blog

quinta-feira, maio 14, 2009

Inter e o Sistema

Ninguem tem dúvidas que o FC Internazional é a equipa mais forte de Itália. É campeão indiscutível e vai sê-lo novamente. O domínio em Itália tem sido esmagador sendo que a aposta seguinte do clube é para conquistar a Liga dos Campeões.

Mas, se a memória não for curta, todos se lembram que não foi sempre assim. O Inter, até à pouco tempo, era gozado por ser um cemitério de treinadores, era ridicularizado por gastar milhões em jogadores e salários absurdos e depois nada conquistar. Investia na equipa e depois acabava por morrer na praia. Os jogadores, treinadores e dirigentes eram gozados e criticados. Até que aconteceu algo que mudou tudo isto. O Inter passou a contratar jogadores diferentes? Não. Os treinadores foram inovadores? Nem por isso. Os dirigentes mudaram de postura? Acho que não. Então o que mudou? A resposta todos sabem: Calciocaos. Os rivais do Inter foram apanhados nas malhas da Justiça italiana, foram penalizados duramente pelas suas infracções e o poder que tinham no futebol italiano caíu pelo cano abaixo. E o Inter cresceu. E o Inter venceu. E agora o Inter é o mais forte clube italiano e os outros não conseguem acompanhar.

Capice?

33 comentários:

Netking disse...

Pois.

Sabendo nós que o Calcicaos, pelo que lemos, nem chegava aos tornozelos da podridão instalada por aqui.

Parece-me que andamos a confundir estrutura com sistema!

JFC disse...

bastava que os regulamentos da liga fossem como deve ser e em Portugal "outro galo" que nao fcporto cantaria. Nunca tinha pensado nisto. Mas e verdade...

editor69 disse...

A acontecer cá também?
Não creio...
é gente cobarde a que nos governa!

dezazucr disse...

Pois, mas aqui em Portugal, já está mais que visto que a justiça nunca vai actuar. Será que ainda não percebemos isso? Não vale a pena continuarmos com esperanças a esse aspecto, melhor será virarmo-nos para o que conseguimos melhorar em nós próprios. Temos de mudar o caminho para o sucesso, e isso só conseguiremos se conseguirmos aliar a competência à eficiência, de modo a estarmos imunes à teia de corrupção que todos sabemos, está bem viva e cada vez mais difícil de fazer desmoronar. A melhor punhalada que podemos dar no sistema é ganharmos, só assim os conseguimos enfraquecer. É difícil no estado em que estão as coisas? É. Temos feito tudo ao nosso alcance? Não. Temos sido eficientes? Não. Temos cometido uma série de desperdícios por culpa própria? Temos. Então vamos colocar mãos à obra e afinar o que depende de nós. Já o disse muitas vezes, digo mais uma. Não podemos ter uma equipa igual, temos de ter uma equipa superior. Não podemos ter um treinador banal, temos de ter um treinador superior tácticamente e motivacionalmente, de modo a conseguir extrair o máximo dos jogadores.
Já chega de chorarmos todos os anos, sei que justificações não faltam, mas não tem resolvido nada. Cada vez nos "sportinguizamos" mais. As nossas alegrias neste momento é celebrar derrotas alheias, pois de resto nada. Temos de acordar.

JFC disse...

Paul Le Guen, Ernesto Valverde, Michael Laudrup..Senao venha o Jesus...

Maestro disse...

Pois, mais uma vez o sistema.

Não ha milagres amigos, nem o Benfica é assim tão mau.

Abraço Benfiquista

Bermelhão disse...

concordo em absoluto com este post. e exactamente o que eu penso.

David disse...

Excelente post.
A analogia está muito bem vista. Parabéns!

Abraços.
Viva o Benfica.

piazzanuova disse...

Vieira ganha novo adepto!

Abraço!

Pedro Veloso disse...

Excelente post Pedro. E as coisas lá não eram um décimo do que são cá. Mas já agora, e pegando na analogia - e aí discordo um pouco da interpretação feita - o Inter também só passou a ganhar quando, em cima da limpeza verificada no futebol italiano, aprendeu a ter alguma estabilidade e manteve o técnico (o Mancini) e a base do plantel alguns anos seguidos, em vez de mudar tudo constantemente como faziam no passado...depois, claro, mudaram só quando ambicionaram algo mais (a Champions), para já sem efeito visível

Hugo disse...

Pedro, excelente.
Convém relembrar esta situação.
Por muitos Treinadores, Presidentes, Directores e Jogadores essa é a realidade.

José Marinho disse...

Meu caro Pedro, na mouche. Porém, creio que a sua chamada de atenção não terá sido bem compreendida por alguns dos comentadores. É que o sistema jamais pode ser desculpa para não se mudar nada no Benfica. A existência desse sistema é exactamente o pretexto ideal para uma mudança no Benfica. Porque sem uma estrutura que saiba combater esse sistema, o que ficará, no futuro, para a história é a constante choradeira do Benfica contra o sistema. Qualquer benfiquista sabe que o Benfica para ser campeão precisaria de ser dez vezes melhor do que o FC Porto. Pois bem, aqui estamos todos juntos. Mas se é assim, o Benfica deve fazer alguma coisa para mudar as coisas e desmontar o sistema. Se o Benfica, actualmente, não o consegue fazer, então é aos benfiquistas que compete substituir o Benfica. É aí que entra uma nova estrutura que possa agir em vez de chorar. E este é que é o verdadeiro problema. Não é reconhecer que o Benfica é sistematicamente prejudicado. Sobre isso nenhum benfiquista tem dúvidas. Mas é preciso lutar, combater e ganhar. Sem isso o Benfica vai continuar a ser um clube adiado.

Luís A. disse...

Brilhante Pedro! Concordo em pleno!

João Bizarro disse...

Com estes políticos , com estes dirigentes nunca haverá um "calciocaos" por cá.
Mas como diz o José Marinho, o Benfica tem de fazer pela vida e adaptar-se a esta realidade.

Miguel Lopes disse...

José Marinho, o olho à benfica desta semana não sai? Ou tens andado ocupado a tratar do futuro do nosso querido clube? O que vem na edição do i de hoje confirma-se?

Dexter disse...

Ora aí está, pela primeira vez acho que concordo 100% com o que refere José MArinho.
Aliás, ja o disse aqui muitas vezes, a actual direccao NUNCA quis combater este sistema. Nunca quis e nunca soube como o fazer.

Chorou este tempo todo, alias, como muitos adeptos o fizeram. Choraram, choraram ao melhor estilo calimeriano.

Neste pais onde não há justiça, onde a justiça que existe é limitada, o SISTEMA é uma realidade. Temos de viver com ele, temos de saber viver com ele para depois o combater.

Hugo disse...

José Marinho, concordo em absoluto com aquilo que descreve, mas, há solução?
Onde está?
O que fazer?
Parece-me que aqui, neste caso, o sistema está podre, viciado e minado.
Lutar com que armas?
As mesmas?
Não pretendemos ser iguais ou piores. Pretendemos Justiça, e nisso meus caros, já vimos que é impossível.

" Mas é preciso lutar, combater e ganhar"
Pois é... mas como é que ganhamos com isto viciado?

João Bizarro disse...

Off Topic. Leiam (e ouçam) a entrevista com o nosso Leandro Pimenta:

http://www.academia-de-talentos.com/entrevista/entrevista-com-leandro-pimenta

Entretanto o SL Benfica é a equipa mais representada na convocatória para a Selecção sub-19 que vai disputar um lugar no Europeu da categoria:
SL Benfica: João Pereira, Leandro Pimenta, Mário Rui, Nelson Oliveira, Roderick Miranda e Lassana Camará.

RMSoares disse...

Excelente post Pedro, mas o que é necessário fazer para que além dos árbitros também os dirigentes passem a ser responsabilizados e punidos por corrupção ?

Contratar um mafioso ?
Fazer exposições na liga e na uefa, sobre os casos de corrupção, com o apoio da liga e do governo ?

Mr. Shankly disse...

Perfeito Pedro.

José Marinho, tudo o que diz é verdade. Todos pensamos o mesmo. Mas como?
E Dexter, dizer que Vieira nunca fez nada para desmontar o sistema quando foi o presidente do Benfica que mais perto esteve de o fazer...

Sublime Benfica disse...

....comecemos por apagar as luzes no tunel,e fazer um mosh,a todos aqueles apitadores que nos roubarem na nossa própria casa...!!!...depois logo se vê!!!...será um bom principio.....

Dexter disse...

"E Dexter, dizer que Vieira nunca fez nada para desmontar o sistema quando foi o presidente do Benfica que mais perto esteve de o fazer...
"

LOL
Fazer ???

Fazer o que ? Esteve perto de que ? Foi comido vivo pela UEFA e pelo poder judicial Portugues....achas que a estrategia foi a correcta ?

Nao me parece

Pedro disse...

Se há coisa q dou mérito a Vieira (deve ser a unica coisa mesmo) é no papel q teve para q o Apito Dourado não morresse numa qualquer gaveta de um qqr procurador ou investigador. Culpá-lo por a Justiça fechar os olhos à corrupção óbvia é injusto.

Agora podia e devia fazer muito mais e não fez.

Helder disse...

Em cheio caro Pedro. Tudo certo!!


Caro José Marinho

Todos (acho eu) sabemos que no último e se calhar no único ano em que conseguimos combater o sistema fomos.......campeões!! É preciso que os benfiquistas não se squeçam disso. É que depois sem o homem (Veiga) lá foi só 3º e 4º lugares!!
Volto a dizer isto com convicção: Benfica+Veiga=Imparavél


Abraço

Dexter disse...

Pedro,

" ....no papel q teve para q o Apito Dourado não morresse numa qualquer gaveta de um qqr procurador ou investigador"

Haaa porreiro...e morreu onde entao ?

M disse...

combater sistema, italia, o inter e tal...

com justiça e juizes, será virtualmente imposssível. a corrupção é, provavelmente, o crime mais dificil de provar....

so mesmo com esquemas de agentes infiltrados ou arrependidos que escapem aos tiros nos joelhos e afins...

solução?

jogar o triplo dos adversarios, correr o triplo dos adversarios, comprar melhor, gerir melhor, aumentar exigencias sobre todos,trabalhar melhor, trabalhar todos os dias!!!!

nao dar descanso aos gajos na CS, náo dar descanso À CS em sim mesma, ter politica de comunicaçao diaria e forte, ter contra-informação,criar rumores, barricar e proteger os nossos, denunciar, berrar, chatear ate ao tutano...

nunca deixar de apontar manobras difamatorias, nunca deixar de expor expedientes e prejuizos merdosos como este ano sucedeu, ano do TRETA...

e acima de tudo..nao passar um ano competitivo sem ganhar sem espinhas contra equipas recem-promovidas...

digo eu....

Pedro disse...

dexter, morreu no fim do percurso. Na recta final. Não se pode culpar o homem por os juízes terem fechado os olhos às escutas, aos testemunhos, ás confissões. Podia e devia ter pressionado muito mais as autoridades desportivas a punirem mais duramente mas em termos de Apito Dourado o homem conseguiu q fosse julgado. Não haver condenações a culpa não é dele.

M, pois..o problema é q não há super homens e os nossos jogadores não serão capazes de correr o triplo dos outros em todos os jogos.

Dexter disse...

Pedro,

Nao houve condenaçãoe nao so...PC foi ILIBADO.

Portanto acabou...finito.

A estrategia de Vieira foi errada. NAo pode aparecer ao lado do Major, apoia-lo publicamente e combate-lo nas costas. Mas o que é isto ?

Qual foi a pressao que Vieria fez na liga ? ZERO

Qual foi a pressao que Vieira fez no coselho de arbitragem ? ZERO

Como é que Vieira conseguiu combater o sistema por dentro ? Nao conseguiu, ainda esta epoca vimos que esta mais forte que nunca.

M disse...

Pedro...

super homens nao ha de facto...e eu percebo o que queres dizer..percebe tu tambem que quando digo tal pormenor do correr o triplo, menciono garra e vontade de ganhar, de superar adversários, de comer a relva...de correr e jogar efectivamente mais do que todos os adversarios.

coisa que nao fazemos!!

prejudicados ou nao pela arbitragem...

José Marinho disse...

Meu caro Pedro, aí discordo de si. O Benfica também foi vencido pela sua inépcia. A luta contra o sistema joga-se noutros tabuleiros que não a comunicação social e os comícios de fim-de-semana para os sócios. E nesses tabuleiros a direcção do Benfica só conseguiu jogar enquanto teve do seu lado o principal mentor interno do processo Apito Dourado. A partir do dia em que o atirou para fora do clube, logo aí ficou o Apito Dourado e a direcção do Benfica entregues ao destino e ao sistema. E sabe, na fase em que o processo se resolveu em Lausanne, eu estava com os advogados do Vitória de Guimarães na Suiça, no estágio da equipa de futebol. E aí percebi como é que o Benfica conseguiu perder uma batalha, na UEFA e no TAS, que devia ter ganho.

Helder disse...

José Marinho diga lá como é que o Benfica conseguiu perder a batalha na uefa.......diga por favor....

abraço

Pedro disse...

Dexter, nisso dou-te razão. É o "devia ter feito muito mais" q referi anteriormente.

M, é verdade. E apesar dos erros dos árbitros contra nós temos q ser capazes de olhar para os nossos próprios erros.

José, mas é isso q eu digo. Podíamos ter feito muito mais. Vieira (sozinho ou acompanhado) teve o mérito de não deixar morrer o assunto mas depois não fez o q devia.

apenasfutebol disse...

Bem observado. Farto-me de dar esse exemplo em conversas que vou tendo aqui e ali. Talvez por isso, seja, há já muito tempo, um simpatizante do Inter.


Abraço