blog

domingo, janeiro 17, 2016

Estoril - SL Benfica: 1-2

Raça de campeão.

Pela primeira vez esta época o Sport Lisboa e Benfica mostrou raça de campeão ao aproveitar o deslize do primeiro classificado e, consequente oportunidade de recuperar pontos como, muito mais importante, conseguiu vencer um jogo muito difícil, muito importante no qual se viu cedo em desvantagem no marcador.

E o Benfica começou o jogo a todo o gás. Recordando uma expressão que nos é tão grata, ontem parecia um rolo compressor com sucessivas vagas de ataque em direcção à baliza do Estoril. Bolas ao poste, às malhas laterais, defesas do guarda redes adversário. Um massacre. Mas os deuses do futebol não se compadecem com justiça e permitiram que um ligeiro escorregar de Lizandro permitisse o isolamento do jogador do Estoril e que este conseguisse marcar um golo ao nosso Imperador. A partir daí os nervos (os meus) subiram a níveis estratoesféricos e o jogo foi visualizado por entre palavrões. Hoje, mais tranquilo e relaxado, assumo que o Benfica jogou muito bem e que as falhas que teve não foram assim tantas. Houve alguns erros individuais mas no geral a equipa sobe responder muito bem ao resultado adverso, nunca perdeu a calma nem a concentração e procurou o golo com inteligência. O sofrimento final deveu-se à magra vantagem no marcador e não a uma pressão do adversário. Uma falta desnecessária do jovem Renato permitiu o ataque final à nossa baliza que o Júlio César resolveu mas, fora isso, foi um jogo totalmente controlado pelo Glorioso.

Rui Vitória continua a apostar em Jimenez. Percebo perfeitamente uma vez que custou 9 milhões por 50% do passe enquanto que Mitroglou é emprestado mas o grego mostra mais predicados do que o mexicano. Ainda não vi nada de relevante em Jimenez enquanto que Mitro mostra, sempre que joga, muita qualidade com bola. Jonas ontem falhou o que não é costume falhar mas é o verdadeiro maestro da equipa, sempre disponível em todos os momentos do jogo. Assusta-me um pouco porque será quase impossível aguentar este ritmo até ao final da temporada. Carcela, Pizzi, Renato e Fejsa enormes na luta do meio campo que ganharam inquestionavelmente. Rui Vitória terá boas dores de cabeça quando voltar a ter disponíveis Gaitan, Luisão e Sálvio. Já a entrada de Nelson parece-me mais natural. Grimaldo não conheço.

Seria muito fácil dar uma de pepino e barafustar pela bola que entrou na baliza do Estoril e que o árbitro não validou mas a verdade é que é um lance de muito difícil análise para qualquer um dos elementos da equipa de arbitragem. Mesmo que eu na TV tenha ficado logo com a ideia que a bola entrou reconheço, sem qualquer problema, que é um lance muito difícil. Em pleno século XXI termos ainda estas dúvidas é patético. Quase tanto como o presidente dos pepinos queixar-se de um árbitro que marcou um penalty a favor do clube dele por um corte com....a cabeça.

E já só dependemos de nós. Fizemos o mais difícil que foi recuperar uma vantagem que em momentos pareceu impossível. Não só pelos pontos em causa como por ser contra dois adversários. A equipa disse presente de uma forma fabulosa e sente-se uma enorme união entre todos e isso é fundamental para o sucesso. Continuo com as minhas reservas, é o meu pessimismo natural a falar mais alto mas o contexto melhorou consideravelmente. É continuar a lutar. Até ao fim. Somos Benfica.


4 comentários:

Anónimo disse...

o lance em que a bola, depois de se ver 40 repetições parece que entrou? é fácil, tomas a atitude à bruno de carvalho:

1 - dizes que é evidente que a bola entrou sem necessidade de repetições.
2 - dizes que se o árbitro não assinalou, foi devido à pressão que o sporting exerce sobre os árbitros.
3 - vais aos arquivos buscar um erro do vasco santos contra o Benfica.
4 - quanto ao ponto anterior, tentas garantir que o erro que fote buscar aos arquivos existe mesmo, ao contrario do suposto erro que o bruno de carvalho arranjou...

Nau disse...

O tareco e o bobi de dentuça arreganhada; a miss Pigui à trolha a tudo o que mexe; o cocas ainda há de falar na tel visão (é assim que o bicho fala) pra mostrar à saciedade que é um lapónio (consulta o dicionário, ó lambe-cus); o palhaço há de debitar piadolas para asnos (asno como é...); todos os avençados e marretas da Parada da Paródia irão andar 4 meses de carantonha e na rezinguice contra os árbitros e o Benfica. Tudo isto, afinal de contas, por um motivo banal que já se tornou um hábito: estão a ver que o Glorioso está aí, capaz de vitórias e de mais glória, e que o Marquês, em maio, vai ser, uma vez mais , pela terceira época consecutiva, inundado de benfiquistas.

Kamikaze disse...

A onda vermelha está a crescer e vai ser imparável.

Gritinhos da Sharapova disse...

O SLB ressuscitou para o campeonato a jogar bem! Pinta.

Ps1: Jogo Falado de sexta passada com o Jaime Antunes na BTV, gostei bastante da intervenção e análise deste. Enfim, critica os bancos pelo apoio aos pepinos com as VMOC´s e juros a 0% e apoia o contrato do SLB com a NOS.

Vindo de alguém que sempre foi de uma oposição inteligente e construtiva, deixa-me mais descansado com o nosso caminho actual.

Ps2: Será que o Starman Ziggi já chegou ao destino final, no paraíso?