blog

quinta-feira, maio 20, 2010

Época 2009/2010: Momentos

Golo de Javi Garcia - O jogo com a Naval no Estádio da Luz teve, talvez, o momento mais marcante deste campeonato. O jogo foi fantástico a todos os níveis, o ambiente nas bancadas estava ao rubro com um apoio brutal do primeiro ao último minuto ao ponto de receber uma sms da lagarta lá de casa a mencionar isso mesmo, o Benfica carregava forte em cima do adversário que tinha um super guarda redes em noite inspirada. Os minutos passavam, o golo não aparecia mas o público e equipa continuavam unidos em busca pelo objectivo desejado. A um minuto do fim uma falta que origina um livre lateral perto da área da Naval. O forte apoio do público fazia-se sentir mas quando David Luiz levanta os braços a pedir ainda mais o que se assistiu é difícil de traduzir em palavras, o livre é marcado, Javi cabeceia e a bola entra. Loucura infernal no Estádio da Luz, os jogadores a festejarem o golo de uma forma que há muito não se via na Luz, uma união e uma alegria com as bancadas loucas de paixão e lágrimas. Um golo que valeu três pontos mas valeu muito mais que isso, valeu a confirmação que este seria o nosso ano, que este ano ninguem parava o Benfica.

Penalty falhado - Quando Cardozo falhou aquele penalty, nos minutos finais, em Setúbal, numa fase tão crucial do campeonato tive receio, muito receio, que o Benfica fosse claudicar, que fosse incapaz de suportar a pressão que seria alvo na recta final do campeonato. Aquela vitória teria permitido uma folga não só para consumo interno mas também para o trajecto europeu. E podia ter tido duras consequências na relação entre Cardozo e os adeptos. Um jogo mau do Benfica que acabava da pior maneira possível. Felizmente o Benfica 2009/2010 foi fortíssimo e sempre foi capaz de se erguer com rapidez após qualquer percalço.

Segundo contra o Sporting - Estou no bar à espera para uma garrafa de água quando oiço o bruá do público, corro para perto da bancada e só vejo um jogador a correr isolado para a baliza de Patrício e a bola a fugir para a linha, "bolas não vais apanhar a bola". Aimar apanha a bola e de um angulo apertado remata, " a p*** da bola não vai entrar", claro que entrou. A explosão nas bancadas foi assustadora. A emoção tomou conta de mim e, acredito, de todos. Era a confirmação da vitória e acima de tudo a confirmação do título. Com aquele golo seríamos campeões, já ninguem nos tirava o caneco.

Entrada à Benfica - A entrada do Glorioso para a segunda parte do jogo contra o Everton na Luz foi uma delícia e uma amostra do que o Benfica de Jorge Jesus era. Este ano era sabido que se a primeira parte não corria bem o intervalo seria a "arma" do treinador para espicaçar a equipa e as entradas de rompante nas segundas partes foram habituais durante a época. A equipa inglesa foi destroçada pelo rolo compressor da Luz e saíu vergado á mais pesada derrota europeia do seu historial. Uma vitória que pôs, novamente, o SL Benfica nos holofotes da Europa.

Final do Algarve - Era practicamente um tira teimas entre dois arqui-inimigos, estava em disputa muito mais que um troféu, estava em disputa uma mensagem e essa foi clara: o Benfica é claramente superior, dentro do relvado, ao clube corrupto. Com uma equipa desfalcada de alguns dos melhores, contra um arbitro que pertenceu à claque rival, perante um Estádio pintado de vermelho apenas com uma pequena mancha azul a destoar o Glorioso arrasou o adversário quer em jogo jogado, quer em não responder às agressões e provocações, quer em festa nas bancadas. Levantámos o caneco mas mais que isso mostrámos a superioridade como equipa, como clube, como adeptos.

Apresentação - Quando Jorge Jesus foi apresentado aos adeptos do Glorioso como treinador do maior clube do mundo todos sentiram que estava dado o primeiro passo para o sucesso. O discurso foi completamente diferente do dos seus antecessores, foi um discurso ambicioso e coerente com o historial do clube. Dizem que Jesus é adepto de outras cores mas aquele discurso era à Benfica. Foi ali que começou esta época maravilhosa.

Apito final - Quando Jorge Sousa apitou para o fim do jogo com o Rio Ave... Daquele momento até às ruas de Lisboa a altas horas da madrugada passando por lugares emblemáticos por todo o mundo a festa foi inesquecível e apenas como só os benfiquistas sabem fazer. Festa, alegria, amor, paixão. Tudo pelo SLB e apenas só pelo SLB. Campeões!!!

37 comentários:

Pedro Veloso disse...

Pedro absolutamente de acordo. Só acrescentava os minutos finais do SLB-Porto, foram 15 minutos de um apoio inacreditável.

"Estou no bar à espera para uma garrafa de água" Não percebo como consegues ir ao bar durante o jogo, eu se perco um segundo que seja morro logo de nervos;)

http://sectorofensivo.blogspot.com/

Pedro disse...

Não conseguia aguentar a garganta seca e os nervos ... ficar sossegado na cadeira estava a ser impossível..
:)

Hugo disse...

Pedro, o grandes momentos da época, foram os jogos de grande nível que a equipa fez, foi o futebol apresentado, foram os golos atrás de golos marcados, foi o Rolo Compressor a passar.

Manú disse...

Pedro deixa-me acrescentar o 4-0 em matosinhos.
Não sei porquê andava por aí um grande feeling dos anti que seria lá que claudicaríamos.
E tudo parecia que ia correr assim, um golo mal anulado fazia prever o pior.
Mas mais uma vez o Benfica goleou perante uma adversidade.

Falo deste jogo nao por ter sido dos mais dificeis mas sim por espelhar o que foi esta época. O Benfica nao ganhou perante as dificuldades, GOLEOU perante as dificuldades!

Saudações Benfiquistas

P.S. - Kardec ontem marcou de livre!
http://www.zerozero.pt/video.php?id=67105

JNF disse...

O quê? Ir ao bar a meio do jogo?! Eu nem ao bar nem à casa-de-banho, não consigo. Só de pensar que vou falhar um golo do Benfica...

Helder disse...

Pedro tens toda a razão no post que escreves-te mas para mim houve mais dois momentos que marcaram a decisão do campeonato. O jogo em Guimarães na segunda jornada foi para mim importantissimo ganha-lo. Foi conseguido aos 89 min. e isso permitiu que nas duas primeiras jornadas não tivessemos dois empates. Festejei esse golo como um doido:)
Outro momento crucial foi a recepção ao Porto. Eles vinham com a moral em alta e nós tinhamos tido uma semana "negra" depois daquilo que aconteceu em Olhão. Acho que os jogadores do Porto estavam convencidissimos que iam ganhar o jogo e passar para a frente do Benfica mas o Benfica sem alguns titulares ganhou o jogo merecidamente e passou a ter quatro pontos de avanço sobre estes gaijos! E como se provou eles não estavam preparados para aquela derrota. Estive na Luz nesse maravilhoso dia:) Festejei que nem um maluco o golo do "reformado"(segundo diziam alguns iluminados) Saviola. Apanhei um frio e uma molha que nunca mais me vou esquecer:):) mas foi das melhores viagens que fiz de regresso a Gaia.

Pedro Villa disse...

Noticícia hoje o Jornal «O JOGO»:

«Negociações com a PT
Águias querem tirar azul das camisolas
Os adeptos do Benfica que criaram ou se associaram ao movimento que decorre na internet contra o azul da TMN nas camisolas do Benfica podem ficar descansados: ainda é possível que, esta temporada, o seu desejo venha a ser concretizado.»

Diogo C. disse...

Falta aí o golo do Ramires contra o Vitória.
Muito importante também, visto termos empatado no jogo anterior.

Abraço

DC

Alexandre disse...

Hoje está a acontecer mais um caso cómico no futebol português. Ontem foram detidos 9 indivíduos adeptos de um "clube de Lisboa", por terem ameaçado árbitros nos últimos 8 meses. Há aqui muita coisa de interessante:

1- A comunicação social consegue distinguir perfeitamente quando são adeptos do FC Porto, mas quando são adeptos de outro clube, identificam como adeptos de um "clube de Lisboa"
2- Estando o Belenenses condenado há 3 épocas, e estando o Sporting afastado do título desde a primeira jornada do campeonato, só um gajo muito burro não percebe de que clube são esses adeptos
3- No meio de tanto jornal habituadíssimo a condenar os actos de violencia dos Super Dragões, apenas UM tem essa notícia na capa, e diz que adeptos do 3 grandes ameaçam árbitros, deturpando totalmente a notícia divulgada ontem
4- A SIC desta vez não estava no local para filmar, e também só sabe que são adeptos de um "clube de Lisboa"
5- 8 meses de ameaças à integridade física dos árbitros e respectivas famílias, começa-se a perceber o terço de campeonato jogado contra 10 jogadores, entre outras coisas.

No entanto, a grande notícia do dia é Pinto da Costa ter sabido da redução dos castigos antes o Hermínio Loureiro, isso sim é grave...

Pedro disse...

Eu sabia que alguem havia de aparecer com esta pseudo notícia... não me espanta a estratégia nem que ela venha de onde vem, espanta-me sim q alguns benfiquistas ainda caiam na esparrela...

Engraçado como ao fim de 25 anos de agressões, chantagens, ameaças, corrupção quer a árbitros, jornalistas, jogadores e treinadores (até do próprio clube) muitas delas em directo nas camaras da TV as autoridades nunca prenderam ou investigaram ninguem. Mesmo depois de lançarem livros a confessarem crimes ou anunciarem a compra de objectos proibidos para levarem para um jogo de futebol e, inacreditavelmente, atiram mesmo muitos contra a equipa adversária. As autoridades sempre a assobiar para o lado. De repente, do nada, apanham-se 9 pessoas por supostas ameaças e cola-se o rótulo de "benfiquistas" apesar de as buscas terem sido por diferentes localidades de todo o Portugal...curioso, ou então não.

A serem benfiquistas prova-se apenas e só uma coisa: os nossos são sempre apanhados e julgados. A Justiça só funciona qd é o vermelho em causa. Estranho conceito de justiça cega este...basta lembrar. não há muito tempo, uma campanha que houve na net contra um árbitro com ameaças e publicação de moradas e números de telefone vindo de adeptos de outra cor q não o vermelho e o que as autoridades fizeram? Exactamente isso ...

Siga. Mais um fait-diver que os corruptos criaram para abafar a podridão que são. Como é possível haver quem ainda caía na esparrela???

Pedradanocharco disse...

Pedro,
Que pachorra tu tens!
Ainda dás conversa...

John Billy #37 disse...

Mas que destaque merece uma notícia dessas?
Uns adeptos de várias zonas do país (incluindo Rio Tinto e Gondomar) fizeram uns telefonas parvos e pela lógica do Alex, esta notícia deveria ser motivo de abertura dos noticiários da CNN e da Sky News.

José Vieira disse...

É claro que ia aparecer alguém com esta "notícia", como nada conseguiram com a "inscrição Kardec" e expunham-se diariamente ao ridículo com os "túneis", lembraram-se agora das "ameaças".
É claro que a próxima etapa do delírio vai passar por tentar relacionar os tais adeptos com a actual direcção do Benfica.
Provada esta conexão, poderia o clube descer de divisão por tentativa de coacção (aqui o Alex já começa a salivar)...

Convenhamos, nada melhor do que uma descida de divisão do glorioso para se repor a "ordem" dos últimos 30 anos e os adeptos do clube corrupto voltarem a acreditar no "querido líder" (o diálogo com o defunto foi um rude golpe) e fazerem o porto ganhar "à porto".
De outro modo não vão lá.
Tristes.

Nada a apontar ao facto de ter sido H. Loureiro a denunciar tais "ameaças". Pelo contrário, seria útil que revelasse o teor das conversas que manteve com o presidente do clube condenado por corrupção, nomeadamente todos os "piiisss" a que aludiu na entrevista concedida à TVI24.
Mesmo para um leigo na matéria, se o presidente de um clube invectiva o presidente da liga poderei eu (agora legitimamente) aventar a hipótese de tal comportamento configurar uma descarada tentativa de coacção. Por menos o Boavista desceu de divisão.

Pedro disse...

"se o presidente de um clube invectiva o presidente da liga poderei eu (agora legitimamente) aventar a hipótese de tal comportamento configurar uma descarada tentativa de coacção. Por menos o Boavista desceu de divisão."

Nem mais.

REDAVENGER disse...

Já não sei de nada, só sei que desde que LFV veio para o SLB, quando somos campeões, acontecem sempre estas coisas.

Alexandre disse...

A sorte que é no fim de contas, vocês têm sempre alto moral.
Se os 9 desgraçados fossem do fcp, a importância era logo outra. Como são do benfica, é um fair-divers.

E todos acham normal que isto ocorre há 8 meses e só agora que o campeonato acabou é que se prendem os artolas.

John, a viagem dos SD até ao Algarve foi motivo de transmissão directa desde as 15h até à hora do jogo. Mas não vale a pena começarmos a falar da comunicação social senão temos conversa para o verão inteiro.

Pedro, eu gosto é de ver os teus argumentos quando há este tipo de notícias. Nunca dizes que está mal, apenas vens sempre debitar a cassete que te meteram na cabeça, de 25 anos e bla bla bla. Não te interessa o que acontece, interessa que alguem ja fez alguma coisa, portanto agora também podem fazer o que querem. Bem, pelo menos não negam.

Pedro disse...

Alexandre, pelo menos comento muito mais do q tu comentas as escutas, as bolas de golfe, as pedradas, etc.

Primeiro ponto esta notícia é zero. Não há qqr confirmação que sejam benfiquistas e, mesmo que o sejam, foram investigados e apanhados pelas autoridades. Coisa que não aconteceu noutras situações. Segundo ponto o SLB nada tem a ver com isto, sejam benfiquistas ou não. Já as agressões dos ultimos 25 anos têm tudo a ver com o teu clube e basta ver a guarda pretoriana q acompanhou o corrupto ao tribunal, para não falar das agressões em directo em pleno estádio das antas e dragão.

"A serem benfiquistas prova-se apenas e só uma coisa: os nossos são sempre apanhados e julgados."

Esta minha frase acaba com toda a tua argumentação. Está lá, no primeiro post. Não há que dizer bem ou mal, simplesmente há a constatação q só se os prevaricadores forem vermelhos é são apanhados...

HugoRasta disse...

"As pessoas identificadas são adeptos dos três grandes..."

http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=67a296c3-79da-44db-909e-dcc42b29d51f&idCanal=00000004-0000-0000-0000-000000000004&h=7

Helder disse...

Eu não sei se são ou deixam de ser Benfiquistas. Mas que está mal esta! Mas provar que são Benfiquistas é muito difícil porque seu tb posso ligar a um árbitro que vá apitar o Porto e ameaça-lo para o caso de ele prejudicar o Porto. Passo por andrade??????

Paulo Costa disse...

Pedro, tal como o Diogo referiu, para mim um dos momentos mais importantes da época, talvez mesmo o mais importante, foi o golo do Ramires frente ao Vitória, na 2ª jornada, aos 90 minutos.

Vínhamos de uma pré-época fantástica, mas depois do empate caseiro na 1ª jornada iam começar a surgir as dúvidas do valor desta equipa, inclusivé de benfiquistas, se não passássemos em Guimarães.

Aquele golo aos 90 minutos calou muita gente, foi o primeiro grande arranque deste ENORME Benfica.

Anónimo disse...

E sobre o Dentinho ninguém opina?

José Marinho disse...

Veremos, caro Alexandre, se a "estes desgraçados", como o meu caro carinhosamente lhes chama, terão o mesmo tratamento de outros desgraçados que o meu caro conhece bem, pela proximidade geográfica e ideológica, peritos em arranjar problemas por onde passam e em espalhar o terror por onde andam. Porque não é na denúnica que está a diferença, é na aplicação da justiça. É aí que veremos se se comprova que neste país, até os bandidos são tratados de forma discriminatória.
E não é isto que explica o facto do Benfica jogar uma parte importante do campeonato. Não são as ameaças. Também eu - e outros colegas - fui ameaçado - durante anos - porque fugia, nos meus comentários, aos canones normais de bajulação ao poder instituido no futebol português. E nunca mudei o estilo de narração, nunca me senti condicionado e, para seu espanto, estou inteiro.
E se, um dia, voltasse a fazê-lo, fá-lo-ia da mesma forma, com ameaças ou sem elas. Meu caro, são os túneis, são as ameaças, hoje em dia, tudo serve para denegrir o título conquistado brilhantemente pelo Benfica. Porém, o que eu acho mais espantoso em tudo isto é que sejam os adeptos portistas, como o Alexandre, a fazê-lo. Espantoso e, diria, até chocante. Você sabe do que é que eu estou a falar.

Pedro disse...

Imagino o melão do outro...LOL...

Tão previsível...

John Billy #37 disse...

O que o Alex e o Redavenger, e já agora os milhões de invejosos anti Benfica querem é isso:

http://www.ojogo.pt/26-142/artigo866039.asp

Ao que chega a falta de vergonha, a inveja e a azia. Queixaram-se de perseguição por lhes terem tirado seis pontinhos num campeonato ganho com vinte pontos de diferença.
Castigo aplicado por ofertas de prostitutas, recepção a árbitros, manipulação do conselho de justiça. E mesmo assim com tanta prova a vista de todos foram desenvergonhadamente ilibados de um castigo ridículo e inócuo.
Agora querem pedir a descida de divisão devido a chamadas anónimas feitas por adeptos anónimos.
Realmente, se não é parvoíce então não sei o que pode ser.

Enfim, como já vi noutro blogue deixo aqui uma receita para os idiotas deste país:

KIT DE RECUPERAÇÃO anti-BENFIQUITA:

ASPIRINA - Reduz o 'melão'

HALIBUT - Alivia as 'assaduras'

RENNIE - Melhora a 'azia'


POSOLOGIA - à escolha do 'cliente'


braguistas - 5 vezes ao dia

portistas - 8 vezes ao dia

sportinguistas - 28 vezes ao dia

AVISO - O anti-Benfiquismo é uma condição crónica, nenhum destes medicamentos cura a estupidez.

Telmo disse...

A PJ foi capaz de descobrir 9 indivíduos que fizeram ameaças por tlm?

E são capazes de descobrir os indivíduos que mandaram pedradas e bolas de golfe rodeados por câmaras de tv, e por agentes de polícia?

E o indivíduo que atirou um isqueiro à cara do Jesus e que todo o páis viu a cara? Já está detido?

E os indivíduos que fizeram a merda que dizeram no Estádio do Algarve e pelo caminho, e que toda a polícia viu? Já foram apanhados?

Quando as autoridades de um país são parciais, querem o quê?

Telmo disse...

E quem ameaça o presidente da Liga? É detido? Ou só conta se for árbitro?

"A única pessoa que me falou do Ricardo Costa foi o Adelino Caldeira, vice-presidente do FC Porto, a 3 de Setembro de 2008 num almoço no restaurante Lusíadas, em Matosinhos. Ele foi clarinho e apreciei a frontalidade. Disse-me: ‘Meu caro, ou você corre com o Ricardo Costa e tem a vida facilitada ou vamos fazer-lhe a vida negra’."

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=173455

Anónimo disse...

«Di María levou equipa às costas»

- Sabendo que o Benfica quer ser novamente campeão e ir o mais longe possível na Champions, está preparado para a eventualidade de perder alguns jogadores... fiquemos só por dois: Di María e David Luiz?
- Não é fácil no Mundo encontrar substitutos à altura desses dois jogadores...

- O presidente Luís Filipe Vieira já lhe comunicou essa possibilidade de eles saírem?
- Já disse que podemos perder alguns, Di María um deles. Mas não há certezas quanto a isso. Faz parte do meu trabalho também valorizar os activos do clube.

- Mas reconhece que não é fácil substituir Di María e David Luiz?
- Não é fácil, principalmente o Di María. É um jogador que cresceu muito comigo, é um menino com o qual tive muito orgulho em trabalhar, sempre muito atento, muito humilde. E sempre tentei explicar-lhe que o jogo tem várias fases para se saber jogar e há uma fase em que, para mim, ele é dos melhores do Mundo: na zona da decisão. E foi aí que muitas vezes ele levou a equipa às costas.

Excerto da entrevista a Jesus


Di María é na minha opinião o melhor, o mais valioso e o mais desequilibrador jogador do Benfica. Pelos vistos não sou o único a pensar assim.

Pedro disse...

Telmo isso não é um exemplo claro de coacção com ameaça directa?

Não foi por algo parecida (mas um pouco menos grave) que o Boavista desceu de divisão?

Espero que isto não seja levado de ânimo leve pelos responsáveis benfiquistas...

Anónimo disse...

nao me digam que nos vão tirar o titulo, caso 1 daqueles nove adeptos for um sócio do Benfica!? era só o que mais faltava!

José Marinho disse...

Caro anónimo que colocou o excerto da entrevista do Jorge Jesus neste blogue. Não quer ter a cortesia de acrescentar o excerto em que o treinador do Benfica fala do Cardozo? Talvez assim se pudessem tirar algumas teimas. Embora, a demonstração mais valiosa da importância de Cardozo no Benfica, presumo que venha a ser feita, já na próxima época, quando o paraguaio andar entretido a marcar golos noutro campeonato e nós, adeptos do Benfica, suspirarmos por aquele avançado tão pouco gracioso, lento, que só tem pé direito, ah e tal, mas que tem o terrível defeito de marcar golos.

Helder disse...

"O Cardozo era um daqueles jogadores que quando eu ainda não estava no Benfica via jogar e dizia para o Raul [José] que se trabalhasse connosco valia mais de 20 golos por época. E foi aquilo que fizemos.
Se olharem para o Cardozo à procura de um jogador de nota artística, como eu costumo dizer, então não gostam dele. Mas se olharem para o Cardozo como um goleador, como um jogador que poucas equipas na Europa têm jogadores com aquelas características, que são goleadores, que é aquilo que conta... então. A beleza do Cardozo é fazer golos. A beleza do Cardozo não é o Aimar, que tira dois do caminho e assiste o avançado..."
Carrega JJ!!

Já sei que vem aí a treta do "tosco". O que é certo é que o Benfica não tinha um Bola de Prata há dezoito anos!! Mas alguns Benfiquistas só lhe vão dar o devido valor quando ele já não estiver cá.
Esses que dizem mal do Tacuara se calhar preferem o Keirrison ou o Karadas.....

Arrenka disse...

Nada tem a haver com o post:
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=173455

Telmo disse...

Pedro, ao que parece, e já temos assistido a inúmeras situações...quando alguém ligado ao fcporto faz ameaças ou agride alguém, é algo perfeitamente normal, só para enumerar alguns casos:

- Livro do Madureira a relatar os inúmeros crimes dos super dragões (único país do mundo onde o autor dum livro destes não lhe acontece nada)

- Tipo dos superdragões que ameaçou de morte José Mourinho (não há problemas foi só a brincar...)

- Ameaças de morte do Guarda Abel ao presidente do Benfica João Santos perante centenas de testemunhas...

- Várias agressões a jornalistas posteriormente arquivadas...

- Ameaças dos dirigentes do fcporto a árbitros, tais como Carlos Calheiros ou Jacinto Paixão depois da corrupção ter sido apanhada....(não eram simples adeptos, mas sim dirigentes)

Estes e muitos outros casos, fazem-nos pensar que um dia destes começa a ser feita justiça pelas próprias mãos, é assim quando não há outra forma de justiça num país, e esses 9 indivíduos a serem do Benfica se calhar foram as primeiras manifestações disso mesmo...

Para acabar e quanto ao Cardozo, nós não tinhamos uma dupla atacante tão eficaz desde os tempos de Eusébio/Torres, e ainda continuam a criticá-lo???

Anónimo disse...

Interpretar Jesus

Jorge Jesus, ao jornal A Bola, afirmou estar o Benfica interessado em reforçar a baliza com mais um guarda-redes de qualidade. Pessoalmente concordo com esta opção. É inevitável que aconteça.

Aos intransigentes defensores da qualidade de Quim pergunto: como interpretar este desejo do técnico?

Anónimo disse...

No mínimo, julguei que o José Mourinho saía em defesa do GR Quim.

Anónimo disse...

Onde se lê José Mourinho deve ler-se José Marinho. As minhas desculpas aos visados.

Anónimo disse...

Não percebo o motivo de ver tantos adeptos assanhados quando enalteço a qualidade de Di María. O próximo mundial será um bom teste para avaliarmos a qualidade dos nossos representantes.