blog

sábado, abril 09, 2016

Académica - SL Benfica: 1-2

Ainda morro esta época...

Um pequeno erro pode deitar tudo a perder. Num jogo totalmente controlado pelo Glorioso, onde o adversário nada fez, um mau alívio de Eliseu que coloca a bola nos pés de um adversário dentro da nossa área revelou-se fatal ao permitir que uma Académica toda fechada lá atrás ficasse em vantagem no marcador e ainda se fechasse mais. São momentos que podem decidir campeonatos e o erro de Eliseu estava a ter o seu custo. Depois num dos muitos lances de golo do Benfica, Pizzi não passa a bola a Jonas completamente isolado a poucos metros da linha de golo. Seria a reviravolta antes do intervalo e que podia, acredito, modificar o jogo nos segundos 45 minutos. Mais um erro com custos demasiado grandes para o Benfica, para o espírito de luta que esta equipa está a ter a cada desafio que se depara. Erros que do lado contrário o guarda redes não cometia. Rui Vitória mete a carne toda no assador, tira Eliseu, coloca Jimenez e é premiado com o golo salvador do mexicano acabado de entrar e conquistando assim os três tão preciosos pontos e a manutenção da liderança com, no mínimo, dois pontos de vantagem.

Mas coração sofre. Depois do Bessa agora Coimbra. Há que evitar novos sustos porque um dia pode não ser possível ser feliz no final. Felizmente o Benfica jogou bem e fez mais do que o suficiente para marcar três ou quatro golos e ter um jogo muito mais fácil. Nem sempre teremos este azar na finalização. Jogando bem encara-se melhor estes jogos dificeis. Rui Vitória não facillitou e apenas tirou Fejsa da equipa que esteve em Munique. Entrou Samaris para o seu lugar. Jonas muito marcado procurou fugir por onde pudesse, Pizzi procurou espaços e Gaitan pouco em jogo. Renato e Samaris fortes na recuperação mas mal no passe. E Mitro a lutar com os defesas. Algures no jogo é mostrado que o Benfica tinha 75% de posse de bola. E sentia-se isso. Só dava Benfica. Só deu Benfica. Seria uma tremenda injustiça não vencer hoje. Premiar o anti jogo da Briosa com qualquer ponto seria um atentado ao futebol. Felizmente o Bi campeão foi forte até ao fim.

Após uma vitória destas custa-me sempre individualizar pelo que fico-me pela brio, atitude, empenho, de todos os que envergaram o Manto Sagrado. Desde Ederson a Jimenez, passando por Luisão e Sálvio que no banco sofriam como todos nós. 

Capela muito foi falado antes do jogo. Tentou empurrar um pouco a Académica para a nossa área, aquelas faltas contra nós nos minutos finais foram "engraçadas" mas como não expulsou nenhum jogador do SLB por dar murros na relva posso dar-me por feliz.

Faltam cinco finais. Cinco jogos que irão pôr à prova a qualidade do meu coração. Não tenho dúvidas que o stress e ansiedade me estão a fazer crescer cabelos brancos a um ritmo desesperante. Resta fazer figas para que o coração não quebre e aguente até á festa no Marquês.

Tenho muitos anos de futebol em cima e foram poucas as vezes que vi o ambiente que os benfiquistas criaram em Coimbra. Uma coisa assombrosa. Um apoio incondicional e brutal. O público a pegar sempre nos cânticos da claque desde o primeiro minuto. A resposta ao golo sofrido foi qualquer coisa de estrondosa e sempre a empurrar a equipa para o empate. Um orgulho. Não ouvi uma única vez algo que não fosse apenas apoio ao Glorioso. Não há dúvidas da nossa grandeza. Enormes!!!

Cinco finais Benfica, cinco finais. Não me lixes!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

13-2 em remates, 12-1 em cantos, 74% de posse de bola...

Anónimo disse...

Jogador Marinho, formado no sporting, tenta cavar penalty, num péssimo teatro, não conseguiu prejudicar o grande Slb. Até nas intenções são uns falhados.