoares disse...

Baron, quanto tempo é que darias ao Carlos Queiroz para formar a sua equipa e começar lutar pelos titulos ? 4 anos ? 2 anos ? já em 2008/2009 ?

Quantos aceitariam estar na proxima epoca apenas a lutar pela presença na liga dos campeões ?

PS: quanto a Carlos Queiroz, não seria a minha escolha. Mas pelo Benfica estaria disposto a ir ao estadio e a aplaudi-lo.

Anónimo disse...

É A LOUCURA, É A LOUCURA, É A LOUCURA, está a aberta a época da especulação, é um fartote de treinadores e até contratações pro SLB nos jornais desportivos! Estou a imaginar os estagiários a fazer base de dados de treinadores no desemprego!

Pedro disse...

Caro David sejas muito bem vindo e q este seja o primeiro de muitos dos teus comentários neste blog.

Mas não te deixes enganar, neste blog não há benficometros. Aqui não se define o benfiquismo pelas posses q cada um tem. O benfiquismo de cada um é ditado pelo seu coração e só cada um de nós pode falar por ele. Para mim és tão benfiquista como eu ou como qualquer outro, independentemente de teres ou não as mesmas ideias para o Benfica q eu. Não tenhas esses problemas.

joao açores disse...

Ao ler os jornais na internet hoje de manhã encontrei o impressionante número de 24 possiveis treinadores???!!!! Bem, se fossem mais novos e pudessem jogar tinhamos uma grande equipa!!!!! Parem com a especulação. Basta de fazer dinheiro à custa do Benfica!
Já agora, espero que todos tenham percebido que a tal notícia que fiz o post era brincadeira!

João Bizarro disse...

Bem vindo, David. Aparece mais vezes.

"Por isso o meu benfiquismo está de certo modo uns furos abaixo do vosso."

Somos todos benfiquistas, nenhum é mais que os outros.

João Bizarro disse...

Os nomes que a bola fala são assustadores.
Tirando o Queirós os outros juntos não fazem um.

joao açores disse...

Não são só os nomes da Bola, são os nomes do Record, O Jogo, e todos os outros jornais. Atiram nomes ao ar à espera que um deles seja o correcto. Digo basta! Está a assistir-se o que se passa em todas as pré-épocas com 500 jogadores diferentes a serem postos no Benfica.
Já ontem tinha ficado admirado de durante a tarde não terem aparecido dezenas de nomes, especialmente no jornal Record, esse sim Recordista em especulação. Acho que nunca acertaram em nenhuma e não existe nenhuma entidade que regule tal pouca vergonha.

Anónimo disse...

Bem vindo David.
Mais uma vez, reforço a ideia já transmitida. O benfiquismo não se mede, sente-se!

Dos comentários lidos gostei disto:
"EU ACREDITO" (EU TAMBÉM!!!)
"Caríssimos isto não é só uma questão de Treinador. enquanto tivermos buts, luis felipes, eds carlos, quins a titular, nulos assis e gomes NÃO PASSAMOS DA CEPA TORTA! São uns jogadores acomodados a grandes contratos e outros sem um pingo de classe para vestir o manto sagrado."
(Também acho que temos bastantes jogadores acomodados e habituados a derrota. O Nulo, tal virgem ofendida, fez umas declarações ridículas antes de ir para Madrid.)

Para treinadores portugueses, se não for o Mourinho, não obrigado.

joao açores disse...

John Billy

Mourinho é algo impossível. É verdade que seria o treinador portugûes ideal, embora muitas pessoas tivessem que engolir muitos sapos. Quanto ao Cajuda, o Carvalhal, o Queirós, o Jorge Jesus, o Humberto Coelho, nenhum deles me agrada. Alguns porque não conseguiriam aguentar a pressão de treinar um clube como o Benfica eoutros porque se querem oferecer (Humberto Coelho).

Anónimo disse...

Fui consultar os sites dos diários desportivos e fiquei bastante apreensivo.
O único que gostava de ver era esse tal "Malenesi", não sei se é assim que se escreve, se for mesmo verdade que o Rui pensa dele.
É que para Humberto, Carvalhal, Jesus, Terin ou outros prefiro que fique o Chalana.

Anónimo disse...

Pesno exactamente o mesmo João Açores!

João Bizarro disse...

"Quanto ao Cajuda, o Carvalhal, o Queirós, o Jorge Jesus, o Humberto Coelho, nenhum deles me agrada."

Apoiado, João.
Embora o Queirós não me desagradasse.
O Humberto é uma pessoa que respeito muito desde os tempos de jogador. Mas preferia vê-lo noutras funções.

Cajuda, Carvalhal ou JJ, só por anedota...

joao açores disse...

João

A forma como o Humberto Coelho se está a fazer ao cargo desagrada-me imenso. O Queirós talvez fosse o mal menor quanto a treinadores portugueses, mas sinceramente não me agradaria em nada.
O Carvalhal seria comido à hora do pequeno almoço, ao almoço estaria a ser digerido e ao jantar já não existiria. Nenhum desse outros treinadores portugueses aguentaria com a pressão, com a imprensa, com o imenso mundo benfiquista principalmente.

João Bizarro disse...

João Açores, se fosses treinador e benfiquista e te perguntassem se gostarias de ir treinar o Benfica o que responderias?

Anónimo disse...

Em relação ao Humberto, também não gostei da maneira que se ofereceu ao cargo. Além disso o Humberto tem muito pouco trabalho - ia ser um Camacho 2 em termos tácticos.
O Queiroz é um excelente adjunto!

joao açores disse...

Como clube do meu coração diria sim , mas a minha razão diria que não. Penso que estarás a falar do Humberto Coelho. Percebo que ele queira treinar o clube do seu coração, mas deveria pensar bem antes de se ofercer. Como treinador para o Benfica, não. Outra funções? Sim, talvez.

João Bizarro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.