blog

terça-feira, julho 23, 2013

Que política desportiva?

Gostava de ter uma resposta clara para a pergunta feita como título a este post.

Ao fim de 12 anos de Luis Filipe Vieira nos comandos do Sport Lisboa e Benfica, entrando no quinto ano de Jorge Jesus como treinador do Glorioso, é difícil pedir uma maior estabilidade directiva mas, infelizmente, isso não representa uma política desportiva coerente e duradoura. A gestão dos activos desportivos (como agora gostam de chamar) vai ao sabor dos acontecimentos e não de acordo com uma política definida e ajustada.

Não faltam exemplos e podemos falar de um bem recente: Carlos Martins o ano passado renova contrato até 2016. Este ano não conta para Jorge Jesus, está a treinar na equipa B e provavelmente por lá ficará visto que o jogador não pretende sair do Benfica. Ora bem, o Carlos Martins da última época foi o Carlos Martins habitual de sempre pelo que a renovação só fazia sentido se o jogador fosse entendido como útil para o treinador. Se era útil então não são os acontecimentos na recta final da época que podem alterar essa situação porque, repito, foi o Carlos Martins de sempre. Se alguém ficou surpreendido com isso então só demonstra que está no sítio errado com o trabalho errado.

Cardozo está com um pé fora do plantel ficando o SL Benfica com Rodrigo e Lima como elementos mais avançados da equipa. Fala-se em contratar outro jogador. Conhecendo o Benfica e os seus dirigentes acho que ninguém ficará surpreendido se, realmente, o Glorioso for ao mercado buscar outro ponta de lança gastando boa parte do encaixe obtido com Cardozo. Pergunta: Haverá mesmo necessidade? Não fará mais sentido apostar em Lima e Rodrigo, esperando que o jovem espanhol demonstre, finalmente, todo o potencial que tem e dando o terceiro lugar a um jovem que tenha espaço para crescer e aproveitar as poucas oportunidades que terá? Eu penso que sim. Até porque temos vários avançados disponíveis e um deles até custou mais de 5 milhões de euros e anda ali sem colocação na equipa B. Franco Jara foi aposta de Jorge Jesus, custou caro e rapidamente foi colocado de lado. Jara, Mora, Kardec, Nelson Oliveira e não sei quantos da equipa B, muitos jogadores contratados com o cunho de Jorge Jesus e nenhum serve para terceira opção de avançado na equipa principal?

Pizzi, Fariña, Rojas são mais três jogadores que chegam para se juntarem à já enorme lista de jogadores do Glorioso. Dois alas e um médio centro. Precisa o Glorioso de mais dois alas nesta altura? Não há posições mais carenciadas de qualidade? Mesmo que um dos alas principais do Benfica seja vendido não há já alternativas suficientes no plantel para colmatar essa saída? E se não sair, que espaço terão na equipa? 

Pede-se, com preocupação, uma alternativa sólida para Matic. Airton, trinco brasileiro, contratado no mercado de Inverno na segunda época de Jorge Jesus, faz meia época de adaptação ao clube e competição e depois, na época seguinte, é emprestado de novo ao Brasil. Eu gostei do jogador e acho que seria uma alternativa bem positiva para Matic, para a posição de trinco e, importante, sem gastarmos dinheiro mas parece que está esquecido. Um jogador que faz meia época de adaptação e depois é emprestado de novo ao ponto de origem deitando fora todo o trabalho feito com o jogador. Não faz qualquer sentido. Mora, Airton, Jara, Urreta....jogadores contratados e que o Benfica empresta para clubes em competições completamente diferentes não permitindo assim uma adaptação melhor ao campeonato nacional. Não faz sentido. E menos sentido faz quando se verifica que em caso de necessidade de colmatar lacunas do plantel o Glorioso raramente recorre a eles ou à quantidade enorme de jogadores contratados para a B.

É um desperdício de recursos que um clube como o SL Benfica não se pode dar ao luxo de ter. Para muitos está tudo bem, confiam plenamente em quem está lá, todos os dias a trabalhar, apesar de os factos, os actos e as consequências demonstrarem, completamente, não existir qualquer razão para essa confiança. E é assim que se caminha para mais uma época já limando as justificações para um provável insucesso com um "difícil" arranque de campeonato.

12 e 5 anos respectivamente. É motivo para fazer muito melhor.

32 comentários:

Anónimo disse...

Bom post, Pedro. Infelizmente não fará eco onde deveria fazer.

Ando sem vontade nenhuma de falar do nosso Clube, das contratações, das saídas.

Estou farto daqueles gajos que têm estragado o Benfica.

Não há forma de se endireitarem.

Esta política desportiva mete nojo e só alguem muito tapado não vê o que se passa: os interesses do clube não estão a ser defendidos.

Frank disse...

É evidente que tens toda a razão. Repare-se que o Benfica tem 100 e tal jogadores e continua a contratar. Eu nem sequer quero acreditar que este Farina vem para ser emprestado. Acho que isso seria um escândalo.
Já percebi que não há rumo nem visão. As coisas vão-se fazendo um pouco ao acaso e ao sabor dos apetites e das "fezadas" do JJ.
Mas atenção: de certeza absoluta que há aqui muito negócio e muita gente a ganhar comissões. Caso contrário não era esta roda viva.

Unknown disse...

Grande post, a por o dedo na ferida. Não poderia estar mais de acordo. A politica desportiva do Benfica, pura e simplesmente não existe. Contratamos apenas porque sim e depois passamos anos a fio sem defesas esquerdos e direitos, a jogar toda a época com o mesmo meio campo... Enfim, o Benfica está entregue á bicharada enquanto os sócios sofrem por ver a sua equipa perder campeonatos strás de campeonatos. E a anedota é depois disto tudo, estes senhores virem falar em champions e etc...

Johnny Rook disse...

Estou de acordo contigo Pedro.

O SLB no que diz respeito ao futebol profissional é uma enorme confusão e não vislumbro que rapidamente as coisas se alterem.

Há uma contradição fantástica no Benfica, um contrassenso só possível no nosso clube: Em todo o mundo ter um treinador por muitos anos é sinónimo de sucesso, estabilidade, processos assimilados, modelo de jogo, etc; no Benfica, com este louco tresmalhado é exactamente o contrário, quanto mais tempo passa pior, quanto mais tempo passa maior é a confusão. Com este louco ? Viva a alternância. Viva a fogueira de treinadores.

Eu preferia que o Presidente fosse remunerado. É que ele remunera-se de qualquer forma e nós nem o cheiramos. É a única explicação que encontro para aquilo que nos parece muito muito estúpido ou incompetente. Parece...mas não é!

Anónimo disse...

O Rodrigo, desde São Petersburgo, é uma nulidade, ver o jogo com o SCP. Por isso, faz sentido encontrar uma alternativa a Cardozo. Podia ter sido o Mora.
Pedro, o Airton foi campeão pelo Benfica em 2010, veio nesse ano. já agora, está emprestado, ou foi vendido? O Rojas é um caso diferente relativamente aos outros 2 jogadorees mencionados.
Quanto ao resto do texto, subscrevo.
a.p.

Pedro disse...

Acho que o Airton ainda é nosso, anda emprestado pelo Brasil.

O Rojas é diferente em que sentido?

Anónimo disse...

No sentido em que é um jogador para integrar a equipa b.
O Airton está emprestado até ao fim de 2014, devia ser "resgatado". Faz falta.
a.p.

Pedro disse...

E quantos já não foram contratados desde o ano passado para integrarem a equipa B?
O problema é esse...contrata-se, contrata-se, contrata-se na esperança de em 10 acertarem 1.

Não me parece ser a melhor táctica.

Anónimo disse...

Estava só a falar do Rojas, dos outros estou de acordo com o que escreveste na resposta ao meu comentário anterior.
Grave é tb não se contratarem jogadores para fazer face às necessidades da equipa. Só chegam extremos e médios ofensivos. Médios defensivos e pontas de lança, nada. É um politica errada, que faz com que o clube parta sempre em desvantagem face ao FCP, onde as aquisições são feitas para colmatar falhas no plantel. Deve ser complicado para a estrutura do SLB perceber isto.
A.P.

Antonio disse...

Excelente post! Infelizmente estas questões só evidenciam uma realidade. Não transacionar jogadores fará com que muita gente, dentro e fora do Benfica, deixe de ganhar dinheiro. Os dirigentes dizem que temos de vender para sermos sustentáveis, mas aquilo que se gasta todos os anos, com passes, comissões e salários, é completamente antagónico daquilo que apregoam. Apoio LFV mas há coisas que só um cego não vê.

Anónimo disse...

Estão a falar de jogadores que eu não sei se já assinaram contrato ou não, simplesmente os pasquins da bola, record e jogo dizem que vieram para o BENFICA, não concordo na totalidade do que o Pedro escreve, mas enfim é a sua opinião, ao qual eu não concordo em parte.

MoJoDeath disse...

As contratações são como os melões, ainda não aprenderam? 12 anos não chega?

Anónimo disse...

Entretanto o capela parece que vai às competições europeias.
Mais tarde ou mais cedo tudo tem explicação!

Iniesta de Mundet disse...

Não podia estar mais de acordo com este post.A resposta é simples:o Benfica deixou de ter como objectivo ganhar títulos e passou a ser um entreposto de jogadores, para contentamento de agentes, comissionistas e empresas que vivem disto.

Antonio disse...

Peço desculpa Pedro, mas enquanto esta malta lá estiver, esquece qualquer vislumbre de racionalidade na gestão do clube.

Já o mesmo não deverá estar a acontecer com a gestão da conta bancária de alguns.

Eu, tenho de reconhecer, depois da ùltima época e das consequências que ela não teve já desisti de acreditar.

Se os sòcios conseguirem abrir os olhos voltaremos dentro de 3 anos a competir pelo campeonato, se ainda sobrar algo.

Peço desculpa pelo pessimismo, mas cheguei ao meu limite para aturar este folclore em que se tornou o Benfica.

SLB4EVER disse...

Por estas e por outras dá para ver que o LFV não é nenhum parvo, com a recuperação financeira do clube concluida agora sim é um paraíso para as negociatas, com o JJ seu cúmplice no desfalque então é uma maraviha, o medo que ele tem não é que este vá para os corruptos ou para o azeitonense mas sim perder tamanho aliado na praça suja em que se tornou a gestão de activos do clube.

Pizzi!? Mas onde é que este tem mais qualidade e mesmo potencial do que os actuais alas do plantel? Vindo do Atlético de Madrid quanto é que se vai pagar por ele e que salário se pode esperar pagar? Quer dizer o Nelson Oliveira o Hugo Vieira e o Rosa nem cheiram e vão atirar dinheiro á rua numa posição em que já temos n opções. Provavelmente o JJ chegou á conclusão que afinal nenhum dos servios serve.

Palhaçada, é ridículo e lesiva esta gestão mas os yes man continuam os mesmos patetas alegres de sempre e a aplaudir e defender cegamente ídolos com pés de barro.

Mais uma vez JJ mostrou o fraco líder que é e a sua falta de tacto, levou o Mika para estágio e nem sequer 1 minuto lhe deu nem mesmo numa taça que desprezou de todo. Preferiu dar a titularidade a quem vai passar o resto da temporada no banco, deve ser prémio de consolação de certeza,o que ele gosta e de frangueiros experientes isso sim. O De Gea com quase menos dez anos que o ARtur já tem uma liga Europa e uma premier e depois ainda se admiram que o Oblak fuja., ã deve ser facil ser desconsiderado daquela maneira quando não é um Peter Chech que lhe tira o lugar mas sim um Artur de que Rei não tem nada, só se for de falhar nos momentos decisivos.
Com um líder destes quem é que vai para a guerra? Vai tú que ele é o primeiro a espetar-te a faca nas costas.

É mau demais estou para ver este ano até quando vão andar a alimentar a ilusão, aqui é zero, já não há desculpas depois de tantos anos a levar com esta dupla só ainda é enganado quem quer.

Pedro disse...

Anónimo das 17:39, que jogadores não sabes se assinaram?

De tudo o que falei e todos os nomes que mencionei é a dúvida se Fariñas ou Pizzi são mesmo do SLB que te merece comentário?

Ok

tisnado disse...

Ainda gostava que me explicassem como e' que um clube "recuperado financeiramente" acumula um passivo gigantesco e se ve sempre na necessidade de vender os seus melhores jogadores todas as epocas.

Maxi disse...

@SLB4EVER,

primeiro vamos ver para onde foge o OBLAK e depois conversamos acerca da sua esperteza a nível de títulos. Nestas coisas o que funciona são os €... Por outro lado, o que o OBLAK viu é que não conseguia o lugar tão depressa e não quis lutar por ele, preferiu fugir. Doutra forma, teria sido mais homenzinho renegociar o contrato que o liga ao SLB e caso, estes se mantivessem intransigentes (e se realmente a razão estiver do seu lado) ía para onde quisesse (livre que nem um passarinho)...

Não tenho pena de jogadores destes que fogem desta forma cobarde e pouco sensata. Além disso, vamos ver o que o futuro reserva ao OBLAK e ao BRUMA... Só espero que nenhum deles venha parar ao SLB (mais tarde).

De resto quanto ao post do @Pedro, acho que infelizmente, pese embora com algum exagero, típico dos benfiquistas em geral, no essência diz tudo, quanto a uma política de contratações por vezes duvidosa...

Também me faz confusão esta "febre" com extremos. Será que foi porque há 2 ou 3 épocas vieram a ser escassos e agora é isto?

Mas por outro lado, relativamente ao trinco parece não se verificar o mesmo. Temos o RÚBEN AMORIM e A. ALMEIDA, mas p.f... O "meu" MATÌC que não se lesione é só o que peço!!!

E quanto a Guarda-redes? Basicamente temos o ARTUR. Se o cenário de há uns anos, com o NEREU se repetir, acabamos na Champions a jogar com o MIKA?! A diferença é que nessa época dizia-se que as finanças eram parcas, agora, a avaliar pelo nº de jogadores que temos, não se poderá dizer o mesmo.

Finalmente, já se ouve muita descrença quanto ao CORTEZ. Porra, o homem até pode ser um fiasco, um flop, o que queiram... Mas ao menos deixem-no jogar meia-dúzia de jogos!!! Tanta crítica porque jogou 2 jogos e meio, depois de no 1º ter chegado de viagem, com a diferença horária que existe do Brasil para a Europa!!! Basicamente o homem já deve ter aterrado equipado e puseram-no a jogar, fdx!

Um bocadinho de bom senso e língua menos afiada, se calhar não fazia mal a algumas pessoas. E esta critica não é pra ninguém em particular, mas para todos os críticos "exageradinhos" em geral. Para todos os profetas da desgraça... Há sim sr mta coisa que tem de mudar no SLB a nível da política de contratações. Mas este ano, caso não se verifique uma saída importante de última hora, até temos várias opções para cada sector (contrariamente a outros anos). Agora é esperar para ver se as opções são boas ou más! Todos falham...

Quanto aos extremos é que reafirmo, não percebo a febre!

Maxi disse...

Já agora e uma vez que o título do post é «Política desportiva»... Epah, o que dizer da situação do CARDOZO?

Então o rapaz não sabe se vai mudar de clube e não treina! Então se não o querem vender, ou se pelo menos estão num impasse relativamente à sua continuidade, porque não está já a treinar, visto que chegou na 6ª feira (salvo erro)!!!

Isto é mais um exemplo de má política!!!

Anónimo disse...

O Cortez não é mau. Simplesmente já deu para ver que é um lateral que ataca muito bem e é péssimo a defender. Pessoalmente prefiro o contrário, mas laterais destes já temos o Maxi, o Melgarejo etc. Acho que é tempo de se apostar num lateral que realmente ajude nas tarefas defensivas.

Maxi disse...

@Anónimo 13:55:00

o CORTEZ ainda não é mau, nem bom. Vimos 2 jogos onde participou. Há evoluções, aprendizagens e entrosamentos a serem adquiridos... Pelo que se viu parece ser como dizes, bom a atacar, pior a defender. Ou alguém começa a compensar as suas subidas, ou então ele não pode subir tanto. Se jogarmos so com um PL esta epoca, como tudo indica, haverá mais possibilidade de compensar as suas subidas. Mas é dar mais um tempo antes de fazer conclusões e julgamentos precipitados.

SLB4EVER disse...

@Maxi
Até pode não ganhar nada falei no De Gea apenas para dar um exemplo que quando um gr é bom a idade não importa assim tanto. Uma coisa é o Courtois andar a rodar no Atlético porque está tapado pelo Chech, outra é o Oblak andar a rodar pelos clubes menores da nossa liga porvavelmente com u vencimento irrisório e descobrir que enquanto não tiver 30 anos o mestre da treta e da basófia não vai olhar para ele como uma opção. Não importa quantos frangos o Artur dê e títulos nos custe. Se a atitude do atleta é reprovável mais uma vez o mau acompanhamento do clube e a miopia e boca podre do treinador tb não fica bem. Só espero não me vir a lembrar do Oblak várias vezes esta época ao ver o Artur frangar contra o clube corrupto e em jogos chave.

Desde que o fanfarrão chegou ao SLB a política de contrataçoes tornu-se mais do que duvidosa, jogadores contratados aos magotes para muitas vezes serem recambiados á pressa por empréstimo á origem são mais do que muitos e é regra contratar á parva para posiç~es já mais que preenchidas. Se o barco afundar graças a isto vão ver que os ratos serão os primeiros a abandonar, provavelmente até com alguma antecedencia para depois ainda virem cagar umas postas de pescada nos pasquins...

Eu já me fartei da falta de respeito, de nível e BENFIQUISMO da execrável dupla por isso estava a tentar ficar indiferente ao mercado mas esta do Pizzi foi o rebentar da bolha. Pizzi e Silvio vindos da promiscuidade com o Atlético, mas será que é preciso tirar um mestrado na picheleira para ver que para isso Antunes e o Eliseu eram opções mais fiáveis e sérias?

Espero bem estar enganado mas tudo aponta para que esta tmporada seja um circo completo.

Anónimo disse...

Maxi,
achas normal o clube contratar um lateral que não sabe defender? A primeira função de um defesa é defender.....
a.p.

Maxi disse...

@a.p.

acho mais "normal" as pessoas esperarem para ver.

Podia argumentar que esse lateral é internacional brasileiro. Isso dependendo do argumento que se quer defender pode ter muito, ou pouco valor.

Calma. Vamos ver só mais 4 ou 5 jogos do tal lateral. Depois veremos se corre bem. Até és capaz de estar certo (ou não).

Pedro disse...

Maxi, acho que é pacífico que Cortez tem fortes limitações no processo defensivo e que terá de aprender muito com JJ. Penso que é legítimo achar que a opção por um lateral esquerdo com 26 anos com pouca cultura defensiva não é bem aquilo que o SLB necessita neste momento.

M disse...

o problema Maxi, é que mais 4 ou 5 jogos pode perigosamente descambar para o fim de mercado e nós, mais uma vez, não solucionarmos uma lacuna recorrente.

neste caso muito específico, não se percebe. uma coisa é um jogador precisar de tempo para perceber equipa, treinador e colegas, até mesmo ganhar forma física..outra é um gajo de 26 anos, com passagem por clubes brasileiros não menores e internacional, ser ultrapassado uma série de vezes por jogadores amadores e por outros profissionais claramente por mau posicionamento defensivo...que deveria ser precisamente o seu forte.

não se percebe. espero que o Cortez me dê razões para mudar de opinião.

Jorge Borges disse...

Nem mais Pedro. A política desportiva além de ser desastrosa é incompreensível. Ninguém a consegue explicar porque é... inexplicável.
E o Carraça que está 2 anos dentro e 2 anos fora? Este presidente é inenarrável.

Bem sei que clamas o fim da era Jesus. Já trocamos palavras sobre isto noutro local, e mantenho a minha: apesar de todos os defeitos, com uma estrutura profissional, eficaz e eficiente o JJ tinha ganho 3 dos 4 campeonatos que disputou.
Isto não quer dizer que ele não pudesse ter feito melhor do que fez, mas com LFV nenhum treinador vai servir para levar o Benfica onde todos nós queremos.
E era tão fácil... deixava a gestão desportiva entregue a alguém que soubesse...

Pedro disse...

Jorge, para mim a conversa fica logo complicada de ter pq eu duvido muito dos objectivos de Vieira mas, assumindo que é apenas incompetência, é mesmo muita incompetência. Aliada a um ego enorme que se julga o maior e o mais esperto apesar de levar baile de quase todos.

E depois a facilidade com que sacode as culpas para outros. Não dá apoio, não percebe nada de futebol, são tiros nos pés uns atrás de outros, ouve quem pouco percebe do assunto, demasiadas ligações a anti benfiquistas. Não dá para perceber como é possível os benfiquistas serem tão cegos.

Não duvido que com uma estrutura diferente JJ teria outras condições e provavelmente teria obtido mais sucesso, não estaria apenas e só dependente do seu know-how. Em termos de planeamento, construção de plantel, reforços, protecção aos jogadores perante os ataques, etc...tanta coisa que devia ter sido feita. E ano após ano só temos palavras mas actos nem vê-los.

Maxi disse...

Pronto, CORTEZ é desgraça logo à chegada. Calma, o rapaz tem vontade, pode ser que se faça...

Mais a sério. Se tem 26 anos é velho (para aprender); se tem 20 é novo e inexperiente...

Uma coisa é certa, o JJ não o escolheu, por exactamente, ser muito ofensivo?... É que todos os laterais esquerdos do benfica da era JJ têm tido essas caracteristicas... com JJ sao 10 à frente e o ARTUR atrás.

Se calhar a solução passava mesmo é por mudar de treinador... Mas depois levantam-se as vozes que dirão que no tempo do JJ é que era, geravam-se activos, o futebol era ofensivo e ao menos disputávamos todas as provas em que entravamos (menos a taça de honra)... lol

Continuo a querer dar uma prova de confiança ao rapaz... Percebo o que vocês dizem acerca das suas limitações defensivas, mas a tendência com o tempo é para se melhorar... Quiçá? Chamem-me sonhador!... ahahah

Abr

Pedro disse...

Atenção que em momento algum digo que Bruno Cortez não presta. Apenas refiro as limitações que muitos que estimo lhe apontam no processo defensivo e tendo 26 anos julgo que já está na idade "madura" de um jogador de futebol.

Claro que JJ gosta de laterais ofensivos mas o problema do SLB é mesmo defensivo e por isso acho que devia ser essa a prioridade. JJ acha que consegue moldar o Cortez. Espero que sim.

Sinceramente ainda é cedo para tecer grandes ilações. Para o bem e para o mal será na competição a sério que se verá se Bruno Cortez tem estaleca ou não.

Maxi disse...

É mesmo essa espera, tão difícil para alguns "bota-abaixo", que gostava que existisse mais no universo benfiquista... Cada cabeça sua sentença e todos temos uma opinião, é legitimo. Só acho que se desvaloriza em demasia e antes de tempo... Mas pronto, no final somos todos igualmente benfiquistas.

Abr