blog

sábado, maio 09, 2009

SL Benfica - Trofense: 2-2

Mais um jogo mais uma decepção.

Desta vez vou ter que ser um bocadito mais duro que o normal mas tem mesmo que ser. É absolutamente inaceitável o que se tem verificado esta época, cada remate à nossa baliza é golo certo. É impressionante. Aquela bosta de guarda redes que Quique deixou na baliza tem-nos custado golos atrás de golos e pontos atrás de pontos. É uma aberração. E constatar que, jogo após jogo, esta abécula comete os mesmos erros, sistemáticamente, com golos sofridos atrás de golos sofridos, ele é, mesmo assim, defendido por benfiquistas só me apetece dizer: merda para isto tudo.

Cruzamentos, cabeceamentos, golo. Seja à figura, seja para o lado, seja por cima. É sempre golo. Quim é patético, não tem reflexos, não tem agilidade, não tem altura, não tem posicionamento. Não tem nada. É absurdo a quantidade de golos que o Benfica sofre que qualquer guarda redes banal defendia. E ter que assistir a isto tudo enquanto temos um fantástico guarda redes a apanhar pó na bancada é motivo para voltar a dizer: merda para isto tudo.

Este jogo, tal como o da semana passada e os próximos dois são jogos a feijões, objectivamente não temos nada para lutar e vencer. Mas somos o Sport Lisboa e Benfica e, como tal, nem a feijões podemos perder. Temos que lutar como se fossemos campeões todos os jogos. Temos que honrar a mais gloriosa camisola que este país tem. Perder ou ganhar é desporto, mas honrar o manto sagrado é um dever, uma obrigação. E, verdade seja dita, não acho que a equipa não tenha dignificado o emblema. Não tiro o contexto do jogo da análise, os jogadores sentem perfeitamente que esta época foi uma profunda desilusão, que nada temos para alcançar nos jogos que faltam mas, apesar disso, achei que os jogadores tiveram vontade de vencer, lutaram contra as adversidades, procuraram dar a volta ao jogo. Infelizmente não conseguiram mas quando o adversário acerta duas vezes na baliza e com isso faz dois golos é impossível vencer jogos.

Claro que Quique tem culpa. É ele que coloca Quim na baliza. A opção é dele portanto é culpado disso. De resto acho que fez o que tinha a fazer, com as ausências deu a titularidade a Urreta e colocou Di Maria no apoio a Cardozo e Benfica até conseguiu fluidez ofensiva, bons lances, marcou golos e podia ter marcado mais. Com o desenrolar do jogo procurou mexer na equipa e, diga-se, Balboa entrou muito bem no jogo conseguindo fintas e cruzamentos bem interessantes. Mantorras sempre no sitio certo e Yebda para dar frescura ao meio campo na fase do empurrão à equipa da Trofa. Infelizmente não foi suficiente. Marcos foi mais um guarda redes que mostrou como se defende e como se sai a cruzamentos. Mas não há forma de se aprender...

O árbitro esteve razoavelmente bem. O erro do jogo não é da sua autoria, o fora de jogo do jogador do Trofense que faz a assistência para o segundo golo é culpa do auxiliar mas, tal a rapidez do lance, não faço disso um bicho de sete cabeças. É claro que se equipássemos de azul o golo nunca seria validado mas isso é outra história.

Só faltam dois jogos ou ainda faltam dois jogos para tudo isto terminar mas não tenham ilusões caros benfiquistas, ou isto dá uma grande volta ou para o ano será tudo igual. iremos mudar de jogadores, de treinadores, provavelmente de dirigentes e, aposto, que o que realmente interessa não mudará.

Mas quero acabar com algo positivo, e o positivo deste jogo chama-se, mais uma vez, Oscar Cardozo. Que belíssimo jogador é o paraguaio. Aposto que os seus detractores já estavam com ela fisgada para lhe "bater" quando ele falhou aquele golo mas, ao contrário de outros, Tacuara a seguir meteu duas bombocas lá dentro. Em três oportunidades de golo marcou dois golos. É isto que um ponta de lança tem que fazer, e Cardozo faz. Depois do que fez na época passada e o que está a fazer, novemente, esta época, ainda haver benfiquistas que digam mal dele só me apetece dizer: merda para isto tudo.

96 comentários:

André Leal disse...

Pedro:

O fora de jogo mais claro é o do gajo que marca o golo. E pode-se ver bem pela linha da p+equena área.

John Billy #37 disse...

Nem mais Pedro.
Já não há paciência para o anão que está na baliza.
E também concordo que o Quique tem toda a culpa na escolha daquele palhaço.
Também não percebo como se pode dar tantas oportunidades ao Di Maria e o Balboa ter passado a época na bancada e no banco.
Já não há condições para continuar assim.
O melhor para ambas partes é o Quique sair e marcar já as eleições.
Fico revoltado por ver profissionais do Benfica completamente abandonados.
Vieira rua! Rui Costa rua!

Caro José Marinho, se puder diga ao Veiga para avançar. Já chega de palhaçada.

kappo disse...

Não estavam 6 mil...mas cerca de 20.000 segundo os números oficiais!!

Outra ponto, é eu não acreditar não isenção dos comentadores da Sportv ( não incluo todos no mesmo saco ), mas quando eu ouço, o Benfica nos últimos 20 anos ganhou 3 campeonatos, quando na realidade ganhou 4, revela falta de profissionalismo ou no mínimo falta de informação, quando se está afalar para milhões de pessoas!!

É apenas um...entre os milhares de comentários incorrectos, que temos assistido ao longo dos anos na Sportv!!

E o que dizer dos comentadores da Sportv, no jogo porto vs Benfica??!!
Só lhes faltava começar a cantar o hino, como uns e outros...RIDÍCULOS!!

Quanto ao jogo de hoje...mais do mesmo, o Quique, é um FLOP...já o tinha referido à muito...

...e também, uma coisa, é certa...aquele Quim, é uma VERGONHA!!

Não faz uma defesa...nos cruzamentos e cantos, parece um tolo no meio da ponte, vai...não vai...enfim...enquanto o Benfica tiver GR da "qualidade" do Quim e do Moreira...e avançados da "qualidade" do Nuno Gomes...não vamos ganhar NADA!!

João Bizarro disse...

Mas tiraram o Moreira da baliza porquê? Por sofrer menos golos que o Quim?
Este nº 12 mete dó, desculpem que vos diga. E não percebo como é que o Ricardo ainda o consegue defender!!!
Mas a culpa não foi só dele. No final da boa 1ª parte que fizemos eu armei.me em Dexter e vaticinei que a 2ª ia ser de merda. Acertei em cheio. E da 2ªparte miseravel tiro 2 coisas boas: Balboa e Mantorras.
Com Quique devíamos abolir o intervalo. 90 minutos seguidos porque o que o homem diz nos balneários modifica a equipa... pela negativa.

Dexter disse...

Felizmente este ano nao comprei cativo. Poupei algum dinheiro e popuei-me a passar por ver este benfiquinha.

Não há muito mais para dizer a não ser que a luta pelo 3º/4º lugar continua renhida e vamos ter emoção até ao final.

De resto...Cardozo marca que se farta portanto no final da epoca deve ter um premio, ou melhor, um chuto no cu. Deve andar a incomodar muita gente dentro do clube.

E pronto, vamos indo e rindo até à jornada final.

Unknown disse...

perdemos 13 pontos por culpa dos bois de preto, mas quantos perdemos por causa do quique? se ele não fôr no final da época, é mais um treinador a sair à segunda jornada. então o Urreta està a jogar e o Di Maria a brincar e ele tira o "jogador e deixa o "brincalhão"? não se consegue entender este treinador...
BENFICA SEMPREEE!!!

Miguel Nunes disse...

o pior ainda está para vir...

Se o Quique for ao banco em Braga... e entrarmos c esta maravilhosa tactica de matraquilhos (duas linhas alinhadinhas na horizantal), vai ser o chocolate da década.

Ou os avançados do Braga estão desinspirados, ou preve-se um jogo ao estilo do Olympiakos

PS - posso adivinhar ja 2 ou 3 golos sofridos? Bola colocada no Luis Aguiar (Q recebe a bola no espaço q o Quique opta por n preencher (bastava jogar c um trinco...) (entre a linha dos 4 defesas e a dos 4 medios)... obriga um dos centrais a sair à bola... ficando assim um dos avançados do Braga sozinho ...


O mais engraçado de tudo, é q o Espanholito n muda nada... prefere continuar nesta pouca vergonha

se o Rui Costa tem responsabilidade em algo, é em ter consentido esta vergonha o ano inteiro. Quique n deveria ter iniciado a 2nda volta sequer! Depois do empate em Belem, ja estava a mais

Americano disse...

Nem me apetece muito comentar, por isso deixo apenas 2 notas:

- Cardozo é das melhores coisas que temos, com um técnino competente teria bem mais de 20 golos neste momento e talvez estivessemos a lutar pelo título;

- Urreta é o Adu deste plantel.Por muito que jogue não tem estatuto. Hoje estava a jogar melhor que qualquer das 2 vedetas argentinas, mas quando chegou a hora de haver um a sair claro que tinha de ser ele o sacrificiado.

Pedro Veloso disse...

Com todo o respeito, acho que fazer do Quim bode expiatório não é nada justo. Eu também acho que precisamos de um guarda-redes melhor(e isso implica ser mais alto) mas não se esqueçam que o gajo antes daquele período mau e de ter sido encostado se fartava de nos salvar. Agora acho que está muito menos confiante, mas não sei em que é que está a ser pior que o Moreira, em que também era cada tiro, cada melro. E hoje, sinceramente,no primeiro golo o luisão é papado inacreditavelmente, o valdomiro cabeceia mto bem, acho que o Quim não tem hipóteses; no segundo a mma merda. Também me dói ver-nos levar um golo a cada remate, mas na maior parte deles são erros defensivos estúpidos. E quando comparam com Peskovic, Marco e afins, que parecem os melhores guarda-redes do mundo contra nós, não se esqueçam que é muito mais fácil engatar quando se é massacrado do que quando só se é chamado a intervir uma vez por jogo. Eles não são melhores que o Quim. Claro, temos que ter alguém que de facto seja melhor que ele que é para safar nessa oportunidade - por isso é que precisamos de contratar alguém inquestionavelmente superior -, mas não é no actual plantel que o encontram

Alegre, sempre! disse...

Começo o meu comentário citando a frase do Pedro “Que belíssimo jogador é o paraguaio”. Lamento, companheiro, mas estás redondamente enganado. Estás à vontade para me chamar burro, tal como todos os que te seguem nessa apreciação. Não é este jogo e os dois de Cardozo que me fazem mudar de opinião. Depois de uma primeira parte onde mostrou o seu habitual sentido de oportunidade e alguma valia técnica (sem deslumbramentos apreciei a forma como atacou a bola no segundo golo) voltámos a ter o Cardozo habitual: lento, macio, à espera que a bola venha ter com ele, repetidamente desposicionado nos cruzamentos, incapaz de ganhar um lance dividido, sem os argumentos físicos ou técnicos que o Benfica necessitava para derrotar uma equipa de valor insignificante. Quantos golos teria marcado hoje Drogba ao Trofense?

Mas Cardozo desta vez não foi o elo mais fraco, longe disso. Os restantes jogadores encarregaram-se de fazer parecer o paraguaio a estrela da companhia. É claro que Quique é culpado por colocar Quim a titular quando tem Moreira e os GR dos juniores à sua disposição; na defesa só Maxi esteve ao seu nível, nota negativa para os restantes; os médios estiveram muito abaixo do que lhes era exigido; Di Maria voltou às péssimas exibições, Urreta chegou a prometer sem nunca deslumbrar, Aimar quase sempre mal, apenas Balboa aproveitou a oportunidade para mostrar alguma coisa.

Quique fez uma nova demonstração das suas insuficiências. No meu conceito de exigência para o Benfica o plantel é fraco (e aqui estou novamente em desacordo com a maioria) mas merecia um melhor aproveitamento por parte de quem o dirige.

Tiago disse...

Dizer que temos um fantástico guarda-redes na bancada a apanhar pó, deves-te estar a referir ao José Henrique. É que só pode...

Helder disse...

Caro John Billy

Concordo plenamente com o que você diz. Claro que também gostaria imenso que o Veiga fosse candidato em Outubro! Ele teira o meu voto de certeza absoluta.

Um abraço deste seu vizinho (Madalena)

João Bizarro disse...

"Quantos golos teria marcado hoje Drogba ao Trofense?"

Então é isso!!!
O Cardoso não chega aos calcanhares de um Drogba ou se calhar de um Ibraimovich!

Se calhar teria marcado 7. E ai o Quique era o MAIOR!

Apetece-me ir outra vez ver o Star Trek. O mundo real às vezes é demasiado... irreal!!!

Ricardo disse...

Começo por dizer que a tertúlia de ontem, em que intervieram o Pedro e o José Marinho, do Mágico, eu, o Americano e o Sérgio (do Ontem vi-te no Estádio da Luz), o Paulo, do Apenas Futebol e o Ricardo, do Catenaccio, não esquecendo algumas namoradas que por lá passaram, foi um grande momento de benfiquismo. Que se repita.

Quanto ao jogo, é simples: não o vi, ouvi na rádio. Não posso fazer grandes apreciações tácticas mas fiquei com a ideia de que o Urreta estava a ser dos mais úteis. No entanto, saiu. Quique parece gostar mais de uns do que outros.

Quanto ao resto, acho que este Benfica já há muito tempo que está votado ao fracasso. Venha outro ano que este foi mau em demasia.

PS- Não vou entrar mais na novela Quim. Porque não vi ainda os golos sofridos de hoje e porque acho que há, além da opinião pessoal de cada um, alguma má-vontade com o homem. E sempre gostava que me explicassem em que é que o Moreira e o Moretto são melhores que o Quim...

João Bizarro disse...

Ricardo, o Moreira é melhor que o Quim... em TUDO!
E olha que eu não o acho um grande GR!

O 1º golo do Trafas é uma Quinzice de todo o tamanho (embora a culpa não seja só dele).

O 2º (e indo na lógica do Alegre) o Van der Saar cortava de cabeça!

Unknown disse...

Drogba? E o Ibrahimovic? Também não?
Isto para mim não é burrice... é vontade pura de embirrar com o homem! FDx... deve ser a Síndrome do Homem Alto. Só pode.

Mas por acaso o Jardel mostrava alguma atitude em campo? Mas metia-a lá dentro, e isso é que contava!
E com o Cardozo é exactamente a mesma coisa. O que conta é que em 3 oportunidades, meteu dois golos! E deve ser isso que lhe custa. Só pode.

kappo disse...

Na minha opinião, tanto o Quim como o Moreira...não têm a mínima categoria para serem GR do Benfica!!

Tanto um como o outro são umas autênticas nulidades!!

Quando é que algum dos 2, nos deu pontos esta época??!!
Quando é que fizeram defesas impossiveis??!!

NUNCA...assim é dificil!!

O Quim, nos cantos e cruzamentos é uma NULIDADE...é que nem atrapalha os avençados...!!

No 1.º golo à bola vai à figura!! Se ele não se movesse defenfia...mas teve que dar 1 saltinho...RIDÍCULO!!

Desde que o grande Michel saiu que não temos um Monstro na baliza...mas pelo menos, tivemos um grande GR...o Enke!!

O Moreira, é tipo Nuno Gomes...muito querido pela massa associativa, por não ter feito NADA!!
Chega-se ao cúmulo de dizer que é uma "Promessa"...!!
Para um jogador que tem 27 anos...já é promessa à muito...quando é que vai passar a certeza???!!!

Mas para o que é que interessa isso??!!

Renovem com o Nuno Gomes, Quim, Moreira, Jorge Ribeiro...por mais 10 anos...e mandem embora, o Cardozo, o Reys...essa malta que não vale "nada"!!!

kappo disse...

"Quantos golos teria marcado hoje Drogba ao Trofense?"


Realmente, o mal para muitos Benfiquistas, são os avançados que marcam golos...esses têm de ser corridos ao pontapé, porque apesar de marcar "só" 2 golos no jogo de hoje é pouco!!

Já os que não marcam...esses é que são bons...que sentem a camisola, que têm a mística...!!

A pensar assim NUNCA mais seremos campeões!!

A mística é VENCER!!

Vasco disse...

Belo jogo do Urreta. Porque é que o di magia n foi substituído em vez do urreta?
Porque não dão mais oportunidades ao rapaz?

Catenaccio disse...

Sublinho as palavras do Ricardo: foi imensamente agradável ter conhecido pessoalmente alguns de vocês, nomeadamente o mesmo Ricardo, o Sérgio, o Americano e o Pedro. Os outros já conhecia. Foi uma tertúlia bem porreira e havemos de repetir.

Quanto ao jogo de hoje, nada que me espante. Vai ser assim até final da época, em triste sofrimento. Na última jornada só muda uma coisa: não vai haver festa de despedida e o adversário não é o Setúbal, mas sim o Belenenses.

Em termos de futebol jogado, concordo com a análise do Americano, querendo só acrescentar que o Benfica não tem, de todo, um guarda-redes de enorme categoria. Tem, apenas, bons. Ou razoáveis. Mas, não um daqueles que podemos mesmo catalogar como excelente ou acima da média, se preferirem.

Em relação ao futebol não jogado, mas que indirectamente se reflecte no que se passa no relvado, gostaria de repetir o que venho a afirmar há mesmo muito tempo. Não só desta época...

Ou seja, é circunstancial atribuir responsabilidades individuais aos jogadores: numa semana o culpado é Quim; noutra, o réu é Sidnei; depois é porque o Nuno Gomes falha golos e assim sucessivamente. Também é fácil dizer que Quique é o bode expiatório do fracasso quando estivémos 11 anos sem ganhar um campeonato e DT (depois de Trapattoni) é cada tiro (época), cada melro (treinador)! Se calhar, seria bom modificar a fórmula e proteger mais os treinadores, internamente ;) e externamente (imprensa).

Portanto, meus caros, o meu denominador comum de 3.ºs e 4.ºs lugares está há muito identificado, projectando-se, ada vez mais, o definhar de um clube que, em tempos, era chamado de Glorioso. Não acham que está mais do que na altura de trocar d pneus??

Abraço.

Vasco disse...

Ah e já agora ao contrário de algumas opiniões já aqui manifestadas, eu gostei do Aimar, especialmente na 1ª parte, pensa rápido como o João Pinto e mete a xixa com um mimo, o receptor é q é nabo.
Viva o Benfica(de basket)

Unknown disse...

Pedro, estavam bem mais de 6 mil pessoas, talvez umas 20 mil. Nós não somos o clube dos viscondes..

Quanto ao jogo não vale a pena comentar, é mais do mesmo. Hoje marcamos golos na primeira parte em vez de na segunda como é habitual. Talvez para o ano consigamos marcar golos nas duas partes do jogo, convinha.

Ouvi, na minha zona de cativos, um homem falar que o Rui Costa tinha sido visto com o Jorge Jesus. Alguem sabe de alguma coisa ?

Depois do jogo fui jantar à baixa e quem é que vejo a entrar no restaurante ? Manuel Fernandes. Enquanto o Velencia estava a espetar tres batatas no Real, o rapaz está em Lisboa. Passou assim tao rapido de titular a nao convocado ?

João Bizarro disse...

Catenaccio dixit: "Não acham que está mais do que na altura de trocar de pneus??"

Quem não perceber nós explicamos!!!

JLC disse...

O Quim pelos vistos só foi bom, enquanto o Ricardo na selecção fazia comichão a muita gente.

Ou ficou mais pequeno desde essa altura?

Chama Imensa disse...

1º Ponto ... RECADO

Moretto = maior anedota de guarda-redes desde Zach Thornton.

Defender, doentiamente, Moretto em relação a Quim é o mesmo que ser a favor da não continuidade de Reyes para trazer de volta o Paulo Jorge ou Manu.
Pedro esta perseguição já enjoa e não estamos aqui para fazer caça ao homem. Parece mais um ensaio sobre a cegueira que um post de um ser humano minimamente inteligente e equilibrado.


2º Ponto ... GUARDA-REDES

Quim vai sempre merecer o meu respeito por todas as belíssimas exibições até ao jogo com o Olympiakos. Nunca nos devemos esquecer que o campeonato de Trap teve 3 grandes intervenientes: Simão, Mantorras e Quim. E a nossa campanha na Champions com Koeman também teve muito de Quim. Mas Quim perdeu-se desde os 5-1 e nunca mais foi o mesmo e nem a boa exibição no Algarve safa nada.

Contudo...

Tenho para mim que os 3 guarda-redes não valem a ponta dum corno neste momento e a saída era o ideal. Moretto para incluir num negócio qualquer de troca com um jogador, Quim para tentar vender e Moreira manter como eterno 2º redes pois é o redes mais barato e beneficia do carinho do público apesar de ser fraquinho.


3º Ponto ... Saber Calcular

O Benfica registou no seu estádio mais de 18 mil e 600 pessoas no jogo com o Trofense. 6 mil deviam estar na 1a exibição das meninas da AXE quando faltavam 30 minutos para começar a partida.


4º Ponto ... PORQUÊ?

Óh homem...então em 2 épocas já vais quase em 40 golos apontados e sendo o melhor marcador de livres no plantel ningúem te deixa marcar os livres; tens média de golos praí 8 xs superior á do Nuno Gomes e recebes metade do que ele ganha; ainda tens que ouvir malucos (ainda que alegres) que acham que até podes marcar muito mas que isso não importa porque não te mexes muito nem lutas em campo, embora já quase tenhas 40 golos em 2 épocas; estão-se a mostrar esquisitos em renovar teu contrato e até já se fala que te querem vender...PORQUE NÃO VAIS EMBORA HOMEM? PORQUE NÃO SAIS DESTE CLUBE DE MAL AGRADECIDOS?


PS: Lembram-se quem trouxe este paraguaio para o Benfica? Quem o descobriu e imediatamente pediu que o contratassem?


PS 2: Não entendo tanta admiração com a substituição do Urreta...Não aconteceu o mesmo com o Cardozo quando havia Suazo? Não aconteceu o mesmo com o Ruben quando houve Martins no início de epoca? Não acontece o mesmo com o Sidnei ou Miguel que sempre que o Luisão volta tem que sair mesmo que façam um jogo anterior exemplar?
Quique é o equívoco em pessoa...

JHP disse...

Deixem o Quim em paz!
O meio campo permite que rematem em zona frontal, nas alas deixam cruzar à vontade, os centrais não se antecipam às entradas dos avançados, mas a culpa é sempre do mesmo.
Quando esteve entregue a si mesmo, o Quim deu ao Benfica o único troféu que vencemos nos últimos anos.
Este ano acabamos assim porque o meio campo e a defesa estiveram abaixo do que seria exigível, o guarda redes seria sempre vulnerável ao caudal ofensivo que as outras equipas sempre tiveram contra o Benfica.
PS - Em abono da verdade, tenho que corrigir, houve um jogo em que o Quim comprometeu: o empate do V. Setúbal no estádio da Luz. Mas
é esse erro que o caracteriza como guarda redes do Benfica?

Anónimo disse...

O Cardozo se soubesse marcar de cabeça (vá lá que hoje meteu um) marcava o dobro dos golos. Com os pés é muito competente, custa-me a perceber é que um gajo daquele tamanho não marque de cabeça. Mas é seguramente o melhor avançado que passou pelo Benfica desde o van Hooijdonk.

Quanto ao Quique é um nabo mas a sorte também não quer nada com ele. Mais uma bola no ferro, a equipa só dá duas ou três abébias e sofre logo dois golos.

O Quim não sofre frangos, mas posiciona-se tão mal que raramente evita o golo. Prefiro um gajo que sofra um frango a cada dois ou três jogos do que um gajo que a cada 3 remates na direcção da baliza encaixa 2.

Helder disse...

Caro Diogo

O Manuel Fernandes esta lesionado e não joga mais esta época.
Abraço

Nunivs disse...

subscrevo totalmente o comentário do meu irmão ( chama imensa ) ...

e chamem.me maluco, digam que o Benfica tá acima de tudo e mais qualquer coisa... mas é so ver o Cardozo a ser vendido este ano e logo deixo de pagar as cotas.

Se for ver algum jogo só ao estadio do ladrão, caso o Benfica esteja a lutar pelo 1º Lugar ... porque as deslocaçoes aquele antro de corrupçao sao sempre fantasticas, e pq sempre que la fui o Benfica nunca perdeu :)

por mim podem ir todos pro real crlho ... ( vieira, kikinho ... e se for extritamente necessario, até o Rui ) ... mas deixem la o PARAGUAIO !

P.S.-> como gostava de poder ir a portugal dar um belo aperto aos gajos no seixal...

José Marinho disse...

Meu caro Chama Imensa, posso responder à sua questão, sobre quem descobriu o Cardozo e o trouxe para o Benfica. Porém, se calhar, vou desiludi-lo. Eu calculo que o meu caro imagine que tenha sido o Fernando Santos, mas eu digo-lhe que foi o José Veiga. E posso contar-vos a história, porque, na altura, falei telefonicamente com José Veiga, quando ele estava na Argentina a tratar das contratações de Cardozo e Bergessio. Para começar, uma contratação mais dificil do que se esperaria, já que Veiga levou bagagem para um fim-de-semana alargado e esteve na Argentina durante quase duas semanas. Recordo o que ele me disse: «Não saio daqui sem ter contratado estes dois jogadores, especialmente o Cardozo. Pode escrever que ele vai ser jogador do Benfica». Isto numa altura, se bem se lembram, em que num dia os jornais assinalavam avanços nas negociações e no outro descreviam novas dificuldades. Nessa altura, perguntei-lhe: «Porquê tanta insistência nestes dois jogadores?» A resposta dele foi esclarecedora: «Amigo, há quantos anos é que o Benfica não tem o melhor marcador do campeoanato, há quantos anos é que os benfiquistas suspiram por um goleador que valha, no mínimo vinte golos por época, há quantos anos andamos a discutir a necessidade de ter um atacante que não falhe golos em momentos cruciais e que constantemente nos fazem perder pontos ridículos? Eu não saio daqui sem o Cardozo. Entra de caras na equipa e na próxima época, com o Miccoli e o Simão, o Benfica é campeão. Escreva o que lhe digo, o Benfica vai ser campeão e Cardozo será o melhor marcador do campeonato». Fiquei entusiasmado. Todos sabem, no entanto, como terminou esta história: Veiga regressou da Argentina e percebeu que as coisas estavam diferentes e que Vieira tinha sido influenciado por vários administradores da SAD a não permitir o regresso do antigo director-desportivo, apesar de ter permitido que ele fosse preparando a nova época com Fernando Santos. Quando regressou da Argentina, teve o primeiro sinal, quando se apercebeu que o Benfica tinha contratado Sretenovic, sem o seu conhecimento: «O presidente telefonou-me para a Argentina a dizer que tinha feito uma grande contratação de um defesa-central e que quando eu regressasse me punha a par disso tudo», disse-me ele, já em Lisboa, quando se começou a aperceber que Vieira não lhe estava a dar as condições que ele pretendia, de autonomia total no futebol, para regressar ao Benfica. E, de facto, após a contratação de Cardozo e Bergessio, tudo se precipitou. Veiga não regressou, no mesmo dia em que comunicou a sua decisão a Vieira, à noite, o Benfica transferiu Simão, dias depois deixou cair Miccoli, com quem o jogador, a Juventus e o procurador do jogador tinham um acordo com Veiga para o seu regresso defintivo ao Benfica e ficou pelo caminho também a iminente contratação de Belleti, com quem Veiga tinha um principio de acordo, bem como com Beguiristain, director-desportivo do Barcelona. A partir daqui falhou tudo. Recordo apenas que poucos dias antes da ruptura entre Vieira e Veiga, o antigo director-desportivo garantiu ao presidente: «Se quiser assino já um papel em como garanto que o Benfica é campeão. E você, se quiser, está autorizado a mostrar esse papel no final da época. Se ganharmos, prova-se que eu tenho razão, se falharmos, eu saio do clube, porque falhei o grande objectivo.» O presidente considerou que não era necessário, porque acreditava em Veiga. Mas, influenciado por alguns administradores da SAD, acabou por seguir o caminho mais fácil, deixando cair Veiga. E nessa altura, se Veiga tivesse permanecido, simão nunca teria saido, pelo menos sem que o Atlético de Madrid batesse a cláusula de 25 milhões. Foi isso que o próprio Veiga disse ao dirigente do Atlético que lhe telefonou a informá-lo do interesse em Simão, porque o clube espanhol não conseguia chegar aos 25 milhões que o FC Porto pedia pelo Quaresma. A resposta de Veiga foi a seguinte: «Simão é melhor do que Quaresma, por isso, não sai por menos de 25 milhões que é a claúsula». Mas saiu. E saiu Manuel Fernandes, não regressou Miccoli, saiu Karagounis, que queria mais um ano de contrato e o Benfica não ofereceu e por isso o grego preferiu regressar ao seu país. Não é verdade que Karagounis tenha pretendido sair. Ele tinha um ano de contrato e pretendia que o Benfica renovasse por mais um ano, o que tinha acontecido se Veiga tivesse ficado. Por isso, meu caro Chama Imensa, a história do Cardozo é esta, bem como a do Bergessio, que Veiga contratou, considerando que seria um jogador com o qual o Benfica devia ter mais um pouco de paciência. «Tinhamos Miccoli, Cardozo e Nuno Gomes. Bergessio iria crescer no Benfica e em poucos meses, quando estivesse adaptado, seria um belíssimo reforço». Também aqui, o tempo demonstrou de que lado estava a razão.

Pedro Neves disse...

"Ou o Benfica vai buscar um Guarda-Redes de Classe ou vai ser mais um ano a perder pontos por termos dois senhores medíocre a defender as nossas redes.
Para mim, e eu sou anti G-R brasileiros, o Victor do Grémio enche-me as medidas."

Isto foi o que eu escrevi ontem antes do jogo com o Trofense.

Mas hoje a minha raiva ainda é maior por ver aquele "sem braços" na baliza...
É incrível como aquele Joaquim não faz uma única de defesa que se seja...enfim...

Ricardo disse...

Bem, fui ver os vídeos dos golos do jogo de ontem a pensar que ia ver dois frangos do Quim. Para minha surpresa, vejo um livre para um cabeceamento fulminante quase na pequena-área e um segundo golo em que não vislumbro em que é que o Quim podia ter feito mais. Inacreditável esta forma de culpabilizar o GR para o Benfica. Mais valia falarem na forma como o Benfica defendeu nesses dois lances. Isso, sim, foi grave. O Quim não tem culpa nenhuma nos dois golos. Se fosse o Moretto ou o Moreira (dependendo da paixão de cada comentador), diziam que os GR´S não tiveram hipóteses; como é o Quim, é ele que leva as culpas dos golos sofridos e de não termos ganho. Acho que o Quim também é responsável pela bola no poste do Luisão e pelo Quique achar que a melhor táctica é, como diz e bem o PB, a táctica dos matraquilhos (442 em linhas horizontais). Eu acho que ele até é culpado por eu ontem ter ouvido o jogo, porque se eu não tenho Sporttv é de certeza culpa desse grande impostor!

João,

"Ricardo, o Moreira é melhor que o Quim... em TUDO!
E olha que eu não o acho um grande GR!"

Pois... em tudo e tal. Mas sê objectivo: em que é que, tecnicamente, Moreira e Moretto são melhores que o Quim? A pergunta é simples. Se tens tantas certezas da superioridade qualitativa deles em relação a este, não será difícil encontrar argumentos que a suportem.

Rui Pinho disse...

Nem li mais nada, que já é tarde... Amanhã leio o resto. Mas... Dizei-me... O Preudhome estava na bancada? Ou era o Casillas? E a apanhar pó? Irra!...

É que se não for, não entendo, embora concorde como que dizes do Quim.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!
P.S.: Não se aborreçam. Já estamos e estávamos de férias. Não viram o exemplo do sr Orelhas e do Rui durante a semana? É assim! Os jogadores só seguem o exemplo de quem devia estar na linha da frente e não está nem nunca esteve.

Alegre, sempre! disse...

Caro José Marinho,

Antes que me responda que esta não é a sua prioridade no momento devo dizer-lhe que é muito importante para mim, e certamente que para alguns mais, sabermos o que pensa sobre a valia do actual plantel do Benfica. Não só pelo que vimos nas últimas jornadas mas num contexto mais amplo, virado para o futuro.

Peço-lhe que se pronuncie sobre cada um dos jogadores do plantel, sem esquecer o Adu, o F. Coentrão e o Sepsi.

Obrigado.

Pedro disse...

Ricardo não sei se é má vontade mas uma coisa é: total falta de paciência para um guarda redes tão mediocre

Tu dizes q os golos não são frangos. Nem eu disse q eram. Agora acho francamente muito ilógico q digas q Quim nada podia fazer , q nenhuma culpa tem e depois digas o q dizes de outros grs. O primeiro golo a bola vai à figura. Pouco me interessa se é fuzilamento ou não, vai à figura. Quim defendeu? Não. Como em todas as outras ocasiões Quim não defende. É só isso q eu digo. Já vi carradas de grs banais a defender lances daqueles, Quim não defende um. Tem sido a época toda.

Em relação ao segundo...por favor...é só ver a movimentação do Quim em todo o lance. E, mais uma vez, é algo q se repete em qqr cruzamento. Compara com as movimentações do Marcos nos cruzamentos do Benfica nos últimos 15 minutos.

Sofremos dois golos pq temos um gr banal. Um gr q é incapaz de safar uma única bola q seja. Acho piada qd dizem q Quim já nos safou muito. Gostava de saber qd e onde... Mas tudo bem, Quim é bom e não é por ele q continuamos a sofrer golos...ele q fique lá por muitos mais anos...Por mim, nesta fase, já é tinto.

E não quero fugir à tua pergunta: Em q é q Moretto é melhor q Quim? Mais alto, melhor posicionamento, mais ágil, melhores reflexos, sai melhor à bola. É melhor em tudo. mas não presta...Quim já nos deu muitos pontos e Moretto uma data de frangos.

Cardozo não marca de cabeça? É capaz de não ser um Jardel nesse campo mas já tem marcado muitos golos de cabeça.

leonzo disse...

Sr José Marinho, na sua opinião que será o próximo treindador do Benfica, como está dentro do mundo do futebol, certamente já ouviu alguns zuns zuns sobre quem será a próxima vitima...

Um Abraço

Pedro Neves disse...

Caro Ricardo,
Só te digo que o Quim é um G-R mediano...e o Benfica se quer lutar por alguma coisa tem que ter um G-R com um pouco mais de nível.
Dos 3 que estão no plantel o Quim se calhar até é o melhor mas não deixa de ser mediano...
Precisamos de mais....MUITO MAIS

Ricardo disse...

Pedro,

"Em relação ao segundo...por favor...é só ver a movimentação do Quim em todo o lance. E, mais uma vez, é algo q se repete em qqr cruzamento."

A movimentação parece-me ser correcta. O livre é marcado para o segundo poste, ele segue o lance e posiciona-se para acompanhar o desenrolar do mesmo. A bola é cabeceada para o outro poste onde aparece um gajo isolado. O GR tem alguma culpa disto? O maior culpado neste lance - além do mau posicionamento de todos os jogadores (a zona só funciona se houver uma ideia colectiva de zona; se eles acham que a zona é ficarem dispersos ao acaso pela área, então está explicado) - é o... Cardozo. Sim, esse mesmo. É o paraguaio que se desinteressa do lance quando a bola é cruzada pelo Hugo Leal, pensando que o primeiro cabeceador atiraria à baliza (ou então teve um simples ataque cerebral). Deixou que o homem mais perto dele aparecesse sozinho sem ter feito o que devia: acompanhar, sempre concentrado, o que o lance daria. Se o tivesse feito, nesta altura não falávamos do lance porque o Cardozo teria atirado aquela bola para canto.

"Em q é q Moretto é melhor q Quim? Mais alto, melhor posicionamento, mais ágil, melhores reflexos, sai melhor à bola. É melhor em tudo."

Concordo que é mais alto e que tem melhores reflexos. No posicionamento, Moretto é horrível. E isso é tão notório que apesar de ser tão alto sofre golos por não estar várias vezes no sítio certo. Se estivesse, com a altura que tem, não sofria metade dos golos que sofreu ao serviço do Benfica. Tem melhores reflexos, não duvido, mas esse só deve ser um argumento se os reflexos servirem para, em constância, ser definitivamente uma mais-valia. Em Moretto não o são porque o brasileiro tanto faz uma daquelas defesas impossíveis como se for preciso no minuto a seguir faz um disparate. Por favor, o Moretto não tem capacidade para ser GR do Benfica! Muito menos do que o Quim, que é mais baixo, tem deficiências mas é bem mais constante ao longo de uma época.

Isto para não falar na fraca tomada de decisão que o Moretto tem. Tanto a decidir quando deve sair como na forma como lança a bola para os jogadores de campo. Neste último particular, não são raras as vezes que permite ataques ao adversário com a nossa equipa totalmente posicionada para a frente por errar no passe com as mãos.

Eu percebo a crítica ao Quim se se quiser defender que o Benfica precisa de um GR superior a qualquer um dos 3 que lá estão. Percebo e concordo, o Benfica precisa de um GR de topo. Agora, criticar Quim para defender... Moretto, desculpa lá, Pedro, mas parece-me, isso sim, ilógico.

Ricardo disse...

Pedro Neves,

Tirando o adjectivo que dás a Quim (na minha opinião, não sendo brilhante, também não é mediano), concordo com o teu comentário. Defendo o mesmo: que se contrate um GR de qualidade inegável.

Diogo disse...

Apontar apenas responsabilidades aos GR, quando temos falhas estruturais bem mais graves, não me parece correcto.

Embora comece a reconsiderar a permanência de Quique à frente do clube na próxima época, acho muito estranho e de uma falta de consideração impressionante por parte de RC e LFV, que apenas o treinador esteja a dar o corpo às balas. Principalmente Rui Costa, já devia ter falado e assumido as responsabilidades, porque afinal de contas ele é o líder no que ao futebol diz respeito.

Tiago disse...

O Quim é um guarda redes mediano.

O Moretto é um guarda redes medíocre.

O Benfica precisa de um grande guarda redes e perdeu uma oportunidade de negócio fabulosa há um ano. Isaksson foi para o PSV Eindhoven por 75% daquilo que nós pagámos por Balboa.

Unknown disse...

Alguem me sabe dizer em que canal e a que horas é porto-Benfica em Basket ?

DB

Pedro Neves disse...

Ricardo,
mas isso espero que todos estejam de acordo.
O quim é um G-R que alguns até podem considerar "bom" e outros de "mau".
Para mim ele anda ai pelo meio do bom e do mau, mas não serve para o Benfica...Ele o ano passado fez uma boa época está fora de questão.
Mas em lances decisivos ele nunca está lá...é incrível ter um G-R que em pequenos lances nunca está lá...temos que ter um G-R que faça defesas impossíveis não de um que apenas faça defesas.

Catenaccio disse...

Já leram, hoje, a coluna do Domingos Amaral, na última página do jornal "Record"?

Pedro disse...

Ricardo, no segundo golo o Quim fica a ver a bola passar e, como costume, foi buscá-la lá dentro.

Realmente o Moretto tem tão má publicidade q é impossivel discutir o q seja. A recolocação da bola em jogo do Moretto é incomparavelmente melhor q a do Quim. A deste normalmente vai para fora, a do brasileiro normalmente vai para onde está um jogador nosso.

Numa coisa tens razão, Quim é constante ao longo da época. Sempre mediocre. E Ricardo, é mesmo mediocre. É incrivel tu dizeres q Moretto sofre golos por mau posicionamento e depois defendas o Quim...não dá para entender. Mas tudo bem...corram com o frangueiro do Moretto q já nos custou 10 titulos e 358 pontos e continuemos com esse portento na baliza q nos dá triunfos atrás de triunfos...

Ricardo disse...

Pedro,

"Ricardo, no segundo golo o Quim fica a ver a bola passar e, como costume, foi buscá-la lá dentro."

Fica a ver a bola passar? Bem, se ficar a ver a bola passar é esperar para ver o que vão fazer os jogadores que estão na zona onde cai a bola, tudo bem, fica a ver a bola passar. A questão que deve ser colocada é: ficar a ver a bola passar é certo ou errado? Depende. Se a bola vai para uma zona em que o GR tem a certeza de que é capaz de a agarrar com segurança ou, pelo menos, a socar, então sim, deve ir à bola e não ficar a vê-la passar. O que me parece é que no lance do segundo golo o Quim fez o que devia fazer: não chegando a bola a um sítio em que irrefutavelmente ele podia ganhá-la com segurança, ficou na expectativa, bem posicionado, para ver no que dava. O que ele não pode prever é que do outro lado apareça um jogador isolado. O Quim não tem culpa nenhuma no segundo golo.

"Realmente o Moretto tem tão má publicidade q é impossivel discutir o q seja. A recolocação da bola em jogo do Moretto é incomparavelmente melhor q a do Quim. A deste normalmente vai para fora, a do brasileiro normalmente vai para onde está um jogador nosso."

Não concordo nada com o que escreves. O Moretto é um perigo na recolocação da bola em jogo. Várias foram as vezes em que deixou a bola nos atacantes e médios adversários, com a dificuldade acrescida de termos os laterais abertos e os médios subidos para o posicionamento mais ofensivo. Vários foram os contra-taques gerados por excelentes assistências do Moretto.

"É incrivel tu dizeres q Moretto sofre golos por mau posicionamento e depois defendas o Quim"

Os dois sofrem golos por mau posicionamento. Eu não defendo o Quim em todas as situações, como me parece ser o teu caso em relação ao Moretto. O Quim por vezes falha, certo, mas na minha opinião falha menos, no posicionamento, que o Moretto.

"Mas tudo bem...corram com o frangueiro do Moretto q já nos custou 10 titulos e 358 pontos e continuemos com esse portento na baliza q nos dá triunfos atrás de triunfos..."

Aqui vais ao exagero. Nunca falei em portento nenhum. E acho que até passo aqui no blogue por grande defensor do Quim apenas e só porque não entro na histeria colectiva da culpabilização do português quando a minha opinião sobre os 3 GR´s do Benfica é que não temos um único de grande qualidade.

João Bizarro disse...

Ricardo, sinto-me muito mais tranquilo com o Moreira ou o Moretto na baliza do que com o Quim.
Sem serem frangos os ultimos golos que ele sofreu, outro guarda-redes faria melhor e teria evitado uns quantos.
Eu referi o Braccali no jogo do Nacional porque quando foi preciso estava lá a evitar golos certos. O Quim quando precisamos dele foi buscar a bola ao fundo da baliza.

Defesas por instinto não são com o Quim. No 1º golo do Trofense quando ele se faz à bola já esta está dentro da baliza há 30 segundos. :)

Fez uma ou duas boas épocas desde que cá está. Não mais que isso. E mesmo essas não foram nada de extraordinário.

Repito, para o nº ser o Quim mais vale ir buscar outro GR estrangeiro.

Não costumamos trazer jogadores aos pacotes? Então: Miccoli e Marco Amelia!!!
Ficariamos com duas Amélias!!!

Pedro disse...

"From: Domingos Amaral

To: José Veiga

Caro José Veiga
From: Domingos Amaral

To: José Veiga

Caro José Veiga

Desde que o senhor saiu do Benfica, as coisas têm vindo sempre a piorar. Enquanto o senhor lá esteve, ganhámos uma Taça de Portugal, com Camacho; um campeonato, com Trapattoni; e fizemos um brilharete na Liga dos Campeões, com Koeman, eliminando o Manchester e o Liverpool e só caindo perante o campeão de Europa desse ano, o Barcelona.

Mas, mal o senhor saiu, o clube descarrilou. Sem a sua presença, o seu saber do mundo da bola, os seus truques, as suas decisões, o Benfica perdeu o sentido de luta feroz, de guerra aberta e permanente, que tem de existir em qualquer equipa de futebol que se queira vitoriosa."

Ricardo disse...

João,

"Ricardo, sinto-me muito mais tranquilo com o Moreira ou o Moretto na baliza do que com o Quim."

Eu não. Com o Quim e Moreira, sinto-me relativamente tranquilo. Com o Moretto, tremem-me as pernas.

"No 1º golo do Trofense quando ele se faz à bola já esta está dentro da baliza há 30 segundos. :)"

Aquela bola era muito difícil de defender! Concordo que um GR de eleição podia fazê-lo mas está longe de ser uma daquelas bolas que nós consideramos "facilmente defensáveis". O argumento de que ela passa a meio da baliza não colhe porque muitas vezes as bolas que vão, altas e em força, na direcção do GR são mais difíceis de defender que uma que passe metro e meio ao lado porque estas permitem uma reacção mais fácil enquanto as outras impossibilitam, regra geral, qualquer reacção ao GR. Faço um paralelismo com o ténis: uma bola atirada contra o nosso corpo tem menos probabilidade de ser atacada da forma mais correcta porque somos levados a dividir aquilo que temos de fazer com a surpresa e o instinto de nos protegermos. Essa dúvida faz a reacção ser menos rápida.

Quanto às épocas que fez, acho que em 2 esteve muitíssimo bem, noutras tantas bem e numa ou noutra menos bem. É um óptimo suplente de um grande GR. Por mim, ficava com Moreira e Quim e contratava um excelente Guarda-Redes.

João Bizarro disse...

"Por mim, ficava com Moreira e Quim e contratava um excelente Guarda-Redes. "

Pronto, assim já no entendemos melhor! :)

Ricardo disse...

Sobre o Domingos Amaral, confesso que não tenho grande impressão das crónicas e da sua forma de pensar o Benfica. Digamos que vai ao sabor da maré. Nunca o vi fazer uma análise em antecipação. Vai consoante as modas. Dizer agora que gosta de Veiga é-me indiferente. Tem aquele estilo característico de quem pode ter dito na altura da saída do Veiga que concordava com ela. Não me revejo no que escreve. Independentemente de ser Veiga ou outro qualquer a ser defendido por ele. Não é isso que está em causa.

A votação no nosso blogue atingiu patamares que, muito sinceramente, não esperava. Veiga lidera com 50 por cento dos votos! É extraordinário como a opinião pública pode mudar de um dia para o outro. Neste momento, as condições para uma candidatura de Veiga parecem ganhar contornos muito reais. Pelo menos a acreditar na intenção de voto de muitos benfiquistas. E a intervenção do José Marinho na blogosfera não pode ser minimizada nesta mudança de opinião benfiquista. Bem ou mal, pôs os benfiquistas a pensar. Há que realçar esse lado positivo. Depois cada um escolhe como e quem quiser. Como deve ser sempre um processo democrático.

Ricardo disse...

Claro, João:)

Nunca defendi o contrário. Não me façam o advogado do Quim, por favor! Mas também não me peçam para defender o Moretto. Mesmo que quisesse, não conseguia. As evidências falam por si.

Quetzal Guzman disse...

Pedro, já sabes que não concordo com a tua perseguição ao Quim. Mas hoje, apesar de achar que tu estás a ser muito duro ao desconsiderar tudo o que Quim já fez no Benfica, concedo-te a razão em pelo menos um aspecto: ele é mesmo mal batido no primeiro golo. Apesar do Luisão ter dormido na marcação, a bola sai à figura. Qualquer guarda-redes tem a obrigação de defender aquilo.
Em defesa de Quim, sublinho mais uma vez que este Quim não é igual ao Quim das outras épocas. E esqueçam o Ricardo e o fantasma selecção. Só consigo enquadrar isto numa questão de treino. Quim já teve quatro preparadores de guarda-redes diferentes e só com este é que demonstrou fragilidades. Será bom o gajo? Aproveito, já agora, para sublinhar também isto: como é que Moreira já teve alguns 7 ou 8 treinadores de guarda-redes desde que subiu aos séniores? Como é que um jovem evolui nestas condições? Talvez isso explique a sua estagnação.

Alegre, sempre! disse...

Agora que tanto se fala em Jesus para suceder a Quique vem-me à memória que o Braga tem um plantel de qualidade superior ao Nacional e no entanto a tabela classificativa não aponta nesse sentido.

Alegre, sempre! disse...

Admitindo como possível a eleição de Veiga a presidente quais seriam as suas prioridades imediatas na arrumação do plantel? Investir numa equipa para ganhar o campeonato ou enveredar por um projecto de contenção, mais virado para a formação, com pequenos retoques direccionados para o mercado nacional?

Alegre, sempre! disse...

Rebuscando o meu comentário de 10/Mai/2009 12:37:00, continuo à espera que o Sr. José Marinho se pronuncie sobre cada um dos jogadores do actual plantel do Benfica + Adu + Sepsi + Fábio Coentrão.

Entenda isto como uma cobrança, como vê não é impunemente que se consegue um estatuto de credibilidade diferente.

A.Saraiva disse...

Caros

Este ano, a exemplo dos anteriores, terminamos a época nesta choradeira sem fim e, invariavelmente a falar mal de tudo e todos. Só não falamos mal de ... nós.

A exemplo do ano anterior tenho para mim que me é muito complicado avaliar, correctamente, uma boa parte dos jogadores do plantel do Benfica pois considero que, tanto o ano passado como este ano, o enquadramento directivo e técnico do SLB foi lastimável. Basta olhar para Urreta que sempre me pareceu um jogador de grande capacidade e que quase não joga.

Quando refiro que nós temos a nossa quota parte de culpa refiro-me não ao apoio que damos, sistematicamente, à equipa. Esse tem sido muito. Agora no que se refere ao nivel de exigência que impomos a atletas, equipas técnicas e direcção, sou da opinião que temos vindo a "amolecer". Basta ver os comentários acerca da indignação manifestada por alguns adeptos do Glorioso, no aeroporto, após o jogo com o Nacional, dizendo que não sao comportamentos próprios, etc, etc. Pois na minha opinião, num clube que está habituado a ganhar e que faz das vitórias a sua razão de existir, não deviam ter estado 20 adeptos no aeroporto mas sim 200. O futebol, na sua essência é um fenómeno tribal e a tribo só se torna ambiciosa se os seus membros passarem essa exigência para os seus dirigentes, técnicos e jogadores.

Nós, há 20-25 anos éramos assim. Não havia desculpas para resultados como os que temos tido nos últimos anos com equipas que nem sequer deviam sonhar em empatar com o Glorioso.

Na minha opinião, a mudança tem que começar por nós e tem que começar em Outubro.

Chama Imensa disse...

Caro José Marinho,

Lembro-me perfeitamente que foi José Veiga quem tratou da contratação do Tacuara. De resto foi só mais uma maneira de mostrar o meu apoio da candidatura de Veiga e obviamente que não penso ter sido Santos a descobri-lo porque não tem obviamente conhecimento do mercado argentino. De tudo que me explicou só desconhecia, como é de esperar, as conversas privadas com LFV.

E agora que me falou, acho que o Benfica com Simão, Cardozo, Miccoli, Karagounis e Katsouranis, Léo, Luisão, todos sob a alçada de Veiga o Benfica não só era Campeão como ainda limpava as taças nacionais todas.

Vou ficar todo o Domingo a pensar no monstro Benfica que Vieira e seus pares destruíram ... ai que dor de alma!

Tiago disse...

Ricardo, o Pedro estava a falar das reposições da bola em jogo do Moretto com o Barcelona. E tem razao, foi mesmo no pezinho ;)

Helder disse...

Meus amigos benfiquistas

Depois de ler mais um comentário de José Marinho, pergunto eu: Que é mais preciso para LFV ser corrido do Benfica? Que mais é preciso pra que Veiga tenha o apoio da maioria dos sócios? É que só não vê quém não quer!! Muito obrigado José Marinho por elucidar os benfiquistas que tinham dúvidas sobre Veiga.

Abraço

Pedro Veloso disse...

Tarde de emoções cruzadas...sonhava ver vitórias em todas as modalidades mas só o basket se safou - ontem tinha pedido 15 a 20 pontos de vantagem, foram 12, nada mau;) Um abraço para os profissionais do hóquei que perderam ingloriamente e que a semana passada foram vítimas de um roubo em Fânzeres. A equipa é boa, pode ser que para o ano ganhe, embora pelo que me dizem praticantes da modalidade o Carlos Dantas já não sirva. Agora quinta-feira a ver se ganhamos no andebol

P.S. LFV a prometer mudanças - fim da linha para Quique, e mais um novo ciclo...

John Billy #37 disse...

"O presidente do Benfica justificou: "Vamos mudar porque a nossa história e a minha responsabilidade assim o exigem. Quando cumprimos com os nossos deveres temos de pedir responsabilidades, porque só uma cultura de exigência e de avaliação nos podem colocar na rota do sucesso.""

Será que esse gajo nunca mais ganha vergonha na cara?
Caro Helder, como meu vizinho (Sou de Canidelo, da praia de Salgueiros, por isso se calhar até já nós cruzamos), você sabe muito bem o que nós, benfiquistas da zona do Porto passamos neste dias. Daqui algumas horas, lá vamos nós ouvir buzinadelas e cânticos de vitória pelo madrugada dentro.
O pessoal de Lisboa sempre pode mudar de canal e nem tem noção do que o Porto venceu mais um tetra. Nós não.
Ficamos em casa, incomodados pelo ruído e cheios de vergonha.
Eu já estou farto. É urgente entrar candidatos em cena. Temos que tirar esse FDP do orelhudo de vez do tacho. Que se apresentem o Veiga, o Bagão e todos os outros que acham que podem tirar o Benfica desta constante humilhação.
Vem este artista pedir responsabilidade? Mas a quem? Ao Quique? É preciso ter lata!
O Porto vai conquistar o seu segundo tetra da sua história. Nós não temos nenhum.
Estou a mentir. Este ano vamos conquistar um tetra também. Vamos ficar quatro anos seguidos fora dos dois primeiros lugares. Acho que é um feito único na história do Benfica.
E devemos isso ao Vieira.
Por isso não adianta falar de Quim, do Cardozo ou do Quique.
Todos nós sabemos a quem pedir responsabilidades.
E já que não deve a decência de por o seu lugar a disposição, espero que tenha a devida resposta em Outubro.

Unknown disse...

Estou a ver o Telejornal e devido ao FC Porto poder se sagrar campeao hoje eles estao a passar uns clipes da festa dos titulos nos anos anteriores. Em umas 20 entrevistas que os jornalistas faziam às pessoas, 15 delas mostravam um ódio de morte a Lisboa e às gentes de Lisboa. Ora eu, e a maioria dos benfiquistas de Lisboa, odeio o FC Porto, principalmente pela corrupçao nao condenada que fazem a seu belo prazer. Mas nao odeio o Porto, cidade. Alias, ate acho uma cidade bonita e nao tenho nada contra as suas gentes. Mas sei que quando la vou, e como tenho la tenho familia vou algumas vezes, as pessoas olham-me de lado quando notam a minha pronuncia diferente. Amigos meus chegaram a ir la o ano passado numa visita de estudo e tiveram imensos problemas por serem lisboetas. Porquê este odio de morte ? Aqui em Lisboa nao se olham as pessoas de lado ou se tratam mal as pessoas por elas serem de outra regiao do pais. Claro que nao vou generalizar, pois existem boas e mas pessoas nas duas cidades, mas nao percebo tanto odio, sinceramente.. Alguem me da uma explicaçao plausivel ?

Peço desculpa trazer este tema para um blog desportivo, mas acho que por vezes deviamos discutir estes temas extra-futebol, pois muitos deles estao na base do polvo que consome o futebol portugues.

DB

JHP disse...

Aguardemos as mudanças prometidas pelo sempre ausente Presidente do SLB...

Helder disse...

Caro Diogo

O ódio de morte que os do portistas têem a Lisboa e ao pessoal de Lisboa é simples: chama-se Sport Lisboa e Benfica!! Eu sei isto porque vivo em Gaia e eles só "vêem" Benfica. Em toda a discussão que haja sobre futebol vem logo o Benfica ora conversa! Eles não vivem sem Benfica!! O que os move não é o amor ao clube mas sim o ódio ao SLB.

Abraço

Helder disse...

Caro Jonh Billy

Deixe o seu mail para se puder nós nos encontrarmos. É possivel?

Pedro disse...

"O pessoal de Lisboa sempre pode mudar de canal e nem tem noção do que o Porto venceu mais um tetra"

Mas é q é mesmo isso. Acabei de chegar a casa, cruzei toda a segunda circular e nem uma apitadela sequer. Tudo tranquilo e calminho.

A festa em Lisboa parece q foi ontem à noite com grandes festejos e cânticos ao SLB em Alvalade. Eles lá sabem...

Como é possível o Vieira ainda dizer estas frases?

JHP disse...

Um abraço de solidariedade aos benfiquistas do Porto. Durante um ano fui aí todas as semanas e apercebi-me de quanto dificil é afirmar o nosso benfiquismo. Nestes últimos anos fomos muito mal representados, o que se diz e especialmente o que se repete é motivo de piada nacional. Concordo com LFV é altura de mudar. Força pessoal do Porto.

Helder disse...

Caro JHP

Obrigado pelas suas palavras. Pode crer que é mesmo muito dificil ser do Benfica aqui em Gaia. Complicado mesmo!! Mais uma vez obrigado

Um abração

Jared disse...

Hoje é um dia mau para sair de casa. Já se ouvem apitadelas e cânticos. Ser Benfiquista na cidade do Porto é complicado, principalmente em dias como hoje.

Força Sport Lisboa e Benfica!

Helder disse...

Caro Pedro

Desculpe a pergunta mas onde é que se pode votar para proxmo presidente do clube no blog? É que ja procurei e não encontro....

Obrigado


Abraço

Pedro disse...

Caros amigos adivinhem quem é q após o treta veio a correr a este blog?

hehehehe

Somos realmente muito grandes. Podemos ter q levar com Vieiras e afins mas continuamos a ser o Enorme Sport Lisboa e Benfica. Viu-se isso em alvalade ontem e agora com os corruptos.

Helder disse...

Caro Pedro

Esta a refirer-se a quèm?
Adorava saber quém é:)

João Bizarro disse...

Se continuas a aceita-los eles continuam a cá vir!
Não fazem outra coisa.
Nos blogues deles ninguém lhes liga...

Pedro disse...

"Desculpe a pergunta mas onde é que se pode votar para proxmo presidente do clube no blog? "

Caro Hélder presumo q se esteja a referi à votação no http://www.ontemvi-tenoestadiodaluz.blogspot.com/ .

Quem aqui veio foi um adepto do clube corrupto q em tempos andou por cá até q perdeu a cabeça e a educação e como tal tivemos q o por de castigo por tempo indeterminado.

JHP disse...

Pessoal do Porto e de Gaia,
Nestes momentos dificeis podemos sempre sonhar e relembrar o passado para encarar o futuro. Vivi até aos 32 anos na Freguesia de São Domingos de Benfica, que é a do Estádio da Luz. Com a idade que tenho (35) ainda fui a tempo de ver a primeira festa do título do Benfica, no final da década de 70, com o Toni de águia ao peito! Depois dessa festa ainda vi umas quantas. Todas elas superaram em dimensão e adesão popular, por todo o País, o que a TV está agora a transmitir. Mas o que queria sublinhar nesta mensagem é que a festa mais bonita, mais sentida e entusiasmante foi a do último título, confirmado no estádio do Bessa. Aí sim deu para ver o que é o Benfica e o patamar em que nunca estarão os outros. Chegar, antes do jogo, à Rotunda da Boavista, olhar para baixo e ver uma mancha vermelha a toda a largura, composta por milhares de pessoas; entrar no estádio, com bancadas a caír em cima do campo e vê-las cheias de benfiquistas, passar o jogo inteiro a gritar Benfica (conjuntamente com o resto do estádio), saltar de alegria até não poder mais; entrar na auto-estrada e fazer o caminho todo a buzinar, novamente acompanhado de milhares de benfiquistas; chegar a Lisboa e ver a 2.ª circular parada com gente à volta dos automóveis a agitar cachecóis, num Domingo de madrugada; entrar no estádio da Luz às duas da manhã e ver mais de 35.000 pessoas à espera, mas sempre a gritar "Benfica", "Benfica"; ovacionar os nossos jogadores, que bem o mereceram... De repente recordo-me de Álvaro Magalhães de punhos cerrados a incentivar os adeptos no estádio do Bessa, tal como fazia em frente ao 3.º anel quando sulcava a lateral e arrancava um cruzamento para golo e recordo-me de José Veiga... Nessa época tão dificil sentiu-se a importância de uma estrutura, de um apoio, do profissionalismo e da dedicação, de tudo o que agora não temos. José Veiga não é o salvador, de salvadores já temos a nossa conta. Ainda um dia hei-de dizer o que penso da última junta de salvação. Mas, José Veiga é alguém que aparenta perceber que a moralização dos jogadores e a sua identificação com o clube são os melhores reforços que se podem contratar. Lembram-se desse plantel?
É possivel construir outro, é possivel voltar a ganhar, sem falsas ilusões e com trabalho competente, palavras que se colam a José Veiga.
Desculpem-me a frontalidade, mas o discurso de hoje de LFV a tanto obriga. A bem do Benfica.

Pedro Veloso disse...

Gostava de enviar um grande abraço a todos os benfiquistas do Porto, neste dia que vos deve meter nojo, ainda para mais pelo ódio visceral que o slb causa por aí. Ainda esta semana fiquei impressionado por um colega meu novo do trabalho me contar que quando fomos campeões no Bessa havia autênticas milícias de SD espalhadas no caminho para os festejos nos Aliados - quem fosse trajado com as nossas cores apanhava.Esperemos que as coisas mudem. Já agora, caro Diogo e se me permite, discordo completamente quando diz que em Lisboa não se olham pessoas de lado por serem de outras regiões. Infelizmente acho mesmo que muitos lisboetas se sentem superiores por serem da capital; tenho amigos portuenses, madeirenses ou outros que sofrem e são gozados aqui em Lisboa só por falarem com aquele sotaque ou "virem da província", como se fossem parolos por causa disso. Mas claro que isto são brincadeiras de meninos quando comparadas com o ódio que se vive no Porto

Jared disse...

Caro JHP,

Estive presente no Bessa, a 22 de Maio de 2005 e realmente foi um sentimento inexplicável.

Poder festejar o título, na minha cidade, foi a cereja no topo do bolo. E, nesse dia, constatei que o Benfica é realmente universal: toda a cidade pintada de vermelho!

Concordo também na importância de José Veiga nesse título. A blindagem do balneário, o facto de ter segurado Trap em Dezembro após a goleada sofrida no Restelo e o acreditar com que soube motivar os jogadores foram, efectivamente, cruciais na caminhada até ao Bessa.

E pronto, neste curto espaço de tempo e nostalgia, abstraí-me um pouco de todos estes festejos que se fazem ouvir ao longe...

André Leal disse...

Desculpa lá a insistência Pedro mas tens que rever o lance do 2º golo ( e eventualmente corrigir a crónica) pois, apesar de não ser logicamente o mais importante do que se passou na miséria de ontem, é claro o fora de jogo, ao contrário do que dizes, e é do jogador que marca o golo. Tal como se pode ver no vídeo ao 1:21:

http://www.youtube.com/watch?v=cjfks66bOr4

Como se pode ver o jogador que marca o golo já passou a linha da pequena área, sendo que todos os defesas benfiquistas estão à frente dela. O incrível é que nem no jogo, nem nos resumos que tenho visto, haja alguém que tenha reparado nisso.

JHP disse...

Jared,
Concentremo-nos no SLB!
Outra pessoa que eu gostaria de ver novamente a defender o Benfica seria o João Vieira Pinto. Nunca percebo porque o assobiavam quando regressava ao estádio da Luz...!

André Leal disse...

Estou em Coimbra e nem um apitozinho... Nada. A minha namorada está no Porto e, em casa dela, ao pé do estádio do Bessa, também não ouviu nada naquela zona. São pequenitos, porque só ganham à custa da corrupção. É lógico que houve um aumento de adeptos do corrupto nos últimos anos, no entanto tenho para mim que, se não fossem corruptos e com as vitórias que têm alcançado, teriam muitos mais.

João Bizarro disse...

Em Almada passou um carro a apitar!
Não sei se era portista ou um lagarto a festejar o 2º lugar!

Vasco disse...

No Feijó passou um.. ao pé do complexo

Vasco disse...

André Leal.."se não fossem corruptos e com as vitórias que têm alcançado, teriam muitos mais."

Se não fossem corruptos não tinham vitórias 8-)

Tiago disse...

André, há fora de jogo dos 2. Do que assiste e do que marca.

Unknown disse...

João Bizarro e Vasco eu tb moro em Almada e tb so ouvi uma apitadela, provavelmente foi o mesmo que andou pela cidade toda a apitar,assim ate parecem mais

João Bizarro disse...

Vasco e André, é capaz de ter sido o mesmo.

Helder disse...

Caro Pedro Veloso

Em relação ao seu comentário posso dizer-lhe que é verdade que os SD agrediram quem ia de Vermelho no dia do titulo em 2005. Eu rstava na ritunda da boavista a festejar o titulo e de repente era pedras pelo ar...parecia uma chuva de pedras. Lá apareceu a policia mas não resolveu grande coisa. Eu e mais 3 amigos optamos por pegar no carro e irmos até ao aeroporto e aí sim......foi uma loucura!!! Nunca me esquecerei desse maravilhosso dia!! Abraço


Caro Pedro

Obrigado por ter respondido ao meu pedido. Abraço


Caro JHP

Não sei se é a sua opinião mas José Veiga foi fundamental no titulo de 2005. Sem Veiga o Trapp tinha sido despedido a meio da época e não teriamos sido campeões. José Veiga tem que regressar ao clube o mais rapidamente possível poruqe o Benfica precisa dele maios do que nunca!
Abraço

Pedro disse...

André mas eu digo q é fora de jogo. Apenas acho que não é escandaloso. Tal como o golo do David Luiz contra o Braga, nas repetições vemos q é fora de jogo mas no lance corrido não nos apercebemos.

Diogo disse...

Eu não fui ao estádio do Bessa nesse dia, mas vivo no Bessa... Foi uma coisa que nunca vi na minha vida e isso é que lhes dói mais. Éramos milhares a fazer a festa mesmo no covil deles e posso arriscar que éramos mais do que costumam ser quando eles festejam.
A zona da Boavista normalmente nunca tem muita confusão quando os corruptos ganham qualquer coisa, por isso ontem foi uma noite praticamente normal.

John Billy #37 disse...

Para caso ontem até foi calmo. Ouvi umas buzinadelas no fim do jogo mas parou logo.
Os gajos enfiam-se todos na Alameda do Porcão.

Helder, o meu contacto está no meu perfil. E o meu mail também serve de contacto para o meu MSN. Quem quiser está livre para adicionar
;)

André Leal disse...

Sim, Pedro, mas referes o fora de jogo do jogador que fez a assistência quando o fora de jogo do jogador que marca o golo é bem mais claro por causa da linha da pequena área e por os jogadores do Benfica estarem todos em linha.

Diogo:

É bom saber que há lá mais benfiquistas silenciosos como eu, quando lá estou durante a semana. Até agora, do Benfica, só conheci um empregado do BB Gourmet, onde vi o jogo do Nacional da primeira volta. Quando foi o golo anulado é certo que ouvi alguns protestos meio a medo, ao contrário dos meus, que foram alto e em bom som. Depois também ouvi umas risadas corruptas e umas aves raras a argumentar que sim, que era mão.

JHP disse...

Caro Helder,
Considero que no título de 2005 José Veiga foi fundamental. Para quem tem a visão da bancada, dos jornais das reportagens televisivas parecia-me que o futebol tinha uma gestão competente ao nível dos pormenores. Lógicas de defesa do grupo, apoio permanente ao treinador e jogadores, gestão pública dos momentos menos bons, uma contratação decisiva (Nuno Assis) a meio da época, relacionamento estratégico com outros clubes... Enfim, tudo o que eu gostaria de ver repetido no Benfica.

Confirma-se que o novo treinador é Jorge Jesus?

Helder disse...

Caro JHP

Se Jorge Jesus for para o Benfica é mais a queimar-se porque o problema do Benfica começa de cima. Eu pessoalmente tenho muitas dúvidas que ele vá para o Benfica porque já me disseram a algum tempo que vai para o porto.

Posso deduzir das suas palavras que apoiaria Veiga se ele se candidata-se em Outubro?

Abraço

JHP disse...

Caro Helder,
Inequivocamente afirmo que apoiaria Veiga, se ele se candidatásse em Outubro.
Abraço.

Helder disse...

Caro JHP

Já somos dois então a apoiar Veiga:)

Volta Veiga que o Benfica precisa de ti!!

Aquele Abraço