blog

sexta-feira, janeiro 14, 2011

Um Olho à Benfica #45

Sinais do tempo

Sinal verde (salvo seja) - A equipa, o treinador e os adeptos. Existe um crescimento na equipa, uma renovação no treinador e uma esperança nos adeptos. Não sei, porque não consigo antecipar o futuro, se o Benfica ainda irá a tempo de corrigir o miserável início de época. Foram cometidos erros, o maior dos quais, foi ter pensado que as camisolas ganhariam os jogos pelos jogadores e que a inércia do FC Porto - dentro e fora dos relvados - se manteria.

Isso não aconteceu e enquanto o Benfica era prejudicado pela sua soberba e pelos árbitros, o FC Porto amealhava o que lhe era dado por uma conjuntura favorável, entre as benesses da arbitragem e a fanfarronice dos principais adversários.

A verdade é que o Benfica sempre teve um plantel, desde o início da época, com a qualidade compatível com um campeão que pretendia defender o título alcançado. E que sempre manifestei, neste blogue, que explicar o insucesso inicial do Benfica com as saídas de Di Maria e Ramires era o mesmo que tentar ver um filme em 16.9, num formato de 4.3. Ou seja, não estavam a ver o filme todo.

Ainda bem, a equipa cresceu, o treinador ressurgiu da inqualificável campanha interna que lhe moveram, com notícias estrategicamente colocadas em alguns meios de comunicação social mais vulneráveis a pressões e os adeptos acreditam.

Sinal amarelo: As transferências anunciadas nos jornais, a um cadência louca e impossível de controlar. Quem conhece o futebol, sabe o efeito devastador que este circo contínuo de notícias, pode ter num balneário. É todo um ambiente de fim de festa, de final de ciclo. O perigo que existe é o de desmobilização dos jogadores que compõem o actual plantel, numa altura em que o Benfica ainda tem vários objectivos ao seu alcance, porque voltou a ser a melhor equipa do campeonato, aquela que joga, agora, o melhor futebol da Liga.

Sobre a contratação de Jardel, que parece preocupar tanto os adeptos de outros clubes que amavelmente visitam este blogue, devo reconhecer que o timing do anúncio foi mal escolhido. A contratação de Jardel devia ter sido anunciada há dez anos atrás, quando Vilarinho ascendeu à presidência do clube.

Sinal vermelho - Salvio. Um grande talento, que confirma no Benfica o seu imenso potencial. Não sei se a eleição da Liga de melhor jogador do campeonato do mês de Dezembro o contemplou ou se existe exclusividade com algum jogador, desde que se instituiu o prémio. O que sei é que o FC Porto vai tentar intrometer-se na futura negociação entre o Benfica e o Atlético de Madrid, no sentido de o desviar para o Dragão, na próxima época. Já tentou contratar o Salvio, antes do argentino se transferir para Madrid, voltou a tentar, quando o jogador foi emprestado ao Benfica e voltará à carga, no final da época, pelo que, furtivamente, já se começou a movimentar. É típico, é cultural e está na massa do sangue dos actuais dirigentes do FC Porto. Só existe uma forma de evitar esta hecatombe. Contratar o jogador, investir e rentabilizar. É um grande talento, já é um dos maiores destaques do campeonato e gosta do Benfica.

13 comentários:

Pedro disse...

Sinal verde: A onda vermelha está a querer aparecer e levar a equipa para o que for possível conquistar. Duvido q deixem os corruptos perder 9 pts mas os nossos bravos campeões devem sempre lutar todos os jogos como se fossem finais e no fim faremos contas. Há 4 provas para conquistar...se conquistarmos 3 será uma excelente época!!

Sinal amarelo: É aqui q é necessário uma liderança forte para impedir q estas noticias de entradas e saídas de jogadores possam influenciar o balneário. Mas qual a melhor forma de combater este dilúvio de jogadores q os jornais apontam como alvos do Glorioso?

Sinal vermelho: Segundo consta o SLB, no momento do empréstimo com o Atlético, definiu claramente quais as condições de uma futura compra. Se o jogador mantiver este ritmo e qualidade só temos q, no prazo acordado, comprar Sálvio.

VillaverdeRCD disse...

Grande Benfica!!!!

Saludos desde Fútbol De Etiqueta

André Leal disse...

A ver vamos se eles não perdem 9 pontos, Pedro. Estás muito confiante numa equipa que não está a jogar a ponta dum corno e que precisa sempre de ajudas descaradas para ganhar.

O Sálvio, claro, tinha que ser o primeiro empréstimo dos últimos anos a vir sem opção de compra. Espero que ele não seja como a puta uruguaia.

iBenfiquista disse...

Concordo com tudo, excepto a situação do Sálvio. Pelo que sei, e corrijam-me se estiver enganado, o Benfica tem a opção de compra sobre o jogador, desde que pague os restantes 8M€ que, penso, devem estar devidamente contemplados no contrato. Sendo assim, os andrades só terão possibilidades se o Benfica não accionar a referida opção de compra, do mesmo modo que não accionou - correctamente, na minha opinião - a opção de compra sobre o Reyes.

Para além de estar convencido de que a opção de compra sobre o Sálvio irá ser accionada, mais fácil dado que já temos 20% do passe, penso que este jogador é o jogador que mais se parece no estilo e no talento com o Figo. Só que, para mim, irá ainda ser melhor.

Sami disse...

Sinal Verde: Sempre e até ao último instante vamos morder os calcanhares a gajos que mesmo com 8 pontos têm medo do que se está a tornar o Benfica com Jesus.

Sinal Amarelo: É aqui que tem de entrar Rui Costa, confio que ele os tenha advertido disto antes do Natal e pelo que vejo nos últimos jogos eles não estão interessados nesta novela, todos no clube desceram da terra das Maravilhas e vieram á terra real.

Sinal Vermelho: Com 25% do passe essa possibilidade não encaixa, não entendo esse medo o Benfica tem a faca e queijo na mão e mesmo que fosse dos roubados só Falcão merece ser recordado como uma infelicidade.

Pedro disse...

André, é por essas ajudas serem à descarada q duvido q deixem os corruptos perderem os pts q deviam perder por jogarem mal...

Anónimo disse...

Informações adicionais:

1-Creio que o Benfica não tem opção de compra pelo passe do Salvio... o que dificultará ou até impossibilitará a sua transacção visto que poderá ser o extremo ideal para fazer esquecer Simão. Por isso, nem Porto nem Benfica.

2- O jornal Olé noticia hoje que Funes Mori recebeu uma nova proposta dum clube europeu que o River Plate teima em não desvendar. Parece que oferecem praticamente o mesmo do Benfica. Será que estão a pensar o mesmo que eu ou trata-se de especulação?

3-

Helder disse...

Com muita pena minha o titulo deste ano já esta atribuído há mt tempo. Não vale a pena criar ilusões porque eles NUNCA nos vão "deixar" ganhar este campeonato.
Mas temos mais três competições pra ganhar........e quero ganha-las!!

Vasco disse...

José Marinho.. Bom ano!
Qual é a sua opinião de Mora e de Mori?

abc

JS disse...

Mas afinal o SLB tem alguma opção de compra sobre o Salvio ou não?
E tem percentagem no passe? 20% ou 25% ou... ?

Pedro disse...

Opção de compra não tenho a certeza mas percentagem no passe tem. Acho que 20%...

Unknown disse...

Exibição ridícula, hoje em Coimbra.

Unknown disse...

Valeu pela vitória. Mas um jogo destes, não era para sofrer como sofremos... foi um daqueles jogos em que os árbitros têm tudo para nos tirar o tapete... e este hoje, apesar do erro em nosso favor no golo, bem tentou equilibrar as coisas.